Junior Achievement SC - Relatório de atividades 2012

13
Relatório de Atividades 2012

description

Relatório de atividades Junior Achievement SC - 2012

Transcript of Junior Achievement SC - Relatório de atividades 2012

Page 1: Junior Achievement SC - Relatório de atividades 2012

Relatóriode Atividades

2012

Page 2: Junior Achievement SC - Relatório de atividades 2012

“Marco de nossos 15 anos de atividades, 2012 já seria histórico por si só, mas ganhou ainda mais importância diante dos expressivos resultados alcançados. Fechamos o período com um crescimento de quase 15%, grandes avanços institucionais e da efetividade das ações desenvolvidas.Crescer com qualidade é fundamental e democratizar as iniciativas para um número ainda maior de jovens é um dos principais objetivos da Junior Achievement.

Porém nosso país carrega um pesado fardo de desequilíbrio social e a Junior Achievement está associada aos esforços para construir um futuro mais justo, e, na mesma proporção, ético e sustentável. É o que fazemos lidando com o conhecimento, insumo mais importante do mundo contemporâneo. De algum modo, conseguimos dar sentido à educação desenvolvida pelas escolas e instituições de ensino, adicionando conteúdo às carreiras e às vidas desses jovens.

Portanto, os 15 anos de trabalho da Junior Achievement representaram uma construção e uma caminhada de tamanha grandeza que sua narrativa é muito mais difícil do que foi esse período de trabalho. As dificuldades do início estão combinadas com o apoio e a solidariedade de quem foi parceiro de primeira hora. Afinal, a responsabilidade de implantar em nosso estado as bases de uma iniciativa quase centenária e bem-sucedida em todos os continentes do planeta significou um desafio ímpar aos que deram os primeiros passos.

Desafio que só foi vencido pelo perfil de nosso estado, cujo povo é empreendedor por natureza - basta conhecer as histórias familiares que construíram grandes marcas em nosso país. Tal característica empreendedora dos catarinenses representou a diferença. Esta simbiose entre o perfil da Junior Achievement e dos catarinenses resultou em uma construção de alicerces sólidos, capazes de serem aproveitados pelas gerações que nos sucederam, na mesma lógica dos pioneiros da instituição, há quase um século. Embora nossa memória seja por amostragem, para não cometermos injustiças, a homenagem é extensiva a todos. Nesse caso, não temos coadjuvantes, todos foram protagonistas.

Os 15 anos que comemoramos são apenas uma centelha no contexto da história, todavia, entre os que viveram a Junior Achievement, significam grandes momentos pessoais, de amizade e crescimento pessoal. Afinal, a Junior Achievement não é só um conjunto de estatísticas, envolvendo empresas, escolas, voluntários e público atendido. Somos o sorriso de cada um que se realizou ao exercer o digno e construtivo papel de integrar a instituição.

No documento que produzimos, o que mais encontramos é satisfação e gratidão. Um exemplo de que somos todos protagonistas por um mundo melhor.”

Diretor-Executivo

Somos todos protagonistas

Filosofia Junior Achievement

“A vida é um caminho, não um destino;e você é o arquiteto do seu caminho.”

Page 3: Junior Achievement SC - Relatório de atividades 2012

A Junior Achievement é considerada a maior e mais antiga organização de educação prática em economia e negócios do mundo. Está presente em 118 países, beneficiando 10,6 milhões de jovens a cada ano.

O objetivo da entidade é despertar nos jovens o espírito empreendedor, estimular seu desenvolvimento pessoal, proporcionar uma visão clara sobre o mundo dos negócios, facilitando assim seu acesso ao mercado de trabalho. Criada, mantida e administrada por empresas privadas, a entidade, através de voluntários e da parceria com escolas e entidades, inspira e ensina os jovens a empreender.

empreender amanhãAprender hoje para

EDITORIAL | DIRETORIAEDITORIAL | DIRETORIA

Page 4: Junior Achievement SC - Relatório de atividades 2012

A Junior Achievement está presente nos 26 Estados brasileiros e no Distrito Federal. Mais de 3 milhões de jovens já participaram dos programas da entidade desenvolvidos por voluntários corporativos.

Inspirar jovens a empreender.

Biguaçu Florianópolis PalhoçaSão João BatistaSão JoséTijucas

Chapecó ItapirangaSão Lourenço do Oeste São Miguel do OesteSearaXanxerê

CaçadorCampos NovosCapinzal ConcórdiaFraiburgoJoaçabaLuzernaVideira

AraranguáCapivari de BaixoCriciúmaTubarão

Balneário Camboriú Blumenau Brusque GasparIndaialItajaíPomerodeRio do Sul Schroeder Taió

Campo Belo do SulCorreia PintoCuritibanosLagesOtacílio Costa

Canoinhas CorupáGuaramirimJaraguá do SulJoinville MafraSão Bento do SulRio Negrinho

ENTIDADE | MISSÃOENTIDADE | MISSÃO

A Junior Achievementno Brasil

NossaMissão

Área de atuação

Page 5: Junior Achievement SC - Relatório de atividades 2012

NOSSO PLANETA, NOSSA CASAAplicado para alunos do 4º e 5º ano, o programa tem como objetivo conscientizar os jovens sobre a importância do desenvolvimento sustentável e do consumo consciente. Através de atividades aplicadas pelo professor, em sala de aula, os alunos aprendem sobre a importância da preservação do meio ambiente e o seu compromisso socioambiental.

INTRODUÇÃO AO MUNDO DOS NEGÓCIOSComplementa o currículo básico com conceitos, habilidades e princípios básicos da administração de empresas. Através de informações teóricas e práticas, os alunos do 6º e 7º ano aprendem sobre a organização e operação de negócios em um sistema de livre iniciativa. É desenvolvido em sala de aula, durante cinco encontros semanais. São utilizadas dinâmicas que incluem jogos, palavras cruzadas, trabalhos em grupo e simulações.

NOSSO MUNDOEnsina alunos do 7º ano do Ensino Fundamental a compreender os aspectos fundamentais do comércio global. Assim, eles entendem o papel das trocas entre os países, o marketing internacional, os efeitos da globalização, a importação e a exportação. É desenvolvido em sala de aula, durante cinco encontros semanais. Utiliza exercícios de simulação e o desenvolvimento de um plano de marketing internacional.

ECONOMIA PESSOALDurante 8 aulas, em horário curricular, os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental são orientados a descobrir seu potencial e explorar opções de carreira. Além de reforçar o valor da educação, ensina a planejar seus investimentos e gastar com sabedoria, preparar o orçamento pessoal, montar um orçamento familiar mensal, o uso do crédito, suas vantagens e consequências. Para motivar os alunos, são adotadas técnicas participativas que incluem trabalhos em grupo, simulações, jogos e diálogos orientados.

AS VANTAGENS DE PERMANECER NA ESCOLAO programa é desenvolvido apenas em escolas públicas, com jovens do 9º ano do Ensino Fundamental. Tem como objetivo evitar a evasão escolar, mostrando a importância dos estudos em uma carreira de sucesso. Os jovens têm a oportunidade de conhecer e trocar experiências com um executivo catarinense durante um período de 4 horas.

ATITUDE PELO PLANETADesenvolvido em 5 horas/aula, com alunos do Ensino Médio, tem como objetivo conscientizar os jovens sobre o valor do desenvolvimento sustentável e da biodiversidade. Busca a reflexão crítica sobre os problemas socioambientais contemporâneos e a compreensão da importância dos recursos naturais.

VAMOS FALAR DE ÉTICACom objetivo de levar para a sala de aula reflexões sobre o conceito de ética em nossa sociedade, alunos do Ensino Médio desenvolvem seu senso crítico, avaliam seus comportamentos e atitudes nos âmbitos pessoais e profissionais e as consequências de seus atos para a sociedade, compreendendo melhor o seu papel como cidadãos.

MINIEMPRESAAplicado aos alunos do 2º ano do Ensino Médio, agrega à educação formal uma vivência prática de organização e operação de uma empresa, promovendo a troca de experiências e o desenvolvimento de lideranças. Através do método “aprender-fazendo”, 30 jovens, durante 15 encontros semanais, escolhem um produto a ser produzido e comercializado, levantam o capital necessário para iniciar o empreendimento, organizam a administração, elegem um presidente e seus diretores, compram matérias-primas, pagam salários e comissões, recolhem encargos e impostos. No final de 15 jornadas, a empresa é encerrada e seu resultado financeiro é dividido entre os acionistas. Os encargos e impostos são doados a uma instituição beneficente, à escolha da Miniempresa.

SIMULADOR DE NEGÓCIOS – MESE O MESE – Management and Economic Simulation Exercise é um Exercício de Simulação Administrativa e Econômica criado pela Universidade de Harward com apoio da HP - Hewlett Packard. Neste jogo de empresas virtuais, jovens entre 16 e 25 anos tomam decisões estratégicas semanais acerca de uma empresa que fabrica e comercializa o produto ECOPEN, uma caneta revolucionária que armazena informações e as reescreve automaticamente. É desenvolvido em sete semanas, em mercados organizados, com capacidade para oito empresas com, no máximo, 5 integrantes cada.

CONCURSO SABER CRESCERO Concurso Saber Crescer tem como objetivo complementar a aprendizagem dos jovens participantes de Programas de Educação Financeira da Junior Achievement, de forma lúdica, através de diferentes meios como Quiz, Cursos Online, Fórum e Canal Interativo. O propósito, ao utilizar este recurso, é garantir um trabalho contínuo de capacitação, estimulado por uma ferramenta moderna e atrativa.

EMPRESÁRIO-SOMBRA POR UM DIADurante um dia, jovens entre 16 e 20 anos têm a oportunidade de seguir os passos de um executivo na sua jornada de trabalho, desde as primeiras atividades, passando por reuniões de negócios, visitas a clientes e demais tarefas rotineiras. O objetivo é proporcionar uma visão realista do mundo do trabalho, mostrando de que maneira os conhecimentos adquiridos em sala de aula podem ser aplicados na sua carreira.

Nossos programas em 2012

NOSSOS PROGRAMASNOSSOS PROGRAMAS

Page 6: Junior Achievement SC - Relatório de atividades 2012

1533875

5800

8150

1003011696

14962

18173

2222420322

20200

2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009

30100

2010

37592

2011

JovensNúmero de jovens participantesentre os anos de 1997 e 2012

43100

201297-99

157 171

230

300

340

444

527551

600

701

510

97-99 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009

742

2010

1204

2011

Número de voluntáriosentre os anos de 1997 e 2012

Voluntários 1480

2012

24 25

46

66

9398

93

116109

98 99

97-99 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009

111

2010

165

2011

EscolasNúmero de escolas participantesentre os anos de 1997 e 2012

196

2012

RESULTADOS 1997 - 2010

Resultados 1997-2012

RESULTADOS 1997 - 2012

Page 7: Junior Achievement SC - Relatório de atividades 2012

Associação Lageana de Assistência aos MenoresBairro da JuventudeCEDUP Hermann HeringCEMATEPCACentro Cultural Escrava AnastáciaCentro Educacional Roberto TrompowskyCIEE - 14 unidadesColégio Bom JesusColégio CatarinenseColégio da LagoaColégio Dom Jaime CâmaraColégio Elisa AndreoliColégio GeraçãoColégio José Elias MoreiraColegio Luterano Santissima TrindadeColégio Madre Francisca LampelColégio Marista - CriciúmaColégio Municipal Maria Luiza de MeloColégio Nossa Senhora de FátimaColégio Policial Militar Feliciano Nunes PiresColégio Santa CatarinaColégio Santa Rosa de LimaColégio SuperativoEB João Alfredo RohrEB Marechal RondonEBM Adelaide StarkeEBM Alberto SteinEBM Almirante TamandaréEBM Anita GaribaldiEBM Conselheiro MafraEBM Duque de CaxiasEBM Jornalista Caldas JuniorEBM Lauro MullerEBM Machado de AssisEBM Nemésia MargaridaEBM Norma HuberEBM Patricia Helena PegorinEBM Prof.ª Anna Alves DiasEBM Vereadora Albertina Krummel MacielEBM Vidal RamosEducandário Imaculada ConceiçãoEEB Batalha da SilveiraEEB Bruno HoeltgebaumEEB Carlos TechentinEEB Cecília Rosa LopesEEB Cel. Pedro FeddersenEEB Dep. Nelson PedriniEEB Dolores Krauss

EEB Francisco TolentinoEEB Frei GodofredoEEB Frei NicodemosEEB Germano TimmEEB Godol!n Nunes de SouzaEEB Hilda Teodoro VieiraEEB Holanda Marcellino GonçalvesEEB João ColinEEB Jornalista Jairo CalladoEEB José BoiteuxEEB Laurita Dutra de SouzaEEB Lauro MullerEEB Leonor de BarrosEEB Major Otacílio CoutoEEB Nossa Senhora do RosárioEEB Padre AnchietaEEB Pedro IIEEB Pero Vaz de CaminhaEEB Placido Olimpio de OliveiraEEB Presidente RooseveltEEB Prof. Henrique StodieckEEB Prof. Honório MirandaEEB Prof. João WidemannEEB Prof. Laércio Caldeira de AndradaEEB Prof.ª Zélia ScharfEEB Raulino HornEEB Rosinha CamposEEB São JoseEEB Simão José HessEEB Vidal Ramos JuniorEEB Vitorio Anacleto CardosoEEF José Vieira CorteEEF Rui BarbosaEEF Venceslau BuenoEEM Celso RamosEM Ada Sant'Anna da SilveiraEM Casimiro de AbreuEM Maria Luiza de MeloEMEB Aline Giovana SchmittEMEB Belizária RodriguesEMEB Cel. Manoel Thiago de CastroEMEB Dom Daniel HostinEMEB Emília Furtado RamosEMEB Escola Itineranre José Joaquim de Lima XavierEMEB Frei BernardinoEMEB Izidoro MarinEMEB Lupércio de Oliveira Koeche

EMEB MutirãoEMEB Nossa Senhora da PenhaEMEB Nossa Senhora dos PrazeresEMEB Ondina Neves BleyerEMEB Osni de Medeiros RégisEMEB Prof. Antonio Joaquim HenriquesEMEB Prof. Eduardo Pedro AmaralEMEB Prof.ª Fausta RathEMEB Santa HelenaEMEB São VicenteEMEB Saul AthaydeEMEB Suzana Albino FrançaEMEF Itinerante Maria Alice Wolff de SouzaEscola Basica Galeazzo PaganelliEscola Básica Vitorio RomanEscola COCEscola Desdobrada de JurerêEscola DinâmicaEscola Jovem de São JoséEscola Municipal Frida RegensburgerEscola Municipal Nossa Senhora de LourdesETEVIFUCAS - 2 unidadesIn Company - AjorpemeIn Company - AvaíIn Company - CremerIn Company - FLEXIn Company - Grupo LinceIn Company - IELIn Company - SENIORIn Company - UnimedIn Company - WEGInstituto Estadual de EducaçãoInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnoligia de SC - IFSC Campus FpolisInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnoligia de SC - IFSC Campus LagesInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnoligia de SC - IFSC Campus São JoséPro FamíliaProjeto Pescar - 12 unidadesProjeto Verde VivaPromenorSENAC - 27 unidadesSENAI - 48 unidades

Resultados

RESULTADOS 2010 RESULTADOS 2012

em 2012

Alunos Turmas Escolas Voluntários

3.393 146 62 130

3.954 155 44 166

1.203 42 21 45

4.531 162 48 179

14.512 464 36 300

7.406 268 46 240

602 27 24 112

724 - 12 -

6.507 233 44 230

131 32 15 -

137 - 20 137

43.100 1.529 196 1.480

Programas

Nosso Planeta, Nossa Casa

Introdução ao Mundo dos Negócios

Nosso Mundo

Economia Pessoal

As Vantagens de Permanecer na Escola

Atitude Pelo Planeta

Miniempresa

Saber Crescer

Vamos Falar de Ética

Mese

Empresário-Sombra Por Um Dia

TOTAL

Page 8: Junior Achievement SC - Relatório de atividades 2012

Balanços patrimoniais em 31 de dezembro de 2012 e 2011

ATIVO(Valores expressos em Reais)

Ativo circulanteDisponibilidades

Adiantamentos

Total do ativo circulante

Ativo não-circulante

Imobilizado líquido

Total do ativo não-circulante

Total do ativo

2012

262.396,08

-

262.396,08

12.843,44

12.843,44

275.477,85

2011

201.953,64

4.476,83

206.430,47

17.204,34

17.204,34

223.634,81

Demonstrações do superávit ou dé!citpara os exercícios !ndos em 31 de dezembro de 2012 e 2011

(Valores expressos em Reais)

2012 2011

Receita bruta com doações

( - ) Custo dos projetos

( = ) Superávit bruto

(+/-) Despesas e receitas operacionais

Administrativas

Despesas financeiras

Receitas financeiras

( = ) Superávit ou dé!cit do exercício

814.594,28 652.413,82

(276.385,97) (221.657,50)

538.208,31 430.756,32

(1.901,17) (1.901,17)

15.412,61 15.412,61

(477.128,54) (390.884,21)

(484.847,03) (404.395,65)

61.079,77 39.872,11

Balanços patrimoniais em 31 de dezembro de 2012 e 2011(Valores expressos em Reais)

PASSIVO E PATRIMÔNIO SOCIAL

2012 2011

Fornecedores

Passivo circulante

- 2.511,70Obrigações sociais 18.406,57 25.847,55Obrigações fiscais 5.354,63 4.638,68 Outras obrigações 950,00 950,00

Total do passivo circulante 24.711,20 33.947,93

Patrimônio social

Superávit Acumulado 250.766,65 217.495,25 - (27.808,37)Dé!cit Acumulado

250.766,65 189.686,88

Total do passivo e do patrimônio social 275.477,85 223.634,81

Demonstrações dos "uxos de caixa para exercícios!ndos em 31 de dezembro de 2012 e 2011

(Valores expressos em Reais)

2012 2011

Superávit/dé!cit do exercício

Depreciações e amortizações

Das atividades operacionais

Ajustes para conciliar o resultado às disponibilidades geradas pelas atividades operacionais

61.079,77 39.872,11

AdiantamentosDecréscimos (acréscimos) em ativos

4.476,83 (3.956,83)Impostos a Recuperar (238.33) -

Fornecedores

(Decréscimos) acréscimos em passivos

Caixa proveniente das operações

(2.511,70) (324,83)

Acréscimo do imobilizadoEmpréstimos tomados

Fluxo de caixa das atividades de investimento

(1.706,00) (6.275,00)- 950,00

No início do exercício

Caixa e equivalente de caixa

201.953,64 145.993,94

No !nal do exercício 262.396,08 201.953,64

Obrigações sociais (7.440,98) 19.521,30 Obrigações !scais 715,95 439,77

6.066,90 5.733,18

62.148,44 61.284,70

Caixa líquido aplicados nas atividadesde investimento (1.706,00) (5.325,00)

Caixa líquido proveniente das (aplicados nas) atividades operacionais 62.148,44 61.284,70

Redução líquida de caixa e equivalentede caixa 60.442,44

Redução líquida de caixa e equivalentede caixa

60.442,44 55.959,70

55.959,70

Patrimônio social

Saldos em 31 de dezembro de 2010 149.814,77

Superávit do exercício 39.872,11

Saldos em 31 de dezembro de 2011 189.686,88

Superávit do exercício 61.079,77

Saldos em 31 de dezembro de 2012 250.766,65

(Valores expressos em Reais)

Demonstrações das mutações do patrimônio socialpara os exercícios !ndos em 31 de dezembro de 2012 e 2011

Associação Junior Achievement de Santa CatarinaCNPJ - 01.852.526/0001-62

BALANÇO PATRIMONIAL

Page 9: Junior Achievement SC - Relatório de atividades 2012

OBRIGADO

Galeria de Voluntários

GALERIA DE VOLUNTÁRIOS 2012

Page 10: Junior Achievement SC - Relatório de atividades 2012

Terceira unidade no Brasil, a Junior Achievement de Santa Catarina chega aos 15 anos com um balanço muito favorável – em 2012, 43.100 jovens participaram dos programas da entidade em quase 200 escolas catarinenses. “Nosso começo, como costuma ser a regra, foi pontuado de muitas dificuldades”, lembra Evandro Carlos Badin, diretor-executivo. “O primeiro semestre teve apenas duas escolas e 72 jovens participantes do Programa Miniempresa. Sem o apoio e o envolvimento da Junior Achievement do Rio Grande do Sul nossos primeiros passos teriam sido impraticáveis”, assegura ele, que também se lembra da primeira sede, em instalações cedidas pela Aemflo/CDL São José.

“Foi um desafio de muito significado, pelo perfil empreendedor do estado, que não permitia o insucesso”, acrescenta o diretor. Mas desde 16 de maio de 1997 os resultados seguem em espiral crescente. Alguns personagens marcaram o princípio da jornada – caso dos empresários José Pedro Pacheco Sirotsky e Ricardo Dalcanale Bornhausen, que presidiram os conselhos Consultivo e Diretor, respectivamente. “Nosso apoio se justificou porque a Junior é um dos principais laboratórios de desenvolvimento de empreendedores no mundo”, explica Sirotsky. Badin também resgata a participação dos primeiros voluntários - do Grupo RBS, da agroindústria Macedo Koerich (atual Tyson), lojas Makenji, Sebrae/SC e Sulcatarinense Construções e Mineração.

Ao longo dos 15 anos a Junior contabilizou a parceria de quase 200 empresas e 7.959 voluntários. “Mais de 240 mil jovens tiveram a oportunidade de conhecer nossas dinâmicas e experimentar o gostinho da livre-iniciativa”, diz o ex-presidente do Conselho Diretor, Mauro Poy, que ressalta aspectos éticos e sustentáveis dos programas. “Não nos limitamos a fomentar o empreendedorismo, estamos empenhados na construção de cidadãos”, complementa.

Construção, aliás, é outra palavra que exprime o esforço da Junior Achievement nos últimos 15 anos. Na comemoração do aniversário, um imenso quebra-cabeça, criado pelo artista plástico Luciano Martins, ilustrou a trajetória da entidade, na qual cada convidado encaixava uma peça, representando a contribuição de cada um – mantenedores, voluntários, dirigentes de escolas e egressos. “Foi - e prosseguirá sendo - uma construção coletiva. Somos todos protagonistas”, resume Evandro Badin.

O empresário Ivo Hering, atual presidente do Conselho Consultivo, avalia o efeito residual das ações da Junior Achievement em Santa Catarina: “A consagração de um empreendedor autêntico só é possível e legítima mediante a utilização de boas práticas de mercado. Isso explica porque tantos egressos da Junior Achievement fazem questão de compartilhar suas experiências com as turmas atuais da entidade, quando já construíram seus negócios ou suas carreiras. Ao fazê-lo, externam a gratidão que sentem pela Junior Achievement e tudo o que aprenderam”.

Quando o assunto é educação, Sergio Arruda configura-se em notável especialista – afinal, presidente o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) em Santa Catarina, órgão com mais de meio século de atividades, grande parte dedicada a um público de faixa etária semelhante a Junior Achievement. Arruda, que preside o Conselho Diretor, destaca o espaço adquirido pela entidade, que conta com o apoio de importantes marcas catarinenses, desde jovens empresas da indústria e de serviços até grandes grupos industriais. “Este mosaico evidencia o quanto filosofia da Junior Achievement foi assimilada e igualmente assegura seu futuro”. Mas ele considera que, ainda mais importantes são “os milhões de sorrisos de satisfação das crianças e jovens que participaram dos programas aplicadas ao longo destes 15 anos de trabalho. São estes sorrisos que prosseguirão como impulso aos profissionais e voluntários da Junior Achievement em Santa Catarina nas próximas décadas”.

“Nosso maior patrimônio é intangível”, confirma Evandro Badin, “e é ele que faz de todos protagonistas desta história”.

Junior Achievement SC: sorrisos que fazem a todos protagonistasEntidade foi a terceira do país e chega aos 15 anos com saldo muito positivo

15 Anos

Page 11: Junior Achievement SC - Relatório de atividades 2012

Conselho ConsultivoPRESIDENTE: Sr. Ivo Hering Cia. Hering S/A

Sr. Alvaro de Angelis Cordeiro A. Angeloni & Cia.

Sr. Alberto Lowndes Haco Etiquetas

Sr. Alexei Dimitrii Albuquerque Innovit

Sr. Altair Silvestre Intelbras S/A

Sra. Ana Maria Pescarolo Iochpe Fruticultura Malke Ltda

Sra. Andrea Druck Grupo Habitasul

Sr. Anibal Dib Mussi CIEE/SC

Sr. Antoninho Bachi Precisão Formaturas

Sr. Cacidio Girardi Eletro Aço Altona

Sr. Carlos Eduardo Silveira Publicar

Sr. Carlos Guilherme Zigelli SEBRAE – SC

Sr. Carlos Stegemann PalavraCom

Sra. Carolina Linhares Neo-Labor/Ondrepsb

Sr. Ciro Aimbiré de Moraes Santos Kuerten Distribuidora

Sr. Eduardo Smith Grupo RBS

Sr. Elidio Frias Albany International

Sr. Eugenio Neto Neto Eventos

Sr. Fabio Amaral Dux Empresarial

Sra. Graziela Sagaz Lebarbenchon Go! Branding

Dr. Irineu May Brodbeck Clinica Imagem

Sr. Jader Melilo Grupo Publish

Sra. Jeanine Pinheiro Ação Fixa Com.Visual

Dr. João Nilson Zunino Laboratório Santa Luzia

Sr. Jorge José Cenci Senior Sistemas

Sr. José Roberto Pereira Tintão Comércio de Tintas

Sr. Leopoldo Adolfo Schmalz Lince Empreend e Partic.

Sra. Luciana Assad Rupp da Silva Ajorpeme

Sr. Luciano Andriani Tractebel Energia S.A

Sr. Luciano Correa Avaí Futebol Clube

Sr. Luiz José Spuldaro Assoc. Empresarial de Lages

Sr. Luiz Serafim Spínola Santos Cremer S.A.

Sr. Marcelo Peres da Silva Gráfica Natal

Sr. Marcelo Petrelli RIC Record

Sra. Mª Cristina Martini de Freitas Komeco

Sr. Mauricio Zolet Assoc. Coml.Indl. Chapecó

Sr. Mauro Spezia Poy Grupo Connex

Sra. Miriam Felippi Pasteca

Sr. Natalino Uggione IEL/SC

Sr. Octávio Lebarbenchon Neto Unimed – Gde. Florianópolis

Sr. Odivan Carlos Cargnin Celulose Irani S/A

Sr. Orlando Acosta Schneider Eletric

Sr. Rafael Cunha Gerdau Aços Longos Brasil

Sr. Ricardo Kuerten Dutra Orcali

Sr. Rodrigo Ilso Calgaro Cia. Ultragaz S/A

Sr. Ronaldo Koerich Woa Emp.Imobiliários

Sr. Rudney Raulino SENAC – SC

Sr. Rui Altenburg Altenburg Ind.Textil

Sr. Rui L. Hess de Souza Dudalina S.A.

Sra. Sabrina Adami Schappo Weg Equip Elétricos

Sr. Sergio Roberto Arruda SENAI – SC

Sr. Topázio Silveira Neto Flex Contact Center

Sr. Valdir Diehl Ribeiro Florestal Gateados

Sr. Valmir Marcos Tortelli Nddigital S.A. Software

Sr. Walter Biselli Beiramar Shopping

Page 12: Junior Achievement SC - Relatório de atividades 2012

Conselho | Empresas Mantenedoras

Conselho DiretorPRESIDENTE: Sérgio Roberto Arruda SENAI – SC

Vice-Presidente: Carolina Linhares Neo-Labor/Ondrepsb

Vice-Presidente: Eduardo Smith Grupo RBS

Vice-Presidente: Jorge José Cenci Senior Sistemas

Vice-Presidente: Luciano Andriani Tractebel Energia S.A

Vice-Presidente: Ricardo Kuerten Dutra Orcali

Vice-Presidente: Ronaldo Koerich Woa Emp.Imobiliários

Mantenedores Master

Mantenedores

Conselho | Empresas Mantenedoras

Page 13: Junior Achievement SC - Relatório de atividades 2012

Há 15 anosinspirando jovens

a empreender.