Jornaldobairro janeiro2015

8
Janeiro/2015 - n o 175 - Jornalista Responsável: Flávio Krüger- JORNAL ON-LINE: www.issuu.com/exceuni/docs/jornaldobairro-janeiro2015 MERCÊS - BIGORRILHO - CHAMPAGNAT - VISTA ALEGRE - BOM RETIRO - PILARZINHO - SÃO LOURENÇO - Distribuição Gratuita NESTA EDIÇÃO: Jornal do Bairro VISTA ALEGRE: homenagem para padres italianos da Igreja Bom Pastor. Página 3 BIGORRILHO: incêndio em apartamento gera dúvidas. Página 6 2015: o ano dos feriados prolongados e preocupação para o comércio. Página 7 Mercês: Museu da Vida conta a história da Pastoral da Criança Foto: Aniele Nascimento O museu fica na Rua Jacarezinho, no mesmo espaço da Pastoral da Criança São sete exposições per- manentes que contam a história dos 30 anos da Pas- toral da Criança. A ideia surgiu da necessidade de criar um local para que as pessoas que atuam na base da instituição, acom- panhando as crianças aten- didas, pudessem aprender mais e sair das visitas de Curitiba com uma motiva- ção maior. O destaque fica para o Memorial Dra. Zilda Arns, que inclui uma visita à sala em que a fundadora da Pastoral trabalhava. Página 5

description

Jornal do Bairro - janeiro 2015

Transcript of Jornaldobairro janeiro2015

Janeiro/2015 - no 175 - Jornalista Responsável: Flávio Krüger- JORNAL ON-LINE: www.issuu.com/exceuni/docs/jornaldobairro-janeiro2015

MERCÊS - BIGORRILHO - CHAMPAGNAT - VISTA ALEGRE - BOM RETIRO - PILARZINHO - SÃO LOURENÇO - Distribuição Gratuita

NESTA EDIÇÃO:

Jornal do Bairro

VISTA ALEGRE:homenagem parapadres italianos daIgreja Bom Pastor.

Página 3

BIGORRILHO:incêndio emapartamento geradúvidas.

Página 6

2015: o ano dosferiados prolongadose preocupação para ocomércio.

Página 7

Mercês: Museu da Vida conta a história da Pastoral da CriançaFo

to:

Ani

ele

Nas

cim

ento

O museu fica na Rua Jacarezinho, no mesmo espaço da Pastoral da Criança

São sete exposições per-manentes que contam ahistória dos 30 anos da Pas-toral da Criança. A ideiasurgiu da necessidade decriar um local para que aspessoas que atuam nabase da instituição, acom-panhando as crianças aten-didas, pudessem aprendermais e sair das visitas deCuritiba com uma motiva-ção maior. O destaque ficapara o Memorial Dra. ZildaArns, que inclui uma visitaà sala em que a fundadorada Pastoral trabalhava.

Página 5

JANEIRO.20152

Veículo de comunicação das Mercês Bigorrilho - Champagnat Vista AlegreBom Retiro - Pilarzinho - São Lourenço

E-mail: [email protected]ÇÃO GRATUITA

JORNALISTA RESPONSÁVEL:Flávio A. Krüger - DRT/PR 2768/11/04 -

DEPARTAMENTO COMERCIAL: Célia CardosoFone: 3387-9615 / 9986-2156 / 9621-7699

AGRADECIMENTO ESPECIAL:ANTÔNIO KRÜGER (In Memorium)

DIAGRAMAÇÃO: Exceuni - (41) 9983-3933 -IMPRESSÃO: Press Alternativa

(41) 3047-4511 / 3047-4280AS MATÉRIAS ASSINADAS NÃO EXPRESSAMNECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO JORNAL

Das 7h da manhã ao meio-dia na Caiobá FM

EXPEDIENTE

EDITORIAL

ANUNCIE NO JORNAL DO BAIRRO. ALÉM DO JORNAL IMPRESSO, TEMOS OUTRAS OPORTUNIDADES DE DIVULGAÇÃO: FACEBOOK,SITE, TV'S EM CASAS LOTERIAS E MUITO MAIS. TUDO ISSO COM UM PREÇO SÓ!! CONFIRA: 9621.7699 - 9986.2156 - 3387.9615.

Somos AMOR, Somos AMAR.Dicas de ANA MARIA, presidente do CEI AMAR e Novos Caminhos

SEDES: CEI AMAR E NOVOS CAMINHOSRua Capistrano de Abreu, 395 - Boa Vista

Fone/Fax: (41) [email protected]

Rua João Mequetti, 369 - Santa CândidaFone/Fax: (41) 3209-1025

[email protected]

Dicas para amar sua família!

Ana Maria

Deus para trazer seus filhos à vida escolhealgumas pessoas para serem mediadoras

de sua criação amorosa. Estes medidores sãodenominados "PAIS".

Conta final!!Votação rápida, simbó-

lica e nenhum pedido de ve-rificação de quórum. As-sim, os congressistas aprovaram o au-mento salarial para a presidente DilmaRoussef, deputados e senadores.

E vem aí o "efeito cascata" para ospolíticos. Reajuste bem acima da infla-ção para "todo mundo". Pro povão, tam-bém tem um aumento... também tem um"efeito", mas esse é outro! Reajuste devários índices, como IPVA(40%) e o pre-ço de 95 mil itens que também terão re-ajustes, a partir de 2015. E vem ainda o"pacotaço" do governo federal.

Brasil, o país dos impostos, da cor-rupção, da roubalheira, do Mensalão,do Petrolão etc etc. Mas os governantessabem que o povo é sempre MUIITTOOgeneroso e sempre paga a conta final!!

Flávio KrügerJornalista e Diretor do Jornal do Bairro

A Torre das Mercês(Oi Torre Panorâ-mica) foi construída, em 1991. Aos finaisde semana da alta temporada, recebeuma média de mil visitantes por dia. Éum dos principais atrativos turísticos dacidade e a única torre de telefonia doBrasil com mirante aberto a visitação.

No ano passado, o local recebeu cer-ca de 110 mil turistas, entre estrangei-ros e brasileiros. A torre 109,5 metrosde altura, oferece uma vista de 360º dacidade de Curitiba.

Mercês: torre panorâmica das Mercês completa 23 anos

Vista maravilhosa!

Foto

: w

ww

.nat

urez

abra

sile

ira.

com

.br

SERVIÇO:Torre Panorâmica das MercêsRua: Professor Lycio Grein de Castro Vellozo, 191 - MercêsVisitação: todos os dias (até dia 22 de fevereiro), das 10h às 19h.Valor: R$ 3,50 (meia entrada para pessoas acima de 60 anos e entre 5 e 9 anos.Crianças abaixo de 5 anos não pagam).

JANEIRO.2015 3

A Câmara Municipal entregou os títulos de ci-dadão honorário de Curitiba aos padres italia-nos Natálio Fornasier e Domenico Costella, daParóquia Bom Pastor.

Hoje, o Instituto Bom Pastor promove açõessociais, culturais, educacionais e de saúde noatendimento básico, voltados para a comunida-de carente da Paróquia Bom Pastor, no bairro VistaAlegre.

HOMENAGEADOS - Natálio Fornasier nasceuem Friuli, em 1937. Ele foi ordenado, em 1963, eveio para o Brasil um ano depois. Em Curitiba,atuou como pároco da Paróquia Bom Pastor, en-tre 1968 e 1979. Foi para a Itália e retorno à capi-tal paranaense, em 2004. Domenico Costella nas-ceu, em Parma, em 1941. Sua ordenação aconte-ceu, em 1964, mas ele só veio para o Brasil dez

Proprietários de veículos noParaná começarão a pagar oIPVA 2015, a partir de abril. Ha-verá desconto de 3% para pa-gamento à vista, conforme ca-lendário por final da placa doveículo, entre 6 e 17 de abril.

Os contribuintes que opta-rem pelo pagamento em cotas,sem acréscimos, deverão reco-lher a primeira parcela tambémno mês abril, obedecendo osmesmos vencimentos, por finalde placa. As demais parcelasvencerão nos meses de maio ejunho.

A Secretaria Estadual daFazenda enviará correspondên-cia aos contribuintes em mar-ço, com os dados do veículo,valores do imposto e boletobancário. Neste ano, a alíquo-ta do IPVA subiu de 2,5% para

VISTA ALEGRE: padres italianos são homenageados

Justa homenagem!

Foto

: A

ndre

ssa

Kat

riny

/CM

C

O QUE ELES DISSERAM...- Padre Natálio Fornasier: "Neste momento, muita emoção tomou conta do meu coração. Resisti

por vários anos a receber este título de cidadão honorário de Curitiba".- Padre Domenico Costella: "Desde 1978, quando vim morar aqui, aprendi a amar esta cidade.

Depois de 40 anos por aqui, não sei se sou mais brasileiro, curitibano, ou italiano. Nasci numapequena comunidade na Itália e agora sou, também, de Curitiba".

anos depois. O padre chegou em Curitiba, em 1978,onde foi convidado para lecionar na PUC-PR e tra-balhar na Paróquia Bom Pastor.

IPVA 2015 bem salgado para o contribuinte

Foto

: jb

airr

o

Movimentação de veículos,na Cândido Hartmann,

no Bigorrilho

3,5%, ou seja um aumento de40%.

JANEIRO.20154

Ano Novo - Vida Nova! Será?*Leandro Wistuba

Desde que o homem come-çou a viver em sociedade, há10.000 anos, com o inicio daaplicação de técnicas da agri-cultura, começou também a ce-lebrar alguns rituais de passa-gem das estações. Grande par-te dos folclores atuais retra-tam bem estes ritos.

Com a criação do calendá-rio atual, o que usamos nomundo ocidental, ficou preser-vado o ritual da mudança deano, que para nos significa oinicio do novo e por isso faze-mos o ritual de passagem. Fazparte deste ritual a elaboraçãode metas para o ano que vaicomeçar.

* Leandro Wistuba - Psicólogo - CRP 08-14772 - Rua Cons. Araújo, 90 - 7º andar, conj. 77 - Centro-CTBA/PR - Fone: (41) 9732-1898

ALGUMAS DICAS PARA QUE AS SUAS METASTENHAM UMA MAIOR PROBABILIDADE DE SUCESSO:

1. Seja o mais verdadeiro possível com as suas metas. Não trans-fira para os outros as metas que você queira cumprir.

2. Descreva as suas metas sempre como ações a serem toma-das por você e de forma especifica e positiva. Em vez de "Eunão quero ser preguiçoso", opte por "Eu quero fazer exercíci-os regularmente" ou "Eu vou ver menos televisão".

3. Estabeleça metas compatíveis com a realidade. Não coloquea perda de 20 quilos em um mês. Isto não vai acontecer.

4. Para cada meta que você colocar, faça as seguintes pergun-tas: o que eu quero? Quando eu quero? Em quanto tempo istovai acontecer? Quais recursos poderei usar pra me ajudar?

5. Escolha metas que sejam importantes para você, não o quevocê acha que deve fazer ou o que os outros esperam de você.E lembre-se que não é porque falhou em uma das suas metas

que você deve abandonar as outras metas estabelecidas. Nomais, um Feliz Ano Novo pra todos. A minha meta é poder escre-ver pra vocês todos os meses deste ano.

Mais uma vez, a tradicionalbênção dos carros, na Igreja dosCapuchinhos, atraiu muita gen-te, sempre na primeira sexta-fei-ra do ano. Além dos freis, houvea colaboração de voluntáriosque, com muita generosidade,ajudam em modo de rodízio e noshorários que podem.

O Frei Pedro Cesareo Palma,pároco da Igreja Nossa Senhoradas Mercês, diz que todos tra-balham com muito empenho,responsabilidade e dedicação

Tradicional benção dos carros leva milhares de pessoasà Paróquia das Mercês, a igreja dos Capuchinhos

para que seja um dia de verda-deira sintonia com Deus, fontede todas as bênçãos. Segundoele, este ano a benção contoucom a ajuda de religiosos deoutras localidades que partici-pavam de um retiro espiritual nacapital.

Participaram freis de Londri-na, Joinville (SC), Manaus (AM)e até do Paraguai. Eles benziamos veículos e seus ocupantes,além das pessoas que procura-ram a igreja levando objetos

para serem abençoados, comocarteira de trabalho e garrafasde água.

HISTÓRIA - A benção dos car-ros começou em 1955, comple-tando agora 60 anos. A tradiçãocomeçou com fiéis procuran-do a igreja para espantar omau agouro da primeira sex-ta-feira do ano, consideradanaquela época como o dia doazar. Ao invés do dia do azar,virou o dia da benção, segun-do o Frei Pedro.

JANEIRO.2015 5

O bairro das Mercêsganhou o Museu da Vida,criado para lembrar o tra-balho da Pastoral da Cri-ança e também as açõesda fundadora da Pastoral,Zilda Arns. O espaço retra-ta mais de 30 anos de umaação que mudou a histó-ria de crianças, no Brasile em mais de 20 países.

A estrutura apresentainformações sobre a Pas-toral da Criança e tam-bém: saúde, educação, ci-dadania e nutrição. Tudofeito de uma forma dife-rente porque o museu temespaços interativos, áreaspara brincadeiras e atéuma trilha ao ar livre. Fer-nando de Souza, o coorde-nador do Museu da Vida,diz que o espaço foi pen-sado para incluir o públi-co da pastoral.

O Museu tem ainda oMemorial Zilda Arns. Oespaço conta- através defotografias e documentos-toda a trajetória: da infân-cia, passando pela forma-ção e o exercício da medi-cina até a ultima viagemde Zilda Arns ao Haiti-onde ela faleceu em umterremoto que matou 220mil pessoas, em janeiro de

SERVIÇO: O Museu da Vida funciona todos os dias, inclusive aos fins de semana,das 8 às 19 horas. E pode ser visitado de graça. Fica na rua Jacarezinho, nº 1.691,no bairro Mercês.

Mercês: Museu da Vida temmuitas histórias para contar

2010 . Os visitantes podemconhecer ainda o escritórioda médica preservado da

mesma forma, desde dezem-bro de 2009, quando elaembarcou para o Haiti.

Foto

: A

niel

e N

asci

men

toFo

to:

Ani

ele

Nas

cim

ento

Estrutura apresenta informações sobre a Pastoral daCriança e também saúde, educação, cidadania e nu-trição

O Museu da Vida é dedicado a Zilda Arns

JANEIRO.20156

Um grande susto ocorreu para moradores daregião da Praça da Espanha, no Bigorrilho. Um apar-tamento do 2º andar de um prédio, na Rua CoronelDulcidio começou a pegar fogo. Apavorados, os vi-zinhos resolveram arrombar a porta para tentarconter as chamas. O morador, um jovem, estava noapartamento e conseguiu sair.

Segundo relato de vizinhos e dos bombeiros, oapartamento estava bastante revirado. O jovemmorador, bastante transtornado, não falou a nin-guém sobre como o fogo teria começado. A PolíciaMilitar também foi acionada, mas o morador nãofoi encaminhado à delegacia porque não há pro-vas de que o incêndio tenha sido criminoso.

Bigorrilho: incêndio e dúvidas...

Foto

: A

º N

asci

men

to

Apartamento estava bastante revirado.

É possível economizar R$ 1000,00 por ano em supermercado?O consumidor curitibano que tiver tempo e paciência

para pesquisar os melhores preços nos supermercadosda cidade pode ser recompensado. É que uma pesqui-sa da Proteste Associação de Consumidores mostraque a economia anual entre os preços mais caros emais baratos do mesmo tipo de produto pode chegara R$ 1.026,18. Esse dinheiro é suficiente para comprar umnotebook, por exemplo, ou pagar mais de 70% de uma boamáquina de lavar roupas, ou ainda uma TV Led de tama-

nho médio. A Proteste avaliou dois tipos de cestas de com-pras em 19 cidades brasileiras.

PESQUISA - Pesquisar antes de fazer a compra do mêsé fundamental. A variação de preços de uma cidade, de-pendendo do ponto de venda, pode ser muito grande, atéem supermercados de uma mesma rede. Para escolher olugar que ofereça melhores preços, conforme o perfil de con-sumo há o simulador disponível no site da Proteste -www.proteste. org.br.

Litoral deve receber 5 milhões de turistasAté o Carnaval, muita gente ainda vai passar pelas prai-

as paranaenses. A Federação das Empresas de Hospeda-gem, Gastronomia e Entretenimento do Estado do Paraná(Feturismo) e a Associação de Hoteis, Pousadas, Restau-rantes, Bares e Similares do Litoral Paranaense (Assindili-toral), estimam que o comércio, no Litoral, movimente atéR$ 3 bilhões contra os R$ 2,5 bilhões da temporada passada.

Se ficar dentro da média, é esperada a criação de 25 milempregos temporários durante a temporada nos sete mu-nicípios da região - Paranaguá, Matinhos, Guaratuba, Pon-tal do Paraná, Antonina, Morretes e Guaraqueçaba. Mas asentidades ainda aguardam a reação dos turistas para co-nhecer o perfil dos visitantes neste ano.

A Feturismo e a Assindilitoral estimam um grandevolume concentrado de pessoas porque esta será uma tem-porada curta. O Carnaval, em meados de fevereiro, é vistocomo um incentivador para os empreendimentos, que po-derão reduzir os custos com mão de obra de uma tempora-da mais longa.

PROBLEMAS - Segundo as entidades, o principal proble-ma continua sendo infraestrutura das cidades do Litorral.Mas elas reconhecem que alguns municípios, como Guara-tuba, estão tentando mudar esse quadro.

Lotação máxima até o Carnaval

Foto

: jb

airr

o

JANEIRO.2015 7

Comércio da região teme prejuízos com2015, o ano dos feriados prolongados

Se neste segundo semestrede 2014 a maior parte dos feria-dos nacionais caiu em finais desemana, em 2015, o cenário serábem diferente, para a alegriados trabalhadores e tristeza,principalmente, dos lojistas.Quase todos os feriados nacio-nais cairão em segundas ou sex-tas-feiras. Outros, em terças ouquintas, quando surgem os feri-ados prolongados.

A estimativa da AssociaçãoComercial do Paraná é que umdia de feriado provoque um pre-juízo de cerca de R$ 150 milhõesà economia local. Contando ape-nas as datas comemorativas na-cionais, 2015 terá 10 feriadões.Em Curitiba, soma-se o 8 de se-tembro (terça-feira), data emque se comemora o dia da Pa-droeira da cidade, Nossa Senho-ra da Luz dos Pinhais, feriadomunicipal.

COLUNA DO RÁDIO E TV Carlos Kleina

* Carlos Kleina é radialista

ter, editor-chefe e gerente. Agora,vamos esperar que rumos tomaráo Luiz.

- Nasceu, no início de dezembro,amenina Isabela, filha da repórterda RPC TV, Nadja Mauad, com ocolega de trabalho Fernando Rud-nick. E mesmo em casa cuidandoda pequena a jornalista encontratempo para twittar algumas notí-cias do esporte.

- A apresentadora Claudia Cozzellaassinou um contrato com a TVTransamérica . O programa "Acon-tece Curitiba" entra no ar de se-gunda à sexta feira, às 13h30. Apartir de março, será ao vivo.

- A Rádio FM Comunitária Cajuru,captada naquele bairro na frequ-ência 98.3, pretende acompanharo campeonato paranaense de fu-tebol que começa no mês que vem.Vamos aguardar os desdobramen-tos.

- O comentarista da Rádio Transa-mérica de Curitiba, Jairo Silva, so-freu uma queda de uma escada nodia de Natal, na casa de familia-res em Bandeirantes, interior do

- Um grande show, no último dia21 de dezembro, com mais de 20artistas, marcou o aniversáriode 36 anos da Rádio Najuá AM e25 anos da Najuá FM. A festa re-cebeu gente de toda a região, noEstádio Municipal de Irati.

- A jornalista Cecilia Comel podeser vista no Programa Vida emAção, na Rede Evangelizar deTelevisão. Em Curitiba, no Ca-nal 16 em UHF ou 13 da NET. Oprograma vai ao ar as segun-das, terças e quartas às 9h -ao vivo. Neste dias, tem re-peteco às 19h30.

- Após 3 anos e 9 meses, saiu do aro canal ÓTV do Grupo GRPCOM. Aemissora era captada pela NetDigital, em Curitiba, e na inter-net. Uma das últimas transmis-sões foi a decisão entre o Coriti-ba Crocodiles e o João PessoaEspectros do Brasil Bowl de fute-bol americano. O título foi con-quistado pelo time paranaense.

- Depois de 12 anos, o jornalistaLuiz Andrioli deixou o Grupo RICde comunicação. Lá,ele foi repór-

estado. Precisou pas-sar pelo DM e imobili-zar o braço esquerdoque fraturou.

- No próximo dia 16, completam-se 21 anos do falecimento domaior narrador esportivo queque o estado do Paraná teve,Lombardi Júnior.

- No canal ESPN, que perdeu os di-reitos da Liga dos Campeões emTV fechada para o Esporte Inte-rativo, a principal notícia de fimde ano, foi a saída do comenta-rista Paulo Vinicíus Coelho, o PVC.Neste ano, ele vai atuar na FoxSports.

- O narrador paranaense da cida-de de Cambé, Nivaldo Prieto, nãorenovou seu contrato com a TVBandeirantes. Esta foi a segundapassagem pela Band. A emisso-ra do Morumbi está efetivandoUlisses Costa, ao lado de TéoJosé e Oliveira Andrade comonarradores da emissora.

- A partir deste mês, o slogan daRecord é: "Uma TV aberta para onovo".

A LISTA DOS FERIADOS - CONFIRA A LISTA COMPLETA:1º de janeiro Ano Novo quinta-feira

17 de fevereiro Carnaval terça-feira

18 de fevereiro Quarta-feira de Cinzas

3 de abril Paixão de Cristo sexta-feira

21 de abril Tiradentes terça-feira

1º de maio Dia do trabalho sexta-feira

4 de junho Corpus Christi quinta-feira

7 de Setembro Independência do Brasil segunda-feira

12 de outubro Nossa Senhora Aparecida segunda-feira

2 de novembro Finados segunda-feira

15 de novembro Proclamação da República domingo

24 de dezembro Véspera de Natal quinta-feira

25 de Dezembro Natal sexta-feira

31 de dezembro véspera de Ano Novo quarta-feira

Rede de pluviômetros para prevenir alagamentos

Foto

: M

auri

lio C

heliCom a instalação de um plu-

viômetro na Unidade de SaúdeBom Pastor, localizado no bairroVista Alegre, Curitiba passa acontar com uma rede de equipa-mentos usados na prevenção dealagamento e desastres. Outrasnova unidades devem ser im-plantadas, neste ano.

Os pluviômetros automáticossão equipamentos que medema quantidade de chuva da cida-de. Os equipamentos são ali-

Vista Alegre tambémtem o seu pluviômetro

mentados por painéis solares eos dados transmitidos em tem-po real para o Cemaden. O Cen-tro fará o processamento, análi-se e mapas técnicos disponibi-lizando as informações para aSecretaria do Meio Ambiente edefesa civil.

Além do equipamento, nobairro Vista Alegre, outro estáinstalado, na região de abran-gência do Jornal do Bairro, CEI Prof.Lauro Smanhotto, no Pilarzinho.

JANEIRO.20158

RÁDIO CLUBE FM 101,5BOCA NO TROMBONE

AS PRIMEIRAS NOTÍCIAS DO DIAINFORMAÇÃO COM CREDIBILIDADE E

DESCONTRAÇÃO NA DOSE CERTA!

- Hora certa - Previsão do tempo - Rodovias- Trânsito - Aeroportos - Entrevistas

- Denúncias - Participação de ouvinte

De segunda a sexta, das 6h às 8h.

Apresentação: Andressa SantosReportagens e Comentários: Flávio KrügerProdução: Giselle Lima -Participação: Iujo