Jornal Santuário - santuariodemaria.com.br · lhes dê discernimento para conciliar todas as...

8
Todas as segundas-feiras, às 19h, rezamos e cantamos os salmos da Liturgia das Horas - vésperas. Venha rezar e cantar conosco! Venda Proibida - Distribuição Gratuita Ano xii • Nº 126 • outubro/2012 Jornal Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração Em 21 de outubro de 2012, a Igreja Católica do mundo irá celebrar o Dia das Missões. E, neste mês missionário, o Jornal Santuário se propôs a fazer um editorial dife- rente, orando a Deus sobre este assunto fundamental para a Igreja e para a sociedade. Em poucas palavras, vamos refletir e orar neste mês por todos os sacerdotes, religiosos, religiosas, leigos e leigas missionários. Consagrados à vida missionária, com os votos perpé- tuos de compromisso, eles dedicam 24 horas de suas vidas ao Povo de Deus com evangelização e apoio social. Que Nosso Senhor Jesus Cristo, na Sua infinita misericórdia de Bom Pastor, proteja-os dos perigos e dê muita saúde a todos os sacerdotes, religiosos e religiosas missionários. E que, onde quer que estejam – seja nos quarteirões vizinhos deste Santuário ou nos povoados mais pobres do mundo – consigam a bem- aventurança de seus feitos. Os missionários leigos e leigas em nossa Igreja, são os agentes de pastoral, ministros e muitos são mis- sionários além-fronteiras também. O maior desafio, nos dias atuais, é a conciliação de tempo entre a vida particular e suas missões. Assim sendo, neste "editorial orante", pedimos a Deus que nossos mis- sionários leigos e leigas sejam contemplados com a luz do Espírito Santo, a fim de que esta gloriosa luz lhes dê discernimento para conciliar todas as ativi- dades do dia-a-dia, força na fé e perseverança em suas atividades missionárias, independentemente das dificuldades que possam aparecer. Um santo Mês das Missões para você e tenha uma boa leitura! Ewerton Costa, radialista e membro das pastorais da Comunicação e do Pré Crisma Missões: Dos arredores da Vila Formosa às fronteiras do mundo Padre Air José retorna à TV Século 21 Após um breve período “fora do ar”, o pároco e reitor do Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração, Pe. Air José de Mendonça, MSC, retornou à tela da TV Século 21. Ele agora apresenta a Oração do Terço, que acontece, ao vivo, todas as sextas-feiras, às 18 horas. Sintonize a TV Século 21 na parabólica, no canal 232 da Vivo TV Digital ou acessando o site www.tvseculo21.org.br

Transcript of Jornal Santuário - santuariodemaria.com.br · lhes dê discernimento para conciliar todas as...

Todas as segundas-feiras, às 19h, rezamos e cantamos os salmos da Liturgia das Horas - vésperas. Venha rezar e cantar conosco!

Ven

da

Pro

ibid

a -

Dis

trib

uiç

ão G

ratu

ita

Ano xii • Nº 126 • outubro/2012

Jornal

Santuáriode Nossa Senhora do Sagrado Coração

Em 21 de outubro de 2012, a Igreja Católica do mundo irá celebrar o Dia das Missões. E, neste mês missionário, o Jornal Santuário se propôs a fazer um editorial dife-rente, orando a Deus sobre este assunto fundamental para a Igreja e para a sociedade.

Em poucas palavras, vamos refletir e orar neste mês por todos os sacerdotes, religiosos, religiosas, leigos e leigas missionários.

Consagrados à vida missionária, com os votos perpé-tuos de compromisso, eles dedicam 24 horas de suas vidas ao Povo de Deus com evangelização e apoio social. Que Nosso Senhor Jesus Cristo, na Sua infinita misericórdia de Bom Pastor, proteja-os dos perigos e dê muita saúde a todos os sacerdotes, religiosos e religiosas missionários. E que, onde quer que estejam – seja nos quarteirões vizinhos deste Santuário ou nos povoados mais pobres do mundo – consigam a bem-aventurança de seus feitos.

Os missionários leigos e leigas em nossa Igreja, são os agentes de pastoral, ministros e muitos são mis-

sionários além-fronteiras também. O maior desafio, nos dias atuais, é a conciliação de tempo entre a vida particular e suas missões. Assim sendo, neste "editorial orante", pedimos a Deus que nossos mis-sionários leigos e leigas sejam contemplados com a luz do Espírito Santo, a fim de que esta gloriosa luz lhes dê discernimento para conciliar todas as ativi-dades do dia-a-dia, força na fé e perseverança em suas atividades missionárias, independentemente das dificuldades que possam aparecer.

Um santo Mês das Missões para você e tenha uma boa leitura!

Ewerton Costa, radialista e membro das pastorais da Comunicação e do Pré Crisma

Missões: Dos arredores da Vila Formosa às fronteiras do mundo

Padre Air José retorna à TV Século 21

Após um breve período “fora do ar”, o pároco e reitor do Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração, Pe. Air José de Mendonça, MSC, retornou à tela da TV Século 21.

Ele agora apresenta a Oração do Terço, que acontece, ao vivo, todas as sextas-feiras, às 18 horas.

Sintonize a TV Século 21 na parabólica, no canal 232 da Vivo TV Digital ou acessando o site www.tvseculo21.org.br

2 • Santuário • outubro/2012

Na atual campanha eleitoral para os cargos do Poder Municipal, a Arqui-diocese de São Paulo tem procurado manter uma postura coerente com as disposições canônicas da Igreja Católica e com suas próprias orientações pasto-rais. Instruções foram passadas ao clero, para que os espaços e os momentos de celebrações religiosas não sejam utilizados para a propaganda eleitoral partidária, nem para pedir votos para candidatos. Estas orientações também estão sintonizadas com as próprias normas da Justiça Eleitoral.

Entretanto, a mesma Arquidiocese, através de seu Arcebispo e dos Bispos Auxiliares, também deu orientações e critérios sobre a participação dos fiéis na campanha eleitoral e na vida po-lítica da cidade e sobre a escolha de candidatos idôneos, embora sem citar nomes ou partidos. Essas orientações estão amplamente divulgadas. Enten-demos que o voto dos cidadãos é livre e não deve ser imposto aos fiéis, como por “cabresto eleitoral”, pelos ministros religiosos; nem devem nossos templos e organizações religiosas ser transforma-dos em “currais eleitorais”, reeditando práticas de uma política viciada, que deveriam estar superadas. A manipulação política da religião não é um benefício para o convívio democrático e pluralista e pode colocar em risco a tolerância e a paz social.

Também com este propósito, en-quanto organização presente de maneira capilar na cidade, a Arquidiocese de São Paulo convidou os 5 candidatos, atualmente mais bem posicionados nas pesquisas eleitorais, sem distinção de partido, para um colóquio com o cle-

Política, com ofensas à Igreja, não!Fé e Compromisso Social

Corações sarados

A vida é como uma rosa: bela e en-cantadora. No entanto, como toda rosa ela também tem seu espinho: o sofri-mento. Muitas vezes, nos perguntamos: “Por que isso acontece comigo?”, “Por que eu tenho de sofrer?”, “Onde está Deus neste momento?”. É comum nos indignarmos com as dificuldades.

Entretanto, antes de tudo, preci-samos avaliar se o que se passa em nossa vida é uma circunstância crítica de fato. Quantas vezes criamos uma tempestade em um copo d’água por pouca coisa! Isso acontece quando nos falta calma para refletir com clareza.

De qualquer modo, independente do tamanho do seu problema, há pelo menos um modo de resolvê-lo: revista-se de esperança e lembre-se de que Deus é justo e está contigo. “Perma-neça firme na dor” e “aceite tudo o que lhe acontecer” (cf. Eclo 2,4).

As lágrimas só valem a pena quan-

Lidar com o sofrimento“Seja firme e corajoso. Não te atemorizes, não tenhas medo, porque o Senhor está contigo em qualquer parte para onde fores. (Js 1,9)

ro e os religiosos, no próximo dia 20 de setembro, para que os candidatos tenham a ocasião de apresentar seus projetos e propósitos de governo e, da parte do clero e dos religiosos, possam ouvir os questionamentos sobre assuntos que interessam muito o povo de São Paulo e dizem respeito a realidades e questões, nas quais as organizações da nossa Igreja estão profundamente inseridas e envolvidas.

Consideramos que a manipulação e instrumentalização da religião, em função da busca do poder político, não prometem ser um bem para a sociedade e não são coerentes com os princípios da liberdade de consciência e do legítimo pluralismo no convívio dos cidadãos. Além de tudo, isso poderia deixar divisões e feridas dificilmente cicatrizáveis no seio das religiões e das comunidades religiosas.

Muito nos entristeceu, no contexto da propaganda eleitoral partidária, ver a Igreja Católica Apostólica Romana atacada e injuriada, de maneira in-justificada e gratuita, justamente num artigo do chefe da campanha de um candidato à Prefeitura de São Paulo. Coisas ali ditas sobre a Igreja Católica são difamatórias e beiram ao absurdo, merecendo todo o repúdio. Não foram ofendidos e desprezados apenas os fiéis católicos da Arquidiocese de São Paulo, mas de toda a Igreja Católica no Brasil, uma vez que o autor do infeliz escrito também é chefe nacional do partido que representa.

Semelhantes ataques são inaceitáveis e a Arquidiocese de São Paulo não podia deixar de se manifestar, como fez com uma Nota de Repúdio (, através de sua

boas oportunidades para refletirmos. Deus é justo e não nos abandona. “Sofre as demoras de Deus (…) a fim de que, no derradeiro momento, tua vida se enriqueça” (cf. Eclo 2,3).

Antoine de Saint-Exupèry, escritor do famoso livro “O pequeno príncipe”, é sábio em suas palavras: “A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido. Não na vitória propriamente dita”. A superação é um dos maiores contentamentos que o ser humano pode ter. O sofrimento é inevitável, no entanto, o que importa é aceitar a realidade e encará-la corajosamente.

Portanto, “põe tua confiança em Deus e Ele te salvará” (Eclo 2,6). Seja persistente e não se deixe resignar. “Orienta bem o teu caminho” (Eclo 2,6). Assim você será mais forte e pre-parará sua alma para futuras provações.

Thiago PucciniGrupo Jovens Sarados – Missão Barra Funda

do são usadas para regar o nosso jardim, pois a tristeza ininterrupta nos leva para o mar da depressão. O espinho é dolorido, mas não subtrai a beleza de uma rosa.

O poeta Paul Claudel disse que “Cristo não veio abolir o sofrimento nem mesmo explicá-lo; mas lhe trazer a plenitude da Sua presença”. Por isso, quem sofre com Cristo, sofre em paz. Em momentos de descontrole, a oração é um remédio.

Determinadas situações acontecem porque o Senhor quer nos mostrar algo; permite-as para que vejamos além. Por meio da oração e de sinais, muitas vezes, que compreendemos e modi-ficamos o contexto em que estamos.

O Senhor age em nossa vida para nos ajudar a alcançar nosso amadureci-mento e salvação. O emprego perdido, o término de um namoro, a ocasião não aproveitada. Todas essas ocorrências são

Assessoria de imprensa, durante a sema-na que passou. A Arquidiocese não aceita a afirmação de que o fato foi trazido à tona por ela mesma, ou por um “falso blogueiro”, uma vez que nem o próprio autor negou a autoria do escrito, que se encontra atualmente no seu blog, e também nos “sites” relacionados com o mesmo partido. Portanto, o artigo já es-tava sendo usado na campanha eleitoral, antes da manifestação da Arquidiocese.

Também é inaceitável que na cam-panha eleitoral se fomente um clima de intranqüilidade entre os cristãos das diversas comunidades e denomi-nações, que convivem na cidade de São Paulo. Temos muito em comum na nossa fé e somos todos cidadãos desta cidade imensa, onde nossa atuação e testemunho comum de fé têm muito a contribuir para o bem da cidade, espe-cialmente no serviço à justiça social, à verdade, à dignidade humana e na solidariedade para com os que mais sofrem e mais precisam das atenções do Poder Público municipal.

Reiteramos nossa orientação para que os fiéis católicos votem de maneira consciente, livre e responsável, e de acordo com os princípios e valores que orientam suas próprias vidas e da fé que abraçam, contribuindo para que nossa cidade seja governada por Autoridades dignas e atentas à promoção do bem da cidade, mais que aos interesses de parte, e capazes de promover a solidariedade e a paz entre todos os habitantes desta Metrópole.

São Paulo, 16/09/2012, Cardeal D. Odilo P. Scherer, Arcebispo de São Paulo

Fonte: www.arquidiocesedesaopaulo.org.br/?q=node/173688

Santuário • outubro/2012 • 3Notícias da Igreja

No dia 14 de setembro a paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Santa Cruz, Rio de Janeiro, foi palco do lançamento do Hino da Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá no Brasil, em julho do próximo ano.

Além do lançamento do hino da Jornada, no dia 05, abriram-se as inscrições para interessados em se apresentar no palco do evento.

Com o título “Esperança do Ama-nhecer”, o hino foi composto pelo padre José Candido. Cantado para os milhares de fiéis que se encontravam em Santa Cruz, o hino também foi escutado pela primeira vez, ao vivo, por outros milhões de jovens espalha-

JMJ Rio 2013: Lançamento do Hino oficial e inscrição para apresentações

dos por todo o mundo através das redes sociais, na internet. A canção marcará toda JMJ 2013 e a unidade dos jovens nessa comemoração.

Já as inscrições para o Fes-tival da Juventude, foram aber-tas no dia 05 de setembro. O festival acontecerá juntamente com a jornada , de 22 a 28 de julho de 2013, e dará a chances aos grupos de se apresentarem em palcos e teatros do Rio de Janeiro. As categorias do Festival da Juventu-de são Música, Artes Cênicas (teatro e dança) e Exposição. As inscrições podem ser feitas pelo site (rio2013.

A OCA , situada no Parque do Ibirapuera, recebe, pela primeira vez no Brasil, do dia 21 de setem-bro a 23 de dezembro a amostra, “Esplendores do Vaticano: Uma Jornada Através da Fé e da Arte”.

A exposição abriga 200 relíquias que nunca saíram de Roma. E se di-vide em 11 galerias para o melhor entendimento do visitante: Diálogo cristão inicial entre Fé e Arte, Ascensão da Roma cristã, Início do Renascimento, Michelangelo, Basílica do Renascimento, Arte em serviço da Fé, Arte da Liturgia, Diálogo com o mundo, Sucessores de Pedro, Arte e Papado contem-porâneo e Papa João Paulo II.

São Paulo recebe a exposição “Esplendores do Vaticano”

com) até o dia 15 de dezembro.Outras informações em www.

rio2013.com, facebook:www.face-book.com/jornadamundialdajuventu-de e no Twitter: @jmj_pt

Aline Rodrigues ImercioFonte: CNBB.org

No segundo andar do evento, abrigam-se elementos próprios do ambiente do Vaticano. O teto da Capela Sistina é projetado no teto da Oca, por meio de recursos virtuais.

Durante muitos anos o Vaticano é um dos berços da arte ociden-tal. Muitos papas colaboraram para isso encomendando obras de artistas famosos ao longo da his-tória, além de abrigar documentos valiosos. A exposição acontece de segunda a domingo das 10h às 20h e os ingressos variam de R$ 22,00 a R$ 52,00.

Aline Rodrigues ImercioFontes: filtrocultural.com e G1.com

A Igreja católica lançou, no início de setembro, a cartilha do “Voto Cons-ciente”, no TSE em Brasília. A cartilha procura orientar os fiéis dos mais de cinco mil municípios brasileiros a es-colherem seu prefeito e vereador de maneira adequada. Em São Paulo, o arcebispo Dom Odilo Pedro Scherer, lançou vídeos explicando como o leitor deve ter essa consciência.

Dom Odilo fez uma lista de dez recomendações que o leitor cristão pode seguir na hora de seu voto (vide quadro).

Os vídeos com o conteúdo das recomendações de Dom Odilo podem ser encontrados no site da Arquidio-cese de São Paulo. O arcebispo de

São Paulo ressaltou, ainda, que “as pessoas dizem que religião e polí-tica não andam de mãos dadas. É verdade. Mas precisamos ver que a

Igreja católica orienta o Voto Consciente

1. Participe e vote;2. Vote em quem você conhece;3. Prefeito e vereadores devem promover o bem comum;4. Candidato de quem?5. Confira a Ficha;6. Não venda o voto nem o troque por favores, seu voto é sua dignidade;7. Vote com consciência e liberdade;8. Questione se os candidatos estão dispostos a legislar e administrar de forma

transparente, aceitando mecanismos de controle por parte da sociedade;9. Política, religião e família: A cidade que descuida ou abandona a fa-

mília herdará muitos problemas;10. Fique de olho: votar é importante, mas ainda não é tudo.

política pode não respeitar a liber-dade religiosa”.

Aline Rodrigues ImercioFonte: http://arquidiocesedesaopaulo.org.

br/?q=node/162434

www.rio2013.com

4 • Santuário • outubro/2012

Espaço Pastoral

Formada essencialmente por crianças e adolescentes dispostos e felizes em servir o altar, a Pastoral dos coroinhas tem como característica mais marcante o amor que todos têm pelo que fazem.

Os coroinhas se reúnem uma vez ao mês com Madalena, coordenadora da Pastoral há 8 anos, para aprender um pouco mais sobre a palavra de Deus e realizarem dinâmicas. Atualmente há aproximadamente 40 crianças e ado-lescentes na pastoral, distribuídos por todos os horários de missas, de acordo com uma escala pré-determinada nas reuniões. "É um prazer esta doação de tempo, estar aqui vivenciando as coisas de Deus com eles", diz Madalena.

É visível este prazer e disposição nos jovens também, que gostam de declarar sua alegria por serem coroinhas. "Sou coroinha há 10 anos, e é muito gra-tificante poder ajudar no que está ao nosso alcance" diz Matheus (16 anos). Sua irmã Mariah (13 anos) afirma "muitos jovens não se importam com Deus, mas acho importante essa nossa relação com Ele". Leonardo (15 anos) se emociona ao falar sobre sua missão... "É muito bom ser coroinha, estar perto do padre, sentir de perto

o sacramento, estar mais perto de Deus e de Nossa Senho-ra. É maravilhoso, maravilhoso mes-mo!", diz cheio de empolgação. Lucas (11 anos) e Nathalia (12 anos) também quiseram opinar e ambos afirmaram que ser coroinha é uma grande oportu-nidade de aprender e sentir Deus dentro de si.

Pastoral dos Coroinhas

O que dizer depois de tantas declarações? Basicamen-te, que toda criança que faz parte da paróquia deveria passar por essa experiência, não é mesmo?

Crianças que se interessam em participar da Pastoral dos coroinhas devem procurar Madalena, na sala do Clube das Mães durante a reunião mensal de sábado, entre 16h e 17h. Há alguns anos já não há mais restrição para meninas, as únicas exigências para ser coroinha são: ser alfabe-

tizado e menor de idade. Portanto, as idades variam de 7 a 17 anos.

A Pastoral estará sempre de portas abertas para rece-ber mais crianças e jovens dispostos a ajudar o padre e servir o altar. E, como dizem os próprios coroinhas, aproximar-se mais ainda de Deus.

Mayara MarimAgente PasCom

Beto Rocha

Beto Rocha

Beto Rocha

Beto Rocha

Santuário • outubro/2012 • 5

Um casal marianoApenas para não fugir da maioria

de nossas entrevistas, hoje conhece-remos um pouco mais um casal que veio lá das Minas Gerais, portanto, também não é paulistano: “Nasci em junho de 1941, em Vila do Morro, distrito de São Francisco, cidade do norte de Minas. Vim para São Paulo 1959, então com 18 anos, e fui mo-rar na Vila Mariana”, conta o senhor Raimundo Vieira do Nascimento. “Eu nasci em Cláudio, mais para o sul de Minas, em julho de 1949. Aos 13 anos, em 1962 minha mãe me chamou e me disse ‘você vai para São Paulo, com uma amiga’. Em pouco tempo desem-barquei também na Vila Mariana, e fui morar e trabalhar numa casa de família” lembra a senhora Inês Maria Azevedo do Nascimento.

Embora seja comum a muitos jovens vir para a cidade grande e diminuir sua frequência na igreja, não foi o que aconteceu com eles: “Eu vim e voltei algumas vezes. Numa delas, inclusive, trouxe meu irmão então com 14 anos. Mas desde o início me falaram de uma igreja próxima e comecei a frequentá-la. Tinha missa de manhã e futebol à tarde. Fui, inclusive membro da congregação mariana” rememora ele. “Eu sempre ia à igreja. Afinal, como era muito nova, era o único lugar permitido e a única oportunidade de sair um pouco da casa onde mora-va e trabalhava. Logo me tornei membro das “Filhas de Maria. A propósito, foi nesta Igreja, Nossa Senhora da Saúde, na Av. Domingos de Morais, que nos conhecemos”, relembra ela, sorrindo...

A igreja, então, tornou-se o local de encontro: “Ele sempre falava co-migo, porém dizia que sobre namoro somente daria a resposta de depois de completar 18 anos. E assim aconteceu. E a gente sempre “brigou”, tanto que uma vez eu o deixei muito bravo. Está-vamos na igreja e ele já

tinha muitos cabelos brancos. Então comentei: ‘coitados de nossos filhos. Quando crescerem vão olhar para você e perguntar, vovô cadê o papai...’ conta ela com a concordância dele e gargalhadas dos dois...

Como conheceram Nossa Senhora do Sagrado Coração? “Eu ouvia sempre o programa na rádio Excelsior do jorna-lista Manoel Victor e ele sempre nos convidava para conhecer o Santuário dela em Vila Formosa. Eu trabalhei em diversos lugares e num deles tive de vir trazer uma entrega aqui por perto. Foi então que conheci esta bela igreja e comecei a frequentá-la”, conta ele, inclusive imitando a voz do jornalista...

Com a maioridade dela, come-çaram o namoro e logo se casaram: “casamos em 1970, na igreja Nossa Senhora da Saúde. Eu já trabalhava há algum tempo na casa de outra famí-lia. Esta não queria que eu mudasse e então fomos morar num quarto dos fundos. Aos poucos compramos um terreno e começamos a construir aqui no Quarto Centenário. Quando engravidei tive até de esconder, por um tempo, pois a família certamente não me deixaria trabalhar mais. Inclu-sive queriam que continuássemos lá, mas preferimos vir para nossa casa. Em 1976 viemos morar aqui no Jd. Vila Formosa, onde já tínhamos um pequeno comércio. Desde que muda-mos nunca deixamos de participar das missas aqui no Santuário... rememora ela sempre com a concordância dele.

Em pouco tempo começaram inten-sa participação na comunidade: “certa vez o Pe. Victório aproximou-se de nós e foi direto ao assunto: “vamos comer uma pizza”? ficamos surpresos, afinal era a primeira vez que um padre falava assim com a gente. E aí não paramos mais. Participamos do Coral (missas das 16h30), participamos do Mutirão, em 1978, em Itapetininga, interior de São Paulo e em 1979 participamos do Encontro de Casais com Cristo. Em pouco tempo fomos convidados a participar do Ministé-

rio Extraordinário da Eucaristia, do Curso de Noivos, Fraternidade Lei-ga dos Missioná-rios do Sagrado Coração do qual fomos um dos

primeiros...” contam eles. “Enquanto foi possível fui também ministro extra-ordinário do Batismo e do Matrimônio, como também da Pastoral da Escuta, completa Raimundo.

Chegaram na Vila Mariana, frequen-taram a igreja Nossa Senhora da Saúde e Nossa Senhora do Sagrado Coração... “somos devotos de Nossa Senhora. Temos muito a agradecer a ela. A igreja para

nós um porto seguro. Quando tínhamos o comércio, perdemos a conta de quantas vezes fomos assaltados. Graças a Deus e a ela nunca nos aconteceu nada. Numa das vezes dormimos normalmente e ao levantar encontramos a porta somente encostada. Entrei e vi que alguns pro-dutos foram roubados. Subi e percebi que haviam mexido em minha carteira. Levaram apenas o dinheiro e deixaram os documentos. Também não entraram em nosso quarto nem no de nossas filhas...” contam emocionados. “Temos muitas graças alcançadas que não tem como contar todas. Para mim foi uma gran-de graça conseguir perder 20 quilos sem qualquer medicação. Estava com

problemas seriíssi-mos de saúde por causa da obesidade e a diabetes estava muito alta. Tomava insulina 3 vezes ao dia. Hoje não uso mais... conclui ela, emocionada.

As fotos são do arquivo do casal.

Miguel Mota

Santuário 74 anos

Com a neta, Bárbara

Casamento em 1970

Com as filhas Rosiane e Luciane

Ordenação do Pe. Air José, em dezembro de 1994, em Vieiras(MG)

6 • Santuário • outubro/2012

Dizimistas aniversariantes de outubro/201201 Juraci Maria B. da Silva01 Mara Cristina Hoda01 Miralva Andrade Tales01 Paulo Roberto Silva02 Ernesto Fechio02 Fábio Coccacci02 Maria José Galbiatti03 Avelino Souza de Nobrega03 Benedito Tadeu dos Santos03 Manoel Rosendo S. Filho04 Antonio Ragonha04 Luiz Henrique Diniz Moura da Silva05 Cândida da Cruz Araujo05 Maria de Lourdes Camargo Rocha06 Altina Teixeira da Silva06 Antonio Marcelo Martins06 Luiz Alves06 Nair Monteiro de Oliveira07 Walter Rodarte Neves08 Maria Deolinda Bernardo 08 Regina Celi Volim da Silva08 Vera Lúcia Périco09 Albertina da Conceição Escalhão09 Alzira Pires09 Antonio Manoel Escalhão Afonso09 Delza de Santana Ferreira10 Deolinda Malisan10 Isabel C. Corjado10 Luzinete Freire Monteiro11 Antonieta Botelho Silva

11 Leonice Ribeiro da Silva11 Moises Moreira Niza12 Edileide Alves Santos12 Lourdes Lopes dos Reis12 Maria Alves Borges13 Doraci Augusta Benedito Rossato13 Fátima Maria Ferreira Alvarenga13 José Pires Capelo13 Waldeli M. Shiavon14 Maria de Fátima B. Lima14 Rosália Rodrigues Prates14 Terezinha Pereira Farias15 Aparecida Davoli15 Maria Helena Correia15 Terezinha de Jesus Gomes Salgado16 Abrahão Alves Cavalcante16 Irene da Conceição Trindade16 Manuela Andrade Saviane16 Patrícia Santos16 Sidnei Crispim de Almeida17 Eunice Dourado Bernardes17 Ivani Pereira Mendanha17 Odete Alves Lauri17 Osvado Dias de Oliveira17 Rosa Aparecida Grizzo18 Elisa Naomi Kotsubo18 Fernanda Souza da Silva18 Lindaura Freire Monteiro18 Olivino Barbosa de Lima19 Graziela Aparecida de Morais Lima

19 Oridia de Oliveira19 Rosa Maria Viladres Campanha20 Jandira Godinho20 Tereza Maria Teixeira Marques21 José Carlos Fernandes21 Leonardo de Souza Dias21 Michele Romero Campanha21 Nei Costa Ferrin21 Salvador Mafra21Silvia Cristina dos Santos22 Edilaine Luzia Cadari23 Beatriz Bride23 Clécio dos Santos Brito23 Dinah Nadir das Mercês23 Maria Aparecida Pires23 Telma Maria Bastos Paulino23 Vitor Carmelo dos Santos24 Maria Helena Quesada Garcia25 Adelaide Gomes Barosso25 Eunice Moraes Shivão25 Henrique de Melo Sinzinger25 Marcos Pereira Machado25 Tânia Cordeiro26 Amália Di Benedetto Mendonsa26 Carlos Diamantino B. Ferreira26 Maria M. de Azevedo27 Ângela Maria Pereira Santos27 Diones José Campanha27 Maria Aparecida Lopes da Rosa27 Maria José Casagrande de Camargo28 Abel Almeida28 Abiael Mendes de Aguiar Modolo28 Ângela Ciccone de Oliveira28 Firmino Pinto Ribeiro28 Hamilton Cesar de Paiva28 Julio Cesar de Paiva28 Marcos Antonio de Paiva28 Maria de Lourdes da Costa28 Tatiane Cristina Silva de Araujo28 Waldenice Maria de Oliveira29 Percilia Aparecida M. Cardoso30 Dalva Maria Moreno30 José Roberto Negri30 Roque Edson de Melo Machado 30 Terezinha O Dias30 Wagner Valente31 Dirceu Gomes de Araujo31 Gileno Soares de Oliveira31 Márcio Antonio Galhardo

08 Maria de Lurdes de Lima18 Mercedes Teodora dos Santos 28 Yolanda Duarte de Aquino28 Raquel Lima Coutinho29 Marilha Aparecida de Oliveira Lima31 Daniela Elaine da Cunha Dobeies

Consagração a Nossa Senhora Aparecida

Ó Maria Santíssima, que em vossa querida Imagem de Aparecida espalhais inúmeros benefícios sobre todo o Brasil; eu, embora indigno de pertencer ao número dos vossos filhos e filhas, mas cheio do desejo de participar dos benefícios de vossa misericórdia, prostrado a vossos pés consagro-vos meu entendimento, para que sempre pense no amor que mereceis.

Consagro-vos minha língua, para que sempre vos louve e propague vossa devoção. Consagro-vos meu coração, para que, depois de Deus, vos ame sobre todas as coisas. Recebei-me, ó Rainha incompará-vel, no ditoso número de vossos filhos e filhas. Acolhei-me debaixo de vossa proteção.

Socorrei-me em todas as minhas necessidades espirituais e temporais e, sobretudo, na hora de minha mor-te. Abençoai-me, ó Mãe Celestial, e com vossa poderosa intercessão fortalecei-me em minha fraqueza, a fim de que, servindo-vos fielmente nesta vida, possa louvar-vos, amar-vos e dar-vos graças no céu, por toda eternidade. Assim seja.

www.a12.com/santuario/capela/consagracao2.asp

Dizimistas aniversariantes

da Comunidade São José

www.a12.com/blog/campanhadosdevotos/wp-content/uploads/2012/02/DSC_0568.jpg

Pe. Vítor Coelho de Almeida, Missionário Redentorista

Santuário • outubro/2012 • 7

Atendimento dos padres:Quartas e quintas-feiras:

9h às 11h15 e 14h30 às 16h30Sextas e sábados: 9h às 11h15

Horário das Missas: Domingos:

7h30, 9h, 10h30, 18h e 19h30 Segundas-feiras: 19h30

Terças-feiras à sextas-feiras:7h30 e 19h30

Sábados: 7h30

Missa na Comun. São José: Domingos: 9h

Expediente:Jornal SANTUÁRIO

Publicação mensal daParóquia e Santuário de Nossa

Sra. do Sagrado CoraçãoRua Angá, 994 • V. Formosa • 03360-000

Fones: 2116-6454 / 2211-0448 / 2628-7873Tiragem desta edição: 2 mil exemplares

Pároco e Reitor do Santuário: Pe. Air José de Mendonça, MSC

Jornalista Resp.: Miguel Mota - Mtb 48.332/SPE-mail: [email protected]

www.santuariodemaria.com.brwww.msc.com.br

Sec. Paroquial: [email protected] na Gráfica Azevedowww.graficaazevedo.com.br

[email protected](11) 2682-3464

Intenções do Apostolado da Oração

outubro/2012

Geral: Para que a nova evangelização se desenvolva e progrida nos países de antiga cristandade.

Missionária: Para que a celebração da Jornada Mundial Missionária seja ocasião de renovado empenho missionário.

VicentinosBazar da Solidariedade

Data: 23 e 24 - das 13h às 16hLocal: Rua Angá, 962Domingo do Quilo

Dia: 21 de outubroContamos com sua doação!

Agenda de outubro/2012Dia Hora Descrição Local

01 14h Reunião dos Grupos de Rua Salão I02 20h30 Formação de Liturgia Salão I04 19h30 Missa adoração e bênção Santiss. Igreja05 7h30 Missa do Sagrado Coração Igreja 8h30 Reunião do Apostolado Sala06 14h Reunião Pastoral do Menor Sala 16h Reunião Coroinhas Sala 14/16h Encontro Renovação irmã Elvira Salão I 17h45 Encontro de Batismo Salão I07 Todas as missas - Domingo do Dízimo Igreja 9h Reunião Liga Católica Sala Vicentinos 10h15 Encontro de Pais Catequese Salão I 10h30 Encontro Pré Crisma Quadra 14h Encontro Pastoral da Criança Sala09 20h30 Reunião do CPP Salão I12 Nossa Senhora Aparecida 10h Missa da Festa de N.S.Aparecida Igreja13 14h Reunião Pastoral da Criança Sala 14h30 Reunião das Capelinhas Sala14 15h Reunião da Legião de Maria Salão I16 20h30 Formação Ministros Eucaristia Salão I18 10h Reunião Padres do Setor Salão I 15h Missa dos Enfermos Igreja 16h Reunião Pastoral dos Enfermos Sala19 14h30 Adoração Santíssimo Apostolado Igreja20 7h30 Início da Novena de NSSC Igreja 8h30 Missão Pastoral Missionária Sala Liturgia 16h Reunião de Catequistas Salão I 14h/17h - Encontrão Pastoral Familiar Salão I e II21 Domingo da Caridade 7h Encontro de Noivos Salão I e II 10h30 Encontro Pré Crisma Quadra23 13 às 18h - Bazar dos vicentinos – Rua Angá, 992 24 13 às 18h - Bazar dos vicentinos – Rua Angá, 992 15h Reunião Apostolado da Oração Sala Liturgia25 20h Reunião Coordenação do Setor Salão I 20h15 Terço dos homens Igreja27 9h Pastoral da Solidariedade Salão/Cozinha28 10h15 Encontro de Pais Catequese Salão I 10h30 Missa da Crisma Igreja

Todos os domingos:Catequese – 9h – igreja, salas (dia 14 não haverá encontro)Crisma – 8h30 – nas salasPré-Crisma – 9h – igreja, salas

Todas as segundas-feirasAtendimento Pastoral da Escuta – das 13h às 19h – igreja

Todas as terças-feirasEncontro da 3ª Idade – 14h – salão IIVicentinos – 9h – Sala/vicentinos

Todas as quartas-feirasClube de mães – 14h às 17h

Todas as quintas-feirasCongregação Mariana – 20h30 – casas

Todas as sextas-feirasVicentinos – 20h30 – Sala/vicentinos

Todos os sábadosCatequese – 14h30 – salas (dia 13 não haverá catequese)Pastoral do Menor – 13h – Quadra (dia 13 não haverá encontro)Vicentinos – 08h30 – Sala/vicentinosVicentinos – 14h30 – Sala/vicentinos

08 • Santuário • outubro/2012

A comunidade em açãoAniversário da Liga Católica: Aconteceu, em 09 de setembro,

a festividade de 62 anos do movimento Liga Católica Jesus-Maria-José de nossa comunidade. A comemoração teve início com a Santa Missa das 7h30 e, em seguida, contou com um café da manhã que acolheu, também, liguis-tas de outras paróquias.

Santuário nas Casas: Esta importante missão está acontecendo nas redondezas paroquiais de nosso Santuário. Em 20 de setembro, acon-teceu mais uma Santa Missa do Santuário nas Casas em uma resi-dência da Avenida Hamilton Prado. Agradecemos a todos que já acolheram estas visitas orantes e fazemos um convite especial àqueles que ainda não receberam nossas equipes – que sua casa seja a nossa casa, também, nestas vibrantes e motivadoras visitas.

Noite do Pastel com Bingo Beneficente: Em 15 de setembro, às 19h30 na Quadra Paroquial, foi realizada mais uma grande festa. No bingo beneficente, foi sorteada 1 TV LCD. A Equipe de Festas agra-dece a todos que compareceram neste evento e informa que o valor arrecadado na Noite do Pastel será utilizado para o início da reforma dos vitrais do Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração.

Retiro Paroquial: Em 23 de setembro, os agentes de pastoral do Santuário realizaram um retiro espiritual, das 9h até as 16h na Comunidade São José. Agradecemos a todas as orações da comunidade pela bem-aventurança deste evento.

Romaria para Aparecida do Norte, com a Província MSC: A comunidade deste Santuário, com as paróquias da Província de São Paulo dos Missionários do Sagrado Coração, realizará em 19 de outubro, uma grande romaria para a Basílica Nacional de Nossa Senhora Aparecida. Pessoas interessadas em participar, entrem em contato com dona Rosinha, assistente da Sacristia. O valor de cada lugar no ônibus é de 35 reais.

Crisma 2012: Em 28 de outubro, na missa das 10h30, vai acon-tecer a celebração do Sacramento da Confirmação da fé de mais um grande grupo de jovens e adultos. Convidamos toda comunidade do Santuário a comparecer a esta grande festa sacramental.

Liturgia das Horas: Se você ainda não conhece a Liturgia das Horas, convidamos você a participar deste belo momento de ora-ção com música que antecede a Santa Missa das Almas. Acontece todas as segundas-feiras, às 19h, no Santuário.

Seja Dizimista: Para que todos os esforços para a preservação do Santuário sejam concretizados, convidamos todos os amigos da comunidade a serem dizimistas. O dízimo é um ato de amor, em valores financeiros definidos pelo próprio doador, que ajudam a igreja a se manter bonita, organizada e aconchegante para você e sua família. Pro-cure os agentes da Pastoral do Dízimo, sempre presentes na entrada do Santuário após as missas de domingo. Deus lhes pague com bênçãos infinitas!

Alegre-se, cheia de

graça!

A saudação do anjo a Maria (Lc 1,28) já pre-figurava o olhar aten-

to de Deus sobre a humanidade. A promessa de Deus de um novo tempo começara a se cumprir a partir do SIM de Maria. O Messias que seria o redentor da humanidade, nasce humildemente num curral, nos arredores de uma cidade chamada Belém. Na cidade não havia acomodações, não havia espaço. A manjedoura foi o seu berço.

A partir de então, os olhares do povo para Maria são diferentes. São de apelo, de bem-aventurança e de intercessão. Não foi à toa que, subitamente, depois do anúncio, ela partiu para uma região de difícil acesso para cuidar de uma parenta sua, de nome Isabel. Esta, grávida do precursor, reconhece a grandeza de ser servida por aquela que trazia em si o redentor da humanidade.

A importância em ser a mãe de Jesus não fez com que Maria se retirasse da sua his-tória e do seu povo. Este fato não alterou o seu cotidiano enquanto mãe e esposa. As suas idas ao poço de Jacó, a educação de Jesus, o cuidado com José e tantas outras atividades continuaram da mesma forma.

O olhar de Maria sobre a sua realidade, sobre o seu povo e sobre a sua história certamente mudou. A sua fé deve ter pas-sado por uma provação de fidelidade muito grande e, por isso, no amadurecimento do seu relacionamento com Deus, ela pôde sustentar-se como a escolhida de Deus, a amada de Deus em ser a mãe do Salvador.

Maria terá sempre o seu lugar de honra na Igreja e em nossa vida cotidiana de alegrias, lamentos e lutas. A sua vida foi palco de tudo o que também vivemos e, por isso, sabe olhar com ternura as agruras pelas quais passamos. Ela acolhe, intercede e nos ama. Nada mais justo que reverenciá-la como a Nossa Senhora Aparecida, a padroei-ra do Brasil, a padroeira de nossa história.

Pe. Air José, MSCwww.facebook.com/air.jose

[email protected]

(11) 3892 3353www.farmaeciaformosa.cepsaude.com.br

Av. Eduardo Cotching, 2204Vila Formosa – São Paulo-SP

Maria de Lurdes A. RossiProfª Matemática / Pedagoga / Psicopedagoga

Atendimento individual * psicopedagogia * concurso * reforço escolar * alfabetização * caligrafia * raciocínio lógico

Fones: 2671-5227 / 7113-7070 / 5158-9357Rua Saigon, 58 – Sala 03 – Vila Formosa

CASA DE REPOUSO DOCE LAR Temos Médica Geriatra / Nutricionista / Fisioterapeuta / Enfermagem 24 HorasVenha nos conhecer e fazer parte de uma nova famíliawww.repousodocelar.com.brwww.clinicageriatrica.netEndereço:Rua Baltazar Nunes, 480 - ItaqueraTel: 2217-9887 / 9718-5890

CLÍNICA BEM ESTAR DOS PÉS Todos os tratamentos para os pés.Materiais esterilizados em autoclave descartáveis.

PODÓLOGAS SANDRA & SILVANAPraça Sampaio Vidal, 265 – 12º andarVila FormosaFones: 2916.6560 / 7251.5454