Leituras: 23º Domingo do Tempo Comum - Ano A

1

Click here to load reader

description

Leituras bíblicas para o 23° Domingo do Tempo Comum - Ano A Tema: "A DIFÍCIL ARTE DE SER JUSTO" - Textos da Bíblia em português Brasil. Tradução de João Ferreira de Almeida, Revista e atualizada no Brasil. - AS PERÍCOPES Tem como base o Lecionário Dominical: PALAVRA DO SENHOR A-B-C, Editora Paulus 2009, / http://www.cnbb.org.br/liturgia/app/user/user/UserView.php?ano=2013&mes=3&dia=24 - AUTORIA DE TEMAS E COMENTÁRIOS: Pe. José; Bortolini, Roteiros Homiléticos, Anos A, B, C Festas e Solenidades, Editora Paulus, 3ª edição, 2007 - ORAÇÃO E BENÇÃO: LIVRO DE ORAÇÃO COMUM, Forma abreviada e atualizada com os Salmos Litúrgicos, Conforme o uso da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil - COMENTÁRIO TEOLÓGICO E EXEGESE BÍBLICA: http://pt.slideshare.net/josejlima3/23-domingo-do-tempo-comum-ano-a-2014-38597855 http://www.dehonianos.org/portal/liturgia_dominical_ver.asp?liturgiaid=426 SOBRE LECIONÁRIOS: - LUTERANOS: http://www.luteranos.com.br/conteudo/o-lecionario-ecumenico - LECIONÁRIO PARA CRIANÇAS (Inglês/Espanhol): http://sermons4kids.com - LECIONÁRIO COMUM REVISADO (Inglês): http://www.lectionary.org/ http://www.commontexts.org/history/members.html ; http://lectionary.library.vanderbilt.edu/ - ESPANHOL: http://www.isedet.edu.ar/publicaciones/eeh.htm (Less)

Transcript of Leituras: 23º Domingo do Tempo Comum - Ano A

Page 1: Leituras: 23º Domingo do Tempo Comum - Ano A

A DIFÍCIL ARTE DE SER JUSTO

LECIONÁRIO DOMINICAL – ANO A – 23° DOMINGO DO TEMPO COMUM – TEXTOS BÍBLICOS: BÍBLIA J. F. DE ALMEIDA REVISTA E ATUALIZADA (*)

cf. LECIONÁRIO em : CCT - Consultation on Common Texts, (www.commontexts.org/Default.html) - DESENHO: www.servicioskoinonia.org/cerezo/indexAgraf.html

1ª Leitura: A luta pela justiça é questão de vida ou morte

“8 Se... tu não falares, para avisar o perverso... eu o demandarei de ti.”

Leitura da Profecia de Ezequiel (Ez 33,7-9)

[Assim diz o SENHOR:] 7 A ti, pois, ó filho do homem, te constituí por atalaia sobre a casa de Israel; tu, pois, ouvirás a palavra da minha boca e lhe darás aviso da minha parte. 8 Se eu disser ao perverso: Ó perverso, certamente, morrerás;

e tu não falares, para avisar o perverso do seu caminho, morrerá esse perverso na sua iniqüidade, mas o seu sangue eu o demandarei de ti. 9 Mas, se falares ao perverso, para o avisar do seu caminho, para que dele se converta, e ele não se converter do seu caminho,

morrerá ele na sua iniqüidade, mas tu livraste a tua alma.

Salmo responsorial: Salmo 95,1-2.6-7.8-9 (R/. 7b8a)

R. 7c ... Hoje, se ouvirdes a sua voz, 8a não endureçais o coração...

1 Vinde, cantemos ao SENHOR, com júbilo,

celebremos o Rochedo da nossa salvação. 2 Saiamos ao seu encontro, com ações de graças, vitoriemo-lo com salmos. R

6 Vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do SENHOR, que nos criou. 7a Ele é o nosso Deus,

e nós, povo do seu pasto e ovelhas de sua mão. R

7b Hoje, se ouvirdes a sua voz, 8 não endureçais o coração, como em Meribá, como no dia de Massá, no deserto, 9 quando vossos pais me tentaram, pondo-me à prova, não obstante terem visto as minhas obras. R

2º Leitura: Tarefa sem limites

“10b ... O cumprimento da lei é o amor”.

Leitura da Carta de Paulo aos Romanos (Rm 13,8-10)

[Irmãos:] 8 A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o amor com que vos ameis uns aos outros;

pois quem ama o próximo tem cumprido a lei. 9 Pois isto: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não cobiçarás, e, se há qualquer outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. 10 O amor não pratica o mal contra o próximo; de sorte que o cumprimento da lei é o amor.

Aclamação ao Evangelho (2Co 5,19)

“Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo... e nos confiou a palavra de reconciliação”

Evangelho: A justiça do Reino na comunidade

“15 Se teu irmão... te ouvir, ganhaste a teu irmão.”

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus (Mt 18,15-20)

[Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos:] 15 Se teu irmão pecar [contra ti], vai argüi-lo entre ti e ele só. Se ele te ouvir, ganhaste a teu irmão. 16 Se, porém, não te ouvir, toma ainda contigo uma ou duas pessoas, para que, pelo depoimento de duas ou três testemunhas, toda palavra se estabeleça. 17 E, se ele não os atender, dize-o à igreja; e, se recusar ouvir também a igreja, considera-o como gentio e publicano. 18 Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra terá sido ligado nos céus, e tudo o que desligardes na terra terá sido desligado nos céus. 19 Em verdade também vos digo que, se dois dentre vós, sobre a terra, concordarem a respeito de qualquer coisa que, porventura, pedirem, ser-lhes-á concedida por meu Pai, que está nos céus. 20 Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles.

Oração do dia (Livro de Oração Comum – LOC, pg. 132, Próprio 18) Concede-nos, Senhor, que confiemos em te com todo o nosso coração, porque assim como Tu resistes aos orgulhosos, que se vangloriam de sua própria força, também nunca abandonas os que exaltam a tua misericórdia; por Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

Benção (Livro de Oração Comum – LOC, pg. 104): E, agora, a Bênção de nosso Senhor permaneça com todo o seu povo, em todas as línguas e países! O Senhor conceda misericórdia a todos os que o procuram! O Senhor console a todos os que sofrem e choram! O Senhor apresse a sua vinda e nos dê a plenitude de sua paz! Amém.