Linha Aberta nº 737, de 28/2 a 11/3/2011 Ano 17, nº 737 ... · Linha Aberta nº 737, ... que...

5
Linha Aberta nº 737, de 28/2 a 11/3/2011 1 Ano 17, nº 737 Embrapa Clima Temperado 28/2 a 11/3/2011 Novos contratados são apadrinhados Os novos contratados pela Embrapa Clima Temperado estão sendo apadrinhados por antigos empregados como forma de facili- tar a integração dos recém-admiti- dos. Na Unidade, os nove últimos contratados já contam com padri- nhos, que serão os responsáveis por facilitar a adaptação dos no- vos colegas. A iniciativa faz parte de uma estratégia da sede da Empresa que pretende, com o programa “Madrinhas e Padrinhos”, otimizar a integração dos novos emprega- dos. A idéia parte do pressuposto de que os primeiros dias de traba- lho são essenciais para a adap- tação e a socialização. O apadri- nhamento serviria para facilitar a ambientação dos novos integran- tes das equipes. A madri- nha ou o pa- drinho atuam auxiliando os recém-chega- dos nos primei- ros três meses de atividade. Entre as prin- cipais funções do posto estão a apresentação do novo colega para o restan- te da equipe, o atendimento a dúvidas e di- ficuldades e o fornecimento de informações sobre a Unidade e a cidade. Auxiliar o aprendizado das rotinas de trabalho e dar dicas so- bre imóveis para locação seriam algumas das formas de ajuda for- necidas pelo padrinho. Para a assistente da área de suporte operacional Josiani Tessmer, que atua no Bem-Estar e foi admitida em dezembro do ano passado, o apadrinhamento “foi muito importante para ajudar a conhecer a estrutura da Unidade, as pessoas e as formas de traba- lho”. Para ela, a figura do padrinho “fez com que houvesse uma maior facilidade de se inserir no ambien- te de trabalho, pegar as rotinas da Empresa, aumentar contatos e co- nhecer melhor como tudo funcio- na”, analisa. “Algumas das maiores di- ficuldades vistas em um novo empregado estão em se localizar dentro da Unidade, devido ao seu tamanho, e em reconhecer as pes- soas”, diz Marcos Antônio Pereira, padrinho de Josiani e técnico de segurança do trabalho. “Então, fazemos o possível para facilitar este processo e melhorar a inte- gração”, expõe, comentando que dicas e informações sobre horá- rios e regras da Empresa também são uma demanda forte. O programa foi iniciado em novembro de 2010 pelo Depar- tamento de Gestão de Pessoas (DGP), de Brasília. Em Pelotas, a supervisora de desenvolvimento humano da Unidade, a psicóloga Eliana Mariete da Luz Silveira, considera o programa indispensá- vel para integrar os empregados recém admitidos. “Introduzir o novo emprega- do e ajudá-lo a dar os primeiros passos, facilitar as primeiras ami- zades e proceder sua socialização com o cuidado de ensaiá-lo de forma positiva para novos relacionamentos e vínculos profissio- nais pode ser de- terminante para o seu bom desempe- nho na empresa”, ressalta Eliana. Empregados recém-admitidos pela Unidade estão tendo adaptação facilitada por padrinhos

Transcript of Linha Aberta nº 737, de 28/2 a 11/3/2011 Ano 17, nº 737 ... · Linha Aberta nº 737, ... que...

Page 1: Linha Aberta nº 737, de 28/2 a 11/3/2011 Ano 17, nº 737 ... · Linha Aberta nº 737, ... que pretende, com o programa “Madrinhas e Padrinhos”, ... projeto de Instrução Nor-mativa.

Linha Aberta nº 737, de 28/2 a 11/3/2011

1

Ano 17, nº 737 Embrapa Clima Temperado 28/2 a 11/3/2011

Novos contratados são apadrinhadosOs novos contratados pela

Embrapa Clima Temperado estão sendo apadrinhados por antigos empregados como forma de facili-tar a integração dos recém-admiti-dos. Na Unidade, os nove últimos contratados já contam com padri-nhos, que serão os responsáveis por facilitar a adaptação dos no-vos colegas.

A iniciativa faz parte de uma estratégia da sede da Empresa que pretende, com o programa “Madrinhas e Padrinhos”, otimizar a integração dos novos emprega-dos. A idéia parte do pressuposto de que os primeiros dias de traba-lho são essenciais para a adap-tação e a socialização. O apadri-nhamento serviria para facilitar a ambientação dos novos integran-tes das equipes.

A madri-nha ou o pa-drinho atuam auxiliando os recém-chega-dos nos primei-ros três meses de atividade. Entre as prin-cipais funções do posto estão a apresentação do novo colega para o restan-te da equipe, o atendimento a dúvidas e di-ficuldades e o fornecimento de

informações sobre a Unidade e a cidade. Auxiliar o aprendizado das rotinas de trabalho e dar dicas so-bre imóveis para locação seriam algumas das formas de ajuda for-necidas pelo padrinho.

Para a assistente da área de suporte operacional Josiani Tessmer, que atua no Bem-Estar e foi admitida em dezembro do ano passado, o apadrinhamento “foi muito importante para ajudar a conhecer a estrutura da Unidade, as pessoas e as formas de traba-lho”. Para ela, a figura do padrinho “fez com que houvesse uma maior facilidade de se inserir no ambien-te de trabalho, pegar as rotinas da Empresa, aumentar contatos e co-nhecer melhor como tudo funcio-na”, analisa.

“Algumas das maiores di-

ficuldades vistas em um novo empregado estão em se localizar dentro da Unidade, devido ao seu tamanho, e em reconhecer as pes-soas”, diz Marcos Antônio Pereira, padrinho de Josiani e técnico de segurança do trabalho. “Então, fazemos o possível para facilitar este processo e melhorar a inte-gração”, expõe, comentando que dicas e informações sobre horá-rios e regras da Empresa também são uma demanda forte.

O programa foi iniciado em novembro de 2010 pelo Depar-tamento de Gestão de Pessoas (DGP), de Brasília. Em Pelotas, a supervisora de desenvolvimento humano da Unidade, a psicóloga Eliana Mariete da Luz Silveira, considera o programa indispensá-vel para integrar os empregados

recém admitidos. “ I n t r o d u z i r

o novo emprega-do e ajudá-lo a dar os primeiros passos, facilitar as primeiras ami-zades e proceder sua socialização com o cuidado de ensaiá-lo de forma positiva para novos relacionamentos e vínculos profissio-nais pode ser de-terminante para o seu bom desempe-nho na empresa”, ressalta Eliana.

Empregados recém-admitidos pela Unidade estão tendo adaptação facilitada por padrinhos

Page 2: Linha Aberta nº 737, de 28/2 a 11/3/2011 Ano 17, nº 737 ... · Linha Aberta nº 737, ... que pretende, com o programa “Madrinhas e Padrinhos”, ... projeto de Instrução Nor-mativa.

Linha Aberta nº 737, de 28/2 a 11/3/2011

2

A nova logomarca do Go-verno Federal foi apresentada pela Secretaria de Comunicação. Com o slogan “País rico é país sem pobreza”, o logo tenta tra-duzir a prioridade governamental de erradicar a miséria e reduzir a pobreza extrema. A concepção da marca foi solicitada pela Secom e é uma evolução da anterior.

No dia 23 de fevereiro, a Secom publicou o Manual de Apli-

Governo Federal apresenta nova logomarca

O pesquisador Le-onardo Dutra participou em Fortaleza/CE, entre os dias 14 e 18 de fevereiro, de um encontro sobre as propostas recebidas em Consulta Pública para o projeto de Instrução Nor-mativa.

Um dos principais ponto discutidos durante a reunião foi a aprovação das “Normas para a Produção e a Comercialização de Mudas e de

Pesquisador participa de encontro no Ceará

cação para uso pelos órgãos que integram o Sistema de Comunica-ção do Poder Executivo Federal (Sicom). Trabalhos já em anda-mento ou finalizados, entretanto, poderão manter a logomarca an-tiga pelo princípio da economici-dade.

Outras Estruturas de Propagação Vegetativas Obtidas por Cultura de Tecidos de Plantas”.

Unidade vai enviar novo pesquisador para PhD

A Unidade vai enviar mais um pesquisador para pós-doutora-mento nos Estados Unidos, o se-gundo em um período de 15 dias. O pesquisador Carlos Reisser Jú-nior vai partir para o departamento Plant Science da Universidade da Califórnia, em Davis.

O pós-doutoramento será

iniciado em março e vai até fe-vereiro de 2012. Reisser Júnior vai estudar as respostas de dife-rentes cultivares de amendoeiro a estresses hídricos, buscando indicações diferenciadas de ma-nejo de água para a cultura.

“Com o conhecimento de novas metodologias e do uso de equipamentos, teremos con-dições de auxiliar na seleção de materiais genéticos visando a uma agricultura mais rentável, bem como propor novas técnicas de manejo de água para as vá-rias culturas adequadas ao clima de nossa região”, expõe o pes-quisador.

Recesso Carnaval

Durante o feriado de Carnaval, a Unidade vai per-manecer fechada entre a se-gunda e a quarta-feira - 7 a 9 de março.

Não haverá expediente na seguda e na terça e no dia 9 o expediente vai das 14h às 17h, mas será com-pensado com a ampliação em 36 minutos dos horários das tardes dos dias 14 a 18 de março.

Os horários seguem orientação do DGP.

Liderança

A primeira turma do cur-so “Atualização em Lideran-ça” se reuniu entre os dias 22 a 24 de fevereiro para a realização dos três primei-ros módulos da capacitação – autoconhecimento, estilos de liderança e relacionamen-to. Organizado pela área de Desenvolvimento Humano, o curso terá ao todo três turmas de 30 empregados cada.

As outras duas turmas vão se reunir entre 29 e 31 de março. Depois, em abril, os três grupos vão ser reuni-dos para o 4° e último módu-lo, quando será abordado o trabalho em equipe.

Contribuição Sindical

O desconto da contri-buição sindical dos empre-gados da Embrapa será feito na folha de pagamento de março. Conforme determina a legislação, será desconta-do o valor referente a um dia de trabalho.

Page 3: Linha Aberta nº 737, de 28/2 a 11/3/2011 Ano 17, nº 737 ... · Linha Aberta nº 737, ... que pretende, com o programa “Madrinhas e Padrinhos”, ... projeto de Instrução Nor-mativa.

Linha Aberta nº 737, de 28/2 a 11/3/2011

3

Cultivares de arroz são lançadasEmbrapa Clima Temperado apresentou variedades BRS Sinuelo CL e BRS Pampa em Camaquã

A Embrapa Clima Tempera-do lançou as cultivares de arroz BRS Sinuelo CL e BRS Pampa em Camaquã, no dia 25 de fevereiro, durante a 21° Abertura Oficial da Colheita do Arroz. A primeira des-taca-se pelo combate à praga do arroz vermelho, enquanto a se-gunda é conhecida pela qualidade e produtividade dos grãos.

A BRS Sinuelo é a primeira variedade desenvolvida pela Em-brapa adaptada ao sistema Cle-arfield e resistente ao herbicida Only, o que permite o controle da praga do arroz vermelho, um dos principais entraves à produção gaúcha. A cultivar foi gerada em parceria com a empresa química Basf, apresenta ciclo médio, re-sistência à degrana e deverá ser comercializada já na safra 2011-2012.

Já a BRS Pampa é uma cul-tivar tradicional, destacada pela alta produtividade média – em torno de 10 mil kg/ha. A qualidade dos grãos e a sanidade das plan-

tas da variedade também chamam a atenção.

A apresentação das novas cultivares foi feito pelo pesquisa-dor Ariano Magalhães Jr.

Unidade percorre três cidades do Rio Grande do Sul em uma semana com “Dias de Campo” do arroz

A equipe de pesquisa de arroz irrigado da Embrapa Clima Temperado percorreu o sul do Rio Grande do Sul durante os dias

22 e 23 de fevereiro apresentan-do novas cultivares. Três “Dias de Campo” foram realizados em Uruguaiana, Arroio Grande e Dom

Pedrito.Em Uru-

guaiana, a re-cém-divulgada cultivar BRS Sinuelo CL foi apresentada aos produtores rurais da região fron-teiriça. Produto de ciclo médio d e s e n v o l v i d o para o sistema Clearfield®, re-sistente ao her-bicida Only, a

variedade é focada em combater, principalmente, a praga do arroz vermelho.

Já em Dom Pedrito e em Ar-roio Grande, além da BRS Sinuelo CL, também foram apresentadas as cultivares BRS Pampa, des-tacada por sua alta qualidade de grão, e BRS CIRAD 302, primeiro híbrido da Embrapa para o esta-do.

A programação dos “Dias de Campo” contou com a exibição de parcelas demonstrativas – espé-cies de canteiros – das novas cul-tivares de arroz e com demonstra-ções dinâmicas sobre cultivo.

Em março, mais sete “Dias de Campo” serão realizados em outras regiões do estado.

Page 4: Linha Aberta nº 737, de 28/2 a 11/3/2011 Ano 17, nº 737 ... · Linha Aberta nº 737, ... que pretende, com o programa “Madrinhas e Padrinhos”, ... projeto de Instrução Nor-mativa.

Linha Aberta nº 737, de 28/2 a 11/3/2011

4

Embrapa é premiada na Expodinâmica

A Embrapa Clima Tempe-rado foi premiada como uma das instituições destaque da 1° Expo-dinâmica, feira tecnológica reali-zada em Jaguarão entre os dias 16 e 18 de fevereiro. Ao todo, a Unidade recebeu quatro prêmios, um na categoria apoiador e outros três na expositor.

O Sindicato Rural de Jagua-rão, organizador da exposição, concedeu o prêmio de apoiador pela participação da Empresa no desenvolvimento do evento. O tro-féu foi recebido pelo chefe adjunto

Trabalhos realizados por pesquisadores da Unidade foram reconhecidos na primeira edição da Feira

Agricultores assentados dos Planos de Assentamentos (PA´s)

Rubira, Santo Antônio e Conquis-ta dos Imigrantes conheceram as

técnicas de melho-ria da alimentação do gado leiteiro no dia 15 de fevereiro durante o “Dia de Campo Produção e Qualidade do Leite”, realizado pelo Con-vênio Leite Sul em Santo Antônio.

O uso de forra-geiras, a qualificação do manejo de orde-nhas de rebanho e

a otimização da qualidade do leite através da aplicação de cuidados básicos na higienização foram abordados durante o evento.

Uma das atividades desen-volvidas junto aos assentados abordou a prática do “amocha-mento” pela técnica do ferro es-pecial. Também conhecida como descorna, a retirada dos chifres de bezerros tem o objetivo de facilitar o desenvolvimento dos animais. Sem os chifres, os garrotes ten-dem a se tornar menos agressivos e menos competitivos na procura alimentar.

ConFIE realiza oficina em Dia de Campo da Qualidade do Leite

de Pesquisa e Desenvolvimen-to, Clenio Pillon.

Na categoria expositor da área de tecnologia agrícola, a Embrapa Clima Temperado foi premiada nas linhas soja, arroz e forrageiras. Os prêmios foram recebidos pelos pesquisadores Francisco Vernetti Jr., José Al-berto Petrini e Jorge Fainé Go-mes, respectivamente.

Para a Expodinâmica, a Embrapa levou até o sul do esta-do um estande institucional, pes-quisadores participaram de fóruns

técnicos e unidades demonstrati-vas de arroz e de soja foram mon-tadas na sede do evento.

Unidade vai manter ritmo forte de eventos em marçoApós realizar uma

ampla série de eventos neste mês de fevereiro, a Embrapa Clima Tempera-do irá manter o ritmo em março com uma extensa agenda de atividades. O cronograma começa pelo dia 1°, quando será realizado o “Dia de Campo” Tecnologias para Siste-mas de Produção em Terras Bai-

xas, na ETB.Paralelamente, entre os dias

1° e 3 de março, a Unidade vai le-var uma grande estrutura para a Expoagro Afubra, em Rio Pardo.

Depois do feridado de Carnaval, ainda haverá a par-ticipação da Embrapa Clima Temperado na Expodireto, feira tecnológica que será re-alizada em Não-Me-Toque, e em “Dias de Campo” de arroz

irrigado programados para as ci-dades de Santa Vitória do Palmar, São Vicente, Bagé, Mostardas e Rosário do Sul.

Page 5: Linha Aberta nº 737, de 28/2 a 11/3/2011 Ano 17, nº 737 ... · Linha Aberta nº 737, ... que pretende, com o programa “Madrinhas e Padrinhos”, ... projeto de Instrução Nor-mativa.

Linha Aberta nº 737, de 28/2 a 11/3/2011

5

01/03 - Adão Noguês02/03 - Ana Cláudia Barneche04/03 - Liane Galarz05/03 - Antônio Maderas Nunes05/03 - Delmar Xavier06/03 - Flávio Carpena07/03 - Gilberto Bevilaqua09/03 - Ana Cristina Krolow

EXPEDIENTE - O informativo interno Linha Aberta é editado semanalmente pela Área de Comunicação e Negócios (ACN) da Embrapa Clima Temperado, nas versões on-line e impresso. Chefe-Geral: Waldyr Stumpf Jr. Chefe Administração: José Vianna Fº. Chefe ACN: João Carlos Costa Gomes. Chefe P&D: Clenio Pillon. Edição: Bruno Zamora Teoro (SC3005JP). Diagramação: Carlos Salvador. Circulação: Equipe da ACE. Redação: Bruno Zamora, Marcel Costa, Carlos Salvador (estagiário). Fotos: Paulo

Lanzetta, Bruno Zamora Teoro, Jussara Zanolla e Marcel Costa. Colaboração: Carmem Pauletto (ETB), Eliz Regina Rickes (EEC), Rosangela Costa Alves (EEC) e Simone Grosskopf (Sede). Fone: (53) 3275-8113. E-mail: [email protected]

Novo sistema de esgoto vai entrar em operação

O novo sistema de esgoto da Sede deverá en-trar em funcionamento a partir de março. Iniciadas no início do ano passado, as obras da nova estrutura estão em fase de acaba-mento. No novo modelo, a rede sanitária comum será separada da rede de coleta laboratorial e foi implantado um sistema de tratamento biológico para os efluentes.

Uma reunião com o engenheiro da Embrapa Ricardo Encarnação, res-ponsável pelo acompanha-mento das obras da área de gestão ambiental da Empresa, foi realizada no dia 22 de fevereiro para apresentar as inovações da rede e abordar o futuro gerencia-mento do sistema. Representan-tes da chefia e das áreas de ma-nutenção e de gestão ambiental da Unidade participaram das dis-cussões, juntamente com os res-ponsáveis técnicos da construtora que executou a obra.

“O tratamento de esgoto é essencial por diversos motivos. Por exemplo, os esgotos [sanitá-rio e laboratorial] devem correr se-parados para permitir uma maior segurança, facilitar a intervenção em caso de incidentes e evitar a contaminação de experimentos”, expôs Encarnação.

O projeto do novo sistema de esgotamento sanitário, execu-tado com recursos do PAC Em-

brapa, vai permitir o trata-mento de 100% do esgoto coletado na Sede, vai ade-quar a Unidade às novas disposições legais e vai evitar o descarte de produ-tos de forma incorreta.

“O novo sistema de esgotamento faz parte de uma grande proposta que a Embrapa tem para ge-rir os recursos naturais. A obra faz parte de um con-junto de melhorias de ges-tão ambiental”, comentou o chefe eventual da Unidade, José Dias Viana Filho.

O Laboratório de Gerenciamento de Resíduos de Laboratório (Gerelab) e dos Cam-pos Experimentais (Gerecamp) também estão entre as inovações e melhorias recentes implantadas pela Unidade na área ambiental. No Gerelab, por exemplo, será tratado o material tóxico oriundo das atividades laboratoriais que não puderem ser tratados nos próprios laboratórios.

Sede terá rede de coleta sanitária separada da laboratorial e haverá sistema de tratamento biológico

Festa da Melancia recebe grande públicoA movimentação foi grande

no estande da Embrapa Clima Temperado na 8° Festa da Melan-cia, em Capão do Leão. Durante os três dias de evento, entre 18 e 20 de fevereiro, o espaço recebeu uma grande freqüência de visitan-tes.

O deputado federal Fernan-do Marroni, a deputada estadu-al Miriam Marroni e o prefeito de

Capão do Leão, João Quevedo, foram alguns dos que passaram pelo estande da Unidade.