LÚDICO & SALA DE AULAiiabcg.org.br/wp-content/uploads/2011/06/Partilhando_ano40_305_rev02.pdfmundo...

8
O CENSA Lins (SP) realizou no dia 16 de Junho sua tradicional Festa Junina este ano com a temática: no CENSA o arraiá é tradição... Segura peão! Animação garantida para todos os presentes. Confira matéria na pág. 05 FESTA JUNINA TEMÁTICA AGITA CENSA LINS RETIRO ANUAL: DEUS PRESENTE – PRESENTE DE DEUS! 08 a 15 de Julho de 2012 RETIRO ANUAL: DEUS PRESENTE – PRESENTE DE DEUS! 08 a 15 de Julho de 2012 Do longínquo oriente, chega até nós a Boa Nova – Palavra de Deus – para nos acompanhar durante os Exer- cícios Espirituais deste ano, de 08 a 15/07, vivenciados por 26 irmãs. Como um novo Pente- costes, o dom das línguas abriu nossa mente e nosso coração para inebriarmo-nos com as palavras simples e profundas da Ir. Maria Ko. Continue lendo na pág. 02 LÚDICO & SALA DE AULA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL NO HOSPITAL AUXILIADORA Durante o segundo tri- mestre do ano letivo foram desenvolvidas várias atividades práticas em sala de aula pelas professoras com as turmas de 2º ao 5º anos do Ensino Funda- mental I. Confira exemplos de boas práticas nesta matéria na pág. 07 Durante o mês de junho, a Sociedade Beneficente Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, juntamente com a parceria da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e a Educação Permanente da Macro-Região de Três Lagoas, vislum- brando fomentar conhecimento, atualizar e qualificar profissionais, desenvolveu diver- sas capacitações aos colaboradores. Veja mais na pág. 07 "Deus amou tanto o mundo, que deu a seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna" (Jo 3, 16). Foto: Arquivo local Foto: Arquivo local Foto: Arquivo local Foto: Marcia Miyata Um Relacionamento em Construção Informativo Eletrônico Mensal da Inspetoria Imaculada Auxiliadora | Julho 2012 | Ano 40 | nº305 Inspetoria Imaculada Auxiliadora

Transcript of LÚDICO & SALA DE AULAiiabcg.org.br/wp-content/uploads/2011/06/Partilhando_ano40_305_rev02.pdfmundo...

Page 1: LÚDICO & SALA DE AULAiiabcg.org.br/wp-content/uploads/2011/06/Partilhando_ano40_305_rev02.pdfmundo e, com certeza, esteve presente na história do nosso Instituto e de cada uma de

O CENSA Lins (SP) realizou no dia 16 de Junho sua tradicional Festa Junina este ano com a temática: no CENSA o arraiá é tradição... Segura peão!

Animação garantida para todos os presentes.

Confira matéria na pág. 05

FESTA JUNINA TEMÁTICA

AGITA CENSA LINS

RETIRO ANUAL: DEUS PRESENTE – PRESENTE DE DEUS!08 a 15 de Julho de 2012

RETIRO ANUAL: DEUS PRESENTE – PRESENTE DE DEUS!08 a 15 de Julho de 2012

Do longínquo oriente,

chega até nós a Boa Nova –

Palavra de Deus – para nos

acompanhar durante os Exer-

cícios Espirituais deste ano, de

08 a 15/07, vivenciados por 26

irmãs. Como um novo Pente-

costes, o dom das línguas abriu

nossa mente e nosso coração

para inebriarmo-nos com as

palavras simples e profundas da

Ir. Maria Ko. Continue lendo na pág. 02

LÚDICO & SALA DE AULA

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL NO

HOSPITAL AUXILIADORA

Durante o segundo tri-mestre do ano letivo foram desenvolvidas várias atividades práticas em sala de aula pelas professoras com as turmas de 2º ao 5º anos do Ensino Funda-mental I. Confira exemplos de boas práticas nesta matéria na pág. 07

Durante o mês de junho, a Sociedade Beneficente Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, juntamente com a parceria da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e a Educação Permanente da Macro-Região de Três Lagoas, vislum-brando fomentar conhecimento, atualizar e qualificar profissionais, desenvolveu diver-sas capacitações aos colaboradores.

Veja mais na pág. 07

"Deus amou tanto o mundo, que deu a seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça,

mas tenha a vida eterna"(Jo 3, 16).

Fot

o: A

rqui

vo lo

cal

Fot

o: A

rqui

vo lo

cal

Fot

o: A

rqui

vo lo

cal

Fot

o: M

arci

a M

iyat

a

Um Relacionamento em Construção

Informativo Eletrônico Mensal da Inspetoria Imaculada Auxiliadora | Julho 2012 | Ano 40 | nº305

Inspetoria Imaculada Auxiliadora

Page 2: LÚDICO & SALA DE AULAiiabcg.org.br/wp-content/uploads/2011/06/Partilhando_ano40_305_rev02.pdfmundo e, com certeza, esteve presente na história do nosso Instituto e de cada uma de

Partilhando | Departamento de Comunicação | [email protected]

Editorial IIAIIACampo Grande - MSCampo Grande - MS

Partilhando - Inspetoria Imaculada Auxiliadora

Design & DiagramaçãoMarcia Yukie Miyata

Ir. Antonia Brioschi

RevisãoIr. Antonia Brioschi

Ir. Terezinha dos Santos

• • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • •

RETIRO ANUAL: DEUS PRESENTE – PRESENTE DE DEUS!

08 a 15 de Julho de 2012

RETIRO ANUAL: DEUS PRESENTE – PRESENTE DE DEUS!

08 a 15 de Julho de 2012Ir. Terezinha dos Santos

Verdadeira dádiva do céu e do Instituto, Ir. Maria nos fez saborear um Deus presente, próximo, que nos acompanha e nos ensina esta missão, seguindo os passos do Mest re . Grande conhecedor da linguagem universal dos sinais, Cristo interroga “?”, admira-se “!” , ilumina “` ´”, indica “← ↑ ↓→”, cancela “X”, unifica “O”.

Com Maria Auxiliadora, que é a Mestra do acompanhamento e que esteve presente em toda a história da Salvação, presenciou o crescimento de Jesus em todas as suas etapas, o desenvolver e espalhar-se da Igreja em todo o mundo e, com certeza, esteve presente na história do nosso Instituto e de cada uma de nós, cont inuaremos nossa busca incessante de Cristo, seguindo seu ensinamento: “Façam tudo o que Ele disser!”.

A Inspetoria IIA quis propor-cionar a Ir. Maria Ko, ao final da semana de retiro, um rápido lazer e descanso. No dia 15/07, ela visitou o Hospital São Julião e conferiu o admirável atendimento prestado,

não só aos portadores de hanse-níase, mas a todos quantos procuram aquele recanto de paz, oração, acolhida e natureza harmoniosa. Percorreu as largas avenidas de Campo Grande, conheceu as dependências da UCDB - Universidade Católica D. Bosco, seus museus e clinicas.

Conheceu também o traba-lho das Irmãs Salésias na Creche Vovó Túlia e no CEDAMI – Centro de Apoio aos Migrantes. Concluiu sua permanência entre nós, conhe-cendo Bonito/MS, no dia 16/07. Acolhidas com carinho pelas Irmãs de Santa Marta, Ir. Maria Ko e a pequena comitiva puderam apreciar a exuberante natureza sul-mato-grossense: pássaros, animais, suas águas transparentes e a paz que o verde transmite. No dia seguinte, Ir. Maria Ko retornou para continuar sua missão na Europa e na China, de inebriar os corações com a ternura, a profundidade, plenitude e atualidade da Palavra de Deus. Por estes dias de graça, louvemos o Senhor!

BOTE FÉ EM CAMPO GRANDEBOTE FÉ EM CAMPO GRANDE

No dia 17 de junho, alunos, adolescentes e jovens das presenças SDB e FMA - a chamada Juventude Salesiana de Campo Grande se reuniu na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, para juntos, enquanto igreja, pudessem assumir o Voluntariado no Bote Fé de nossa capital.

O compromisso foi concretizado com cerca de 18 mil participantes no dia 23 do mesmo mês no evento Bote Fé, na Praça do Papa João Paulo II.

Todos os que estavam presentes puderam acompanhar a chegada da Cruz Peregrina, juntamente com o ícone de

Fot

o: A

rqui

vo lo

cal

Ir. Maria Aparecida Lopes de Souza

Queridos (as) leitores (as),

Quero partilhar com vocês uma grande alegria: no dia 05 de agosto, o nosso Instituto estará completando 140 anos de história. Neste dia celebraremos a vida milhares de Filhas de Maria Auxiliadora que consagraram suas vidas a serviço do Reino de Deus dedicando-se à educação da juventude.

Lemos no artigo primeiro das nossas Constituições: ‘‘Por um Dom do espírito Santo e com a intervenção direta de Maria, São João Bosco fundou o nosso Instituto como resposta de salvação às profundas aspirações das jovens. Transmitiu-lhes um patrimônio espiritual inspirado na caridade de Cristo, Bom Pastor e imprimiu-lhe um forte impulso missionário’’.

O artigo segundo continua: ‘‘Deus na sua admirável providência... suscitou a mesma experiência em Santa Maria Domingas Mazzarello, fazendo-a participar ativamente, na fundação do Instituto’’.

O artigo quarto confirma: ‘‘Maria Santíssima foi a inspiradora do nosso Instituto e para ele, Mãe e Mestra. Somos uma família religiosa que é toda de Maria. Dom Bosco quis que fôssemos o monumento vivo de sua gratidão à Auxiliadora e pede que sejamos o seu ‘‘agradecimento’’ prolongado no tempo’’.

O pequeno grupo de jovens da pequenina cidade de Mornese tornou-se uma grande árvore que estendeu suas raízes pelos cinco continentes, iluminado pela Palavra de Deus, fortalecido pela devoção a Nossa Senhora auxiliadora, impulsionado pelo amor às/aos jovens de todas as raças e movido pelo ideal da santidade.No coração de cada Filha de Maria Auxiliadora sempre ardeu o fogo da missão: educar evangelizando e evangelizar educando; tornar Jesus Cristo conhecido e amado e favorecer o encontro pessoal de cada jovem com o Senhor Ressuscitado.

Queridos leitores, convido-os também a elevar conosco o hino de louvor e Ação de graças ao Pai por todas as maravilhas realizadas nestes 140 anos marcados pela Fé, pelo entusiasmo, pela Fidelidade e pelo Amor acima de tudo.

Na alegria desta celebração deixo a todos o meu grande abraço.

Page 3: LÚDICO & SALA DE AULAiiabcg.org.br/wp-content/uploads/2011/06/Partilhando_ano40_305_rev02.pdfmundo e, com certeza, esteve presente na história do nosso Instituto e de cada uma de

de irmãs e irmãos que viveram e continuam vivendo em COMUNHÃO, iluminadas pela Palavra de Deus.

Muitas pessoas nos ajudaram com sua experiência, vivência, atitudes e sapientes palavras: conferencistas, guias, celebrantes, comunidades por onde passamos, principalmente onde estivemos mais tempo, ou seja, a comunidade de Jerusalém e de Nazaré.

Tudo o que aconteceu no “Projeto” impele as participantes a imergir na Palavra, no AMOR, caminhar na luz e viver no Coração da Trindade. (I Jo 1,1-7).

Agradecimentos a todas as pessoas que de uma forma ou de outra contribuíram para a concretização dessa experiência. “Iahweh te abençoe e te guarde! Iahweh faça resplandecer o seu rosto sobre ti e te seja benigno! Iahweh mostre para ti a sua face e te conceda a paz” (Num 6,24-26).

onde foram registrados fatos mar-cantes, como a anunciação, o nasci-mento, a vida pública, os milagres, a Instituição da Eucaristia, paixão, morte, ressurreição e outros, parava-se com a Escritura nas mãos.

A Palavra era lida, aprofundada, rezada, meditada, contemplada – tanto comunitária como individualmente –, portanto, guardada no coração, como Maria de Nazaré. (Lc 2,51).

A partilha diária das maravilhas que Deus opera em cada pessoa que o busca, fez do grupo, uma comunidade

Quarenta dias de chuva torren-cial de Graças! Experiência de Deus que jamais se esquecerá. Como se as "mãos e o coração" da essência do ser finito, do nada, tocasse o Infinito, o Tudo. Pura gratuidade do Senhor.

Percorreram-se os caminhos por onde Jesus passou, esteve fisicamente e também Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe. Ele esteve, ficou e continua lá com outra presença.

O que o grupo do Projeto Jerusalém buscou na Terra Santa foi a pessoa de Jesus. Assim, em cada lugar,

Partilhando | Departamento de Comunicação | [email protected] 03

ANO 40 | JULHO 2012

PROJETO JERUSALÉM | 07 de Junho a 16 de Julho de 2012PROJETO JERUSALÉM | 07 de Junho a 16 de Julho de 2012Ir. Maria Hosana de Sá Rocha

• • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • •

Nossa Senhora durante a Santa missa realizada no mesmo local.

Palco de apresentações de ban-das católicas, a Praça do Papa foi um verdadeiro cenário de fé, alegria e espe-rança. Neste espaço, os alunos do CENSA se fizeram presentes, especialmente os de 9ºs anos do Ensino Fundamental II.

A excelente organização do evento, alegria e a comunhão de todos superaram o sol forte durante o dia, o frio da noite e o cansaço de muitos.

O nosso muito OBRIGADO! Em Dom Bosco e Madre Mazzarello a nossa oração por vocês. Eis a face de Cristo Jovem! Parabéns a todos.

Fot

o: A

rqui

vo lo

cal

Foto

: Arq

uivo

pes

soal

Foto

: Arq

uivo

pes

soal

GRUTA DO ‘PATER NOSTER’GRUTA DO ‘PATER NOSTER’

Page 4: LÚDICO & SALA DE AULAiiabcg.org.br/wp-content/uploads/2011/06/Partilhando_ano40_305_rev02.pdfmundo e, com certeza, esteve presente na história do nosso Instituto e de cada uma de

Foto

: Div

ulga

ção

Partilhando | Departamento de Comunicação | [email protected]

Partilhando - Inspetoria Imaculada Auxiliadora

• • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • •

Juventude) na cidade; momento é de emoção, descontração e louvor.

Durante todo o trajeto os alunos caminharam entre a multidão distri-buindo água para os jovens fieis.

caminhada pela paz com a juventude campo-grandense.

Foi com certeza um momento histórico com a passagem da Cruz da JMJ e do Ícone (Jornada Mundial da

PEREGRINAÇÃO DA CRUZ DA JMJ EM CAMPO GRANDE

No dia 23 de junho, os alunos do Colégio nossa Senhora Auxiliadora (57 voluntários entre professores, pais e alunos) vivenciaram um momento único, acompanhar e ser voluntário na

ranças e a Palavra de Deus; A Palavra de Deus e o compromisso com o mundo; A Palavra de Deus e as culturas; Discípulos e missio-nários à serviço da Palavra de Deus e Maria, mãe do Verbo de Deus.

No sábado a programação foi praticamente tomada pelas apresentações criativas e profundas dos temas trabalhados nas oficinas.

Na manhã do domingo, cada Delegação reuniu-se com os participantes da respectiva Inspe-toria, para discutir assuntos locais e revisar o texto da Carta de Inten-ções.

Após intervalo, todos dirigi-ram-se ao Anfiteatro onde a salesiana cooperadora, Beatriz Mateus Pereira, "Formadora", leu o texto concluído da Carta de Intenções.

Na seqüência, o Consultor Mundial dos SSCC, Lincoln Cesar Melo Godoeng agradeceu Pe. Osmar Augusto Bezutte pelo serviço, apoio e amizade prestado durante sua gestão como Delegado Nacional da Consulta Região Brasil, entregando-lhe uma Placa. Em seguida o Inspetor Pe. Lauro Takaki Shinohara, apresentou o salesiano Pe. Orozimbo de Paula Júnior como novo Delegado Nacional da Consulta Região Brasil.

Em seguida os congres-sistas dirigiram-se para Capela do Colégio D. Bosco para a Missa de Ação de Graças pelo êxito do X Congresso Nacional Salesianos Cooperadores Região Brasil.

com a fala do Pe. Lauro Takaki Shinohara e abertura oficial do Congresso.

Logo após as delegações das Inspetorias dos SDB e FMA mostrarem seu "grito de guerra", posaram para foto e em seguida para o jantar.

Na 6ª feira os participantes trabalharam em oficinas temáticas, como: A Palavra de Deus e a Igreja; Liturgia, lugar privilegiado da Palavra; A leitura orante da Palavra de Deus; A Eucaristia e a Palavra de Deus; A Palavra de Deus como alimento da Família; A vocação como resposta à Palavra de Deus; D. Bosco e a Palavra de Deus; O Sistema Preventivo e a Palavra de Deus; A Palavra de Deus transfor-mando a juventude; As Bem Aventu-

X CONGRESSO NACIONAL DOS SALESIANOS COOPERADORES BRASILIr. Othilia Pires dos Santos | Delegada nacional da FS

O X Congresso Nacional dos Salesianos Cooperadores Brasil teve inicio na noite do dia 12 de julho com o Tema: Caminhar à Luz do Projeto de Vida Apostólica (PVA) e o Lema: Testemunhar para Educar e Evangelizar.

A solenidade de abertura foi realizada no Anfiteatro do Colégio D. Bosco de Campo Grande – MS, com a presença de aproximadamente 400 pessoas. Após a composição da mesa formada por autoridades religiosas, civis e pelo Presidente de honra, Pe. Lauro Takaki Shinohara, Inspetor da Missão Salesiana de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, a banda do Colégio D. Bosco executou o Hino Nacional.

Na seqüência, cumpri-mentos de autoridades, finalizada

Ir. Maria Aparecida Lopes de Souza

Page 5: LÚDICO & SALA DE AULAiiabcg.org.br/wp-content/uploads/2011/06/Partilhando_ano40_305_rev02.pdfmundo e, com certeza, esteve presente na história do nosso Instituto e de cada uma de

05

ANO 40 | JULHO 2012

Partilhando | Departamento de Comunicação | [email protected]

Lins - SPLins - SPCENSACENSA

• • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • •

“SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, FAZEI O NOSSO CORAÇÃO SEMELHANTE AO VOSSO!”

Ana Virginia (Bia) | Assessora da Pastoral

NO CENSA O ARRAIÁ É TRADIÇÃO... SEGURA PEÃO!Fernando Rodrigues | Téc. Lab. Informática

Como sempre a festa foi um sucesso de público, nas danças e na organização. As barracas de brinquedos e comidas típicas estavam sempre cheias durante toda a noite e a quadra repleta de famílias admirando as danças bem elaboradas pelos professores e coordenadores.

Todo este sucesso é fruto de um bom planejamento da equipe de gestão estratégica da escola, que não poupa esforços para tornar os eventos cada vez melhores.

Toda ideologia da festa foi planejada, iniciando-se com uma divulgação em massa com pedágio realizado pelos alunos, anúncios em rádio e redes sociais, centrando-se na organização das tarefas e responsáveis e se concluindo com uma avaliação extremamente positiva por aqueles que a realizaram e pela comunidade educativa agraciada com este evento tradicional de Lins.

Fot

o: A

rqui

vo lo

cal

Fot

o: A

rqui

vo lo

cal

Vamos aprender com as nossas crianças a ter um coração como o de Jesus... Puro, manso e humilde... Que Nossa Senhora Auxiliadora nos ajude nessa missão!

E QUE VENHA A FESTA JUNINA 2013!

Sonhar como Jesus sonhouPensar como Jesus pensouViver como Jesus viveuSentir o que Jesus sentiaSorrir como Jesus sorria

E ao chegar ao fim do diaEu sei que dormiria muito mais feliz...”

As crianças da Infância Missionária do CENSA Lins tiveram no mês de junho encontros sobre o Sagrado Coração de Jesus.Momento especial para aprender desenhando, pintando, rezando, partilhando e cantando:

“Um dia uma criança me parouOlhou-me nos meus olhos a sorrir

Caneta e papel na sua mãoTarefa escolar para cumprir

E perguntou no meio de um sorrisoO que é preciso para ser feliz?

Amar como Jesus amou

irmãs, 66 participantes.Na próxima edição traremos mais

detalhes e fotos. Aguardem!

Casa Maria Auxiliadora, em São Miguel, Argentina.

Contou com a presença especial da Madre Yvonne Reungoat, conselheiras gerais do Instituto, totalizando entre leigos e

AVALIAÇÃO TRIENAL CIB-CICSAL NA ARGENTINA

De 24 a 28 de julho, aconteceu a Avaliação Trienal da Conferência Inter-inspetorial do Brasil (CIB) e a Conferência Interinspetorial do Cone Sul (CICSAL) do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, na

• • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • •

Page 6: LÚDICO & SALA DE AULAiiabcg.org.br/wp-content/uploads/2011/06/Partilhando_ano40_305_rev02.pdfmundo e, com certeza, esteve presente na história do nosso Instituto e de cada uma de

Partilhando | Departamento de Comunicação | [email protected]

Partilhando - Inspetoria Imaculada Auxiliadora

COLÔNIA DE FÉRIAS 2012Ricardo Hideki Kobayashi | Aluno 3º ano EM | CENSA Lins/SP

As férias chegaram! Mas se você pensa que nossos alunos ficaram parados em casa, está mui to enganado!

De 02 a 07 de Julho foi realizada a Colônia de Férias 2012 CENSA Lins, onde foram realizadas várias atividades.Em sua programação, a Colônia deste ano teve um "dia do amigo", quando os alunos puderam trazer um amigo para se divertir, "dia da praça" para passear

telão, caça ao tesouro, esconde-esconde e com direito a lanche comunitário todos os dias.

Essas férias foram marcadas pela amizade e a confraternização de todos!

Para os que vieram, foi muito bom estar com vocês! Para aqueles que não vieram, ano que vem tem mais Colônia de Férias!

na praça com bicicletas e patins, "dia Julino", com várias atividades de festa junina, "Dia especial na escola", a famosa noite do soninho, e até um "dia do passeio", onde todos foram passear no parque temático, Terra Parque.

Sempre com muita diversão, animação e alegria nossos alunos aproveitaram oficina de pipa, jogos esportivos de futsal, vôlei, queimada, pula-pula, boca do palhaço, filme no

Fot

o: A

rqui

vo lo

cal

Fot

o: A

rqui

vo lo

cal

Fot

o: A

rqui

vo lo

cal

GINÁSTICA RÍTMICA DO AUXILIADORA REPRESENTA MS NASOLIMPÍADAS ESCOLARES ETAPA NACIONAL

Prof.ª Maria Justina Pereira Gimenez/GPA

Aconteceu dia 21 de Julho, no Ginásio do SESI, o Campeonato Esta-dual de Ginástica Rítmica (JEMS e JOJUMS) , uma rea l i zação da FUNDESPORTE e Federação de Ginástica do Mato Grosso do Sul.

Apesar da pressão e nervo-

decem o apoio que o Colégio Auxilia-dora tem dado pela modalidade Ginás-tica Rítmica, pois o sucesso só foi alcan-çado graças à parceria e o compro-metimento de toda a equipe.

Parabéns às atletas e boa sorte na etapa nacional!

sismo característicos de qualquer dis-puta esportiva, as ginastas do Auxilia-dora-MS conseguiram a vaga para representar Mato Grosso do Sul nas Olimpíadas Escolares etapa nacional.

No recesso escolar, houve muita dedicação das atletas nos treinos intensivos, valendo todo o esforço com essa conquista.

Garantiu vaga na categoria de 12 a 14 anos, a ginasta Louise Galvão de Ávila, vice-campeã, e Ana Gabrielle Martinez com a 4ª colocação.

Na categoria de 15 a 17 anos, o Auxiliadora sagrou-se vice-campeão com a ginasta Ianka Cristina Terra Soares Cebalho.

As atletas e a professora agra-

• • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • •

Fot

o: A

rqui

vo lo

cal

Fot

o: A

rqui

vo lo

cal

CNSACampo Grande - MSCampo Grande - MS

CNSA

• • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • •

‘‘Nas grandes batalhas da vida, o primeiro passo para a vitória é o desejo de vencer’’Mahatma Gandhi foi um líder e pacifista indiano, que lutou pela independência da Índia e por seu esforço foi criado o Estado muçulmano do Paquistão.

Page 7: LÚDICO & SALA DE AULAiiabcg.org.br/wp-content/uploads/2011/06/Partilhando_ano40_305_rev02.pdfmundo e, com certeza, esteve presente na história do nosso Instituto e de cada uma de

Nessas aulas, foi utilizado o material didático inspirado na expe-riência e no projeto educativo salesiano, que se apresenta como uma importante estratégia na construção desafiadora e ampla da tarefa educativa com nossos alunos. Aprender com o outro e verificar

infinitas da aprendizagem. Outro propósito das aulas práticas e lúdicas em sala de aula, no pátio do Auxiliadora, é a união das matérias que propicia o conhecimento amplo do aluno agu-çando a curiosidades e a compreensão do que é aprendido.

A função dessas aulas está diretamente ligada a ensinar a conhe-cer, formar para compreender, desen-volver o pensar para que as crianças saibam lidar com as informações e estabelecer relações entre elas, sejam elas quais forem, mas, mais que isso, saibam escolher, decidir, projetar, agir e criar, porque conhecem.

Nesse contexto, diariamente, os alunos desenvolvem esses trabalhos práticos e aprendem com novas descobertas e interagem com os colegas.

na prática exige um trabalho coletivo, pois o material da Rede Salesiana de Escolas foi idealizado e construído dentro dessa perspectiva.

Várias das atividades desen-volvidas junto aos alunos promoveram o encantamento com as possibilidades

Larissa N. de Souza Mendonça | Coordenadora Pedagógica EF I

Partilhando | Departamento de Comunicação | [email protected] 07

ANO 40 | JULHO 2012

ATUALIZAÇÃO E QUALIFICAÇÃO AOS PROFISSIONAIS DO HOSPITAL AUXILIADORA

Aires Garcia dos Santos | Treinamento & Desenvolvimento do HNSA

Durante o mês de junho do corrente ano, a Sociedade Benefi-cente Hospital Nossa Senhora Auxilia-dora, juntamente com a parceria da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e a Educação Permanente da Macro-Região de Três Lagoas, vislum-brando fomentar conhecimento, atualizar e qualificar profissionais, desenvolveu diversas capacitações aos colaboradores:

Além disso, diversas outras ações de educação permanente elencadas no cronograma mensal de capacitações internas foram desen-volvidas.

O setor de Treinamento & Desenvolvimento agradece a todos os colaboradores, parceiros, facilita-dores e administração hospitalar, pelo empenho e participação em todos os programas e oficinas realizados.

•Temática: Workshop Planejamento Estratégico, facilitado pelo Consultor Mauro Yuki (Nortia); a capacitação atingiu a capacitação atingiu geren-tes, coordenadores e supervisores do HNSA;•Temática: Oficina de Humanização e Acolhimento, multiplicado pela Dra. Renilda Rocha (UFMS); o projeto foi desenvolvido durante três dias o qual teve como público alvo enfermeiros, recepcionistas e copeiras.•Temática: Programa de Qualidade 5 ‘‘S’’, facilitado pela Pedagoga Ligia Thomé (Sec. Mun. Saúde); a capaci-tação atingiu gerentes, coorde-nadores e supervisores do HNSA;•Temática: Promoção da Biossegu-rança / Norma Regulamentadora 32, Multiplicado pelo Enfermeiro (Aires Garcia) e as Gerentes (Jaqueline Amália e Sibele Trentin);

• • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • •

Fot

o: A

rqui

vo lo

cal

Fot

o: A

rqui

vo lo

cal

LÚDICO & SALA DE AULA Um relacionamento em construção

Fot

o: A

rqui

vo lo

cal

HNSATrês Lagoas - MSTrês Lagoas - MSHNSA

Page 8: LÚDICO & SALA DE AULAiiabcg.org.br/wp-content/uploads/2011/06/Partilhando_ano40_305_rev02.pdfmundo e, com certeza, esteve presente na história do nosso Instituto e de cada uma de

Partilhando | Departamento de Comunicação | [email protected]

Partilhando - Inspetoria Imaculada Auxiliadora

EM BUSCA DE UMA COMUNICAÇÃO MAIS HUMANIZANTE

Limpa o velho para dar espaço ao novo”.

“Lembrar que eu estarei morto em breve é a ferramenta mais importante que eu encontrei para me ajudar a fazer grandes escolhas na vida. Porque quase tudo – todas as expectativas externas, todo o orgulho, todo o medo de se envergonhar ou de errar – isto tudo cai diante da face da morte, restando apenas o que realmente é importante. Lembrar que você vai morrer é a melhor maneira para eu saber evitar em pensar que tenho algo a perder. Você já está nu. Não há razão para não seguir o seu coração."

“Quando eu tinha 17 anos, li uma declaração que dizia algo mais ou menos assim: 'Se você viver cada dia da sua vida como se fosse o último, um dia, com toda a certeza, você estará certo'. Isso me impressionou e pelos últimos 33 anos eu me olhei no espelho todas as manhãs e perguntei a mim mesmo: 'Se hoje fosse o último dia de minha vida, estaria fazendo o que eu planejo fazer hoje?'. Se a resposta fosse não por repetidas vezes, eu sabia que precisava mudar.”

“Ninguém quer morrer. Mesmo as pessoas que querem ir para o céu não querem morrer para chegar lá. E, por outro lado, a morte é um destino do qual todos nós compartilhamos. Ninguém escapa. É a forma como deve ser, porque a morte é provavelmente a melhor invenção da vida. É o agente da vida.

Separar um tempo para interiorização faz parte do processoevolutivo do ser humano. Separe o seu.

Peça aos presentes, que leiam espontaneamente cada trecho. Feito isto, distribuir papel e caneta para que todos

possam descrever em 5 minutos (a ideia é não dar tempo para pensar...) porque ainda precisa viver...

O que ainda não fez e porque merece ganhar esse presente por muitos e muitos dias ainda?

Partilhar e refletir com o grupo as sensações.

Estes trechos fazem parte do discurso que Steve Jobs fez aos formandos da Universidade de Stanford em Junho de 2005. E muitos devem conhecê-lo, mas é realmente inspirador pensar como ele. E tratar de comunicação humanizante, não é somente tratar bem ao próximo, mas principalmente encontrar seus próprios limites e respeitar a si mesmo.

VALE A PENA LER

VALE A PENA LER

DINÂMICA EM GRUPO:

PARA REFLETIR:

“Melhore. Eu digo isso a mim mesmo constantemente. Melhore. Eleve-se um pouco mais. Seja um pouco melhor, um pouco mais forte, um pouco mais meditativo, um pouco mais humilde, um pouco mais fervoroso, para que você seja digno da orientação do Senhor e de suas maravilhosas bênçãos”.

(Gordon B. Hinckley, religioso, empresário e escritor estadunidense).

• • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • •