Literatura Brasileira Contemporaneidade

13
A CONTEMPORANEIDADE E A POESIA CONCRETA Profa. Lucilene Fonseca

Transcript of Literatura Brasileira Contemporaneidade

Page 1: Literatura Brasileira Contemporaneidade

A CONTEMPORANEIDADE

E A POESIA CONCRETA

Profa. Lucilene Fonseca

Page 2: Literatura Brasileira Contemporaneidade

O início

A cultura brasileira nos anos 50 e 60 acompanhou o ritmo das mudanças que estavam ocorrendo na política e na economia, novas idéias surgiam com o Teatro de Arena, a Bossa Nova, os festivais de música transmitidos pela televisão e as vanguardas concretas nas artes plásticas e na poesia.

Page 3: Literatura Brasileira Contemporaneidade

O que chamamos de produções contemporâneas são obras e movimentos surgidos em décadas que refletem um momento histórico caracterizado inicialmente pelo autoritarismo, por uma rígida censura e enraizada autocensura só amenizados a partir de meados da década de 80, quando se verificou uma progressiva normalização da vida democrática no país. As diversas condições desse período não mergulharam o país numa calmaria cultural. Pelo contrário, assistimos a uma produção cultural bastante intensa em todos os setores. Na poesia, duas constantes: uma cada vez mais apurada reflexão sobre a realidade e a busca de novas formas de expressão.

Page 4: Literatura Brasileira Contemporaneidade

Um movimento: Concretismo

A literatura brasileira, por meio de alguns de seus escritores, “lançou” as poesias concretas. Um movimento chamado Concretismo, iniciado em 1956, que teve a liderança de três poetas paulistas: Décio Pignatari e os irmãos Augusto e Haroldo de Campos. Como porta-voz de suas idéias, o grupo criou a revista Noigandres.

Page 5: Literatura Brasileira Contemporaneidade

Grupo Noigrantes

Das atividades e experimentos do grupo Noigandres emergiria, entre 1953 e 1956, esse movimento, cujo lançamento público iria ocorrer na "Exposição Nacional de Arte Concreta" (São Paulo, dezembro de 1956; Rio de Janeiro, fevereiro de 1957), na qual tomaram parte poetas e artistas plásticos de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Page 6: Literatura Brasileira Contemporaneidade

O Concretismo provavelmente foi, da década de 1950 até os nossos dias, a principal corrente de vanguarda em nossa literatura, em virtude da influência que exerceu, e ainda exerce hoje, sobre sucessivos grupos de poetas, artistas plásticos e músicos. Um movimento de vanguarda, que, após a explosão modernista de 1922, foi o que trouxe à literatura brasileira o maior impulso no sentido de uma renovação estilística.

Page 7: Literatura Brasileira Contemporaneidade

A Poesia Concreta Foi o primeiro movimento internacional que teve, na

sua criação, a participação direta, original, de poetas brasileiros.

Os poetas concretos, baseados na ruptura com o verso e na exploração de recursos "verbivocovisuais", criaram trabalhos de natureza icônica, nos quais o poema tende a ser uma representação objetiva da própria coisa de que trata. Partindo da assertiva de que o verso tradicional já havia encerrado seu ciclo histórico, a poesia concreta propõe o poema-objeto, em que se utilizam múltiplos recursos: o acústico, o visual, a carga semântica, o espaço tipográfico e a disposição geométrica dos vocábulos na página. Trata-se do aproveitamento dos espaços em branco e dos recursos gráficos na folha de papel, a sonoridade das palavras, as relações entre significado e significante.

Page 8: Literatura Brasileira Contemporaneidade

de sol a solsoldadode sal a salsalgadode sova a sovasovadode suco a sucosugadode sono a sonosonadosangradode sangue a sangue

(Haroldo de Campos. In: BOSI, Alfredo.História concisa da literatura brasileira.São Paulo: Cultrix, 1999. p. 479.)

“Neste poema, é possível ver o início da

desconstrução das regras formais da versificação. Nas

relações internas feitas pela colocação das

palavras é que as idéias são formadas. A

aproximação entre sol, sal, sova, suco, sono e

sangue cria uma cadeia interna ao poema, o que

acaba construindo as rimas e a lógica dele. Da

mesma forma, a derivação dessas palavras cria seus

contrapontos”. (Valenza, A)

Page 9: Literatura Brasileira Contemporaneidade

"pós-tudo" - Augusto de Campos

Page 10: Literatura Brasileira Contemporaneidade

Uma poesia inquieta, anárquica, que se aproxima da comunicação visual e explora

a palavra em várias dimensões.

Um dos traços mais importantes da poesia concreta é aquele que procura mexer com o leitor, exigindo dele uma participação ativa, uma vez que permite uma leitura

múltipla.

Page 11: Literatura Brasileira Contemporaneidade

Poesia Concreta x Arte Concreta

beba coca cola  babe         cola  beba coca  babe cola caco  caco  cola           c l o a c a  "beba coca cola"

(1957), Décio

Pignatari    Lygia Clark, Plano  superfícies

moduladas n.3.

Page 12: Literatura Brasileira Contemporaneidade

Considerações finais

Mesmo depois que o período da poesia concreta havia passado como uma corrente definida da tendência artística brasileira, os integrantes originais desse movimento não pararam de produzir. Sempre envolvidos em debates, discussões e críticas, continuaram marcando os rumos da arte e do pensamento estético, nacional e internacionalmente. O texto poético deixou de ser uma mera interpretação da realidade e passou a constituir sua própria realidade.

Page 13: Literatura Brasileira Contemporaneidade

“Pode-se dizer que hoje não há uma arte, não há a poesia, mas há artes, há poesias. Cada arte se fragmenta em tantas artes quantos foram os artistas capazes de fundar um tipo de expressão original.”

João Cabral de Melo Neto