Leandro Roque -- Maus Investimentos

download Leandro Roque -- Maus Investimentos

of 2

Transcript of Leandro Roque -- Maus Investimentos

  • 8/16/2019 Leandro Roque -- Maus Investimentos

    1/2

    A questão principal não é exatamente o quão "aproveitáveis" serão os investimentosestimulados pela expansão do crédito e da moeda. A questão é a destruição que elesgeram.

    Na mais otimista das hipóteses, ainda que haja algum investimento minimamente

    aproveitável, é necessário levar em consideração todos os recursos escassos que oramdestru!dos neste processo.

    olhas não geram desenvolvimentos# $olhas geram apenas uma má alocação e umaconsequente destruição de capital. olhas a%em com que recursos escassos sejamimo$ili%ados em empreendimentos para os quais não há && e nem nunca houve && genu!nademanda.

    'urante uma recessão gerada pelo estouro de uma $olha, os consumidores estão maispo$res do que antes justamente por causa de todos os investimentos err(neos einsustentáveis que oram empreendidos em decorr)ncia da expansão artiicial do crédito,investimentos estes que imo$ili%aram capital e recursos escassos para seus projetos,

    recursos estes que agora não mais estão dispon!veis para serem utili%ados em outrossetores da economia. No geral, a economia está agora com menos capital e menosrecursos escassos dispon!veis. *apitais e recursos escassos oram desperdiçados naconstrução de imóveis e de outros empreendimentos sem demanda, capitais e recursosque poderiam estar hoje sendo aplicados em outros setores da economia.

    +or exemplo, tanto em +ortugal quanto na spanha surgiram aeroportos do nada emcidades min-sculas e estradas oram duplicadas sem a$solutamente nenhuma demanda.oje, esses aeroportos e essas estradas estão completamente a$andonados. /oneladas decimento, de concreto armado, de vergalh0es etc. oram imo$ili%adas nestesempreendimentos, tornando&se escassos para outros empreendimentos da economia.

    *omo isso pode representar criação de rique%a1

    ste capital se encontra agora destru!do 2ou com um valor extremamente redu%ido3, aspessoas e empresas estão mais endividadas 2ainal, expansão do crédito se dá poraumento do endividamento3, e os preços em toda a economia estão mais altos.

    A rique%a genu!na só pode ser criada pela divisão do tra$alho, pela poupança, pelaacumulação de capital, pela capacidade intelectual da população 2se a população or$urra, a mão&de&o$ra terá de ser importada3, pelo respeito 4 propriedade privada 2o queimplica $aixa tri$utação3, pela segurança institucional, pela desregulamentaçãoecon(mica, pela moeda orte, pela aus)ncia de inlação, pelo empreendedorismo da

    população, por leis coniáveis e estáveis, por um arca$ouço jur!dico sensato eindependente etc.

    Agora && e talve% aqui esteja a sua d-vida &&, em$ora aumentos na quantidade de dinheironão açam a economia crescer, eles de ato alteram a estrutura da mesma# em$oravariaç0es na oerta monetária não produ%am impacto no crescimento agregado daeconomia, elas certamente aetam a maneira como os recursos da economia são alocadose distri$u!dos. 5u seja, as variaç0es da oerta monetária determinam como será aestrutura produtiva da economia, mas não o n!vel da produção. 6ariaç0es na oertamonetária sempre serão $enéicas apenas para o governo e para suas empresas avoritas&& como o setor $ancário e os grandes industriais amigos do rei &&, que são os primeiros arece$er o novo dinheiro criado.

    7ogo, é justamente nestas empresas que voc) pode investir para ganhar dinheiro durante

  • 8/16/2019 Leandro Roque -- Maus Investimentos

    2/2

    a $olha. 8as é important!ssimo que voc) sai$a exatamente o momento de cair ora,antes que os $alancetes delas comecem a registrar preju!%os.