Leitura

1
Leitur a Línguas e Educação: construir e partilhar a formação PTDC/CED/68813/2006 2007-2010 OFICINA DE FORMAÇÃO colaborar em práticas de ensino da leitura: que possibilidades de desenvolvimento profissional? PARTICIPANTES Berta dos Santos Cristina Manuela Sá Esperança Martins Leonor Santos Luciana Mesquita Maria Elisabete Afonso Maria Margarida Sousa Maria Natália Ferreira Maria Ondina Sardo Paula Pinto Ricardo Cerqueira Teresa Ferreira Aveiro - Universidade de Aveiro Reflectir sobre as práticas desenvolvidas pelos membros do GT-B. Identificar problemas no âmbito dessas práticas. Conceber, implementar e avaliar estratégias e recursos didácticos centrados: na motivação para a leitura; no desenvolvimento de competências em compreensão na leitura. Reflectir sobre o contributo das experiências vividas no âmbito do GT-B para o desenvolvimento pessoal e profissional dos seus membros. OS NOSSOS OBJECTIVOS Estratégias didácticas centradas: na motivação para a leitura de poesia; no desenvolvimento de competências em compreensão na leitura: associadas à construção de inferências, relacionadas com o desenvolvimento da literacia plurilingue. TEMÁTICAS ABORDADAS QUEM SOMOS? Motivações Experiências Conhecimen tos Curiosidades Temos experiências diversificadas no ensino: Do 1º CEB ao Ensino Superior, incluindo experiências no estrangeiro; Em áreas curriculares distintas: Português, Línguas Estrangeiras, Línguas Clássicas e História. Temos forte envolvimento com actividades de investigação. ESTRATÉGIAS DE TRABALHO Orientadas para a reflexão para a acção. Exemplo: apresentação e discussão conjunta de experiências de ensino e de investigação. Orientadas para a reflexão sobre a acção. Exemplo: apresentação e discussão conjunta de balanços dos mini-projectos de investigação- acção em curso. ALGUNS RESULTADOS Em termos de desenvolvimento pessoal: Diminuição da solidão em contextos profissionais; Maior capacidade de negociação e flexibilidade. Em termos de desenvolvimento profissional: Maior capacidade de reflectir sobre as nossas práticas com base na troca de experiências e em fundamentos teóricos adequados. Em termos de trabalho colaborativo: Maior consciência da importância da diluição das fronteiras entre os diversos intervenientes na educação em línguas (professores, formadores e investigadores).

description

Línguas e Educação: construir e partilhar a formação PTDC/CED/68813/2006 2007-2010. OFICINA DE FORMAÇÃO colaborar em práticas de ensino da leitura: que possibilidades de desenvolvimento profissional?. Leitura. OS NOSSOS OBJECTIVOS. QUEM SOMOS?. - PowerPoint PPT Presentation

Transcript of Leitura

Page 1: Leitura

Leitura

Línguas e Educação: construir e partilhar a formaçãoPTDC/CED/68813/2006

2007-2010

OFICINA DE FORMAÇÃO colaborar em práticas de ensino da leitura: que possibilidades de desenvolvimento profissional?

PARTICIPANTES Berta dos Santos Cristina Manuela Sá Esperança Martins Leonor Santos Luciana Mesquita Maria Elisabete Afonso Maria Margarida Sousa Maria Natália Ferreira Maria Ondina Sardo Paula Pinto Ricardo Cerqueira Teresa Ferreira Aveiro - Universidade de Aveiro 10 de Julho de 2009

Reflectir sobre as práticas desenvolvidas pelos membros do GT-B. Identificar problemas no âmbito dessas práticas. Conceber, implementar e avaliar estratégias e recursos didácticos centrados:

na motivação para a leitura; no desenvolvimento de competências em compreensão

na leitura. Reflectir sobre o contributo das experiências vividas no âmbito do GT-B para o desenvolvimento pessoal e profissional dos seus membros.

OS NOSSOS OBJECTIVOS

Estratégias didácticas centradas: na motivação para a leitura de poesia; no desenvolvimento de competências em compreensão na leitura:associadas à construção de inferências,relacionadas com o desenvolvimento da literacia plurilingue.

TEMÁTICAS ABORDADAS

QUEM SOMOS?

Motivações

Experiências

Conhecimentos

Curiosidades

Temos experiências diversificadas no ensino:

Do 1º CEB ao Ensino Superior, incluindo experiências no estrangeiro;

Em áreas curriculares distintas: Português, Línguas Estrangeiras, Línguas Clássicas e História.

Temos forte envolvimento com actividades de investigação.

ESTRATÉGIAS DE TRABALHO

Orientadas para a reflexão para a acção.

Exemplo: apresentação e discussão conjunta de experiências de ensino e de investigação. Orientadas para a reflexão sobre a acção.

Exemplo: apresentação e discussão conjunta de balanços dos mini-projectos de investigação-acção em curso.

ALGUNS RESULTADOS

Em termos de desenvolvimento pessoal: Diminuição da solidão em contextos profissionais; Maior capacidade de negociação e flexibilidade.

Em termos de desenvolvimento profissional: Maior capacidade de reflectir sobre as nossas práticas com base na troca de experiências e em fundamentos teóricos adequados.

Em termos de trabalho colaborativo: Maior consciência da importância da diluição das fronteiras entre os diversos intervenientes na educação em línguas (professores, formadores e investigadores).