Liberdade

18
LIBERDADE LIBERDADE

Transcript of Liberdade

Page 1: Liberdade

LIBERDADELIBERDADE

Page 2: Liberdade

PLATÃOPLATÃO

Page 3: Liberdade

Ser livre é permanecer na presença Ser livre é permanecer na presença da verdade e ser liberto significa da verdade e ser liberto significa estar livre da ilusão e da falsidade. estar livre da ilusão e da falsidade. A liberdade verdadeira é a liberdade A liberdade verdadeira é a liberdade de se fazer o que é bom e não de se fazer o que é bom e não apenas “o que se quer”.apenas “o que se quer”.

Page 4: Liberdade

ARISTÓTELESARISTÓTELES

Page 5: Liberdade

AA liberdade é o principio para liberdade é o principio para "escolher entre alternativas "escolher entre alternativas possíveis", realizando-se como possíveis", realizando-se como decisão e ato voluntário.decisão e ato voluntário.

Page 6: Liberdade

RENÉ DESCARTESRENÉ DESCARTES

Page 7: Liberdade

Age com mais liberdade quem Age com mais liberdade quem melhor compreende as alternativas melhor compreende as alternativas em escolha. Quanto mais claramente em escolha. Quanto mais claramente uma alternativa apareça como a uma alternativa apareça como a verdadeira, mais facilmente se verdadeira, mais facilmente se escolhe essa alternativa.escolhe essa alternativa.

Page 8: Liberdade

IMMANUEL KANTIMMANUEL KANT

Page 9: Liberdade

Ser livre é ser autônomo, isto, é dar a Ser livre é ser autônomo, isto, é dar a si mesmo as si mesmo as regras a serem seguidas a serem seguidas racionalmente.racionalmente.

A pessoa dotada de liberdade, ou seja, A pessoa dotada de liberdade, ou seja, sem intervenções de outrem, pode sem intervenções de outrem, pode fazer uso desta, porém o fará com fazer uso desta, porém o fará com maior clareza se seu conhecimento e maior clareza se seu conhecimento e consciência de sua liberdade existir.consciência de sua liberdade existir.

Page 10: Liberdade

BARUCH SPINOZABARUCH SPINOZA

Page 11: Liberdade

Ser é livre quando age por necessidade própria. Ser é livre quando age por necessidade própria. Quando não é levado a ação por um outro. Quando não é levado a ação por um outro.

Quando age por necessidade própria está Quando age por necessidade própria está expressando a sua potência.expressando a sua potência.

A liberdade humana não é dada mas ela pode ser A liberdade humana não é dada mas ela pode ser conquistada. O humano não é livre, mas a conquistada. O humano não é livre, mas a liberdade é uma possibilidade humana. liberdade é uma possibilidade humana. 

Page 12: Liberdade

J. P. SARTREJ. P. SARTRE

Page 13: Liberdade

BARUCH SPINOZABARUCH SPINOZA

Page 14: Liberdade

A liberdade é absoluta ou não existe.A liberdade é absoluta ou não existe.

Recusa a existência de Deus. Se Deus existir, a Recusa a existência de Deus. Se Deus existir, a liberdade não existe pois Ele tudo sabe e tudo liberdade não existe pois Ele tudo sabe e tudo prevê. Mas como Deus não existe, a Liberdade é prevê. Mas como Deus não existe, a Liberdade é absoluta.absoluta.

Recusa também o Materialismo Dialético. Se tudo Recusa também o Materialismo Dialético. Se tudo se reduzisse à matéria, não haveria consciência e se reduzisse à matéria, não haveria consciência e não haveria liberdade. Qual é, então, o fundamento não haveria liberdade. Qual é, então, o fundamento da liberdade? É o nada, o indeterminismo.da liberdade? É o nada, o indeterminismo.

Page 15: Liberdade

Para Sartre, a idéia central do existencialismo é que a Para Sartre, a idéia central do existencialismo é que a existência precede a essência.existência precede a essência.

Não existe nenhum Deus que tenha planejado o Não existe nenhum Deus que tenha planejado o homem e portanto não existe nenhuma natureza homem e portanto não existe nenhuma natureza humana fixa a que o homem deva respeitar. humana fixa a que o homem deva respeitar.

O homem está totalmente livre é o único responsável O homem está totalmente livre é o único responsável pelo que faz de si mesmo. Esta liberdade e pelo que faz de si mesmo. Esta liberdade e responsabilidade é a fonte da angústia.responsabilidade é a fonte da angústia.

Page 16: Liberdade

Porque não há nenhum Deus e portanto Porque não há nenhum Deus e portanto nenhum plano divino que determina o que nenhum plano divino que determina o que deve acontecer, não há nenhum deve acontecer, não há nenhum determinismo.determinismo.

O homem é livre. Não pode desculpar sua O homem é livre. Não pode desculpar sua ação dizendo que está forçando por ação dizendo que está forçando por circunstâncias ou movido pela paixão ou circunstâncias ou movido pela paixão ou determinado de alguma maneira a fazer o determinado de alguma maneira a fazer o que ele faz.que ele faz.

Page 17: Liberdade

Os seres humanos são essencialmente Os seres humanos são essencialmente livres, livres para escolher (contudo não livres, livres para escolher (contudo não são livres para não escolher) e livres para são livres para não escolher) e livres para negar as características dadas pelo mundo negar as características dadas pelo mundo (cor, raça, saúde). Se são vantagens ou (cor, raça, saúde). Se são vantagens ou desvantagens(desafios a serem desvantagens(desafios a serem superados), é uma questão alerta que superados), é uma questão alerta que cada um faça para si ou desculpas para cada um faça para si ou desculpas para não fazer nada.não fazer nada.

Page 18: Liberdade

“ “ O homem deve criar a sua própria O homem deve criar a sua própria essência; é jogando-se no mundo, essência; é jogando-se no mundo, lutando, que aos poucos se define... A lutando, que aos poucos se define... A angústia, longe de oferecer obstáculos angústia, longe de oferecer obstáculos à ação, é a própria condição dela... O à ação, é a própria condição dela... O homem só pode agir se compreender homem só pode agir se compreender que conta exclusivamente consigo que conta exclusivamente consigo mesmo, que está sozinho e mesmo, que está sozinho e abandonado no mundo, no meio de abandonado no mundo, no meio de responsabilidades infinitas, sem auxílio responsabilidades infinitas, sem auxílio nem socorro, sem outro objetivo além nem socorro, sem outro objetivo além do que der a si próprio, sem outro do que der a si próprio, sem outro destino além de forjar para si mesmo destino além de forjar para si mesmo aqui na terra”.aqui na terra”.