Jornal São Judas Edição 195

16
www.usjt.br Para unir lazer e boa formação págs. 8 e 9 O período de férias pode ser uma ótima oportunidade para investir em experiências internacionais e somar pontos no currículo. Fazer intercâmbio, programar um roteiro cultural ou explorar vestígios de um período histórico interessante podem ser boas opções para enriquecer sua formação. Leia na seção UniDiversidade. Encontro com o Futuro_ As oportunidades de bolsas e descontos continuam com o Vestibular do dia 1º de dezembro! Veja, ainda, como foi o Encontro com o Futuro. Pág. 4 Sarau_multimídia_ São Paulo é uma cidade cheia de boas opções culturias. Escolhemos as melhores dicas de passeios gratuitos ou com preços acessíveis para agitar suas férias. Pág. 11 UNIDIVERSIDADE ANO XXIII Nº 195 novembro/2013 JORNAL SÃO JUDAS PUBLICAÇÃO MENSAL

description

Publicação Mensal da Universidade São Judas

Transcript of Jornal São Judas Edição 195

Page 1: Jornal São Judas Edição 195

www.usjt.br

Para unir lazer e boa formaçãopágs. 8 e 9

O período de férias pode ser uma ótima oportunidade para investir em experiências internacionais e somar pontos no currículo. Fazer intercâmbio, programar um roteiro cultural ou explorar vestígios de um período histórico interessante podem ser boas opções para enriquecer sua formação. Leia na seção UniDiversidade.

Encontro com o Futuro_ As oportunidades de bolsas e descontos continuam com o Vestibular do dia 1º de dezembro! Veja, ainda, como foi o Encontro com o Futuro. Pág. 4

Sarau_multimídia_ São Paulo é uma cidade cheia de boas opções culturias. Escolhemos as melhores dicas de passeios gratuitos ou com preços acessíveis para agitar suas férias. Pág. 11

unidivErSidadE

ANO XXIIINº 195novembro/2013 JORNAL SÃO JUDAS

PUBLICAÇÃO MENSAL

Page 2: Jornal São Judas Edição 195

JORNAL DA UN IVERS IDADE SÃO JUDAS2

2014, logo aí

Revista São Judas Eletrônica - A Universidade São Judas está lançando a sua revista digital, que pode ser lida em sistema Android ou IOS, em smartphones ou tablets, além de uma versão acessível em desktop. Vídeos, galerias de fotos, textos e infográficos animados fazem parte das opções multimídia da publicação digital. Para acessá-la, procure por E. Revista São Judas no Google Play ou na Apple Store, em seu smartphone ou tablet.

ed

ito

ria

l

Prêmio Vladimir HerzogComo ex-aluna do curso de Jornalismo da São Judas, gostaria de compartilhar minha recente conquista. Estou entre os vencedores da 35ª edição do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, por conta da série de reportagens “Dores do Parto”, entregue no dia 22 de outubro, em solenidade no Memorial da América Latina. anelize Gabriela – Ex-aluna de Jornalismo e repórter da rádio Brasil atual – 98,9 FM.JSJ – A carta de Anelize foi dirigida ao Prof. Anderson Fazoli, coordenador do curso, que nos reencaminhou. Agradecemos ao professor e parabenizamos a ex-aluna pelo importante reconhecimento! Na seção EntreLinhas, publicamos texto sobre a premiação.

Envie um e.mail para [email protected].

ca

rt

as

O Jornal São Judas é uma publicação mensal do Departamento de Comunicação e Marketing da Universidade São Judas Tadeu, gratuita e dirigida a toda a comunidade. unidade Mooca: Rua Taquari, 546. CEP 03166-000 - São Paulo - SP. unidade Butantã: Av. Vital Brasil, 1000. CEP 05503-001 - São Paulo - SP - Fone: (11) 2799-1677. Supervisão: Maria Luiza Mesquita. Conselho Editorial: Anderson Fazoli, Angelo Zanini, Antonio José da Silva, Beatriz Dionísio, Caio Pereira Santucci, Carla Witter, Durval Luiz da Silva, Fernando Duch, Giovana Ganeo e Júlio César Lucchi. São Judas é produzido pela Folie Comunicação Ltda. Av. Água Fria, 1892 - CEP 02332-001 - São Paulo - SP - Fone: (011) 2203-3892/ 2953-6347. Editora e Jornalista responsável: Mirian Meliani Nunes - Mtb 23761. Coordenação Editorial: Frideriki Karathanos. redação: Ana Paula Ramos e Frideriki Karathanos. revisão: Prof. Everaldo José de Campos Pinheiro. direção de arte/diagramação: PaulaLyn Carvalho. Estagiário de arte: Caio Antunes. Produção Fotográfica: Ana Paula Ramos. Fotografia: Sergio Carvalho. Foto/Capa: Gchutka/iStockPhoto. Tiragem: 10.000 exemplares. Reprodução permitida sob autorização prévia, desde que citada a fonte. Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo obrigatoriamente a posição do jornal.

ex

pe

die

nt

e

o q

ue

ro

lou

O Jornal São Judas não é distribuído no mês de dezembro e, portanto, esta é a última edição em 2013. É quase como se 2014 já estivesse aí, batendo à nossa porta – e de fato está!

Desejamos boas provas semestrais a todos os alunos, que cada um mostre tudo o que aprendeu e se saia muito bem! Também desejamos sorte àqueles que apresentam, ao longo do mês, seus TCCs. Temos certeza de que muita coisa boa e inovadora surgirá de mais essa leva de projetos concluídos.

Para entrar em ritmo de férias, trazemos uma reportagem em unidiversidade sobre as vantagens de possuir uma experiência internacional no currículo e na biografia pessoal. Conhecimento e lazer podem e devem andar lado a lado. As férias são um bom período para programar um intercâmbio ou um curso rápido em outro país, aperfeiçoando o idioma e conhecendo novas culturas. Professores e alunos que viveram períodos fora do Brasil contam por que isso pode ajudar a deslanchar sua carreira. Em vocação, a ex-aluna Renata Duch fala sobre sua atuação profissional na China e em outros países, experiência internacional de primeira!No Sarau Multimídia, você confere a programação cultural em São Paulo para os meses de férias, com dicas de programas gratuitos ou a preços acessíveis. Desejamos um ótimo encerramento de ano e que 2014 traga boas novas e grandes oportunidades!

Boa leitura!

VEJA Um RESUmO dOS POStS E dAS hIStóRIAS OnlInE mAIS IntERESSAntES.

Participe e conecte-se com outros alunos, professores, ex-alunos e vestibulandos. acesse www.interconectadossaojudas.com.br e conte a sua história. Ou siga no Twitter, Facebook, Orkut, Youtube e Flickr.

acesse o Portal da universidade: www.usjt.br

informe-se sobre um dos temas mais atuais e importantes, a sustentabilidade: www.usjt.br/universo_sustentavel/

Page 3: Jornal São Judas Edição 195

novembro_2013 3

O professor Jorge Pirolla acredita que a música faz parte do seu DNA. Desde pequeno, sua vida foi embalada por violões, ora tocados por seu pai, ora por seus tios. “A família toda é musical. Não havia uma só reunião familiar em que o violão e a cantoria não estivessem presentes”, recorda-se. Em meio a esse clima, Jorge foi moldando o gosto musical, até que, aos 16 anos, tomou coragem e começou a dedilhar as primeiras notas no instrumento, incentivado pelo pai e inspirado nas músicas de Toquinho, uma referência para ele na MPB.Na mesma época, o então adolescente descobriu a vocação para a docência. “Trabalhava no Departamento de Cursos do Colégio São Judas e, como conhecia linguagem de programação de computadores, fui convidado a dar um curso livre sobre Excel. Senti-me tão bem dando aula que resolvi investir. Mas, claro, sem abandonar a música.” Afinal, segundo o professor, a música é o acalanto da alma. “Vida sem música é vida distante da plenitude, não é à toa que ela costuma embalar os momentos mais marcantes de nossa existência.”Assim que concluiu o curso de Tecnologia em Processamento de Dados na Universidade São Judas, em 1987, passou a lecionar no Colégio. Paralelamente, continuou aprimorando os conhecimentos no violão e na guitarra.

AS mElhORES nOtAS mUSIcAISHá 15 anos, atua profissionalmente como músico, tocando em festas e casamentos ao lado dos irmãos Rafael (teclados) e Paulo (contrabaixo). O grupo ainda conta com outros integrantes, responsáveis pelo canto solo, trompetes, violoncelos e trompa. Os componentes variam de oito a dez, dependendo do gosto e do repertório escolhido pelos contratantes. “Ser eclético é característica essencial para quem toca profissionalmente. Mas, pessoalmente, gosto mesmo é de rock e MPB”, diz o professor, fã incondicional de Pink Floyd, Deep Purple, Legião Urbana, Metallica, Milton Nascimento, 14 Bis, Tom Jobim e Boca Livre, entre outros.

q u a l é a s u a ?

Docente nos cursos De ciência Da comPutação e

sistemas De informação DesDe 2011, a música semPre

acomPanhou a trajetória Do Professor Jorge Luís

PiroLLa.

o que a música tem a ensinar

Shows | the Wall/Roger Waters, Paul mccartney, toquinho, Ira!, Oswaldo montenegro, titãs e milton nascimento.

Play list | Pink Floyd, deep Purple, metallica, legião Urbana e clube da Esquina.

Feira | Expomusic, para conferir as novidades em instrumentos e equipamentos musicais.

Sites e Fanpage | Sempre confere vídeos postados no Youtube para ampliar o repertório, e acompanha as fanpages do Pink Floyd e metallica, entre outros.

Para ficar por dentro do trabalho realizado pela Troiano & Pirolla acesse o site www.troianoeventos.com.br .

check in

O professor Jorge Pirolla, docente nos cursos de ciência da computação e Sistemas da Informação, atua como músico profissional há 15 anos, animando festas e casamentos. nas duas profissões, que lhe proporcionam grande prazer, os dias nunca são iguais.

perfil

Page 4: Jornal São Judas Edição 195

JORNAL DA UN IVERS IDADE SÃO JUDAS4

e n c o n t r o c o m o f u t u r o

Vestibular 2014:ainDa Dá temPoFIqUE AtEntO à tERcEIRA E

últImA dAtA dO VEStIbUlAR

2014 dA SãO JUdAS, UmA dAS

mElhORES InStItUIçõES dE

EnSInO SUPERIOR dA cIdAdE dE

SãO PAUlO.

GostoU?Veja mais no Portal www.usjt.br, Central de Mídia, no link do Jornal São Judas.

Para ajudar o vestibulando a fazer uma boa escolha, a São Judas realizou, nos dias 28 de setembro, na unidade Mooca, e 5 de outubro, na unidade Butantã, o Encontro com o Futuro. Dirigido aos estudantes do Ensino Médio, o encontro ofereceu a oportunidade de participar de oficinas e simulação de diferentes atividades profissionais. A vivência foi organizada para facilitar a compreensão das características de determinadas profissões e o modo como as atividades são desenvolvidas nos cursos da São Judas.

Encontro com o Futuro unidade Mooca

PArA OriEntAr OS EStudAntES

do Ensino Médio, foram montados

painéis com a descrição das atividades

realizadas pelas cinco faculdades.

OS intErESSAdOS EM AdMiniStrAçãO

dE EMPrESAS assistiram à peça

“Fundamentos da Administração”,

encenada por alunos do curso.

nO LAbOrAtóriO dE MiCrObiOLOgiA,

os visitantes puderam conferir o

crescimento de bactérias e fungos.

uM dOS PrOJEtOS produzidos pelos

alunos dos cursos de Engenharias simulou

uma partida da Copa do Mundo, envolvendo

conceitos de física e mecânica.

A OFiCinA dE dESEnHO induStriAL E

ArquitEturA ofereceu um bom exercício

para quem tem interesse nessas profissões.

ALéM dE ObtEr inFOrMAçõES SObrE

O CurSO dE FiLOSOFiA, os visitantes

puderam conhecer alguns dos filósofos

mais importantes da História.

A PArtir dA dEMOnStrAçãO dA

PrOduçãO dE COMPriMidOS, os

visitantes conferiram processos industriais

e atuação do farmacêutico.

COMO PrOCEdEr EM CASO dE

EMErgênCiA? O atendimento em

primeiros-socorros atraiu a atenção dos

interessados no curso de Educação Física.

Page 5: Jornal São Judas Edição 195

novembro_2013 5

e n c o n t r o c o m o f u t u r o

InscrIçõesaté o dia

29/11/2013 nas unidades ou em vestibuLarsaoJudas.com.br

Provas GeraIs 1º/12/2013

Encontro com o Futuro unidade Butantã

Representação do julgamento do ASSASSinAtO dE CLáudiA LESSin

rOdriguES, ocorrido em 1977, no Rio de Janeiro. Os envolvidos,

Michel Frank e Georges Michel Kour, pertenciam à alta sociedade

carioca. Momento da SEntEnçA, com a condenação de Georges

Michel Kour (representado por jovem de camiseta branca e jeans).

nO EStúdiO dE tV, os

estudantes atuaram como

apresentadores de telejornal.

Visitantes conferem atividades

desenvolvidas nos cursos da

FACuLdAdE dE tECnOLOgiA

E CiênCiAS ExAtAS.

nO EStúdiO dE rádiO, estudantes

revezaram-se na locução, conferindo o

dia a dia de um profissional radialista.

ALéM dE COnHECEr algumas atividades

desenvolvidas por Engenharia de

Produção, os visitantes experimentaram

equipamentos e instrumentos usados

durante as aulas práticas.

A MOViMEntAçãO nA unidAdE

butAntã FOi intEnSA. Os visitantes

foram orientados por monitores sobre cada

uma das atividades realizadas pelos cursos.

O CurSO SuPEriOr dE tECnOLOgiA

EM gEStãO dE rECurSOS

HuMAnOS apresentou aos visitantes

algumas das técnicas de seleção e

treinamento de pessoal nas empresas.

GostoU?Veja mais no Portal www.usjt.br, Central de Mídia, no link do Jornal São Judas.

Page 6: Jornal São Judas Edição 195

JORNAL DA UN IVERS IDADE SÃO JUDAS6

e n t r e l i n h a s

renoVação De reconhecimento O curso de Comunicação Social - radialismo (rádio e Tv) teve seu reconhecimento renovado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Portaria nº 520, de 15 de outubro de 2013. O reconhecimento periódico dos cursos de Ensino Superior é uma norma do MEC para garantir a qualidade da educação oferecida aos estudantes em todo o território brasileiro. A São Judas recebe excelentes avaliações das Comissões que visitam as unidades para garantir a renovação dos cursos.

caVelagna na sky César Cavelagna, cartunista e ex-aluno do curso de Educação artística, é parceiro do novo canal infantil brasileiro Zoo Moo, que ocupa a faixa 103, da Sky. No projeto, César produz vinhetas e séries de animação, como Simão e Bartolomeu e Sidney. A programação é baseada em séries animadas e matérias sobre animais, transmitidos de maneira inteligente e muito divertida. O Zoo Moo ganhou destaque por sua qualidade e foi classificado pela Ancine (Agência Nacional do Cinema) como Canal Brasileiro de Espaço Qualificado Programado por Programadora Brasileira Independente (CABEQ).

manual De trabalho acaDêmico Já está disponível para venda o Manual de Trabalho Acadêmico, publicado pela Editora universidade São Judas, de autoria dos professores Paulo de Assunção, Dirce Lorimie Fernandes e Maria Cristina S. Esteves. O livro ajuda a padronizar os trabalhos desenvolvidos pelos alunos da graduação e Pós-graduação da São Judas, seguindo as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). “O Manual é uma forma de apoiar os alunos durante a produção dos trabalhos de conclusão de curso, de iniciação científica, redação de dissertações e teses, seguindo as normas do meio científico”, explica o professor Paulo de Assunção.

encontro De ex-alunos No dia 30 de novembro, o curso de Educação Física recebe os ex-alunos para uma manhã de integração e troca de experiências. Organizado pelos professores Douglas Cossote, Gláucia Braggion e Marcelo Feitosa da Silva, o encontro será realizado na Unidade Mooca, no Auditório do Térreo, das 9h às 13h. Na ocasião, os ex-alunos participam de duas palestras com profissionais da área que falarão sobre treinamento funcional e crossfit. Em seguida, apresentarão suas experiências e atuação no mercado de trabalho.

Vi colóquio em eDucação física Para iDososA partir do tema Educação Física para idosos e a relação entre Extensão, Ensino e Pesquisa, foi realizado, no dia 7 de novembro, o vi Colóquio de Educação Física da Universidade São Judas. Para debater o tema, formou-se uma mesa redonda com participação do Prof. Dr. Sebastião Gobbi, do Laboratório de Atividade Física e Envelhecimento da Unesp; Profª Dra. Giovana Zarpellon Mazzo, do Laboratório de Gerontologia do Centro de Educação Física, Fisioterapia e Desportos da Udesc; e a Profª Dra. Maria Luiza de Jesus Miranda, do Laboratório de Pedagogia do Movimento da USJT, tendo como mediadora a Profª Dra. Marília Velardi, da USP. Na ocasião, também foi proferida palestra com o tema “O papel dos Sistemas de Ensino na construção histórica dos sujeitos – Possibilidades para a pesquisa qualitativa com idosos”, pela Profª Dra. Graziela Serroni Perosa, da USP.

ex-aluna recebe Prêmio VlaDimir herzog Formada em Jornalismo em 2010, a repórter da Rádio Brasil Atual anelize Gabriela Moreira foi uma das vencedoras da 35ª edição do Prêmio vladimir Herzog de anistia e direitos Humanos, ao receber Menção Honrosa com a série de reportagens “dores do Parto”. O trabalho fala dos maus tratos sofridos pelas parturientes e do alto índice de cesarianas eletivas realizadas no país. A cerimônia de premiação ocorreu dia 22 de outubro no Memorial da América Latina. Assim que foi informada da premiação, a ex-aluna conta que se lembrou das aulas da Profª Jaqueline Lemos. “Ela sempre enfatizou o jornalismo realizado por Elaine Brum e Ricardo Kotscho. Isso foi decisivo para eu entender como contar as histórias das pessoas. O prêmio me faz acreditar que ainda há espaço para as boas reportagens, sensíveis e com olhar humano”, observou.

Projeto na faPesP Recentemente, a Fundação de amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) aprovou projeto de pesquisa desenvolvido pelo Prof. Dr. Bruno Rodrigues, da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde. O tema “Efeitos do treinamento físico associado à estimulação colinérgica por brometo de piridostigmina previamente e após o infarto do miocárdio: papel na função cardíaca, autonômica e no perfil inflamatório” será desenvolvido nos próximos dois anos, nos cursos de mestrado e doutorado em Educação Física e no Regime de Iniciação Científica. Ao enviar seu projeto para a Fapesp e conquistar a bolsa, o professor Bruno abriu importante oportunidade para os alunos ingressarem na carreira acadêmica, além de demonstrar que é possível obter financiamento da Fapesp com a apresentação de pesquisas consistentes.

AnELizE MOrEirA recebe

Menção Honrosa no Prêmio

Vladimir Herzog de Jornalismo.

JOÃO

PAU

LO B

RITO

Page 7: Jornal São Judas Edição 195

novembro_2013 7

ParticiPação De alunos no conic O 13º Congresso de iniciação Científica (COniC), que acontece nos dias 29 e 30 de novembro na Universidade Anhanguera, em Campinas, contará com a participação de estudantes de graduação de todo o país. No total, 48 alunos da São Judas inscreveram seus trabalhos no Congresso, sendo que 35 deles foram aprovados e serão apresentados na forma oral ou de painéis. A participação no CONIC é uma oportunidade para o estudante mostrar sua criatividade e colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo da graduação. Jonas Farias de Barros, aluno do 4º ano de Filosofia, pretende atuar como docente, publicando livros e artigos com temáticas ambiental, social e cultural. Ele apresentará pesquisa “voltaire e a Tolerância”, na qual aborda a militância do filósofo francês, defensor da liberdade de expressão e da separação entre Estado e Religião. A aluna do 3º ano de Design regiane Braga pretende despertar a atenção para a leitura a partir da proposição de uma “narrativa visual para Livro infantil”. Ela acredita que o Congresso pode dar visibilidade ao trabalho desenvolvido por sua equipe. Pela mesma razão, Juliana Scheffer, do 4º ano de Psicologia, levará para o evento a pesquisa realizada por seu grupo junto a 30 idosos usuários do Sistema Único de Saúde. A partir do tema “aspecto Biopsicossociais dos idosos atendidos pelo SuS”, ela pretende jogar luz sobre um tema pouco explorado. Já a aluna do 4º ano de Engenharia Civil e da Iniciação Científica viviam Pedroso Cardoso apresentará o tema “reuso de Água de Lavagem para Produção de Concreto”, sobre o consumo de água nos canteiros de obra e o perigo de descarte sem tratamento. Representando a dupla responsável pelo TCC na área de Educação Física, Thalita Bonini Ferreira, aluna

do 4º ano, apresentará “a inserção do Profissional de Educação Física nos núcleos de apoio à Saúde da Família: visão dos profissionais”, enquanto a aluna do 4º ano de Farmácia ramy Gomes Marino apresentará o “Estudo de adesão ao tratamento farmacológico em pacientes atendidos na Clínica de Fisioterapia da uSJT”.

iDentiDaDe brasileiraVoltado aos alunos de Arquitetura e Urbanismo e de Design, o Concurso identidade Brasileira premiará novos talentos do mercado do design e mobiliário. O primeiro colocado no concurso receberá uma bolsa de 50% de desconto para o curso de Pós-graduação na Domus Academy, em Milão, na Itália, e o segundo, um curso de verão na mesma academia. A entrega dos projetos deverá ser feita até o dia 30/11/2013, e a divulgação será no dia 15/01/2014. Interessados devem enviar email para [email protected] ou ligar para (21) 2287-3101. Acesse o site www.luizabomeny.com.br para mais informações.

GostoU?Veja mais no Portal www.usjt.br, Central de Mídia, no link do Jornal São Judas.

alunos na Promoção Do esPorteLiderados pelo aluno Marcos Elias, do 4º ano do curso, os estudantes de Educação Física atuaram como voluntários em dois eventos esportivos no dia 29 de setembro. Um deles, patrocinado pelo jornal Infoleste, envolveu mais de 30 alunos do curso na organização e distribuição de kits para a 6ª Corrida & Caminhada da Vila Guilhermina. O percurso de 6 e 10 km, realizado por crianças, adultos e jovens, teve como tema “droga Mata, Esporte Salva”. Outra ação foi desenvolvida no Clube Atlético Juventus, parceiro da Universidade em diversos eventos que envolvem saúde e esporte. Os alunos de Educação Física foram responsáveis pela organização e administração das clínicas de Basquete e Vôlei, voltadas para os frequentadores do Clube. A participação em eventos conta como horas complementares ou de estágio para os alunos do curso, além de oferecer ótima oportunidade para contatos profissionais.

inoVação e sustentabiliDaDe 30 Trabalhos de Conclusão de Curso foram selecionados por docentes para compor a Mostra de Inovação e Sustentabilidade (foto ao lado). Os projetos foram elaborados por alunos da Faculdade de Tecnologia e Ciências Exatas. Confira detalhes sobre o evento acessando a página do jornal online.

e n t r e l i n h a sAN

A FU

CCIA

Page 8: Jornal São Judas Edição 195

JORNAL DA UN IVERS IDADE SÃO JUDAS8

férias, Viagem e conhecimento

Viagens culturais e

intercâmbios realizaDos

no PeríoDo De férias

são uma boa oPção Para

alaVancar a carreira.

além Disso, na maior

Parte Das Vezes, são

insPiraDores e continuam

senDo muito DiVertiDos.

Que tal unir o útil ao agradável? No caso de quem vai aproveitar as férias escolares para fazer uma viagem internacional, a frase pode expressar a mais pura verdade. Se for possível conhecer novas culturas, treinar outro idioma, desempenhar trabalhos voluntários ou participar de intercâmbios em outros países, a união entre lazer e conhecimento faz, sim, todo o sentido. O aprendizado e a experiência adquiridos em programas internacionais são cada vez mais valorizados pelas empresas e movimentam o mercado de intercâmbio no Brasil. Quem experimentou garante que vale a pena, tanto pelo aspecto pessoal quanto profissional. A mobilidade dos estudantes tornou-se assunto de interesse em vários países, sobretudo nos que apresentam expansão econômica.

u n i D I v e r s i d a d e

GostoU?Veja mais no Portal www.usjt.br, Central de Mídia, no link do Jornal São Judas.

Um FIlóSOFO Em OxFORdO Prof. Floriano Jonas César, coordenador dos cursos de graduação e Pós-graduação em Filosofia, ao retornar de sua temporada na Universidade de Oxford, Inglaterra, sentiu notável diferença na qualidade de suas aulas. A primeira vez em que esteve na Inglaterra, de 1996 a 1998, realizou curso de Doutorado em sistema de bolsa-sanduíche (USP/Oxford). “No primeiro ano, fiz o que eles chamam de Master of Studies (MSt), curso que possibilita passar por várias etapas e exames até a conquista do certificado de proficiência na língua”, diz. A primeira etapa foi custeada pela Capes, agência de fomento governamental vinculada ao MEC. Na etapa posterior, os estudos foram financiados pela Capes, em conjunto com a Universidade de Oxford, que também oferece moradia e alimentação aos estudantes. “Ao ser admitido em Oxford, você mergulha em um universo completamente diferente. Em cada college (faculdade), além de salas de aula e bibliotecas, há alojamento para estudantes e galerias de arte”, comenta. Algo que chamou sua atenção foi o jantar servido à mesa, em um grande salão, seguindo as tradições britânicas. “Isso exigia, além de traje formal, a colocação de uma espécie de beca. Fazendo um paralelo com o cinema, é como se você estivesse no cenário dos filmes de Harry Potter”, brinca.

Os programas educacionais são organizados por instituições de ensino superior, ensino médio, escolas de idiomas, entidades que oferecem cursos informais e por ONGs interessadas em arregimentar voluntários em várias nações. Segundo dados da Associação Brasileira de Organizadores de Viagens Educacionais e Culturais, em 2012, 285 mil brasileiros foram estudar no exterior. O número só aumenta: no primeiro trimestre deste ano foi registrado um acréscimo de 46% na venda de cursos de idioma e nos programas de High School (ensino médio). Nos casos de cursos de graduação e Pós, o aumento foi de 300%. Os países mais procurados são o Canadá, Estados Unidos, Reino Unido e Austrália. A seguir, conheça histórias de professores e alunos que viveram essa experiência.

qUER VIAJAR GAStAndO POUcO?Uma boa opção são os Albergues da Juventude, que oferecem acomodação e descontos em atrativos turísticos para os seus associados. Acesse www.alberguesp.com.br. Veja, na edição online do Jornal São Judas, a seleção de fotos de albergues existentes no Brasil e no exterior, feita pela Profª Maria José Giaretta, do curso de Turismo.

No período de 2005 a 2009, retornou para a Inglaterra, desta vez para o University College London, um dos centros de pesquisa mais avançados da Europa na área da medicina, para um curso de Pós-doutorado

sobre o médico e filósofo italiano Marcílio de Pádua. A segunda temporada no país foi diferente. “Eu já era um professor experiente e estava casado. Todos os custos foram por minha conta.” Ele precisou alugar uma casa e, por alguns anos, integrou-se ao modo de vida britânico, fazendo grande esforço para manter as contas sob controle. “Viver o cotidiano de outro país nos enriquece e amadurece. O conhecimento e a experiência desses períodos refletem-se nos cursos que coordeno e na qualidade das aulas que ministro”, conclui.

ARQU

IVO

PESS

OAL

Page 9: Jornal São Judas Edição 195

novembro_2013 9

Juliana Hilário Correa Frigieri, ex-aluna de Publicidade e Propaganda, teve a oportunidade de viver e estudar em Portugal, de 2005 a 2007. “Foi uma experiência incrível. Fiz Mestrado em Ciências da Comunicação na Universidade Fernando Pessoa e conheci professores excepcionais. Além disso, o dia a dia em outro

país faz a gente enxergar o Brasil e os brasileiros com outros olhos”, afirma.

ARQU

IVO

PESS

OAL

ARQU

IVO

PESS

OAL

ARQU

IVO

PESS

OAL

AlUnOS lá FORAAo concluir o curso de Psicologia em 2010, Gabrielle Bezerra richtmann decidiu fazer intercâmbio para aprimorar o inglês. Foi a Sidney, na Austrália, e engatou curso de Mestrado em RH, na Central Queensland University. “No mestrado, o primeiro semestre foi bem difícil, mas o setor de apoio ao estudante estrangeiro

nos ajudava na elaboração dos trabalhos.” Trabalhou em dois restaurantes e cinco agências de eventos, como garçonete em shows, cassinos e estádios esportivos. Conseguiu até fazer uma pequena poupança que propiciou um tour por países como o Camboja, Vietnã, Tailândia, Malásia e Indonésia, além da Nova Zelândia.

u n i D I v e r s i d a d e

dIREItO E cOnFEItARIA Em bRUxElASO Prof. Fernando aguillar, diretor da Faculdade de Direito, não hesitou em interromper a carreira de advogado para aperfeiçoar-se em Teoria do Direito, mesmo contando com pouco dinheiro. Em 1992, quando atuava em um escritório de advocacia e fazia Mestrado na USP, soube de um curso de Mestrado em Teoria do Direito, na Universidade de Bruxelas, na Bélgica. “Fiquei tão entusiasmado que não pensei duas vezes. Juntei as economias, passei meus clientes para um colega e segui para Bruxelas. Depois de iniciar os estudos, negociei um desconto na mensalidade e passei

a fazer bicos na loja de Marc Debailleul, que desde aquela época cultiva a fama de confeiteiro conceituado”, recorda-se. Marc era proprietário do prédio onde funcionava uma confeitaria e costumava alugar os quartos existentes nos andares superiores para os estudantes estrangeiros. “Ele era uma espécie de mecenas, tinha uma boa conversa e sempre nos dava oportunidade de ganhar algum dinheiro. Na confeitaria, eu fazia de tudo um pouco: recolhia o lixo, lavava as fôrmas e organizava os utensílios”, conta o professor, que considerou o período de um ano que passou no país fundamental para a sua carreira como advogado e docente.

“Na Universidade, tinha aulas com professores de toda Europa. Também convivia com alunos de 15 países diferentes, de modo que a bagagem cultural que adquiri naquele período foi muito valiosa. Ter feito o curso mudou a minha vida e a posição que assumi em relação ao Direito. A Teoria do Direito abarca, entre outras coisas, questões relacionadas ao método de ensino e aprendizagem, e ajudou a formatar o curso que oferecemos na São Judas”, observa. Mais tarde, mediante concurso internacional, foi convidado a lecionar na Universidade Paris 1 (Panthéon - Sorbonne), tendo passado um mês residindo na Cidade Universitária da capital francesa.

cIêncIA SEm FROntEIRASUma das formas de obter recursos para estudar no exterior é por meio do programa Ciência sem Fronteiras, instituído pelo Governo Federal, ao qual a Universidade São Judas já aderiu. São 101 mil bolsas de estudos para alunos da graduação e pós-graduação. “Ao investir na formação dos alunos, permitindo que eles possam estudar em instituições de renome no exterior, o Governo e as universidades estão contribuindo para o avanço da sociedade”, observa a Profª Milkes Yone Alvarenga, coordenadora da Iniciação Científica da São Judas.

Vivendo há dois anos e meio em Dublin, na Irlanda, o ex-aluno do curso de Psicologia Felipe Queiroz conquistou, em julho deste ano, o direito de exercer a profissão naquele país, tornando-se membro da Psychological Society of Ireland. Assim como sua colega de sala Gabrielle, ele foi com a intenção

de estudar inglês e criar vínculos profissionais no exterior. Hoje, desempenha ações voluntárias em um centro comunitário que atende crianças e adultos. Enquanto aguarda por uma oportunidade na área, Felipe ganha a vida como condutor de Rick Shaw, triciclo que leva turistas para passeios na cidade e conduz os frequentadores de pubs e baladas de volta para as suas residências, durante as madrugadas. “A experiência de viver em outro país está sendo valiosa”, comenta o rapaz, que pretende retornar ao Brasil no próximo ano.

ARQU

IVO

PESS

OAL

Page 10: Jornal São Judas Edição 195

JORNAL DA UN IVERS IDADE SÃO JUDAS10

n o t a 1 0

ProDução mais eficiente

ex-alunos DesenVolVem

monografia De conclusão De

curso sobre otimização Da

ProDução De alimentos Para

microemPresa que atua na área De

festas e eVentos.

Planejamento de produção, mapeamento de processos, simulação computacional e previsão de demanda foram metodologias debatidas intensamente durante o curso de Engenharia de Produção. Para desenvolver seu projeto de conclusão de curso, Aline Braga de Almeida e Diego Pereira Lopes Martins, formados em 2012, optaram por aplicar esses conceitos fundamentais na área. O trabalho apresenta uma simulação computacional, baseada no método Monte Carlo (conhecido por chegar a conclusões a partir de dados estatísticos), em uma microempresa do setor alimentício que atua na área de festas e eventos. O objetivo do método é oferecer probabilidades capazes de diminuir perdas de recursos, orientando gestores para o melhoria da eficiência nos processos, permitindo a reestruturação da empresa na administração e redução de custos.

Para desenvolver o projeto, Aline conta que a dupla identificou, por meio de modelos de simulação computacional, maneiras de reduzir estoques intermediários e produtos acabados, como também, orientar gestores sobre a importância do planejamento de produção. “Essa visão gera impacto em algumas decisões, possibilitando mais eficiência e menos custo na capacidade produtiva do sistema.”Definição de cronograma, criação de estratégias e planejamento e distribuição de responsabilidades foram medidas essenciais para gerar viabilidade. “Buscamos conteúdos teóricos e coletamos dados empíricos. Em seguida, iniciamos a análise, conclusão e sugestão de melhorias”, conta Diego.

Apesar do foco na organização do projeto, as dificuldades sempre aparecem. A fase de coleta de dados exigiu esforço, segundo os alunos. Eles trabalharam com os principais processos da microempresa e com os produtos mais significativos. Por esse motivo, o memorial de dados da monografia foi extenso.

quEM?

Aline Braga de Almeida

e Diego Pereira Lopes

Martins, ex-alunos de

Engenharia de Produção.

quAndO?

No final de 2012.

O quê?

Desenvolveram trabalho

de conclusão de curso

baseado na otimização da

produção de alimentos de

microempresa que atua na

área de festas e eventos.

POr quê?

Para demonstrar a

aplicabilidade da simulação

computacional do método

Monte Carlo em uma

microempresa do setor

alimentício.

O professor Fernando Mori orientou os alunos no desenvolvimento do TCC. “Ele teve papel fundamental na obtenção dos resultados. Durante todo o processo, nos auxiliou com revisões periódicas, para que não fugíssemos do objetivo. O professor Bernardo Goisman também nos ajudou com dicas sobre o direcionamento do projeto”, diz Aline. Para Diego, o sentimento de dever cumprido recompensou todo o esforço.Veja as dicas que os dois alunos oferecem para quem vai desenvolver trabalho de conclusão de curso no ano que vem.

� Faça um planejamento para cada etapa do projeto. Revise essa programação sempre que possível. Mudanças imprevisíveis acontecem durante o desenvolvimento.

� Distribua as atividades entre todos os integrantes do grupo, pois cada um pode contribuir de alguma forma.

� Quando houver dúvidas, questione os professores e colegas.

� Aproveite a oportunidade de desenvolver um estudo de caso, mostrando os resultados por meio de metodologia.

� Dedique-se. A boa avaliação do primeiro projeto como graduado poderá refletir positivamente em toda a sua vida profissional.

Page 11: Jornal São Judas Edição 195

novembro_2013 11

s a r a u m u l t i m í d i a

GostoU?Veja mais no Portal www.usjt.br, Central de Mídia, no link do Jornal São Judas.

PInAcOtEcA dO EStAdOProjetado por Ramos de Azevedo, o prédio da Pinacoteca abriga o mais antigo museu da cidade, com acervo de nove mil obras. A arquitetura do local já vale o passeio, com seus belos salões e uma cafeteria com vista para o Parque da Luz. Lá, é possível conferir obras de artistas como Almeida Júnior, Cândido Portinari, Debret e Lasar Segall, entre outros. Aberta de 3ª a domingo, das 10h às 17h30, com entrada a R$ 6,00 e 3,00. No mês de dezembro, a entrada será gratuita às 5ªs feiras e durante todo o final de semana. A Pinacoteca fica na Praça da Luz, nº 2- Tel.:3324-1000.

férias culturais em são Paulo

final De ano com férias escolares é o PeríoDo iDeal Para colocar a

agenDa cultural em Dia. confira Dicas De Peças teatrais, mostras De

cinemas, workshoPs e oficinas com entraDa franca ou Preços acessíVeis.

FábRIcAS dE cUltURAMantidas pela Secretaria de Estado da Cultura, as Fábricas de Cultura também oferecem workshops e oficinas gratuitas. Entre elas, “Trilhas da Criatividade e Tecnologia”, voltada para jovens de 14 a 21 anos, oferece workshops na área da fotografia, publicação e edição de foto e áudio. São cinco unidades na Zona Leste: Cidade Tiradentes, Itaim Paulista, Parque Belém, Sapopemba e Vila Curuçá. Para conferir a programação de férias, acesse http://www.fabricasdecultura.org.br/.

Ex-AlUnO Em PEçA Formado em Artes Cênicas pela São Judas, Jandilson Vieira da Silva do Espírito Santo e o Grupo Redimunho de Investigação Teatral estão em cartaz com a peça Tareias, que explora a geografia da cidade ao percorrer algumas ruas do centro, desde a sede do teatro, na Rua Álvaro de Carvalho, até o Viaduto do Chá. Durante o percurso, a trupe vai narrando histórias, em tom de depoimento, que tentam desvendar a cidade. A peça fica em cartaz até o dia 16/12, aos domingos e 2ªs feiras, às 20h. Ingressos a R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia). Moradores da região pagam R$ 8,00. O Espaço Redimunho fica na R. Álvaro de Carvalho, 75 – Metrô Anhangabaú – Tel.: 3101-9645/3237-4898.

14ª REtROSPEctIVA dO cInEmA bRASIlEIRO Durante o mês de dezembro, com ingressos a preços reduzidos, você pode conferir os filmes lançados durante o ano de 2013. Na retrospectiva do ano passado, por exemplo, o público viu ou reviu “Tropicália”, de Marcelo Machado, “Xingu”, de Cao Hamburguer e “Na Estrada”, de Walter Salles. Confira a programação deste ano, acessando http://www.sescsp.org.br/unidades/2_CINESESC/#/content=programacao. O CineSesc fica na Rua Augusta, nº 2075 – Tel.: 3087-0500.

10ª bIEnAl dE ARqUItEtURAA partir do tema “Cidade: Modos de Fazer, Modos de Usar”, os expositores instigam o olhar e o debate sobre o melhor uso do espaço urbano. O eixo principal da mostra é o Centro Cultural São Paulo, mas também há obras espalhadas pelo Masp e Museu da Casa Brasileira. O evento tem entrada franca e permanece até o dia 1º/12, de 3ª a domingo, das 10h às 21h. O CCSP fica na R. Vergueiro, nº1.000 – Tel.: 3397-4002.

tEAtRO dO SESIEm cartaz até a metade de 2014, o musical “A Madrinha Embriagada” conta com 25 atores e 15 músicos que, sob direção de Miguel Falabella, narram a história de uma musa do teatro que deixa os palcos para se casar. A entrada é franca, mas para garantir o ingresso é necessário cadastrar-se no site do SESI http://www.sesisp.org.br/meu-sesi. As sessões acontecem às 4ª feiras, às 21h; sábados, às 16h e 21h, e aos domingos, às 19h. O Teatro do SESI fica na Av. Paulista, nº 1313 – Metrô Consolação – Tel.: 3146-7405.

DIVU

LGAÇ

ÃO

DIVU

LGAÇ

ÃO

KÁTI

A KU

WAB

ARA

Page 12: Jornal São Judas Edição 195

JORNAL DA UN IVERS IDADE SÃO JUDAS12

v o c a ç ã o

De olho na chinaformaDa em 2007, no curso De aDministração De emPresas, renata

cristina de oLiveira duch ViVeu Durante quatro anos na china, onDe

acumulou exPeriências Para a ViDa Profissional e Pessoal. De Volta ao

brasil, integra a equiPe De Profissionais Da Deloitte, uma Das maiores

emPresas De auDitoria e consultoria Do munDo, atuanDo em uma área que

oferece aPoio às emPresas chinesas no brasil e às brasileiras na china.

de MBA, na Universidade de Jiaotong. No final da minha tese, aprovada com louvor, recebi o certificado de MBA e de Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade.

JSJ Quais são os planos para o futuro? renata - Crescer profissionalmente, ampliando meus conhecimentos e experiências através de estudos e viagens, trabalhando para alcançar os meus objetivos e sonhos profissionais e pessoais. Agora, fiz a inscrição para o exame de certificação CFA level 1 (Chartered Finance Analyst), designação considerada a principal do mercado financeiro e equivalente a um título de pós-graduação não acadêmico na área.

JSJ Que recado deixa aos alunos? renata - Explore, estude, aprenda e abra a cabeça para novas experiências e conhecimentos. O mundo é, ao mesmo tempo, grande e pequeno, e temos todas as ferramentas para explorá-lo. Não desista dos seus sonhos e lute para conquistar os seus objetivos, mas sempre respeitando o outro e o que é diferente.

JSJ Como optou pelo curso de administração? renata duch - Na época, tinha 17 anos e escolhi um curso generalista, com foco multidisciplinar e que oferecesse base para diversas opções de atuação profissional. O curso de Administração da São Judas me proporcionou isso, assim como oportunidade de emprego em vários segmentos. Além do ótimo conceito no MEC, a Universidade é muito bem conceituada no mercado de trabalho.

JSJ Como iniciou sua trajetória profissional?renata - Com 17 anos, vivi uma experiência de 40 dias no Novotel São Paulo – Center Norte, como encerramento de um curso profissionalizante em Hotelaria. Já na faculdade, surgiu a oportunidade de estágio na área de contas a pagar e receber, na Varig, onde atuei durante seis meses. No período, com o propósito de abrir uma linha entre Brasil e China, a empresa ofereceu aos funcionários um curso de Mandarim. Fui selecionada e iniciei os estudos. Com a notícia que a Varig poderia decretar falência, fui convidada para estagiar em um Family Office, com atuação em investimentos. Abracei a oportunidade e, depois de um ano, decidi fazer intercâmbio de três meses na China. Consegui uma licença não remunerada durante o período que estivesse fora do Brasil. Quando voltei, logo depois, trabalhei na AbbotLaboratories durante três meses, na área de planejamento financeiro e vendas, quando surgiu a oportunidade na Deloitte.

JSJ Como é sua atuação na deloitte?renata - Comecei no Finance Advisory Services – Corporate Finance. Após um ano, fui aprovada para o voluntariado das Olimpíadas de Beijing, em 2008, mas com os acontecimentos naquela época, como manifestações e terremotos, o governo chinês concedeu vistos apenas para jornalistas. Mesmo assim, já tinha procurado universidades para estudar Mandarim. Consegui o visto, e a Deloitte me concedeu uma licença não remunerada para ficar de seis meses a um ano na China. No fim, fiquei por lá durante quatro anos. Fiz um MBA e mestrado em Administração de Empresas. Durante esse período, representei a MUL-T-LOCK do Brasil, estagiei na Deloitte Beijing, além de dar aulas de línguas, como inglês para chineses e português para estrangeiros. Também atuei como intérprete e tradutora de inglês, chinês, português e espanhol. Retornei há um ano para a Deloitte atuando em Financial Advisory – Valuation e Real Estate, e no Chinese Service Group, área que cuida das empresas chinesas no Brasil e das brasileiras na China.

JSJ O que a experiência fora do Brasil agregou à sua vida pessoal e profissional?renata - Foram períodos muito importantes para minha vida pessoal e profissional. Além das oportunidades de trabalho, as experiências abriram a minha mente. Convivi com pessoas de todos os continentes e cantos do mundo. Hoje, sei muito mais sobre o mundo do que imaginava que saberia um dia e, ainda, tenho muito que aprender e conhecer. Ao morar sozinha, saí da zona de conforto e tive que aprender a lidar com situações difíceis. Além dessas experiências, depois de um ano na China, ganhei uma bolsa de estudos do governo para o curso

Page 13: Jornal São Judas Edição 195

novembro_2013 13

m ú l t i p l o s s a b e r e s

consiDeraDo o cartão De Visitas

Da uniVersiDaDe, o serViço De

teleatenDimento fornece as mais

VariaDas informações. no mês De

outubro, o setor comPletou 10

anos e recebeu a contribuição De

estuDo aPlicaDo Por alunas Do

curso De Psicologia.

Para atenDer bem

Vinculado ao Departamento de Comunicação e Marketing da São Judas, o setor de Teleatendimento é o primeiro canal de contato entre o público e a Universidade. A equipe precisa estar, portanto, preparada para oferecer uma informação de qualidade, que atenda às expectativas de quem está do outro lado da linha.

Para dar conta do leque de informações, que inclui normas e procedimentos adotados pela Universidade, serviços dirigidos à comunidade, contatos com alunos, ex-alunos e candidatos, a equipe passa por constantes treinamentos técnicos e comportamentais. A monitoria e o feedback diários são importantes para mantê-la alinhada e, assim, preservar a qualidade do atendimento. Nos períodos de inscrições para o Vestibular, processos de matrícula e procedimentos para o Prouni, por exemplo, a demanda de trabalho cresce e o setor contrata de 5 a 8 temporários. Neste ano, apenas de janeiro a outubro, foram mais de 260 mil ligações recebidas.

A fim de obter aprimoramento ainda maior, o setor recebeu recentemente a contribuição de trabalho desenvolvido por Marília Othero, Lilian Mota, Suellen Pereira e Fernanda Françoso, alunas do curso de Psicologia, responsáveis por realizar o psicodiagnóstico do setor. O levantamento, realizado de junho a outubro, valeu como horas de estágio para elas.

10 AnOS dE bOnS SERVIçOSIniciado em outubro de 2003, o setor de Teleatendimento garante a coesão das informações. A criação de uma central única proporcionou atendimento padronizado, mais eficiência e agilidade. Ao completar uma década, a equipe comemora os avanços para transmitir a todos informação precisa e de qualidade.

quAndO?

Em outubro de 2013.

O quê?

O Serviço de

Teleatendimento da

Universidade São Judas

completou 10 anos.

quEM?

Uma equipe composta

por 17 pessoas, sendo 11

atendentes efetivos e seis

temporários.

COMO?

Criado para oferecer

informação de qualidade

sobre os mais diversos

assuntos, como:

orientação e dados sobre

o Vestibular e processo

seletivo para candidatos,

procedimentos acadêmicos

para alunos e ex-alunos,

além de informações

sobre atendimentos à

comunidade.

POr quê?

Para que a informação

circule de maneira

padronizada e possa ser

acessada rapidamente por

todos.

“Nosso trabalho consistiu na observação da rotina dos atendentes, a partir da qual buscamos identificar a dinâmica das relações de trabalho, realizar reuniões com os gestores e levantar o histórico do setor, sua missão e valores”, informa Marília Othero. O período que passaram junto à equipe as fez perceber que o clima entre os atendentes é descontraído e receptivo. “Tanto as pessoas que atuam diretamente no atendimento ao público quanto os gestores mostraram-se abertos às nossas colocações”, observa Lilian Mota. As alunas notaram que, embora o setor desempenhe papel fundamental dentro da Universidade, nem todos sabem de sua existência. Dar visibilidade ao trabalho da equipe reforça a circulação da informação na Universidade, concluíram em seu estudo.

Page 14: Jornal São Judas Edição 195

JORNAL DA UN IVERS IDADE SÃO JUDAS14

m ú l t i p l o s s a b e r e s

Em 2013, A SãO JUdAS PAtROcInOU

dIVERSAS AtIVIdAdES dEntRO dO

PROGRAmA SãO JUdAS cOmUnIdAdE.

cOnFIRA O qUE AcOntEcEU nO

SEGUndO SEmEStRE.

são juDas comuniDaDe

Em mais um ano de sucesso, o Programa São Judas Comunidade ganha grande destaque no segundo semestre, com a participação de alunos do ensino fundamental, médio e superior em ações que promovem desenvolvimento social e cultural, com atividades nas áreas musical, literária e esportiva.

ESPORtE cOmUnIdAdE cUP 2013A final do campeonato de futebol aconteceu no dia 10 de agosto, no Ginásio Poliesportivo da São Judas, unidade Mooca. O Colégio Humberto foi o grande campeão. O 2º lugar ficou com o Colégio Campos Salles e o 3º foi para o Colégio Brito. Na categoria feminina, o Colégio Renato Penteado ganhou de 6 x 2 do Colégio Brito e levou o título. O 3º lugar ficou com o Colégio Sagrado Coração de Jesus.

O resultado do Vôlei saiu no dia 5 de outubro. O torneio reuniu 18 equipes em cada uma das modalidades. O Colégio Dourado conquistou o tricampeonato em cima do Colégio Padre Manuel da Nóbrega (Matão). A medalha de bronze ficou com o Sagrado Coração de Jesus.

No dia 19 de outubro, foi realizado o Festival de Xadrez e de Judô. A unidade Butantã recebeu os participantes das escolas Adelaide, Santa Izildinha, COC Sapiens, Grajaú, Floresta, Humberto, Antonio Pratici, Isaac Schraiber e Tancredo Neves, nas modalidades feminino e masculino. A aluna Gabriela Bizutti Borges, da escola Estadual Adelaide, foi a campeã, na categoria feminina. No masculino, Henrique R. Batista Alves, da Escola Humberto, ficou com a medalha de ouro. Na Unidade Mooca, aconteceu a disputa de judô, no Ginásio Poliesportivo. O 1º lugar do masculino ficou com o E. C. Pinheiros. O SEJEL Cotia saiu melhor na disputa contra o A. D. Centro Olímpico e levou o 2º lugar.

No último dia 9, aconteceu o Festival de Natação, que contou com 23 escolas participantes. No mesmo dia, o Festival de Dança e Ginástica recebeu alunos dos ensinos fundamental II e médio de diversas escolas de São Paulo. Os resultados finais das modalidades serão divulgados na nossa edição online deste mês.

mAIS cUltURANa área cultural, as atividades também estão concorridas. Destinado aos alunos do ensino médio, o Concurso de Poesia tem como objetivo identificar jovens talentos de escolas públicas e particulares. Na edição 2013, o concurso recebeu 424 poesias inscritas, analisadas e escolhidas por um júri formado por professores da São Judas, que escolheram as dez melhores para a grande final. A lista com os vencedores é divulgada no dia 7 de novembro. No total, serão oferecidos 43 prêmios aos vencedores, escolas e professores.

Para encerrar as atividades de 2013 em grande estilo, o São Judas Music Festival contará com a participação especial dos Titãs, em um grande show no salão principal do Clube Juventus, no dia 30 de novembro. Concorreram várias bandas de alunos, ex-alunos e funcionários da São Judas. As doze melhores, escolhidas por um júri de especialistas, dividirão o palco com o grupo consagrado, que revelou nomes como Arnaldo Antunes e Nando Reis, em sua composição original.

CAMPOS SALLES, time

campeão de vôlei masculino.

dOurAdO, time campeão

de vôlei feminino.

Festival de xAdrEz

masculino.

Festival de xAdrEz

feminino.

E C PinHEirOS, campeão de

Judô, masculino e feminino.

FOTO

S: C

LEUS

A DE

OLI

VEIR

A

Page 15: Jornal São Judas Edição 195

novembro_2013 15

m ú l t i p l o s s a b e r e s

O DEPaRTaMEnTo DE CuRSoS DE ExTEnSão (dcEx)

OFEREcE InúmERAS OPORtUnIdAdES PARA AS FéRIAS. OS

cURSOS PREPARAtóRIOS PARA AS PROVAS dE cERtIFIcAçõES

Em InFORmátIcA E nA áREA FInAncEIRA EStãO Em AltA.

formação atualizaDa

GostoU?Veja mais no Portal www.usjt.br, Central de Mídia, no link do Jornal São Judas.

Além dos cursos já oferecidos, o DCEx pretende inserir novidades na área de certificação em 2014. Confira a lista completa de opções na edição online do Jornal São Judas. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (11) 2799-1854 ou acesse o site www.usjt.br.

Para quem pensa em aproveitar o tempo livre para adquirir novos conhecimentos, o Departamento de Cursos de Extensão e Informática oferece 50 opções, nas unidades Mooca e Butantã. Os cursos proporcionam aperfeiçoamento acadêmico, profissional e pessoal, além de atualização em diversas áreas, o que contribui para a formação e capacitação de profissionais qualificados para o mercado.Edson Santos Silva, ex-aluno de Pós-graduação Lato Sensu em Contabilidade Tributária e Matemática Educacional, já fez em torno de dez cursos de extensão. “Além de agregar conhecimentos diferenciados, todos os assuntos que estudei fazem parte da minha vida profissional”, explica. Segundo o professor Celso Lemos, responsável pelo DCEx, a função dos cursos do departamento é complementar os conhecimentos em uma área específica. “Assim, torna-se possível aumentar as oportunidades de trabalho, abreviando o tempo para ganhar uma promoção ou tornar-se efetivo em uma empresa”, diz.

Para o professor Vair Viveiros Isso, que ministra cursos na área de Recursos Humanos, os princípios adquiridos em sala de aula na graduação são os mesmos, porém as ferramentas usadas pelo mercado se renovam e exigem atualização constante. “Os cursos de extensão oferecem essa oportunidade.”

cERtIFIcAçõESAtualmente, é muito comum que instituições multinacionais, nacionais e governamentais exijam dos profissionais exames de certificação, a fim de avaliar tecnicamente sua atuação em uma determinada área do conhecimento.

A área de informática é uma das mais solicitadas, pois é necessário desenvolver competências técnicas específicas. “Alunos de graduação dos cursos de Informática que fazem estágio em grandes empresas procuram, com frequência, os cursos de Extensão para prepará-los para os exames de certificação. Com bons resultados nas avaliações, é mais fácil conseguir a efetivação ou até mesmo promoção em outros cargos”, explica o professor Celso Lemos.

No caso de instituições financeiras, além da graduação, muitas instituições solicitam que seus profissionais obtenham a certificação Anbid – CPA10. Foi o que buscou Luisa Tigivisk, ex-aluna do curso de Administração em Comércio Exterior. “Durante a graduação, comecei estágio em uma grande instituição financeira. Fiz o curso de CPA 10 no DCEx e, logo depois, realizei a prova para obter o certificado. Passei com 94% de aprovação e consegui ser efetivada”, conta. Atualmente, Luisa trabalha na Votorantim Private Bank. Ela conseguiu ingressar na empresa após obter a certificação CPA 20, sequência da primeira certificação.

Page 16: Jornal São Judas Edição 195

JORNAL DA UN IVERS IDADE SÃO JUDAS16

mais alegria Para as criançashá 8 anos, JuLiana dos

santos e seus amigos

reúnem-se no Dia 12 De

outubro Para leVar carinho

e brinqueDos Para crianças

carentes Da zona leste.

Atuando como assistente de coordenação dos cursos de Tecnologia e Ciências Exatas da São Judas há 5 anos e meio, Juliana dos Santos já fez muitos amigos na Universidade. Pouco a pouco, vem difundindo e ampliando a rede de solidariedade da qual faz parte, batizada Amigos do ricardo, em homenagem a um menino de seis anos que faleceu, vítima de leucemia.Abalada com a descoberta da doença, a mãe de Ricardo fez a promessa de, todos os anos, arrecadar e distribuir brinquedos para crianças carentes, na esperança de alcançar a cura para o seu filho. “Infelizmente, ele não resistiu. Mas todos entenderam que essa era a missão que ele queria nos deixar. Assim, nasceu a ação Amigos do ricardo, que reúne familiares, amigos e pessoas de bom coração que arrecadam presentes e os distribuem para as crianças carentes da Zona Leste, a cada 12 de outubro, Dia da Criança”, conta Juliana.Para ampliar o número de itens doados, Juliana diz que o grupo passou a confeccionar camisetas com o logotipo que caracteriza a campanha e a vendê-las em seus locais de trabalho. O dinheiro é revertido na compra de mais brinquedos. Quem não quiser a camiseta, pode contribuir doando um brinquedo novo ou usado em bom estado ou integrar a equipe que faz a distribuição. “Neste ano, contamos com a importante participação da Ingrid Spadore da Silva, funcionária do SAA (Serviço de Atendimento ao Aluno)”, relata Juliana.Ano após ano, a equipe Amigos do ricardo vem fazendo a alegria das crianças que residem na periferia de Itaquera e região, como o Jardim Pantanal, área de extrema pobreza, bastante conhecida dos paulistanos por alagar a cada temporada de chuvas, deixando muitas famílias desabrigadas. “Nós nos preparamos durante todo o ano para esse momento. É um dia em que o único compromisso é com o brincar. Damos atenção, carinho e proporcionamos muitos sorrisos. É muito bacana ver as crianças e seus pais naquela felicidade. É um pequeno gesto, mas capaz de produzir grandes resultados, pois eles se sentem lembrados e acolhidos”, avalia Juliana, ao informar que, em 2013, foram arrecadados mais de dois mil brinquedos.

v o c ê f a z

noVembro01 a 27/11

Apresentação dos TCCs de Psicologia. No Aud. da Reitoria, das 17h às 22h.

04/11 Processo Seletivo Stricto Sensu. No Aud. da Reitoria, das 19h às 22h.

Apresentação de TCC de Psicologia. No Aud. do Térreo, das 19h às 22h.

04 a 23/11 Provas semestrais.

07/11 Final do Concurso de Poesia do Ensino Médio. No Aud. do Térreo, das 19h às 22h.

09/11 Natação Esporte Comunidade SJ CUP. Na Piscina USJT, das 9h às 13h.

Apresentação das bandas – Concurso São Judas Music Festival. No Aud. do Térreo, das 9h às 17h. Palestra de Direito sobre o tema “Descriminação do Aborto”, com o Prof. Irineu Bagnariolli Jr. No Aud. da Reitoria, das 13h às 17h.

13/11 PMI - Project Management Institute. No Aud. do Térreo, das 17h às 22h.

18 a 23/11 Banca de TCCs de Publicidade e Propaganda. No Aud. do Térreo, das 19h às 22h. No dia 23, das 8h às 12h.

23/11 Palestra de Direito “Eutanásia”, com o Prof. Irineu Bagnariolli Jr. No Aud. da Reitoria, das 13h às 17h.

Apresentação de Ballet do Colégio São Judas. No Aud. do Térreo, das 13h às 17h.

26/11 Projeto SOS Direito “A função social da posse”. No Aud. da Reitoria, das 14h às 17h.

28/11 Apresentação de TCCs de Nutrição. No Aud. da Reitoria, das 8h às 16h30.

29/11 Banca dos TCCs de Rádio e TV. No Aud. da Reitoria, das 19h às 22h.

29/11 Apresentação dos TCCs de Nutrição. No Aud. da Reitoria, das 8h às 12h.

a g e n d a

GostoU?Veja mais no Portal www.usjt.br, Central de Mídia, no link do Jornal São Judas.

Unidade Mooca Unidade Butantã Externa

ACiMA, PArtE dOS brinquEdOS

arrecadados pela equipe Amigos do Ricardo

para o Dia das Crianças de 2013. nA FOtO

à dirEitA, Juliana entrega presente a uma

das crianças beneficiadas.

FOTO

S: A

RQUI

VO P

ESSO

AL