Jornal SC News

16
Balneário Camboriú, Barra Velha, Camboriú, Itajaí, Itapema, Luiz Alves, Navegantes, Penha e Piçarras ANO I - Nº 61 ACESSE: DISTRIBUIçãO GRATUITA Litoral Catarinense, 11 de maio de 2012 www.jornalscnews.net.br Fone: (47) 3249-1173 ENTIDADES ARRECADAM CERCA DE 60 MIL REAIS COM O “ESTAÇÃO DA SOLIDARIEDADE” O ex-prefeito Amílcar Gazaniga é homenageado pela vice prefeita itajaiense Dalva Rhenius, pela idealização do programa VIP Solidário, durante solenidade realizada nesta quinta-feira, 10, no Terminal de Cruzeiros, que marcou a prestação de contas da campanha. O ex-prefeito Amilcar se emocionou ao recordar da visita que a equipe da Volvo Ocean Race realizou no Hospital Pequeno Anjo. As quatro entidades beneficiadas com as doações dos VIPs Solidários: Asilo Dom Bosco, Hospital Marieta Konder, Hospital Pequeno Anjo e Associação Itajaiense de Proteção aos Animais (Aipra), juntas, receberam R$ 50.959,00 em contribuições. CDL COMBATE à PIRATARIA O presidente da CDL, José Dada, solicita a criação em Itajaí de um Conselho Municipal de Combate a Pirataria, a exemplo das cidades de Blumenau, Joinville e Florianópolis que já dispõem desse serviço. >> 3 JOãO MATTOS GARANTE CRECHES EM CAMBORIú Graças à emenda parlamentar do ex- deputado e atual secretário de Articulação Nacional, verba de 1,2 milhão já está na conta da Prefeitura de Camboriú. >>3 NAVEGANTES TERá AGêNCIA DO INSS O prefeito Roberto Carlos acaba de oficializar a doação de um terreno próximo ao aeroporto para construção de uma agência de atendimento do Instituto. >> 10 NELSON ROBLEDO Mobilidade urbana de Balneário Camboriú é tema de programa da TVAL A obra de reengenharia e a humanização do trânsito desenvolvida pelo prefeito Edson Piriquito é considerada exemplo para SC, de acordo com o professor Werner Krauss Jr, do Departamento de Automação e Sistemas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e atuante na área de Controle de Tráfego Urbano e Sistemas Inteligentes de Transportes, que participou, além de outros, do programa da TV Assembleia.

description

Edição 62 - Jornal semanal de Itajaí e região

Transcript of Jornal SC News

Page 1: Jornal SC News

Balneário Camboriú, Barra Velha, Camboriú, Itajaí, Itapema, Luiz Alves, Navegantes, Penha e Piçarras

ANO I - Nº 61 Acesse: Distribuição GratuitaLitoral catarinense, 11 de maio de 2012 www.jornalscnews.net.br Fone: (47) 3249-1173

EntidadEs arrEcadam cErca dE 60 mil rEais com o “Estação da solidariEdadE”

O ex-prefeito Amílcar Gazaniga é homenageado pela vice prefeita itajaiense Dalva Rhenius, pela idealização do programa VIP Solidário, durante solenidade realizada nesta quinta-feira, 10, no Terminal de Cruzeiros, que marcou a prestação de contas da campanha. O ex-prefeito Amilcar se emocionou ao recordar da visita que a equipe da Volvo Ocean Race realizou no Hospital Pequeno Anjo. As quatro entidades beneficiadas com as doações dos VIPs Solidários: Asilo Dom Bosco, Hospital Marieta Konder, Hospital Pequeno Anjo e Associação Itajaiense de Proteção aos Animais (Aipra), juntas, receberam R$ 50.959,00 em contribuições.

cDL cOmbAte à pIrAtArIAO presidente da CDL, José Dada, solicita a criação em Itajaí de um Conselho Municipal de Combate a Pirataria, a exemplo das cidades de Blumenau, Joinville e Florianópolis que já dispõem desse serviço. >> 3

JOãO mAttOs gArANte creches em cAmbOrIúGraças à emenda parlamentar do ex-deputado e atual secretário de Articulação Nacional, verba de 1,2 milhão já está na conta da Prefeitura de Camboriú. >>3

NAvegANtes terá AgêNcIA DO INssO prefeito Roberto Carlos acaba de oficializar a doação de um terreno próximo ao aeroporto para construção de uma agência de atendimento do Instituto. >> 10

NEL

SON

ROB

LED

O

Mobilidade urbana de balneário Camboriú é tema

de programa da tVaLA obra de reengenharia e a humanização do trânsito desenvolvida pelo prefeito Edson Piriquito é considerada exemplo para SC, de acordo com o professor Werner Krauss Jr, do Departamento de Automação e Sistemas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e atuante na área de Controle de Tráfego Urbano e Sistemas Inteligentes de Transportes, que participou, além de outros, do programa da TV Assembleia.

Page 2: Jornal SC News

e-mail: [email protected] Fone: (47) 3249-1173 site: www.jornalscnews.net.br Litoral catarinense, 11 de maio de 2012

2 OpINIãO

sei de um CORAÇÃO – disse o Anjo –

É pequeno, bem pequeno... saí-do da mão direita de Deus...Tem a extensão do tempo e nele cabe vários amores.

Sei de um CORAÇÃO - disse o Anjo – É aparentemente superficial, mas a sua profundidade é do oceano.Interpreta todos os saberes e atinge todas as verdades.

Sei de um CORAÇÃO – disse o Anjo – É fraquinho e indefeso,Mas tem vencido tormentas e vendavais

Sei de um CORAÇÃO – disse o Anjo – É simples, discreto e tímido,Mas a sua sabedoria tem desa-fiado os mais ilustrados mes-tres.

Sei de um CORAÇÃO – disse o Anjo – É por demais receoso,Mas a sua coragem fá-lo “atra-vessar selvas, mares, areias do deserto.”

Sei de um CORAÇÃO – disse o Anjo – É pobre, tão pobre, muito po-bre.Mas tem abastecido de tesouro sonhos e ideias.

Sei de um CORAÇÃO – disse o Anjo – É efêmero, rápido como o sopro de um menino,Mas tem penetrado a eternida-de.

Sei de um CORAÇÃO – disse o Anjo – É despojado e indefeso,Mas tem protegido, com invisi-bilidade, Dentro da luz e das trevas in-termináveis. Sei de um CORAÇÃO – disse o Anjo –É modesto, tão modesto...Mas tem enfeitado, com vaida-de, lutas e sucessos.

Sei de um CORAÇÃO – disse o Anjo –É todo cheio de dúvidas,Mas tem fortalecido a fé com esteios de aço.

Sei de um CORAÇÃO – disse o Anjo –É aberto e livre, mas esconde segredosQue só Deus pode desvendá-los

Sei de um CORAÇÃO – disse o Anjo –É desprovido de graça e de be-leza,Mas tem encantado príncipes e reis.

Sei de um CORAÇÃO – disse o

www.jornalscnews.net.br | Twitter: @jornalscnews

DIRETOR-PROPRIETÁRIOAlex Walter van

JORnalIsTa REsPOnsÁvElIsy Weinert Departamento Financeirothalita souza e silva

Departamento de CirculaçãoJosué gonçalves ribeiro

Departamento de vendas henrique schefferRua Criciúma, 204, Centro, Fone: (47) 9953-5314, CEP 88303-130, Itajaí-sC

Tiragem desta edição: 4250 exemplares

Os artigos assinados não refletem, necessariamente, a opinião do jornal e são de inteira responsabilidade de seus autores

O Jornal sC nEWs, com distribuição segmentada, circula nos municípios de Balneário Camboriú,

Camboriú, Itajaí, Itapema, navegantes, luiz alves, Penha, Piçarras e Barra velha. assinantes pagam taxa de entrega e a assinatura se renova automaticamente.

Fundado em 1994

Necessidade de crescimento

sexta economia mundial. Quem diria que chega-

ríamos a esse patamar – e na velocidade com que o alcançamos. A previsão é que, até 2016, superemos a França, ficando entre as cinco maiores potências econômicas. Só que isso acarretará responsabilida-des para o País. Para man-ter o crescimento susten-tável, precisamos urgente-mente de uma melhoria na educação, para formarmos profissionais mais qualifi-cados.

Também necessitamos de empresas mais expressi-vas no mercado brasileiro. Não adianta ficarmos na mesmice. Se o Brasil não é mais o mesmo, por que te-mos de manter as organiza-ções nos mesmos padrões?

Já faz um tempo que podemos reparar que as necessidades das empresas situadas no Brasil – e aqui digo nacionais e multina-cionais – tiveram uma al-teração no perfil. Com isso, as organizações que pres-tam serviços especializados começaram a se adaptar, principalmente ampliando o seu leque de serviços.

Um estudo realizado pela Global Approach Con-sulting (GAC) mostrou que 76% das 30 maiores empre-sas que atuam no Brasil querem investir em inova-ção em 2012. Pode ter cer-teza que dentro das novas ações dessas organizações estão, inclusive, atacar os mercados que ainda estão deficitários no País. Inovar é crescer!

O desenvolvimento rápi-do do Brasil e a falta, prin-cipalmente, de preparo, de base, fez com que tenhamos uma grande defasagem em comparação aos cinco pa-íses que possuem, ainda, uma economia melhor do que a nossa. E podemos afirmar que muitas que estão atrás de nós nesse ranking também são supe-riores. É claro que o Brasil ainda está engatinhando perto de nações europeias. Temos pouco mais de 500 anos e, mesmo assim, já somos superiores a muitas delas.

Além disso, inovação é um dos fatores principais para nos mantermos por um longo tempo no merca-do. No Brasil, por exemplo, 60% das empresas são fe-chadas em menos de quatro anos de atuação, de acordo com o Sebrae. Ou seja, o percentual de continuidade e de perenidade do negócio é muito baixo. Normalmen-te, isso acontece com as mi-cro e pequenas (MPEs), que representam 98% de todas as organizações – no País há mais de cinco milhões.

Temos de lembrar que essas firmas são as que mais empregam no País. Então, com um pensamento rápido e prático, podemos entender que: se a empre-sa não inova, ela prova-velmente não passará dos seus primeiros cinco anos de vida; se ela fechar, mui-tos profissionais vão ficar desempregados, o que não favorece a economia na-cional. Resumindo: preci-samos sempre inovar. As empresas necessitam disso para crescer e expandir os seus negócios.

por roni de Oliveira Francosócio da trevisan gestão e consultoria

Rua: Orlando Ferreira, 952 - Machados - Fone: (47) 3342-4169 - Navegantes - SCRua: Nereu Liberato Nunes, 263 - Centro -Fone: (47) 3342-1722 - Navegantes - SC

Av. Pref. José Juvenal Mafra, 4000 - Gravatá - Fone: (47) 3342-7075 - Navegantes - SCRua: Nilo Anastácio Vieira, 470 - Centro - Fone: (47) 3347-1131 - Penha - SC

Um certO cOrAÇãO

A crônica da cidadeProf. Rosa de Lourdes Vieira e Silva

Anjo –- É indiferente e distante,Mas seu estímulo tem sustenta-do as mais nobres vocações.

Sei de um CORAÇÃO – disse o Anjo – Jaz sob um teto sofrido e acanha-do,Mas não há castelo que abrigue com tamanha estética e seguran-ça.

O CORAÇÃO que eu conheço – disse o Anjo – está no peito da mulher, escrava ou rainha, pul-sando sempre, amando sempre, perdoando sempre, dobrando sempre os joelhos diante de Cris-to, o seu sacrário, e diante de Deus, sua fonte inesgotável de vida.E o Anjo, acomodando as asinhas macias, rodeou aquele CORA-ÇÃO:- É por demais delicado.- Enganas-te: é tão forte, que o universo não o pode suportar, disse o Senhor.E o Anjo passou as mãozinhas suaves sobre aquele mimo escar-late, coberto de brilho invejável:- Corre alguma coisa, indelevel-mente, como gotas de orvalho so-bre a pétala na madrugada. - É uma lágrima.- Lágrima?- Sim, uma lágrima para expri-mir tristeza, saudade, ingrati-dão, sofrimento, dor...- Vós sois perfeito, Senhor.Mas o Senhor suspirou melancó-lico:- Essa lágrima apareceu assim, não fui eu quem a colocou nele.

Feliz “DIA DAS MÃES”,

leitoras amigas.

Page 3: Jornal SC News

e-mail: [email protected] Fone: (47) 3249-1173 site: www.jornalscnews.net.br Litoral catarinense, 11 de maio de 2012

3gerAL

A construção de duas novas creches do Programa Pró-

-Infância em Camboriú ga-nha impulso com a liberação dos recursos previstos para a obra pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educa-ção (FNDE). Os convênios fo-ram aprovados e, em reunião do secretário de Articulação Nacional, João Matos, e da prefeita Luzia Lourdes Co-ppi Mathias com o assessor da direção do Fundo, Marcus Vinicius, foi dado o parecer definitivo para o repasse dos valores. Ao todo, as duas cre-ches somam R$ 1,2 milhão que deverão estar na conta da prefeitura ainda esta se-mana.

O recurso é fruto de emenda parlamentar de João Matos, enquanto deputado federal. As unidades são do tipo C e atenderão os bair-ros Rio Pequeno e Tabuleiro. “Essas creches são funda-

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Itajaí – CDL,

recebeu na última terça--feira, dia 8, para uma reu-nião o presidente do CECOP/SC, delegado de Polícia Dr. Wanderlei Redondo; o repre-sentante da APCM, Thiago Borhes; o delegado da Polícia Civil de Itajaí, Dr. Rui Garcia e a secretária geral do CE-COP/SC, Érica Ferreira.

O objetivo da reunião foi expor ao presidente da CDL, José Dada, a criação em Ita-jaí de um Conselho Municipal de Combate a Pirataria, pois, atualmente, somente as cida-des de Blumenau, Joinville e Florianópolis dispõem desse

CDL de itajaí quer criação do conselho municipal de combate à pirataria

Emenda de João Mattos garante recursos para duas novas creches em Camboriú

mental para ampliar a rede, diminuir a fila de espera e prestar atendimento de qua-

lidade para as crianças”, ex-pressou Matos.

Participou do encontro o

assessor Especial da Secreta-ria de Articulação Nacional, Leonardo Fretta.

serviço. Um dos pedidos peito pelos representantes a CDL é a de fazer um levantamento junto aos comerciantes da ci-dade do prejuízo que sofrem com comércio informal.

Na oportunidade, se tra-tou da ideia de a CDL/SPC disponibilizar uma estagiá-ria para atuar junto a Polícia Civil de Itajaí na emissão de BO, somente atendendo o pú-

blico lesado com furto, perda ou roubo de documentos.

Para um melhor esclareci-mento ao comerciante da cida-de, ficou decidido a data de 21 de junho uma assembleia onde os representantes do CECOP estarão palestrando sobre o tema: Frente parlamentar de Combate à Pirataria e à Sone-gação Fiscal.Com local e horá-rio ainda por definir.

ginásio Ivo silveira tem obra de reforma inaugurada

O Ginásio de Esportes Ivo Silveira, uma das mais antigas e importantes pra-ças esportivas de Itajaí, foi completamente reformado. A inauguração aconteceu na sexta-feira, dia 4. Este será o primeiro ginásio de esportes municipal com piso embor-rachado (vinílico), moderno e adequado à prática espor-tiva que por sua composição, confere resistência ao des-gaste, proporcionando du-rabilidade. É impermeável e praticamente sem juntas, o que facilita a manutenção, e oferece boa aderência ao escorregamento e diminui o barulho do ambiente.

O ginásio foi inaugura-do em 1972 pelo então pre-feito Júlio César.

Vereador Gern sugere que licitações sejam transmitidas via internet

Dar maior transpa-rência aos processos licitatórios dos Poderes Legislativo e Executi-vo, bem como auxiliar na fiscalização dos gas-tos públicos pelos ór-gãos competentes, pela população e por qual-quer interessado. Este é o objetivo do Projeto de Lei Ordinária, de autoria do vereador Osvaldo Gern (PP), que dispõe sobre a trans-missão on-line, via in-ternet, das licitações realizadas nos Poderes Executivo e Legislativo de Itajaí.

De acordo com Gern os poderes acima men-cionados promoverão a transmissão on-line, via internet, de todas as licitações realizadas no âmbito de cada Po-der.

Gern acredita que esta Lei é de funda-mental importância e irá auxiliar na morali-zação das licitações no âmbito do município de Itajaí.

Page 4: Jornal SC News

e-mail: [email protected] Fone: (47) 3249-1173 site: www.jornalscnews.net.br Litoral catarinense, 11 de maio de 2012

4 gerAL

Itajaí semfalta de águae preparadapara o futuro.

Semasa, água comqualidade para todos.

Nova Estaçãode Tratamento

O Semasa investiu 30 milhões de reais

em obras de tratamento e distribuição

de água em Itajaí. As obras dobraram a

capacidade de abastecimento que

passou de 600 para 1200 litros por

segundo. Além da nova ETA, foram

instaladas bombas de alta pressão,

adutoras e dois novos reservatórios,

que ampliaram a capacidade de

armazenamento para 20 milhões de

litros. São obras importantes como

estas que garantem que não faltará

mais água em Itajaí e deixam a cidade

preparada para o futuro.

Nova ETA

www.semasaitajai.com.br 0800 645 0195

Page 5: Jornal SC News

e-mail: [email protected] Fone: (47) 3249-1173 site: www.jornalscnews.net.br Litoral catarinense, 11 de maio de 2012

5

Câmara aumenta verba para custeio do hospital municipal de Navegantes

A Câmara Municipal de Nave-gantes aprovou por unanimidade durante a segunda sessão ordinária do mês, do dia 7, projeto de lei nº 32/2012. A proposta dispõe sobre o reajuste do valor de repasse mensal concedido à entidade Beneficência Camiliana do Sul, responsável pela manutenção e pleno funcionamento do Hospital Nossa Senhora dos Na-vegantes, através de convênio firma-do com o Poder Executivo.

Com a aprovação deste projeto de lei, o chefe do Poder Executivo fica autorizado a proceder ao reajuste de R$ 37.544,28 (trinta e sete mil, qui-nhentos e quarenta e quatro reais e vinte e oito centavos) sobre o valor

repassado mensalmente à entidade. Conforme relatório de análise dos gastos da unidade hospitalar anexa-do ao projeto de lei, a média mensal das despesas do hospital entre de-zembro/2010 e setembro/2011 chega aos R$ 315.000,34.

O aumento no repasse é justifica-do pelo objetivo de manter o equilíbrio econômico da relação jurídica entre o Município e a referida entidade. O reajuste visa recompor os valores destinados à aquisição de materiais e medicamento de uso diário, serviços médicos, folha funcional, bem como realizar a equiparação salarial de seus profissionais com os valores pra-ticados na região.

Page 6: Jornal SC News

e-mail: [email protected] Fone: (47) 3249-1173 site: www.jornalscnews.net.br Litoral catarinense, 11 de maio de 2012

6 OpINIãO

eLeIÇÕesAs cartas da política elei-

toral estão sendo lançadas. É certo que muitas coisas vão acontecer durante a campa-nha, afinal, a nossa política gira sempre em torno de dois grupos de candidatos: os que já foram eleitos e preten-dem reeleição e os que estão de fora e pretendem entrar para o circo. Não falo do cir-co como pejorativo, mas sim pela enorme variedade de seus artistas e espetáculos. Tem equilibristas, mágicos, trapezistas e domadores… e também, porque não, de pa-lhaços diversos, vejam o de-putado que São Paulo colocou como líder de eleição, um tal Tiririca…

pLAtAFOrmA De cAmpANhA

Entre tantos candidatos e projetos temos que estar atentos aos que buscam se-gurança, assistência médica e hospitalar para os pobres, educação e ensino, transporte público com ousados investi-mentos. Ser prefeito, verea-dor, político é coisa muito sé-ria, trabalhosa e para alguns, decepcionante. Cabe a nós es-colhermos o que há de melhor e mais bem intencionado em nossas cidades.

cOpA 2014A Comissão especial da

Câmara que discute a Lei Ge-ral da Copa aprovou o texto--base. Restam 10 destaques para o projeto ser mandado ao plenário. O mais polêmico é o que libera a bebida nos es-tádios. Os ingressos custarão de U$ 50 a U$ 450. Estudan-tes e idosos poderão partici-par de sorteios para os mais baratos, mas comprar os bi-lhetes será tarefa difícil: só 300 mil estarão disponíveis.

reDe hOteLeIrA

Hotéis não são suficien-tes. Pesquisa do IBGE mos-tra déficit de leitos de hotéis nas 12 cidades que serão sede da Copa de 2014. São espera-dos entre 500 mil e 600 mil estrangeiros, fora os brasilei-ros.

AUmeNtO NO cOmbUstÍveL

É a hora e a vez da gaso-lina. Com o petróleo em alta no mercado, a Petrobrás vai repassar os reajustes para o consumidor brasileiro. O álcool que disseram seria a grande alternativa ainda é menos competitivo no mo-mento do abastecimento. Tanto no custo quanto no de-sempenho.

QUe mULher cOrAJOsA

Depois de acusar existên-cia de “bandidos escondidos atrás da toga” e provocar Crise no CNJ, a corregedora nacional de justiça, ministra Eliana Calmon, afirmou que é preciso expor as mazelas do Judiciário e punir juízes “vagabundos”, afim de pro-teger os magistrados hones-tos - que, ela ressaltou, são a maioria. Em sessão da Co-missão de Constituição e Jus-tiça do Senado ela chamou de “descalabro” a situação nos Estados. “Toda vez que um governador corrupto quer um favor, ele se junta ao pre-sidente do tribunal e dá au-mento”, afirmou Eliana, refe-rindo-se aos “penduricalhos” que geram uma “gratificação monstruosa” a magistrados. Falou e disse!

e O tempO pAssA!

Esta frase da filósofa

russo-americana Ayn Rand (judia, fugitiva da revolução russa, que chegou aos Es-tados Unidos na metade da década de 1920), pronuncia-da em 1920, mostrando uma visão com conhecimento de causa: “Quando você perce-ber que, para produzir, pre-cisa obter a autorização de quem nada produz; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a cor-rupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto-sacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está con-denada”.

sc – NOvO pOLO AUtOmO-bILÍstIcO

A General Motors do Brasil irá investir R$ 710 milhões para construir uma nova fábrica de transmissões de veículos em Joinville. SC foi escolhida por reunir três condições vitais para o de-senvolvimento da fábrica. A logística, a mão-de-obra qua-lificada e a infra-estrutura fabril de Joinville foram de-cisivas para que a GM ins-talasse sua segunda fábrica no Estado, já que a primeira foca na produção de motores. O Estado ganha na geração de empregos, em agregação de tecnologia, em competiti-vidade e passamos a ser um pólo automotivo, que é um setor muito importante para a nossa economia, e também na receita de impostos.

empréstimos

Iris da Rosa, 73 anos, apo-sentada em Porto Alegre

(RS) – Minha irmã, servidora aposentada, recebeu oferta de empréstimo de R$ 6 mil e, no extrato, apareceu o valor de R$ 23 mil. Qual o controle que o governo exerce sobre agentes financeiros que ofe-recem empréstimo para ido-sos aposentados?

Presidenta Dilma – Iris, os segurados do INSS que tiverem problema com empréstimo con-signado podem registrar recla-mação pelo telefone 135 ou pelo site do Ministério da Previdên-cia Social: www.previdencia.gov.br. Os bancos têm 10 dias úteis para responder ao INSS e, constatado o erro, dois dias úteis para devolver o dinheiro. Várias medidas foram tomadas para proteger o aposentado. Por exemplo, o valor do empréstimo tem que ser depositado na con-ta do segurado e, na assinatura do contrato, a instituição tem que fornecer cópia com o total financiado, o valor e o número de prestações, além da soma do que será pago. Lembro que a melhor forma de conseguir um empréstimo é o segurado procu-rar o banco de sua preferência. Na contratação de operações de crédito em geral, inclusive em-préstimos consignados, os ban-cos e financeiras devem respei-tar as normas instituídas pelo Conselho Monetário Nacional e pelo Banco Central. Quem se sentir prejudicado, tem a op-ção de recorrer ao Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da própria instituição financeira ou do seu correspon-dente bancário. Ou então re-clamar ao Banco Central pela página http://www.bcb.gov.br/?CIDADAO ou pelo telefone 0800-979-2345.

saúde públicaGildásio Brito, 22 anos,

estudante em Barra do Cor-da (MA) – A situação da saú-de é muito triste. O que a se-nhora está planejando para melhorar a saúde pública no Brasil?

Presidenta Dilma – Nós já adotamos várias medidas para a melhoria dos serviços de saú-de, Gildásio, e não vamos parar por aí. Desde o ano passado, por exemplo, estamos investindo R$ 550 milhões em cirurgias não-ur-gentes. Implantamos o programa de atenção domiciliar, o Melhor em Casa. Lançamos o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Bá-sica para avaliar o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e poderemos até dobrar os recursos de custeio para aquelas que cumprirem metas na qualifi-cação do trabalho das equipes de saúde. Criamos a Rede Cegonha, que garante cuidados que vão des-de o planejamento da gravidez até o segundo ano de vida da criança. Atualmente 2.731 municípios já iniciaram o processo de adesão com previsão de atendimento de 1,58 milhão de gestantes em todo o país. Lançamos o Programa Nacional de Fortalecimento das Ações de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer de Colo de Útero e de Mama, que em 2011 realizou 3,9 milhões de exames de mamografia e 11,3 milhões de exames de Papanicolau. Aprimo-rando a gestão do SUS e adotan-do medidas de combate ao des-perdício, conseguimos triplicar a oferta gratuita demedicamentos para hipertensos e diabéticos pelo programa Saúde Não Tem Pre-ço, e economizar, em 2011, mais de R$ 1,7 bilhão na aquisição de remédios e insumos. São grandes vitórias que demonstram que es-tamos no caminho certo.

QUIrINO rIbeIrO

“Não há lugar para a sabedoria onde não há paciência”. (Santo Agostinho)

[email protected] | www.idchapeco.com.br

Litoral Catarinense, 15 A 21 DE JULHO 2011

11

CONTATOE-mail: [email protected] Fone: (47)3249-1173 Site: www.clicscnews.com.br

Pais & Filhos"O que se faz agora com as crianças é o que elas farão depois com a sociedade". (Karl Mannheim)

PEQUENA E BELA PÁTRIA PAPA SIRI!

dos pais, pois são como um guia pode ter um lado negativo. de comportamento. Por isso, Quando a cobrança acerca do embora o diálogo seja impor- rendimento escolar das crianças tante para sedimentar os estabelece padrões altos demais exemplos dados, não adianta de aproveitamento, a criança falar uma coisa e fazer outra. As pode não suportar a pressão e crianças guiam-se pelos exem- reagir criando antipatia ou plos e valores ensinados. aversão aos estudos.

É preciso haver equilíbrio Na divisão de tarefas quem também nas cobranças. cuidará dos limites? Estimular a criança a buscar

seu melhor sem compará-la a Nem sempre aquilo que os pais outras e focar na formação sócio consideram ser o melhor para educacional são soluções seus filhos é certo. A maioria dos melhores do que a superva-erros é cometida enquanto os lorização de métodos imprecisos pais tentam acertar. É preciso de medição de aprendizagem estar atento às reais neces-Um amor para a vida toda.escolar. sidades emocionais e educacio-As relações entre pais e filhos já Especialistas aconselham que nais da criança. Um erro não se baseiam em rígidas seja criado um cantinho de comum é achar que enchê-las hierarquias. Hoje os pais sabem estudo, configurado como um de presentes caros vai deixar as que à medida que ensinam ambiente agradável e motiva-crianças mais felizes e, portan-muitas coisas, também apren-dor, aliado a uma agenda fixa de to, mais saudáveis. Mas pode dem outras com seus pequenos. horários para que a criança ser que ocorra o contrário.Construir um relacionamento acostume-se à rotina e tenha Presentear sempre pode gerar buscando envolvê-lo desde o comprometimento. nas crianças um sentimento de princípio em uma atmosfera de

que elas têm tudo o que querem amor, respeito mútuo e Mais proximidade e carinho sem fazer nenhum esforço por compreensão fortalece a nas relações entre pais e isso, o que, no futuro, poderá parceria entre pai e filho que,

causar-lhes inúmeras frus- filhosafinal, é para a vida toda. trações com as quais não Outro erro comum dos pais é saberão lidar. As mulheres atribuir o mau rendimento Pais mais participativossaíram de casa para trabalhar escolar do filho apenas aos Recentemente, a figura paterna e, com essas mudanças, o educadores responsáveis. mais amorosa na criação de modelo tradicional de família Acompanhar de perto as seus filhos começou a ganhar deu lugar a um ambiente mais atividades escolares de seu filho importância. No passado o pai flexível, de maior proximidade é uma maneira de manter era uma figura austera, rígida, entre a figura masculina do pai proximidade e controle quanto que chegava cansado do e seus filhos. Só é preciso ter aos valores que lhe estão sendo trabalho e passava pouco tempo cuidado para não confundir ensinados na escola e também com as crianças. Hoje, o que se flexibilidade com ausência de um estímulo a mais para que a vê é diferente: pais participa-limites. criança estude. tivos, interessados nos proces-Estabelecer regras e manter o Ainda há na sociedade resquí-sos educacionais de seus filhos e senso de autoridade perante as cios da antiga cultura patri-preocupados em criar laços crianças continua sendo arcal, a qual exigia que o pai mais profundos de proximidade necessário. Do contrário, elas servisse como exemplo de e cumplicidade. poderão tornar-se adultos com disciplina sendo, muitas vezes, Os filhos percebem quando seus dificuldades de conviver um mero provedor autoritário. pais são abertos a aprender com socialmente. Entretanto, a tendência é que eles tanto quanto ensinam.

esse tipo de pai vá cedendo Essa abertura gera interati-Limites também para as lugar a uma figura mais vidade e companheirismo entre cobranças carinhosa, presente também as gerações. As crianças

como alicerce sentimental para A preocupação exagerada com a costumam prestar muita seus filhos. educação dos filhos também atenção aos gestos e às ações

DO IAPOQUE AO CHUÍ SÃO 52 MIL VEREADORES

Relação pai e filho

Aqui o sonho do pequeno

empreendedor torna-se

realidade

Av.Joca Brandão, 265 - Centro - CEP 88301-400

(47)3045-6030 - Itajaí - SC

[email protected] Reinaldo Tolentino

oje possuímos no Brasil, Caríssimo Leitor/Eleitor, so-Haproximadamente, 52 mil, me todas estas despesas, um verdadeiro “exército” de multiplique por no mínimo 5 engravatados e para exercer mil (quantidade aproximada de uma função tão importante a municípios brasileiros) e você exigência de escolaridade é terá, com o resultado, uma mínima, pois basta ser alfabeti- ideia de quanto se gasta neste zado. Sendo funções de um Brasil com Câmaras de Verea-Vereador, legislar e fiscalizar o dores. Executivo, você, em sã consci- Enquanto isso: ência, acha que alguém, sendo Temos um salário mínimo somente alfabetizado, poderá aviltante; executar tais tarefas com com- Faltam médicos na Saúde petência, imparcialidade, res- Publica; ponsabilidade e sabedoria? Leitos na maioria dos hospi-

Para as eleições que se aproxi- tais públicos; mam, não somente querem O SUS está mais para aumentar como podem aumen- “máquina genocida” do que tar o número de Vereadores e, salvar pessoas;assim sendo, ao atual “exército”, As polícias – civil, militar e se juntarão mais 7 mil e 554 federal - necessitam de mais novos vereadores. Perguntas equipamentos, maior contin-que não querem calar: gente, melhores salários, melho-

Mesmo sendo LEGAL este res condições de trabalho. As aumento no número de Verea- escolas públicas estão falidas dores, não será IMORAL? com professores à míngua em

Não torna ainda mais vergo- forma de salários, com estrutu-nhosa e negativa a relação ras ultrapassadas e em péssimo CUSTO/BENEFICIO aos cofres estado de conservação.públicos com este aumento? Principalmente nos grandes

Um Vereador não recebe salá- centros o transporte coletivo é rio, mas, sim, subsídios, acom- uma vergonha; Carecemos na panhados, religiosamente e todo maioria dos municípios de mês de: saneamento básico;

Verba de Gabinete: não se Um pouco de utopia não faz aceita e é desprezível, mas se mal para ninguém e, assim justifica, pois, por este Brasil sendo, bem que nossos Edis afora tem Vereador que mal poderiam prestar um enorme sabe ler e escrever, e, assim serviço em favor da Nação, sendo, obriga ser assessorado reunindo –e forçando nosso para tudo quanto é jeito; Legislativo Federal a fazer as

Auxilio Paletó: confesso que seguintes mudanças através de não sei se ainda está em vigor, Leis:em caso positivo também não se a) ao ser eleito, o Vereador não aceita e é desprezível, mas se poderá exercer qualquer outro justifica, pois neste nosso Brasil tipo de atividade profissional ;basta o camarada colocar um b) todas as Câmaras deverão terno para se chamado de ter no mínimo 3 sessões por se-“dotô”, ou seja, identificasse pela mana; aparência e não pela compe- c) reduzir em 50% o numero tência, inteligência, cultura e de Vereadores; anos e anos em bancos escola- d) acabar com todo o tipo de res; auxílio;

Verba indenizatória: confesso Este aumento no número de que não sei pra que tipo de Vereadores pode ser LEGAL, indenização; mas é totalmente IMORAL,

Auxilio gasolina; Cotas de INCONSEQUENTE, DES-selo; RESPEITOSO, INEFICAZ,

Suprimentos para o gabinete; INOPORTUNO E FINANCEI-RAMENTE INVIÁVEL! Auxilio alimentação;

Page 7: Jornal SC News

e-mail: [email protected] Fone: (47) 3249-1173 site: www.jornalscnews.net.br Litoral catarinense, 11 de maio de 2012

7gerAL

portos & NegóciosHeder Cassiano Moritz

Na edição passada iniciamos uma abordagem sobre a

questão da balança comercial, através da divulgação dos nú-meros relativos às primeiras semanas de abril, sendo que já havia uma indicação de queda e com a divulgação final dos números de mês anterior, de fato, se observou que o saldo da balança comercial realmente apresentou uma queda conside-rável.

Mesmo em um cenário que aponta que o real caiu em torno de 10% em relação ao dólar nos últimos meses, e em meio a uma série de medidas de proteção econômicas o saldo da balança comercial demonstrou uma queda de 52,7% em com-paração ao mês de março e em torno de 55% ante ao mês de abril de 2011, totalizando algo em torno de US$ 881 milhões, comparativamente foi o menor desempenho de um mês desde o ano de 2002.

Especificamente no seg-mento das exportações que totalizara US$ 19,6 bilhões e apresentaram uma queda de 7,9% em relação a mês de abril de 2011, sendo que, em relação ao mês de março a queda foi de 2,9%, levando-se em considera-ção o critério de média diária de embarques, cujos números fo-ram divulgados melo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic).

Em contrapartida, os nú-meros divulgados pelo Mdic demonstram igualmente que as importações brasileiras também sofreram uma queda de 3,1%, pelo crédito de média diária comparando-se com os números registrados em Abril de 2011, e mais especificamente com relação ao mês de Março de 2102 a queda foi de 8,8%, acu-mulando US$ 18,68 bilhões.

As análises que estão sen-do feitas, por especialistas da área, indicam que a desacelera-ção da economia internacional impactou diretamente no saldo da balança comercial brasileira no mês de abril, pois, parceiros internacionais importantes ti-veram suas demandas afetadas, e estamos nos referindo especi-ficamente a União Europeia e à China.

Segundo os analistas, a diminuição das compras de pro-dutos brasileiros foi geral, ten-

do atingido igualmente os cha-mados “primários”, que sempre tiveram uma participação im-portante no saldo comercial nos últimos anos, cuja fatia de parti-cipação nas exportações aumen-tou de 32% para 48% no período de 2007 a 2011, exatamente, ocupando um espaço que foi deixado pela redução verificada nos manufaturados que caiu de 52% para 36%%, de acordo com dados que foram apresentados por Alexandre Schwartsman em artigo Data fobia. Conforme se observa na medida em que os preços mundiais dos produtos primários dobraram no referido período, em razão do crescimen-to Chinês o saldo comercial da balança brasileira aumentou aproveitando este momento em que o preço dos manufaturados subiu 35%.

Por outro lado, neste pe-ríodo de desaceleração global, alguns produtos são diretamen-te afetados, e destacamos a re-dução de 22,1% das exportações de minério de ferro no mês de abril, cuja principal causa foi à queda de 20,8 % nos preços do produto no período. Igualmente se observa a queda de 9,7% da soja e de 62,5% do açúcar, que certamente contribuem e refle-tem na diminuição dos números de exportação.

De maneira geral, os re-gistros indicam que as exporta-ções de produtos básicos caíram 7,2% no mês de abril, e os indus-trializados caíram cerca de 8%.

No segmento das importa-ções observamos que as quedas foram generalizadas, com des-taque para seguintes números: 6,6 % nas importações de maté-rias-primas e bens intermediá-rios, e ainda, 11,1% no segmento de bens de consumo, fortemente impactados pelas restrições aos automóveis estrangeiros. Igual-mente, as importações de bens de capital maquinam e equipa-mentos apresentaram um que-da menor, em torno de 0,6%.

Diante disso, se observa que o cenário da balança comer-cial deste ano inda não é dos melhores e tão pouco otimis-ta, sendo necessário um tempo maior de observação para ter-mos certeza quanto ao seu real comportamento nos próximos meses, quando deveremos teres indicativos mais confiáveis para uma melhor análise.

Entidades arrecadam cerca de 60 mil com Estação da solidariedade

Durante solenidade re-alizada nesta quinta-feira , 10, no Terminal de Cruzei-ros de Itajaí, marcou a pres-tação de contas da “Estação da Solidariedade” da Volvo Ocean Race, que distribuiu crachás de “VIPs Solidá-rios” da Etapa Itajaí da Re-gata. As quatro entidades beneficiadas com as doa-ções dos VIPs Solidários: Asilo Dom Bosco, Hospital Maternidade Marieta Kon-der Bornhausen, Hospital Pequeno Anjo e Associação Itajaiense de Proteção aos Animais (Aipra), juntas, re-

ceberam R$ 50.959,00 em contribuições.

recursosO Asilo Dom Bosco

arrecadou R$ 1.800,00 em fraldas e mais R$ 12.025,00. Com esta ver-ba a foi paga uma conta de luz no valor de aproxi-madamente R$ 5.000,00, adquiridos alguns equi-pamentos e fraldas geri-átricas. Já a enfermeira Milene Aparecida das Chagas, que representou o Hospital Maternidade Marieta Konder Bornhau-sen, informou que foram arrecadados R$ 14.780,00 e 70 pacotes de fraldas geriátricas. “A Estação da Solidariedade fez e vai continuar fazendo a dife-rença para o hospital, pois muitas pessoas tiveram a

oportunidade de se infor-marem sobre a doação de órgãos, tecidos e sangue.”, afirmou. Segundo ela há uma expectativa de se aumentar a doação de ór-gãos no município de Ita-jaí após o período em que aconteceu a campanha.

A Aipra, por sua vez, arrecadou R$ 8.609,00, que será investido em cas-trações. De acordo com o representante da entida-de, Roberto Pereira, serão menos 250 filhotes a nas-cerem nas ruas para serem mau-tratados. O Hospital Pequeno Anjo, representa-do na ocasião por Átila Pro-vesi, informou que recebeu R$ 13.475,00 com a venda dos kits que foram oferta-dos durante o período de funcionamento da Estação da Solidariedade.

Governo do Estado assina convênio para custeio e ampliação do Marieta

O recurso faz parte do repas-se de R$ 52,4 milhões para

custeio, construção e manu-tenção de diversas unidades hospitalares de Santa Catari-na. O Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, de Itajaí, receberá R$ 9,3 mi-lhões para o Hospital Marieta, sendo R$ 4,8 milhões para cus-teio e R$ 4, 5 milhões para a 1ª etapa da ampliação da uni-dade.

A direção do Hospital Ma-rieta também comemorou a assinatura dos convênios. “Queremos agradecer o em-penho dos deputados Volnei Morastoni e Dado Cherem, que não medem esforços em buscar recursos para o nos-so hospital. Este aporte para custeio irá nos auxiliar a cobrir o déficit da tabela do SUS”, declarou a Irmã San-dra Zanotto, diretora geral do Hospital Marieta.

O deputado Volnei Moras-toni, que está em Brasília, representando a Comissão de Saúde e Proteção Social da Confederação Parlamen-tar das Américas (COPA), no 1º Fórum Panamericano de Ações Contra Doenças Crô-nicas não Transmissíveis da Organização Panamericana de Saúde, foi representado pelo filho, o advogado Thiago Morastoni.

ObrAO governador Colombo as-

segurou que o deputado Dado

foi um batalhador na busca dos recursos para ampliar o repasse mensal e para a construção do Complexo Ma-ria Teresa, anexo do Hospital Marieta, que ampliará o nú-mero de leitos dos atuais 344 para 613. O custo total da obra está estimado em R$ 45 milhões.

“Para uma região que abrange 11 municípios e uma população de quase 600 mil habitantes, a ampliação do Hospital Marieta será fun-damental para a melhoria da saúde publica. Com certeza, a ampliação vai melhorar o atendimento” afirmou Dado Cherem.

O projeto de ampliação prevê um prédio 14 andares que totalizam 18.385 metros quadrados, tendo seu espaço

físico composto por 269 leitos, sendo 217 de internação ge-ral, obstetrícia e hospital dia, 21 leitos de atendimento ime-diato, 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ge-ral adulta e 11 leitos de UTI Neonatal.

O Complexo contará com setores como Unidade de Alta Complexidade em On-cologia (Unacon), com sala de quimioterapia (25 leitos/poltronas) e observação (9 leitos/poltrona), além de Centro Cirúrgico, com 13 salas de cirurgia, Centro Obstétrico, com quatro salas cirúrgicas e oito quartos pós parto. Ambulatório de espe-cialidades e Pronto-Socorro amplo para aumentar a qualidade dos serviços pres-tados à comunidade.

Page 8: Jornal SC News

88 11 de maio de 2012

WALTER VANvan FIlOsOFIa:

Neste Natal, reflita que você deve aprender a verdadeiramente amar o que você tem...antes que a vida lhe

ensine a nunca esquecer de amar o que você tinha.

ALEx

[email protected] | @alexwaltervan

van FIlOsOFIa: “Os que te odeiam são admiradores secretos que não compreendem porque

tantos te amam”. (Paulo Coelho, O Aleph).

O Sindipi, presidido por Giovani Monteiro, durante

a inauguração da Sala do Associado, um espaço destinado para acolher

e auxiliar o associado na realização de cotações,

buscando encontrar a melhor opção para de compra de

insumos pesqueiros, realizou a entrega de homenagens

especiais para dois grandes parceiros do sindicato, o deputado federal Décio

Lima e o gerente de Pesca e Aquicultura da Secretaria de

Estado da Pesca e Agricultura, José Marcatti. O Secretário da

pasta, João Rodrigues, não pôde comparecer ao evento e foi homenageado dias antes.

O vereador Antonio Paulo da Silva Neto, o Pitéco, fez questão de visitar a casa noturna Green Valley para pessoalmente realizar a entrega de uma Moção de Congratulações para o sócio-proprietário Eduardo Francisco Philipps. A homenagem, de sua autoria, que expressa manifestação de Congratulações a Green Valley pela segunda posição no Top 100 Clubs da Revista Britânica DJ Mag.A Moção também expressa congratulações pelo titulo de segundo melhor clube do mundo e o melhor das Américas. “Temos que valorizar o que é nosso”, destacou o vereador.

A bela Thaisa Potter Morgado e o noivo Cesinha (destacado vocalista da Banda Sem Abuso), que se uniram com emocionante cerimonia na Igrejinha Imaculada e requintada recepção no salão de festas do Restaurante Bokerão Dupera. Foto de Edson Belline.

O querido casal Pêra e Célia felizes na festa de

casamento da filha Thaisa

Page 9: Jornal SC News

911 de maio de 2012

Mais Informações:www.itajai.sc.gov.br

Itajaí.Cada vez mais preparadapara agir em situaçõesde emergência.A Defesa Civil de Itajaí ganhou novos reforços. Mais dez agentes foram chamados por concurso público e agora a defesa civil funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. Os novos agentes mapeiam áreas de risco, fiscalizam construções irregulares, monitoram a telemetria e capacitam a comunidade.

Page 10: Jornal SC News

e-mail: [email protected] Fone: (47) 3249-1173 site: www.jornalscnews.net.br Litoral catarinense, 11 de maio de 2012

10 gerAL

para a cidade. portugueses, dos africanos e c a r t ã o - p o s t a l m a i s afro-descendentes na formação conhecido de Itajaí e um Na verdade, Marcos Konder Oda cidade. Atingido por fortes dos principais prédios históricos era um homem de visão e chuvas em janeiro de 2007, o da cidade, o Palácio Marcos esperava que o Palácio fosse Palácio Marcos Konder sofre Konder já faz parte da arqui- mais que uma sede para a com a ação do tempo. tetura oficial de Santa Catarina. Prefeitura, e sim um grande

Inaugurado em 22 de outubro centro adminis-trativo para a Um prédio tão importante de 1925, o prédio teve a sua cidade. que conta tanto da história da estrutura planejada por um Em 1940, o Palácio Marcos nossa cidade não pode arquiteto alemão, sendo Konder recebeu a visita do sucumbir. Conservar o Palácio é inspirado no estilo art-noveau, presidente Getúlio Vargas, que manter viva a identidade de reunindo técnicas que vão do marcou a história do lugar. Com Itajaí.clássico ao barroco. o tempo, o prédio passou por

A grande janela existente três reformas e teve parte de sobre o hall do edifício, no sua estrutura modificada, mas melhor estilo art-noveau, é manteve intacta a sua fachada, ressaltada pelos pilares existen- que é motivo de orgulho para os tes em cada extremidade do itajaienses.edifício, que possui ainda MUSEU - Em 5 de janeiro de curiosa cobertura inspirada em 1982 foi instalado no Palácio o modelos europeus. Museu Histórico de Itajaí, que

O Palácio Marcos Konder permanece lá até hoje. sempre teve expressivo valor na No local se mantém intacto o cidade. O Palácio foi palco de relógio ali instalado, uma das grandes decisões políticas e foi poucas peças que fazem parte sede dos três poderes, o Execu- da construção desde a sua tivo, o Legislativo e o Judiciário. inauguração.

Ele abrigou a Prefeitura Não havia lugar melhor para Municipal de Itajaí até 1972. a instalação do Museu. O prédio Na época de sua construção, seu faz parte da nossa história e da criador, o coronel Marcos Kon- memória do povo que aqui der, superintendente municipal, viveu. Com um acervo superior chegou a ser criticado pela a 500 peças organizadas em imprensa local, que via o edifício seções, o Museu apresenta a como algo grandioso demais participação dos índios, dos

Litoral Catarinense, 15 A 21 DE JULHO DE 2011

14

CONTATOE-mail: [email protected] Fone: (47)3249-1173 Site: www.clicscnews.com.br

Foto Memória

O Palácio Marcos Konder,Uma fiel testemunha da nossa velha históriaMelissa Aragão, jornalista

FOTOS: CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA HISTÓRICA DA FUNDAÇÃO GENÉSIO MIRANDA LINS

Governo une esforços para superar prejuízos das mudanças no iCMs

Para impedir prejuízos so-ciais como a perda de 18 mil empregos diretos em Santa Catarina, o Governo realizou uma recente reunião entre Estado, sociedade civil orga-nizada, empresas e represen-tantes eleitos dos catarinen-ses, para discutir como lidar com os problemas gerados pela aprovação do projeto de resolução 72 do Senado. O en-contro foi uma conversa ini-cial, mas já trouxe duas me-didas. A primeira é a criação de um grupo de trabalho para trazer soluções e fortalecer os setores atingidos. A segunda, busca criar um mecanismo de crédito com condições es-peciais para os prejudica-dos. “Aqui estão presentes representantes do Badesc, BRDE, Banco do Brasil. Va-mos construir uma linha de financiamento para permitir que esses setores continuem conseguindo investir para crescer”, disse o governador Raimundo Colombo.

O grupo de trabalho terá 30 dias para construir um plano de ações, formuladas com a participação de todos os afetados, para fortalecer os setores de logística e comércio exterior, além das indústrias que hoje se beneficiam da im-portação de matéria-prima para produzir conteúdo ma-nufaturado mais competitivo.

O Estado também pla-neja um conjunto de ações para melhorar as condições da infraestrutura. “Um dos principais pontos em que es-tudamos melhorias é o acesso aos portos. As cidades foram se desenvolvendo, os portos se modernizaram e os acessos não conseguiram acompa-nhar esse crescimento”, disse o governador. Outras obras

também foram citadas como prioritárias para a melhoria da logística de comércio exte-rior de Santa Catarina, nesse caso, de responsabilidade do Governo Federal. O secretário da Fazenda, Nelson Serpa, in-formou que as iniciativas para contornar os prejuízos vão seguir cinco frentes: uma de natureza tributária - ao ade-quar os regimes tributários hoje vigentes para o comér-cio exterior à nova realidade, para garantir segurança jurí-dica, tratamento isonômico e estímulo ao investimento na transformação de produtos intermediários -, a redução de custos de logística, a melho-ria da eficiência dos portos, a realização de melhorias na infraestrura e a redução dos custos e da carga tributária municipal incidentes sobre a atividade portuária.

ItAJAÍRepresentando os prefei-

tos de municípios portuários, o prefeito de Itajaí, Jandir Belli-ni, afirmou que, em reunião com os outros prefeitos na semana passada, foi assinado um documento para integrar ações entre União, Estado e municípios para tornar os por-tos catarinenses mais compe-titivos com “criatividade, mais trabalho e impedir reflexos em outros áreas, como hotelaria e construção civil.” Bellini tam-bém adiantou que Itajaí vai reduzir a alíquota do Imposto Sobre Serviços (ISS), que é municipal, de 3% para 2% a partir de 2013 sobre o setor de importação. O diretor Su-perintendente Administrativo da Portonave, Osmari Casti-lho, representando os portos privados do Estado, afirmou que estes estão dispostos a superar o desafio. “O setor in-vestiu em Santa Catarina no longo prazo. Continuaremos e já começamos a discutir como contornar e continuar traba-lhando em parceria e proati-vamente”, disse Castilho.

CDL de Joinville adota projetos desenvolvidos em balneário Camboriú

O secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Isa-

ac Pires, recebeu, recente-mente, na sede da Secretaria de Turismo e Desenvolvimen-to Econômico de Balneário Camboriú (Sectur), Carlos Grendene, presidente da Câ-mara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Joinville. Grendene veio buscar informações dos projetos Brilhos de Natal e Coelhinho na Praia que serão utilizados como exemplo para futuros projetos desenvolvi-dos pela CDL de Joinville.

Jorge Ribas, coordenador do Projeto Brilhos de Natal, evidenciou a importância da parceria do CDL de Balneá-rio Camboriú com a prefeitu-ra no Projeto Brilhos de Na-tal. “A CDL busca apoio dos empresários. Cerca de 30% do investimento do projeto vêm destes apoios. Outro ga-nho foi que esta parceria pos-sibilitou que o projeto tivesse uma coordenação isenta, que

conseguiu comandar tudo da maneira necessária”.

O presidente da CDL de Joinville, Carlos Grendene, elogiou a organização e o tra-balho desenvolvido em Bal-neário Camboriú e demons-trou interesse em fazer em Joinville projetos similares, que possibilitem tornar o Na-tal e outras datas comemora-tivas atrativas e com a cara

da cidade. “Seria interessan-te fazer uma parceria, bus-car um material que vocês já produzem e inserir isso nos nossos projetos. Poderíamos trazer grandes shows que agregariam mais atrações e que se trazidos em parceria entre Joinville e Balneário Camboriú, por exemplo, pos-sibilitariam uma redução nos custos”.

Navegantes doa terreno para construção de agência do iNss

A Prefeitura de Navegan-tes oficializou a doação de um terreno próximo ao aeroporto para construção de uma agên-cia de atendimento do Insti-tuto Nacional de Seguridade Social – INSS. O documento foi assinado pelo prefeito Ro-berto Carlos de Souza e pelo gerente executivo da gerência

regional de Blumenau, Mar-cos Roberto Flor, que assu-miu o compromisso para agi-lizar o processo licitatório e iniciar a construção do prédio ainda este ano.

De acordo com a diretora do setor de patrimônio da pre-feitura, Natália Ferreira Cos-ta, o terreno doado ao INSS

possui cerca de 1.513,00 me-tros quadrados e está locali-zado na Avenida Prefeito José Juvenal Mafra, próximo ao Aeroporto. Após a assinatura dos documentos de doação do imóvel, o gerente executivo do INSS foi convidado a conhecer o terreno e ficou bastante sa-tisfeito com o local.

rio Camboriú passa a ter qualidade de água monitorada

A partir do dia 18 a Epa-gri/Ciram estará monito-rando a qualidade da água consumida pelos moradores de Camboriú e Balneário Camboriú, com a instalação de uma sonda multipara-

métrica no Rio Camboriú, no ponto onde é feita a co-leta que abastece as duas cidades.

A sonda é mais um dos componentes do sistema de monitoramento ambiental que está sendo instalado na bacia do Rio Cambo-riú. O sistema será com-posto por cinco estações meteorológicas instaladas ao longo da bacia, que vão

medir e documentar dife-rentes padrões ambien-tais da região, como índice pluviométrico, nível e rio e temperatura. O sistema deverá estar funcionando em outubro. Além de for-mar séries históricas que vão embasar pesquisas na região, os dados também serão usados para preven-ção contra eventos meteo-rológicos extremos.

Page 11: Jornal SC News

e-mail: [email protected] Fone: (47) 3249-1173 site: www.jornalscnews.net.br Litoral catarinense, 11 de maio de 2012

11gerAL

Claudio de Moura Castro é economista

“O que se faz agora com as crianças é o que eles vão fazer depois com a sociedade” (Karl Mannheim)

Os novos pilares da infância

pais & Filhos

Quantas vezes nós já ouvi-mos nossos pais dizerem

“ah, porque no meu tempo não era assim”, não é verdade? Aí ainda complementavam que criança tinha que fazer isso, tinha que fazer aquilo, se com-portar de tal forma, comer tal coisa, brincar assim, por aí vai. E quando a gente é só filho fica achando que eles exageram, que não é nada de outro mun-do. Pois bem, é preciso ser pai para sentir na pele e entender de fato que tudo aquilo que eles tanto falavam é a mais pura e inocente verdade.

Eu não sei, nem mesmo lembro, de ouvir dos meus pais o que quase todo pai co-menta atualmente e que até já virou clichê: “criar filhos nos dias de hoje não tá fácil”. E essa é outra pura, mas não tão inocente, verdade. O mundo realmente mudou. E mudou pra valer. Se os Baby Boomers são a “Juventude Libertária”, a Geração X é a “Juventude Competitiva” e os Millenials (ou Geração Z) são a “Juventu-de Global”, que tipo de geração será a dos nossos filhos, nasci-dos nos últimos 5 ou 6 anos? Essa é um pergunta, acho eu, que nenhum especialista tem a certeza (ou coragem) sufi-ciente para tecer qualquer tipo de teoria. Mas algumas coisas a gente já pode destacar.

Nickelodeon revela comportamento das crianças brasileiras.

A Nickelodeon divulgou uma pesquisa chamada “Ge-ração 5.0 – Os Novos Pilares da Infância”, onde foram ouvi-das crianças e mães do Brasil, Argentina, Chile, México, Co-lômbia, Venezuela e Peru. E esta pesquisa aborda alguns dos temas mais marcantes do universo infantil e adolescente da atualidade: alimentação, atividade física, sustentabili-dade, criatividade e diversida-de. Nesse estudo identificou-se que o Brasil é o país onde se menos pratica esporte nas es-colas, em toda a América La-tina e que o jovem brasileiro também é o que menos se pre-ocupa com o meio ambiente e

sustentabilidade.A pesquisa tratou também

sobre o quesito criatividade, destacando que ela faz muito bem às crianças pois promove relações abertas e positivas com a realidade, flexibilidade às novas situações e ajuda a criança lidar melhor com fra-cassos e provocações. A maio-ria das mães acham extrema-mente importante estimular a criatividade dos filhos, mas ainda são bastante tradicio-nais em relação às atividades criativas. Hoje em dia, o estí-mulo está em diversas plata-formas, como vídeos online, blogs, twitter, etc. Muitas de-las afirmam que assistir de-senhos e programas infantis e jogos interativos na Internet são atividades que estimulam a criatividade dos filhos.

Impressões reais.Criar um filho realmen-

te não é fácil. Mas o clichê nessa hora deve servir muito mais como estímulo do que meramente uma expressão de comodismo. Até porque na velocidade em que o mundo vai, se você se acomoda você se ferra. Aí, o que antes pode-ria ser o combustível para nós pais estarmos cada vez mais antenados (é o novo) com o que tá acontecendo ao nosso redor, vira um bicho de sete cabeças que maltrata e apavora o juízo de qualquer um. O que é Twit-ter? Que diabos é Facebook? O que faz um Blog? Como se cria um Vlog? Youtube tem ca-nal? Você pode não saber nada disso, mas o seu filho sabe. Ou saberá.

Sendo assim, em vez de tratar a Tv, o computador, a internet, o celular ou as ta-blets apenas como dispositi-vos e ferramentas eletrônicas, porque não enxergar tudo isso como instrumentos de diver-são e aprendizagem? Tenho certeza que sabendo utilizar o potencial de cada uma dessas coisas o seu filho, e porque não você também, estará aprovei-tando de forma positiva tudo o que este aparato moderno e tecnológico pode oferecer para torná-lo uma pessoa mais ca-pacitada no futuro.

avenida adolfo Konder ganha ciclovias

A Secretaria de Obras Ini-ciou nesta semana a constru-ção de ciclovias na Avenida Adolfo Konder. Duas equipes executam o trabalho, uma em cada pista, para acelerar a obra. A avenida, que é um dos principais acessos à Ita-jaí, recebe diariamente cerca de 25 mil veículos. Os ciclis-tas tinham que dividir espa-ço nas calçadas com os pedes-tres ou na pista com carros, motos e caminhões. Proble-ma que será solucionado.

Toda a avenida irá receber ciclovias nos dois sentidos da pista. Para isto, a via será alargada para 5,8 metros de cada lado. A ciclovia será pa-vimentada com asfalto e terá 1.500 metros de extensão. Ao lado da ciclovia, separada por um pequeno canteiro, será construída a calçada com la-drilho hidráulico e piso guia para deficientes visuais. O passeio terá 8.767,80m².

A obra está orçada em R$ 1.982.250,25 e deve ser con-cluída em 120 dias. Além da ciclovia e passeio a rua está ganhando nova iluminação e em breve o canteiro central

também será revitalizado, fi-cará mais alto e mais florido.

NOvA brAsILIAA Secretaria de Obras

está finalizando a pavimen-tação asfáltica da Rua David Adão Schmitt, na Barra do Rio. A via, que dá acesso à ponte da Nova Brasília, tem cerca de 950 metros de exten-são, onde serão colocadas 850 toneladas de asfalto. Além da via principal, algumas pe-quenas transversais também estão sendo asfaltadas. O trabalho faz parte do proces-so de conclusão da ponte da Nova Brasília

obra para ampliação da avenida Martin Luther segue em ritmo acelerado

A obra de ampliação do novo traçado da Avenida Martin Luther segue em ritmo acelerado. Neste mo-mento, a obra evolui de quar-teirão em quarteirão e pas-sa pela preparação da base para, posteriormente, pavi-mentar o trecho entre as ruas

Panamá e Paraguai. O traça-do deverá chegar, ainda no primeiro semestre deste ano, até a Rua Síria, do bairro das Nações, onde quase todos os imóveis já foram demolidos e os entulhos estão sendo re-movidos dos locais.

Além disso, o traçado até a Rua Paraguai já recebeu a rede coletora de água plu-vial e está com pavimentação concluída. Neste trecho, as calçadas, travessias elevadas e iluminação estão em pro-cesso de finalização. O trân-sito só será liberado no local

assim que a infraestrutura viária estiver pronta, o que deverá ocorrer nas próximas semanas.

A primeira etapa do proje-to prevê o trecho da nova ave-nida até a Rua Venezuela, no sentido norte da cidade. Hoje ela funciona em mão única até a Rua 1.131 e com as obras de ampliação do novo traçado, que parte da Rua México, deverá chegar à Rua João de Barro, próximo ao acesso da praia dos Amores, ao norte da cidade, região limítrofe com o município de Itajaí.

Cerca de 800 pessoas par-ticiparam da festa de

filiação promovida pelo di-retório municipal do PSD de Balneário Camboriú, no clube Z (Via Gastronômica), no sábado passado. Na opor-tunidade, o diretório pres-tou uma homenagem a Ma-ria Selva Olinger Meissner, ex-assessora do Presidente Juscelino Kubitschek, teste-munha da promulgação da Lei Orgânica de Previdên-cia Social e responsável pela implantação do gabinete do Ministério do Trabalho na mudança da capital do Rio de Janeiro para Brasília

Maria Meissner foi decla-rada presidente de honra do PSD Mulher no município e teve sua ficha de filiação abo-nada publicamente num ato simbólico e recebeu uma pla-ca alusiva a sua destacada atuação política no Estado.

A confraternização contou com a presença do Secretário Estadual de Desenvolvimen-to Econômico e Sustentável e Vice-Presidente do PSD Ca-

Ex-assessora do presidente JK participa da festa de filiação do PsD

tarinense, Deputado FederalPaulinho Bornhausen

e dos deputados estaduais Maurício Eskudlark e Is-mael Santos, além de verea-dores e lideranças políticas regionais. O Vice-Presiden-te do diretório municipal, Vereador Claudir Maciel também participou do en-contro.

O presidente do diretório, Dão Koeddermann, em seu pronunciamento, agradeceu

a participação de todos e lembrou que “a administra-ção municipal não pode le-var três anos para abrir um hospital. E abrir as portas pior do que estava. Temos também a necessidade de implantação de cursos pro-fissionalizantes e desenvol-vimento do Pólo Educacional para formação de mão de obra qualificada ao turismo, construção civil e outras áre-as com demanda”.

Page 12: Jornal SC News

e-mail: [email protected] Fone: (47) 3249-1173 site: www.jornalscnews.net.br Litoral catarinense, 11 de maio de 2012

12 sOcIeDADe

CABELOS . MANICURE . MEGA HAIR . MAQUIAGEM . DEPILAÇÃODIA DA FORMANDA . DIA DA NOIVA E DO NOIVO . DIA DA DEBUTANTE

www.styloseatitude.com.br

47 3349.8589Rua Brusque, 358 . Centro . Itajaí/SC

Anexo ao Angeloni

47 3349-4771 | 3348-9151Av. Joca Brandão, 403 . Centro . Itajaí/SC.

mar

inês

Alv

ezz as novidades

foram inúmeras nesta semana, pena que não

dá para publicar tudo, mas

então aqui vão algumas das

quentes.espero que curtam!!!

a belíssima Empresária lisandra

souza ,atualizando-se constantemente

no Brasil e no Exterior,consegue

trazer as últimas novidades em

decoração e faz da loja Kadeiras a Coqueluche de Balneário Camboriu.

Ela que é a mais nova integrante do Desafio

das Poderosas!

O renomadíssimo Cirurgião Plástico Dr. Jair Maciel que vem fazendo o maior sucesso como o queridinho das mulheres de bom gosto.seu trabalho é minucioso e traz um resultado fantástico!!!Pós-Graduado em Cirurgia Plástica no Rio de Janeiro e ex aluno do Professor Pitanguy é o cirurgião mais comentado entre as beldades que desfilam por nosso estado de santa Catarina!!!

O mago da fotografia Frankie Costa, vem conquistando o litoral Catarinense com o seu belíssimo trabalho ,com uma equipe fantástica de fotógrafos ele simplesmente fascina com suas fotografias!!!

O Miss santa Catarina coroou esse ano Manoela Deschamps de Florianópolis como nossa representante ao Miss Brasil,sua sucessora a belíssima Giseli

Rossi(Miss Balneário Camboriu) encantou a todos e levou o título como Melhor Corpo, de Timbó Paola Boaventura conquistou o título de Miss Elegância,de Caçador andressa Ogrodnik Miss simpatia,luana Freitas de Concórdia Miss

Fotogenia, Todas lindas ao lado do querido organizador Túlio Cordeiro.

Depois de muito suspense eis que nasce o Camarot,trata-se de um serviço de utilidade pública para ajudar o usuário a escolher seu destino de entretenimento e visualizar a balada de sua preferência em tempo real”Pensem que máximo,na foto Pedro Ricardo Madureira vaz um dos sócios!

Quem comemorou em grande estilo a passagem de seu aniversário nesta semana,com muita champs, foi a belíssima Danielle Eloisa serpa,FElIZ anIvERsÁRIO

poderosa!

Rosângela leal Grubba do Iate Clube,uma das mais

belas mulheres de Balneário Camboriu, estilosa e

chiquérrima como ela só,claro que só poderia fazer parte

do melhor time de Balneário Camboriu Desafio das

Poderosas!!!Ela arrasa!!!

Page 13: Jornal SC News

e-mail: [email protected] Fone: (47) 3249-1173 site: www.jornalscnews.net.br Litoral catarinense, 11 de maio de 2012

13sOcIeDADe

“Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres são tão diversos e contraditórios, que é impossível atender às suas

demandas, satisfazê-los. Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro”. (Dalai Lama).

Neide Pasold Uriarte

social News “

x

Almoço beneficente da Asso-ciação pássaros de Luz.

No dia 05 de Maio - (sábado) foi re-alizado um Almoço Beneficente em prol da “Associação Pássaros de Luz, na Sede do “Rotary Club Itajaí Porta do Vale”. Foi um almoço especial, numa parceria entre os Rotarianos e a rede de Supermercados xande e Speciale. Um gesto de muita nobre-za, que surgiu da idéia do Rotariano: Dr. Maurício Gom e do Empresário: Alexandre Sandri. A renda deste almoço foi doada à “Associação Pássaros de Luz”, que atende crianças com problemas neurológicos. Quem quiser conhecer mais de perto, o excelente trabalho realizado pela Associação, faça uma visita em sua sede, na Rua Brusque, bem em frente ao Colégio Adventista. A Sede do Rotary ficou pequena, pela quantidade de convida-dos, que prestigiaram o almoço beneficente, sabendo de sua importância. Na foto estão o Gerente do Supermercado Speciale, a Presidente da Asso-ciação Pássaros de Luz e o Presidente do Rotary Club Itajaí Porta do Vale.

presenças importantes no restaurante “sako Xeio”.Encontramos num domingo, o casal: Luís e Eliane Sedrez, na compa-nhia da filha Luane, almoçando no “Restaurante Sako xeio”. Luís é um dos proprietários do “Despachante Sedrez” em Itajaí e que possui uma grande clientela, pelo excelente serviço prestado. O hobby da família é fazer trilhas com jipe, por isso participam do “Jeep Clube de Itajaí”.

chá de bebê da Alice gomes Uriarte.Na tarde do último sábado, dia 05 de Maio, a futura mamãe: Rosângela Gomes Uriarte recepcionou familiares e amigas, para o seu Chá de Bebê. Rosângela e seu esposo Daniel aguardam com muita ansiedade, o nascimento da primogênita: Alice, para o mês de Junho. A tarde estava muito agradável, foi servido um excelente coquetel sob a responsabilidade de “Re-nato Pães e Patês” e todas as presentes se divertiram até o anoitecer.

A vovó super-coruja.Na Festa do Primeiro Aniversário de Pietro Mendonça, realizada no Buffet de Festas “Vini Niki”, a em-presária da “Ótica Heusser”: Ma-risa Heusser esteve o tempo todo paparicando sua neta mais nova, já que ela já é vovó de um menino. Marisa não desgrudou um minuto do carrinho de bebê, mostrando aos amigos a linda menina, que é filha da Karine Heusser.

presenças ilustres no almoço do restaurante “sako Xeio”.Marcando presença no almoço de domingo no “Restaurante Sako xeio”, o ilustre casal: Prefeito Municipal de Itajaí Jandir Bellini e sua esposa Lour-des. Eles na foto estão acompanhados do casal: Maria da Graça e Waldir Motta, proprietário da Empresa “Powerbus”.

Page 14: Jornal SC News

e-mail: [email protected] Fone: (47) 3249-1173 site: www.jornalscnews.net.br Litoral catarinense, 11 de maio de 2012

14

FOtO memórIA

pAstOr QUe chAmOU vIZINhA DO tempLO De “FILhA DO DIAbO” pAgArá INDeNIZAÇãO

A 5ª Câmara de Direito Civil do TJ confirmou

decisão da comarca de Pa-lhoça, que condenou um pastor de igreja pentecos-tal daquele município ao pagamento de indenização por danos morais a uma vizinha do templo, a quem proferiu ofensas em noite de culto. “A senhora é filha do diabo e tem que se tratar com Deus”, afirmou o pas-tor em relação à vizinha, que conversava no portão de sua casa com a filha e o namorado desta.

A sentença de 1º grau arbitrou a indenização em R$ 1,5 mil. Em apelação ao TJ, o pastor alegou “le-gítima defesa da igreja e da própria fé que professa” para justificar os impro-périos. Disse que a moça costumeiramente debocha-va dos frequentadores da igreja e que sua atitude foi, em verdade, de defesa con-tra tais ataques. Nos autos, entretanto, nenhuma tes-temunha confirmou esse comportamento da vizinha da igreja.

“Tem-se que o réu (…), por ação voluntária, violou o direito de crença da au-tora, causando-lhe ofensa, por discriminação e por falta de solidariedade e fra-ternidade ao seu patrimô-nio ético. Por isso, tem o de-ver de indenizar a autora”, definiu o desembargador Monteiro Rocha, relator da matéria. A decisão, que manteve integralmente a sentença, foi unânima.

Ofensas em grupo de discussões na

internet causam danos

Mensagem jocosas e desrespeitosas pela inter-net, mesmo em um grupo particular de discussões, podem causar dano mo-ral ao alvo das conversas. Com esse entendimento, o Tribunal de Justiça do Dis-trito Federal condenou um ofensor que postou mensa-gens desrespeitosas a um juiz. A indenização foi fixa-da em R$ 20 mil. A decisão foi unânime.

A desembargadora Car-melita Brasil, da 2ª Turma Cível do TJ-DF, anota a publicidade que os comen-tários tiveram, “tanto que chegou ao conhecimento do autor”. Para ela, houve “ato lesivo à honra subjetiva e objetiva do recorrente”. Ela registra também que, ao disseminar tais comen-tários, “ainda que em tom de blague como sustenta, [o ofensor] atingiu de for-ma inequívoca a honra da parte que teve seu nome e reputação como objeto de tais debates”.

Em primeira instância, o pedido foi julgado impro-cedente. O juiz entendeu que, apesar de repudiável, os comentários não foram dirigidos especificamente ao ofendido e, “sendo gené-rica, tal manifestação não atinge a dignidade do autor - bem jurídico individual”. O autor, porém, recorreu da sentença. Citou trechos contidos nas mensagens eletrônicas, nas quais seu nome é citado expressa-mente, como alvo de ofen-sas e ameaças.

A desembargadora pondera que, embora seja um dos pilares da demo-cracia liberal, o direito à livre expressão deve ser relativizado, “ao entrar em conflito com outros di-reitos fundamentais, mor-mente aqueles de caráter personalíssimo”.

Justiça & cidadania

COLETIVA dical Patronal e o Sindicato dos mo, Wagner Lúcio de Souza ocupa Armadores e das Indústrias da um cargo na direção do C. A Prefeita de Camboriú, Luzia Pesca de Itajaí e Região (Sindipi) N.Marcílio Dias todo mundo sabe. Coppi Mathias, reúne a imprensa manifestam-se através de um Mas o que chama atenção, de da região para uma entrevista documento encaminhando ao acordo com um fofoqueiro de coletiva na próxima terça-feira, presidente do Legislativo, Luiz plantão, é a polpuda remuneração 19. O encontro tem como pauta a Carlos Pissetti, e ao prefeito Jan- que o mesmo recebe do clube, apresentação de um pacote de dir Bellini. No documento, conhecido por suas combalidas pavimentações, com drenagem justificam o posicionamento con- contas. Se diz que o salário do pluvial, das ruas consideradas trário, alegando que, atualmente, Wagner “devora” boa parte do como eixos viários importantes da acidade conta com 12 vereadores, patrocínio que o clube recebe de malha urbana municipal. Os quantidade que as entidades têm uma grande empresa de pesca de internautas também poderão a firme convicção de ser suficiente Itajaí. Será?acompanhar a cobertura ao vivo para atender a demanda local. pelo Twitter da Prefeitura - “Nossa cidade e o país como um @PrefCamboriu. “Será um gran- ÔNIBUS DA SOLIDARIEDADEtodo necessita se voltar para ou-de momento para Camboriú. tras prioridades como: saúde, edu-Importantes ruas serão contem-cação, segurança, sistema viário, pladas, o que trará mais qualida-etc.”, ressaltou a presidente da de de vida para a nossa gente. Por ACII, Bel Sandri, informando que isso, convido toda a imprensa da estas prioridades também foram região para estar conosco”, decla-destacadas no documento.rou Luzia Coppi.

LUCROSANGUE NOVOO vereador José Carlos Hannibal O empresário Dolor Silva, dono da

O popular Calinho Canela (foto), está pegando no pé da empresa nacionalmente conhecida empre-responsável pelo programa Estar, que opera o sistema sa Angel, tem seu nome muito Caminhão do Peixe, tem tentado regulamentado de estaciona-lembrado como pré-candidato a buscar junto ao empresariado mento em Balneário Camboriú. prefeito de Itajaí. Ele, questionado apoio para ampliar o seu Ele solicita os demonstrativos pela coluna, diz que a população tradicional projeto “Café Comu-financeiros da empresa. “O que eu quer renovação e que o seu nome é nitário”, que semanalmente ofere-estou pedindo é um balancete uma opção entre “os mesmos de ce lanche reforçado para centenas mensal da Estar. Eu, como verea-sempre”. Dolor, filho da ex-de crianças, além de palestras dor e fiscalizador, quero saber on-vereadora Iraci Sodré, que marcou feitas por especialistas voluntá-de está sendo usado o valor arre-época na Câmara Municipal, diz rias, como cuidados com a saúde cadado mensalmente pela Estar".que ainda não é filiado a nenhum dental. Calinho pretende adquirir partido, mas que estuda convites. um ônibus com objetivo de adap-“Chegou a hora da verdadeira TROCA-TROCA tá-lo ao projeto. “Com o veículo mudança”, anuncia Dolor. A Prefeitura de Balneário Cambo-adaptado com mesas e cadeiras e riú comunica a mudança no seu uma pequena cozinha, vamos MENOS VEREADORES site e e-mails, a partir desta sema-abranger todos os bairros caren-na. Com isso, o site da prefeitura A Associação dos Distribuidores e tes. É um sonho que está perto de deve ser acessado somente Atacadistas Catarinenses (Adac), se tornar realidade”, comenta através do endereço www. Associação Empresarial de Itajaí Calinho. Em tempo, Calinho e seu balneariocamboriu.sc.gov.br. O (ACII), Câmara dos Dirigentes correligionário Sérgio , que inau-endereço antigo – www. Lojistas (CDL) de Itajaí, Intersin-guram um sub-diretório no Bairro camboriu.sc.gov.São João, Itajaí, estiveram se br e os e-mails encontrando com o arquiteto Tito deste mesmo Arruda, atualmente no PTB. Tito, domínio serão inegável articulador político e que utilizados pela fica sabendo das coisas como Prefeitura Mu-quem tem uma bola de cristal, foi nicipal de Cam-convidado a se filiar no PTC, o boriú.partido presidido por Calinho Canela. Tito agradeceu o convite e QUEM PAGA?disse que “como compra briga com

Que o ex-secre-muita gente é melhor fica onde

tario de Turis-está”.

brasil começa a viver mais intensamente uma nova O

fase na educação superior. Depois de conviver desde sempre com vergonhosos números de acesso às universidades, inclusive em relação a países do seu próprio continente, a proliferação de vagas nas instituições privadas e comunitárias, combinada a novas políticas públicas de estímulo ao ingresso à univer-sidade, abriu oportunidade de formação acadêmica para

uma excelência que se irradia milhares de pessoas.nessa nova modalidade de cursos

No período 1991-2009, por de especialização, alguns ofer-

exemplo, a quantidade de matrí-tados “in Company”.

culas triplicou nas universidades Outro passo nesse sentido são não estatais, passando de 1,5

as parcerias com universidades milhão de vagas para cinco de outros países. Em recente milhões. Embora haja, segundo viagem a Portugal, onde tivemos um estudo recente do Núcleo de a oportunidade de visitar as Estudos de Políticas Públicas instituições com as quais temos (Nepp) da Unicamp, um contin-mantido históricos protocolos de gente de 12 milhões de jovens intercâmbio, avançamos nos que não ingressou ou não acordos que contemplam a pós-concluiu o Ensino Médio – um graduação, abrindo novas janelas considerável universo ainda de experiência acadêmica. É uma alijado das universidades, houve iniciativa que reforça impor-avanços importantes nas últimas tantes parcerias com novas uni-duas décadas.versidades, firmadas durante o

Esse progresso, induzido por Congresso das Américas sobre

uma demanda altamente repri-Educação Internacional, em

mida, tem alargado a fronteira Vancouver, no qual nossa equipe

da educação superior. Ao lado da pôde perceber um declarado

expansão dos cursos de gradu-interesse de estabelecer empar-

ação, crescem viçosamente os ceiramentos com universidades

programas de pós-graduação, brasileiras, entre as quais a

seguindo uma tendência que se Univali.

verifica em grande escala em Esse processo de internacio-países desenvolvidos, onde há

nalização está integrado ao uma crescente inversão na planejamento estratégico da proporção de alunos na gradua-Univali, uma vez que estimular a ção e na pós-graduação. Na Uni-mobilidade de nossos alunos e versidade de Stanford, na Cali-pesquisadores é um catalisador fórnia, a título de referência, de qualidade, pois promove uma desde a década de 1990 o número cultura de integração científica de alunos matriculados nos com centros de vanguarda na programas de pós-graduação produção de conhecimento de supera os da graduação.todo o mundo. Nesse processo

Neste cenário, os esforços da bilateral, postulamos um papel

Univali na ampliação de seus mais protagonista na geração de

programas de pós-graduação saber, uma condição à qual nos

convergem para esta tendência lança a nossa própria história.

global. Neste semestre, a Univer-Afinal, como uma das pioneiras

sidade passou a oferecer um instituições não públicas no

amplo leque de MBAs em várias Ensino Superior do Estado, cabe

regiões do Estado, apoiada numa à Univali ser uma das universi-

experiência bem-sucedida de dades envolvidas ativamente

mais de duas décadas de seus nessa nova fase da Educação

programas lato e stricto sensu. Superior. No século do conheci-

Com efeito, o fato de todos os mento, a Univali vê diante de si o

cursos de mestrado e doutorado irrecusável desafio de ser uma

da Univali serem recomendados universidade sem fronteiras sob

pela Capes/MEC traduz um o impulso de sua vocação

compromisso com a qualidade. É comunitária.

Os artigos assinados não refletem, necessariamente, a opinião do jornal e são de inteira responsabilidade de seus autores.

PARA ANUNCIAR OU ASSINAR(47)3249-1173

Litoral Catarinense, 15 A 21 DE JULHO DE 2011

2

CONTATOE-mail: [email protected] Fone: (47) 3249-1173 Site: www.clicscnews.com.br Twitter: @jornalscnews

@jornalscnews

Opinião

www.clicscnews.com.br

Fundado em 14 de abril de 2011Editado pela Losan Ações de Comunicação

Siga-nos:

Universidade sem fronteiras PAINEL POLÍTICODA REDAÇÃO

Susi Bellini assume a presidência da CISPA vereadora itajaiense Sussi Bellini acaba de assumir a presidência da Comissão Intermunicipal de Segurança Pública (CISP). Susi estará a frente da CISP durante um ano, juntamente com Giovane Pasa (de Balneário Camboriú), Elizângela Cardoso (Itajaí) e Dialison Vitti (Ilhota) que assumem a Secretaria Executiva e Comunicação.O encontro que aconteceu na Câmara de Vereadores de Camboriú e também marcou os dois anos de criação da CISP, que surgiu após uma audiência pública na Casa de Leis de Balneário Camboriú, em 13 de julho de 2009. No legislativo itajaiense, Susi preside a Comissão Permanente de Segurança Pública. “Esse grupo veio com a missão de fazer e acontecer quando tratamos sobre segurança pública. Realizamos um trabalho suprapartidário”, disse Susi.

Tiragem desta edição: 4.250 exemplares

VICTOR SCHENEIDER

Mário Cesar dos SantosReitor da Universidade

do Vale do Itajaí (Univali)

vista da pista do antigo aeroporto de Itajaí, na década de 1950. Denominado Aeroporto Salgado Filho, o terminal se situava no bairro Barra do Rio e funcionou

com voos regulares para diversas cidades do país até a década de 1960. Detalhe, bem antes de Florianópolis, Blumenau e Joinville, a cidade de Itajaí teve a visão de inaugurar o seu próprio terminal de cargas e passageiros. Que na época o principal meio de transporte era marítimo. A BR-101 não existia e as únicas estradas eram de barro. Depois de 1960, o aeroporto foi transferido para o outro lado do rio Itajaí-açú, em navegantes, que na época era um bairro itajaiense. até 1978, o terminal era ainda chamado de aeroporto Itajaí.

aCaDEMia DE Justiça FirMa CoNVÊNio CoM a uNiVaLi

O vice-diretor de Cursos Acadêmicos e Orientação Pedagógica, juiz Paulo Ro-berto Froes Toniazzo, repre-sentando o desembargador Pedro Manoel Abreu, diretor executivo da Academia Judi-cial, reuniu-se com o reitor da Univali, Mário Cesar dos

Santos, e com o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura, Valdir Cechinel Filho.

O encontro teve o objeti-vo de dar início às tratativas para a formalização de um termo de cooperação mútua e ampliação do convênio entre a universidade e o órgão do Centro de Estudos Jurídicos, com vistas na formação de turmas de mestrado e douto-rado em 2013, compostas de magistrados catarinenses.

Mais de 300 vagas disponíveis no balcão de Empregos

O Balcão de Emprego, setor da Secretaria de Desen-

volvimento Econômico, Em-prego e Renda, em parceira com diversas empresas esta-belecidas no município, es-tão disponibilizando mais de 300 vagas de trabalho. Vagas para setores operacionais, administrativos, estagiários, técnicos, jovens aprendizes, domésticos e muito mais.

Os interessados devem comparecer no Balcão de Empregos escolherem suas vagas no mural e retirar o encaminhamento com os atendentes do balcão. O ser-viço é gratuito e para efetuar o cadastro, basta compare-cer na SEDEER levando seu CPF. Além disso, o setor con-tém um banco de currículos que fica à disposição de em-

presas interessadas em con-tratar mão de obra.

Treinamento - Dentre as oportunidades de trabalho disponíves, 150 delas são oferecidas por duas empre-sas que estão montando em Itajaí seu Centro de Distri-buição. Nelas há vagas de todos os níveis. “Ao contrário do que se imagina, muitos empregadores estão dispos-tos a oferecer oportunidade aos candidatos que não pos-suem experiência” destaca o Diretor do Departamento de Apoio ao Emprego, Renda e Qualificação Profissional.

O funcionamento do Bal-cão é de segunda a sexta-fei-ra, das 07h às 19h, na Rua Felipe Reiser n° 48 bairro São João. Telefone para mais informações: 3246-1190.

No são Judas, Prefeitura nos bairros prestou 160 atendimentos

A nova edição do programa “Prefeitura nos Bairros” realizada no bairro São Judas encerra suas ativida-des com um total de 160 pessoas atendidas. O gabinete do prefeito e da vice-Prefeita fo-ram os serviços mais procurados pela co-munidade, além das secretarias de Saúde, Habitação e Educação.

cIDADe NOvANo mês de abril, o

bairro Cidade Nova re-cebeu o atendimento. No total, 240 pessoas foram ouvidas. Duran-te o “Prefeitura nos Bairros – O Governo mais perto de você”, prefeito, vice-Prefeita e todas as secretarias municipais atendem a população dando enca-minhamento às solici-tações. Além disso, o bairro recebe um mu-tirão de melhorias da Secretaria de Obras, com serviços de roça e capinação, limpeza de terrenos baldios, tapa-buraco, limpeza de bocas-de-lobo entre outros.

Page 15: Jornal SC News

e-mail: [email protected] Fone: (47) 3249-1173 site: www.jornalscnews.net.br Litoral catarinense, 11 de maio de 2012

15

Fora do Ar Os bastidores da nossa imprensa e propaganda regional

i i i

i i i

i i i Em destaque, o jovem narrador Miguel Ignácio, que agora, ao lado de Clemilto Oliveira, reforça a equipe de esportes da 102 FM. A emissora vem com tudo na cobertura do brasileirão. As trans-missões, sempre vibrantes, contam ainda com os comentários de Gustavo Rosa, reoprtagem de Paulo Alves e plantão de Ângelo Ferrari. Confira.

O jornalista Bola Teixeira e o radialista Osmar Fernandes, grandes feras do rádio regional, que coman-dam com grande repercussão o programa Bote a Boca no Trombone, com transmissão simultânea pela Rádio Menina FM e TV Mocinha. Os combatentes profissionais trazem as principais informações e abrem os potentes microfones da emissora (com liderança absoluta) para o atendimento de reclamações e denúncias feitas pela co-munidade, além de entrevistar influentes personalidades.

Em momento de descontração, o repórter Zé Rogério e a jornalista Jamille Cardoso, da RIC

Record Itajaí. A propósito, Zé Rogério se apresenta, com grande sucesso, nas

manhãs dominicais da Rádio Bandeirantes 1350.

Ele traz os sucessos de hoje e de ontem, abre a

microfone para a partici-pação da cativa audiência

que faz oferecimentos e também faz reclamações.

A apresentadora Rineda Miranda que comemora aniversário. Uma das personalidades mais conhecidas da nossa televisão, Rineda se

apresenta o programa Variedades com Você, sempre nas tardes da TVBE (sinal aberto e na cabo). Com inegável carisma e desenvol-tura, Rineda cativa a sua numerosa audiência, com a presença

de convidados especiais, além das famosas receitas culinárias. A querida Rineda, o nosso abraço fraternal.

Page 16: Jornal SC News

Litoral catarinense, 11 de maio de 201216

TRABALHANDO DIA E NOITE PARA A SUA TRANQUILIDADE

Desenvolver de forma ordenada. Esse é o nosso compromisso com a

cidade. Por isso, desde 2009 investimos em segurança.

Nossa Guarda Municipal é uma referência para todo País.

São mais de 94 guardas e 60 agentes de trânsito atuando 24 horas nas ruas.

BALNEÁRIO CAMBORIÚUMA CIDADE EM MOVIMENTO

www.balneariocamboriu.sc.gov.br