Linha Direta | edição 384

4
Ano 24 • nº 382 • Edição de abril • 2016 DIREITOS TRABALHISTAS ESTÃO AMEAÇADOS Congresso Nacional prepa- ra “presente de grego” para trabalhadores(as) neste 1º de maio. Michel Temer e Eduardo Cunha articulam o golpe con- tra a classe trabalhadora. pág.3 Sem sindicato não há direitos: Entenda porque é tão importante se tornar sócia(o) Sindicato prepa- ra atividade em comemoração ao Dia Internacional do Trabalhador/a pág. 04 pág. 02 PARTICIPE! TRAGA SUA FAMÍLIA SINDICALIZAÇÃO 1º DE MAIO SERÁ DE LUTA

description

Boletim Informativo do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Vestuário de Sorocaba, edição de abril de 2016

Transcript of Linha Direta | edição 384

Page 1: Linha Direta | edição 384

Ano 24 • nº 382 • Edição de abril • 2016

DIREITOS TRABALHISTAS ESTÃO AMEAÇADOS

AUTONOMIA

Congresso Nacional prepa-ra “presente de grego” para trabalhadores(as) neste 1º de maio. Michel Temer e Eduardo Cunha articulam o golpe con-tra a classe trabalhadora. pág.3

Sem sindicato não há direitos: Entenda porque é tão importante se tornar sócia(o)

Sindicato prepa-ra atividade em

comemoração ao Dia Internacional

do Trabalhador/apág. 04pág. 02

PARTICIPE! TRAGA SUA FAMÍLIA

SINDICALIZAÇÃO

1º DE MAIO SERÁ DE LUTA

Page 2: Linha Direta | edição 384

2 ABRIL / 2016LINHA DIRETA 382

Imagine um mundo sem sindicatos:

...onde os direitos das trabalhadoras e dos trabalhadores caíram do céu e os patrões, todos eles, cumprem rigorosa-mente as leis. Os salários são reajusta-dos sempre acima da inflação e benefí-cios como cesta básica e lanche, e tantos outros foram dados pela livre vontade dos empregadores.

Neste mundo sem sindicatos, as con-dições de trabalho são excelentes: tudo muito limpinho e organizado, sem ruí-dos ensurdecedores e sem abuso nas jornadas de trabalho.

O melhor de tudo é o salário. As traba-lhadoras e os trabalhadores se sentem satisfeitos com o que recebem.

Os serviços públicos são de boa qua-lidade e todas as pessoas têm emprego, alimentação digna, casa própria, acesso à cultura e ao lazer e são respeitadas por suas opiniões, religiões e estilo de vida.

Só que não!

Esse mundo não existe! Se com o sin-dicato os patrões já fazem de tudo para lucrarem cada vez mais às custas das trabalhadoras e dos trabalhadores, ima-ginem como seria sem o sindicato? Com certeza, ainda estaríamos escravizados.

É por essa razão, que cada uma e cada um de nós temos a responsabilidade de fortalecer o nosso sindicato.

Como? Comece se tornando sócia(o)!

EDITORIAL:

Page 3: Linha Direta | edição 384

2 ABRIL / 2016 ABRIL / 2016 3LINHA DIRETA 382

“Nunca, na história desse país, os direitos dos trabalhadores estiveram tão ameaçados”

Congresso Nacional prepara “presente de grego” para a classe trabalhadora neste 1º de maio

A aprovação do impeachment da presidenta Dilma pela Câmara dos De-putados, sem que ela tenha cometido algum crime contra a nossa Constitui-ção e sequer ter sido citada em investi-gações da Lava Jato ou qualquer outra, representa uma grave afronta à demo-cracia do nosso país, mas não é só isso. Esse foi o primeiro passo para deixar o caminho livre para a aprovação de 55 projetos que retiram direitos trabalhis-tas.

Para você que diz “tanto faz”, citamos abaixo apenas 3 desses 55 projetos que irão mudar a sua vida, mas não será para melhor. Fique atenta(o): tem mui-to mais por trás desse Golpe do que você imagina.

Terceirização

Engana-se quem pensa que o PL 4330, que permite a terceirização em todos os setores das empresas, foi ex-tinto. Ele continua vivo e pronto para voltar à pauta da Câmara e do Senado. Se esse PL for aprovado, os patrões po-

derão demitir os atuais empregados e contratar outros de forma terceiriza-da. Na prática, os salários serão me-nores e os benefícios serão cortados. Os trabalhadores(as) irão perder ga-rantias sobre direitos históricos como décimo terceiro, férias, seguro desem-prego, dentre outros.

Fim da multa por demis-são sem justa causa

Está pronto para ser aprovado pelo Senado um projeto de lei que acaba com a multa por demissão sem justa causa, o que facilitará a vida dos pa-trões na hora de demitir trabalhadores.

Fim das ações trabalhistasExistem atualmente 2 projetos em

trâmite na Câmara dos Deputados que pretende proibir que os trabalhadores demitidos entrem com ação na Justiça do Trabalho. Na prática, os patrões po-derão abusar o quanto quiserem e não sofrerão nenhuma punição.

Michel Temer é “o cara” dos patrões

Se Dilma realmente sair, Michel Te-mer assumirá o comando do país total-mente comprometido com a bancada dos empresários e não medirá esforços para que as reivindicações dos patrões sejam atendidas.

1º de maio será de luta e resistência

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) e Confederação Nacional do Ramo Vestuário (CNTRV), em conjun-to com os sindicatos filiados, prepa-ram grandes manifestações no dia 1º de maio com o objetivo de esclarecer a classe trabalhadora sobre esse “pre-sente de grego” que está sendo prepa-rado pelos representantes dos patrões na Câmara, no Senado e pelo vice-pre-sidente Michel Temer.

O Sindicato também está preparando uma atividade comemorativa ao Dia Internacional dos Trabalhadores. Saiba mais na página 4.

Page 4: Linha Direta | edição 384

4 ABRIL / 2016LINHA DIRETA 382

IMPERDÍVEL: Sindicato prepara atividade comemorativa pelo Dia Internacional do Trabalhador/aAlém do debate “Democracia e Direitos Trabalhistas”,

haverá devolução do Imposto Sindical e coquetel

Nossa comemoração pelo Dia Internacional dos Trabalhado-res será no dia 6 de maio, a partir das 17h30, na sede do Sindi-cato - rua Humberto de Campos, 680, Jardim Zulmira.

O sociólogo e ex-diretor da Agência Nacional de Cinema Glau-ber Piva confirmou presença no debate sobre “Democracia e Direitos Trabalhistas”, que tem como objetivo esclarecer os par-ticipantes sobre as ameaças aos direitos civis e trabalhistas do povo brasileiro. O debate também contará com a participação do Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Se-cretário de Relações do Trabalho da CUT/SP, Ademilson Terto.

O evento terá também sorteios dos valores referentes à devo-lução do Imposto Sindical e um delicioso coquetel.

1º DE MAIO:

Com o tema “Brasil: Democracia + Direitos”, atividade terá início às 10 horas

Além de muita luta e resistência contra o golpe em curso no país e defesa dos direitos da classe trabalhadora, o 1º de maio da CUT/SP contará também com atrações culturais com Tico Santa Cruz e os Detonautas, Beth Carvalho, Martinho da Vila, Chico César e Luana Hansen. “Em tempos de ameaça aos direitos e à Democracia, a classe trabalhadora precisa ficar atenta e o dia 1º de maio é um marco no fortalecimento das nossas reivindicações”, ressaltou Paula Proença, presidenta do Sindicato.

Haverá ônibus saindo de Sorocaba e os interessados em participar devem entrar em contato com o Sindicato pelos telefones 3222-2122 / 3202-2465 / 991197574, ou procurar uma de nossas diretoras no local de trabalho. O evento é totalmente gratuito.

Trabalhadores(as) da Indústria do Vestuário de Sorocaba e Região poderão participar de tradi-

cional Ato no Vale do Anhangabaú

Tico Santa Cruz fará Show com os Detonautas. O cantor é um dos grandes representantes da classe artística na luta pela democracia e pela preservação dos direitos trabalhistas