Jornalista Guga Chacra debate “Líbano: Conflitos e ...

2
Jornalista Guga Chacra debate “Líbano: Conflitos e Desafios” nesta quinta, 23 Depois que uma das mais violentas ex- plosões não nucleares da história destruiu parcialmente sua capital, o Líbano viu o PIB cair 25% em 2020 e a inflação subir 88%, se- gundo dados do FMI. Em uma crise econômica sem precedentes, 6,8 milhões de cidadãos libaneses foram le- vados à pobreza extrema de 2019 a 2020. Agora, após meses de negociações políticas, o Líbano formou um novo governo, que era condição para receber ajuda internacional. Como atualizar o Parlamento brasileiro sobre a situação do Líbano e como propor contribuições do Brasil? Este é o tema da CRE, sob a presidência da senadora Kátia Abreu (PP-TO) e atendendo solicitação de ofício dos senadores Esperidião Amim (PP- -SC) e Nelsinho Trad (PSD-MT). “A CRE está dando uma demonstração de solida- riedade que o Brasil está devendo ao Líbano.” Senador Esperidião Amim (PP-SC) OUTROS CONVIDADOS: - Sr. Hussein Kalout, Pesquisador de Harvard e Senior Fellow do CEBRI; - Sra. Carla Jazzar, Encarregada de Negócios da República do Líbano para o Brasil; - Sr. Hermano Telles Ribeiro, Embaixador do Brasil junto à República Libanesa; - Sr. Ruy Pereira, Embaixador e Diretor da Agência Brasileira de Cooperação. “Estamos empenhados na construção de um acordo entre o Mercosul e o Líbano”. Senador Nelsinho Trad (PSD-MT)

Transcript of Jornalista Guga Chacra debate “Líbano: Conflitos e ...

Jornalista Guga Chacra debate “Líbano: Conflitos e Desafios” nesta quinta, 23

Depois que uma das mais violentas ex-plosões não nucleares da história destruiu parcialmente sua capital, o Líbano viu o PIB cair 25% em 2020 e a inflação subir 88%, se-gundo dados do FMI. Em uma crise econômica sem precedentes, 6,8 milhões de cidadãos libaneses foram le-vados à pobreza extrema de 2019 a 2020. Agora, após meses de negociações políticas,

o Líbano formou um novo governo, que era condição para receber ajuda internacional. Como atualizar o Parlamento brasileiro sobre a situação do Líbano e como propor contribuições do Brasil? Este é o tema da CRE, sob a presidência da senadora Kátia Abreu (PP-TO) e atendendo solicitação de ofício dos senadores Esperidião Amim (PP--SC) e Nelsinho Trad (PSD-MT).

“A CRE está dando uma demonstração de solida-riedade que o Brasil está devendo ao Líbano.” Senador Esperidião Amim (PP-SC)

outroS ConviDADoS:- Sr. Hussein Kalout, Pesquisador de Harvard e Senior Fellow do CEBRI;- Sra. Carla Jazzar, Encarregada de Negócios da República do Líbano para o Brasil;- Sr. Hermano Telles Ribeiro, Embaixador do Brasil junto à República Libanesa; - Sr. Ruy Pereira, Embaixador e Diretor da Agência Brasileira de Cooperação.

“Estamos empenhados na construção de um acordo entre o Mercosul e o Líbano”. Senador nelsinho trad (PSD-Mt)

CrE: EConoMiA CriAtivA E GAStronoMiA nA rEGião SuDEStE

Em parceria com o Sebrae, a CRE dará sequ-ência na próxima quinta, 29, ao ciclo de pales-tras “A internacionalização da Gastronomia e do turismo como indutores do desenvolvi-mento regional”. Desta vez, o Senado vai abrir as portas para o artesanato e a gastronomia do Sudeste. A região mais desenvolvida do Brasil reúne tra-balho, beleza, arte, poder, sol, praias, grutas, montanhas, arquitetura do estilo barroco ao

ultra moderno, culinária globalizada; a face ur-bana do país, que imigrantes portugueses, italia-nos, espanhóis, árabes, alemães, orientais, entre outros, ajudaram a construir e misturar. Rio de Janeiro com sua famosa Feijoada. Vitó-ria do Espírito Santo com a beleza de suas praias e a famosa Moqueca Capixaba. Com a influência de Europeus e Caboclos, Minas Gerais e São Paulo são ricos em culinária e atraem turistas de todo mundo.

Ao lado do presidente do Senado, Rodri-go Pacheco (DEM-MG), a presidente da CRE, Kátia Abreu (PP-TO), participará da Reunião Parlamentar PRÉ-COP26 que ocorrerá em Roma, na Capital da Itália, de 8 a 10 de ou-tubro de 2021. Na comitiva, que terá audi-ência com o Santo Padre Francisco, estarão ainda os senadores Eliane Nogueira (PP-PI), Irajá (PSD-TO), Jaques Wagner (PT-BA). Além da comitiva brasileira, estarão pre-sentes os presidentes da Câmara dos Depu-tados da Itália, senhor Roberto Fico, e o pre-sidente do Senado italiano, Senadora Maria

Pré-CoP26 na itália com as bençãos do Papa

Elisabetta Casellati, entre outras autorida-des europeias.

os temas da PrÉ-CoP:- “Ambições globais para combater as mu-danças climáticas”;- “Abordagens verdes para recuperação de Covid-19”- “O Estado das negociações da COP26”.- “Financiando Políticas Globais para o cli-ma”;- “Contribuição parlamentar para atingir os objetivos da COP26”.