Lista de exercícios com gabarito - Bio frente 1 - 2º bim - profo james

4

Click here to load reader

Transcript of Lista de exercícios com gabarito - Bio frente 1 - 2º bim - profo james

Page 1: Lista de exercícios com gabarito - Bio frente 1 - 2º bim - profo james

AMERICANA / SP

BIOLOGIA FRENTE 1 E 2 – 2o ANO LISTA DE EXERCÍCIOS 2º BIMESTRE – 2013

PROFOS JAMES E VAGNER

ORIENTAÇÕES: - faça uma revisão das suas anotações feitas em aula. - leia os módulos da frente 1 (módulos: 15,16,17,18,20,21,22 e 23) e da frente 2 (módulos: 8,9,10,11,12 e 13). - acesse o menu vídeos (Biologia vegetal e Genética) no meu site (biologues.webnode.com) e assista os vídeos sobre 1ª lei de mendel, transpiração vegetal (parte 1 e 2) e Osmose. - acesse o menu aulas (2ºano) no meu site (biologues.webnode.com) e veja as aulas de osmose na célula vegetal e transpiração. - você pode acessar também as animações no site planetabio.com , na área de botânica (órgãos e fisiologia) e genética (conceitos e 1ª lei de Mendel). - você também pode acessar o site oficial da rede objetivo ( www.objetivo.br ) e explorar seus conteúdos. - só então faça os exercícios dessa lista. - dúvidas postem no grupo dos 2ºanos no facebook que responderei na medida do possível. - a lista DEVE ser feita em papel almaço constando nome do aluno, turma (Ex: 2ºA), disciplina (Biologia) e nomes dos professores (James e Vagner) - NÃO é necessário cópia de enunciados. - todas as respostas DEVEM ser feitas com caneta azul ou preta. Questões feitas com lápis não serão consideradas. - nas questões objetivas basta indicar a alternativa correta. - Essa lista não é de entrega obrigatória, porém após entrega e devida correção, o aluno receberá de 0 a 1 ponto como bônus na prova bimestral. - a lista deve ser entregue durante a aula de biologia IMPRETERIVELMENTE no dia 05/06/2013. Bons estudos!!!!!

1. O gráfico a seguir mostra a variação do volume celular em função do tempo em dois tubos contendo suspensões de células vegetais. A seta indica o momento em que foi adicionada uma solução do soluto A no tubo 1 e uma solução do soluto B no tubo 2.

As soluções adicionadas eram inicialmente hipertônicas ou hipotônicas em relação às células? Justifique sua resposta. Eram hipertônicas em relação às células, pois ao serem adicionadas nos dois tubos, houve diminuição do volume celular, significando que as células perderam água por osmose.

2. As substâncias orgânicas que nutrem as plantas são produzidas por meio da

fotossíntese em células dotadas de cloroplastos, localizadas principalmente nas folhas. Nesse processo, que tem a luz como fonte de energia, moléculas de água (H2O) e de gás carbônico (CO2) reagem, originando moléculas orgânicas. As moléculas de água são absorvidas principalmente através da raiz, e o CO2, através dos estômatos. A abertura dos estômatos depende de diversos fatores ambientais. Cite um fator que afeta a abertura estomática e explique como isso ocorre. Sob restrição hídrica a planta fecha os estômatos, pois há saída de potássio das células-guarda para as células anexas, consequentemente, o estômato perde água por osmose, fechando-se. Na presença de luz, as células estomáticas captam ativamente potássio, aumentando a sua concentração osmótica, esse fato determina a entrada de água nas células-guarda dos estômatos, provocando a sua abertura. Em situações de “estresse” ambiental há secreção de ácido abscísico que provoca o fechamento dos estômatos.

Page 2: Lista de exercícios com gabarito - Bio frente 1 - 2º bim - profo james

3. Duas fatias iguais de batata, rica em amido, foram colocadas em dois recipientes, um com NaCl 5M e outro com H2O. A cada 30 minutos as fatias eram retiradas da solução de NaCl 5M e da água, enxugadas e pesadas. A variação de peso dessas fatias é mostrada no gráfico abaixo.

Explique a variação de peso observada na fatia de batata coloca da em NaCl 5M e a observada na fatia de batata coloca da em água. A fatia de batata colocada em solução de NaCl 5M perde peso, pois foi mergulhada numa solução hipertônica, que provocou perda de água na fatia da batata. Já a fatia da batata mergulhada na água aumentou de peso, pois fora colocada numa solução hipotônica, assim, as células da fatia de batata ganharam água.

4. Um estudante colocou dois pedaços recém-

cortados de um tecido vegetal em dois recipientes, I e II, contendo solução salina. Depois de algumas horas, verificou que no recipiente I as células do tecido vegetal estavam plasmolisadas. No recipiente II, as células mantiveram o tamanho normal. Qual a conclusão do estudante quanto:

a) a concentração das soluções salinas nos recipientes I e II, em relação ao suco celular desse tecido? I – Solução hipertônica e II – Solução isotônica b) O que significa dizer que em I as células

estavam plasmolisadas? A célula perdeu água e o citoplasma descolou-se, afastando-se da parede celular.

5. O esquema abaixo mostra o comportamento da célula vegetal submetida a duas condições osmóticas diferentes:

a)Explique o que aconteceu com as células mergulhadas nos meios I e II. No meio I, a célula foi colocada em meio hipotônico o que levou a entrada de água, elevando o volume do vacúolo e consequentemente aumento do volume celular. No meio II, observa-se o vacúolo retraído, demonstrando que ouve perda de água para o meio, ou seja, a célula foi inserida em um meio hipertônico. b)Em uma refeição contendo alface que foi deixada temperada com sal e vinagre. Espera-se que depois de algum tempo as células desse vegetal se comportem conforme o meio I ou II? Justifique sua resposta. Nessa situação, as células se comportarão como no meio II. A adição de sal e vinagre torna o meio hipertônico, o que fará com que as células da alface murchem (células plasmolisadas) com respectiva contração do vacúolo.

6. O aumento na taxa de transpiração das plantas, levando-as a um maior consumo de água, torna-as mais sensíveis à deficiência hídrica no solo. a) Explique o mecanismo de reposição da água perdida pela planta com o aumento da taxa de transpiração segundo a teoria de Dixon. b) Explique o(s) caminho(s) que pode(m) ser percorrido(s) pela água nas plantas, desde sua entrada nos pelos absorventes até a sua chegada no xilema da raiz. a) Com a transpiração intensa, as células da folha perdem água aumentando sua concentração osmótica, com isso acabam captando água presente no xilema; como as moléculas de água apresentam forte coesão entre si (ligações de hidrogênio) e forte adesão com as paredes do lenho (capilaridade), haverá um “arraste” de moléculas de água das raízes às folhas, para repor a água perdida na transpiração,

Page 3: Lista de exercícios com gabarito - Bio frente 1 - 2º bim - profo james

isso constitui a pressão negativa das folhas, que corresponde a força motriz para a subida de água na planta a grandes distâncias do solo. b) A água pode seguir na raiz passando por espaços intercelulares do parênquima (via apoplástica) até atingir a endoderme (“filtração da água”), a seguir passa pelo periciclo e atinge o lenho (xilema); a água , pode ainda, seguir a via simplástica, ou seja, faz o percurso de célula a célula, passando pelos plasmodesmos das diversas células do trajeto; o caminho da água e dos sais minerais será mais lento e dependente de transporte ativo e osmose.

7. Analise os trechos abaixo, indicados por I e II:

I. Em uma angiosperma, a água vai da raiz até a folha e é utilizada na realização da fotossíntese. Produtos deste processo metabólico são transportados da folha para outras partes da planta, podendo ser armazenados em órgãos como caule e raiz. II. A retirada de um anel externo do tronco de angiosperma implica na diminuição e posterior término da condução de seiva elaborada pela planta. Com relação aos trechos, é CORRETO afirmar que: a) I refere-se exclusivamente ao transporte que se dá pelos vasos do xilema, enquanto II refere-se apenas ao transporte pelos vasos do floema. b) I refere-se exclusivamente ao transporte que se dá pelos vasos do xilema, enquanto II refere-se ao transporte que se dá por vasos do floema e xilema. c) I refere-se exclusivamente ao transporte que se dá por vasos do floema, enquanto II refere-se exclusivamente aos vasos do xilema. d) I refere-se exclusivamente ao transporte da seiva elaborada e do armazenamento de amido em órgãos da planta, enquanto II refere-se ao transporte pelos vasos do xilema e armazenamento de água. e) I refere-se ao transporte das seivas bruta e elaborada, enquanto II refere-se apenas ao transporte pelos vasos do floema. O item I refere-se ao transporte de seiva bruta da raiz até as folhas pelo xilema e também o transporte de seiva elaborada pelo floema, das folhas para outros órgãos da planta. O item II faz referência ao anel de malpighi (cintamento) que refere-se a extração do floema, prejudicando o transporte de seiva elaborada pela planta.

8. As proposições a seguir referem-se aos movimentos da água em uma angiosperma. I. A zona pilífera da raiz é o principal local de entrada de água na planta. II. A água sobe da raiz para as folhas através do floema. III. A perda de água sob a forma líquida constitui a transpiração. IV. Os estômatos permitem a saída da maior parte do vapor d'água eliminado por uma planta. Estão corretas as proposições:

a) II e III b) II e IV c) I e IV d) I e III e) I, III e IV

O item II está incorreto, porque a água sobe através do xilema. O item III está incorreto, pois a transpiração é perda de água no estado gasoso e não líquido. Lembrem-se que a planta perde água em vapor por transpiração através dos estômatos, porém há uma pequena parte que sai pela cutícula, transpiração cuticular.

9. No início da manhã, a dona de casa lavou algumas folhas de alface e as manteve em uma bacia, imersas em água comum de torneira, até a hora do almoço. Com esse procedimento, a dona de casa assegurou que as células das folhas se mantivessem: a) túrgidas, uma vez que foram colocadas em meio isotônico. b) túrgidas, uma vez que foram colocadas em meio hipotônico. c) túrgidas, uma vez que foram colocadas em meio hipertônico. d) plasmolisadas, uma vez que foram colocadas em meio isotônico. e) plasmolisadas, uma vez que foram colocadas em meio hipertônico As células da alface estavam hipertônicas em relação à água da torneira (hipotônica), ganharam água por osmose e se mantiveram túrgidas.

Page 4: Lista de exercícios com gabarito - Bio frente 1 - 2º bim - profo james

10. A figura representa a hipótese mais aceita para explicar o mecanismo de condução da seiva orgânica nas plantas vasculares proposta por Munch.

Na figura, o número a) 1 corresponderia às folhas, e a interrupção do fluxo em 2 determinaria a morte das raízes, representadas em 3. b) 2 corresponderia ao xilema, e lesões nesse tecido representariam a morte das folhas, representadas em 3. c) 3 corresponderia às raízes, que enviam seiva orgânica para os demais tecidos através do floema, representado pelo fluxo em 4. d) 4 corresponderia ao floema, através do qual as raízes, representadas em 1, recebem os açúcares sintetizados em 3. e) 5, que aponta para as paredes dos balões 1 e 3, corresponderia ao esclerênquima, o principal tecido de sustentação nos vegetais, sem o qual não haveria suporte físico para os fluxos representados em 2 e 4. No experimento de Munch o número 1 seria as folhas onde é produzido a glicos através da fotossíntese. O número 2 indica o floema que leva glicose para toda a planta, inclusive a raiz indicada pelo número 3. A destruição floema prejudica o transporte de glicose, levando a morte da planta.