Leitura solidária

2
LEITURA SOLIDÁRIA Esta prática de leitura compartilhada permite ao docente envolver a turma da do Ensino Fundamental – séries iniciais e finais de forma generalizada, estimulando o desenvolvimento cognitivo, afetivo e espontâneo dos aprendizes de forma individualizada, permitindo uma reflexão ativa no processo de autoavaliação. Métodos a serem confeccionados: Tiras de papel sem pauta Recursos didáticos: Pincel atômico, régua, cartolina, papel 40 KG, etc... Procedimentos metodológicos: Escolha do texto (o docente deve considerar o nível intelectual da turma). Obs. 1: o texto pode ser extraído de músicas, versos, histórias infantis, histórias reais, etc. 1 - o docente distribui as tiras para toda turma, de forma que não exclua ninguém; 2 – agora inicia a leitura, não permitindo quebras; 3 – ao final o professor abre um espaço para críticas construtivas, mostrando os erros, elogiando os acertos e refazendo a leitura, sendo exemplo de um bom leitor (esta correção deve ser geral). Obs.: não aponte quem errou. Em outro momento chame-o em particular e oriente- o. Obs.: o educador deve fazer anotações sobre o desenvolvimento de cada educando. obs: escolha uma música que seja do meio cultural ou social dos discentes. Exemplo: 1 Quando eu estou aqui ... 2 Eu vivo este momento lindo... 3

Transcript of Leitura solidária

Page 1: Leitura solidária

LEITURA SOLIDÁRIA

Esta prática de leitura compartilhada permite ao docente envolver a turma da do Ensino Fundamental – séries iniciais e finais de forma generalizada, estimulando o desenvolvimento cognitivo, afetivo e espontâneo dos aprendizes de forma individualizada, permitindo uma reflexão ativa no processo de autoavaliação.

Métodos a serem confeccionados:

Tiras de papel sem pauta

Recursos didáticos:

Pincel atômico, régua, cartolina, papel 40 KG, etc...

Procedimentos metodológicos:

Escolha do texto (o docente deve considerar o nível intelectual da turma).

Obs. 1: o texto pode ser extraído de músicas, versos, histórias infantis, histórias reais, etc.

1 - o docente distribui as tiras para toda turma, de forma que não exclua ninguém;

2 – agora inicia a leitura, não permitindo quebras;

3 – ao final o professor abre um espaço para críticas construtivas, mostrando os erros, elogiando os acertos e refazendo a leitura, sendo exemplo de um bom leitor (esta correção deve ser geral).

Obs.: não aponte quem errou. Em outro momento chame-o em particular e oriente-o.

Obs.: o educador deve fazer anotações sobre o desenvolvimento de cada educando.

obs: escolha uma música que seja do meio cultural ou social dos discentes.

Exemplo:

1

Quando eu estou aqui ...2

Eu vivo este momento lindo...

3

Olhando pra você...

4

E as mesmas emoções sentido.

O encerramento desta atividade pode ser concretizado com a complementação da escrita, ditado de palavras e frases, interpretação, reconstrução, dramatização e ilustração do texto.