Lição 2 A disciplina na vida do obreiro

37
Escola Bíblica Dominical A disciplina na vida do Obreiro

Transcript of Lição 2 A disciplina na vida do obreiro

Page 1: Lição 2   A disciplina na vida do obreiro

Escola Bíblica Dominical

A disciplina na vida do Obreiro

Page 2: Lição 2   A disciplina na vida do obreiro

Wander Sousa

OBJETIVO GERAL

Alertar sobre as responsabilidades e

atribuições de um obreiro.

Page 3: Lição 2   A disciplina na vida do obreiro

Wander Sousa

Esboço da Lição

1. A Disciplina2. Disciplina na vida do obreiro3. Exercício da autoridade4. A Autodisciplina5. Disciplina do corpo6. Disciplina Espiritual

Page 4: Lição 2   A disciplina na vida do obreiro

Wander Sousa

Ponto Central

“Disciplina é o conjunto dos regulamentos destinados a

manter a boa ordem em qualquer assembleia ou

corporação”

Page 5: Lição 2   A disciplina na vida do obreiro

Wander Sousa

Leitura Bíblica de ClasseII Tm. 2.14-16,22-25

14 - Traze estas coisas à memória, ordenando-lhes diante do Senhor que não tenham contendas de palavras, que para nada aproveitam e são para perversão dos ouvintes. 15 - Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 16 - Mas evita os falatórios profanos, porque produzirão maior impiedade.22 - Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor. 23 - E rejeita as questões loucas, e sem instrução, sabendo que produzem contendas. 24 - E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor; 25 - Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade,

Page 6: Lição 2   A disciplina na vida do obreiro

Wander Sousa

INTRODUÇÃO

As pessoas sempre buscam o seu próprio bem-estar, seja físico, emocional ou material. A mídia, por sua vez, sempre divulga receitas e métodos que levam à felicidade temporal. Muda-se o cabelo, as roupas, compram-se carros, casas e, às vezes, vivem dissolutamente, etc.

Page 7: Lição 2   A disciplina na vida do obreiro

Wander Sousa

INTRODUÇÃO

Entretanto, para nós que servimos a um Deus-vivo, o valor verdadeiro e permanente da alegria consiste em estar em plena comunhão com Ele. A Bíblia expõe isto de diversas maneiras: “justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo”, Rm 5.1. A justificação nos reconcilia com Deus (2Co 5.18-19). Aqueles que buscam ao Senhor encontram a vida (Am 5.4).

Page 8: Lição 2   A disciplina na vida do obreiro

Wander Sousa

INTRODUÇÃO

A disciplina e a instrução do Senhor sempre nos trazem benefícios: “Filho meu, atenta para as minhas palavras; aos meus ensinamentos inclina os ornados. Não os deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-os no mais íntimo do teu coração. Porque são vida para quem os acha e saúde, para o seu corpo”, Pv 4.20-22.

Page 9: Lição 2   A disciplina na vida do obreiro

Wander Sousa

I – A DISCIPLINA

Page 10: Lição 2   A disciplina na vida do obreiro

Wander Sousa

I – A DISCIPLINA

Não confundamos disciplina com doutrina bíblica, muito menos com usos e costumes. A disciplina está relacionada à ética (sistema de princípios morais, regras e padrões de conduta) e a moral (princípio de certo e errado), e deriva, para a Igreja, da doutrina.

Page 11: Lição 2   A disciplina na vida do obreiro

Wander Sousa

I – A DISCIPLINA

Por disciplina, podemos definir como “um conjunto de instruções destinado a manter a boa ordem”. Para os cristãos, estas instruções são os preceitos divinos (Sl 19.8) que nos fazem andar no caminho da justiça e da verdade.

Page 12: Lição 2   A disciplina na vida do obreiro

Wander Sousa

I – A DISCIPLINA

Doutrina é, por sua vez, o conjunto de princípios bíblicos, teológicos, éticos e morais, expostos mediante ensino sistemático.Usos e costumes são decorrência das tradições que nossas igrejas herdaram no que diz respeito ao vestuário e a outros pontos de importância periférica à vida cristã. São estritamente dependentes do contexto cultural e/ou histórico da igreja.

Page 13: Lição 2   A disciplina na vida do obreiro

Wander Sousa

I – A DISCIPLINA

O princípio da disciplina deve ser bíblico: “não desprezes, pois, a disciplina do Todo-Poderoso”, Jó 5.17. Os preceitos do Senhor são lâmpada para os nossos pés e luz para os nossos caminhos (Sl 119.105). Nossas regras de conduta devem ser baseadas estritamente na Bíblia, uma vez que o obreiro deve ter como alvo agradar a Deus e não a si próprio.

Page 14: Lição 2   A disciplina na vida do obreiro

Wander Sousa

I – A DISCIPLINA

No entanto, extremos devem ser evitados. Assim como existem aqueles que fazem a obra do Senhor relaxadamente, também encontramos os que são regidos por uma disciplina tão exigente que terminam julgando a si mesmos (1Co 4.3).Tais são os que, mesmo na Igreja, ainda carregam o fardo pesado do legalismo e da observância às tradições humanas (Mt 23.4). Temperança é uma virtude que deve ser vivida por todo cristão (Gl 5.22).

Page 15: Lição 2   A disciplina na vida do obreiro

Wander Sousa

II – DISCIPLINA NA VIDA DO OBREIRO

O obreiro é chamado para servir à igreja e ao Reino de Deus. Tais tarefas acarretam em responsabilidades que são alheias a cristãos comuns. Melhor é o homem que “domina o seu espírito, do que o que toma uma cidade”, Ec 16.32.Um obreiro disciplinado tem uma vida espiritual sadia, e palavras apropriadas para todas as circunstâncias.

Page 16: Lição 2   A disciplina na vida do obreiro

Wander Sousa

II – DISCIPLINA NA VIDA DO OBREIRO

Ele conhece, ora, jejua, serve, adora, obedece, é humilde, corrige e é padrão de conduta (1Tm 4.12), não é preguiçoso (Rm 16.12), e não tem do que se envergonhar pois maneja bem a Palavra da verdade (2Tm 2.15).

Page 17: Lição 2   A disciplina na vida do obreiro

Wander Sousa

II – DISCIPLINA NA VIDA DO OBREIRO

Imagine se o apóstolo Paulo não estudasse as Escrituras (2Tm 4.13), saberia ele como ensinar à igreja de Deus? Imagine também se ele não gostasse de orar (2Co 12.7-10)? Teria ele recebido as revelações de Deus. Ou ainda se ele fosse preguiçoso (At 18.2-3), como teria se mantido quando pregou o Evangelho em Tessalônica (1Ts 2.9)?

Page 18: Lição 2   A disciplina na vida do obreiro

Wander Sousa

II – DISCIPLINA NA VIDA DO OBREIRO

Por outro lado, vemos que aqueles que rejeitam uma boa consciência, naufragam na fé (1Tm 1.19). Demas amou este presente século (2Tm 4.10), pois o mundo ensina os homens a viverem dissolutamente. (I Pe 5.8)

Page 19: Lição 2   A disciplina na vida do obreiro

Wander Sousa

III – O EXERCÍCIO DA AUTORIDADE

Saber como usar a Bíblia é fundamental na vida do líder. E triste quando encontramos uma igreja onde seu líder não sabe como usar as Escrituras. Como um líder que não sabe usar a Bíblia poderá tratar de assuntos éticos, morais e doutrinários? Como poderá aplicar a disciplina ao corpo de obreiros ou a disciplina eclesiástica aos membros?

Page 20: Lição 2   A disciplina na vida do obreiro

Wander Sousa

III – O EXERCÍCIO DA AUTORIDADE

Devemos sempre ter em mente que nossa autoridade advém de Deus. A Bíblia não é apenas um livro, é a Palavra de Deus. As Escrituras têm o poder de penetrar no mais íntimo do coração humano e ainda discernir os pensamentos e propósitos do coração (Hb 4.12).

Page 21: Lição 2   A disciplina na vida do obreiro

Wander Sousa

III – O EXERCÍCIO DA AUTORIDADE

A autoridade do líder pode também ser vista no seu exemplo pessoal, na sua família e por meio de suas palavras. Jesus fora destacado em seus ensinos entre a multidão porque a sua doutrina tinha autoridade.

Ela não tinha o mesmo caráter da doutrina dos escribas (Mt 7.29), que além de não ter autoridade, não tinha propriedade, pois em essência não condizia com aquilo que viviam.

Page 22: Lição 2   A disciplina na vida do obreiro

Wander Sousa

IV – A AUTODISCIPLINA

Um soldado não busca seus interesses. Antes ele é disciplinado. Imaginem um soldado que acorda às 10h da manhã, que não faz exercícios físicos, almoça e janta em horários confusos; que não faça a barba todo dia, e que ainda por cima não cumpre as ordens de seu comandante. Será que este soldado alistou-se

mesmo ou ele só esta dando a impressão que é do exercito?

Page 23: Lição 2   A disciplina na vida do obreiro

Wander Sousa

IV – A AUTODISCIPLINA

Da mesma forma, um líder cristão deve ajustar e coordenar as suas vontades e desejos, produzir e treinar os pensamentos, direcionar e limitar sentimentos, educar e transformar comportamento e atitudes.

O apóstolo Paulo era tão focado e disciplinado, em seu ministério, que convocou Timóteo, dizendo para que este sofresse juntamente com ele as aflições como um bom soldado de Cristo (2Tm 2.3).

Page 24: Lição 2   A disciplina na vida do obreiro

Wander Sousa

IV – A AUTODISCIPLINA

Na autodisciplina, o obreiro deve ter em mente esses princípios gerais; deve também ter plena consciência de que, através disso, não apenas a sua alma é renovada e curada, mas também a de seus ouvintes, visto que ele é um instrumento de Deus à edificação da igreja (Ef 4.11-13).

Page 25: Lição 2   A disciplina na vida do obreiro

Wander Sousa

V – DISCIPLINA DO CORPO

Jesus fez em três anos e meio de ministério o que nós, talvez, levemos uma vida inteira (Se fizer). Todavia, como pode ser observado, Ele era um homem experimentado no trabalho. A Bíblia o chama de “homem de dores que sabe o que é padecer”, (Is 53.3).

Page 26: Lição 2   A disciplina na vida do obreiro

Wander Sousa

V – DISCIPLINA DO CORPO

Nós, trabalhamos, padecemos, mas para o nosso próprio benefício. O Senhor Jesus fez tudo isso não para o seu benefício, mas para o bem de todos os seres humanos. Semelhantemente aquele que serve à Igreja deve saber que o maior entre nós, servirá o menor (Lc 22.26-27).

Cristo disse, “Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também”, Jo 13.15.

Page 27: Lição 2   A disciplina na vida do obreiro

Wander Sousa

V – DISCIPLINA DO CORPO

E claro que nós também não podemos abusar de nosso corpo a tal ponto de destruirmos o Templo do Espírito Santo. Aqui vale novamente a recomendação bíblica de que o obreiro deve ser sóbrio e equilibrado em tudo o que faz.

Mesmo que soframos debilidades físicas, em servir ao Senhor, nossa esperança não se murcha, pois se com Cristo padecemos, com ele seremos glorificados (Rm 8.17).

Page 28: Lição 2   A disciplina na vida do obreiro

Wander Sousa

V – DISCIPLINA DO CORPO

Esses princípios nos ensinam que o líder disciplinado é aquele que se entrega por inteiro à obra de Deus; que obedece cabalmente à sua vontade. Quem dá o crescimento é Deus!

Page 29: Lição 2   A disciplina na vida do obreiro

Wander Sousa

VI – DISCIPLINA ESPIRITUAL

A base da nossa disciplina espiritual está relacionada à obra da santificação que o Espírito Santo realiza em nosso coração. É a batalha entre o Espírito Santo e a nossa natureza pecaminosa (Gl 5.17).

Page 30: Lição 2   A disciplina na vida do obreiro

Wander Sousa

VI – DISCIPLINA ESPIRITUAL

O líder cristão deve ter uma mente disciplinada, não se conformando com o mundo (Rm 12.2). A consagração da mente é algo muito importante na vida do obreiro.

Page 31: Lição 2   A disciplina na vida do obreiro

Wander Sousa

VI – DISCIPLINA ESPIRITUAL

Paulo recomenda aos irmãos de Filipos, “irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento”, Fp 4.8.

Page 32: Lição 2   A disciplina na vida do obreiro

Wander Sousa

VI – DISCIPLINA ESPIRITUAL

Uma forma de avaliar como vai a nossa mente é prestarmos atenção no que a nossa boca constantemente anda falando, pois a boca fala daquilo que o coração está cheio, daquilo que a mente se ocupa (Mt 12.34).

Page 33: Lição 2   A disciplina na vida do obreiro

Wander Sousa

VI – DISCIPLINA ESPIRITUAL

Outro item importante à disciplina espiritual é o exercício constante da fé cristã, pelos meios ordinários constituídos por Deus, que são a leitura da Bíblia, a oração, a adoração e louvor e a Santa Ceia. Já o exercício da fé, através dos meios extraordinários, são aquelas obras que Deus realiza no dia-a-dia de nossa vida.

Page 34: Lição 2   A disciplina na vida do obreiro

Wander Sousa

VI – DISCIPLINA ESPIRITUAL

A disciplina espiritual do obreiro deve estender-se à igreja. Observe que, quando Cristo censurou algumas igrejas na Ásia menor, Ele dirigiu-se ao “anjo da Igreja”, que é o líder do rebanho de Deus aqui na Terra (Ap 2.3), porque compete ao líder ser o canal de bênçãos para o povo de Deus.

Page 35: Lição 2   A disciplina na vida do obreiro

Wander Sousa

VI – DISCIPLINA ESPIRITUAL

Ao obreiro é conveniente a irrepreensibilidade. Ele é um padrão para os fiéis. O Senhor não somente exige qualidade, mas também nos dá graça para executarmos a sua vontade.

Page 36: Lição 2   A disciplina na vida do obreiro

Wander Sousa

Conclusão:

Claramente vemos o apóstolo Paulo multiplicando o conhecimento das obras do Senhor, movido por uma disciplina que antes era para a guarda da lei, agora muito maior ao anunciar as obras de Jesus.

Page 37: Lição 2   A disciplina na vida do obreiro

Wander Sousa

Estudo disponível no

Facebook

www.facebook.com/EBDFrutosparaVida

Necessário baixar o aplicativo slideshare para

visualização em smartphones e tablets