Lista de Exercicios Vetores e Matrizes

3
URCA – UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PROGRAMAÇÃO II LISTA DE EXERCICIOS VETORES E MATRIZES.DOC 1 LISTA DE EXERCÍCIO – VETORES E MATRIZES 1. Fazer um programa que leia dois vetores unidimensionais A e B de elementos inteiros, de dimensão 8, e realize a troca dos elementos destes vetores; ou seja, após a execução do programa o vetor B deverá conter os valores fornecidos para o vetor A, e vice-versa. 2. Dado um vetor A de N números reais, obter a maior diferença entre dois elementos consecutivos deste vetor. 3. Seja um vetor inteiro de 9 elementos: a) Preencher por leitura o vetor (apenas valores positivos > 0); b) Mostrar os elementos do vetor em 1 linha, deixando 2 brancos separadores entre cada elemento; c) Liberar a primeira posição do vetor deslocando todos os valores de uma posição (o último valor será perdido nesse processo). Gravar zero na primeira posição do vetor. Mostrar o Vetor. d) Somar o índice de cada elemento ao conteúdo do mesmo. Mostrar o Vetor. e) Ler um valor e mostrar o número de ocorrências desse valor no vetor. 4. Faça um programa que lê um conjunto de 50 valores os coloca em 2 vetores conforme forem pares ou ímpares. Mostre o vetor com os elementos pares e em seguida aquele com os elementos ímpares. Cuide para imprimir somente os elementos válidos destes vetores. 5. Faça um programa que leia um vetor de 6 elementos inteiros, e, em seguida, liste apenas aqueles que estão acima da média (simples) dos 6 valores lidos. 6. Dado um conjunto de 10 números inteiros, determine e mostre a localização do primeiro número negativo, se houver. REGRAS PARA TRIANGULAÇÃO DE MATRIZES: DIAGONAL PRINCIPAL DIAGONAL SECUNDÁRIA Elementos da DP: L = C Elementos da DS: L + C = ordem + 1 Elementos acima da DP: L < C Elementos acima da DS: L + C <= ordem Elementos abaixo da DP: L > C Elementos abaixo da DS: L + C >= ordem + 2 7. Faça um programa que leia um vetor A de 8 elementos inteiros e gere um vetor B, onde o 1º elemento de B corresponde ao 1º elemento do vetor A multiplicado pela sua posição; o 2º elemento de B corresponde ao 2º elemento de A dividido pela sua posição, e assim sucessivamente. Gere também a soma de todos os elementos do 1º vetor e a soma de todos os elementos do 2º vetor. 8. Faça um programa que leia os elementos de uma matriz quadrada de ordem 5 e, utilizando as regras para triangulação de matrizes, determine: a) Soma dos elementos acima da diagonal principal; b) Produto dos elementos abaixo da diagonal secundária.

description

Lista de exercícios básicos, intermediários e avançados para a disciplina de programação de computadores.

Transcript of Lista de Exercicios Vetores e Matrizes

Page 1: Lista de Exercicios Vetores e Matrizes

URCA – UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PROGRAMAÇÃO II

LISTA DE EXERCICIOS VETORES E MATRIZES.DOC 1

LISTA DE EXERCÍCIO – VETORES E MATRIZES 1. Fazer um programa que leia dois vetores unidimensionais A e B de elementos inteiros, de

dimensão 8, e realize a troca dos elementos destes vetores; ou seja, após a execução do programa o vetor B deverá conter os valores fornecidos para o vetor A, e vice-versa.

2. Dado um vetor A de N números reais, obter a maior diferença entre dois elementos consecutivos

deste vetor. 3. Seja um vetor inteiro de 9 elementos:

a) Preencher por leitura o vetor (apenas valores positivos > 0); b) Mostrar os elementos do vetor em 1 linha, deixando 2 brancos separadores entre cada

elemento; c) Liberar a primeira posição do vetor deslocando todos os valores de uma posição (o último valor

será perdido nesse processo). Gravar zero na primeira posição do vetor. Mostrar o Vetor. d) Somar o índice de cada elemento ao conteúdo do mesmo. Mostrar o Vetor. e) Ler um valor e mostrar o número de ocorrências desse valor no vetor.

4. Faça um programa que lê um conjunto de 50 valores os coloca em 2 vetores conforme forem pares

ou ímpares. Mostre o vetor com os elementos pares e em seguida aquele com os elementos ímpares. Cuide para imprimir somente os elementos válidos destes vetores.

5. Faça um programa que leia um vetor de 6 elementos inteiros, e, em seguida, liste apenas aqueles que estão

acima da média (simples) dos 6 valores lidos. 6. Dado um conjunto de 10 números inteiros, determine e mostre a localização do primeiro número negativo, se

houver.

REGRAS PARA TRIANGULAÇÃO DE MATRIZES:

DIAGONAL PRINCIPAL DIAGONAL SECUNDÁRIA Elementos da DP:

L = C Elementos da DS: L + C = ordem + 1

Elementos acima da DP: L < C

Elementos acima da DS: L + C <= ordem

Elementos abaixo da DP: L > C

Elementos abaixo da DS: L + C >= ordem + 2

7. Faça um programa que leia um vetor A de 8 elementos inteiros e gere um vetor B, onde o 1º

elemento de B corresponde ao 1º elemento do vetor A multiplicado pela sua posição; o 2º elemento de B corresponde ao 2º elemento de A dividido pela sua posição, e assim sucessivamente. Gere também a soma de todos os elementos do 1º vetor e a soma de todos os elementos do 2º vetor.

8. Faça um programa que leia os elementos de uma matriz quadrada de ordem 5 e, utilizando as

regras para triangulação de matrizes, determine: a) Soma dos elementos acima da diagonal principal; b) Produto dos elementos abaixo da diagonal secundária.

Page 2: Lista de Exercicios Vetores e Matrizes

URCA – UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PROGRAMAÇÃO II

LISTA DE EXERCICIOS VETORES E MATRIZES.DOC 2

9. Escreva um programa que tome como entrada um conjunto de 10 valores inteiros, amazene-os em um vetor X e substitua pelo valor 1 (um) todos os valores iguais a 0 (zero) que tenham sido lançados no vetor X.

10. Faça um programa que leia o nome, e duas notas para 5 pessoas. Para cada pessoa calcule sua

média (simples) e armazene nome em um vetor de nomes e a média gerada em um vetor de médias, e depois, permita ao operador listar os dados das pessoas aprovadas (nota>=7) ou listar os dados das pessoas reprovadas (nota<7).

EX.: SE A ESCOLHA FOI LISTAR OS DADOS DOS APROVADOS: LISTA DO APROVADOS CICERO 7.5 DAMIAO 8.0 EXPEDITO 9.0 APARECIDA 10

11. Criar um programa que leia e armazene os elementos de uma matriz Z inteira e quadrada de ordem

4 (4X4). Em seguida, utilizando as regras para triangulação de matrizes apresentadas abaixo, calcule e mostre a soma dos elementos localizados na Diagonal Principal observando que deverá ser impedido o lançamento do valor 0 (zero) para qualquer elemento que se encontre na Diagonal Principal.

12. Criar um programa que leia e armazene os elementos de uma matriz Z inteira 5 X 5 e armazene em

um vetor A o maior elemento cadastrado em cada linha da matriz e em um vetor B o menor elemento cadastrado em cada coluna da matriz. Considere ainda que o programa deverá impedir a entrada do 0 (zero) para qualquer elemento que se encontre na DS. Mostre: − Toda a matriz; − O vetor A; − O Vetor B.

13. Faça um programa que leia os elementos de uma matriz quadrada de ordem 4 e determine o maior elemento armazenado na matriz e sua posição (linha e coluna):

14. Criar um programa que leia e armazene os elementos de uma matriz M inteira 5 X 5 e gere / mostre

o vetor SOMA, que é a soma entre os vetores A e B assim gerados: − Vetor A: contém todos os elementos acima da DS. − Vetor B: contém todos os elementos abaixo da DP. − SOMA = A + B

15. Escreva um programa que leia um vetor X de 8 elementos inteiros e um valor k qualquer. Após,

determine e mostre, o vetor resultante da multiplicação de k por X. 16. Dado um conjunto de 10 números inteiros positivos, armazene-os em um vetor e, em seguida,

permita ao operador listar informações sobre os valores pares ou impares, conforme ilustrado abaixo:

POSIÇÃO 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

CONTEÚDO 2 3 4 8 10 9 12 2 4 6

EX: ESCOLHA 1 PARA LISTAR VALORES POSITIVOS E 2 PARA LISTAR VALORES NEGATIVOS (SE A ESCOLHA FOR 1) LISTA DOS VALORES POSITIVOS: 3 NA POSIÇÃO 2 9 NA POSIÇÃO 6 OBS.: A OPERAÇÃO NUMEROLIDO MOD 2 QUANDO RESULTAR ZERO INDICA QUE NUMEROLIDO É UM NÚMERO PAR.

Page 3: Lista de Exercicios Vetores e Matrizes

URCA – UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PROGRAMAÇÃO II

LISTA DE EXERCICIOS VETORES E MATRIZES.DOC 3

17. Faça um programa que leia um vetor A de 8 elementos inteiros e gere um vetor B, onde o 1º

elemento de B corresponde ao 1º elemento do vetor A multiplicado por 2, caso o elemento do vetor A seja ímpar; ou corresponde ao 1º elemento do vetor A multiplicado por 3, caso o elemento do vetor A seja par. Adote o mesmo procedimento para todas as outras posições do vetor B, usando igualmente correspondência de posições entre os vetores. Ao final, liste os dois vetores, sendo um em cada linha.

Exemplo de listagem:

VETOR A 5 6 7 2 3 1 5 4 1 10

VETOR B 10 18 14 6 6 2 10 12 2 30

18. Denomina-se “ponto cela” de uma matriz a todo elemento da matriz que seja o maior elemento de

sua linha e também o maior elemento de sua coluna. Faça um algoritmo que, para uma matriz quadrada de ordem 5, determine e mostre a localização de todos os elementos que são “ponto cela”, conforme exemplificado abaixo: EX.: PONTOS CELA: L=2, C=4: VALOR=9 L=3, C=2: VALOR=8 L=4, C=5: VALOR=10

1 2 3 6 1 5 4 8 9 2 4 8 5 1 3 2 3 8 2 10 1 2 3 7 8

19. Considere que determinada empresa tem registrado numa tabela, os consumos mensais de energia elétrica

ao longo de 3 anos para o primeiro semestre. Cada linha representa um ano e cada coluna um mês. Faça um programa que, considerando estes dados, determine: a) O consumo médio em cada um dos meses. b) Qual mês a empresa gasta mais energia. c) Qual o ano e mês de maior consumo dos últimos 3 anos.

JAN FEV MAR ABR MAI JUN 1984 100 530 500 300 400 303 1985 123 345 234 667 787 900 1986 809 879 500 900 434 233