Layout 01 - Relatório Melhoramentos 2012

40
RELATÓRIO DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL COMPANHIA MELHORAMENTOS DE SÃO PAULO 2012

description

Layout 01 - Relatório Melhoramentos 2012

Transcript of Layout 01 - Relatório Melhoramentos 2012

Page 1: Layout 01 - Relatório Melhoramentos 2012

RELATÓRIO DE RESPONSABILIDADE

SOCIOAMBIENTAL

COMPANHIA MELHORAMENTOS

DE SÃO PAULO

2012

Page 2: Layout 01 - Relatório Melhoramentos 2012
Page 3: Layout 01 - Relatório Melhoramentos 2012

A Companhia Melhoramentos de São Paulo orgulha-se de mais uma vez apresentar seu Relatório Socioambiental, que reflete seu forte compromisso com a sustentabilidade e destaca os principais projetos desenvolvidos em 2012.

A determinação de valorizar seus stakeholders foi mantida na gestão da Companhia, que proporcionou condições dignas para os colabora-dores, desenvolvimento de parce-rias com os fornecedores e geração de patrimônio para acionistas. E, ainda, por cuidar, proteger e desenvolver plenamente o meio ambiente, apoiando as comunida-des do seu entorno, com diversas iniciativas educacionais, culturais e de melhorias das condições urba-nísticas.

Através da Melhoramentos Flo-restal, a Companhia participa da Bracelpa (Associação Brasileira de Celulose e Papel), um das entida-des que mais colaborou para a me-lhoria do Código Florestal, ampla-mente discutido nos últimos anos pelo Governo e pela sociedade. A Melhoramentos protege a mata nativa com percentuais superiores aos exigidos tanto no Código ante-rior como no atual. Tem a consci-

ência de que não deve existir sec-ção entre os segmentos ambiental e produtivo. A manutenção do FSC na fazenda de Camanducaia(MG) e o início do processo de certificação na fazenda de Bragança Paulista (SP) só confirmam a solidez de seus princípios.

Com o espírito vibrante ao anun-ciar diversos avanços nos temas socioambientais e com a humilda-de de reconhecer o longo caminho a ser percorrido, a Companhia Melhoramentos deseja uma boa leitura.

E por falar em boa leitura, para comemorar esta publicação, a Companhia oferece uma edição histórica do livro O Meu Pé de La-ranja Lima, clássico de José Mauro de Vasconcelos, disponível no QR Code, da página 39.

3

Page 4: Layout 01 - Relatório Melhoramentos 2012

Índice

4

Page 5: Layout 01 - Relatório Melhoramentos 2012

COMPANHIA MELHORAMENTOS DE SÃO PAULO7 PANORAMA

13 COMPROMISSO COM A SUSTENTABILIDADE

14 Política de sustentabilidade

15 Metas para 2013

15 Metas a longo prazo

MELHORAMENTOS FLORESTAL17 MISSÃO E VISÃO, PRINCÍPIO E VALORES

18 RECONHECIMENTOS

19 RELACIONAMENTO

19 Público interno

21 Comunidades

27 Fornecedores

27 Governo

27 Clientes

27 Sindicatos

27 Concorrência

29 DESEMPENHO AMBIENTAL

29 Operações

29 Recursos hídricos e elétricos

30 Biodiversidade

30 Emissões

EDITORA MELHORAMENTOS33 MISSÃO E VISÃO, PRINCÍPIO E VALORES

33 COLABORADORES PRÓPRIOS

34 PROJETOS

5

Page 6: Layout 01 - Relatório Melhoramentos 2012

COMPANHIA MELHORAMENTOS SÃO PAULO

6

Page 7: Layout 01 - Relatório Melhoramentos 2012

Panorama

A Companhia Melhoramentos São Paulo engloba as empresas Melhoramentos Florestal e Editora Melhoramentos; com atuação nos negócios de editora, fabricação de alto rendimento, manejo florestal e imobiliário.

Há 122 anos, se compromete a desenvolver produtos e atividades com dedicação e qualidade, respeitando seus colaboradores, clientes, fornecedores, acionistas, sociedade e meio ambiente.

CMSP

Auditoria

Comercial Patrimonial

Marketing

Jurídico

Industrial

Produção

Manutanção

Financeiro RI

Sustentabilidade

Florestal e suprimentos

Adm.-Financeiro

RH

TI

Contabilidade

Superintendência Editora

Superintendência Florestal

7

Page 8: Layout 01 - Relatório Melhoramentos 2012

ConselhoAlfredo Weiszflog • presidentePaulo Renato Velloso • vice-presidenteWalter Weiszflog • conselheiroIngo Plöger • conselheiroAlfried Karl Plöger • conselheiro

SuperintendênciaSérgio Sesiki • Companhia Melhoramentos de São PauloBreno Lerner • Editora Melhoramentos

DiretoriaJoaquim Moretti • Industrial e Comercial Melhoramentos FlorestalMarcelo Persone • Administração e Finanças Melhoramentos FlorestalManildo Ruiz Cavalcanti • Comercial Editora MelhoramentosMaria de Lourdes Rodrigues • Administração e Finanças Editora Melhoramentos

GerênciaWashington da Silva Vieira Sobrinho • Jurídico Melhoramentos FlorestalMarcelo Amim Faria Nacle • Marketing e Comunicação Melhoramentos FlorestalDenivaldo Toledo Camargo • Florestal e Suprimentos Melhoramentos FlorestalClaudio Silva • TI Melhoramentos Florestal e Editora MelhoramentosMonica Zambão • RH Melhoramentos Florestal e Editora MelhoramentosSuzy Kleber • Contábil e Financeiro Melhoramentos Florestal e Editora MelhoramentosJosé Volmir • Manutenção Melhoramentos FlorestalClóvis Procópio • Produção Melhoramentos FlorestalClarice Lima Fabricanti • Editorial Editora MelhoramentosLeandro Martins Carneiro • Editorial Editora MelhoramentosMarco Antonio Garcia de Souza • Editorial Editora MelhoramentosRosana Trevisan • Editorial Editora MelhoramentosAna Celia de M. Goda • Editorial Editora MelhoramentosLeila Bortolazzi • Editorial Editora MelhoramentosGilvânia Maria Nunes Bezerra • Comercial Editora MelhoramentosPaulo Alexandre Fávero • Vendas Editora MelhoramentosMiriam Regina Loturco • Direitos Autorais, Importação e Exportação Editora MelhoramentosShirley Ines Christianini Buela • Adminstração, Venda e Logísitica – Editora Melhoramentos

8

Page 9: Layout 01 - Relatório Melhoramentos 2012

Capital HumanoA Companhia Melhoramentos entende que o sucesso de uma empresa está diretamente ligado às pessoas que integram o seu quadro de funcionários. Todo o seu trabalho está pautado nas pessoas, no clima organizacional, nos valo-res da cidadania e em princípios de responsabi-lidade social e ambiental.Os esforços da empresa estão direcionados à promoção do bem-estar de seus colaboradores, com o objetivo de agregar valor aos interesses dos acionistas, às metas de negócios, aos clien-tes e à sociedade em geral.A gestão de pessoal enfatiza a necessidade de crescimento com inovação, arrojo e desenvol-vimento, transformando e modernizando os negócios com base em pessoas bem preparadas e motivadas, fortalecendo-as com um ambiente profissional, desafiador e ético.

Liderança: Metas de produtividade e a união das equipes dependem diretamente de líderes, pessoas trei-nadas, bem preparadas e habilitadas a conduzir outras pessoas. As lideranças são responsáveis por tornar bem-sucedidos programas parti-cipativos, gincanas e semanas temáticas de segurança e saúde. E, ainda, por conscientizar os colaboradores sobre o papel de cada um na qualidade final dos produtos e nos resultados da empresa.O papel dos líderes é interceder para que, de fato, as ações aconteçam e para que o planeja-do se torne realidade. Os líderes têm a oportu-nidade de mapear suas competências e realizar treinamento para desenvolver novas habilida-des, novos conhecimentos e lapidar comporta-mentos, com foco em resultados. Assim como o

treinamento oferecido aos líderes, é estimulado o contínuo aperfeiçoamento técnico do pessoal, com cursos de formação e especialização.

Programas de estágio: O estagiário encontra uma política estrutura-da para essa fase de sua carreira profissional, encontrando condições para ampliar seus conhecimentos, desenvolver novas habilidades e melhorar atitudes. É tratado com igualda-de e recebe atenção nas questões relativas à remuneração, benefícios e avaliação periódica de desempenho. O estágio é considerado uma oportunidade positiva para ambas as partes.

Benefícios: Além dos benefícios previstos em lei, a Com-panhia Melhoramentos concede assistência médica e odontológica, vacinação contra a gripe, programa de ginástica laboral, seguro de vida, assistência-funeral, participação de lucros e resultados (PPR), cooperativa de crédito, convênio farmácia com desconto em folha de pagamento, descontos em livros da Editora Melhoramentos/Melbooks, cesta de Natal, presente de Natal para filhos de colaboradores até 12 anos, plano de carreira e treinamento de susbsidiados.

Treinamento e Desenvolvimento: O treinamento e o desenvolvimento dos cola-boradores visa aprimorar as competências com-portamentais e técnicas, seja através de ações pontuais de curta e média duração, seja com subsídios para estudos idiomas, graduação e pós-graduação. Em 2012, foram medidas 6.200 horas com treinamento e desenvolvimento.

9

Page 10: Layout 01 - Relatório Melhoramentos 2012

10

Page 11: Layout 01 - Relatório Melhoramentos 2012

Dimensão Econômico-Financeira

(Em milhares de Reais) 2012 2011 2010

Receitas 168.411 159.819 119.168

Insumos adquiridos de terceiros (103.694) (102.371) (97.095)

Valor adicionado bruto 64.717 57.448 22.073

Depreciação, amortização e exaustão (5.999) (5.061) (4.592)

Valor adicionado líquidogerado pela Companhia 58.718 52.387 17.481

Receitas financeiras 417 259 1.123

Valor adicionado total a distribuir 59.135 52.646 18.604

Distribuição do valor adicionado 59.135 52.646 18.604

Colaboradores 25.848 24.093 19.487

Impostos, taxas e contribuições 10.638 12.083 10.889

Remuneração de capitais de terceiros 19.405 20.926 13.996

Remuneração de capitais próprios 3.244 (4.456) (25.768)

11

Page 12: Layout 01 - Relatório Melhoramentos 2012

12

Page 13: Layout 01 - Relatório Melhoramentos 2012

A madeira utilizada é 100% oriunda das florestas plantadas, própria para a fabricação de fibras, o que garante o controle do ciclo dos produtos e o manejo adequado, do plantio à colheita. As fazendas protegem as áreas de preservação permanente e mantêm reserva legal maior do que a estipulada pela legislação; protegendo mananciais, rios, lagos, fauna e flora. Na Fazenda Levantina, em Camanducaia (MG), cerca de 50% da área é destinada à preservação.As operações florestais e industriais são certificadas pela FSC, sigla em inglês para Forest Stewardship Council, selo verde reconhecido em todo o mundo, que atesta que o manejo florestal e a produção de fibras de alto rendimento são realizados com responsabilidade ambiental, social e econômica.

Sobre importantes temas como a Pegada de Carbono e a Pegada Hídrica,é importante esclarecer:• A Companhia reconhece que não tem

conhecimento perfeito ou controle total sobre seus impactos no meio ambiente.

• A meta é continuar a expandir as fronteiras do conhecimento e influenciar a tomada de melhores decisões de negócios que suportem o desenvolvimento sustentável.

• Os limites de inventário de carbono e de recursos hídricos serão estabelecidos, de acordo com seus conhecimentos e recursos.

COMPROMISSO COM A SUSTENTABILIDADE

13

Page 14: Layout 01 - Relatório Melhoramentos 2012

Valores, transparênciae governança• Fazer uma gestão ética e transparente a todos os públicos com que se relaciona.• Consolidar sua liderança no mercado em que atua, buscando competitividade através da melhoria constante de seus produtos e serviços.

Governo e sociedade• Cumprir rigorosamente a legislação.

Fornecedores• Assegurar a integridade na relação com parceiros e fornecedores.• Compartilhar conhecimento, diretrizes e valores.• Estimular o envolvimento em práticas de responsabilidade socioambientais.• Avaliar itens críticos e estratégicos com base em critérios técnicos, operacionais e socioambientais.

Clientes• Comprometer-se com a qualidade dos produtos, prazos estipulados, satisfação do cliente e a criação de valor na cadeia de embalagem sustentável.

Comunidade• Atuar no desenvolvimento socioeconômico das comunidades em que está inserida, investindo em projetos, ações e programas que contribuam para uma sociedade mais justa.• Priorizar as áreas de educação, saúde, esporte, infraestrutura, meio ambiente bem-estar social e saneamento básico nessas ações.

Público Interno• Promover a conscientização dos profissionais quanto aos procedimentos e cuidados em suas atividades diárias• Aperfeiçoar continuamente as práticas operacionais, reduzir riscos, melhorar a ergonomia e eliminar atos e comportamentos inseguros.• Criar clima organizacional motivador.

Meio Ambiente• Proteger os ecossistemas naturais, preservando os solos cultivados e os recursos hídricos.• Manter áreas destinadas à conservação da flora e do habitat da fauna.• Prevenir atos poluentes e degradadores do meio ambiente.

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE

14

Page 15: Layout 01 - Relatório Melhoramentos 2012

Metas para 2013• Intensificar as ações de melhoria nos

processos de captação de ideias;• Dar continuidade às campanhas sociais

desenvolvidas, aumentando a participação da comunidade e dos colaboradores;

• Gerar um número ainda maior de ações que possam multiplicar a conscientização ambiental;

• Aprimorar a utilização dos canais de comunicação com as partes interessadas.

Metas a longo prazo• Exercer uma governança estratégica de

sustentabilidade;• Incrementar a participação dos stakeholders

na idealização e preparação de ações, de forma interativa e regular;

• Gerar ações e resultados ainda mais consistentes e duradouros para a sociedade em geral.

15

Page 16: Layout 01 - Relatório Melhoramentos 2012

MELHORAMENTOS FLORESTAL

16

Page 17: Layout 01 - Relatório Melhoramentos 2012

A Melhoramentos Florestal desenvolve atividades de silvicultura em três unidades de manejo: Camanducaia (MG) com aproximadamente 12 mil hectares, Bragança Paulista (SP) com 650 hectares e em Caieiras (SP) com 5 mil hectares.

Nas regiões de São Paulo, o eucalipto é a espécie dominante. Já em Camanducaia (MG), o pinus também é utilizado. A planta industrial produz anualmente cerca de 60 mil toneladas de fibras celulósicas de alto rendimento a partir de árvores próprias plantadas na Fazenda Levantina.

Utilizadas como matéria-prima na produção de cartões duplex e triplex, as fibras de alto rendimento são destinadas às embalagens para diversos segmentos, sendo aplicadas no miolo do cartão para oferecer resistência e rigidez, além de facilitar as impressões gráficas, que são fundamentais nas embalagens. Nos papéis descartáveis, tais como papel higiênico e toalhas de cozinha, atua como importante formador de corpo (bulk) e maciez, além de apresentar melhoras no aspecto de absorção (capacidade e menor tempo).

Missão e VisãoSuprir a demanda de fibras celulósicas de alto rendimento, de maneira sustentável para a indústria papeleira nacional e internacional, sem comprometer a capacidade das próximas gerações de se valer dos recursos naturais; e oferecer plena qualidade de vida aos seus colaboradores e comunidades circunvizinhas.

Princípios e ValoresSer referencia nacional e internacional no manejo sustentável de árvores plantadas e o maior produtor mundial não integrado de fibras celulósticas de alto rendimento até 2015.

17

Page 18: Layout 01 - Relatório Melhoramentos 2012

FSC: auditoria de recertificação do selo verde Forest Stewardship Council (FSC) “É com enorme satisfação que recebemos mais este importante certificado ambiental. É a consequência de um amplo trabalho realizado pela Melhoramentos, já que os diversos setores da empresa estão envolvidos e precisam estar de acordo com as rígidas normas ambientais, desde a idealização até a execução dos projetos, proporcionando assim o reconhecimento das ações realizadas em parceria com a comunidade’’, ressalta David Figueiredo, supervisor de Meio Ambiente da Companhia.

Pouso Alegre: homenagem na cidade, pelo emprenho na preservação ambiental, em parceria com a Polícia Ambiental na captura dos predadores. (?)

Licença Ambiental SEMAD SUL: licença ambiental emitida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Sul de Minas.Após três anos de estudos, discussões e projetos, o Conselho Estadual de Política Ambiental – COPAM, conhecido por integrar um dos órgãos ambientais mais exemplares e rigorosos do país, analisou e aprovou com unanimidade a licença para que a companhia continue atuando de maneira sustentável na região, do município de Camanducaia, Fazenda Levantina.

Polícia Ambiental de Minas Gerais: reconhecimento do comando da Policia Militar pela colaboração e apoio nas ações da polícia ambiental, no combate a caça de animais silvestres e comércio.

Reconhecimentos

18

Page 19: Layout 01 - Relatório Melhoramentos 2012

PÚBLICO INTERNO

Total de colaboradores próprios por tempo de casa e sexo:

Total de colaboradores demitidos e admitidos por local de trabalho e sexo:

Colaboradores terceirizados e prestadores de serviços:

Total geral de efetivos, estagiários, aprendizes e temporários:

Relacionamento

Número decolaboradorespor tempo de casa

São Paulo Caieiras Camandicaia Bragança Paulista

Homens Mulheres Homens Mulheres Homens Mulheres Homens Mulheres

Até 10 anos 24 22 22 1 119 21 1 0

Entre 11 e 30 anos 4 3 11 2 34 10 1 0

Acima de 30 anos 0 1 1 0 3 0 0 0

Número decolaboradores demitidos e admitidos

São Paulo Caieiras Camandicaia Bragança Paulista

Homens Mulheres Homens Mulheres Homens Mulheres Homens Mulheres

Empregados 30 27 39 3 165 25 2 0

Admiditos 5 4 11 3 15 6 0 0

Demitidos 6 3 3 0 14 3 0 0

Florestal Terceiros Empreiteiros Total dez/2012

Lapa

Caieiras 6 61 68

Bragança 11 11

Camanducaia 24 162 186

Total 31 234 265

Florestal Efetivos Temporários Aprendiz / Estágio

Lapa 50 6

Caieiras 36 1 1

Bragança 2

Camanducaia 173 1 4

Total 261 2 11

19

Page 20: Layout 01 - Relatório Melhoramentos 2012

Prevenção de acidentes de trabalho

Tendo em vista os colaboradores como maior patrimônio da empresa, a Companhia possui uma área destinada exclusivamente à prevenção de acidentes, onde a segurança é o valor principal. Na busca de neutralizar ao máximo os riscos envolvidos, são levados em conta quase acidentes, acidentes leves e acidentes graves.

Dentro desta conduta, destacam-se as ações de:

• Implementação do EPI (Equipamento de Proteção Individual), o calçado de segurança com proteção para o metatarso.

• Treinamentos aplicados à capacitação e reciclagem.

• Implantação da APR (Análise Preliminar de Riscos), para abertura de frentes de trabalho, antecipando e reduzindo riscos.

• Inspeções técnicas periódicas em máquinas e equipamentos com supervisão técnica de engenheiros mecânicos.

• Implementação da CIPATR (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho Rural).

• Inspeções de Campo com check list da norma regulamentadora NR 31.

• Implementação do Programa Caminhada de Segurança, que avalia questões comportamentais dos trabalhadores, premiando a equipe melhor pontuada.

• Realização de encontros mensais de segurança, com temas relacionados a atividades específicas.

• Implementação e monitoramento do RVT (Relatório de Visita Técnica), emitido semanalmente pelo profissional de Segurança do Trabalho das empresas terceirizadas, apontado os fatos ocorridos em campo, bem como medidas corretivas e sugestões de melhorias.

Números de acidentes de trabalho no ano: 13 com afastamento e 3 sem afastamento.

20

Page 21: Layout 01 - Relatório Melhoramentos 2012

COMUNIDADES

Painel Consultivo Comunitário 2012A unidade Melhoramentos Florestal, localizada em Caieiras(SP), participou do Painel Consultivo Comunitário 2012 “Plantar para Preservar”, recebendo em seu viveiro de mudas os alunos, pais e professores da Escola Munici-pal Palmiro Gaborim, de Franco da Rocha, para uma visita monitorada com objetivo de promover a conscientização ambiental da população. O programa, liderado pela Dow AgroSciences, atua voluntariamente junto a comunidades locais de Caieiras, Franco da Rocha e região.

Melhor MelO projeto Melhor Mel visa estimular as famílias que residem próximas às áreas da Melhoramentos Florestal em Camanducaia (MG), oferecendo a oportunidade de aprender a arte da apicultura, inclusive como complemento de renda. Foram ministradas aulas teóricas e práticas. E, ao término do projeto, 5 famílias foram selecionadas para dar continuidade à extração, beneficiamento e comercialização do mel em áreas determinadas.

Inverno mais quente em CamanducaiaCampanha do Agasalho para aquecer o inverno das famílias carentes de Camanducaia (MG), região onde se localiza a Fazenda Levantina. A arrecadação foi feita em todas as unidades da empresa, de 7 a 17 de maio, contando com a participação de colaboradores. O resultado foi uma grande quantidade de cobertores, malhas, calças, calçados e agasalhos, que foram triadas e distribuídas para as famílias carentes de alunos da Escola Rural Alice Weiszflog.

21

Page 22: Layout 01 - Relatório Melhoramentos 2012

Doe Sangue, Salve VidasCampanha realizada no município de Camanducaia (MG) apoiada pela Companhia Melhoramentos, com a participação simbólica de 122 colaboradores em referência aos 122 anos da Companhia. Esse número acabou sendo superado devido à participação de colaboradores também de toda a comunidade. As doações foram destinadas à Fundação Hemominas (hemocentro regional de Pouso Alegre/MG), cuja finalidade é garantir à população a oferta de sangue e hemoderivados.

Cinema ao ar livreImplantada pela Prefeitura de Camanducaia, a iniciativa de levar o cinema à comunidade promoveu, em 24/3/12, a instalação de um telão na Praça Capitão Antônio Domiciano (Praça do Bosque) para a apresentação do filme “Rio”. Um curta-metragem sobre a Melhoramentos Florestal foi exibido na abertura do evento. A Editora Melhoramentos colaborou com a criação e a impressão de cartazes distribuídos pela cidade.

Oficina de artesEm maio, iniciou-se a primeira turma da oficina de artes. Este projeto é aberto à comunidade e tem duração de dois meses. Participam dez alunos por turma e todo o material é oferecido pela Melhoramentos. Os alunos aprenderam técnicas de artesanato, como os bordados vagonite e ponto cruz.

Culinária do pinhãoNo mês de julho, a Melhoramentos Florestal promoveu o evento “Culinária do Pinhão”, com o chef de cozinha e superintendente da Editora Melhoramentos, Breno Lerner. O objetivo foi fomentar novas possibilidades de desenvolvimento para comunidade de Camanducaia(MG), demonstrando as inúmeras opções culinárias que podem ser feitos com o pinhão da árvore de auracária - de grande importância cultural, econômica e ambiental para a região.

22

Page 23: Layout 01 - Relatório Melhoramentos 2012

Publicação de folhetos Durante a alta temporada, a Editora Melhoramentos distribuiu, no distrito de Monte Verde (MG), folhetos com informações de interesse público para a conscientização sustentável dos turistas e orientações sobre a riqueza da fauna e flora da região.

Dia Internacional do Meio Ambiente Em comemoração ao Dia, a Companhia em parceria com a Associação dos Hotéis e Pousadas de Monte Verde (AHPMV), distribuiu 500 mudas de hortênsia para os turistas que visitaram a cidade de Monte Verde (MG). A hortênsia é uma planta de folhas largas com flores nas tonalidades de azul ou rosa, que variam de acordo com o ph do solo. Uma espécie que se adapta muito bem ao clima da região e já é cultivada nas terras da empresa, em Camanducaia(MG).

Lar Santa TeresinhaPara celebrar seus 122 anos, a Companhia Melhoramentos visitou o Lar Santa Teresinha, em Camanducaia (MG), e fez doações à entidade, efetivando a participação em programas de responsabilidade social e proporcionando melhorias à comunidade. “Nossa empresa está engajada no apoio às comunidades do seu entorno. Essa participação é importante para estreitar o relacionamento da Melhoramentos com a população local. Por isso, contamos com um Comitê de Sustentabilidade, que mantém projetos e investimentos voltados ao desenvolvimento sustentável e social. Essa visita foi uma as maneiras de compartilhar com a comunidade a felicidade por completar mais um ano de história.” Sérgio Sesiki, superintendente da Companhia.

Casa do Idoso de CamanducaiaNa tarde do dia 21 de dezembro, o Lar Santa Terezinha, em Camanducaia(MG), esteve em festa. A Melhoramentos Florestal, com o apoio de seus colaboradores, cuidou para que cada um dos 49 velhinhos recebesse panetones e presentes, com muito carinho. Houve muita emoção na entrega, e o espírito natalino tomou conta do local.

23

Page 24: Layout 01 - Relatório Melhoramentos 2012

Criada em 1948, para atender aos filhos de funcionários que trabalhavam na fazenda Levantina (Camanducaia, MG), localizada no entorno de Monte Verde, a escola rural particular Alice Weiszflog, atende gratuitamente à comunidade vizinha e já formou mais de 8 mil crianças da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio (hoje funciona somente até o Fundamental). Os alunos da escola residem num raio de até 17 quilômetros e, desse total, apenas 12% (número exato ag. Confirmação) são filhos de funcionários. Todos os demais vêm de comunidades vizinhas. Em 2012, foram 123 alunos matriculados, sendo que 18 concluíram o 5º ano do Ensino Fundamental.

Para atender melhor à comunidade, a escola firmou uma parceria com a Prefeitura Municipal de Camanducaia. O acordo com a municipalidade prevê a contratação e atualização de professores e auxiliares, a compra de merenda escolar e o transporte para facilitar o acesso das crianças.

A escola Alice Weiszflog é totalmente gratuita aos alunos e dispõe de uma série de atividades de oficina pedagógica, auditório, biblioteca com cerca de 8 mil títulos, palestras sobre saúde, higiene, meio ambiente.

Durante o ano, realizou diversas atividades envolvendo os alunos, familiares e toda a comunidade:

ESCOLA ALICE WEISZFLOG

AQUI ENTRAM FOTOS DA ESCOLA

24

Page 25: Layout 01 - Relatório Melhoramentos 2012

ESCOLA ALICE WEISZFLOG

Eco MelhorEm novembro, foi realizada a segunda etapa do projeto de educação ambiental Eco Melhor. O projeto envolveu alunos de 4 a 12 anos, com o objetivo de melhorar a percepção das crianças em relação ao meio ambiente, através de ações e disseminação das informações, abordando temas relacionados à poluição, conservação da biodiversidade e recursos naturais.

Biblioteca para a comunidadeA escola mantém uma biblioteca que é aberta para a comunidade às quintas-feiras. “O objetivo desse projeto é incentivar a leitura e facilitar o acesso ao conhecimento”, informa a gerente de recursos humanos, Mônica Zambão.

VisitaNo dia 16 de julho, as equipes de professoras visitaram a Unidade Lapa com o objetivo de conhecer a sede da Companhia Melhoramentos. As professoras circularam por toda a sede, conhecendo suas dependências, especialmente as áreas envolvidas na produção e na edição de livros, e assistiram à palestra “Ensinar a Ler”, apresentada pela professora Maria José Nóbrega. A experiência foi muito satisfatória e deverá ser repetida com mais frequência.

Inauguração da Salade InformáticaEm 20 de agosto, a escola inaugurou sua primeira sala de informática, que possui 10 computadores. Um instrutor de informática cedido pela Prefeitura ministrou aulas semanais para os alunos.

Cinema na Escola Uma parceria entre a Melhoramentos Florestal e a Prefeitura promoveu uma sessão de cinema para as comunidades mais carentes, no diua 18 de agosto. A escola cedeu seu auditório para alunos, pais e moradores da Vila dos Pinheiros e dos bairros no entorno para a exibição do filme Rio, de Carlos Saldanha.

AQUI ENTRA FOTO

25

Page 26: Layout 01 - Relatório Melhoramentos 2012

“Eu acho que não precisa mudar nada, pra mim é a melhor, foi muito boa para meu filho que melhorou muito aí, os funcionários são muito bons e a empresa Melhoramentos é ótima porque tudo o que ela dá aos filhos de funcionários ela dá para minha filha, apesar de eu não ser funcionária.”Ivanira Maria de Souza Silva, mãe da aluna Bruna Fernanda Silva, 5 anos, aluna da pré-escola.

“A escola é muito boa, é a melhor que tem por aqui que eu saiba. “Zeli Aparecida de Paula , mãe das alunas Gabrieli Aparecida de Paula Gois e Isabeli Aparecida de Paula Gois , 5 anos, alunas da pré-escola.

“Acho que é a melhor escola da região, não só agora mais há muito tempo, devido à estrutura que ela possui e também às aulas nas oficinas de artesanato, informática e inglês.”Paulo Henrique de Souza, padrasto do aluno Kaio Dirceu de Almeida, aluno do 2º ano.

“A escola é muito boa, mas deveria ter do 6° ao 9° ano.” Sanderli de Gois Maciel Bueno , mãe de Sâmara de Gois Bueno, aluna do 4º ano.

A escola Alice Weiszflog também esteve no estande para um bate-papo com o autor Tiago de Melo Andrade e para ouvir uma contação de histórias.

Pais e alunos sobre a escola:

Bienal Internacional do Livro de São PauloA Editora Melhoramentos esteve presente na Bienal Internacional do Livro de São Paulo, um dos maiores eventos literários do mundo, que reuniu, entre os dias 9 e 19 de agosto, no Pavi-lhão de Exposições do Anhembi, mais de 750 mil visitantes. A Editora contou com um estande de 336 m², mais de 1.300 títulos expostos, 52 livros

lançados, distribuição de cerca de 1.450 brindes, 28 eventos realizados e a presença de diversos autores, entre eles Ziraldo, Mauricio de Sousa, Tiago de Melo Andrade. Nos 11 dias de feira, a Editora vendeu mais de 34 mil livros.

AQUI ENTRA FOTO

AQUI ENTRA FOTO

26

Page 27: Layout 01 - Relatório Melhoramentos 2012

FornecedoresA Companhia Melhoramentos está em processo de implantação de um sistema de avaliação de fornecedores que visa a ampliação dos critérios de seleção. Além disso, o cuidado com emprego ilegal de mão de obra infantil e o descumprimento das normas trabalhistas e de segurança são regras básicas controladas e implícitas no processo de contratação de fornecedores.

Dentre os 56% de compras realizadas no estado de MG, 48% estão a 50Km de distância da planta industrial. Existe uma real preocupação em comprar cada vez mais dentro do estado e principalmente desenvolver fornecedores locais. Porém, alguns itens são bastante específicos e os fornecedores estão localizados em outras regiões, entre eles:MG - 56% • SP - 34% • OUTROS - 10%

GovernoA empresa conta com setor de gestão estratégica de projetos e ações que possibilitem o reconhecimento da empresa como parceira institucional dos governos. Além de representá-la nas esferas públicas federal, estaduais e municipais, responde pela participação em fóruns de interesse junto de entidades e associações e faz o acompanhamento das atividades legislativas que possam impactar os negócios do conglomerado no Brasil.

ClientesComo fator de excelência, a Melhoramentos Flo-restal se compromete com a qualidade dos pro-dutos e processos, prazos estipulados, transpa-rência na gestão, satisfação do cliente e a criação de valor na cadeia de embalagem sustentável.

SindicatosTodos os colaboradores têm liberdade de associação a sindicatos, possuem representação sindical e são abrangidos por acordos de negociação coletiva.

ConcorrênciaOs concorrentes são vistos como empresas que fazem parte do mesmo segmento de atuação e que participam do desenvolvimento do mercado. O tratamento da concorrência é norteado pelos princípios da ética e transparência nos negócios, incluindo a confidencialidade de informações.

AQUI ENTRA FOTO

27

Page 28: Layout 01 - Relatório Melhoramentos 2012

28

Page 29: Layout 01 - Relatório Melhoramentos 2012

OperaçõesTodas as atividades do manejo florestal estão mapeadas sob a ótica da sustentabilidade, apesar de os impactos ambientais não estarem totalmente mensurados.

• Madeira própria consumida: 102.410 m³• Mudas plantadas: 505.678 unidades em Levantina 89.291unidades em Caieiras• Mudas compradas de terceiros: 130.000 unidades em Levantina• Mudas doadas para fomento: 338.987unidades em Caieiras• Árvores colhidas: 338.987 unidades em Levantina 259.992 unidades em Caieiras• Número de árvores fornecidas para terceiros: 59.350m³ em Levantina 83.228m³ em CMPC-Caieiras 3.736 geral em Caieiras

Quanto ao transporte interno, a empresa possui um sistema de manutenção de estradas que visa o atendimento às normas, para que nenhum impacto seja gerado, ou que quando gerado, possa ser monitorado e mitigado.

Recursos hídricos e elétricosExistem processos outorgados no órgão ambiental, com volumes e consumo hidráulico previstos. E outorgas de travessia na área florestal, com ações a serem executas. Isso, além da estação de tratamento de efluentes para recuperação da característica natural da água antes de ser lançada de volta, no Ribeirão dos Poncianos.

• Consumo específico de água na fábrica: 1,5 a 2,5 m³/t de fibra• Eletricidade ????• Consumo médio mensal de energia na fábrica: 651,4 kWh/t de fibra• Índices não mensurados na floresta ???

DESEMPENHO AMBIENTAL

29

Page 30: Layout 01 - Relatório Melhoramentos 2012

BiodiversidadeCercados por um cinturão verde, mais de 58% das áreas são de mata nativa preservada, abrigando uma vasta bio-diversidade. São várias espécies viven-do em perfeita harmonia, entre elas:

Flora: bromélias, xaxim, jacarandá, orquídeas, ipê, samambaiaçu, em-baúa, tapiá, maçaranduba e caixeta.

Fauna: macaco-bugio, calango, teiú, jaguatirica, suçuarana, onça pintada, furão, cateto, veado, uru, jacu, gavião, falcão, diversas espécies de anfíbios e répteis.

EmissõesQuanta à Pegada de Carbono e a Pegada Hídrica, dito que a empresa reconhece que não tem conhecimen-to nem controle total sobre os impac-tos no meio ambiente, os inventários serão estabelecidos a seu tempo de acordo com conhecimentos e recursos condizentes.Quanto aos resíduos, no plantio são gerados apenas resíduos oriundos das embalagens dos produtos utilizados, que são entregues na Associação Sulmineira Frigobata P. A, em Pouso Alegre (MG), onde são destinadas para reciclagem.

30

Page 31: Layout 01 - Relatório Melhoramentos 2012

Resíduos florestais vendidosCascas de árvores - volume/ano: 6.146,400m3

Acícula de árvores - volume/ano: 271.600m3

Serragem – volume/ano: 800m3

Lenha - volume/ano: 490m3

Pó de serra - volume/ano: 75m3

Resíduos orgânicos de compostagemLasca de Madeira - volume/ano: 349.460m3

Lodo ETE - volume/ano: 78m3

Resíduos comercializadosSucata de ferro - volume/ano: 58.690kgSucata de Inox - volume/ano: 800kgSucata de plástico - volume/ano: 2.600kg

Resíduo classe I / co-processamentoProdutos diversos contaminados- volume/ano: 8.000kgSaúde - volume /ano: 12kg

31

Page 32: Layout 01 - Relatório Melhoramentos 2012

32

Page 33: Layout 01 - Relatório Melhoramentos 2012

MissãoSer provedora de conteúdo editorial, destacando-se como líder nas áreas infantil, juvenil, gastronômica e de obras de referência, com elevado padrão de qualidade, valorização do indivíduo, da sociedade e do ambiente em que atua e oferecendo adequado retorno aos investimentos de seus acionistas.

VisãoEmpresa competitiva e participativa, com uma atuação adequada a cada mercado.• Áreas de negócio com suas missões definidas e estruturadas para assegurar

resultados, faturamento crescente e lucratividade adequada e positiva em cada linha.

• Empresa agressiva na conquista e manutenção de mercados.• Liderança tecnológica em suas áreas de atuação, inovando-se constantemente.• Colaboradores de alto nível profissional e pessoal, investindo continuamente no

desenvolvimento de seu potencial e identificados com a empresa.• Voltada aos clientes e consumidores, atendendo-os com atenção, qualidade e

simpatia.

Princípios e Valores• Competitividade• Qualidade• Confiabilidade• Responsabilidade social

EDITORA MELHORAMENTOS

Colaboradodes PrópriosColaboradores por tempo de casa:

Homens Mulheres

Até 10 anos 19 30

Entre 11 e 30 anos 8 7

Acima de 30 anos 0 0

Homens Mulheres

Empregados 27 37

Demitidos 4 12

Admitidos 4 7

Total de empregados demitidos e admitidos:

33

Page 34: Layout 01 - Relatório Melhoramentos 2012

PROJETOSAção Social Michaelis Cidadania ao Pé da Letra

Em 2012, a instituição escolhida para adminis-trar esses recursos foi a Vaga Lume. Uma orga-nização sem fins lucrativos, fundada em 2001, sediada em São Paulo, que desenvolve proje-tos de educação, cultura e meio ambiente a partir de trabalho voluntário em 23 municí-pios da Amazônia Legal Brasileira - que com-

preende os estados do Acre, Amapá, Amazo-nas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Parte da receita aferida com a venda dos dicionários foi utilizada na construção de uma biblioteca comunitária, para que crianças e jovens tenham acesso à educação na Amazônia.

A Ação Social Cidadania ao Pé da Letra chega a sua 9ª edição com o objetivo de reverter parte dos recursos dos dicionários da linha escolar Português, Inglês e Espanhol para projetos edu-cacionais, sociais, ambientais, de saúde, etc.

O projeto já teve parceiros como as organiza-ções Instituto Ayrton Senna, GRAACC, Doutores da Alegria, WWF, SOS Mata Atlântica e Instituto Brasil Solidário.

34

Page 35: Layout 01 - Relatório Melhoramentos 2012

Trânsito na EscolaO Trânsito na Escola foi criado com base na urgen-te demanda por um trânsito mais seguro, tendo em vista que o Brasil apresenta um alto índice de violência no trânsito e que crianças e adolescen-tes em idade escolar representam um grupo de alto risco e vulnerabilidade nesse cenário. Pro-teger a infância e a juventude é um dever ético e social para o qual propomos a educação e a formação de cidadãos mais conscientes e respon-sáveis individual e coletivamente pela saúde e pela sustentabilidade da vida em comunidade.

O projeto engloba a capacitação de educadores e uma série de livros educativos, escritos pelo especialista Eduardo Biavati e ilustrados por Zi-raldo, divididos por ano de escolaridade, visando formar cidadãos competentes para o autocuida-do na mobilidade, seja como pedestres, ciclistas, passageiros de veículos e, no futuro, condutores de veículos motorizados. Assim, o Trânsito na Escola atende a uma ação nacional de educação no trânsito junto às escolas.

Programa de doaçõesAtravés do seu programa de doações, a Editora Melhoramentos entregou certa de 5 mil livros a bibliotecas públicas, bibliotecas de prisões e de entidades filantrópicas, entre outras.

35

Page 36: Layout 01 - Relatório Melhoramentos 2012

Papel certificadoEm 2012, a Editora Melhoramentos produziu cerca de 75% das suas obras utilizando papel certificado. E esse número vem crescendo a cada ano.

Um exeplo: Melhoramentos Dicionário da LínguaPortuguesaSelo MelbooksImpresso em 12/2012Tiragem de 50.000 exemplares9788506058909 ???

36

Page 37: Layout 01 - Relatório Melhoramentos 2012

Brasil SolidárioTodos os anos, a Editora doa livros para os projetos socioeducativos do Instituto Brasil Solidário (IBS). Esses projetos de abrangência nacional distribuem os livros, criam novas bibliotecas e alimentam um programa de leitura para crianças – que inclui ampliação do vocabulário, desenvolvimento da ortografia e interpretação de texto, estímulo da imaginação, gosto pela leitura e maior interação das crianças com a região.

Em 2012, os municípiosatendidos pelo IBS foram:• Norte: Quatipuru, Tracuateua e Primavera/PA• Nordeste: Tamboril/CE, Barreirinhas/MA, Irece e Palmeiras/BA• Centro-Oeste: Alto Paraiso/GO• Sudeste: Paraty/RJ• Sul: Erechim/RS

Livros A ideia do livro surgiu em 2006, por ocasião da divulga-ção do relatório da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) e a Editora detectou em Segunda sem Carne o uma oportunidade de enga-jamento nas duas vertentes: na saúde das pessoas e na do planeta em vivemos. A FAO avalia que a criação de animais é responsável por 18% da emissão dos gases do efeito estufa – outras fontes chegam a afirmar que seria até 50%. O estudo mostra que a indústria de carne contribui para as transformações climáticas muito mais do que todas as indústrias de transporte juntas. Além de emitir gases do efeito estufa, os animais consomem muita quantidade de água. Por exemplo, a produção de um hambúrguer de 147g demanda 2.400 litros de água, o que corresponde a 4 horas de um banho de chuveiro.

No que diz respeito à nossa saúde, estudo do Oxford University Department of Public Health avalia que limi-tar o consumo de carne a 3 vezes por semana evitaria anualmente 31 mil mortes por doenças cardíacas, 9 mil por câncer e 5 mil por enfarte. As mudanças de hábi-tos também reduziriam os gastos com saúde pública e teriam forte impacto econômico.

37

Page 38: Layout 01 - Relatório Melhoramentos 2012

Livros lançados com o tema sustentabilidade

Segunda sem Carne • Prefácio de Paul, Stella e Mary McCarntey

Topetinho Magnífico • Autor: Cristina Rappa / Ilisutações: Maurício Veneza

Sob Controle • Autor e Ilustrações: Fabio Sgroi

2015 – Diário do Carbono • Autor: S. Lloyd

Gigante Monstruoso do Lixo • Autor: Patrícia Engel Secco / Ilisutações: Fabio Sgroi

Choque Maluco • Autor: Patrícia Engel Secco / Ilisutações: Fabio Sgroi

A Incrível Viagem do Imperador • Autor: Patrícia Engel Secco / Ilisutações: Fabio Sgroi

O Fantasma Escritor e as Cartas Misteriosas • Autor: Patrícia Engel Secco / Ilisutações: Fabio Sgroi

Bebel, a Gotinha que Caiu do Céu • Autor: Patrícia Engel Secco / Ilisutações: Cris Alhadeff

Chuvinha é tudo de bom! • Autor: Patrícia Engel Secco / Ilisutações: Fabio Sgroi

A Fantástica Fábrica de Vidro • Autor: Patrícia Engel Secco / Ilisutações: Fabio Sgroi

As Perguntas de Luísa • Autor: Patrícia Engel Secco / Ilisutações: Rafa Anton

O Maior Tesouro da Humanidade • Autor: Patrícia Engel Secco / Ilisutações: Fabio Sgroi

38

Page 39: Layout 01 - Relatório Melhoramentos 2012

MEU PÉ DE LARANJA LIMA

O menino Zezé, filho de uma família muito pobre, cria um mundo de fantasia para se refugiar de sua dura realidade, conferindo alma a animais e árvores.Assim, um pé de laranja lima se torna seu confidente, a quem o menino conta suas travessuras e suas tristezas. No hostil mundo adulto, ele encontra amparo e afeto em algumas pessoas, sobretudo em Manuel Valadares, o Portuga, que substitui a figura do pai. A vida, porém, lhe ensina tudo cedo demais. A ingenuidade da infância perde-se no precoce aprendizado da dor e da saudade.

José Mauro de Vasconcelos.

O clássico imperdível da literatura infantojuvenil, em edição histórica, fac-similar à original de 1968, com o curioso autógrafo do autor, dedicando o exemplar ao seu editor e amigo.

Utilize o leitor de QR Code e baixe um dos grandes clássicos da literatura brasileira. Um presente da Editora Melhoramentos.

39

Page 40: Layout 01 - Relatório Melhoramentos 2012