Jornal Santuário - santuariodemaria.com.br · em comum: a de trazer sua Igreja para cada casa ......

8
Todas as segundas-feiras, às 19h, rezamos e cantamos os salmos da Liturgia das Horas - vésperas. Venha rezar e cantar conosco! Venda Proibida - Distribuição Gratuita Ano xii • Nº 119 • fevereiro/2012 Jornal Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração Iniciamos a edição de fevereiro do Jornal Santuário juntamente com a abertura oficial das atividades de todas as pastorais em 2012. No dia 04 deste mês, uma tarde de sábado, foi dado este início trazendo para todos os grupos uma missão em comum: a de trazer sua Igreja para cada casa das redondezas de nossa paróquia. Este compromisso nasceu por meio do Documento de Aparecida e foi apresentado como meta para toda comunidade na Assembleia Paroquial 2011 (foto). Os núcleos de pastorais formaram setores que terão a missão de realizar momentos de oração e missas, entre outras atividades, nas casas de nossos pa- roquianos conforme o planejamento de cada setor paroquial do Santuário. A nova meta de nosso Santuário é um compromisso que segue o exemplo de Nosso Senhor Jesus Cristo, que fazia questão de ir ao encontro das pessoas para anunciar a boa nova. Assim, com muita alegria, aceitem a visita de nossos agentes de pastoral! Que todos nós, na bem aventurança desta digna atividade, sejamos uma só família na unidade da Santíssima Trindade! Ewerton Costa, é radialista e membro das pastorais do Pré Crisma e da Comunicação Igreja nas casas uma missão em comum! BINGO BENEFICENTE A comunidade está em festa novamente. No próximo dia 25 de fevereiro de 2012, sábado, a partir das 19h, realizaremos a primeira grande FESTA de 2012. Estamos preparando um BINGO BENEFICENTE COM PASTEL. Será sorteada 1 TV de LCD. Convites a R$ 10,00 estão à venda. Cada convite dá direito a um vale pastel também. Adquira o seu no Bazar de Velas; na Secretaria Paroquial; e com membros da comunidade. Colabore com os trabalhos pastorais e sociais de nossa comunidade! Local: Quadra de esportes Nossa Senhora do Sagrado Coração Data: 25/02/2012 (Sábado) Horário: a partir das 19h.

Transcript of Jornal Santuário - santuariodemaria.com.br · em comum: a de trazer sua Igreja para cada casa ......

Todas as segundas-feiras, às 19h, rezamos e cantamos os salmos da Liturgia das Horas - vésperas. Venha rezar e cantar conosco!

Ven

da

Pro

ibid

a -

Dis

trib

uiç

ão G

ratu

ita

Ano xii • Nº 119 • fevereiro/2012

Jornal

Santuáriode Nossa Senhora do Sagrado Coração

Iniciamos a edição de fevereiro do Jornal Santuário juntamente com a abertura oficial das atividades de todas as pastorais em 2012.No dia 04 deste mês, uma tarde de sábado, foi dado este início trazendo para todos os grupos uma missão em comum: a de trazer sua Igreja para cada casa das redondezas de nossa paróquia.Este compromisso nasceu por meio do Documento de Aparecida e foi apresentado como meta para toda comunidade na Assembleia Paroquial 2011 (foto). Os núcleos de pastorais formaram setores que terão a missão de realizar momentos de oração e missas, entre outras atividades, nas casas de nossos pa-roquianos conforme o planejamento de cada setor paroquial do Santuário.A nova meta de nosso Santuário é um compromisso que segue o exemplo de Nosso Senhor Jesus Cristo, que fazia questão de ir ao encontro das pessoas para anunciar a boa nova. Assim, com muita alegria, aceitem a visita de nossos agentes de pastoral! Que todos nós, na bem aventurança desta digna atividade, sejamos uma só família na unidade da Santíssima Trindade!

Ewerton Costa, é radialista e membro das pastorais do Pré Crisma e da Comunicação

Igreja nas casasuma missão em comum! BINGO BENEFICENTE

A comunidade está em festa novamente. No próximo dia 25 de fevereiro de 2012, sábado, a partir das 19h, realizaremos a primeira grande FESTA de 2012.Estamos preparando um BINGO BENEFICENTE COM PASTEL. Será sorteada 1 TV de LCD.

Convites a R$ 10,00 estão à venda. Cada convite dá direito a um vale pastel também.Adquira o seu no Bazar de Velas; na Secretaria Paroquial; e com membros da comunidade.Colabore com os trabalhos pastorais e sociais de nossa comunidade!

Local: Quadra de esportes Nossa Senhora do Sagrado CoraçãoData: 25/02/2012 (Sábado)Horário: a partir das 19h.

2 • Santuário • fevereiro/2012

Nesta edição vamos dar continuida-de ao tema da Campanha da fraterni-dade 2012, que trata da “Fraternidade e a Saúde Pública” cujo lema orienta-dor é: “Que a saúde se difunda sobre a terra” (Eclo 38,8). A saúde integral é o que mais se deseja. Há muito tempo, ela vem sendo considerada a principal preocupação e pauta das reivindicações do povo brasileiro, no campo das políticas públicas.

O SUS (Sistema Único de Saúde), inspirado em belos princípios como o da universalidade, atender a todos, indiscriminadamente, deveria ser modelo para o mundo. No entanto, ele ainda não conseguiu ser implan-tado em sua totalidade e ainda não atende a contento, sobretudo quem mais necessita destes serviços.

Entendendo ser um anseio da população, especialmente da mais carente, um atendimento de saúde digno e de qualidade, a Campanha da Fraternidade 2012 Aborda o tema da saúde, conforme os objetivos a seguir:

Na próxima edição vamos refletir sobre os conceitos básicos do SUS.

Baseado no texto base da CF2012.Toninho Corda.

Agente de [email protected]

Campanha da Fraternidade – 2012Fraternidade e Saúde Pública

Fé e Compromisso Social

Dia Sagrado

Por diversas vezes e de várias ma-neiras me perguntaram: “Por que você não ‘fica’/namora?” Resumidamente, respondia: “Porque quero fazer a vontade de Deus”.

Devido a essa resposta, não foram poucas as situações em que tentaram me persuadir [“Você tem que curtir a vida, ficar com muitas (e até ter relações sexuais com elas)! Como vai saber qual é a certa?)]. Fui incom-preendido, rotulado e até zombado.

Tais confusões aconteceram e acontecem porque muitas pessoas absorveram valores mundanos, reche-ados de uma busca por prazer que, geralmente, é efêmero.

O desejo prevalece à vontade do Pai. O amor é superado pela paixão; então, ao menor sinal de desgaste na relação, há o rompimento. A ex-

periência superficial – que carrega secretamente um medo de se envolver - prevalece aquela que é profunda.

Mas hei de ser franco: a “ficada” é sinal de egoísmo, não há comprome-timento, só satisfação; o “namoro”, isto é, aquele onde a dimensão física supera a emocional e, principalmente, a espiritual, também não é válido. Em ambos os casos, marcas profundas são cravadas no coração daquele que se deixou experimentar.

Isso é algo que muitos ainda não percebem. O que acabo de dizer só se compreende quando se vive o amor! E digo mais: quando se experimenta o verdadeiro Amor!

Seja um jovem sarado que não busca atender suas carências com denominações novas ou desgastadas, pois elas não servem!

Deus quer te dar um grande desafio, um namoro para você. Um Namoro Santo, advindo de uma ver-dadeira e pura amizade; consolidado por meio da castidade, da fidelidade e da permissão do conhecimento e doação mútuas.

Eu digo com convicção, vale a pena esperar! Mas fique esperto! Como dizem por aí, não espere pela pessoa “certa” nem queira a pessoa “errada”. Escolha aquela que lhe é adequada!

Faça essa tentativa acompanhada sempre de muita oração.

Tudo isso é possível para aquele que crê! Tenha esperança!

Então, tesouros inestimáveis você irá descobrir!

Thiago Thomaz Puccini – Jovens Sarados / Missão Barra Funda

http://www.diasagrado.blogspot.com

Esperar pela pessoa adequada“Grava-me como selo em seu braço. Como selo em seu coração. Porque o amor é forte. É como a morte. Mais profundo que o abismo é a paixão. As águas não podem apagar este amor, nem os rios afogá-lo. Quisesse alguém comprar o amor, seria tratado com desprezo” (Cântico dos Cânticos 8,6-8)

Objetivo geral: Refletir sobre a realidade da

saúde no Brasil em vista de uma vida saudável, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção aos enfermos e mobili-zar por melhoria no sistema público de saúde.

Objetivos específicos:a) Disseminar o conceito de bem

viver e sensibilizar para a prática de hábitos de vida saudável;

b) Sensibilizar as pessoas para o serviço aos enfermos, o suprimento de suas necessidades e a integração na comunidade;

c) Alertar para a importância da organização da pastoral da Saúde nas comunidades: criar onde não existe, fortalecer onde está incipiente e dinamizá-la onde já existe;

d) Difundir dados sobre a rea-lidade da saúde no Brasil e seus desafios, como sua estreita relação com os aspectos sócio-culturais de nossa sociedade;

e) Despertar nas comunidades a discussão sobre a realidade da saúde pública, visando à defesa do SUS e a reivindicação do seu justo financiamento;

f) Qualificar a comunidade para acompanhar as ações da gestão pública e exigir a aplicação dos re-cursos públicos com transparência, especialmente na saúde.

Santuário • fevereiro/2012 • 3Notícias da Igreja

a Paróquia inovou e hoje promove a evan-gelização de seus fiéis por meio do caminho neocatecumenal.

Este caminho, que busca a redescoberta do batismo, teve seu início na Igreja pri-mitiva quando viu-se a necessidade de se dar uma formação aos pagãos que de-sejavam entrar no

caminho cristão. Hoje mais de seis mil paróquias no mundo acolhem o neocatecumenato. Na Paróquia Menino Deus, esse caminho já é

O Vaticano abrirá, no próximo dia 1°de março, a exposição “Lux in Ar-cana, o arquivo secreto do Vaticano se revela”, no Museu Capitolinos, em Roma. Como o próprio título já sugere, a exposição vem para mostrar arqui-vos, documentos e relíquias jamais divulgadas pela Santa Igreja numa demonstração inédita.

Anunciada em julho do ano pas-sado, a exposição tem o intuito de mostrar aos cristãos cerca de 100 documentos que fizeram história do século VIII ao XX na Igreja Católica. Dentre essas relíquias, está o docu-mento de excomunhão de Martinho Lutero(1520), o dogma da Imaculada

Exposição revela documentos secretos do VaticanoConceição, assi-nado por Pio IX (1854), a bula de deposição de Frederico II entre outros documen-tos relacionados à Igreja assinados por figuras como Napoleão Bona-parte, Galileu Ga-lilei e Abraham Lincoln.

A exposição que abrirá os ar-quivos secretos do Vaticano se dá por conta da comemoração dos 400

anos da Fundação do Arquivo Secre-to do Vaticano e será apoiada pelo Departamento de Assuntos Cultu-rais e do Centro Histórico e a Su-perintendência do Patrimônio Cultu-ral de Roma.

Aline Rodrigues ImercioFontes:

catolicismoromano.com

Luxinarcana.org

Pastoral da Juventude comemora o seu 10° Encontro Nacional

com elogios do governo brasileiro

A necessidade de se fundar um Setor de Evangelização e Carida-de fez com que Padre Cornelio, antigo páro-co da paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração, incentivasse o início e o fortaleci-mento da comunidade Menino Deus. Foi no ano de 1967 que a co-munidade, que discutia trabalhos de evangeli-zação, começou a ganhar forças até chegar ao que é hoje, a Paróquia Menino Deus. Um exemplo de união de comunidade em sua formação,

O ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, elogiou o trabalho realizado pela Pastoral da Juventude em seu 10° Encontro Nacional, que ocorreu entre os dias 08 e 15 de ja-neiro em Maringá, no Paraná.

“Envio os meus votos de que esse Encontro Nacional da PJ seja espaço profícuo, onde se fortaleçam as vossas convicções em defesa da vida da juventude e de um Brasil livre das injustiças e das misérias”, disse o mi-nistro em carta enviada aos

jovens que se reunirão em Maringá. Com essa declaração o ministro re-velou o reconhecimento do governo brasileiro nas ações que a Pastoral da Juventude vem trazendo aos jovens de todo o país.

O 10° ENPJ contou esse ano com

seguido há 9 anos desde quando o atual pároco, padre Luís Guiterrez Pardo o implantou.

Com a implantação desta caminha-da, muitos fiéis da Paróquia dizem que se instalou a esperança de uma nova evangelização a partir da fé renova-da. Os leigos das seis comunidades da Paróquia também se motivaram e com esperança participam ainda mais da Igreja em projetos missionários e catequéticos, para a satisfação do padre Gutierrez e das crianças, que começam a entender ainda mais sobre os processos de celebração e evange-lização católicos.

Aline Rodrigues ImercioFonte: jornal O São Paulo

Paróquia Menino Deus promove evangelização por meio do Caminho Neocatecumenal

a presença de 600 jovens, vindos de todos os estados brasileiros. No encontro grandioso, foram discutidas maneiras de os jovens promoverem a paz e reduzirem a violência em sua re-gião. Aconteceu, ainda, o lançamento de um subsídio de estudos intitulado

“Pastoral da Juventude: um jeito de ser e fazer”, que reúne a história e a identidade da Pastoral da Juventude e será distribu-ído em todo o Brasil.

Aline Rodrigues ImercioFontes: CNBB.org.br

Pj.org.br

Espaço Pastoral4 • Santuário • fevereiro/2012

O Espaço Pastoral deste mês de fevereiro apresen-ta uma ótima oportunidade para crianças, adolescen-tes e jovens das famílias humildes que frequentam nosso Santuário: estão abertas as inscrições para a Pastoral do Menor!

Desde 2003, aqui no Santuário de Nossa Senho-ra do Sagrado Coração, a Pastoral do Menor é um grupo que ajuda nossas crianças e jovens com "sábados diferentes". Do meio dia às 18h, na Quadra Paroquial, são oferecidos cursos diversificados de esportes e reforço para a vida estu-

Pastoral do Menor

Nos dias 24 e 25 de março, aconte-ce um dos mais tradicionais encontros realizados no Santuário de Nossa Se-nhora do Sagrado Coração. Trata-se da Formação Matrimonial e Religiosa para Casais (Formar), da Pastoral da Família.

O Formar existe desde a década de 1980 e, de lá para cá, vem sem-pre se renovando para proporcionar aos casais um grande encontro repleto de emoção nas dinâmicas, orações e reflexões. Para muitos casais que participaram nos últimos anos, o encontro é uma verda-deira bênção de Deus sobre as famílias que dele participam.

Os casais interessa-dos em participar do 25º Formar, estão convidados

Formar 2012a adquirir fichas e obter informações complementares, após as missas de do-mingo na Sacristia ou com membros da Pastoral da Família. Durante a semana, as fichas são entregues na Secretaria Paroquial em horário comercial.

Ewerton [email protected]

dantil, social e profissional: Capoeira, educação física, expressão corporal, informática, evangelização, apoio escolar, xadrez, teatro, e meio am-

biente – novidade para este ano. E, no ritmo destas atividades, a Pastoral do Menor ofe-rece também almoço e chá da tarde.

Informações gerais sobre as inscrições você pode obter na Secretaria Paroquial. Mas, vale lembrar: as inscrições da Pastoral do Menor acontecem até 03 de março!

Ewerton [email protected]

Riqueza

de vida, herança

de poucosÉ mais difícil ser honesto com

os outros ou consigo próprio? Às vezes, preferimos disfarçar a verdade para nos proteger de nós mesmos. Tememos que a pureza da sinceridade nos faça lidar com emoções que há muito evitamos.

A preocupação em não parecer ingrato ou arrogante para com quem temos o mínimo de con-sideração pode nos fazer calar, mesmo quando sabemos que o mais correto é fazer o contrário.

A honestidade, a sinceri-dade está inserida nos atos mais simples do cotidiano. Na complacência, na coragem e no amor. Ainda que, às vezes, a honestidade possa implicar em tomar decisões mais difíceis, acredito piamente que seja sem-pre o melhor caminho, afinal as turbulências de hoje podem ser o caminho para a serenidade e o equilíbrio do amanhã.

E que se façam valer as pa-lavras de William Shakespeare: “Nenhuma herança é tão rica quanto a honestidade.”

Ser honesto é também ser justo, e ser justo é o mínimo da base do comprometimento que devemos ter com nós mesmos se quisermos, algum dia, conquistar a verdadeira paz e prosperidade.

Kamila Eduarda Rios Araujo

Filipe & Camila / Miltinho & Regina / Márcio & Hérika / Edilson & Elisangela / Luciano & Andréia / João Carlos & Agnez / Ditinho & Maria

Santuário • fevereiro/2012 • 5

A maioria das pessoas que vieram para a capital paulista no século pas-sado, não era do estado: “Nasci em Felipe do Santos, “Fazenda Queima-da”, próximo a Ouro Preto, interior de Minas Gerais, em 1933. Aos 16 anos mudei-me para São Paulo e vim morar na Vila Formosa, no início desta rua, Iguaçaba. Desde então comecei a frequentar missa. No início ainda na hoje Praça Sampaio Vidal. Pouco depois onde o Santuário está hoje”, conta Vandoni de Almeida Rolim.

Naquela época também, era comum a família ser numerosa: “Sou o sexto de quinze filhos. Com o tempo todos

vieram para cá. O primeiro a vir foi o irmão mais velho, depois viemos os outros. Por sinal, logo que cheguei tratei logo de enviar um foto para que minha “namorada” não se esquecesse de mim. Ainda não havíamos começado o namoro e não queria que acabasse. Tanto que Elza Rolim Garro e eu nos casamos em 1953 e, portanto, come-moraremos 60 anos de casados no ano que vem” rememora sorrindo.

No começo da construção, havia muitas pessoas que ajudavam gratui-tamente: “Eu normalmente limpava as calhas, que são pequenas e entopem

facilmente até hoje, e trocava as lâmpadas. Não cobrava nada, além de outros reparos. Porém, quando teve um revestimento grande o Pe. Corné-lio exigiu que houvesse pagamento, pois precisava sustentar a família e não dava para fazer isso à noite ou aos poucos. Certa vez es-tava andando pelas vigas fazendo algum conserto e o Pe. Cornélio me disse: ‘cuidado. É muito perigoso andar aí. Você tem famí-lia para cuidar’. Ao que eu respondi: ‘não padre. Não é assim. É graças a serviços como esse que cuido de minha família’,” relembra saudoso, olhando para o alto...

No início da década de 1960, com o Concílio Vaticano II houve muitas mudanças e, inclusive, teve de passar uma “sermão” no Pe. Cornélio: “Ele estava bravo com as mudanças. A pedido dele, tirei o muro que separava a nave da igreja com o Altar. Eu sempre ia tomar café e fu-

mar com ele na casa paroquial. Um dia ele me disse: ‘não sei onde esse papa João XXIII quer chegar. Onde se viu fazer com que nós, padres, ensinemos a Bíblia para o povo!?’ Ao que respondi: não padre. O papa é nosso pai. Se respeitamos as pessoas mais velhas, como nossos pais, avós, tios, também temos de respeitar o papa João XXIII. Com certeza ele sabe o que está fazendo’,” rememora sorrindo acrescentando que ele nunca mais reclamou, ao menos com ele...

Desde criança teve uma for-te religiosidade: “minha mãe me ensinou que de-via rezara es-pecialmente às primeiras sextas-feiras de cada mês . Quan to mais sextas, me-lhor. Por coinci-dência há pouco tempo sou minis-tro extraordiná-rio da Eucaristia

Zelo pelo Santuárioe sirvo o altar às sextas feiras. Aqui no santuário fui membro da Liga Ca-tólica, Legião de Maria, Apostolado da Oração. Nas quermesses sempre fui, afinal todas as festas daqui são lindas, mas só para gastar e conversar com os padres”, completa sorrindo.

O contato com os padres deixou muitas lembranças: “O Pe. Vitório vinha sempre aqui para o levar aos lugares que precisava. Meus filhos estudaram no Externato Nossa Senhora do Sagrado Coração onde fiz alguns trabalhos gratuitamente também, pois eles estudavam de graça. Graças ao Pe. Jorge aprendi a ler e escrever no curso de “alfabetização de adultos” criado aqui no santuário. Até então eu sempre dava um jeito de esconder os óculos para pedir a alguém que lesse para mim. Assim eu tinha a desculpa de que não enxergava direito. Somen-te na década de 90 pude então ler e escrever. Fiz prova e obtive até o diploma do ginásio no João XXIII”, finaliza ele agradecido...

As fotos são do arquivo da família.Miguel Mota

Livrinho da sagração episcopal de Dom Ricardo Paglia, MSC, bispo de Pinheiro-MA, que guardam com orguho e como relíquia

Festa da Família Rolim, em 1998

Foto enviada a Elza, “futura namorada”, hoje esposa há quase 60 anos

6 • Santuário • fevereiro/2012

Dizimistas aniversariantes de fevereiro/201231/01 José Francisco das Merces01/02 Agenor Faccioli01/02 Antonio Frederico Raimundo01/02 Ismenia de Araujo01/02 Jonh Wellington01/02 José Jesus de Melo01/02 Maria Anésia Maia Barreto01/02 Maria Aparecida Souza Campos01/02 Valentina Cadette Tacoronte02/02 Joice Francine Beserra Delgado02/02 Manuela Rodrigues Brandão02/02 Rosa Carlota Guastali Ponce02/02 Vicencia Aparecida Bazuchelli03/02 Archides Negri03/02 Auzeli Enedina Lucas Macedo03/02 Egidio Aparecido Zucco03/02 Judite Alves04/02 Albertina Cutieri04/02 Antonio Pereira Moraes04/02 Celso Francisco da Costa04/02 Germino Pereira dos Santos Filho04/02 Jesus Fabricio da Rosa04/02 Osvalda Furlan Rodrigues04/02 Paula Regina B. Giacco Abá04/02 Silvia Rodrigues Kurosaki04/02 Terezinha Silva05/02 Agueda de Oliveira Filho05/02 Antonia Miano Néri05/02 Antonio Corda05/02 Eduardo Rodrigues Gato05/02 Emeri Itamaia05/02 Maria Elisa de Lourdes Escalhão05/02 Marli Evangelista S. Miranda Silva05/02 Vera Lúcia R. Oliveira06/02 Alice Isabel das Mercês06/02 Alzira da Silva Moreira06/02 Angelina Siessa Macia06/02 Roy Cronne Monteiro07/02 José Carlos Manrubio07/02 Maria José Alves Lima07/02 Neusa do Carmo Pinheiro07/02 Shirlei Dias de Lima07/02 Sueli Garcia Benedito08/02 Maria Tereza Nogueira08/02 Maridete Barbosa Praxedes08/02 Vilson Bezerra dos Santos09/02 Ana Aparecida Casemiro Ferraz09/02 Belmiro Guerra dos Santos09/02 Camila Fernanda de Lima09/02 Jefina Maria de Lima09/02 Sebastião Miranda Junior10/02 Alcides José de Oliveira10/02 Cláudia Motta10/02 Maria Trindade de Castro

10/02 Marilena Di Sessa10/02 Marlene Miranda11/02 Aldemir Bisculla Sávio11/02 Deolinda de Barros Carolis11/02 Isolina de Matos Bolognani11/02 Iracema B. de Oliveira11/02 Lazara da Cunha Franco11/02 Maria de Lourdes da Mota Americano11/02 Nathalia Stephanie Silva11/02 Neide Martins Silvério12/02 Antonio Filho Nogueira Pinheiro12/02 Ines Pimentel Viveiros12/02 Iraneide Gomes da Silva Alencar12/02 Jenivaldo José Delgado12/02 João Szabli12/02 Junior Finelli12/02 Laercio de Paula Moreira12/02 Renato Moreira de Oliveira12/02 Selma Magalhães Miranda13/02 Antonia Ferreira de Melo13/02 Belmira G. Oliveira Lopes13/02 Florindo Ferrari13/02 Jucielo Calou13/02 Manuel Ferreira de Almeida13/02 Maria de Lourdes dos Santos13/02 Nabih Mansour Maroun13/02 Sebastião Figueiredo13/02 Sheila Santi Tonetti14/02 Cristiane Thomaz Puccini14/02 Elvira Couto de Carvalho14/02 Geraldo Alvarenga Filho14/02 Giuseppina Cataldi14/02 Maria Ferreira de Oliveira15/02 Aristides Fantini15/02 Écio Brito da Silva15/02 José Carlos Aoras15/02 Marilene Rocha Martins15/02 Micheli Zotelli16/02 Aparecida Generoso16/02 Maria Conceição Agnelo Bastos16/02 Neusa G. Malagutti16/02 Sirlene Ferreira Silva16/02 Tatiane de Fátima Almasan17/02 Aparecido de Oliveira17/02 Eduardo Rocha17/02 Maria Cristina G.Bijji17/02 Márcia Nunes Gomes17/02 Nazaré Cândida Soares17/02 Roberta Ap. Sfrizo Vaccioli17/02 Valeria Antonia Guerra18/02 Antonio Viveiros Filho18/02 Elza Dantas Del Vecchio18/02 Manoela de Jesus Arruda Scacabarozzi18/02 Roger Soler da Fonseca

18/02 Rubens Murtada18/02 Vera Lúcia Biazotti19/02 Adélia Alves de Oliveira19/02 Ana Giulia C. Milhiorança19/02 Cleuza de Oliveira Pereira19/02 Dinorá Souza dos Santos19/02 Francisca Edileusa Bezerra Delgado19/02 Maria das Neves Mendes20/02 Fábio Burgos Garcia20/02 Larissa Guaiato Tunis20/02.Luiz Carlos Pinheiro20/02 Maria das Neves Narduccio20/02 Thiago Sabiani de Oliveira21/02 Nelson Yukio Osaki21/02 Salete de Oliveira Ferraz22/02 Maria José Mariano Miota23/02 Ana Benedita Getúlio23/02 Maria Bernadete T. A Souza23/02 Marta Aparecida Martins23/02 Nelson das Neves24/02 Armanda de Jesus24/02 Flávia Geralda Evangelista Pacheco24/02 Ligiane Martins da Silva24/02 Osvaldo Rossini24/02 Suzan Tarrasco24/02 Vera Lucia Soares25/02 Aurora Teixeira Ribeiro25/02 Elizabete Mariano de Oliveira25/02 Paulo da Silva26/02 Adriana Regina Bonatti26/02 Andreza Esplendore26/02 Cristino Alves Brandão26/02 José Helemo dos Santos26/02 Lindalva Secculo Morgan26/02 Mario Rodrigues de Almeida26/02 Shirleide Gorgonio27/02 Hosana Eunice Soares27/02 Marli Antonio Gonçalves27/02 Nadir Minhaco da Silva28/02 Adelicia Oliveira Mesquita 28/02 Alberto Francisco Rodrigues Salvador28/02 Geovani Roberto Evangelista28/02 Maximiano R. Almeida

Dizimistas aniversariantes

da Comunidade São José

07Maria José Alves Lima08 Rita de Cassia Messias Santos13 Maria Marcilia da Silva20 Margarida Silva Meireles21 Daniel de Lima

Santuário • fevereiro/2012 • 7

Atendimento dos padres:Quartas e quintas-feiras:

9h às 11h15 e 14h30 às 16h30Sextas e sábados: 9h às 11h15

Horário das Missas: Domingos:

7h30, 9h, 10h30, 18h e 19h30 Segundas-feiras: 19h30

Terças-feiras à sextas-feiras:7h30 e 19h30

Sábados: 7h30

Missa na Comun. São José: Domingos: 9h

Expediente:Jornal SANTUÁRIO

Publicação mensal daParóquia e Santuário de Nossa

Sra. do Sagrado CoraçãoRua Angá, 994 • V. Formosa • 03360-000

Fones: 2116-6454 / 2211-0448 / 2628-7873Tiragem desta edição: 2 mil exemplares

Pároco e Reitor do Santuário: Pe. Air José de Mendonça, MSC

Jornalista Resp.: Miguel Mota - Mtb 48.332/SPE-mail: [email protected]

www.santuariodemaria.com.brwww.msc.com.br

Sec. Paroquial: [email protected] na Gráfica Azevedowww.graficaazevedo.com.br

[email protected](11) 2682-3464

Intenções do Apostolado da Oração

fevereiro/2012

Geral: Para que todos os povos tenham acesso à água e aos recursos necessários ao sustento cotidiano.

Missionária: Para que o Senhor susten-te o esforço dos profissionais de saúde das regiões mais pobres no serviço aso doentes e aos idosos.

VicentinosBazar da SolidariedadeData: 08/02 - das 8h às 16h

Local: Rua Angá, 962Domingo do QuiloDia: 19 de fevereiro

Contamos com sua doação!

Todos os domingos:Catequese – 9h – igreja/salas (26/02)Crisma – 8h30 – nas salasPré-Crisma – 9h – igreja, salas

Todas as segundas-feirasAtendimento Pastoral Escuta – das 13h às 19h – igreja (exceto 27)

Todas as terças-feirasEncontro da 3ª Idade – 14h – sala

(exceto 22/02, 4ª feira de Cinzas)

Todas as quartas-feirasClube de mães – 14h às 17hVicentinos – 09h – Sala/vicentinos

Todas as quintas-feirasCongreg. Mariana – 20h30 – casas

Todas as sextas-feirasVicentinos – 20h30 – Sala/vicentinos

Todos os sábadosCatequese – 14h30 – salas/inícioPastoral do Menor – 13h - QuadraVicentinos - 8h30 - Sala/vicentinosVicentinos – 15h – Sala/vicentinos

Agenda de fevereiro/2012Dia Hora Descrição Local01 20h Formação de Catequistas Salão I02 Apresentação do Senhor 19h30 Formação de Catequistas Salão I 19h30 Missa c/adoração Santíssimo Igreja03 São Brás 07h30 Missa do Sagrado Coração Igreja 08h30 Reunião Apostolado Salão I04 15h/18h Abertura dos Trabalhos Pastorais Quadra 16h Encontro Coroinhas Sala 17h45 Encontro de Batismo Salão I05 Missas Domingo do Dízimo Igreja 9h Reunião da Liga Católica Sala Vicentinos 10h30 Encontro Pré Crisma Salão II06 14h Reunião dos Grupos de Rua Salão I07 20h30 Formação de Liturgia Salão I11 Dia do Enfermo 8h30 Reunião Pastoral Missionária Sala Liturgia 14h Reunião Pastoral do Menor Quadra 14h30 Reunião Capelinhas Sala NA12 7h Encontro de Noivos Salão I e II 10h30 Encontro Pré Crisma Quadra 15h Reunião Legião de Maria Salão I14 20h Reunião Comunicação Setor Salão II 20h30 Reunião do CPP Salão I16 15h Missa dos Enfermos Igreja 16h Reunião Pastoral dos Enfermos Sala 20h Reunião Coordenação do Setor Salão I17 14h30 Hora Santa Apostolado Igreja18 7h30 Inicio da Novena de NSSC Igreja19 Todas as Missas - Domingo da Caridade Vicentinos21 Carnaval 22 15h Reunião do Apostolado Sala Liturgia 19h30 Cinzas e Abertura da CF/2012 Igreja23 20h15 Reunião do Setor Salão I 20h30 Terço dos homens Igreja 20h30 Reunião Pastoral Matrimonio Sala24 20h Reunião Vicentinos Setor Salão I25 12h Pastoral Solidariedade Salão I 19h Bingo com Pastel Quadra26 10h15/12h30 - Reunião de Pais Catequese Salão I 9h/12h Início da Catequese Salão I 15h Confraternização Legião Maria SalãoI28 9h/15h Bazar Vicentino Sala Vicentinos 19h30 Missa aniversário ord. D.Edmar N.Sra.Lourdes

www.santuariodemaria.com.br [email protected]

08 • Santuário • janeiro/2012

Dr. José IackowskiAdvocaciaCível, familiar, trabalhista, revisão de alimentos,

danos morais contra banco, direitos do consumidor.Fone: (11) 3101-2496 / 8491-0665Email: [email protected] Álvares Penteado, 185, 5º andar, cj. 505 - Centro

(11) 3892 3353www.farmaeciaformosa.cepsaude.com.br

Av. Eduardo Cotching, 2204Vila Formosa – São Paulo-SP

Maria de Lurdes A. RossiProfª Matemática / Pedagoga / Psicopedagoga

Atendimento individual * psicopedagogia * concurso * reforço escolar * alfabetização * caligrafia * raciocínio lógico

Fones: 2671-5227 / 7113-7070 / 9839-4005Rua Saigon, 58 – Sala 03 – Vila Formosa

A comunidade em açãoFilme & Oração: No dia 18 de fevereiro, às 14h no Salão 01,

acontece um momento diferente de oração com a exibição de um bom filme. Participe do Cine PasCom, com a equipe que faz nosso Jornal Santuário!

Pastoral dos Surdos precisa de voluntários: A Pastoral dos Surdos de nossa paróquia necessita, urgente e caridosamente, de voluntários para a função de intérprete de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) para tradução simultânea das missas das 10h30 de domingo. Os interessados precisam ter conhecimento já adquirido da linguagem LIBRAS. Mais informações com os voluntários Fátima e Danilo, ao final das missas dominicais das 10h30, ou na Secretaria Paroquial durante a semana. Agradece-mos, desde já, a ajuda e disponibilidade dos novos voluntários!

Oficinas da Juventude: A Pastoral da Juventude oferece para a comunidade oficinas de teatro, violão e bateria. Pessoas de todas as idades, especialmente jovens, podem adquirir suas fichas e mais informações sobre os cursos na Secretaria Paroquial ou nos encontros da Juventude – aos domingos às 16h, na Sala 95.

Inscrições para a Catequese: Até 01 de abril, continuam abertas as inscrições para a Catequese de 1ª Comunhão para crianças. As fichas de inscrição podem ser adquiridas na Secretaria Paroquial ou com os catequistas após as missas de domingo, na entrada do Santuário.

Pastoral do Pré Crisma: Todas as crianças e adolescentes que fizeram Primeira Comunhão e tem menos de 14 anos, estão con-vidados a participar dos encontros do Pré Crisma. Os encontros acontecem aos domingos, às 10h30, no Salão 2.

Inscrições para a Crisma: Todos os jovens e adultos estão convidados a participar da Crisma em nosso Santuário. A idade mínima é de 15 anos a serem completados em 2012. Adquira sua ficha de inscrição na Secretaria Paroquial ou na Sacristia.

Seja Dizimista: Para que todos os esforços colocados na reforma do Santuário e na construção da Capela do Santíssimo sejam preservados pelos próximos anos, convidamos todos os amigos da comunidade a serem dizimistas. O dízimo é um ato de amor, em valores financeiros definidos pelo próprio doador, que ajudam a igreja a se manter preservada, orga-nizada e aconchegante para você e sua família. Procure os agentes da Pastoral do Dízimo, sempre presentes na entrada do Santuário após as missas de domingo. Deus lhes pague com bênçãos infinitas!

Comunidade Recado: Todos nossos paroquianos estão convidados a participar dos encontros do Grupo de Oração da Comunidade Recado. Os encontros acontecem aos sábados, das 16h30 às 18h. Local: Av. João XXIII, nº 272 sala 4. Mais informações pelo tele-fone: (11) 9660-6276 ou em www.comunidaderecado.com

Programa Brasil Cristão, com Pe. Air José: Sintonize a TV Sé-culo 21 pela TV digital da Telefônica (canal 232), pela parabólica ou acesse www.tvseculo21.org.br. Veja o programa apresentado pelo pároco e reitor de nosso Santuário, todas as quartas-feiras, ao vivo às 21h, com reprise aos domingos no mesmo horário.

PasCom Fevereiro/2012: Neste mês, daremos início a mais um período quaresmal. Que você, leitor e leitora do Jornal Santuário, participe e viva intensamente o que nossa Igreja tem a oferecer neste tempo tão importante de oração, reflexão e conversão! Seja Feliz!!!

NO PONTO

Alice: Você pode me ajudar?"

Gato: "Sim, pois não."

Alice: "Para onde vai essa estrada?"

Gato: "Para onde você quer ir?".

Alice: "Eu não sei, estou perdida."

Gato: "Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve."

Caminhos são trilhas imaginárias em que depositamos a nossa vida. O imaginário traça linhas que ao longo da vida precisamos per-correr. Linhas sinuosas, às vezes, mas que levam a algum lugar. Pode ser que estes lu-gares não sejam aqueles almejados, sonhados e idealizados, mas serão frutos do caminho percorrido. E assim se faz. Caminhamos onde escolhemos caminhar. Escolher este caminho pode ser um doloroso discernimento.

No filme “Alice no país das maravilhas” há um diálogo emblemático entre Alice e o gato como descrito acima, no início. Esta menina que cai na toca de um coelho e se vê perdida entre o real e o imaginário, o possível e o impossível, o faz de conta e a realidade. E ela precisava de um rumo. Precisava saber para onde deveria ir.

Por isso é necessário um projeto de vida, mesmo que não seja um projeto articulado, definido em estatísticas e tudo o mais. Projetos são propósitos que vão se alinhavando diante de nós enquanto vivemos. Hoje mais, amanhã menos e ele vai se desnudando diante de nós.

Qual é o seu projeto? Pergunto de outra maneira, qual é o caminho que você quer percorrer? Qual você escolhe? Querer e es-colher podem não estar em sintonia. Nem sempre a escolha traduz a vontade.

Deus precisa de um lugar neste caminho. Ca-minhar sem Ele é sempre complicado.

Pe. Air José, MSC