Lar São Salvador

36
LAR S. SALVADOR

Transcript of Lar São Salvador

LAR S. SALVADOR

Missão• A missão do Lar S. Salvador é a de melhorar a

qualidade de vida dos nossos beneficiários pela prestação de um leque de serviços personalizados e permanentes, que visem manter o residente mais próximo possível do seu meio natural, através do potenciamento de estratégias de vinculação social, afetiva e/ou familiar:

horário de visitas alargado; acompanhamento de animação e recreação; abertura de atividades de cariz recreativo e de

educação/animação social a familiares; abertura/recetividade ao exterior e subsequente adesão a

atividades de fundo comunitário; abertura/recetividade ao voluntariado social.

Visão

• Ser reconhecida como uma instituição de referência no acompanhamento biopsicossocial e reabilitativo de utentes, especialmente em portadores de doenças mentais do foro degenerativo:

serviço de fisioterapia e de reabilitação; implementação de uma sala de snoezelen para

pessoas idosas demenciadas.

Valores

• Estudo/reflexão sobre o processo de envelhecimento humano;

• Respeito pela senescência e pela doença mental degenerativa;

• Justiça e igualdade de tratamento;• Humanização e desenvolvimento pessoal e social

de utentes e colaboradores;• Profissionalismo e rigor dos nossos profissionais,

numa perspetiva de melhoria contínua.

Objetivo basilar

• Através do estímulo de atividades de cariz integrativo e de enquadramento institucional, comunitário e social, promover a autonomia funcional de cada residente, contribuindo ativamente para o cultivo e para a consolidação da identidade pessoal e social.

Serviços Prestados

AlojamentoQuartos duplos e individuais com casa de banho privativa.

Refeições e alimentação

Com cozinha própria na Instituição, todas a refeições são preparadas e confecionadas na mesma, garantindo a máxima qualidade dos géneros alimentares desde o momento de aquisição até ao momento em que os mesmos são servidos no prato dos nossos utentes depois de confecionados com qualidade e segurança alimentar com base nos critérios do CODEX Alimentarius e seguindo estritamente as regras Implementadas pela norma (HACCP)

Apoio na execução da higiene pessoal

Apoio na gestão e na administração da terapêutica medicamentosa

Custeio do material de enfermagem, cremes de hidratação e de toalhetes

de higiene pessoal

Tratamento de roupa pessoal e de camas, à exceção da

componente de lavagem a seco

Manutenção, desinfeção e limpeza dos quartos

Vigilância e assistência 24 (vinte e quatro) horas, durante a permanência no Lar

Acompanhamento médico e de enfermagem

Acompanhamento por parte de um técnico de fisioterapia

e reabilitação

Animação e recreação

Apoio psicossocial, prestado pela diretora

técnica.

Transporte e acompanhamento de residentes a consultas de especialidade médica e realização de exames médicos, transporte de amostras biológicas para análise laboratorial e ainda transporte para atividades de carácter recreativo, previstas no plano de atividades do Lar S. Salvador.

Medicamentos não sujeitos a prescrição médica

Produtos de higiene pessoal, a designar pela gerência e direção

técnica

Assistência religiosa, segundo a confissão de

cada residente

• Nos serviços prestados não incluídos no valor da mensalidade estão os seguintes, mas que podem ser proporcionados pelo Lar S. Salvador, caso o residente e/ou o seu representante o solicitem:

Medicamentos com prescrição médica Serviço de ambulância Fraldas e pensos da absorção da incontinência Material ortopédico e meios de apoio à locomoção Aluguer de aparelhos hospitalares Cuidados de beleza, de cabelo e de estética Despesas de saúde: taxas moderadoras, consultas e exames

médicos de especialidade, colheitas de sangue Vestuário e Calçado.

Organograma funcional 2014

SÓCIO - GERENTE

CONTABILISTA/TOCDIRETOR TÉCNICA

MÉDICO

ENFERMEIRO FISIOTERAPEUTA

AUXILIAR DE GERIATRIA

AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS

COZINHEIRO

AUXILIAR DE COZINHA

ANIMADOR SOCIAL

SUBSTRATO E OBJETIVOS OPERACIONAIS DAS ATIVIDADES DE OTIMIZAÇÃO DE TEMPOS-LIVRES

Atividades Socioculturais Objetivos Operacionais Intervenientes (diretos e indiretos)

Lúdico -

Recreativas

. Favorecer a capacidade óculo-manual. Potenciar a coordenação mente-mãos. Desenvolver a capacidade artística e os manualismos. Desenvolver gostos e interesses pessoais . Melhorar a capacidade de concentração. Otimizar o potencial psicomotor. Promover a socialização num espetro de reaprendizagem . Fomentar o autoconhecimento. Promover o desenvolvimento social e pessoal . Promover o sentimento de pertença, de cooperação e de grupo.

Animador Social, Pessoal

Auxiliar e Diretor Técnico

Atividades Socioculturais Objetivos Operacionais Intervenientes (diretos e indiretos)

Intelectuais – Formativas

. Promover o processo de reeducação, alfabetização e de aculturação. Sensibilizar para temas como a saúde, os auto-cuidados, a alimentação, a política, etc.. Otimizar o treino cognitivo e de memória. Melhorar na globalidade o raciocínio e o intelecto. Promover o sentimento de utilidade e de ocupação no tecido social.

Animador Social, Pessoal Auxiliar, Enfermeiro e

Diretor Técnico

Atividades Socioculturais Objetivos Operacionais Intervenientes (diretos e indiretos)

Gerontomotricionais

. Prevenir, mitigar e/ou retardar a espasticidade . Reverter limitações de ordem física e/ou psicossomática. Melhorar a mobilidade e a locomoção. Minimizar a dependência na realização das AVD’s. Melhorar a saúde física na sua globalidade: tensão, sinais vitais, glicemia, saturação, colesterol, função renal e intestinal etc. . Reduzir os níveis de stresse, de tensão e de ansiedade .

Animador Social, Enfermeiro, Médico e

Fisioterapeuta

Atividades Socioculturais Objetivos Operacionais Intervenientes (diretos e indiretos)

Sociais

. Reforçar a vinculação social, familiar e afetiva. Estimular a comunicação e a socialização. Combater a solidão e o isolamento. Consolidar a entidade pessoal e social . Restaurar e/ou cimentar a autoestima e a autoconfiança.

Animador Social, Pessoal Auxiliar e Diretor Técnico

Aniversários dos residentes

• A comemoração dos aniversários dos residentes visa reforçar o contato inter e intra-familiar e ainda, institucional, consolidar a amizade e a socialização, conferir a noção de tempo e de idade cronológica, assim como, promover o convívio, o bem-estar e o relacionamento interpessoal.

Sala de Snoezelen

A Sala de Snoezelen é uma sala com fins multissensoriais, cujos objetivos balizam a estimulação sensorial e/ou a diminuição dos níveis de ansiedade e de tensão através do relaxamento. Os sentidos conduzidos são estímulos primários que podem ser visuais, auditivos, olfativos, gustativos e táteis. Esta sala combina a música, os efeitos luminosos, as vibrações suaves, as sensações táteis com o uso de cheiros e de aromas.As experiências sensoriais decorrem num ambiente controlado já que, o idoso tem ritmos de re/descoberta e de re/aprendizagem diferenciados.

Entre os seus principais benefícios, encontram-se:

• Promoção o relaxamento, o lazer, a diversão e as emoções positivas; • Estimulação os sentidos: tato, olfato, visão, audição e degustação; • Promoção da exploração, da descoberta, do desenvolvimento pessoal e

social e acima de tudo, permitir ao idoso o controlo do ambiente, em que, se encontra inserido;

• Incentivo à motivação e ao processo re/aprendizagem;• Combate e mitigação da espasticidade; • Melhoria da acuidade visual, tátil e auditiva, normalmente afetadas pelo

processo de envelhecimento humano; • Controla de medos e de fobias pessoais; • Facilitação do sono e do repouso; • Facilitação do processo digestivo e intestinal; • Facilitação da circulação sanguínea; • Facilitação da libertação de stresse, de ansiedade e de tensão; • Contribuição ativa para a qualidade de vida da pessoa idosa demenciada; • Melhoria na globalidade, da qualidade de vida e da saúde de todas as

pessoas idosas intervencionadas por esta técnica.

“Quando a velhice chegar, aceita-a, ama-a . Ela é abundante em prazeres se souberes amá-la. Os anos que vão gradualmente declinando estão entre os mais doces da vida de um Homem, mesmo quando tenhas alcançado o limite extremo dos anos, estes ainda reservam prazeres.”

Sêneca, s.d.

FIM

http://www.larssalvador.com

https://www.facebook.com/lar.salvador