Jornalismo de dados - antepassados

9
Jornalismo de dados: antepassados Leonardo Foletto, 2014/1

Transcript of Jornalismo de dados - antepassados

Jornalismo de dados: antepassadosLeonardo Foletto, 2014/1

1) Jornalismo de precisão (1960-)

2) Reportagem Assistida por Computador (1970-);

Jornalismo de precisãoPhilip Meyer: “Precision Journalism: a reporter introduction to social cientific methods” (1972)_ “Via de ampliação do equipamento instrumental para que o repórter convertesse em material de indagação minuciosa os assuntos até então inacessíveis ou somente acessíveis de maneira muito vaga”_Curso que fez na Universidade de Harvard entre 1966 e 1967, sobre métodos empíricos de investigação social;

Jornalismo de precisão (2)_ Métodos de pesquisa de ciências sociais – incluindo análises estatísticas e verificação de hipóteses – à prática do jornalismo;_ “A primeira e fundamental ferramenta do Jornalismo de Precisão é a imaginação e a segunda, a aprendizagem de certas regras - tampouco demasiadas - da metodologia científica. Só com ambas pode-se abordar uma infinidade de projetos de pressuposto insuficiente, reduzido volume de dados e acesso aberto a qualquer curioso” (MEYER, 1973)

Jornalismo de precisão (3)_ Detroit Free Press, 1967Meyer comandou uma pesquisa feita que derrubou as duas teorias até então aceitas sobre os atos de vandalismo na cidade. Ao contrário do que se pensava, as depredações não partiam predominantemente de pessoas com baixo nível de instrução e de negros oriundos do Sul. Com o cruzamento de dados, o Detroit Free Press "descobriu que as pessoas com nível superior haviam participado dos distúrbios em percentagens similares às que não tinham chegado a completar o 2º grau".

Jornalismo de precisão (4)Como?Philip Meyer:“No verão de 1967, a Knight Newspapers enviou-me para ajudar o Detroit Free Press e sua equipe sobrecarregada a cobrir um distúrbio por questões raciais na cidade. (...) Contratamos consultores da Universidade de Michigan e organizamos uma pesquisa com uma amostra das residências na área dos conflitos, usando entrevistas pessoais. As questões eram designadas a testar aquelas hipóteses. Descobrimos que os residentes que eram criados no norte eram mais suscetíveis a participar dos tumultos do que seus vizinhos do sul.”

Fonte: http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/_jornalismo_literario_e_jornalismo_de_precisao

Reportagem Assistida por Computador_ Contexto: aproximação entre jornalismo e ciência, proposto pelo jornalismo de precisão, e crescente número de computadores e bases de dados;_ Conjunto de técnicas de apuração jornalística que usam a informática para encontrar informações;_ Busca avançada, planilhas, banco de dados (relacionaos, digitais ou não);_ Referência no Brasil: José Roberto Toledo (http://toledol.com.br/)

Exemplo de RAC_ “Os homems de bens da Alerj”, O Globo, 2003 (Angelina Nunes). Com base em pIanilhas de Excel, com dados e cifras, os jornalistas acompanharam como enriqueceram os deputados estaduais fluminenses no período de duas legislaturas (1996 a 2001);http://memoria.oglobo.globo.com/jornalismo/premios-jornalisticos/os-homens-de-bens-da-alerj-8876006