Leia, porque é da sua conta!

11

Click here to load reader

description

texto sobre economia comportamental e os vieses do comportamento humano visto pela biologia.

Transcript of Leia, porque é da sua conta!

Page 1: Leia, porque é da sua conta!

Leia, porque é da sua conta!

Page 2: Leia, porque é da sua conta!

Quando sai para jantar em grupo você prefere rachar a conta ou acha melhor que cada um pague a sua despesa?

Page 3: Leia, porque é da sua conta!

Essa pergunta foi feita recentemente para um grupo de pessoas em pesquisa e o resultado foi: 50.3 % prefere pagar individualmente pelos itens que pediram e 49.% prefere dividir a conta igualmente entre todos os que estão jantando.

Page 4: Leia, porque é da sua conta!

De qualquer forma esse momento do jantar é no mínimo esquisito e ninguém sabe bem como agir. Se disser: Vamos rachar? Tem gente que comeu mais ou algo mais caro e dai parece injusto e se aventar de cada um paga a sua parece mesquinhez, não é verdade?Quando chega o pires com o papelzinho em cima! Ai meu Deus! É um constrangimento só. Não é verdade?

Page 5: Leia, porque é da sua conta!

Não. Não é verdade! Vamos por tudo em pratos limpos, agora.

Page 6: Leia, porque é da sua conta!

As pessoas tendem a se comportar de forma diferente dependendo da estratégia de pagamento. Isso Mesmo!

Page 7: Leia, porque é da sua conta!

Se a conta é dividida entre todos porque se sabe que o grupo vai agir desta maneira, a tendência da cada um é tirar vantagem pedindo pratos mais caros. Aqueles que tem uns desenhinhos de molho em volta da parca comida!

Page 8: Leia, porque é da sua conta!

Em economia comportamental isso se chama “o dilema do jantar” e ocorre sempre quando vários participantes tentam obter a mais alta recompensa pessoal possível.

Page 9: Leia, porque é da sua conta!

Para a ecologia comportamental o comportamento humano é organizado para otimizar o funcionamento dos indivíduos a uma certa variabilidade de ambientes naturais, demográficos e até mesmo sociais. Portanto a maximização é biológica e natural. É assim com o dono da empresa em que você trabalha; é assim numa venda; é assim até numa relação amorosa. Por que não seria assim na conta do bar ou do restaurante.

Page 10: Leia, porque é da sua conta!

É a tal “lei de Gerson” reversa, todo mundo querendo levar vantagem sobre os outros e vem a decepção - todos acabam enfrentando o resultado que tentaram evitar: a refeição mais cara e gatam mais dinheiro do que gostariam.

Page 11: Leia, porque é da sua conta!

Malandro é malandro, Mané é mané. Já dizia Bezerra da Silva. Mas neste caso cada malandro virou um mané!www.pedrocamargo.co