jornal_afolha_359

8
ALVORADA, 20 A 26/09/2012 - ANO XVII - Nº 359 - R$ 1,00 Com a inauguração do SIM (Serviços Integrados para Mulheres) as alvoradenses passarão a ter um serviço de assistência à saúde com exclusividade No local aberto no dia 14 serão realizadas consultas médicas ginecológicas, de enferma- gem, ginástica para gestantes e pessoas da melhor idade, palestras educativas e atendimento à mulher em situação de violência. Também será possível fazer o pré-natal de baixo risco, encaminha- mento para consultas especializadas (neste caso, incluem-se o atendimento à gestação de alto risco e a execução de ligadura tubária) e consulta com nutricionista. Nos Serviços Integrados para Mulheres, trabalharão profissionais das seguintes áreas: médico ginecologista-obstetra, mastologista, enfermeira, nutricionista, psicóloga e assistente social, entre outros. 16 anos www.tv-alvorada-rs.com TV ALVORADA RS Acesse A Folha Online em Seu canal na internet Divulgações em Geral, Filmagens, Jornalismo Reportagens, Fotos, Gravações Cobertura de Festas, Religiosas, Eventos Politicos Divulgamos sua campanha Eleitoral Virtual Fones: 84806327 OU 95139691 E-mail: [email protected] www.tvalvorada.hd1.com.br Mulheres Alvoradenses Tem Serviço de Saúde Exclusivo Página 5 Prefeito Carlos Brum recebe do Piquete de Alvorada, a Centelha Farroupilha no encerramento do Desfile de 7 de setembro Acompanhado do grupo de cavaleiros e do público, o Prefeito Carlos Brum conduziu a Chama até o Piquete Guardiões da Querência da Brigada Militar (24º BPM). Depois do tradicional desfile, as várias atrações musicais no acampamento e a extinção da Chama Crioula, os piquetes permanecerão instalados na praça até o dia 23.

description

jornal_afolha_359-

Transcript of jornal_afolha_359

Page 1: jornal_afolha_359

ALVORADA, 20 A 26/09/2012 - ANO XVII - Nº 359 - R$ 1,00

Com a inauguração do SIM (Serviços Integrados para Mulheres) as alvoradensespassarão a ter um serviço de assistência à saúde com exclusividade

No local aberto no dia 14 serão realizadas consultas médicas ginecológicas, de enferma-gem, ginástica para gestantes e pessoas da melhor idade, palestras educativas e atendimento àmulher em situação de violência. Também será possível fazer o pré-natal de baixo risco, encaminha-mento para consultas especializadas (neste caso, incluem-se o atendimento à gestação de alto riscoe a execução de ligadura tubária) e consulta com nutricionista.

Nos Serviços Integrados para Mulheres, trabalharão profissionais das seguintes áreas:médico ginecologista-obstetra, mastologista, enfermeira, nutricionista, psicóloga e assistente social,entre outros.

16 anos

www.tv-alvorada-rs.com

TV ALVORADA RS

Acesse A Folha Online em

Seu canal na internetDivulgações em Geral, Filmagens, JornalismoReportagens, Fotos, Gravações Cobertura deFestas, Religiosas, Eventos PoliticosDivulgamos sua campanha Eleitoral VirtualFones: 84806327 OU 95139691E-mail:[email protected]

www.tvalvorada.hd1.com.br

Mulheres AlvoradensesTem Serviço de Saúde Exclusivo

Página 5

Prefeito Carlos Brum recebe do Piquete deAlvorada, a Centelha Farroupilha no

encerramento do Desfile de 7 de setembroAcompanhado do grupo de cavaleiros e do

público, o Prefeito Carlos Brum conduziu a Chamaaté o Piquete Guardiões da Querência da BrigadaMilitar (24º BPM). Depois do tradicional desfile, asvárias atrações musicais no acampamento e aextinção da Chama Crioula, os piquetespermanecerão instalados na praça até o dia 23.

Page 2: jornal_afolha_359

2ALVORADA, 20 A 26/09/2012

GERAL

EXPEDIENTE

T E X T O S A S S I N A D O S S Ã O D E R E S P O N S A B I L I D A D E D O A U T O R , N Ã O R E F L E T I N D O A O P I N I Ã O D O J O R N A L .

VIP EMPRESA JORNALÍSTICA LTDA. CNPJ: 01.329.315/0001-40

Jornal A FOLHA - FUNDADO EM 14 DE JUNHO DE 1996

Redação e Oficina:RUA VEREADOR ARY MÜLLER, 34

PDA. 47 B. MARINGÁCEP 94810-470 - ALVORADA

CIRCULAÇÃO: SEMANAL - Alvorada/RS - (51) 3483-5334 / Fax: 3442.0449 E-mail : afolha@gmail .com

DiretoresNELSON SILVA SANTOSROBERTO SILVA SANTOS

Impressão:TOTALGRAF - NOVO HAMBURGO

Repr. Comercial em POA: JPD NAIBERTFone: (51) 3266-5016 - Fax: 32665191

Jornalista - REG. PROF. 11159UBIRATAN BANDEIRADiagramaçãoJOEL PORTO

Diretor/EditorPAULO ROBERTO SANTOS

Frente a FrenteCOM A COM A COM A COM A COM A PALAVRADANIEL DA LUZ MACHADO

Avenida Frederico Dihl, 584 3483-2909Rua 24, 370 - J. Algarve 3443-5183

EspEtão CarnEsE MErCado

CORTES ESPECIAIS E TODO TIPO DE CARNESPARA SEU CHURRASCO E PARA O SEU DIA-A-DIA

MAURÍCIORELOJOARIA - JOALHERIAÓTICA

Av. Pres. Getúlio Vargas, 1759 - Centro - Pda. 463483.4077 / 3044.7877 / 8132.1058E-mail: [email protected]

30 anos

30 ANOS servindo a comunidade deAlvorada com qualidade, preços e

condições especiais de pagamento.Atendimento personalizado.

A ÓTICA PIONEIRA DE ALVORADA

HOMENAGEM

A secretária da Administração e dos RecursosHumanos do Estado e ex-prefeita de Alvorada StelaFarias recebeu dia 17, o Troféu Mulher Gaúcha 2012em cerimônia realizada no Parque Harmonia em meioao Acampamento Farroupilha.

Criado com o objetivo de reconhecer o trabalhodas mulheres que por algum mérito especial sedestacaram na defesa da cultura gaúcha sob o olharfeminino. A indicação das mulheres é feita pelaSecretaria de Políticas para as Mulheres (SPM-RS);pela Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore(FIGTF); pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho(MTG); Secretaria de Estado da Cultura (SEDAC);Companhia Rio-grandense de Mineração (CRM) eAssociação dos Amigos da Tradição e Folclore (AATF).

A premiação, em sua segunda edição, ocorreuno Galpão da FIGTF. Durante a solenidade, asecretária de Políticas para as Mulheres, Márcia

Stela Farias recebe prêmioMulher Gaúcha

Olá queridos amigos! As campanhas elei-torais estão a todo o vapor de norte a sul.Promessas mirabolantes, alguns candida-tos mais sujos do que pau de galinheiro emúsicas dos mais variados gostos utiliza-dos como jingles de campanha, enfim osdetalhes peculiares das campanhas sãovariados.

E por falar em detalhes...

Desde criança escuto que nos pequenos de-talhes é que observamos as tendências com-portamentais de um individuo. Diversas ciênci-as utilizam o micro para balizar uma análise domacro.

Nas campanhas eleitorais pelo Brasil afo-ra tenho observado, pelo menos aqui em Alvo-rada e Porto Alegre alguns detalhes pequenosque passam despercebidos da grande popula-ção e que se não servem para pautar definiti-vamente o perfil de um candidato, pelo menosme disparam o sinal de alerta sobre a sua con-duta após a sua efetivação no cargo pleiteado.

Sujeira abundante em logradouros públi-cos, pedaços de madeiras geralmente compequenos pregos e tachas procurando um pneualheio para furar, que deixam cair de alguns deseus cartazes e músicas plagiadas sem o me-nor pudor e constrangimento lesando os direi-tos autorais dos compositores.

Sou músico e compositor registrado, masem 1995 por falta de orientação tive uma com-posição gravada e com grande execução naregião sul do Brasil e também em na região deMato Grosso do Sul e acabei não recebendonada de direitos autorais, pois na ocasião eunão tinha registro. Fico pensando nos inúme-ros candidatos que fazem os seus jingles emcima de música de outros compositores sempedirem autorização. Aqui em Alvorada já videsfilarem carros de sons com essas barbari-dades.

Se um candidato não se preocupa com alimpeza, não se preocupa em plagiar e outrospequenos detalhes como se preocupará como bem estar social de uma coletividade que éalgo muito mais amplo?

Minhas indagações aos olhos de muitos,podem ser simplíssimas, mas de papelzinhoem papelzinho é que causamos alagamentosnas vias públicas, e furando filas de ônibus ebancos que perpetuamos a "Lei de Gérson" , écolando nas provas que nos referendamos emverdadeiros analfabetos funcionais que não temnada além do diploma, pois o conhecimentonão foi aproveitado e nas pequenas atitudesque ensinamos nossos filhos e construímos umpaís.

Portanto se os candidatos não respeitama minha classe como compositores, como res-peitarão os bombeiros, carteiros, motoristas,professores e todas as classes profissionais?Como respeitarão os eleitores?

Pode não ser premissa, mas eu volto aoditado que sempre ouvi e aprendi: É nas pe-quenas atitudes que observamos os grandeshomens.

Prestemos atenção por quem pleiteia onosso voto.

Santana, enfatizou o papel da mulher na reconstruçãoda história gaúcha. Salientou ainda que o troféu exaltarespeito e protagonismo às mulheres.

Gincana de Recicláveisentrega certificados

MEIO-AMBIENTE

A secretária municipal de Meio Ambiente(SMAM), Núbia Mendes, realizou juntamente com aequipe da Educação Ambiental no dia 11, a entrega decertificados para as turmas 313 e 514, 1º e 2º lugarrespectivamente, na Gincana de Recicláveis realizadana Escola Normélio Barcelos no Bairro Umbu.

A turma vencedora arrecadou 484 sacolas dematerial reciclável, que foi entregue à Associação deCatadores do Umbu (ACATA). Como prêmio as turmasganharam uma visita à Quinta da Estância. A GincaGincana de Recicláveis desenvolvida pela SMAM tevecomo objetivo conscientizar a comunidade escolar paraa importância do direcionamento correto dos resíduos.

No Bairro Umbu, o descarte inadequado de re-síduos realizado nas imediações da Escola NormélioBarcellos, junto ao Arroio Águas, faz com que asecretaria municipal de Serviços Urbanos sejaconstantemente acionada para realizar limpezasemergenciais, retirando lixo de toda espécie, a pedidode moradores preocupados com as consequênciasambientais e de saúde, deste descarte inadequado.

Page 3: jornal_afolha_359

ALVORADA, 20 A 26/09/20123PANORAMA

Pingou e Respingou...Mais uma eleição está chegando, é hora de decidirmos quem

irá nos representar nos próximos quatro anos. Mas por favor,tomem cuidado na hora de digitar os números na urna eletrônica,pois dígito errado, irá nos custar quatro anos no prejuízo.

Existem inúmeras propostas eleitorais sendo divulgadas peloscandidatos, analise as melhores e democraticamente por elasdecida em quem votar e quem não votar.

EDITORIAL

Você vai levar seu filho a um posto de saúde e não encontramédicos! Tenta marcar uma consulta ou um exame e descobre queserá atendido daqui a seis meses! Busca uma vaga para seu filhoem um colégio público, mas não há vaga e nem professores! Segu-rança a muito tempo não se tem! Vai ao mercado e encontra tudomais caro, hospitais superlotados e sem leitos! Vai viajar e encontrarodovias cheias de buracos, falta de sinalização, expondo sua vidae a de seus familiares! Onde a rodovia está em condições mínimasde uso, você paga uma fortuna em pedágios! Essa lista de omis-sões e má prestação dos serviços públicos são cenas de um Brasilreal, e não de um filme de ficção. Milhões de brasileiros sofrem issono seu cotidiano.

Esse contexto gera cidadãos inconformados com um país que nem aomenos respeita os direitos assegurados em lei. Quando tentamos conta-bilizar o quanto pagamos de impostos, taxas e contribuições, constata-mos que é muito dinheiro que entra para os cofres públicos. A contrapar-tida dessa montanha gigantesca de dinheiro deveria ser repassada paraa sociedade de forma séria e planejada, mas não é isso que presencia-mos. A se confirmar o que é comum no Brasil, uma parcela desse dinhei-ro virará fumaça. Parte dos políticos e assessores, maus funcionários

QQQQQUUUUUANTANTANTANTANTO O O O O VVVVVALE O SEU ALE O SEU ALE O SEU ALE O SEU ALE O SEU VVVVVOOOOOTTTTTO?O?O?O?O?

CHARGE

POPULAÇÃO SEM EDUCAÇÃO E CONHECIMENTO...No atual processo da vida política do país vemos de todos os lados

espetáculos de corrupção, malversação do dinheiro público, jogatina deinteresses, desprezo aos anseios populares e deslocamento do real senti-do da representação política em nome do interesse e do poder. Diante detal quadro vemos que há necessidade forte de um processo educativo paragerar no povo ações críticas e conhecimento do verdadeiro sentido dosprocessos políticos e das ideias que são geradas e colocadas em práticageralmente fora do contexto de reais necessidades dos grupos populares.Nesse sentido é mais que vital que hoje os espaços de relações educativaspromovam oportunidades de efetivar uma discussão séria e crítica sobre overdadeiro sentido da política e seus efeitos.... FICA SEM SENTIDO DIANTE A SUAS ASPIRAÇÕES

É preciso que o analfabetismo e a incultura sejam erradicados emnosso país para que todos possam ter o conhecimento necessário paradiscernimento e entendimento das relações políticas e acompanhem seusrepresentantes cotidianamente para saber se o voto dado teve um sentidoverdadeiro diante de suas aspirações. Não podemos aceitar que as pessoasvotem hoje por favores, por trocas, por interesses individuais que acabamlevando ao poder grupos em completo desalinho com a verdadeiranecessidades das comunidades. Não é possível que nossa sociedade sejamoldada pela lógica do capital que compra, destrói e promove cruelmenteas discriminações e o fenômeno de exclusão que hoje passa a ser omotivador da maioria dos problemas sociais em que vivemos.

A forma do debatepromovido pela TVE quereuniu os três candidatosa prefeitura de Alvoradano dia 12 de setembro,Professor Borba/PTB,Professor Serginho/PT eMario do Metro/PSC já pre-via que assistiríamos umdebate sem conteúdo ob-jetivos. E foi exatamenteisto que aconteceu duran-te todo o programa. Fatoque acabou frustrando osAlvoradenses que opta-ram por assistir o debate.As regras do debate, como tempo máximo de 1mine 30seg apresentado pelojornalista Leandro Olegá-rio impediu que perguntase respostas pudessem sercompletadas e respondi-das em tempo hábil.

Os três candidatosque deveriam aproveitar aoportunidade proporcio-nada pela TVE para deba-ter propostas e planos degoverno, preferiram partir

Nesta reta final dacampanha eleitoral e com menosde 20 dias para conquistar oseleitores Alvoradenses, as coli-gações dos candidatos a prefeitona cidade devem começar aadequar suas estratégiaspoliticas para buscar a vaga pela principalcadeira do Executivo Municipal.

Além de promoverem mudanças estratégicas, com toda a certeza haverátambém o aprofundamento de propostas, na tentativa de cativar os votos doseleitores. As agendas de rua e as mobilizações deverão ter uma maior visibilidade,ganhando mais destaque de parte dos principais candidatos na disputa pelaprefeitura de Alvorada. Além de correr atrás dos eleitores que ainda não definiramsua escolha, o desafio das coligações passa também pela possibilidade de virarvotos a seu favor, tirando qualquer preferência que o opositor possa ter. Com apolarização que se desenha na eleição Alvoradense, as coligações políticas têmconsciência de que qualquer detalhe pode ser crucial para determinar a vitória ou aderrota nas urnas. Caminhadas, carreatas, carros de som e muitas bandeirasmulticoloridas vão agitar e movimentar democraticamente todos os cantos de nossacidade até a chegada do dia 7 de outubro. A reta final da campanha é tambémparticularmente difícil para os candidatos que disputam uma vaga para a Câmarade Vereadores. Com exceção dos que buscam a reeleição e dos que têm trajetóriareconhecida em outras áreas, os demais precisam se esforçar com mais rigor parase destacar na busca pela preferência dos eleitores.

para o ataque pessoal emais uma vez as grandes"estrelas" foram o atualprefeito Carlos Brum e aex-prefeita Stela Farias,mencionados a exaustãodurante todo o debate. Abem da verdade o debateeleitoral conseguiu mos-trar que os três candida-tos estão bem intenciona-dos e tem propostas paramudar a nossa cidade,cabe então a nós eleitoresfazer uma profunda refle-xão, ter o maior cuidado eescolher com muita res-ponsabilidade aquele que

POR: LUDMILA CAROLINE BARBOSA GONÇALVESMARÇAL ROGÉRIO RIZZO

vai ser o nosso prefeitodurante os próximos qua-tro anos. Não devemosesquecer também queuma eleição é um proces-so de conhecimento doscandidatos, suas vidas,suas propostas partidári-as, suas qualidades pes-soais devem ser examina-das e comprovadas.

Precisamos mentali-zar a importância do nos-so voto, um grande instru-mento que possuímospara renovar e nortear oscaminhos políticos denossa cidade.

PAULO ROBERTO SANTOS - EDITOR - FONE: 3483-5334

públicos, empresas prestadoras de serviços, entre outros, se encarrega-rão de transformá-lo em benefícios privados. De quem é a culpa? Comoexterminar os casos de corrupção, de desvio de verbas, de nepotismo navida pública dos políticos? A resposta é simples: a culpa é nossa, que nãoexterminamos os maus políticos da vida pública. Precisamos resgatar aesperança, o sonho de um Brasil melhor e sem casuísmo. O melhor cami-nho é arregaçar as mangas e participar ativamente da vida política, o queinclui votar consciente, pois as eleições são um momento importante doprocesso democrático.

Por meio do voto, temos a oportunidade concreta de fazer escolhas eassim indicar os caminhos futuros dos municípios, dos estados e do país.Eleger representantes é um importante exercício de cidadania.

Sempre é bom lembrar que os políticos e suas ações trarão consequên-cias na vida das pessoas, seja no plano econômico, seja no social, culturale ambiental. Logo, votar com consciência e seriedade é fundamental. Vo-tar em candidatos exóticos ou velhos conhecidos da justiça e das páginaspoliciais é declarar abertamente o total desinteresse em mudar a atual situ-ação. É preciso exercer a cidadania e provar que o poder emana do povo,pois é ele quem deve decidir, de uma maneira democrática, quem serão osseus representantes. É preciso reagir e exigir mudanças!

Page 4: jornal_afolha_359

4ALVORADA, 20 A 26/09/2012

GERAL

ANÚNCIO DAGRÁFICA

Av. Pres. Vargas, 1602 - Pda. 46 - Fone: 3483-1684

CANTINHOCANTINHOCANTINHOCANTINHOCANTINHO DA SORTEDA SORTEDA SORTEDA SORTEDA SORTERASPADINHAS, REVISTAS,

JORNAIS, TELE-SENA, TRI-LEGALCARTÕES, TELEFÔNICOS.

X E R O XPLANTÃO PERMANENTE

RUA OSCAR SCHIK, 1192

Ver. Zézo

Semana do RioGravataí inicia

dia 21 de setembroDe 21 de setembro a 5 de outubro, será realiza-

do a VI Semana do Rio Gravataí. Organizado pelaSecretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAM), oobjetivo da ação é conscientizar e destacar o valordos arroios para o município. O evento é resultadoda lei nº. 18386, criada em 2007, que institui a se-mana municipal de prevenção ao Rio, responsávelpor abastecer mais de um milhão de pessoas, in-clusive moradores de Alvorada.

Como parte da programação, no próximo dia27, será feito mais um Mutirão de Limpeza do Pro-jeto Aguapé, desta vez, na Praia do Passos do Ne-gros. A ação iniciará às 9h. Antes, às 8h30, seráfeito o cadastramento e a preparação para o muti-rão.

Programação da Semana do Rio Gravataí:

Dia 21 de Setembro de 2012 - Sexta-feira10h - Plantio Simultâneo

Local: PARNA e Praça Leonel Brizola

Dia 24 de Setembro de 2012 - Segunda-feira14h às 15h30 - Palestra Corsan

Tema: Tratamento e Uso Racional da ÁguaLocal: Escola Alfredo José Justo

Dia 27 de Setembro de 2012 - Quinta-feira9h às 12h - Mutirão de Limpeza

Local: Passo dos Negros13h às 17h - Visita Guiada com Escola Dom

Pedro IILocais: Lagoa do Cocão, PARNA e Passos dos

Negros

Dia 28 de Setembro de 2012 - Sexta-feira19h - Palestra "A Saúde dos Animais"

Palestrante: Clóves BozzaEntrega Carteirinhas dos Agentes Ambientais

Local: Câmara dos Vereadores

Dia 01 de Outubro de 2012 - Segunda-feira13h às 17h - Visita Guiada com Escola João C.

Vilagran CabritaLocais: Lagoa do Cocão, PARNA e Passos dos

Negros

Dia 03 de Outubro de 2012 - Quarta-feira14h às 15h30 - Palestra Corsan: Tratamento e

Uso Racional da ÁguaLocal: Escola Cristã Novo Horizonte

Dia 04 de Outubro de 2012 - Quinta-feira14h - Palestra e Exposição de Animais Taxider-

mizados com a patrulha ambientalLocal: Empresa Luftec

Dia 05 de Outubro de 2012 - Sexta-feira8h às 12h - Visita à Quinta da Estância com

Escola Leonel de Moura Brizola14h - Blitz Ambiental

Local: Praça Leonel Brizola

UBIRATAN MACHADO BANDEIRAJORNALISTA - REG. PROF. 11159

[email protected] 9173.7033

OBRAS PÚBLICAS REFERENTE À COPAAs obras públicas referente à Copa com

certeza serão iniciadas perto ao início dos jo-gos, pois serão colocados camadas finas de as-falto e tapa buracos com pouca durabilidade, vaiser igual obras em véspera de eleições.

DEBATE ELEIÇÕES 2012Poucos projetos foram apresentados por um

dos candidatos, pois a maior parte foi acusar o pre-feito de um dos candidatos, o outro candidato nãoofendeu ninguém, em contraponto apresentou pro-jetos impossíveis de ser efetuados, pois só o gover-no federal terá verba.

NADA A VERSegundo o próprio "Lula" não podemos acu-

sar ninguém antes de ser julgado. Atualmente a máfiainteira do mensalão não poderá recair sob os petis-tas honestos e competentes, ou mesmo os erros deum prefeito não poderá ser repassado a outro candi-dato do mesmo partido, pois se a família de umapessoa tem uma ou teve uma prostituta, um mem-bro da família bêbado por exemplo, não poderá re-fletir em seu candidato, a falta de respeito de umgestor público, muitas vezes apoiado e encobertopela família, nada a ver com pessoas ligadas por

uma agremiação política.

NOS ESTADOS UNIDOSNos países de primeiro mundo um político

ter um filho fora do casamento cai do cavalo, aquiaté parece ser uma iluminação espiritual política,outra políticos pagando passagem de avião paraconvidados com dinheiro público, pago pelo con-tribuinte.

BRITA NA INTERSULUm palhativo no bairro Intersul, denominado

"brita" nas ruas com certeza não permanecerá atéaas eleições, pois com as chuvas será tudo escoadoe as erosões continuarão.

ELEIÇÕESAno eleitoral: as ruas são pintadas, os esgo-

tos limpos, buracos são tapados, a iluminação públi-ca são melhor conservadas, passou as eleições tudovolta ao normal.

CHUVAS E TEMPORAISAs chuvas finalmente não estão ajudando os

candidatos da situação, pois as reformas de estrutu-ras públicas em certos bairros teriam de ser feita nosúltimos 4 anos.

PRÓXIMO PREFEITO Trabalha bem os primeiros 4 anos com certe-

za será reeleito, trabalhando bem os 8 anos reelege-rá seu sucessor sem precisar se esconder do eleitor,o que ajuda o próximo prefeito é ser ficha limpa etrabalhar sozinho, sem apoio pessoal de pessoas malintecionadas.

Mobilização Solidária Por UmNatal Mais Feliz

Rua Salgado Filho, 2 - Salas 201 a 205Fones: 3483-1090 / 3483-3453

E-mail: [email protected]

Há 33 anos registrando eorganizando empresas em Alvorada

Carlos BrumEscritório Contábil

CRC 34234

MEIO-AMBIENTE

Com o objetivo deoferecer um Natal semfome, digno e mais feliz amilhares de famílias emsituação de vulnerabilida-de social, a Legião da BoaVontade promove, tradici-onalmente, a campanhaNatal Permanente da LBV- Jesus, o Pão Nosso decada dia!. A iniciativa visa

arrecadar neste ano,mais de novecentos milquilos de alimentos nãoperecíveis a serem entre-gues, em cestas, a famí-lias atendidas pelos pro-gramas sócio educacio-nais da LBV e as apoia-das por organizações par-ceiras da Instituição.Cada cesta é compostade arroz, feijão, óleo, açú-car, leite em pó, macar-rão, farinha de mandiocae de trigo, fubá, goiaba-da, gelatina, massa parabolo, extrato de tomate esal.

As doações para a

campanha podem ser fei-tas acessando o sitewww.euajudoamudar.orgou dirigindo-se a uma dasunidades da Instituição noBrasil. Os endereços po-dem ser consultados nosite: www.lbv.org.br.

Campanha do NatalPermanente da LBV

Movida pelo ideal deFraternidade que a sus-tenta, sentimento inspira-do dos ensinamentos daspalavras e atos de Jesus,a Legião da Boa Vontadetrabalha, desde seus pri-mórdios, para melhorar aqualidade de vida dos

CAMPANHA

menos favorecidos. Já nadécada de 1940, iniciouuma campanha diária eininterrupta contra a fomee a pobreza, instituindoseu Natal Permanente.

A partir daí, além doamparo imediato e daconstante atuação noscampos da educação eda promoção social, quevêm mudando o destinode milhares de pessoasem todo o país, a LBVtem tradicionalmente mo-bilizado a população a fimde proporcionar um Natalmelhor às famílias em si-tuação de pobreza.

Page 5: jornal_afolha_359

ALVORADA, 20 A 26/09/20125GERAL

Selma Modas

AV. PRES. GETULIO VARGAS, 1592PDA. 46 -3483-2121

Vestindo a mulher com classe,elegância, bom gosto e preço justo.

LANÇAMENTO OUTONO\INVERNO 2012

Porque você merece o melhor

SAÚDE

*Os que confiam no SENHOR serãocomo o monte de Sião, que não se abala,mas permanece para sempre.

*Assim como estão os montes à roda deJerusalém, assim o SENHOR está em voltado seu povo desde agora e para sempre.

*Porque o cetro da impiedade não per-manecerá sobre a sorte dos justos, para queo justo não estenda as suas mãos para a ini-quidade.

*Faze bem, ó SENHOR, aos bons e aosque são retos de coração.

*Quanto àqueles que se desviam para osseus caminhos tortuosos, levá-los-á o SE-NHOR com os que praticam a maldade; pazhaverá sobre Israel.

Salmos 125:1-5

Inaugurado no dia 14, o SIM-Serviços Integradospara Mulheres, que prestará assistência à saúde, ex-clusivamente ao público feminino. Iniciou suas ativi-dades nesta terça-feira dia 18. O local, situado na RuaIcaraí, 40, dispõe de 10 salas de atendimento e vaioferecer diversos tipos de auxílio.

No SIM, serão realizadas consultas médicas gine-cológicas, de enfermagem, ginástica para gestantese pessoas da melhor idade, palestras educativas eatendimento à mulher em situação de violência. Tam-bém será possível fazer o pré-natal de baixo risco,encaminhamento para consultas especializadas (nestecaso, incluem-se o atendimento à gestação de altorisco e a execução de ligadura tubária) e consulta comnutricionista, entre outros serviços.

Trabalharão no setor seis ginecologistas-obstetras,uma ginecologista, um mastologista, uma pediatra,uma enfermeira, duas técnicas de enfermagem, umanutricionista, duas psicólogas, uma assistente social,uma fisioterapeuta, um professor de educação físicae uma advogada.

A secretária da Saúde, Neusa Abruzzi, agradeceuna solenidade de inauguração o apoio de todos quecolaboraram para que o local pudesse ser criado. Ocoordenador técnico do SIM, Dr. Airton Eizerick, disseque a inauguração do SIM era um momento esperadocom muito carinho, e fez uma comparação com o fu-tebol, destacando que foi uma conquista de um time.

O prefeito Carlos Brum e a primeira-dama, Reja-ne, também estiveram presentes na cerimônia inau-gural, que contou ainda com a participação de secre-tários municipais, da primeira-dama de Santo Antônioda Patrulha, Aglaé Regina da Silva, da Presidente doConselho Municipal da Saúde, Teresinha Rodrigues ede integrantes do Grupo Conhecer.

SIM - Serviços Integrados paraMulheres já está funcionando

PROJETO

RUA OSCAR SCHICK, 351 - BAIRRO FORMOSA

3442-1711 / 3483-2225

Projovem Trabalhador teráapoio da Famurs

Jovens entre 18 e29 anos de idade que es-tão desempregados, per-tencem a famílias comrenda per capta igual ouinferior a um salário míni-mo e se enquadramnuma situação de vulne-rabilidade social, serão osbeneficiados com a par-ceria acertada nesta quin-ta-feira, 13 de setembro,entre a Federação dasAssociações dos Municí-pios do Rio Grande do Sul- Famurs – e a FundaçãoGaúcha do Trabalho eAssistência Social – Fg-tas. O Projovem Traba-lhador oferecerá 5 mil va-gas em diferentes cursosde qualificação profissio-nal e social, em 26 cida-des do Estado. A meta éempregar 30% deles, aofinal dos seis meses decurso.

Para o presidente daFamurs, Ary Vanazzi, opapel da entidade é divul-gar este programa que dáum novo impulso para a

O horário de atendimento dos Serviços Integra-dos para Mulheres será das 7h às 12h, e das 13h às17h. Nas segundas e quartas feiras, o local funciona-rá também a noite, atendendo apenas gestantes, das17h às 20h.

Fotos Divulgação/ccs

vida dos jovens. “Vamosapoiar e chamar os mu-nicípios para que partici-pem”, disse o presidente.Vanazzi estabeleceu asdatas iniciais durante reu-nião com o diretor técni-co do Fgtas Rodrigo Ri-bas.

Dia 16 de outubro seráfeito o lançamento do pro-grama, no auditório daFamurs, com a presençade representantes dos 26municípios beneficiados eentidades parceiras, entreelas a Secretaria de Jus-tiça e Direitos Humanos,Sjdh, Superintendênciados Serviços Penitenciá-

rios, Susepe e outras.Tanto jovens da Fasequanto presos em regimesemi-aberto devem parti-cipar dos cursos. Um con-vênio deverá ser assina-do em novembro entre asprefeituras e o Estado eos cursos devem iniciarem 2013.

O diferencial do Pró-Jovem Trabalhador são100 horas/aula de qualifi-cação social, onde os alu-nos terão noções sobrevalores humanos, inclu-são digital, educação am-biental, direitos do traba-lho e empreendedorismo.Além de 250 horas/aula

no curso que mais inte-ressar ao aluno. A asses-sora técnica da área deEducação da Famurs, Si-mara Casagrande, estáauxiliando na montagemdo projeto e explica quea qualificação será abran-gente. Os quatro eixos –Comércio, ConstruçãoCivil, Serviços e Indústria- terão subdivisões, tor-nando-se mais abrangen-tes. “No eixo Comércio, aárea da administração vaipreparar para várias fun-ções, como almoxarifado,officeboy, arquivista e as-sim por diante”, exempli-fica Simara.

Cada município rece-berá os cursos condizen-tes com o arranjo produ-tivo local. Para incentivara permanência nas aulas,cada jovem receberáuma ajuda de R$ 100,00mensais, de acordo coma coordenadora do Projo-vem, Selma Machado.

Alvorada é uma dascidades benefiadas.

Page 6: jornal_afolha_359

6ALVORADA, 20 A 26/09/2012

GERALELEIÇÕES 2012

ACIAL Recebeu Mais um Candidatoa Prefeitura de Alvorada

Estagiário da Secretaria deJuventude e Esportes é

convocado para a seleçãobrasileira de atletismo

O estagiário daSecretaria Municipal deJuventude e Esportes(SMJE), Abel Curtino-ve, atleta da Sogipa, namodalidade salto comvara foi convocado pelaseleção brasileira sub-23. Abel bateu o recor-de gaúcho adulto e sub-23 com a boa marca de5,02m, sendo grandepromessa para os Jo-gos Olímpicos do Rio de Janeiro, que será re-alizado em 2016.

Abel é estudante de Educação Física e in-tegra o Programa Segundo Tempo da SMJE,que visa qualificar ainda mais o ensino das mo-dalidades esportivas, dando incentivo a crian-ças do município.

Os locais de votação CTG Campeiros doSul, Clube União e E.M. Rui Barbosa NÃO se-rão mais utilizados a partir das Eleições 2012. Asseções destes locais foram transferidas da seguin-te forma:

Do CTG Campeiros do Sul (Seções 026, 064,092, 133 e 176) para: E.M. Alfredo José Justo

(Av. Ipiranga, 14)Do Clube União (Seções 021, 046, 072, 104,

139 e 172) para: E.E. Nossa Senhora do Carmo(Av. Pátria, 304)

Do E.M. Rui Barbosa (Seções 028, 083, 140 e212) para: E.M. Cléo dos Santos (Rua Loureiro

da Silva, S/N)

ATENÇÃOELEITORES!

Professor Borba, candidato a prefeito deAlvorada pelo PTB, foi o segundo convidadopara participar de um encontro com a comu-nidade empresarial do município, realizado nasede Social da Associação Comercial e Indus-trial de Alvorada no dia 11 de setembro.

Ao apresentar sua proposta para a direto-ria da entidade, o candidato firmou o compromis-so de criação de um conselho de desenvolvimentocomposto por diretores da ACIAL e de outrasentidades do município. "Esperamos uma parti-cipação muito forte do empresariado local nesseConselhão", afirmou Borba. "Esse Conselhãoserá responsável por discutir e encaminhar to-das as questões relativas ao desenvolvimento lo-cal" completou. O candidato destacou que seuprojeto político foi todo construído em encontrosrealizados com a comunidade. Borba reafirmouseu compromisso com o desenvolvimento da ci-dade, com geração de emprego e renda por meioda implantação de novas empresas na cidade,em um novo modelo de Distrito Industrial. "Que-remos as pessoas morando e trabalhando nanossa cidade", reforçou.

O Professor Borba salientou que seu pro-jeto está firmado no cuidado com questões comopavimentação, segurança, saúde e cidadania.

Para a implementação de projetos para me-lhoria das condições de vida da cidade, Borbareafirma a necessidade da parceria com os go-vernos do estado e federal, além de reforçar amobilização junto aos deputados gaúchos e seucomprometimento para trazer mais recursos parao município.

O presidente da ACIAL, Maurício Cardoso,reafirmou a missão da associação na busca dodesenvolvimento econômico de Alvorada. "O de-senvolvimento da nossa cidade parte da industri-alização, mas de forma sustentável, com novasvias para o escoamento da produção. A novagestão precisa considerar isso, além de ter umagestão ética", destacou Cardoso. "A ACIAL é par-ceira de todos os governos que entraram e seráparceira do Conselhão, se a sua proposta políti-ca for a vencedora", concluiu o presidente daentidade. Borba e seu vice, Pila, assinaram jun-tos o termo de compromisso com a entidade pelodesenvolvimento do município. Na apresentaçãode seu projeto político para a comunidade em-presarial, o candidato reafirmou seu compromis-so de construir uma gestão moderna, dinamizan-do a estrutura administrativa do município paraatender às suas necessidades.

Debate na TVE Reune Candidatos

No dia 12 o candidato a prefeito de Alvora-da, Professor Borba (PTB), juntamente com oscandidatos Mario do Metrô (PSC) e ProfessorSerginho (PT) participou um debate político naTVE. A ex-prefeita Stela Farias acompanhou seucandidato, Professor Serginho, assim como odeputado estadual Luis Augusto Lara acompa-

nhou o candidato Borba.Logo no início do debate os candida-

tos responderam a pergunta " Porquevocê quer ser prefeito de Alvorada?"Borba respondeu com muita segurança,afinal já foi vereador por três mandatos,sendo o campeão de leis na Câmara Mu-nicipal, foi vice-prefeito, tendo participa-ção em muitos projetos que melhorarama vida dos alvoradenses.

"Quero ser prefeito porque me sintopreparado para fazer tudo o que a cida-de precisa", afirmou Borba.

Já o candidato do PT afirmou que me-rece ser prefeito porque trabalhou aolado de Stela Farias nos oito anos emque ela esteve à frente da prefeitura.

Mário do Metrô preferiu apresentar o que consi-dera problemas latentes da cidade.

Durante o debate Borba reafirmou suas pro-postas, apresentou aos telespectadores os cincopilares que sustentam seu plano de governo: Pa-vimentação, Educação, Saúde, Cidadania e Se-gurança.

ESPORTES

Baile da Melhor IdadeComemora Dia do Idoso

O Dia do Idoso será comemorado nomunicípio na próxima quarta-feira dia 26 desetembro com o Baile da Melhor Idade, even-to promovido anualmente pela secretaria mu-nicipal de Cultura e Turismo (SMCT) em par-ceria com o Gabinete da Primeira Dama.

A edição 2012 do Baile da Melhor Idadeserá realizada no Bar Nova Geração, localiza-do na Avenida Getúlio Vargas, Parada 50, coma animação do Grupo Ventania. O ingressoserá 1 litro de leite, que será repassado aoGabinete da Primeira Dama para ser entreguea famílias carentes da cidade.

COMEMORAÇÃO

Fotos Divulgação/acial

Page 7: jornal_afolha_359

ALVORADA, 20 A 26/09/20127VARIEDADES

RUBENS LIMA RONDON ( R U B I N H O )

CONTEXTOS&

CONCEITOS

1234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789

HORÓSCOPOÁries (21/3 a 20/4)

Abre-se uma brecha,uma trégua, ou uma oportu-nidade de entendimento como parceiro ou a parceira que-rida. Não há o que vencer,busque apenas a paz.

Touro (21/4 a 20/5)Sensibilidade e diploma-

cia agora valem mais do quea força ou a insistência. Pro-cure aparar as arestas paraconquistar mais tranquilida-de no seu dia a dia.

Gêmeos (21/5 a 20/6) Aproveite agora para sus-surrar as palavras certasnos ouvidos de quem ama.Mas não fique só nas pa-lavras, mostre que o sen-timento é mais profundo.

Câncer (21/6 a 21/7)Comece a limpar todos

os desentendimentos queestão ativos em sua vida.Perceba como não vale apena continuar isso e perdoetudo que for preciso.

Leão (22/7 a 22/8)Importante não continu-

ar muito sozinho nas esco-lhas e nas decisões. Procu-re aprender com os outros,compartilhar suas ideias ecriar modelos mais unidos.

Virgem (23/8 a 22/9)Superar os altos e bai-

xos, em especial no setor fi-nanceiro, depende bastanteda firmeza da sua dedicação.Nada é por acaso, fique maispresente na área.

Libra (23/9 a 22/10)Aguardando a próxima

chegada do Sol, Mercúrio eLua nova abrem alas paraque as suas propostas sejammelhor desenvolvidas. Co-mece com o pé direito!

Escorpião (23/10 a 21/11)Firmeza você tem. Con-

vicção e determinação tam-bém não faltam. Mas o quefaz com que role a liga certapara unir os objetivos à reali-dade? Envolva-se!

Sagitario (22/11 a 21/12)Mais uma flecha certeira

pode ser lançada agora. Emespecial com respeito à co-municação entre você e seuscompanheiros de vida e la-buta. Flexibilize-se.

Capricornio (22/12 a 20/1)O lance correto virá da

sua própria intuição, amigoCapricórnio. Talvez de uma jáinsistente intuição. Surpreen-da a si e aos outros mudan-do certa posição.

Aquario (21/1 a 19/2)O mais fluente em seu

astral no momento tem a vercom os seus próprios senti-mentos. Esqueça um poucoa lógica das coisas e envol-va-se na emoção.

Peixes (20/2 a 20/3)O julgamento dos outros

é uma coisa séria e condici-ona demais a sua atitude. Atéque ponto precisa ser assimé que é a questão. Assumaa sua qualidade.

GARI JOÃO ABRAÃOEm época de cam-

panha eleitoral, conhe-ço um jovem profissio-nal, que exerce com

muita maestria ecompetência, sua

atividade de trabalho,sendo e fazendo do

"Politicamente Corre-to", o seu lema...

GARI JOÃO ABRAÃOEste profissional do serviço de limpeza ur-

bana, do grupo Pioneira. É por todos os funci-onários do comercio de nossa Av. PresidenteGetulio Vargas, muito querido e apreciado pordois óbvios motivos.

COMPETENCIA E SIMPATIAJoãozinho como nós do comercio da quadra da

parada 47, o chamamos. É competente, pois nossacalçada da quadra quando ele passa fica sempremuito bem limpa. E temos sempre por parte desteexemplar trabalhador João Abraão, um sorriso, umcomprimento, uma palavra de carinho

TENHO...Certeza que por todas as quadras da avenida

onde o João Abraão passa, com seus instrumentosde trabalho, é sempre assim. Belo Trabalho e Sim-patia.

JOÃOZINHOEm nome do comercio de Alvorada, em nome

da nossa avenida sempre limpa, quando tu passa,o nosso carinho, a nossa estima e muito, muito obri-gado!

SIMPATICO GARI!

Geógrafo da AlmaSe pretender desnudar minha essência,

faça sem constrangimentos ou ressalvas,

mas antes procure desnudar a si mesmo,

extirpando de tuas entranhas

os teus conceitos pré-estabelecidos

a fim de não me atribuíres rótulos

que não são meus.

Geógrafo da Alma!

PARABÉNS ALVORADAPELOS 47 ANOS

Merecendo muito além das felicitações pela passagem dosseus 47 ANOS, Alvorada espera que toda sua valorosa populaçãofaça sua parte, direcionando seus esforços, colaborando com seu

futuro, com seu progresso e sua expansão.

Nós, do jornal AFOLHA, estamos felizes em participar destagrande festa de aniversário de nossa cidade, assegurando que

nosso maior desafio é estar PRESENTE no seu futuro, nosCOMUNICANDO para que Alvorada possa se integrar cada vez

mais aos tempos modernos

O INSTITUTO GERAL DE PERÍCIAS DO RIO GRANDE DO SULCOMEÇOU A ENTREGAR AS PRIMEIRAS CARTEIRASDE NOME SOCIAL PARA TRAVESTIS E TRANSEXUAIS

QUE ENCAMINHARAM O PEDIDO DO DOCUMENTOO direito a carteira de nome social foi dado pelo governador Tarso Genro

aos travestis e transexuais por meio de um decreto de maio deste ano, tornan-do o Rio Grande do Sul o primeiro Estado a possuir tal documento que, porenquanto, tem validade apenas em território gaúcho. Para fazer a carteira, osinteressados devem procurar os postos de identificação de suas cidades mu-nidos da certidão original de nascimento e da última carteira de identidade.

A primeira via do documento é gratuita para travestis e transexuais. Nocaso de 2ª via, será cobrada a mesma taxa da confecção do Registro Geral(RG), que é de R$ 45,50. O documento será entregue no prazo de aproxima-damente 20 dias no endereço fornecido no cadastro.

A meta do Governo do Estado é intensificar o Programa Rio Grande SemHomofobia em 2013, incluindo especialmente a população de travestis e tran-sexuais no mercado de trabalho, oferecendo bolsas para cursos profissionali-zantes que permitam um resgate da dignidade.

Page 8: jornal_afolha_359

Para celebrar a independência do Bra-sil, cerca de 70 entidades, entre educacio-nais, civis e assistenciais, estiveram desfilan-do na Avenida Getúlio Vargas no dia 07 deSeyembro, com suas bandas marciais e in-dumentárias temáticas, homenageando os190 anos da independência do Brasil.

O evento teve início pela manhã, sen-do aberto pelos meninos e meninas da PMMirim do 24º Batalhão da Brigada Militar,acompanhados pela banda marcial da Esco-la salgado Filho. Na sequência, creches, as-sociações, clubes de mães e o Grupo de 3ªidade Conhecer, da Secretaria Municipal doTrabalho e Assistência Social, passaram pelaAvenida saudando público e autoridades.

As escolas São Marcos, Salvador Je-sus Cristo, Mário Quintana, Castro Alves, Po-dalírio Alves de Barcellos, João Goulart, Car-los Drummond, Guilhermina do Amaral, Nos-sa Senhora Aparecida e Nossa Senhora doCarmo vieram acompanhadas das suas res-pectivas bandas marciais, sendo aplaudidascom entusiasmo pelas milhares de pessoasque ocupavam as arquibancadas e lateraisdo Desfile. Também foi muito aplaudido ogrupo de percussão Nação Periférica queacompanhou a passagem das escola GentilMachado de Godoy.

As secretarias de Cultura e da Juven-tude e Esporte, representantes do projeto Mu-lheres da Paz, grupo de escoteiros, de Des-bravadores Bandeirantes levaram represen-tações dos trabalhos que realizam junto assuas comunidades. O encerramento aconte-ceu no horário previsto, com a participaçãodo Clube de Motoqueiros, Nos Estradamoscom suas possantes motocicletas.

O prefeito Carlos Brum, a primeira-dama, Rejane Brum e secretários municipaisprestigiaram o desfile.

COMEMORAÇÃOCAMPANHA

Desfile de 7 de Setembroleva 70 entidades e

comunidade Alvoradensepara a avenida

Primeira-dama Entrega Roupasde Bebe no Hospital de Alvorada

No dia 16 de agosto, noticiamos a visita daprimeira-dama, Rejane Brum, ao Conselho deClubes de Mães. Na ocasião, ela recebeu rou-pas para bebês que foram confeccionadas porrepresentantes dos seis clubes existentes nomunicípio. Na tarde de quarta feira, 12 de setem-bro, acompanhada de Valquíria Vieira, coordena-dora do Conselho, e de mais três voluntárias (Ma-ria Luísa, Neiva Dias e Carmem Souza), Rejaneesteve no hospital de Alvorada para fazer a en-trega das roupas.

A distribuição dos enxovais, 14 no total, fa-zem parte da Campanha do Agasalho 2012. Jun-tamente com a Assistente Social Simone Gutier-rez, e da enfermeira Vera Camparra, o grupo re-alizou a entrega simbólica das roupas na mater-nidade do hospital. Bruna Carneiro (mãe de JúliaCarneiro) e Paula Fagundes (mãe de Taylor Fa-gundes), receberam um enxoval completo.

Rejane destacou o empenho das voluntári-as, e disse que a parceria é fundamental para arealização dos projetos. Em carta, o hospital agra-deceu a doação e o apoio concedido por parte doGabinete da Primeira-Dama, organizador daCampanha do Agasalho.

AjudaQuem quiser colaborar com a maternidade

do hospital do município, o setor necessita de fral-das (tamanho M e P), e leite Nan. As entregaspodem ser feitas no local.

Doações para Campanha do Agasalhocontinuam chegando

Os dias mais longos e as flores já presentesnestes primeiros dias do mês de setembro de2012 anunciam a chegada de mais uma Prima-vera, e o final do inverno. Porém, os gaúchossabem que dias de frio e chuva ainda vão acon-tecer antes que o Verão chegue.

Por isso, a mobilização dos alvoradenses ain-da persiste, e as entregas de novas doações para

Campanha do Agasalho ao Gabinete da Primei-ra Dama continuam.

Foi assim na quarta-feira (12), quando a es-cola municipal Aparício Borges, através da suadiretora, Andrea Castro Rollsing, entregou cercade 1500 peças de roupas à Campanha. Na mes-ma data, a diretora da QI Escolas e Faculdades,filial de Alvorada, Carine Silveira Ribeiro, passouàs mãos da primeira-dama, Rejane Brum, 500peças de roupas para serem doadas à famíliascarentes ou instituições.

Cinco equipes de prevenção a enchentesestão nas ruas de Alvorada desde o fim desemana, durante as 24h, trabalhando nadesobstrução de arroios e bueiros, como formade amenizar os efeitos das intensas chuvas quese abatem sobre o Estado e alertando a populaçãosobre situações de perigo.

Na noite de terça-feira (18) as equipes deramatenção especial a desobstrução do Arroio Feijó,proximidades das pontes da Nova Gleba eAmericana. Ali os trabalhos se estenderam atéas 5h da manhã desta quarta-feira.

O Corpo de Bombeiros está participando desses

trabalhos. O alerta prossegue na cidade nospróximos dias devido a chegada das águas deoutras cidades, vindas pelo Rio Gravataí.

As equipes de prevenção contam comservidores das secretarias de Obras, ServiçosUrbanos, Segurança e Mobilidade Urbana e deAdministração.

Secretário de Obras:José Luis Correa: fone 9669 8111, 3044 8685.

Defesa Civil:Coordenador Sargento Benites,

comandante do Corpo de Bombeiros:Fone: 3483 2050 ou 193.

UTILIDADE PÚBLICA