Jornal.emef.itaim.a.01.nov.2011.servimpressao

4
Jornal dos alunos da EMEF Itaim A - Itaim Paulista - SP Novembro de 2011 Nº 01 Bullying: O que é e como evitar? Bullying é um assunto sério que deveria ser enxergado com mais clareza e ser levado mais a sério. O bull- ying ocorre em qual- quer local onde as pessoas interagem, principalmente em escolas onde os alu- nos não aceitam as diferenças, tanto so- ciais quanto as apa- rências. O agressor normalmente possui mais “poder” do que quem sofre e quem sofre, na maioria dos casos, é tímido. Quem sofre bullying fica traumatizado e em caso de mais ameaças, a vítima pode até se suicidar. Bullying é um termo que ainda não foi definido, mas serve para descrever agres- sões tanto físicas, como psicológicas. Quem sofre, tem medo de o fato se repetir em outros lugares, ou até mesmo no local onde foi agredi- do. Entre outras palavras, bullying se resume em sofrimento para quem é ou já foi vítima de bullying. Nas escolas, ele surge quando um aluno xinga ou agride o outro. Esse aluno que sofre bullying fica deprimido, perde a vontade de ir para a escola e fica com medo de se relacionar com outras crianças. Se você é agredido verbal- mente, fisicamente e psicologicamente de ma- neira repetitiva e insistente, procure ajuda e fi- que atento, porque isso pode ser bullying. Quem pratica? Os praticantes do bullying são pessoas que, na maioria das vezes, sofrem em casa e para se sentirem melhores acabam batendo em pessoas mais fracas. Quem sofre? Quem sofre bullying acaba psicologica- mente acabado e se sente totalmente despre- zado e, em alguns casos, faz o mesmo com o próximo. Por Ellen (8ªB), Isis (8ª B) e Sabrina (6ªB). Reportagem - Bullying: O que é e como evitar? 1 Editorial: A despeito do Bullying 2 Espaço Aberto... A voz do leitor. 2 Cantinho de Ciências - Artigo de Di- vulgação Científica: Mosquitérica 3 Intervalo 3 Sala de Leitura: Sugestão de livros 4 Entrevista: Coordenadora Márcia 4 Nesta edição: Primeiras Palavras... É com grande satisfação que apresentamos a pri- meira edição do jornal produzido pelos alunos da EMEF Ita- im A. Como todos podem observar, nós ainda não temos um nome oficial, pois precisamos da sua colaboração para a construção dessa identidade. Portanto, dentro dos próxi- mos dias, vocês serão convidados a participarem de uma votação, cujo objetivo é escolher um nome para este perió- dico. Além disso, esperamos poder contar com a participa- ção ativa de todos os alunos desta escola e, para tanto, dis- ponibilizamos uma ferramenta que auxiliará nossa comuni- cação, o nosso endereço eletrônico. Nele aguardamos re- ceber informações, sugestões e críticas. Anote-o: jornale- [email protected] Equipe do Jornal.

description

Primeiro jornal impresso da EMEF Itaim A... Agora EMEF Josefa Nicacio Araujo

Transcript of Jornal.emef.itaim.a.01.nov.2011.servimpressao

Page 1: Jornal.emef.itaim.a.01.nov.2011.servimpressao

Jornal dos alunos da EMEF Itaim A - Itaim Paulista - SP Novembro de 2011 Nº 01

Bullying: O que é e como evitar?

Bullying é um assunto sério que deveria

ser enxergado com mais clareza e ser levado mais a sério. O bull-ying ocorre em qual-quer local onde as pessoas interagem, principalmente em escolas onde os alu-nos não aceitam as diferenças, tanto so-ciais quanto as apa-rências. O agressor normalmente possui mais “poder” do que

quem sofre e quem sofre, na maioria dos casos, é tímido. Quem sofre bullying fica traumatizado e em caso de mais ameaças, a vítima pode até se suicidar. Bullying é um termo que ainda não foi definido, mas serve para descrever agres-sões tanto físicas, como psicológicas. Quem sofre, tem medo de o fato se repetir em outros lugares, ou até mesmo no local onde foi agredi-do. Entre outras palavras, bullying se resume

em sofrimento para quem é ou já foi vítima de bullying. Nas escolas, ele surge quando um aluno xinga ou agride o outro. Esse aluno que sofre bullying fica deprimido, perde a vontade de ir para a escola e fica com medo de se relacionar com outras crianças. Se você é agredido verbal-mente, fisicamente e psicologicamente de ma-neira repetitiva e insistente, procure ajuda e fi-que atento, porque isso pode ser bullying.

Quem pratica? Os praticantes do bullying são pessoas que, na maioria das vezes, sofrem em casa e para se sentirem melhores acabam batendo em pessoas mais fracas.

Quem sofre? Quem sofre bullying acaba psicologica-mente acabado e se sente totalmente despre-zado e, em alguns casos, faz o mesmo com o próximo.

Por Ellen (8ªB), Isis (8ª B) e Sabrina (6ªB).

Reportagem - Bullying: O que é e como evitar?

1

Editorial: A despeito do Bullying 2

Espaço Aberto... A voz do leitor. 2

Cantinho de Ciências - Artigo de Di-vulgação Científica: Mosquitérica

3

Intervalo 3

Sala de Leitura: Sugestão de livros 4

Entrevista: Coordenadora Márcia 4

Nesta edição:

Primeiras Palavras...

É com grande satisfação que apresentamos a pri-

meira edição do jornal produzido pelos alunos da EMEF Ita-im A. Como todos podem observar, nós ainda não temos um nome oficial, pois precisamos da sua colaboração para a construção dessa identidade. Portanto, dentro dos próxi-mos dias, vocês serão convidados a participarem de uma votação, cujo objetivo é escolher um nome para este perió-dico. Além disso, esperamos poder contar com a participa-ção ativa de todos os alunos desta escola e, para tanto, dis-ponibilizamos uma ferramenta que auxiliará nossa comuni-cação, o nosso endereço eletrônico. Nele aguardamos re-ceber informações, sugestões e críticas. Anote-o: [email protected]

Equipe do Jornal.

Page 2: Jornal.emef.itaim.a.01.nov.2011.servimpressao

2 Jornal EMEF Itaim A

EDITORIAL

ESPAÇO ABERTO

“O bullying é um ato de covardia que os mais fortes se aprovei-tam do mais fracos, que não conseguem se defender”. Igor Pereira (8ª B) “Um ato que não deveria ser praticado, pois pode causar se-quelas na vida de uma pessoa”. Aline Oliveira (8ª B) “Eu acho que o bullying é uma coisa muito feia, pois eu já sofri e sei como dói”. Kelly Cristina (8ª B)

Mande sua opinião, sugestão ou crítica: [email protected]

Respeito: Princípio norteador das relações humanas

O termo bullying, embora pareça ser

um fenômeno recente, é algo que acontece nas escolas há muito tempo. Como sempre, todas as vezes que uma discussão entra no campo midiático, a questão se torna polêmi-ca e, não por acaso, acaba por enfatizar de-terminado problema em detrimento de ou-tros. O bullying, como já vimos na reporta-gem, é caracterizado por uma brincadeira insistente e contínua, em que uma das par-tes se sente prejudicada e, por causa disso, passa a ser ofendida moralmente e, em al-guns casos, fisicamente.

Isto posto, parece-nos que falar em bullying é retomar questões de convívio social e não a-penas no âmbito escolar. Onde houver interação entre seres humanos, esse fenômeno é passí-vel de acontecimento. Não queremos, de maneira nenhuma, justificar tais ocorrências nos espa-ços escolares, nosso propósito é ampliar essa discussão. Por isso, é de suma importância que nós, cidadãos conscientes, saibamos ter um olhar crítico em relação a esse assunto sem nos prendermos a lugares comuns que, muitas vezes, a mídia nos impõe. Dessa forma, é necessário saber diferenciar brincadeira e respeito. Aliás, mais do que enfa-tizar a discussão em torno desse assunto, defendemos que sejam trabalhados de maneira mais veemente nas escolas e nos meios de comunicação o ato de respeitar o próximo. Essa prática, talvez, ajude a solucionar o problema caótico em que se encontram, na atualidade, as relações humanas. Por fim, não pretendemos, nesta edição, esgotar qualquer debate acerca do bullying, mas propor outros olhares, que não tenham, em sua essência, apenas o modelo ditado pela TV. Ainda acreditamos que uma relação saudável entre seres da mesma espécie, no nosso caso os seres humanos, pode gerar resultados satisfatórios e amistosos, desde que, é claro, o respeito nunca deixe de existir.

Por Prof. Felipe Costa (Língua Portuguesa)

Page 3: Jornal.emef.itaim.a.01.nov.2011.servimpressao

Jornal EMEF Itaim A 3

INTERVALO

K E V I N

M A T E U S

(8ªB)

CANTINHO DE CIÊNCIAS

ARTIGO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA AUTOR: LUIZ KEVIN (6ª A)

DENGUE: COMO SE PREVENIR?

Todo cuidado é pouco com essa doença, aliás o que é ver-

dadeiramente a dengue? A dengue é uma doença transmitida por um inseto que se parece com o pernilongo. Mas, a diferença é que ele tem manchas brancas pelo corpo e o nome científico dele é Aedes Aegypti. Quando o mosquito da dengue te pica, é como se fosse uma seringa que aplica a agulha e puxa o sangue e, depois de sugar o líquido, ele deposita um pouco da sua saliva e transmite a doença. Se você quiser provar a existência do mosquito, faça u m a a r m a d i l h a c h a m a d a

“mosquitérica”, que nós, alunos da 6ª série, realizamos na aula de lín-gua portuguesa. A “mosquitérica” é uma armadilha para o mosquito. Como se transmite a dengue? Ela é transmitida pela saliva des-se mosquito e se você quiser saber se está com dengue, os sintomas são:

Febre alta; Dor de cabeça; Dor atrás dos olhos; Manchas vermelhas sobre o corpo; Dor nos ossos e articulações.

Se, por acaso, você estiver com esses sintomas, cuidado pode ser a dengue e fique saben-do: DENGUE MATA! Previna-se sempre do mosquito e não deixe água parada em garrafas, pneus velhos, pratos de vasos de flores, tampa de caixa d’água aberta e etc.

Page 4: Jornal.emef.itaim.a.01.nov.2011.servimpressao

Jornal EMEF Itaim A 4

CANTINHO DA LEITURA

ENTREVISTA

EXPEDIENTE:

Editores: Ellen (8ªB), Fernanda (6ª B), Gyovana (6ªB), Isis (8ªB), Isabel (8ª B) John (8ªB), Kathleen (6ª A) Kevin Mateus (8ªB), Sabrina (6ªB) e Thainá (6ª B). Fotografias: Sabrina (6ª B) Professor Responsável: Felipe Costa (Língua Portuguesa)

Impressão: Comunicação e Cultura em parceria com o Centro de Apoio à Comunicação Popular

O conteúdo deste jornal é de

responsabilidade das pessoas que constam neste expediente e

das que assinam os textos.

ITAIM A: A senhora já presenciou algum caso de bullying aqui na EMEF Itaim A? Se sim, pode rela-tar? MÁRCIA: Sim, já presenciei, mas prefiro não relatar. ITAIM A: O que é bullying no seu ponto de vista? MÁRCIA: Bullying, no meu ponte de vista é quando uma pessoa faz determinado tipo de brincadeira com outra que não gosta. Por exemplo, chama uma pessoa de baleia, chama de coisas que ela não gos-ta. Isso pode trazer sequelas na vida de uma pesso-a. ITAIM A: Qual é a sua atitude ao presenciar e ter de resolver um caso de bullying? MARCIA: Quando eu estou na sala de aula, eu cha-mo o aluno e anoto no meu diário. Relato o que a-conteceu. Peço para o aluno assinar e também ori-ento para não ocorrer o mesmo erro. ITAIM A: A senhora acha que as pessoas deveriam levar mais a sério o assunto do bullying? Por quê? MÁRCIA: Sim, têm pessoas que sofreram de bull-ying na infância e esse problema causa transtorno para o resto da vida dela ou dele. ITAIM A: A senhora acha que uma palestra sobre bullying vai ajudar os alunos a respeitarem uns aos outros e aceitarem suas diferenças? MÁRCIA: Acredito que sim, uma palestra muito bem estruturada, eu acho que ajudaria para que eles soubessem como as pessoas se sentem. ITAIM A: A senhora já foi vítima de bullying?

MÁRCIA: Sim, na infância eu era uma criança muito magra. O pessoal me chamava de “magrela”.

A equipe do jornal foi até a professora Márcia Cristina Morais e fez uma entrevista com ela sobre o Bullying. Márcia é coordenadora desta unidade escolar e, também, professora de língua portuguesa. Con-fira para ver o que descobrimos:

Thainá, Gyovana e Fernanda (6ª B)

Autor: CASADEI, SILMARA RASCALHA Ilustrador: LUCCA, LISIE DE Editora: CORTEZ ISBN: 8524918306 Edição: 1ª Ano de Lançamento: 2011 Número de páginas: 40 Sinopse Uma menina tornou-se alvo das pala-vras maldosas dos colegas de escola. Elas se transformaram em plaquinhas que, além de ofuscarem a beleza e a espontaneidade da garota, ainda es-conderam seus pontinhos. De forma que procura ser sensível e delicada, este livro aborda a relação entre as crianças no ambiente escolar.