Jornal Voz Metalúrgica - Edição Nov e Dez de 2014 e Jan de 2015

4
Sindicato depois de muita luta e união dos traba- lhadores, alcança vitória na Campanha Salarial Eliseu Silva Costa, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí; José Hildebrando Rocha, diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Ribeirão Preto e Região; Miguel Torres, presidente da For- ça Sindical, CNTM, e Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo; Edmilson Domingues, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Ribeirão Preto e Região e Agostinho Dias Campos, Diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Ribeirão Preto e Região no evento de entrega da pauta aos patrões. Sindicato intensificou assembleias e panfletagem na reta final da campanha O Sindicato dos Metalúrgicos de Ribeirão Preto e Região conquistou e garantiu reajuste de 8% nos sa- lários de todos os trabalhadores e trabalhadoras de sua base: Ribeirão Preto, Cravinhos, Serrana e Jardi- nópolis. Edmilson Do- mingues, presi- dente do Sindicato dos Metalúrgicos de Ribeirão Preto e Região e Coor- denador Regional da Força Sindical Ribeirão Preto, ex- plica que de todas as campanhas sa- lariais, a de 2014 foi “uma das mais difíceis, que foi vencida graças a união de toda a categoria que saiu fortalecida e engrossou para o lado dos patrões, agindo unida e sinto- nizada”, conta. Ainda segundo Edmilson, a Campanha Salarial 2014 alcançou seu objetivo maior, “garantir para a família meta- lúrgica reposição da inflação dos últimos 12 me- ses, mais aumen- to real do salário”, enfatiza. “Com os 8% de reajuste, con- tribuímos para que os trabalha- dores e as traba- lhadoras tenham a correção da perda que a in- flação causa nos salários, mais o acréscimo de poder de compra. Isso, significa mais qua- lidade de vida para todos os meta- lúrgicos”, conclui . A Campanha Salarial 2014 en- volveu 54 sindicatos filiados a Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo, com aproxi- madamente 750 mil metalúrgicos, em uma campanha que desde se- tembro movimenta as fábricas e os galpões. O Sindicato dos Metalúrgicos de Ribeirão Preto e Região intensifi- cou a Campanha Salarial 2014 com a realização de assembleias e pan- fletagem nos portões das fábricas das metalúrgicas de Ribeirão Preto, Cravinhos, Serrana e Jardinópolis. Edmilson Domingues, presiden- te do Sindicato dos Metalúrgicos de Ribeirão Preto e Região e Coorde- nador Regional da Força Sindical Ribeirão Preto, explicou que a me- dida foi “para que os patrões vissem a força que a categoria metalúrgica possui, principalmente para lutar pelos seus objetivos”, concluiu. Edmilson liderando assembleias em várias empresas da base sindical do Sindicato dos Metalúrgicos de Ribeirão Preto e Região Edmilson no evento de entrega de pauta na Fiesp (Casa dos patrões)

description

Jornal periódico do Sindicato dos Metalúrgicos de Ribeirão Preto, Cravinhos, Serrana e Jardinópolis.

Transcript of Jornal Voz Metalúrgica - Edição Nov e Dez de 2014 e Jan de 2015

Page 1: Jornal Voz Metalúrgica - Edição Nov e Dez de 2014 e Jan de 2015

Sindicato depois de muita luta e união dos traba-lhadores, alcança vitória na Campanha Salarial

Eliseu Silva Costa, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí; José Hildebrando Rocha, diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Ribeirão Preto e Região; Miguel Torres, presidente da For-ça Sindical, CNTM, e Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo; Edmilson Domingues, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Ribeirão Preto e Região e Agostinho Dias Campos, Diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Ribeirão Preto e Região no evento de entrega da pauta aos patrões.

Sindicato intensificou assembleias e panfletagem na reta final da campanha

O Sindicato dos Metalúrgicos de Ribeirão Preto e Região conquistou e garantiu reajuste de 8% nos sa-lários de todos os trabalhadores e trabalhadoras de sua base: Ribeirão Preto, Cravinhos, Serrana e Jardi-nópolis.

Edmilson Do-mingues, presi-dente do Sindicato dos Metalúrgicos de Ribeirão Preto e Região e Coor-denador Regional da Força Sindical Ribeirão Preto, ex-plica que de todas as campanhas sa-lariais, a de 2014 foi “uma das mais difíceis, que foi vencida graças a

união de toda a categoria que saiu fortalecida e engrossou para o lado dos patrões, agindo unida e sinto-nizada”, conta.

Ainda segundo Edmilson, a Campanha Salarial 2014 alcançou seu objetivo maior, “garantir para

a família meta-lúrgica reposição da inflação dos últimos 12 me-ses, mais aumen-to real do salário”, enfatiza.

“Com os 8% de reajuste, con-tribuímos para que os trabalha-dores e as traba-lhadoras tenham a correção da perda que a in-flação causa nos salários, mais o acréscimo de poder de compra. Isso, significa mais qua-lidade de vida para todos os meta-lúrgicos”, conclui .

A Campanha Salarial 2014 en-volveu 54 sindicatos filiados a

Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo, com aproxi-madamente 750 mil metalúrgicos, em uma campanha que desde se-tembro movimenta as fábricas e os galpões.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Ribeirão Preto e Região intensifi-cou a Campanha Salarial 2014 com a realização de assembleias e pan-

fletagem nos portões das fábricas das metalúrgicas de Ribeirão Preto, Cravinhos, Serrana e Jardinópolis.

Edmilson Domingues, presiden-

te do Sindicato dos Metalúrgicos de Ribeirão Preto e Região e Coorde-nador Regional da Força Sindical Ribeirão Preto, explicou que a me-

dida foi “para que os patrões vissem a força que a categoria metalúrgica possui, principalmente para lutar pelos seus objetivos”, concluiu.

Edmilson liderando assembleias em várias empresas da base sindical do Sindicato dos Metalúrgicos de Ribeirão Preto e Região

Edmilson no evento de entrega de pauta na Fiesp (Casa dos patrões)

Page 2: Jornal Voz Metalúrgica - Edição Nov e Dez de 2014 e Jan de 2015

Sindicato capacita e qualifica mais de 100 trabalhadores através de cursos gratuitos

O Sindicato dos Metalúrgicos de Ribeirão Preto e Região acaba de formar mais de 100 alunos através de seu Programa de Qualificação, Requalificação e Preparação Pro-fissional com aplicação de cursos em sua sede em Ribeirão Preto e no município de Cravinhos, que inte-gra sua base.

Edmilson Domingues, presiden-te do Sindicato dos Metalúrgicos de Ribeirão Preto e Região e Coorde-nador Regional da Força Sindical Ribeirão Preto explica que neste ano a lista de cursos que o Sindicato ofereceu aumentou. “Graças ao tra-balho que realizamos há anos, em 2014 formamos turmas com alunos de todas as cidades que fazem parte de nossa base”, comemorou.

“Com nosso programa podemos contribuir para que os trabalhado-res aprimorem e profissionalizem--se, almejando melhores postos e melhores salários. E isso tudo influ-

ência e ajuda a família metalúrgica na busca por melhor qualidade de vida”, conclui Edmilson.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Ribeirão Preto e Região proporcio-nou cursos para turmas de Inglês,

Desenho de Mecânica (parceria com SENAI), Eletricista Instalador (parceria com SENAI), Leitura e Interpretação de Desenho, Metro-logia, Organização da Produção e Controle de Qualidade.

Sindicato melhora atendimento jurídicoO Sindicato dos Metalúrgicos

de Ribeirão Preto e Região come-ça a oferecer a partir do dia 26 de novembro de 2014 atendimento ju-rídico na área previdenciária atra-vés de uma nova profissional e em novo horário.

Edmilson Domingues, presiden-te do Sindicato dos Metalúrgicos de Ribeirão Preto e Região e Coorde-nador Regional da Força Sindical Ribeirão Preto explica que as mu-danças são para melhor atender as necessidades dos trabalhadores. “O Sindicato esta disponibilizando uma profissional com experiência na área e em um horário mais fle-xível”, enfatiza.

Ainda segundo Edmilson, o Sindicato vêm de “forma contínua trabalhando para melhorar sua atu-

ação e os serviços oferecidos para os trabalhadores e trabalhadoras associadas. Nosso objetivo é poder contribuir com a qualidade de vida das famílias metalúrgicas, dentro e fora das fábricas de Ribeirão Preto, Cravinhos, Serrana e Jardinópolis”, conclui.

Os atendimentos jurídicos na área previdenciária serão realiza-dos todas as quartas-feiras, das 16 horas às 18 horas na sede do Sindi-

O Programa de Qualificação, Requalificação e Preparação Pro-fissional é anual e oferece material , com todos os custos de responsabi-lidade do Sindicato dos Metalúrgi-cos de Ribeirão Preto e Região.

cato dos Metalúrgicos de Ribeirão Preto e Região localizada na Rua Capitão Salomão, n° 1609, no bair-ro Campos Elíseos na cidade de Ri-beirão Preto/SP.

Para mais informações entrar em contato pelos telefones: (16) 3632-1338, (16) 3625-3151, no site www.metalurgicosonline.com.br ou pelo e-mail: [email protected].

Alunos em aula dos cursos promovidos e executados pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Ribeirão Preto e Região

Lilian Cristina Bonato - OAB 171.720, nova advogada previ-dênciária do Sindicato dos Meta-lúrgicos de Ribeirão Preto e Re-gião.

Page 3: Jornal Voz Metalúrgica - Edição Nov e Dez de 2014 e Jan de 2015

Campanha Salarial vitoriosa

Expediente: Voz Metalúrgica é um jornal periódico do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias, Fábricas e Oficinas Metalúrgicas, Mecânicas, de material Elétrico, Eletrônico de Ribeirão Preto, Cravinhos, Serrana e Jardinópolis - Presidente: Edmilson Domingues - Jornalista Responsável: Andreza A. Bazalha-MTB: 40978/SP - Contribuição: Jesiel Colosi - Tiragem: 12.000 exemplares.

Vencemos mais uma batalha na guerra de nossa Campanha Sala-rial, depois de muita mobilização, assembleias, negociações e pressão para cima dos patrões, o Sindicato dos Metalúrgicos de Ribeirão Preto e Região garantiu aos seus traba-lhadores e trabalhadoras reajuste salarial de 8%.

Na peleja que tivemos para al-cançar o resultado, sempre man-tivemos nossos objetivos maiores: reposição do acumulo da inflação nos últimos 12 meses de nossa data base, mais aumento real dos salá-rios, ampliando assim o poder de compra das famílias metalúrgicas.

E esses objetivos garantimos à toda categoria. Com 8% de reajuste salarial, e uma inflação registrada com 6,34%, afirmamos como certo 1,56% de aumento real para todos os trabalhadores e trabalhadoras. O que representa grande vitória e imensa relevância da categoria diante de um cenário econômico nada animador e baixas expectati-vas para os próximos dias.

Ainda faltam alguns grupos para fechar as negociações, por isso nossa campanha salarial ainda não

Edmilson Domingues é Presi-dente do Sindicato dos Metalúr-gicos de Ribeirão Preto e Região. e Coordenador Regional da Força Sindical Ribeirão Preto.

acabou, continuaremos unidos e mobilizados na luta pela conquista dos mesmos índices para todos.

Dessa forma fecharemos o ano

de 2014 positivo e com o dever cumprido. Nos preparando para um 2015 com gás para novas bata-lhas e novas conquistas.

Obrigado a todos que caminha-ram conosco. Ótimas festas de final de ano, e um ano novo com novos horizontes.

Page 4: Jornal Voz Metalúrgica - Edição Nov e Dez de 2014 e Jan de 2015

A importância da indústria para o PaísHá tempos a Força Sindical vem

alertando o governo sobre sua po-lítica econômica equivocada e os males que tais equívocos trariam ao setor produtivo, sobretudo ao setor industrial. Mas nossas advertências perderam-se no vento, e os resulta-dos estão aí, contrariando todas as argumentações governamentais e nossas expectativas, inclusive.

O desempenho da produção industrial está fraco, tanto que as importações brasileiras foram su-periores, no mês passado, às expor-

tações, provocando um aumento do déficit comercial de US$ 1,2 bilhão. De janeiro a setembro de 2014, a produção sofreu um recuo de 2,9% se comparada ao mesmo período de 2013. Há cerca de duas décadas, a indústria de transformação – que transforma matéria-prima em pro-duto final ou intermediário – cor-respondia a 25% do PIB. Hoje, no entanto, não chega a 15% (frisamos que é na indústria de transforma-ção que estão os maiores salários e os empregos formais de qualidade).

Caso esse quadro não seja rever-tido e uma recuperação ocorra no setor industrial – assim como em toda a cadeia produtiva –, a reto-mada do crescimento econômico torna-se cada vez mais um objetivo distante de ser alcançado.

O governo precisa rever sua po-lítica econômica. Deixar o País fe-chado à competição externa, man-ter os juros nas alturas e aumentar tarifas, entre outras demandas, não contribui em nada para alavancar nossa economia.

Miguel Torres é Presidente da Força Sindical, CNTM e Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo

O salão de cabeleireiro do Sin-dicato dos Metalúrgicos de Ribei-rão Preto e Região voltou a aten-der todos os sócios e dependentes da entidade, depois de uma ampla reforma e readequação. Além da

reforma, o Sindicato oferece aos associados um novo serviço: de manicure e pedicure.

Edmilson Domingues, presi-dente do Sindicato dos Metalúr-gicos de Ribeirão Preto e Região e Coordenador Regional da For-ça Sindical Ribeirão Preto, con-ta que o salão de cabeleireiro, foi “totalmente reformado, com novo designe e decoração, além do novo profissional e equipa-mentos modernos. Investimen-to para melhor atender a toda família metalúrgica”, enfatiza.

Sobre a manicure, Edmilson explica que é um novo servi-ço para os sócios, e “tem como principal objetivo oferecer um

espaço para que os associados e as-sociadas, bem como os dependen-tes dos metalúrgicos de Ribeirão Preto e Região, possam cuidar da aparência, além da saúde, lembran-

Salão de Cabeleireiro e Sala de Atendimento de Manicure e Pedicure

Sindicato dos Metalúrgicos de Ribeirão Preto e Região reinaugura salão de cabeleirei-ro e inaugura serviço de manicure e pedicure para os associados

do que já oferecemos atendimento odontológico”, destaca.

“Estamos felizes em concluir mais uma etapa e entregarmos para toda a família metalúrgica boas ins-talações e bons serviços”, finaliza Edmilson.

O salão de cabeleireiro reinau-gurou com um novo profissional e esta atendendo de segunda a sexta

O Supremo Tribunal Federal decidiu no mês de novembro que os trabalhadores terão o prazo de 2 anos de sua rescisão contratu-al para entrar com ação na justiça contra empregadores que não de-positaram os valores referente ao FGTS, e a partir do ingresso da

STF muda regra de ações de depósitos não realizados do FGTSação, reclamar os valores referente ao FGTS dos últimos 5 anos.

Edmilson Domingues, presi-dente do Sindicato dos Metalúr-gicos de Ribeirão Preto e Região e Coordenador Regional da Força Sindical Ribeirão Preto explica que dessa forma todos os “processos

trabalhistas passam a ter os mes-mos prazos para ajuizamento e re-clamações”.

“Antigamente era os últimos 30 anos que poderiam entrar nas ações do FGTS, com as novas regras, nós do Sindicato intensificaremos ain-da mais nosso trabalho de fiscaliza-

ção dos diretos dos trabalhadores de nossa base, em especial quanto ao FGTS”, conclui Edmilson.

A nova regra só vale para os pro-cessos impetrados a partir do dia 14 de novembro de 2014, os processos que já estão em andamento perma-necem o prazo de 30 anos.

das 11:00 ás 15:00 e das 16:00 ás 20:00; sábado das 08:00 ás 13:00. Os serviços de manicure e pedicure são de segunda a sexta das 11:00 ás 14:00 e das 15:00 ás 20:00; sábado das 08:00 ás 13:00 horas. Mais in-formações pelo telefone: (16) 3632-1338. Confira alguns preços espe-ciais para sócios nas tabelas abaixo: