Jornaldobairro janeiro2016

8
Janeiro/2016 - n o 187 - Jornalista Responsável: Flávio Krüger- JORNAL ON-LINE: www.issuu.com/exceuni/docs/jornaldobairro-janeiro2016 MERCÊS - BIGORRILHO - CHAMPAGNAT - VISTA ALEGRE - BOM RETIRO - PILARZINHO - SÃO LOURENÇO - Distribuição Gratuita Jornal do Bairro NESTA EDIÇÃO: PILARZINHO: acidente assusta moradores. Página 3 VISTA ALEGRE: ligação telefônica salva mulher feita refém. Página 4 "CHATOS DA INTERNET": sinais importantes. Página 5 Receitas originais, ingredientes selecionados e muita paixão, ajudam no preparo da melhor pizza gourmet da cidade. Agora, só falta você experimentar. Ligue e faça seu pedido. PARQUE BARIGÜI: professora alerta sobre "armadilha" MERCÊS: tradicional benção dos carros pelos freis Capuchinhos Foto: Reprodução Facebook Foto: jbairro A vegetação cobriu todo o lago, que oferecia riscos São mais de 60 anos de história Uma professora gravou um vídeo e postou nas redes sociais. Mostrava o risco que os frequentadores do Par- que Barigüi estavam correndo, por conta da vegetação que "cobriu" um dos lagos do local. Foi feita a limpeza das plantas aquáticas e placas de sinalização também foram colocadas. Página 6 Mantendo a tradição, a primeira sexta-feira do ano, em Curitiba, foi marcada pela benção dos carros, condu- tores e passageiros, na Igreja Nossa Senhora das Mer- cês. Milhares de veículos passaram pela paróquia. Segun- do os organizadores, foram mais de 20 mil automóveis. Página 8 Imobiliária imobiliariarazao imobiliariarazao.com.br

description

Jornal do Bairro - janeiro 2016

Transcript of Jornaldobairro janeiro2016

Page 1: Jornaldobairro janeiro2016

Janeiro/2016 - no 187 - Jornalista Responsável: Flávio Krüger- JORNAL ON-LINE: www.issuu.com/exceuni/docs/jornaldobairro-janeiro2016

MERCÊS - BIGORRILHO - CHAMPAGNAT - VISTA ALEGRE - BOM RETIRO - PILARZINHO - SÃO LOURENÇO - Distribuição Gratuita

Jornal do Bairro

NESTA EDIÇÃO:PILARZINHO:acidente assustamoradores.

Página 3

VISTA ALEGRE:ligação telefônicasalva mulher feitarefém.

Página 4

"CHATOS DAINTERNET": sinaisimportantes.

Página 5

Receitas originais, ingredientesselecionados e muita paixão,ajudam no preparo da melhor

pizza gourmet da cidade. Agora,só falta você experimentar.

Ligue e faça seu pedido.

PARQUE BARIGÜI: professoraalerta sobre "armadilha"

MERCÊS: tradicional benção doscarros pelos freis Capuchinhos

Foto

: R

epro

duçã

o Fa

cebo

ok

Foto

: jb

airr

o

A vegetação cobriu todo o lago, que oferecia riscos São mais de 60 anos de história

Uma professora gravou um vídeo e postou nas redessociais. Mostrava o risco que os frequentadores do Par-que Barigüi estavam correndo, por conta da vegetaçãoque "cobriu" um dos lagos do local. Foi feita a limpezadas plantas aquáticas e placas de sinalização tambémforam colocadas. Página 6

Mantendo a tradição, a primeira sexta-feira do ano,em Curitiba, foi marcada pela benção dos carros, condu-tores e passageiros, na Igreja Nossa Senhora das Mer-cês. Milhares de veículos passaram pela paróquia. Segun-do os organizadores, foram mais de 20 mil automóveis.

Página 8

Imobiliária

imobiliariarazaoimobiliariarazao.com.br

Page 2: Jornaldobairro janeiro2016

JANEIRO.20162

Veículo de comunicação das MercêsBigorrilho - Champagnat - Vista Alegre

Bom Retiro - Pilarzinho - São LourençoE-mail: [email protected] DISTRIBUIÇÃO GRATUITAJORNALISTA RESPONSÁVEL:

Flávio A. Krüger - DRT/PR 2768/11/04DEPARTAMENTO COMERCIAL: Célia Cardoso

Fone: 3387-9615 / 9986-2156 / 9621-7699AGRADECIMENTO ESPECIAL:

ANTÔNIO KRÜGER (In Memorium)DIAGRAMAÇÃO: Exceuni - (41) 9983-3933

IMPRESSÃO: Press Alternativa(41) 3047-4511 / 3047-4280

AS MATÉRIAS ASSINADAS NÃO EXPRESSAMNECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO JORNAL

Das 7h da manhã ao meio-dia na Caiobá FM

EXPEDIENTE

EDITORIAL

EsperançaTodo início de ano, praticamen-

te, é o mesmo sentimento e o de-sejo de alegria, saúde, paz, proteção etc etc.Sempre pedimos o melhor, cobramos muito,mas, às vezes, não fazemos por merecer. É ne-cessário lutar para conquistar. É preciso saberreivindicar e não ficar de braços cruzados, espe-rando que as "coisas caiam do ceu".

Esperamos que, em 2016, a crise econômicanão seja tão severa, que a inflação possa ser con-trolada e que o brasileiro consiga sobrevivercom o valor do novo salário mínimo(R$ 880,00).A Constituição leva em consideração nove pre-ceitos básicos como saúde, educação, transpor-te, lazer, previdência, habitação, entre outros.Mas com esse valor fica impossível levar umavida digna.

Vamos lembrar, também, que 2016 é um anoeleitoral. Vamos escolher novos prefeitos e ve-readores. Por isso, um momento de reflexão émuito importante nesta hora. Hoje em dia, coma internet e redes sociais, fica mais fácil esco-lher e verificar se o candidato tem condições ounão.

Errar é humano. Perisitir nele, não! Por isso,vamos aprender com os erros do passado e trans-formar a palavra "problema" em 'DESAFIO". Umótimo 2016 para todos os leitores!!!

Flávio KrügerJornalista e Diretor do Jornal do Bairro

CURTA O JORNAL DO BAIRRO NO FACEBOOKENTRE EM CONTATO COM O JORNAL DO BAIRRO:(41) 9621.7699

*Leandro Wistuba

Há psicopatas em to-das as partes: dirigindoum transporte público,administrando uma em-presa ou governando umpaís. Onde menos se espe-ra pode haver alguém comuma psicopatia. Claro queisso não significa neces-sariamente que essas pes-soas sejam más, apenasnão sentem empatia pelosoutros, nem remorso pelosseus atos. Eles vivem pe-las suas próprias regras esó sentem culpa quandorompem com o seu códigode conduta.

Para os psicopata, as

Psicopatas ao seu lado!pessoas são coisas, obje-tos que servem para satis-fazer seus interesses. Elespoderão viver em comuni-dade porque entendem oscódigos sociais. Eles seadaptam. O terrível acon-tece quando eles não con-seguem evitar de fazer omal. Mas a maioria nãocomete crimes, ainda quenão tenham vergonha dementir, manipular ou ma-chucar para conseguir oque têm em mente. Quan-do cometem crimes, de umponto de vista penal, comoestão conscientes dos seusatos, são responsáveis.Mas, ao contrário de umréu normal, não existe a

possibilidade de correçãode sua conduta, assim areabilitação é baseada emuma forma de vida quepossa lhes trazer benefíci-os e evitar outros danos.

Eles são até 3% da po-pulação, imaginem numestadio de futebol com 30mil pessoas, você terá aoseu redor pelo menos 900psicopatas.

Outro exemplo, na cida-de de Curitiba, temos mais de1 milhão de automoveis/mo-toristas, logo teremos 30mil piscopatas comparti-lhando o mesmo trânsito.Pense nisso, antes de buzi-nar ou xingar o outro. Umbom ano para todos!

* Leandro Wistuba - Psicólogo - CRP 08-14772Rua Cons. Araújo, 90 - 7º andar, conj. 77 - Centro-CTBA/PR - Fone: (41) 9732-1898

10 CARACTERISTICAS DE UM PSICOPATA1. Têm uma autoestima exagerada.2. São mentirosos patológicos.3. Têm comportamento manipulador.4. Não sentem remorso ou culpa.5. Quanto à afetividade, são frios e calculistas.6. Têm uma incapacidade patológica para assumir responsabilidade pelos

seus atos.7. Eles se comportam impulsivamente.8. Têm tendência a uma vida sexual promíscua, com vários relacionamentos

breves e ao mesmo tempo.9. Gostam de um estilo de vida parasitário.10. Demonstram problemas de conduta desde a infância.

PiadasO garoto apanhou

da vizinha. A mãe, furi-osa, foi tomar satisfa-ção:

- Por que a senhorabateu no meu filho?

- Ele foi mal-educa-do, e me chamou de gor-da.

- E a senhora achaque vai emagrecer ba-tendo nele?

***CONVERSA

DE CASADOS- Querido, o que

você prefere? Uma mu-lher bonita ou uma mu-lher inteligente?

- Nem uma, nem ou-tra. Você sabe que eu sógosto de você.

***Um oficial iraquia-

no chama os oito sósi-as do Saddam e diz:

- Tenho boas e másnotícias. A boa notíciaé que Saddam está vivo.Todos os sósias come-moram.

- A má notícia é queele perdeu um braço.

A AMOEM e o CON-SEG Mercês e Vista Ale-gre estiveram reunidos,recentemente, com aprefeitura Municipal eo Instituto de Pesquisa ePlanejamento Urbano deCuritiba (IPPUC). Em pau-ta a crescente quantida-de de acidentes que ocor-rem, na Rua Jacarezinho,principalmente na esqui-na com a Des. Vieira Ca-valcanti.

A proposta é que a Ja-carezinho passe a tersentido único, da Av. Ma-noel Ribas em direção àRua Roberto Barroso. As-sim, não haveria mais ocruzamento de veículosem alta velocidade paraacessar as vias secundá-

Mercês: sugestão de alteração de tráfego

rias da região. Ocorre queos acidentes, em sua gran-de maioria, ocorrem pordesrespeito às leis de trân-sito e/ou por simples im-prudência e/ou imperíciapura e simples. Para estes

problemas sabemos quesó muito esforço em edu-cação pode dar resultadoe isto requer tempo.

CONGESTIONAMENTOSAlém disso, também

Foto

: jb

airr

o

Outro ponto complicado é o da esquinada Rua Jacarezinho com a Fernando Simas

haveria uma redução sig-nificativa nos engarrafa-mentos que atormentamos motoristas, na Rua Ja-carezinho, nos horáriosde pico e até mesmofora deles, em algumasocasiões. E a inda apossibilidade de se re-averem as já esqueci-das vagas de estacio-namento que alimenta-ram o comércio de rualocal, há alguns anos. Aideia também seria alte-rar o tempo do semáforoda própria Manoel Ribascom a Jacarezinho. No-vas reuniões já estãoagendas para avaliar aviabilidade.

Um 2016 de Paz e Saú-de a todos !!

Entre em contato: [email protected]. Facebook : www.facebook.com/ConsegMerces.

Page 3: Jornaldobairro janeiro2016

JANEIRO.2016 3

Assim como já aconte-ceu em 2015, este ano vemrecheado de feriados quepodem ser prolongadoscom o fim de semana. Dosonze feriados nacionaisprevistos, nove caem emdias que não sejam o sá-bado e domingo. A come-çar pelo Ano Novo, come-morado numa sexta-feira.

Um dos feriados maislongos em 2016 deve ser,mais uma vez, o que coin-cide com a Independênciado Brasil e a padroeira de Cu-ritiba - 7 e 8 de setembro,respectivamente. Logo,para os curitibanos, a fol-ga pode chegar a ter cincodias, se a sexta-feira tam-bém for emendada (comocostuma ser).

2016: um ano recheadode feriados, outra vez!

Foto

: Il

ustr

ação

Para o comércio, os feriadossão prejudiciais para a economia

Um grave acidentequase tirou a vida deuma mulher, no Pi-larzinho. Ela foi atro-pelada por umamoto. Segundo osmoradores, o moto-queiro não teve cul-pa, já que ela atra-vessou Rua EugênioFlor, sem olhar para oslados.

Chovia muito nomomento da colisão eo motoqueiro caiu napista. Os dois precisa-ram de atendimentomédico, que foi peloSiate.

Os carnês para o pa-gamento do Imposto so-bre a Propriedade Pre-dial e Territorial Urba-no (IPTU) de 2016 come-çam a ser distribuídos,neste mês, pelos Correi-os. O prazo para pagarà vista vai, até o dia 12de fevereiro, com des-conto de 6%.

PILARZINHO: acidenteassusta moradores

Foto

: di

casd

efer

ias.

com

Distração quase custou a vida de uma mulher

BOM RETIROOutro acidente que

chamou a atenção acon-teceu, no cruzamentodas ruas Albino Silvae Dr. Roberto Barro-zo. Um motociclistaficou em estado gra-

ve, depois de colidircontra um ônibus li-geirinho da linha In-ter 2. Moradores ecomerciantes disse-ram que um dos veí-culos avançou o si-nal vermelho.

Prepare o bolso, vem aí o pagamento do IPTU e do IPVAA correção do valor do

IPTU será de 10,48%, ín-dice que corresponde à in-flação acumulada (IPCA)entre dezembro de 2014e novembro de 2015.Além deste índice, incidi-rão sobre o valor mais 4%de correção para imóveisedificados e 7% para imó-veis sem edificação. O

contribuinte pode optarpelo pagamento parcela-do em até dez vezes, apartir de fevereiro.

IPVAO carnê do IPVA tam-

bém está sendo entreguepelos Correios. Os propri-etários de veículos empla-cados no Paraná começa-rão a pagar o O vencimen-

to é a partir do dia 21 dejaneiro. O desconto parapagamento a vista é de3%. Quem preferir, podeefetuar o pagamento emtrês parcelas, sem acrés-cimos, nos meses de ja-neiro, fevereiro e março,também observando osvencimentos de acordocom o final da placa.Índices de reajuste podem chegar a quase 18%

Foto

: g1

.glo

bo.c

om

Page 4: Jornaldobairro janeiro2016

JANEIRO.20164

Um homem tentou fugir do3° Distrito Policial. Os polici-ais civis estavam coletandoa digital dele. Na fuga, o ho-mem fez uma idosa como re-fém. Na confusão, ele levou umtiro na perna dos policiais.

Durante a fuga, o suspei-to, que tinha dado nome fal-so na delegacia, seguiu pelaRua Solimões, em direção a Vic-tório Viezzer, já no bairro VistaAlegre. Ali, ele foi pego pelapolícia e encaminhado nova-mente ao 3º DP.

MERCÊS:tentativa de fuga

COLUNA DO RÁDIO E TV Carlos Kleina

sa FM na liderança, mesmo tendo proble-mas de cobertura(já resolvido), seguida deCaiobá e 98 FM. A BandNews está na frenteda CBN no segmento jornalístico.

- Carlos Ratinho Massa, seu colega de SBT Celso Por-tiolli e o cabeleireiro Jassa estão se juntando parainaugurar um Call Center, em Curitiba, e vender pro-dutos que serão anunciados nas emissoras de RedeMassa.

- O comunicador de rádio e TV, Paulo Roberto "Galo",deixou a Rádio Globo AM 670 de Curitiba. Ficou pou-co tempo na emissora de Joel Malucelli. "Galo" se-gue na hora do almoço do SBT - Rede Massa.

- O narrador Sidnei Campos não renovou o contratoda sua equipe de esportes com a Rádio Mais de SãoJosé dos Pinhais, leia-se Ricardo Chab. Neste ano,vai se dedicar apenas as transmissões via internetcom a sua Rádio Brazil.

- O jornalista Elson Faxina, que na década de 80 foiredator na Rádio Clube Paranaense, é o novo coor-denador de Comunicação do Instituto Social do Mer-cosul. Faxina foi aprovado em um concurso interna-cional, realizado no ano passado.

- Nas férias de Paulo Debski,o locutor Djalma Mala-quias é o responsável pela apresentação do Jornalda Banda B. O narrador e apresentador e titular da"Edição da Manhã" volta, no final do mês.

- SBT: O programa "Salada Mista", com direção de Cle-mente Szymczak,que vai ao ar no início das tarde eapresentado por Rafael Massa, filho de Carlos Rati-nho Massa, antes local, passou a ser visto em todo oestado.

- A Rádio BandNews Curitiba completou, no primeirodia deste ano, dez anos no ar. O projeto, lançado pelaRede Bandeirantes, cresceu com muita credibilida-de nas outras praças. Aqui, a emissora é líder no seg-mento. No inicio a equipe de jornalismo era lideradapor Gladimir Nascimento. Hoje quem responde éMarcela Mendes. A 96,3 FM pertence ao GrupoJ.Malucelli.

- Somente no mês passado que a RIC TV - Rede RecordCuritiba passou a transmitir em HD. E para este mêsde janeiro, a emissora promete a maior e mais com-pleta Arena de Verão do Litoral do Estado. É a sétimaedição da Arena Mundo RIC, em Guaratuba.

- Completa-se, neste 14 de janeiro, 22 anos sem Lom-bardi Júnior. O narrador paulista que surgiu na RádioJovem Pan e fez muito sucesso, em Curitiba. Lombaditrabalhou na Cultura, Universo e Clube Paranaense.E foi na Clube, no comando da Equipe Positiva, queLombardi chegou à presidência das Associações deCrônistas do estado e do País. Ganhou notoriedadenacional e foi a maior audiência do rádio esportivona década de 80.

- O apresentador do SBT Esportes-Rede Massa, MauroMüeller, está na Rádio Rock,sempre às 22h. Bastaacessar www.91rock.com.br.

- A Clube FM 101,5 pode ficar sem futebol, este ano,em sua grade de programação. A direção espera via-bilizar patrocinadores, nessas próximas semanas,para prosseguir com o projeto que deu certo, nos úl-timos anos, com transmissões dos principais jogosdos clubes da capital.

- O mês de dezembro fechou mais uma vez com a Mas-

* Carlos Kleina é radialista e colaborador do Jornal do Bairro

Anuncie no Jornal do Bairro. Além do jornal impresso, temos outras oportunidades de divulgação: facebook, site,TV's em casas lotéricas e muito mais.Tudo isso com um preço só!! Confira: 9621.7699 9986.2156 3387.9615.

Foto

: jb

airr

o

"Tarado" se deu mal

Um homem que sempre eravisto, no bairro Vista Alegre,mostrando o orgão genital paraas mulheres que andavam pelasruas da região, foi preso, graçasa um telefonema. Uma moça eramantida refém dentro de casa,quando recebeu uma ligação doirmão. Durante a conversa, o ir-mão notou que havia algo de er-rado e acionou a polícia.

Rapidamente,viaturas da PMchegaram ao local. Os policiaisperceberam que o marginal ten-tava fugir pelos fundos da resi-dência.

Foi dada voz de prisão, não

Um assaltante de 50 anos foiabordado por policiais milita-res, depois de fazer um taxistacomo refem. A história começou,na Rua Aluizio França, no Bi-gorrilho, e terminou, perto doParque Barigui.

Segurança na região!VISTA ALEGRE: ligação telefônica

salva mulher feita refém

PARQUE BARIGÜI: taxista refémO profissional do volante foi

abordado, depois de deixar doispassageiros, no Centro da cida-de. Mantido como refém por al-guns quilômetros, o taxista pu-lou com o veículo em movimen-to.

acatada pelo bandido, que esta-va armado. Houve troca de tiros.O suspeito ficou ferido e enca-minhado ao Hospital do Traba-lhador.

O assaltante seguiu sozinhocom o carro com câmbio auto-mático. O marginal foi persegui-do e capturado pelos PM's. Ospoliciais disseram que o bandi-do teve dificuldades para diri-gir o táxi.

Page 5: Jornaldobairro janeiro2016

JANEIRO.2016 5

MERCÊS: Torre Panorâmicacom ingresso mais caro

Foto

: D

ivul

gaçã

o/ P

refe

itur

a de

Cur

itib

a

O Mirante irá completar 25 anos

O ingresso para visitaro mirante da Torre Pano-râmica, nas Mercês, estámais caro. O preço passoude R$ 3,50 para R$ 5,00.Existe a meia-entrada paraidosos e crianças, entrecinco e nove anos. Aque-les que têm menos de cin-co anos não pagam.

O local, que ofereceuma vista de 360º de Curi-tiba, é a única torre tele-fônica, no Brasil, com umdeck observatório de turis-mo que está aberta paravisitação. A torre foi inau-gurada, em 1991, possui109 metros de altura e acapacidade é de 62 pesso-as. Os turistas sobem deelevador, sendo proibidaa utilização das escadas.

SERVIÇOEndereço: Rua Prof. Lycio Grein de Castro Vellozo, 191,Mercês.Horário: Terça a Domingo, das 10h às 19h. Os ingres-sos são vendidos até às 18h30.Telefone: 3339-7613

"CHATOS DA INTERNET":sinais importantes

Cometer um deslizeaqui e outro lá nas redessociais é normal. No en-tanto, fique atento quan-do a exceção começa avirar regra. O especialis-ta em redes sociais, Edi-ney Giordani, elencou 10sinais para você não cairno chamado grupo dos"chatos de internet".

Foto

: R

epro

duçã

o

Você poderá estar queimando seu próprio filme

1) Curtir as próprias postagens2) Discutir agressivamente com quem discorda de você3) Compartilhamentos infinitos e ao mesmo tempo4) Marcar amigos em propagandas5) Ficar perguntando: viu minha postagem?6) Acreditar e compartilhar bobagens7) Perfil 1, Perfil 2, Perfil 3...8) Sua vida inteira nas redes9) As famosas hashtags10) Convite para joguinhos no Facebook

O ano letivo para arede estadual de ensinoterá início, no próximodia 29 de fevereiro. De-vido às duas greves deprofessores realizadas, em2015, parte das escolas en-cerrou o ano letivo de 2015,mês passado, enquantooutras unidades só con-cluirão o calendário, em26 de fevereiro.

Férias mais longas para alguns alunos, mas para outros estudantes nem tantoApesar de ao longo de

2015 terem sido pratica-dos calendários diferen-tes, conforme a adesãodas escolas à paralisa-ção, para 2016 foi ela-borado um calendárioúnico. O recesso de ju-lho será, entre os dias18 e 27. Os dias 28 e 29serão dedicados à sema-na pedagógica do segun-

do semestre e as ativida-des em sala de aula reco-meçam dia 1º de agosto. Ofinal das aulas está pre-visto para 21 de dezembrode 2016.

DATAS DE MATRÍCULASEm relação ao crono-

grama de matrículas (jáfeitas ao longo de dezem-bro), até o dia 29 de janei-

ro será feito o levanta-mento das vagas que so-braram para serem dis-ponibilizadas novas ma-trículas. De 1º a 12 de fe-vereiro os alunos de to-das as séries e modali-dades de ensino, de ou-tras redes de ensino, deoutros municípios ou Es-tados, podem fazer a so-licitação de vagas.Calendário único

Foto

:AE

N

Page 6: Jornaldobairro janeiro2016

JANEIRO.20166

PARQUE BARIGÜI:professora alerta sobre "armadilha"

Foto

: R

epro

duçã

o Fa

cebo

ok

Placa de sinalização paraalertar os frequentadores

Uma mulher de 53 anos gra-vou um vídeo, no Parque Bar-güi, e postou nas redes sociais.Nas imagens, a professora Vâ-nia Lucia Slavieiro mostrava orisco que os frequentadores dolocal estavam correndo, porconta da vegetação que "co-briu" um dos lagos do parque,em frente à academia. A situa-ção de perigo era, principal-mente, para os turistas que nãoconhecem aquele ponto.

No final do mê passado,após o alerta da equipes da Se-cretaria Municipal do Meio-Ambiente estiveram, no ParqueBarigüi, para realizar uma lim-peza nas plantas aquáticas esinalizar devidamente o iníciodo lago. Na página do Face-book, a Prefeitura agradeceu oalerta da professora.

Ponto: BAIRRO BRACATINGA - DIA ÚTIL05:20 05:41 06:02 06:15 06:28 06:41 06:54 07:0707:20 07:33 07:46 08:00 08:14 08:28 08:54 09:2009:48 10:16 10:44 11:12 11:40 11:55 12:10 12:2412:38 12:52 13:06 13:20 13:34 13:48 14:03 14:3014:58 15:26 15:54 16:22 16:55 17:20 17:45 18:0318:21 18:37 18:53 19:10 19:35 20:05 20:30 21:0021:30 22:00 22:30 23:00 23:30

Ponto: RUA NESTOR DE CASTRO - DIA ÚTIL05:48 06:11 06:28 06:41 06:54 07:07 07:20 07:3307:47 08:00 08:28 08:54 09:20 09:48 10:16 10:4411:12 11:26 11:40 11:54 12:08 12:23 12:38 12:5313:07 13:21 13:36 14:02 14:30 14:58 15:26 15:5416:22 16:50 17:10 17:30 17:50 18:05 18:20 18:3518:50 19:05 19:22 19:40 20:02 20:31 21:00 21:3022:00 22:30 23:00 23:30 00:00

Não perca o seu ônibus

Foto

: Il

ustr

ação

Linha: BRACATINGA

O Verão prossegue, até o dia20 de março, e segundo o Siste-ma Meteorológico do Paraná(Simepar), a estação tende a serquente, chuvosa e marcada portemporais devido à influênciado efeito El Niño, que vem fortedesde a Primavera. Os prog-nósticos demonstram que essefenômeno permanecerá ativoaté o outono.

De acordo com o Simepar,a tendência do comportamen-to da atmosfera indica, queneste verão, as temperaturasserão bastante elevadas e aschuvas ficarão acima da mé-dia, devendo ocorrer temporais

Verão: temperaturas altas, mas com muita chuva

Foto

: D

ivul

gaçã

o

com frequência em todas as re-giões .

AGRICULTURA - As perspecti-vas são de excelentes safras emtodo o Paraná, afirma o pesqui-sador de agrometeorologia Pau-lo Caramori. As chuvas frequen-tes podem causar algumas difi-culdades no período de colhei-ta. Já para as lavouras perenes

e pastagens, a situação é excep-cional.

DEFESA CIVIL - A Coordena-doria Estadual de Defesa Civildisponibiliza a ferramenta Pla-no de Contingência Online paraque as coordenadorias muni-cipais possam mapear as áre-as de atenção, cadastrar abri-gos e demais recursos paraatendimento da população:www.defesacivil.pr.gov.br.

EL NIÑO - O fenômeno cli-mático El Niño caracteriza-sepelo aquecimento anômalo daságuas superficiais do OceanoPacífico Equatorial Oriental eCentral.

A temporada, nas praias, tambémdeve ter muitos temporais

A Wi-Fi Alliance, associaçãodas empresas do ramo de inter-net sem fio, anunciou uma novaversão de wi-fi, que será volta-do principalmente para objetossmart. Chamado de Wi-Fi HaLow,a nova rede será transmitida emum espectro menor de banda, oque permite um alcance duas ve-zes maior e menos interferência- como de paredes - no sinal.Apesar do alcance, a conexãonão será tão poderosa, servin-do apenas para ligar os apare-lhos à web.

A ideia, portanto, não é usaruma geladeira inteligente paraacessar sites. O novo tipo derede será destinado a objetosque tenham bateria pequena ounão precisam ficar o tempo todona tomada nem serem recarre-

Novo wi-fi para objetos inteligentesterá dobro do alcance do atual

Foto

: R

epro

duçã

ogados constantemente. É o casode carros, equipamentos médi-cos digitais, geladeiras, câme-ras de segurança, "gadgets" paraa casa e os chamados itens ves-tíveis, como relógios inteligen-tes. Esses aparatos, hoje, funci-onam com tecnologia bluetoothpara conexão, que terá a concor-rência do novo wi-fi.

O HaLow, assim, é uma res-

posta da associação à principalreclamação dos desenvolvedo-res de objetos smart, que é o altoconsumo de energia que a inter-net sem fio necessita. Segundo aaliança, o Wi-Fi HaLow funcio-nará de forma muito parecida àdo wi-fi atual - e será comple-mentar a ele. Objetos comosmartphones e computadorescontinuarão se conectando àrede que já existe, enquanto achamada internet das coisas,uma das tendências tecnológi-cas de 2016, usará a nova ver-são. De acordo com o site TheVerge, os primeiros produtoscertificados para operar com onovo wi-fi devem ser comerciali-zados, só em 2018 - ainda quehaja a possibilidade de a tecnolo-gia ser implantada antes disso.

Page 7: Jornaldobairro janeiro2016

JANEIRO.2016 7

Page 8: Jornaldobairro janeiro2016

JANEIRO.20168

MERCÊS: tradicional bençãodos carros pelos freis Capuchinhos

Foto

: jb

airr

o

São mais de60 anos de história

Mantendo a tradição, a pri-meira sexta-feira do ano, emCuritiba, foi marcada pela bên-ção dos carros, condutores epassageiros feita pelos freiscapuchinhos da Igreja NossaSenhora das Mercês. Milharesde veículos passaram pela pa-róquia. Segundo os organiza-dores, foram mais de 20 mil au-tomóveis.

Trinta e cinco freis se reve-zaram no atendimento dos mo-toristas, além do apoio de pes-soas da comunidade e de umgrupo de escoteiros.

O pároco da igreja, Frei Pe-dro Cesareo Palma, explicouque, neste ano, a benção doscarros contou com a ajuda dereligiosos de outras localida-des que participavam de umretiro espiritual, na cidade.Participaram freis de Londrina,Joinville (SC), Manaus AM) eaté do Paraguai. Eles benziamos veículos e seus ocupantes,além das pessoas que procu-raram a igreja levando objetospara serem abençoados, como

carteira de trabalho e garrafasde água.

HISTÓRIAFrei Pedro disse que a ben-

ção dos carros começou, em1955.Ele explicou que a tradi-ção começou com fiéis procu-rando a igreja para espantar omau agouro da primeira sexta-feira do ano, considerada na-quela época como o dia do azar.A bênção também é uma adap-tação da festa de São Cristóvão.A celebração é para pedir a pro-teção para os condutores, pas-sageiros e para os veículos etambém se trata de um louvor aDeus.

Janeiro: mês de promoções no comércioSaiba aproveitar com dicas importantes

Foto

: ex

ame.

abri

l.co

m.b

r Com a crise econômica e omovimento baixo, as lojas deci-dem, agora, realizar grandesdescontos. A Proteste Associa-ção de Consumidores recomen-da cautela para evitar a aquisi-ção de itens desnecessários enão estourar o já apertado or-çamento de janeiro.

Antes de sair às compras,

necessidade da compra e se cer-tificar de que correspondam àoferta ou publicidade anuncia-da. A equipe da Proteste alerta so-bre a necessidade de comparar pre-ços, e ficar atento quando as pro-moções forem vantajosas demais.Compras por impulso são gran-des vilãs que podem comprome-ter o orçamento familiar.

seduzido pelas atraentes ofertas,o consumidor deve avaliar a real

DICAS

- Pesquise preços em vários estabelecimentos para verificar se não se trata de uma "falsa liquida-ção".

- Não compre por impulso só porque é barato, pois a mercadoria pode não ter utilidade para você.- Não tenha pressa. Avalie com cuidado os produtos.- Veja se compensam as promoções do tipo "pegue dois, leve três".- Defina o que deve ser comprado ainda em casa, após a pesquisa de preços. Um bom aliado disso

são os anúncios em jornais, rádios ou tevês, que deverão ser guardados.- Tenha cuidado redobrado com o estado das mercadorias, principalmente aquelas em exposição.- Faça uma análise aprofundada de qual é a sua real disponibilidade financeira e quanto dinheiro

pretende gastar nesse momento.- Relacione seus gastos normais e os típicos de fim e início de ano, como despesas com viagens,

ceias (natal e virada de ano), IPVA, IPTU, matrícula, material escolar etc.- Busque o menor preço à vista, negocie e lembre-se de que as lojas quase sempre tem margens para

negociar. Caso não consiga com o vendedor, chame o gerente da loja.