Julho 2014 - vitrinesuldeminas.com.brvitrinesuldeminas.com.br/edicoes/15.pdf · é entrar no jogo...

19
Edição nº 15 Julho 2014 ALFABETIZAÇÃO INFANTIL ESPORTE - DUAS RODAS E MUITAS POSSIBILIDADES INOVAÇÃO A ORDEM É ENTRAR NO JOGO

Transcript of Julho 2014 - vitrinesuldeminas.com.brvitrinesuldeminas.com.br/edicoes/15.pdf · é entrar no jogo...

Page 1: Julho 2014 - vitrinesuldeminas.com.brvitrinesuldeminas.com.br/edicoes/15.pdf · é entrar no jogo 22 Cerimonial Acessoria de Eventos 26 Saúde A saúde começa pela boca 18 Em Vitrine

Edição nº 15Julho 2014

ALFABETIZAÇÃO INFANTIL

ESPORTE - DUAS RODAS E MUITAS POSSIBILIDADES

INOVAÇÃOA ORDEM É ENTRAR NO JOGO

Page 2: Julho 2014 - vitrinesuldeminas.com.brvitrinesuldeminas.com.br/edicoes/15.pdf · é entrar no jogo 22 Cerimonial Acessoria de Eventos 26 Saúde A saúde começa pela boca 18 Em Vitrine

2

Page 3: Julho 2014 - vitrinesuldeminas.com.brvitrinesuldeminas.com.br/edicoes/15.pdf · é entrar no jogo 22 Cerimonial Acessoria de Eventos 26 Saúde A saúde começa pela boca 18 Em Vitrine

54

20 Educação Alfabetizar as crianças: uma prática divertida que deve ser levada a sério

28 Colunista Convidado Inovação a ordem é entrar no jogo

22 Cerimonial Acessoria de Eventos 26 Saúde A saúde começa pela boca

18 Em Vitrine Coluna Social

EDITORIAL EXPEDIENTEPublisher: Gabriela Real Jornalista Responsável: Mônica Fernandes - GO 000916JP Edição: João CarvalhoProjeto Gráfico e diagramação: Agência RauzeCapa: Célio MirandaDiagramação: Felipe MancilhaTiragem: 4.000 exemplaresImpressão: Gráfica Novo Mundo

[email protected](35) 3331.3042A Revista Vitrine é uma publicação da empresa Rauze,distribuída gratuitamente na cidade de São Lourenço e região. Todos os direitos reservados. É proibida sua reprodução total ou parcial, sem autorização prévia. As matérias assinadas são de responsabilidade de seus autores. Venda Proibida.

Nossa edição vem repleta de novidades!

Novas empresas, encontros, festas e muito esporte.

As bicicletas e os adeptos do esporte que invadiram nossas cidades e caminhos não poderiam deixar de configurar nossas páginas, e a matéria traz algumas dicas para quem escolhe a bike como esporte ou transporte.

Na seção de educação, uma reflexão sobre como alfabetizar nos dias de hoje.

Vamos curtir o inverno com as delícias gastronômicas típicas da época e nos preparar para a Festa de Agosto, a mais tradicional de São Lourenço.

Não fique de fora do Camarote da Revista Vitrine para aproveitar os shows com estrutura única e muita gente bonita.

Ótima leitura!

Abraços,

Equipe Revista Vitrine

ÍNDICE

ww

w.v

itrin

esul

dem

inas

.com

.br

/vitrinesuldeminas

06 Esporte Duas rodas e muitas possibilidades12 São Lourenço Em Vitrine

Estamos no FACEBOOK

Delícia que não pesa na consciênciaPág. 10

COLABORADOR

Fondue e o inverno, combinação perfeitaPág. 24

Moda - A lingerie e o mundo das fantasiasPág. 14

Claudio Forner Administrador de empresas, consultor, palestrante, autor de 5 livros na área de comercialização internacional, conselheiro de Roberto Justus no Reality Show O Aprendiz em duas temporadas (O sócio e Universitário) e de João Dória Jr. no Aprendiz Empreendedor – 8ª temporada.

Na Fan Page da Revista Vitrine você fica por dentro de outros eventos e fotos de tudo que acontece na região entre uma edição e outra. Não deixe de curtir nossa página.

32 Empreendedorismo Quando a qualidade de vida conta

30 Calendário de Eventos

Page 4: Julho 2014 - vitrinesuldeminas.com.brvitrinesuldeminas.com.br/edicoes/15.pdf · é entrar no jogo 22 Cerimonial Acessoria de Eventos 26 Saúde A saúde começa pela boca 18 Em Vitrine

76

Espo

rte

e Tu

rism

oDUAS RODAS E MUITAS POSSIBILIDADES

Curiosamente, um veículo inventado há mais de 200 anos é o mesmo que aparentemente mais se aproxima do ideal de locomoção para um futuro com saúde, respeito à natureza, economia e mobilidade urbana. Trata-se da boa e velha bicicleta. Parceira de momentos de diversão desde a mais tenra infância, nos tempos atuais o hábito de pedalar vem transcendendo os momentos de puro lazer para se tornar uma importante alternativa para os deslocamentos e ganhando força no esporte, seja de montanha ou asfalto.

A íntima ligação das cidades do Circuito das Águas e também das Terras Altas da Mantiqueira com as duas rodas, no entanto, não é de hoje. Há muito tempo se vê uma profusão de ciclistas indo e vindo em toda a extensão das cidades que compõem essas microrregiões. Geralmente são pessoas de meia idade e semblantes que refletem humildade, que usam desde sempre a bicicleta como instrumento para o seu ir e vir cotidiano nas ruas das cidades do entorno.

Ciclismo e cicloturismo vêm ganhando destaque em nossa região, com número de adeptos cada vez maior.

Um novo pedalar

O perfil dos adeptos do pedal, no entanto, vem mudando muito de uns tempos para cá. Jovens antenados com as demandas dos tempos atuais vêm investindo na bicicleta como meio de transporte dos novos tempos, realizando seus deslocamentos para compromissos cotidianos e principalmente escolhendo a bicicleta como esporte preferido. Como se não bastasse, eles se reúnem em grupos – no “mundo real” e também em ambientes online e redes sociais como o Facebook – para discutirem as melhores rotas, equipamentos e demais pormenores que sejam de interesse dos ciclistas. Em São Lourenço há um desses grupos, o Bike Point, que reúne centenas de interessados e de praticantes da modalidade. Ali se trocam informações sobre equipamentos, acessórios e outros itens que sejam necessários para o conforto ou a segurança enquanto se pedala ou sobre as melhores rotas e destinos turísticos para viagens ou a prática esportiva.

Falando em viagens, esse é outro segmento relacionado ao ciclismo que vem crescendo muito, inclusive em nossa região. Nos últimos anos, o fluxo de turistas que aqui chegam para roteiros de cicloturismo vem aumentando muito. Cresce também a população local que procura realizar suas viagens desta forma, aliando a prática de um importante e eficiente exercício físico à possibilidade de se observar mais atentamente as paisagens e de se envolver ainda mais com o ambiente que engloba o trajeto escolhido.

Entre os viajantes do pedal se encontram ciclistas experientes e também novatos, gente que descobriu recentemente o interesse pelo ciclismo e procura os grupos de apoio para conhecer o que precisam para pegar a estrada em suas bikes. Para esses neociclistas, a dica é pedalar sempre, a qualquer momento, e prestar atenção em todos os detalhes que estão envolvidos no ato de pedalar por aí. Aprender a pedalar para se cumprir

Experiências & vivências do pedal

Como tudo que envolve grupos de pessoas em aventuras, o cicloturismo e o esporte certamente também proporcionam a seus praticantes as mais diversas histórias para se contar. Algumas delas são engraçadas, outras memoráveis pelo teor de adrenalina envolvido.

Uma dessas histórias peculiares e engraçadas aconteceu com Leonardo Cavallini, fotógrafo e cicloativista há quase uma década. Enquanto Léo vinha de viagem de São Paulo para nossa região foi surpreendido por uma matilha de cães antipáticos à beira da estrada. Ele conta que vinha por um trajeto paralelo ao asfalto, com piso de terra batida ladeada por um morro repleto de cascalho. Ao longe, avistou um cachorro que parecia não ter gostado muito de sua presença e começou a latir em sua direção. No meio do caminho, outros cães vinham se juntando ao primeiro e todos correndo em direção ao fotógrafo, que precisou fugir pelo morro cascalhado, pedalando como se não houvesse amanhã e numa velocidade vertiginosa. “Aquela manhã fria de julho pareceu verão brabo, mas os cachorros não me alcançaram. Sorte minha, eu não teria mais fôlego para uma conversa amigável, um café no topo do morro...” diz Léo, gargalhando ao final.

Jiuliano de Souza, competidor de São Lourenço, conta que em 2011 resolveu percorrer, junto com alguns amigos, o caminho antigo da Estrada Real. “Levamos o básico de bagagem. Apenas um par de roupas pra pedalar, um par

de roupas pra sair e chinelos, além de algumas peças de reposição pra bike, tipo pastilhas de freio, cabos de aço, câmaras de ar, bomba e remendos”, diz ele.

Em meio às pedaladas, Jiuliano foi descobrindo detalhes inusitados, como grandes pegadas de onça por onde estavam passando e também um chafariz construído em 1792, que servia inicialmente para escravos se banharem. Isso sem falar nas variações climáticas, nas chuvas da região... todos esses fatores complicadores existem e precisam ser levados em conta. O recomendável é que o cicloturista ou o esportista saiba muito bem qual é o tipo de terreno que o destino e o “meio do caminho” possuem e não deixe de carregar acessórios para sua segurança e conforto.

longas distâncias é algo que envolve muitos detalhes – incluindo a escolha do tipo certo de bicicleta a ser usada. Se o trajeto for majoritariamente de asfalto, o ideal é apostar nas Speed, bikes leves e com pneus mais finos que dão maior agilidade e têm como desvantagem o fato de serem mais caras. Caso o trajeto envolva montanhas, trilhas e outros aspectos “off-road”, o melhor é usar uma Mountain Bike, cuja estrutura é pensada para resistir a situações mais complexas.

Por João Carvalho

6

Page 5: Julho 2014 - vitrinesuldeminas.com.brvitrinesuldeminas.com.br/edicoes/15.pdf · é entrar no jogo 22 Cerimonial Acessoria de Eventos 26 Saúde A saúde começa pela boca 18 Em Vitrine

8 9

Anuncio love run

A PRÁTICA DO ESPORTEExercitar o corpo é condição mínima para ter qualidade de vida. O sedentarismo custa caro, além dos prejuízos ao corpo, também pode doer feio no bolso.

Qualquer que seja o esporte, é necessário critério, bom senso, disciplina, carga correta, constância, evolução gradativa e sempre com acompanhamento médico ou de um educador físico.

Pedalar uma bicicleta pode ser uma das maneiras mais suaves de se exercitar. Praticamente não há contra indicações. Porém, lembre-se sempre que qualquer prática esportiva, feita de forma displicente ou irresponsável, acaba sendo prejudicial ou até mesmo perigosa. Nunca pratique ciclismo com equipamento inadequado.

PEDAL URBANOSe respeitadas as regras de segurança ao ciclista e ao espaço ocupado por todos os modais de transporte na cidade, a bicicleta é uma opção interessantíssima, pois em alguns casos permite uma velocidade maior com menor esforço para que esse deslocamento seja realizado. Como a bicicleta não usa qualquer tipo de combustível, pois é movida através da tração humana, não lança gases nocivos na atmosfera, propõe melhorias na saúde de quem pedala e pode ser uma solução interessante para desafogar o trânsito das cidades.

8

Dias 20 e 21 de Setembro de 2014 acontecerá em São Lourenço o EXTREME CHALLENGE. Serão duas provas em um mesmo evento, o Challenge Run e o Challenge Biker, escolha sua modalidade.

Inscrições pelo site www.extremechallenge.com.br

Page 6: Julho 2014 - vitrinesuldeminas.com.brvitrinesuldeminas.com.br/edicoes/15.pdf · é entrar no jogo 22 Cerimonial Acessoria de Eventos 26 Saúde A saúde começa pela boca 18 Em Vitrine

1110

Gas

tron

omia

DELÍCIA QUE NÃO PESA NA CONSCIÊNCIA

Nos últimos anos, com o aumento no interesse pela busca de uma alimentação mais balanceada, favorecendo não só o quadro de saúde, mas também a estética corporal, o Frozen Yogurt se tornou o queridinho de muitos, por ter grande concentração de nutrientes e zero de gordura. E o que é melhor: agora não é preciso mais sair de São Lourenço para ter acesso a um belo iogurte gelado e adoçar a vida sem precisar ficar se preocupando com os efeitos da guloseima no corpo e na balança: foi inaugurada recentemente uma franquia de rede Yogo Fruz no antigo Parque Shopping, que fica na Av. Comendador Costa, em frente ao Parque das Águas.

O hábito de se consumir a versão gelada e cremosa de iogurtes no Brasil ainda é algo bastante recente. A primeira rede de lojas especializada em oferecer esse produto se instalou no país em 2007 e em pouco tempo se tornou um grande sucesso, atraindo o interesse de diversos outros empresários. Novas marcas foram surgindo e ocupando seu espaço no mercado, mas era ainda algo restrito às capitais e grandes centros urbanos. Isso começou a mudar em 2011 quando a primeira loja Yogo Fruz foi aberta na cidade de Viçosa-MG. A escolha pelo interior de Minas se deu pelo fato de que a região tem grande potencial

Frozen Yogurt, ou iogurte gelado, é uma opção saborosa e saudável para quem não abre mão de uma guloseima e nem de estar em dia com a balança.

econômico, ainda pouco explorado pelo setor alimentício e de fato a aposta parece dar bons frutos, pois a rede estima chegar a 20 lojas franqueadas até o segundo semestre de 2015.

São Lourenço representa para a franquia uma porta de entrada para as microrregiões do Circuito das Águas, Caminhos do Sul de Minas e Terras Altas da Mantiqueira, que carecem de opções de qualidade no segmento com o conceito que a Yogo Fruz carrega. Segundo Flavio Nierere, diretor da rede, a chave para compreender o sucesso da rede está na estrutura de acompanhamento localizado de cada unidade por consultores destacados para entender e estudar criteriosa e individualmente cada local em que um parceiro estiver instalado: “O consultor deve entender cada região para procurar soluções específicas para aquele mercado.”

O assunto é saúde

Em comparação com os sorvetes convencionais, por exemplo, a versão gelada do iogurte ganha de goleada em termos de concentração de nutrientes (principalmente cálcio, zinco, vitaminas do complexo B e proteínas), fazendo com que eles tenham, além do sabor, propriedades funcionais como auxiliares na manutenção de uma boa estrutura óssea e dentária, bem como de todos os tecidos corporais, além de ajudar na melhora do aspecto da pele, dos cabelos, das unhas e de destruir os radicais livres, substâncias nocivas que podem causar doenças cardiovasculares e envelhecimento precoce.

No quesito gordura, o frozen possui 0%, contra 16% de gorduras dos sorvetes tradicionais, sendo boa parte delas do tipo saturada, o iogurte leva a melhor.

Isso sem falar na presença dos famosos lactobacilos nos iogurtes, “bactérias do bem” que têm um papel importante na composição da flora intestinal e possuem ação probiótica, trazendo benefícios diretos para o sistema imunológico e para o processo de digestão dos alimentos como um todo.

De qualquer forma, vale a pena dizer que a moderação é sempre a principal aliada de tudo que se ingere. Uma dieta balanceada deve incluir sempre alimentos saudáveis e também ter espaço para os prazeres alimentares isentos de culpa. A saúde do corpo também passa por não fazer sacrifícios em doses muito elevadas.

E o sabor?

“Ah, mas o sorvete é mais docinho e eu posso escolher diferentes sabores, e o iogurte só tem gosto de iogurte”, um desavisado pode dizer. Bom, por mais que o frozen seja em sua maioria “branquinho” há outros sabores como morango e nada impede de fazer as mais variadas combinações de coberturas – as chamadas Toppings – para incrementar e variar o sabor. E o que é melhor: tem para todos os gostos... há desde os toppings mais saudáveis, como frutas picadas, geleias, castanhas ou nozes e cereais, que podem somar ainda mais pontos na questão nutricional, até aqueles que são perfeitos para encantar os paladares mais ávidos por açúcares, como caldas, pedaços de chocolate e afins.

Com tantas opções para escolher e personalizar, além das vantagens nutricionais e do sabor peculiar e ao mesmo tempo delicioso, não é de se espantar que a moda do iogurte gelado se espalhe por aqui com a mesma velocidade que se espalhou pelo país. É fácil prever o sucesso que eles vão fazer em São Lourenço, mesmo agora com as temperaturas baixas, mas principalmente com a chegada do próximo verão – ainda mais se as altas temperaturas que tivemos em 2014 voltem a dar as caras no fim do ano e no início de 2015.

Por João Carvalho

Contato para franquia: [email protected]

Page 7: Julho 2014 - vitrinesuldeminas.com.brvitrinesuldeminas.com.br/edicoes/15.pdf · é entrar no jogo 22 Cerimonial Acessoria de Eventos 26 Saúde A saúde começa pela boca 18 Em Vitrine

1312

Novidadeem VitrineInaugurada em São Lourenço a Yogo Fruz já é sucesso e atrai público de todas as idades.

Em V

itrin

e

Page 8: Julho 2014 - vitrinesuldeminas.com.brvitrinesuldeminas.com.br/edicoes/15.pdf · é entrar no jogo 22 Cerimonial Acessoria de Eventos 26 Saúde A saúde começa pela boca 18 Em Vitrine

14 15

Mod

aA LINGERIE E O MUNDO DAS FANTASIASVárias peças e acessórios usados pelas mulheres compõem o que chamamos de lingerie, as conhecidas roupas de baixo. Formada por calcinhas, sutiãs, cintas-ligas, espartilhos e algumas outras peças, a lingerie pode despertar todo tipo de fantasias. Segundo Freud, a relação do erotismo com as roupas íntimas nada mais é do que o fetiche, ou feitiço. Isso acontece quando a satisfação pessoal se dá através de objetos ou ornamentos.

A lingerie passou por uma série de transformações ao longo do tempo, acompanhando as mudanças culturais e a evolução tecnológica que possibilitou o surgimento de novos materiais tornando as peças mais confortáveis e duráveis.

A indústria de lingerie, que continua crescendo, aposta agora em alta tecnologia sem deixar de lado duas questões importantes do universo feminino: o dia a dia voltado ao conforto

e segurança e as fantasias que permeiam a vida das mulheres.

Ao falar nisso, não poderíamos deixar de fora as noivas e seu desejo de um momento inesquecível. Para a escolha da lingerie do casamento ou da noite de núpcias o mercado também oferece uma infinidade de opções.

Moda Inverno 2014

Mesmo no inverno as roupas intimas não podem ser deixadas de lado. Ao pensar em uma cartela de cores, as tendências da estação são tons como o preto, o burgundy e até o Azul Bic. Para o Outono-Inverno 2014, a grife de moda íntima Di Lingerie apostou anos 50 e nos tecidos aveludados.

Seja para uma data especial como as núpcias ou simplesmente para aquecer uma noite fria, as opções são muitas e todas lindas!

14

Page 9: Julho 2014 - vitrinesuldeminas.com.brvitrinesuldeminas.com.br/edicoes/15.pdf · é entrar no jogo 22 Cerimonial Acessoria de Eventos 26 Saúde A saúde começa pela boca 18 Em Vitrine

1716

Especializada em moda ínti ma oferece peças diferenciadas, estampas exclusivas e muita qualidade. Rua Engenheiro Alfredo Capelache, 125 - Bairro Carioca - São Lourenço - MG

/Di lingerie - www.dilingerie.com.br(35) 3332-2161 / 9155-4318 / 8862-1412 /Di lingerie - www.dilingerie.com.br

Page 10: Julho 2014 - vitrinesuldeminas.com.brvitrinesuldeminas.com.br/edicoes/15.pdf · é entrar no jogo 22 Cerimonial Acessoria de Eventos 26 Saúde A saúde começa pela boca 18 Em Vitrine

1918

Resp

onsa

bilid

ade

Soci

alCOLUNA SOCIALAniversários, casamento e quem é destaque em São Lourenço nessa edição

Aniversário de 15 anos - Giovana Rafael

Foto

s: S

elva

Biza

rria

Em V

itrin

e

Arraiá da Luiza, festa de 1 ano

Foto

s: A

lex

Fern

ande

s

Editorial Regina Fialho e sua filha Amanda Negreiros

Casamento Camila & Adriano

Foto

s: M

arco

Bro

zzo

Foto

s: M

arco

Bro

zzo

Page 11: Julho 2014 - vitrinesuldeminas.com.brvitrinesuldeminas.com.br/edicoes/15.pdf · é entrar no jogo 22 Cerimonial Acessoria de Eventos 26 Saúde A saúde começa pela boca 18 Em Vitrine

2120

ALFABETIZAR CRIANÇAS: UMA PRÁTICA DIVERTIDA QUE DEVE SER LEVADA A SÉRIO

Como alfabetizar nos dias atuais? Qual método utilizar? Por que as crianças estão sendo alfabetizadas precocemente?

Essas e outras questões sempre surgem quando o assunto é alfabetização.

Para iniciar este texto, citamos o que nos diz o psicanalista e escritor Augusto Cury em seu livro intitulado Ansiedade. Ele descreve a Síndrome do Pensamento Acelerado que atinge 70% até 80% ou mais pessoas, desde as crianças, jovens, inclusive os adultos e, que é decorrente da ansiedade (mal do século). Chegamos a esse nível de ansiedade devido aos excessos de atividades, trabalho, informações e tecnologia.

Aonde queremos chegar com essas considerações? Nossas crianças, sob os efeitos da Síndrome do Pensamento Acelerado, estão se alfabetizando antes da maturidade do aspecto físico e emocional, pois acontece o aceleramento do aspecto cognitivo com a quantidade de informações que elas recebem. Hoje é muito comum crianças de quatro e cinco anos lendo e escrevendo, trazendo grande orgulho aos familiares e até mesmo aos professores, mas percebam que quando falamos do desenvolvimento humano, tais aspectos devem ter um equilíbrio, assim sendo, devemos olhar com cuidado para essa questão. A alfabetização precoce não é nenhum sinal de que a criança será brilhante futuramente ou utilizará devidamente a sua potencialidade. A tecnologia traz muitos avanços, sem dúvida, porém, também traz desequilíbrios ao desenvolvimento humano. A criança

A alfabetização significativa encontra-se no olhar do educador.

tem o seu tempo de amadurecimento, a tecnologia acelera as informações estimulando o cérebro, mas não acelera positivamente as funções vitais.

O equilíbrio, o que ativa e desperta os aspectos da criança denomina-se BRINCAR. Criança deve brincar!

Nesse contexto, o ambiente em que a criança vive e principalmente a escola, devem oferecer atividades que ampliem sua capacidade de pensar criativamente, imaginar, brincar, solucionar problemas, aprender a ser ouvinte e a expor suas ideias e é justamente na fase da Educação Infantil e 1º Ano que a potencialidade da criança está voltada para o desenvolvimento desses atributos. A criança que brinca bem, no futuro trabalhará bem.

Uma alfabetização eficaz, que transforma a criança em leitor e escritor, depende essencialmente da sensibilidade e do conhecimento do professor. As letras devem ser símbolos mágicos para as crianças, objetos animados, com vida, com expressão, uma vez que as palavras tem um significado enorme. Quando falamos em significado, podemos nos reportar ao Método Paulo Freire, com as palavras geradoras, palavras que fazem tanta correspondência com o contexto da turma que a alfabetização acontece como que espontaneamente.

Qual a nossa proposta então?

No nosso Colégio alfabetizar é sinônimo de alegria, construção, criatividade, pois formamos leitores e escritores e não meros reprodutores de conceitos sem significados.

Acreditamos no ser humano, acreditamos em uma educação libertária, acreditamos em habilidades e potencialidades e as buscamos em nossas lindas crianças. Uma história vitoriosa começa na Educação Infantil.

ANDREA CASSONECoordenadora da educação infantil e professora do 1º ano.

Foto

: Arq

uivo

Pes

soal

Educ

ação

Page 12: Julho 2014 - vitrinesuldeminas.com.brvitrinesuldeminas.com.br/edicoes/15.pdf · é entrar no jogo 22 Cerimonial Acessoria de Eventos 26 Saúde A saúde começa pela boca 18 Em Vitrine

2322

Org

aniz

ação

de

Even

tos

CERIMONIAL E ASSESSORIADE EVENTOS

Entre as milhares de dúvidas de uma noiva prestes a organizar o casamento, uma delas é se ela pode organizar seu casamento sem a ajuda de um cerimonialista. Para responder a essa e outras perguntas vamos entender do que consiste um cerimonial.

Para que um evento tenha sucesso, seja ele empresarial ou social, são necessários alguns pontos importantes como o planejamento, a programação, a execução e o monitoramento.

O casamento é um evento, e como tal, exige um protocolo. Existem regras específicas para a entrada dos noivos na igreja, lugares corretos para pais, padrinhos – quem fica onde, faz o quê e em que momento. Até mesmo as músicas tem uma sequência lógica e correta.

A empresa de cerimonial pode atuar antes do casamento, nos preparativos, na indicação das empresas parceiras para contratação de serviços de maquiagem e cabelo, buffet, decoração, outras locações necessárias, indicação de recepcionistas, fotógrafos, nos ensaios e até mesmo no local para realização da cerimônia e recepção.

Durante a cerimônia e na recepção, o chamado cerimonial do dia, a empresa acompanha a noiva na realização dos protocolos (cumprimentos, fotografias, buquê, corte do bolo, lembrancinhas, etc...) e repassa tudo que foi contratado:

Qual é o papel da assessoria de eventos e por que pode ser uma boa ideia contratar este serviço.

segurança, fotógrafo, lembranças, dança dos noivos e, após o casamento, ainda organiza os agradecimentos.

Veja as quatro principais razões para contratar um cerimonial

Menos estresse

O cerimonialista tira dos noivos uma série de responsabilidades estressantes, inclusive no dia do evento, que é um dia em que os noivos precisam, acima de tudo, relaxar e curtir. Imagine ter de interromper seu Dia da Noiva para lidar com um fornecedor que atrasou ou não entregou o serviço conforme o combinado.

Fornecedores

Em vez de gastar horas pesquisando serviços e fornecedores, o cerimonialista te indicará as empresas mais adequadas para o que você deseja. Depois de contratados, as responsabilidades com as cobranças de entrega e do que foi contratado são do cerimonial.

Experiência

Se você não tem experiência em organização de eventos - principalmente se o casório for de grande porte - corre grandes riscos de que algo dê errado.

Novas ideias

Muitas noivas sonham com o dia do casamento e, por isso, já têm na cabeça uma ideia precisa do que querem. Mas não custa ter a mente aberta para novas ideias, certo? Como o cerimonialista está presente e ativo no mercado de casamentos, ele está mais por dentro das tendências, novidades do mercado e, principalmente daquilo que pode dar errado e estragar o dia mais importante da sua vida.

Entre as milhares de dúvidas de uma noiva prestes a organizar o casamento, uma delas é se ela pode organizar seu casamento sem a ajuda de um cerimonialista. Para responder a essa e outras perguntas vamos entender do que consiste um cerimonial.

Page 13: Julho 2014 - vitrinesuldeminas.com.brvitrinesuldeminas.com.br/edicoes/15.pdf · é entrar no jogo 22 Cerimonial Acessoria de Eventos 26 Saúde A saúde começa pela boca 18 Em Vitrine

2524

Gas

tron

omia

FONDUE E O INVERNOCOMBINAÇÃO PERFEITA

Em São Lourenço, fondue é uma iguaria que já pode ser encontrada em alguns restaurantes e acaba de ganhar novo incentivo: a Primeira Temporada de Fondue de São Lourenço, que oferece o prato em várias versões. Incentivados pelo São Lourenço Convention & Visitors Bureau, alguns associados se organizaram e mudaram seus cardápios de inverno para se adequarem ao evento.

Gastronomia local ganha charme no inverno com a chegada das fondues.

Além de combinar muito bem com a elegância e o clima de montanha, a fondue traz à São Lourenço mais uma opção à já rica culinária local.

A origem da fondue

Antes de começar, é preciso deixar claro que o correto é a fondue e não o fondue. A palavra é de origem francesa e significa “derreter”. Já a origem do prato é suíça. Os camponeses não tinham como buscar mantimentos na cidade, pois as montanhas e os vales alpinos ficavam cobertos de neve. Abastecidos com pão e vinho, derretiam os restos do queijo que produziam e mergulhavam o pão na mistura fervente. Uma comida simples, saborosa e nutritiva para aguentar o frio.

Alguns afirmam que a fondue foi criada por volta do século XVI-XVII, pois a receita teria chegado à França no século XVII. Outros atribuem sua criação ao período da Segunda Guerra Mundial. Na década de 1950, a iguaria teria começado a ganhar fama em Nova York, quando o chef Conrad Egli, do restaurante Chalet Suísse, incluiu o prato no cardápio e criou a fondue de chocolate para servir como sobremesa.

Com tempo e bem acompanhado

A fondue é uma comida para ser saboreada. Tem todo um ritual: mergulhar o pão no queijo, fritar a carne, escolher o molho, cobrir as frutas com chocolate… não dá pra fazer e comer fondue com pressa, é preciso pelo menos uma hora e meia para “sentir” a refeição. Também não convém estar sozinho. Até pelo ritual que envolve, a fondue é ideal para uma boa conversa entre amigos e familiares ou um jantar romântico para os apaixonados. Também por todas essas características, a iguaria é mais convidativa à noite.

Fonte: Jonei Bauer 24

A fondue é uma comida para ser saboreada. Tem todo um ritual: mergulhar o pão no queijo, fritar a carne, escolher o molho, cobrir as frutas com chocolate… não dá pra fazer e comer fondue com pressa, é preciso pelo menos uma hora e meia para “sentir” a refeição.

Page 14: Julho 2014 - vitrinesuldeminas.com.brvitrinesuldeminas.com.br/edicoes/15.pdf · é entrar no jogo 22 Cerimonial Acessoria de Eventos 26 Saúde A saúde começa pela boca 18 Em Vitrine

2726

Saúd

eA SAÚDE COMEÇAPELA BOCA

Não escovar corretamente os dentes pode acarretar mais problemas do que imaginamos, como males no coração e nos pulmões, que algumas vezes tem sua origem nas infecções orais e nas bactérias provenientes da falta de cuidados com a higiene oral.

Entre os problemas bucais mais comuns na população brasileira está a gengivite e a cárie.

A gengivite, quando não tratada, pode evoluir para a periodontite. As complicações surgem quando a placa bacteriana não é removida e, assim, inicia-se a inflamação da gengiva. Suas características mais conhecidas são a vermelhidão, inchaço, sangramento, mau hálito, mobilidade e pode acabar com a perda dental. Um problema silencioso que compromete toda a estrutura dentária.

Já as cáries, segundo a Associação Brasileira de Odontologia, afetam 60% das crianças e consistem em uma doença infectocontagiosa, ou seja, transmissível.

Cuidar dos dentes não é apenas questão de estética, muito mais importante é como esses cuidados refletem na saúde como um todo.

Entre os motivos que levam ao problema estão, sobretudo, a má alimentação, o que inclui a alta ingestão de açúcar e a falta de higiene.

Se não for diagnosticado rapidamente, esse processo evolui e uma infecção local pode se disseminar para outras partes do organismo.

Apesar de a cárie e a doença periodontal serem os mais comuns problemas bucais, existem outras complicações que merecem destaque e alerta:

Câncer Bucal: é um tumor que pode afetar toda a boca. A incidência é alta no Brasil, com mais de 10 mil novos casos por ano, levando ao óbito cerca de 3.500 pessoas. No início, surge uma ferida indolor, mas que não cicatriza. Os principais fatores de risco são o tabaco, consumo de álcool, má higiene e uso de próteses dentárias mal ajustadas, principalmente acima dos 40 anos.

Herpes: Costuma aparecer depois de situações que provocam baixa resistência imunológica, como o estresse. Pode apresentar ardor, coceira e a região fica mais avermelhada.

Mau hálito: alguns dos fatores são a higiene bucal inadequada, gengivite, ingestão de determinados alimentos, como molhos picantes, tabaco, boca seca e doenças do estômago, fígado e rins.

Aftas: ferimentos na mucosa, de coloração branca e avermelhada. Sem causa específica para seu aparecimento, podem ser consideradas uma alteração no sistema imunológico.

Mas calma, todos esses problemas podem ser tratados, porém os odontólogos alertam os pacientes sobre a importância da prevenção e de diagnósticos prematuros. Para tanto, é preciso visitar periodicamente o dentista, manter uma alimentação saudável, uma higiene oral correta, por meio de escovação dos dentes, da língua e o uso diário de fio dental.

Dra. Bianca Cafasso Murad Mathias CRO MG-34326Dr. Michel Murad CRO MG-5117Especialistas em Implantodontia.

Foto

: Arq

uivo

Pes

soal

Não escovar corretamente os dentes pode acarretar mais problemas do que imaginamos, como males no coração e nos pulmões, que algumas vezes tem sua origem nas infecções orais e nas bactérias provenientes da falta de cuidados com a higiene oral.

Page 15: Julho 2014 - vitrinesuldeminas.com.brvitrinesuldeminas.com.br/edicoes/15.pdf · é entrar no jogo 22 Cerimonial Acessoria de Eventos 26 Saúde A saúde começa pela boca 18 Em Vitrine

28 29

Colu

nist

a Co

nvid

ado

Evento em VitrineDia 30 de junho foi realizado o primeiro Happy Hour em São Lourenço no KiSushi Bar. Iniciativa do Águas da Mantiqueira de Minas com apoio do Sebrae Minas, o evento reuniu empresários da micro região para uma conversa sobre inovação e a rede de negócios que se forma no Sul de Minas.

INOVAÇÃOA ORDEM É ENTRARNO JOGO

A realidade é que muito se fala e pouco se faz em matéria de inovação e esta procrastinação em relação ao tema tende a cobrar um preço elevado. Não inovar significa “ficar parado no tempo”, significa obsolescência e, o mais dramático, implica em perdas significativas para pessoas, empresas, regiões e, por fim, para o país.

A inovação não está na escola, mas poderia estar. Um ambiente propício à mudança e que incentive o pensamento divergente é imperativo para as novas gerações. Precisamos correr atrás do tempo perdido. É olhar menos para trás e mais para frente, uma vez que o futuro já começou. Passamos por uma era de ruptura de modelos – sai a era da informação e entra a era da recomendação. Nesta nova era, as pessoas e empresas que sobreviverão serão aquelas que conseguirem se diferenciar de tal ordem, que possam servir de objeto de recomendação.

Fazer algo inovador é o primeiro passo para ser “recomendável” e aí entrar nas “redes de recomendações”. Hoje, com um clicar no celular ou tablet, faz-se uma referência que pode alavancar negócios e pessoas, agora, o contrário também é verdadeiro.

A reputação de alguém pode ir para o lixo com um simples “clicar”. Isso é preocupante e deveria estar na pauta de reflexão de todos com a seguinte pergunta: “o que eu posso fazer para me diferenciar”, ou ainda, “o que minha empresa pode oferecer de diferente”. Enfim, o que me diferencia dos outros? A resposta à perguntas simples como estas pode fazer a grande diferença, pode colocar um grupo de pessoas na busca pela inovação. A questão não é o que você fez ou faz e sim o que pode ser melhorado ou criado. Nunca o novo foi tão valorizado, saímos dos conceitos de massa e passamos para o da raridade, onde o novo ocupa o lugar do velho, portando, inovar é uma questão de sobrevivência.

Inovar exige sensibilidade na observação do meio ambiente, em tudo que nos cerca. As conexões entre o que pensamos de novo e o que está acontecendo em nosso entorno é a chave para as verdadeiras oportunidades deste novo mundo. As fronteiras se ampliaram, a concorrência também, sendo assim, não basta ter um emaranhado de informações, torna-se necessário conectá-las a uma nova realidade. O mundo digital nos colocou à frente de infinitas possibilidades para inovar, só é preciso buscar as devidas conexões para poder extrair o que de melhor oferece as novas oportunidades.

Dê “adeus” as velhas práticas e busque novos objetivos a partir das oportunidades mais promissoras que estão aparecendo a cada dia. O que você fez no passado pode ter sido excelente, mas não deve servir como única referência, procure observar o potencial das novas oportunidades para estabelecer seus objetivos para o futuro e diante desta realidade, inove. Imagine que inovação é a única coisa permanente em sua vida, de resto, tudo pode mudar.

Bem vindos ao novo. Pense nisso e sucesso.

Claudio Forner Administrador de empresas, consultor, palestrante, autor de 5 livros na área de comercialização internacional, conselheiro de Roberto Justus no Reality Show O Aprendiz em duas temporadas (O sócio e Universitário) e de João Dória Jr. no Aprendiz Empreendedor – 8ª temporada.

Foto

: Arq

uivo

Pes

soal

Inovar exige sensibilidade na observação do meio ambiente, em tudo que nos cerca. As conexões entre o que pensamos de novo e o que está acontecendo em nosso entorno é a chave para as verdadeiras oportunidades deste novo mundo.

28

Page 16: Julho 2014 - vitrinesuldeminas.com.brvitrinesuldeminas.com.br/edicoes/15.pdf · é entrar no jogo 22 Cerimonial Acessoria de Eventos 26 Saúde A saúde começa pela boca 18 Em Vitrine

30 31

Gast

rono

mia

Even

tos

Confira aqui alguns eventos que acontecem em nossa região nos próximos dias . * Os eventos podem sofrer alterações de acordo com o calendário oficial de cada cidade e de seus realizadores.

PELA REGIÃO

Julho

Agosto

30

Page 17: Julho 2014 - vitrinesuldeminas.com.brvitrinesuldeminas.com.br/edicoes/15.pdf · é entrar no jogo 22 Cerimonial Acessoria de Eventos 26 Saúde A saúde começa pela boca 18 Em Vitrine

3332

Empr

eend

edor

ism

oQUANDO A QUALIDADE DE VIDA CONTA

Foi-se o tempo em que para se “fazer a vida” era preciso migrar para um grande centro urbano. Num passado recente, era cada vez mais comum ouvir histórias de pessoas que largaram a vida pacata no interior para tentar a sorte nas capitais. A intensidade do crescimento dessas metrópoles nos últimos anos foi tanta que rapidamente elas ficaram saturadas a ponto de sua estrutura física não mais dar conta de acompanhar as demandas da população crescente. Como se não bastasse, a oferta de serviços e a variedade de produtos disponíveis nessas localidades é tanta que parece já não haver espaço para que novas iniciativas possam prosperar sem antes passarem por um calvário que nem sempre é o ideal de vida do investidor.

O custo de vida cada vez mais elevado, aliado a questões de outras ordens, como a mobilidade e segurança nas grandes cidades, vem fazendo com que cada vez mais pessoas cogitem abandoná-las rumo a uma vida mais tranquila, sem que isso signifique perda nos rendimentos. Com esse espírito, diversos empresários e investidores buscam em cidades como São Lourenço o espaço ideal para prosperarem economicamente e também para terem tranquilidade e levarem a vida que desejam, sem a necessidade de abrir tantas concessões ou fazerem tantos sacrifícios para que as chances de sucesso nos negócios aumentem.

Nos últimos anos, em toda a região, foi possível perceber um crescimento no número de novos habitantes que vieram para viver e trabalhar, trazendo diversos perfis de históricos pessoais e profissionais. Isso, sem dúvida alguma, impulsiona a economia regional. Não só por diversificar as atividades disponíveis, aumentando a oferta de vagas de trabalho e injetando mais recursos no cotidiano das cidades que compõem nossa região, mas também pela troca de experiências, vivências e informações. Algo único e do mais alto valor, ainda mais quando tem a ver com o segmento de atendimento direto ao público.

Investidores buscam alternativas no interior como forma de aliar os ganhos financeiros com melhorias no estilo de vida.

Os mais novos – e bons exemplos

Dois nichos de mercado que já são sucesso em diversas localidades pelo país, acabam de ter representantes por aqui. Trata-se de uma loja da rede Yogo Fruz e de um empório voltado ao comércio de cervejas “gourmet”, artesanais e de alta qualidade, com uma vasta oferta de rótulos – a Circuito da Cerveja.

No caso da Yogo Fruz, a franquia já tem como foco apostar no mercado das cidades do interior, ainda carente de opções no segmento. O que fica bem ilustrado pelas palavras de Flavio Nierere, franqueador da rede: “Escolhemos São Lourenço estrategicamente, pelo fato de que a região tem grande potencial econômico ainda pouco explorado pelo setor alimentício e por acreditarmos no potencial da cidade em elevar ainda mais o nome da Yogo Fruz em todo o Sul de Minas. Além disso, uma cidade tão charmosa como São Lourenço merece uma loja do nível da Yogo Fruz.”

O responsável pela Circuito da Cerveja, Leonardo Couto, deixou uma sólida carreira na área de Tecnologia da Informação (TI) em Belo Horizonte para vir morar e investir no Circuito das Águas, residindo em Baependi e abrindo seu próprio negócio em São Lourenço. Ele tem opinião parecida à de Nierere quanto ao porquê de ter escolhido São Lourenço: “Escolhi a região basicamente pela qualidade de vida que ela proporciona , o potencial para absorver novas tendências e negócios e principalmente pela simpatia e acolhimento do seu povo”.

A região parece mesmo estar de braços abertos para que novos perfis de negócio se instalem, dado o otimismo destes e de outros que recentemente optaram por trocar a correria e a insegurança por qualidade de vida. Já a população local agradece, ainda mais por saber que pode esperar bons efeitos com a chegada dos novos empreendimentos, que irão mudar a rotina local na busca de qualidade nos atendimentos e inovação nos produtos oferecidos a seus clientes.

Por João Carvalho

Page 18: Julho 2014 - vitrinesuldeminas.com.brvitrinesuldeminas.com.br/edicoes/15.pdf · é entrar no jogo 22 Cerimonial Acessoria de Eventos 26 Saúde A saúde começa pela boca 18 Em Vitrine

34 35

Page 19: Julho 2014 - vitrinesuldeminas.com.brvitrinesuldeminas.com.br/edicoes/15.pdf · é entrar no jogo 22 Cerimonial Acessoria de Eventos 26 Saúde A saúde começa pela boca 18 Em Vitrine