Junior Achievement Portugal - Newsletter Dezembro

5

description

Newsletter mensal da Junior Achievement Portugal

Transcript of Junior Achievement Portugal - Newsletter Dezembro

Page 1: Junior Achievement Portugal - Newsletter Dezembro
Page 2: Junior Achievement Portugal - Newsletter Dezembro

JAP entrega prémios do ano lectivo 2011/2012 no seu 7º aniversário.

No passado dia 23 de novembro, a Junior Achievement Portugal festejou o seu 7º aniversário no Museu da Electricidade, em Lisboa.

Para além de celebrar os números da Associação, o evento serviu também para entregar os prémios da Junior Achievement Portugal relativos ao ano letivo 2011/2012, homenageando os voluntários, alunos, professores, associados e personalidades que mais se destacaram no ano letivo passado.

Menções Honrosas

Escola Profissional de Rio Maior — A Escola Profissional de Rio Maior participa ativamente nos programas da associação desde o ano letivo passado e alcançou duas etapas importantes do Programa A Empresa: A Feira Ilimitada e a Competição Nacional.

Miguel Gonçalves — foi voluntário no programa A Empresa da JAP. Ao longo do ano lectivo passado acompanhou as alunas da mini-empresa Expand-IT Enterprise, vencedoras da Feira Ilimitada e representantes da JAP na JA-YE Europe Trade Fair 2012, onde venceram o Accenture Enterprise without Boarders Collaboration Award.

Luís Viseu — A terceira e última menção honrosa foi entregue ao consultor de informática da Vieira de Almeida & Advogados que está com a JAP desde o momento um, apoiando a associação em todos os serviços informáticos.

Agrupamento do Ano

O vencedor da categoria "Agrupamento do Ano" foi Agrupamento de Escolas Conde de Oeiras - Um agrupamento empreendedor,

que ano após ano recebe os programas da JAP com entusiasmo e vontade de capacitar os seus alunos com competências ligadas ao empreendedorismo.

Professor do Ano

Ensino Básico — A Professora Marília Raimundo do Agrupamento de Escolas Conde de Oeiras foi a grande vencedora do Prémio Professor do Ano para o Ensino Básico. A vencedora acompanha os programas da JAP desde o primeiro ano da associação, participa em todos os eventos e motiva os seus alunos a serem jovens mais empreendedores.

Ensino Secundário — A vencedora desta categoria foi a Professora Amanda Chohfi que participou pela primeira vez no programa A Empresa no ano letivo passado. Motivou de forma incansável as cinco alunas e conduziu-as à JA-YE Europe Trade Fair 2012, onde venceram um prémio europeu.

Ensino Universitário — João José Pinto Ferreira, foi um dos professores que abraçou o início do Start Up Programme em 2008/2009. Desde então, contribuiu para que o programa crescesse exponencialmente na Universidade do Porto.

Aluno do Ano

Ensino Básico — A nossa aluna Carolina Torneiro do Colégio Mira Rio, conseguiu a distinção de Aluna do Ano do Ensino Básico. A Carolina participou nos programas Economia para

Sucesso, Creativity & Innovation Challenge e representou Portugal em Bruxelas no JA-YE Europe Innovation Camp.

Ensino Secundário - O Fábio Abreu, antigo aluno da ATEC de Matosinhos, venceu a competição nacional do programa A Empresa, com a sua mini-empresa ICTUS e foi distinguido com o prémio Alumni Leadership Award na Competição Europeia. Este prémio deu-lhe a oportunidade de conhecer o dia-a-dia do Presidente da Euronext em Bruxelas, no passado mês de outubro.

Ensino Universitário — O vencedor desta categoria foi um aluno cuja equipa se classificou em 3º lugar na Competição Nacional do Start Up Programme, a UZMI. O Diogo Lopes manteve a vontade de dar continuidade ao seu projecto e à sua ligação à JAP. Participou no Sci-Preneurshio 24 Hour Student Contest da INTEL em Barcelona no mês de outubro. (…)

Nesta edição:

Prémios JAP

Um Natal

Empreendedor

Braço Direito—Um

dia no teu Futuro

Sessões de

Formação—

Programas do Ensino

Básico

JAP no Kidstuff

Global Enterprise

Project

Dezembro 2012

Siga-nos em www.japortugal.org

Breves:

A Junior Achievement Portugal está no Facebook. Acompanhe todas a s novidades e fotografias dos nossos

programas aqui .

Os Vencedores JAP

Page 3: Junior Achievement Portugal - Newsletter Dezembro

Interlocutor do Ano

O Interlocutor tem para a JAP um papel fundamental no bom funcionamento dos programas. A vencedora desta categoria, Margarida Bleck da Silva, do Montepio é um exemplo de interlocutora para nós: é empenhada, tem uma grande ligação à JAP, motiva os colaboradores e está sempre pronta a ajudar a associação.

Voluntário do Ano

Ensino Básico — O voluntário Sérgio Ribeiro da EDP, participou em dois programas da JAP no ano letivo 2011/2012, tendo contribuído para o futuro empreendedor de vários jovens.

Ensino Secundário — O voluntário Pedro Cruz Gonçalves da Morais Leitão acompanhou a mini-empresa ICTUS durante o ano lectivo passado. Inspirou e deixou-se inspirar, levando os alunos da ATEC ao 1º lugar da Competição Nacional do programa A Empresa.

Ensino Universitário — Pela 4ª vez consecutiva, o voluntário do Millenium Bcp, João Branco, participou no Start Up Programme e mais uma vez ajudou de forma incansável a sua turma.

Parceiro do Ano

As parcerias têm um papel fundamental no crescimento da JAP. Sermos o parceiro escolhido para fazer parte da estratégia municipal de educação para o empreendedorismo nas escolas da Câmara Municipal de Lisboa é para a Associação um privilégio.

O Prémio foi recebido pela Vereadora de Economia e Inovação , Graça Fonseca.

Associado do Ano

Valores Absolutos - A Sonae foi a empresa associada com o maior número de voluntários, com um total de 203 participantes nos programas da JAP.

Valores Relativos - O Associado Porto Business School, venceu o prémio Associado do Ano em valores relativos , através da participação de 8 voluntários nos programas JAP em 2011/2012, que representam 33% dos colaboradores da entidade.

Prémio Junior Achievement Portugal

O Prémio Junior Achievement Portugal, distingue uma personalidade que, por diversas razões, tem tido uma participação e envolvimento muito relevantes na vida da

JAP. Este ano o prémio foi atribuído a Luísa Campos Lopes, da consultora Egon Zehnder, que está com a Associação desde o primeiro minuto.

O GEP é um projeto para alunos do secundário e profissional que têm voluntários de empresas

associadas do "European Round Table of Industrialist “-

no caso português a Siemens e a Sonae.

O objetivo é promover uma maior compreensão e consciencialização dos jovens sobre empreendedorismo e globalização, algo que precisam para ter sucesso na economia global.

Junior

Achievement

Portugal

Dezembro 2012

Breves:

Kidstuff A Junior Achievement Portugal participou na Kidstuff 2012 durante os dias 5, 6 e 7 de Dezembro na Fil de Lisboa. Veja o vídeo aqui.

Siga-nos em www.japortugal.org

Próximos Eventos

3 de janeiro Início dos Programas JAP do Ensino Básico.

8 de janeiro Alunos do ensino bási-co e superior são

recebidos por V. Ex.ª Presidente da República Anibal Cavaco Silva.

Janeiro Sessões GEP

Um Natal Empreendedor

Global Enterprise Project

Page 4: Junior Achievement Portugal - Newsletter Dezembro

Dezembro 2012

Siga-nos em www.japortugal.org

“Foi fantástico”, começou por dizer o Administrador da Caixa Geral de Depósitos, Nuno Fernandes Thomaz, sobre a sua experiência no programa Braço Direito – Um dia no Teu Futuro da JAP.

Para celebrar a Semana Global do Empreendedorismo (SGE), a JAP levou 150 alunos ao local de trabalho de 150 voluntários de várias empresas associadas da organização. A SGE, que abordámos na edição anterior da nossa Newsletter, foi iniciada em 2004, pelo ex-primeiro-ministro britânico Gordon Brown e por Carl Schramm, presidente e CEO da Ewing Marion Kauffman Foundation. A edição deste ano inspirou pessoas em toda a parte do mundo através de atividades locais, nacionais e globais, projetadas para ajudá-las a explorar o seu potencial autocriativo, inovador e empreendedor, em 136 Países em simultâneo.

Considera importante haver este tipo de iniciativas no ambiente escolar ?

Vasco Trigoso da Cunha, Administrador da Brisa Operação e Manutenção, vê este tipo de iniciativas no ambiente escolar como algo “ de extrema importância”. Considera que “colocar os alunos perante ambientes que lhes são totalmente desconhecidos mas que provavelmente serão os seus futuros, desafia-os, desperta-os e interessa-os por realidades sobre as quais nunca pensaram muito, sendo que umas os interessam mais que outras, podendo motivar, escolhas/opções mais corretas”.

O que é o marcou mais ?

“Ver a realidade da atividade profissional pelos olhos de alguém que não tinha qualquer informação sobre a mesma” respondeu Ana Grade, Diretora do Departamento de Gestão Comercial da SIBS FORWARD PAYMENTS SOLUTIONS. Para João Franco do Carmo, Head of Compliance, Secretário da Sociedade e

Responsável Jurídico do Grupo SIBS, o mais gratificante foi sentir que contribuiu “para desmistificar alguns mitos acerca do mundo do trabalho e para alertar a aluna para a necessidade, cada vez maior, que um jovem tem de fazer apostas fortes nos seus estudos e escolhas muito racionais, logo desde cedo, que mais tarde lhe deem as melhores armas possíveis para o mundo do trabalho, sobretudo no cenário muito difícil em que vivemos”.

1113 alunos já participaram no programa Braço Direito

Os alunos da JAP são empreendedores e têm vontade de vencer no futuro. O entusiasmo com que vivem os nossos programas e em particular o Braço Direito – Um dia no Teu Futuro, contagia também o dia dos nossos voluntários. “O interesse e a forma desarmante como as questões foram colocadas, procurando saber sempre mais e tentando traduzir tudo para um código próprio da idade “ ou é preto ou é branco” sem lugar para meias tintas (…), obriga-nos simplificar o que com o andar dos tempos tendemos a complicar”, partilhou Vasco Trigoso da Cunha.

Filipe Mugeiro, do Colégio São João de Brito, foi um dos alunos participantes nesta edição do programa e para ele, o seu maior desafio caso fosse contratado pela Accenture Portugal, empresa que o recebeu por um dia de trabalho, seria “corresponder às expectativas” das pessoas que o contrataram. Depois de participar no programa, um dos desafios que quer abraçar quando for um profissional passa por ajudar outras pessoas a definir o seu futuro.

A importância do programa da JAP é inequívoca para os nossos voluntários. “ (…) Gostaria imenso que o meu filho pudesse fazer exatamente este tipo de programa e pudesse testemunhar o que a Carolina hoje aqui testemunhou”, disse Nuno Fernandes Thomaz.

O programa Braço Direito – Um dia no Futuro, levou até hoje 1113 alunos às empresas de 1050 voluntários desde a primeira edição em 2005.

Veja todos os vídeos e fotografias no nosso Facebook e canal de Youtube.

Braço Direito - Um dia no teu Futuro.

Breves:

A Junior Achievement Portugal está no Youtube. Subscreva o nosso canal e veja em primeira mão todos os vídeos da JAP. Aqui.

Carolina Vacas - Acompanhou o Administrador da CGD Nuno

Fernandes Thomaz

A Voluntária Susana Schmitz com o seu aluno Braço Direito

Leandro Cravo

Page 5: Junior Achievement Portugal - Newsletter Dezembro

Dezembro 2012