Jornaldobairro setembro2015

8
Setembro/2015 - n o 183 - Jornalista Responsável: Flávio Krüger- JORNAL ON-LINE: www.issuu.com/exceuni/docs/jornaldobairro-setembro2015 MERCÊS - BIGORRILHO - CHAMPAGNAT - VISTA ALEGRE - BOM RETIRO - PILARZINHO - SÃO LOURENÇO - Distribuição Gratuita Jornal do Bairro NESTA EDIÇÃO: BIGORRILHO: distração no celular representa um perigo! Página 3 Pesquisa mostra prioridade dos moradores das Mercês e Vista Alegre. Página 5 PILARZINHO: envenenamento de cachorros. Página 6 Imobiliária Um caso de morte foi registrado, há poucos meses. Era um rapaz com 19 anos "Surf" nos ônibus, das Mercês ao Champagnat Prática perigosa, imprudente e irresponsável Tem sido cada vez mais comum e perigoso o registro de casos de "surf", no transporte co- letivo de Curitiba. De acordo com a Guarda Mu- nicipal, são quase 50 epi- sódios, somente neste ano. Muitos deles podem ser verificados, na cana- leta exclusiva do Expres- so, na Rua Padre Anchie- ta, no trecho entre a Pra- ça 29 de Março, nas Mer- cês, e o Terminal de Ôni- bus Campina do Siqueira. Página 8 Foto: Marina Oliveto

description

Jornal do Bairro - setembro 2015

Transcript of Jornaldobairro setembro2015

Page 1: Jornaldobairro setembro2015

Setembro/2015 - no 183 - Jornalista Responsável: Flávio Krüger- JORNAL ON-LINE: www.issuu.com/exceuni/docs/jornaldobairro-setembro2015

MERCÊS - BIGORRILHO - CHAMPAGNAT - VISTA ALEGRE - BOM RETIRO - PILARZINHO - SÃO LOURENÇO - Distribuição Gratuita

Jornal do Bairro

NESTA EDIÇÃO:BIGORRILHO: distraçãono celular representaum perigo!

Página 3Pesquisa mostraprioridade dosmoradores das Mercêse Vista Alegre.

Página 5PILARZINHO:envenenamento decachorros.

Página 6

Imobiliária

Um caso de morte foi registrado, há poucos meses. Era um rapaz com 19 anos

"Surf" nos ônibus, das Mercês ao ChampagnatPrática perigosa, imprudente e irresponsável

Tem sido cada vezmais comum e perigoso oregistro de casos de"surf", no transporte co-letivo de Curitiba. Deacordo com a Guarda Mu-nicipal, são quase 50 epi-sódios, somente nesteano. Muitos deles podemser verificados, na cana-leta exclusiva do Expres-so, na Rua Padre Anchie-ta, no trecho entre a Pra-ça 29 de Março, nas Mer-cês, e o Terminal de Ôni-bus Campina do Siqueira.

Página 8

Foto

: M

arin

a O

livet

o

Page 2: Jornaldobairro setembro2015

SETEMBRO.20152

Veículo de comunicação dasMercês - Bigorrilho - Champagnat

Vista Alegre - Bom Retiro - Pilarzinho - São LourençoE-mail: [email protected] - DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

JORNALISTA RESPONSÁVEL:Flávio A. Krüger - DRT/PR 2768/11/04

DEPARTAMENTO COMERCIAL: Célia CardosoFone: 3387-9615 / 9986-2156 / 9621-7699

AGRADECIMENTO ESPECIAL: ANTÔNIO KRÜGER (In Memorium)DIAGRAMAÇÃO: Exceuni - (41) 9983-3933

IMPRESSÃO: Press Alternativa (41) 3047-4511 / 3047-4280

AS MATÉRIAS ASSINADAS NÃO EXPRESSAMNECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO JORNAL

Das 7h da manhã ao meio-dia na Caiobá FM

EXPEDIENTE

EDITORIAL

Reforma PolíticaDepois de muitos anos, a Reforma Política fi-

nalmente entrou na pauta de discussão do Con-gresso Nacional. Como o próprio nome sugere, to-dos esperavam por uma "reforma" de verdade, o que parece quenão irá acontecer.

Muito pouco foi alterado, na Câmara dos Deputados. A maté-ria segue para o Senado. A expectativa da sociedade recai sobreos senadores. Doação de campanha, fim das coligações e muitosoutros aspectos devem ficar para trás. Tanto tempo perdido paranão definir nada? Ah, sim! A reeleição deve deixar de existir.Muito pouco mesmo para quem espera muito mais.

Mais de 100 entidades da sociedade civil, entre elas a Ordemdos Advogados do Brasil (OAB) e a CNBB (Conferência Nacionaldos Bispos do Brasil) organizaram um movimento para pedir maistransparência ao processo e mudanças de verdade. Basta aces-sar: reformapoliticademocratica.org.br

Flávio Krüger - Jornalista e Diretor do Jornal do Bairro

Duas placas colocadas, nopalco cultural o Boque Papa, pe-diam aos visitantes para nãoacessarem a área por falta desegurança. Ninguém entendeuabsolutamente nada!

Em nota, a prefeitura de Curi-tiba informou que as placas de-vem ter sido colocadas lá pelaadministradora do bosque, adona Danuta Abreu. A possívelrazão para isso seria o fato deque o palco cultural vem sendoutilizado para a prática de ativi-dades com skates, patins e bici-cletas. Com isso, o alerta seriapara o risco de que alguém ve-nha a se ferir ou danificar o es-paço.

Essa orientação, inclusive, jáestá em placas oficiais de sina-lização espalhadas pelo bos-que. Em todo caso, a área podeser acessada livremente pelosvisitantes que queiram conhecerou fazer fotos no local.

BOSQUE DO PAPA: placas improvisadasconfundem frequentadores

Foto

: jb

airr

o

A história ficou mal contada!

Facilidade para solicitara CNH definitiva

Todos os terminais de au-toatendimento do Detran doParaná permitem, a partir deagora, a impressão do boleto ea solicitação da Carteira Naci-onal de Trânsito Definitiva.Esse novo serviço é direciona-do aos motoristas que tenhamcompletado um ano de direçãoe que não tenham cometidonenhuma infração de naturezagrave ou gravíssima e não se-jam reincidentes em infraçõesde natureza média.

Dez dias antes do vencimen-to da Permissão para Dirigir(PPD), o Detran envia uma car-ta com o boleto e informaçõessobre obtenção da carteira de-finitiva. Se o condutor não re-ceber a carta, poderá obter oboleto e solicitar a emissão da

Foto

: D

etra

n PR

CNH definitiva via totem.

PROCEDIMENTOPara adquirir CNH Definiti-

va, o motorista deve esperar oprimeiro dia de vencimento,uma vez que a legislação per-mite que o condutor dirija até30 dias após o vencimento. Ataxa de emissão é de R$ 67,79 epode ser paga em um dos ban-cos credenciados à autarquia.

As provas do Exame Nacional do Ensino Mé-dio estão marcadas para os dias 24 e 25 de outu-bro. A nota obtida pelo candidato pode ser usa-da para obtenção de vagas em universidadespúblicas, bolsas de estudo, financiamento decursos em instituições privadas e até para con-clusão do ensino médio.

Importante é saber o que já caiu em provasanteriores. No www.portal.inep.gov.br, é possí-vel encontrar todas as provas, desde 1998, anode criação do Enem, até 2014. A Empresa Brasi-leira de Comunicação(www.ebc.com.br/educa-cao/questoesenem) oferece um banco de dadoscom as perguntas dos testes, dos últimos seisanos.

ENEM: provas estão chegando...

Foto

: Il

ustr

ação

Na internet, dicas importantes

Page 3: Jornaldobairro setembro2015

SETEMBRO.2015 3

- Produto isolante acústico- Anti-alérgico- Inodor(não possui cheiro algum)- Não deixa emendas na aplicação- Corrige deformidade das paredes- Permite ser parcialmente reparado- Antiestático, não atrai poeira e nem sujeira.

BIGORRILHO: distração no celular

Foto

: jb

airr

o

Risco cada vez maior como avanço da tecnologia

Uma jovem de 25 anosficou gravemente feridaapós ser atropelada porum ônibus ligeirinho dalinha Inter 2.

O ônibus seguia para

USAR O CELULAR ENQUANTO ANDA NA RUA PODE REDUZIR 80% DA ATENÇÃO

Dois estudos foramrealizados, recentemen-te, nos Estados Unidos,que atravessavam umarua virtual. Enquantoisso, os pesquisadoresanalisavam suas reaçõesdiante de perigo. A pes-quisa mostrou que a mú-sica é completamente se-gura para os pedestres.Os participantes que es-tavam ouvindo música ti-veram resultados pioresque aqueles que cami-nhavam sem aparelhostecnológicos, mas aindaassim continuaram emsegurança.

que poderiam ser fatais,e aqueles que falavamno aparelho celular co-mum, com a mão ocupa-da, tiveram ainda menoscuidado ao atravessar arua. No geral, os resulta-dos mostram conclusõessemelhantes a pesqui-sas realizadas com mo-toristas que falam ao ce-lular: falar diretamenteno aparelho aumentamuito a distração, masconversar em aparelhosque não ocupam as mãostambém são perigosos,mesmo que em uma es-cala menor.

Ecopaper: Papel de Parede LíquidoJá ouviu falar desse produto 100% ecológico?

Decorar suas paredes ficou mais fácil!

Foto

: lo

jase

code

cor.

com

.br

O Ecopaper é um papelde parede líquido que podeser aplicado em qualquertipo de superfície. O papelde parede comum, ao fimde algum tempo, começa adescolar, aparecem ospontos de junção e per-dem a cor. As tintas nãocobrem fendas que, nor-malmente, aparecem nasparedes e com o tempomudam de tom. Mas como Papel Líquido de Paredeestes problemas nuncavão surgir.

Em Curitiba, você en-contra esse material ino-vador nas Lojas Ecodecor,que fica na Rua André Za-netti, no bairro Vista Ale-gre. A loja foi recém-inau-gurada e conta com umaequipe altamente capaci-tado para atendê-lo damelhor forma possível.

CARACTERÍSTICAS E VANTAGENS DO ECOPAPER

SERVIÇO:Confira o anúncio na página 4.Lojas EcodecorRua: André Zanetti, 199 - Vista Alegre - Fone: 3503.3278curitiba.norte@lojasecodecor - www.lojasecodecor.com.br

O que faz o Papel de Parede Líquido ser melhor do quetinta, acabamentos falsos e papel de parede normal?

*Leandro WistubaTemos presenciado o quanto a nossa classe política tem se afastado do conceito ético das

suas atitudes. Quando o Estado e suas políticas públicas não funcionam, quem sofre é a popula-ção que de forma insegura e ignorante procura outras soluções, outros caminhos.

Junta-se a ineficácia da política mais a ignorância da população e se estabelece um caminhonatural para que uma outra instituição apresente a solução. O povo apela para aquilo que tem namão, se o Estado não dá conta, vai em busca do que dê. O acesso as políticas públicas deveria serprioridade na condução de qualquer governo. O problema é quando se usa a vida, a saúde, adoença e a morte como instrumento de manipulação do ser humano, isto não é ético. A ética foicriada e é construída pelo homem para dar sentido a vida, para que o homem faça a reflexãosobre a sua vida, para que ele tenha o conhecimento e a responsabilidade sobre esteconhecimento. Cada vez que se usa o conhecimento para explorar e tirar proveito do outro,de uma forma consciente e irresponsável, vemos a não condição ética.Nossos governantes e suanão-ética é para ela que deveríamos centrar os esforços com o objetivo de recuperar a condiçãode ter uma vida humana com abundância. Não precisamos cobrar tudo destes políticos, só a pre-sença da ética resolveria muito dos males do nosso Brasil.

* Leandro Wistuba - Psicólogo - CRP 08-14772 - Rua Cons. Araújo, 90 - 7º andar, conj. 77Centro-CTBA/PR - Fone: (41) 9732-1898

O Brasil é um problema ético!É mais barato que a maioria dos acabamentos ou

tintas, é fácil de aplicar. Não necessita de mão-de obra-especializada, é original no acabamento e pode serreparado sem que se note qualquer alteração. É resis-tente à luz, é fácil de remover. É, ainda, composto pormateriais isolantes, não é prejudicial ao ambiente,tem um longo tempo de duração, é resistente a umida-des e temperaturas altas. É, também, fácil de aplicarem áreas curvas ou redondas, como colunas, pilaresentre outros

o Terminal Campina do Si-queira, quando a mulherse distraiu, na Rua PadreAnchieta. De acordo cominformações de morado-res, a jovem falava ao ce-

lular com a sogra no mo-mento da batida. O moto-rista do coletivo, com 14anos de profissão, disseque nunca tinha passadopor isso.

O levantamento mos-trou que as pessoas quecaminhavam falando emcelulares com fones deouvido sofriam com erros

Page 4: Jornaldobairro setembro2015

SETEMBRO.20154

Segurança na região!Mercês: ação rápida, mas assustadora

Foto

: jb

airr

o

A agência fica pertoda Praça 29 de Março

A agência dos Correios, daRua Padre Anchieta, nas Mercês,foi assaltada por dois jovens ar-mados. Eles entraram com armase levaram R$ 1 mil. Segundo aPM, os marginais aparentavamser menores de idade. A ação foimuito rápida. Não houve reaçãopor parte das vítimas e não hou-ve feridos. A polícia acredita quealguém do lado de fora da agên-cia esperava pelos bandidos.Ninguém foi preso.

Ainda nas Mercês - Três mar-ginais que vieram de São Paulose deram muito mal. Eles vie-

ram para praticar assaltos, prin-cipalmente, contra mulheres eestudantes, nas Mercês.

A prisão aconteceu quandoeles assaltaram uma senhora de60 anos, que saia de um estaci-onamento. O modo de agir sem-pre era da mesma forma. Deacordo com o delegado, do 3ºDistrito Policial, Danilo Zarlen-ga, os bandidos utilizavam umcarro que está no nome da mãede um deles.

Enquanto dois esperavamdentro do veículo, um descia epraticava o crime.

Champagnat: o drama de uma mãe que clama por justiça!Em setembro do ano passa-

do, um crime, na Praça da Ucrânia,na região do Champagnat, no Bi-gorrilho, chocou os moradores daregião. O cabo eleitoral, Hiago Au-gusto Jatobá, foi assassinado, de-pois de uma confusão causada

por um dos suspeitos que chu-tou um cavalete político. A mãedo rapaz morto, Marcilene Jato-ba, mãe espera por Justiça. Se-gundo ela, desde o episódio, elanão consegue dormir uma noiteinteira. Marcilene afirma que

não vai sossegar enquanto nãover os responsáveis na cadeia.Três suspeitos que costumavambeber e consumir drogas, na Pra-ça da Ucrânia, foram apontadoscomo os autores do crime, masnão ficaram presos nem um dia

COLUNA DO RÁDIO E TV Carlos Kleina

* Carlos Kleina é radialista e colaborador do Jornal do Bairro.

- A gerente regional de jornalismo daRIC TV, Katia Scanferla Bruning,anunciou, nas redes sociais, queespera um menino, fruto do relaci-onamento com o maringaense Már-cio Bruning. O casal está na expec-tativa para a chegada do príncipe!

- A música sertaneja. Nhô do Rodo &Zé da Enxada apresentam, todos osdomingos a partir das 6h, o progra-ma RB2 Brasil Viola. É só conferir noAM 1430 Khz ou pelas ondas curtasde 25, 31 e 49 metros.

- Recordando. O jornalista e radialis-ta Ulisses Iarochinski comanda oprograma "Conversando com a Sau-dade", sempre às 22h, na RádioBarigui(AM -1560 Khz). O objetivo éresgatar as músicas dos anos 40, 50,60 e 70, quando roda sucessos de Gar-del, Gatica, Vicente Celestino, ElvisPresley, Rita Pavoni entre outros.

- O jornalista e âncora, GuilhermeGrandi, da BandNews Curitiba ti-rou férias e passou alguns dias,nos Estado s U n i d o s . R e t o r n a -r a m d a s f é r i a s o p r o d u t o r eapresentador da Rádio E-Paraná,Dirceu Cordeiro dos Santos, e oapresentador da RPC TV, Luiz Fer-nando Parracho, que esteve na Eu-ropa. Jasson Goular está de férias evolta, em outubro.

- O dinheiro falou mais alto e, emtempos de crise, José Hidalgo Netodesistiu de montar uma equipe deesportes, pelo menos para esta retafinal de ano. Se vingasse a equipe,estaria na Rádio Barigui. Hidalgoparticipa de um programa esporti-vo na Rádio Evangelizar, as 17h.

- O apresentador Mauro Muller reno-vou seu contrato com o Grupo Mas-sa, TV Iguaçu-SBT. Ele, Kelly Pedritae ET apresentam o programa deesportes "Show de Bola", de segun-

- Curitiba e cidades da região me-tropolitana foram atingidas porfortes ventos, na madrugada doúltimo dia 27 de agosto. Consequ-ência disso, várias emissoras derádio ficaram fora do ar pela faltade energia elétrica. A emissoramais prejudicada foi a líder Mas-sa FM. A ventania derrubou a novaantena da rádio, localizada emCampo Largo. Técnicos agiram rá-pido e a Massa voltou ao ar trans-mitindo através de uma antenaantiga.

- A jornalista Roberta Canetti escre-veu nas redes sociais: "A CBN é umapaixão. Foi na 'Rádio que toca No-tícia' que aprendi a ser jornalista.E também foi aqui que fui recebi-da de braços abertos quando maisprecisei". Canetti saiu (de novo), eagora está na assessoria de im-prensa da prefeitura de Curitiba.

da à sábado, na hora doalmoço.

- O jornalista LeonardoMendes Júnior come-çou sua carreira esportiva na anti-ga Rádio Clube Paranaense, hojea RB2. Depois, passou pela 98FM,atuando como comentarista. Ago-ra, nas mudanças no jornal Gaze-ta do Povo, ele deixa o Esporte epassa para a editoria de Vida e Ci-dadania.

- A apresentadora da RPC TV, ThaysBeleze, como a coluna adiantou,ao voltar da licença-maternidade,passou a fazer o quadro "Você noMundo", exibido três vezes por se-mana dentro do Bom Dia Paraná emigrando, aos poucos, para o Pa-raná TV, portal G1 e redes sociais.O quadro mostra pessoas que pro-curam mudar o universo com idei-as e atitudes.

- Deixaram a Rádio TransaméricaCuritiba, os comentarista AirtonCordeiro e Luiz Alberto Kako Maza-nek. Kako, depois de 13 anos decasa, informou que a dispensa foipelo momento que o país está vi-vendo.

- O comandante da Rádio Banda B,Luiz Carlos Martins, por algunsdias não apresentou seu progra-ma, no mês de agosto, pois preci-sou realizar uma série de exames.Há dois anos, Martins realizou acirurgia bariátrica. Agora faz trata-mento com vitaminas para ganharpeso.

- Adriane Werner estreou, no últi-mo dia 29, o seu programa "Ao Tra-balho", na TV Evangelizar, canais13 na NET e 16 no aberto. Voltadoao empreendedorismo, o progra-ma irá ao ar sempre aos sábadosno final da manhã.

Renaldo Rocha: Quem tira a vida de uma pessoa por ciúmes se dizendo que matou por amar demais,isso não é amor, é crime. Porque ninguém pode tirar a vido do outro assim desse jeito, tanto o homeme a mulher tem o seu direito de reconstruir a sua vida novamente.

Rosangela Teles: Até quando, meu Deus, a gente vai ler essas notícias. O homem se sente dono damulher. As leis tem que ficar mais pesadas, isso tem que parar!

Marisa Fraitaypinto: Quem ama não mata!Mirejam Loppnow: Eles só namoraram dois meses. Então, no mínimo, este sujeito já deve ter passa-

gens por violência em alguma delegacia. Ninguém mata por amor, ele deve ser um psicopata eobsessivo, o que de maneira nenhuma isenta sua culpa de assassino!

Pilarzinho: crime chama a atenção pelo motivoA história da assistente de

pós-vendas, Marilze Bozza Go-mes, 34 anos, terminou de for-ma trágica. Ela ficou desapare-cida, por uns dias, até que o cor-po fosse encontrado, em Colom-

bo, na Região Metropolitana.Segundo a polícia, ela foi

morta, no Pilarzinho, pelo pró-prio namorado. Ele apresentoudiversas versões contraditórias,antes de confessar o assassina-

to. Em depoimento, o rapaz afir-mou que o motivo seria uma dis-cussão que os dois tiveram. Se-gundo familiares da moça, o ho-mem era muito ciumento e des-confiava, sem razão, de Marilze.

OPINIÃO DE INTERNAUTAS PELA FANPAGE: JORNAL DO BAIRRO

Page 5: Jornaldobairro setembro2015

SETEMBRO.2015 5

Carro protegido: seguro requer contato pessoalPrograma de Proteção Automotiva e Associativismo

Seguro requer contatopessoal, requer conhecera pessoa com quem seestá comprando um vali-oso bem: PROTEÇÃO AUTO-MOTIVA. E isso apenas oprofissional da área podelhe oferecer, pois se tra-ta de uma pessoa que irádefender seus interessese lhe dar toda a cobertu-ra necessária, seja em ummomento de dificuldade,seja para renovar suaapólice ou adquirir outrosprodutos.

Atendendo a reivindi-cação da sociedade, foicriado o Programa de Pro-teção Automotiva, quegarante, com qualidadee a um custo inferior aproteção para carros emcasos de roubo, furto, in-cêndio ou acidentes. Essebenefício funciona namodalidade de associati-vismo, onde todas as des-pesas ocorridas são rate-adas entre os participan-tes de forma justa.

Em Curitiba e RegiãoMetropolitana, entre emcontato com Claudio Mar-tins, diretor da empresaCARROPROTEGIDO. COM.Consulte o site e conheçatodos os detalhes, bene-fícios e inúmeras vanta-gens!

Foto

: ca

rrop

rote

gido

.com

Segurança paravocê e sua família!

SERIEDADE, TRANSPARÊNCIA EPROFISSIONALISMO NA MEDIDA PARA VOCÊ

A forma mais fácil, segura e econômica de protegero seu veículo em caso de: roubo, furto, colisão eincêndio. Além de oferecer assistência técnica 24horas em todo o Brasil.

VEÍCULOS E UTILITÁRIOS:VALOR DO VEICULO MEDIA DE

VALOR MENSAL

Até R$ 20.000,00 ....................................... R$ 111,50De R$ 20.000,01 a R$ 30.000,00 ............... R$ 126,50De R$ 30.000,01 a R$ 40.000,00 ............... R$ 156,50

Os encontros acontecem sempre às segundas-feiras

Amoem/Conseg Mercês e Vista Alegre:pesquisa mostra prioridade dos moradores

Foto

: C

onse

g/A

moe

mNo intuito de entendercomo está a segurança denossos bairros do pontode vista da população, fi-zemos uma pesquisa comalguns moradores e em-presários locais. Os resul-tados estão em nossa pá-gina no facebook: Conseg/Amoem Mercês-Vista Ale-gre.

A maioria dos entre-vistados respondeu que oaumento de efetivo e equi-pamentos/viaturas é umanecessidade para melho-rar a segurança, em nos-sos bairros. Neste sentido,temos um pedido junto àSecretaria de Segurançatramitando, desde dezem-bro de 2014, e o governodo Estado, através das se-cretarias competentes,não nos retornou oficial-mente até o momento ne-nhum posicionamento.

Outra necessidadesentida pela população éa melhoria na iluminaçãopública que, embora exis-

tente, muitas vezes é depouca intensidade e pro-picia a ação de crimino-sos ou traz a sensação deinsegurança ao transeun-te, mas isto cabe aos mo-radores atingidos traze-rem seus pleitos junto aoCONSEG do seu bairro ouà AMOEM.

Também ficou clarocom esta pesquisa que to-dos entendem a seguran-ça pública como uma res-ponsabilidade conjuntaentre Estado, população eórgãos de segurança. Sen-do assim precisamos fazernossa parte para podercobrar do Estado que

cumpra o que lhe cabe:propiciar recursos para queas forças policiais possamnos atender melhor.

A AMOEM e o CONSEGMercês e Vista Alegre sepropõem a ajudar nesteesforço por nossa segu-rança, venha fazer partedeste movimento. Vocêpode fazer a diferença noseu bairro, seja parte dasolução que tanto precisa-mos. Para participar: é sócomparecer às assemblei-as mensais, que ocorrem,toda a segunda segunda-feira de cada mês alterna-damente, nas ParóquiasSanta Luzia e Bom Pastor.

Entre em contato com a AMOEM / CONSEG : [email protected] você será bem vindo!"

A SBikes traz mais uma dica para você que curte a sua "magrela"

Foto

: m

undo

boaf

orm

a.co

m.b

r

Confira o anúncio da SBikesna página 3

Tirar a bicicleta do fundo da garagem pode ser uma boa ideia para a saúde.Além de ser uma prática vantajosa para o meio ambiente, pedalar melhora o sistema cardior-

respiratório, alivia o estresse mental, queima calorias e fortalece os músculos e as articulações.

De casa para o trabalhoBom para o bolso e para o meio ambiente, além da qualidade de vida.

- Use roupas e calçados confortáveis- Adote a capa de chuva- Equipamentos de segurança são essenciais- Nunca deixe de sinalizar- Gentileza e paciência

Page 6: Jornaldobairro setembro2015

SETEMBRO.20156

1) Não retirar as lentes decontato antes de dormir,ainda que seja no sofá.

2) Coçar os olhos sem parar.3) Passar o dia todo e parte

da noite conectado ao tele-fone celular.

4) Abusar dos colírios.5) Sair de casa sem óculos de

sol.6) Dormir de maquiagem.

Os seis "pecados" queprejudicam os olhos

Foto

: lu

stra

ção

Fique atentoàs principais dicas

PILARZINHO: envenenamento de cachorros

Anuncie noJornal do Bairro.Além do jornal

impresso, temos outrasoportunidades de

divulgação: facebook,site, TV's em casas

lotéricas e muito mais.Tudo isso com umpreço só!! Confira:

9621.76999986.21563387.9615.

Moradores da Vila Nori, noPilarzinho, estão assustadoscom mortes de nove cães, regis-tradas, em apenas uma semana.Uma moradora da região temtrês cachorros. Segundo ela, dei-xaram uma salsicha com chum-binho ao lado de sua casa, ondeos animais costumam passear.

Ela também afirmou que ou-tros cachorros também estãomorrendo envenenados, no Par-que Tingui. A mulher acreditaque o autor das mortes seja ummorador do bairro.

Foto

: jb

airr

o

O responsável, segundo denúncias, é um morador da região

Lei que libera cerveja, nos estádiosde futebol, não deve ser aprovada

Foto

: cm

bh

A bebida é proibida, nos estádiosde Curitiba, desde 2008

AGUARDEM!!Vem aí o site do Jornal do Bairro.

Dinâmico, informativo, interativoe valorizando cada cliente e anunciante.

Os vereadores de Curitibaque propuseram a liberaçãoda cerveja nos estádios de fu-tebol já admitem que não te-rão como aprovar o projeto. Avotação em segundo turno deveocorrer, nos próximos dias. Naprimeira votação, o projeto foiaprovado por 19 votos a 11,mas muitos parlamentares játeriam mudado de ideia.

O próprio autor da propos-ta, vereador Pier Petruzzieloafirmou que não tem a menorchance de prosperar mais. Umencontro entre Ministério Pú-blico, polícia e políticos refor-çou a pressão contra o proje-to. O procurador de Justiça,

Ciro Schreiber, disse que a preo-cupação é com relação à consti-tucionalidade. Segundo ele, OMP trabalha em defesa do con-sumidor. O delegado Clóvis Gal-vão, da Demafe (Delegacia Mó-vel de Atendimento ao Futebol e

Eventos), foi taxativo ao dizerque a Polícia Civil é contra aliberação. De acordo com ele,a bebida alcoólica aumentaa violência. O discurso con-tra a liberação da cerveja ga-nhou força ainda mais forçacom a declaração do arcebis-po de Curitiba. Em uma cartapara a Câmara Municipal, DomJosé Antonio Peruzzo, afirmouque o futebol é um esporte apai-xonante; de muitas emoções edisputas. Peruzzo disse, ainda,que a bebida alcoólica, aindaque em módica dosagem, esti-mula muitos confrontos e des-figura a dimensão esportiva dequalquer jogo.

Page 7: Jornaldobairro setembro2015

SETEMBRO.2015 7

Anuncie noJornal do Bairro.Além do jornal

impresso,temos outras

oportunidades dedivulgação: facebook,site, TV's em casas

lotéricas e muitomais. Tudo isso

com um preço só!!Confira:

9621.76999986.21563387.9615.

SOMOS AMOR, SOMOS AMAR.DICAS DE ANA MARIA

PRESIDENTE DO CEI AMAR E NOVOS CAMINHOS.

Dicas para amar sua família!

Ana MariaSedes CEI Amar e Novos Caminhos

Rua: Capistrano de Abreu, 395 - Boa VistaFone/Fax: (41) 3354-6396 - [email protected]

Rua: João Mequetti, 369 - Santa CândidaFone/Fax: (41) 3209-1025 - [email protected]

"Viva sua vida de tal forma que vocênão tenha tempo para queixar-se e serácompletamente feliz. Viva o amor da fa-mília!"

Parque Tingüi: caminhão tomba emoradores pedem mais segurança

Um caminhão carregadocom cerâmicas tombou emuma curva fechada, perto daponte do Parque Tingüi.

O motorista sofreu um pe-queno corte no rosto, mas nãoprecisou ser levado ao hospital.

Ele contou que perdeu o con-trole do veículo.

Os moradores da região dis-seram que não é a primeira vezque isso acontece, no local. Não foi possível conhecer

a causa do acidente, apesar do relato do condutor

Foto

:Elt

on A

braã

o

Quem tem a partir de 12 anosde idade só embarca, agora, naRodoviária, com apresentaçãoda carteira de identidade ou do-cumento similar. Até o mês pas-sado, isso só era exigido de pas-sageiros maiores de idade. Anorma vale inclusive para ado-lescentes que viajam com ospais ou responsáveis legais.

A obrigatoriedade de apre-sentar documento com fotogra-fia é uma determinação da Agên-cia Nacional de Transportes Ter-restres (ANTT), válida para todoo Brasil e para qualquer embar-que rodoviário, independente-mente da distância da viagem. Aexigência permite que as empre-

Adolescentes só conseguem embarcar, na Rodoviária deCuritiba, com apresentação de um documento com foto

A medida começou a valer, desde o último dia 1º Vídeo: campanha nas redes sociaisalerta para os efeitos nocivos do cigarro

"O mais difícil em todo o processo de parar defumar é tomar a decisão. Depois disso, é mais fácil

de conseguir conviver com as consequências"João Cândido, ex-fumante

O curitibano João Cândido, que só consegue falar através deuma "laringe eletrônica", é o protagonista de uma campanha lan-çada, no Paraná. O vídeo circula nas redes sociais. João teve ascordas vocais retiradas em decorrência de um câncer na laringe.Ele fumou por mais de 20 anos e parou quando a primeira filhanasceu. "Sei que o cigarro traz algum tipo de recompensa emoci-onal, mas gostaria que os fumantes parassem e refletissem seesse benefício efetivamente vale a pena", disse Cândido.

Segundo dados divulgados pelo governo do Paraná, o taba-gismo é a principal causa de morte evitável no mundo - mais de 5milhões de pessoas morrem todos os anos devido ao uso do ta-baco. Atualmente, são conhecidas 56 doenças relacionadas aotabagismo.

Foto

: D

ivul

gaçã

o sas transportadoras possamidentificar se o adolescente queestá embarcando é a pessoaidentificada no bilhete de pas-sagem; e amplia a confiabilida-de de identificação quando aempresa precisar fornecer listasde passageiros de uma determi-nada viagem.

SITES IMPORTANTESwww.institutodeidentificacao.pr.gov.br: relação de postos e horáriosde atendimento, solicitação pela internet, documentos necessá-rios e demais informações.www.urbs.curitiba.pr.gov.br: informações sobre a Rodoviária de Cu-ritiba, serviços disponíveis, exigências para embarque, dicaspara agilizar a viagem e horário dos ônibus rodoviários em tem-po real.

Vara da Infância e da Juventude: informações sobre viagens de meno-res. Fica, na Avenida Iguaçu, 750, no bairro Rebouças. O atendimento é desegunda a sexta-feira, das 12 às 18h. O telefone é 3223.4672.

Page 8: Jornaldobairro setembro2015

SETEMBRO.20158

CASO EMBLEMÁTICONo mês de abril, um jovem de 19 anos perdeu a vida, depois da prática do "surf", em um ônibus, na canaleta da Padre Anchieta.

Patrick Erion teria subido no teto do biarticulado com outro amigo. Quando eles perceberam a presença de uma viatura da GuardaMunicipal, tentaram voltar para dentro. O amigo de Patrick conseguiu entrar. Já o rapaz caiu e bateu a cabeça no asfalto. Ele ficouinternado por uns dias, na UTI do Hospital Evangélico, no Bigorrilho, mas não resistiu aos ferimentos.

NOTA DA EDITORIA: Esse episódio se tornou emblemático até para alertar aqueles que ainda pretendem sentir a "adrelina" ouo "friozinho na barriga". Esse tipo de atitude é altamente reprovável, uma irresponsabilidade enorme e inconsequente. Nocaso desse rapaz, já com 19 anos, não se tratava de nenhuma criança que, por exemplo, não sabia o que estava fazendo.A negligência desse homem, com certeza, tirou o sossego dos pais, que perderam o filho de forma precoce e idiota, com todo respeito aosfamiliares.

Prática perigosa, imprudente e irresponsável"Surf" nos ônibus, das Mercês ao Champagnat

Foto

: jb

airr

o

Foto

: Pe

dro

Hen

riqu

e Fo

ntan

ez

Mat

eus

É quase impossível de acreditar,mas os jovens arriscam a própria vida

Os casos de "surf"acontecem, na maioria dasvezes, no período noturno

Tem sido cada vez maiscomum e perigoso o regis-tro de casos de "surf", notransporte coletivo de Cu-ritiba. De acordo com aGuarda Municipal, sãoquase 50 episódios, so-mente neste ano. Muitosdeles podem ser verificados,na canaleta exclusiva do Ex-presso, na Rua Padre Anchi-eta, no trecho entre a Praça29 de Março, nas Mercês, e oTerminal de Ônibus Campi-na do Siqueira. O númeroanunciado pelas autori-dades deve ser muito mai-or, porque nem toda a açãoé registrada em flagrante.

Alguns jovens entrevista-dos pelo Jornal do Bairro,que não quiseram se iden-tificar, disseram que a"brincadeira traz muitaadrelina", quando eles fi-cam em pé, do lado de forados ônibus. O inspetor daGuarda Municipal, Carlos

Frederico Carvalho, enfati-za que não tem nada debrincadeira nessa práticadelituosa. "Em regra, o pri-meiro ato que existe é ocrime muitas vezes dedano, quando a pessoaacaba violando um 'obstá-culo', rompendo o tampãodo ônibus, quebrando ajanela, escalando o cole-tivo. Tudo isso causa al-gum tipo de dano. Se ficar

caracterizado o danoqualificado a pessoa acabacorrespondendo a pena su-perior e pode ser arbitradafiança e até ficar preso."

RESPONSABILIDADECOMPARTILHADA

Para o motorista queestiver dirigindo o ônibus,a recomendação é paraque o veículo seja paradoimediatamente. Caso não

faça isso, o motorista podeser responsabilidade cri-minalmente pelo que ve-nha a acontecer. Os pas-sageiros também devemavisar. Além disso, os ci-dadãos devem ligar paraa Guarda Municipal (153)e relatar o ocorrido parahaver maior possibilidadede a viatura chegar a tem-po de registrar o flagrantee evitar futuros acidentes.

Para se classificar apróxima fase do FutebolAmador da Primeira Divi-são de Curitiba, o Operá-rio Pilarzinho não depen-de mais de suas própriasforças. Faltam duas roda-das para terminar essaetapa inicial do torneio.

O atual vice-campeãoda temporada terá pelafrente o Vila Hauer, já eli-minado do campeonato,e depois, no BôrtoloGava, o Renovicente. Além

SUBURBANA: enquanto a matemáticapermitir, a esperança segue viva

para o Operário Pilarzinho

Foto

: jb

airr

o/ar

quiv

o

Time vice-campeão dependetambém de outros resultados

de somar pontos nessesconfrontos, o Pilarzinhoirá torcer para uma com-binação de resultadospara conseguir a classi-ficação.

O regulamento colo-cou seis equipes em doisgrupos, sendo que osquatro primeiros coloca-dos de cada grupo se-guem adiante. Estão nogrupo ainda: Renovicente,Santa Quitéria, Nacional,Urano e Vila Hauer.

AGUARDEM!!Vem aí o site doJornal do Bairro.

Dinâmico, informativo,interativo e

valorizando cadacliente e anunciante.