LITERATURA INFANTOJUVENIL CATÁLOGO 2018 - … · Escritor e ilustrador, nasceu em Minas Gerais e...

12
LITERATURA INFANTOJUVENIL CATÁLOGO 2018

Transcript of LITERATURA INFANTOJUVENIL CATÁLOGO 2018 - … · Escritor e ilustrador, nasceu em Minas Gerais e...

Page 1: LITERATURA INFANTOJUVENIL CATÁLOGO 2018 - … · Escritor e ilustrador, nasceu em Minas Gerais e desde criança sabia que queria ser ilustrador. Formou-se em Programação Visual

LITERATURA INFANTOJUVENILCATÁLOGO 2018

Page 2: LITERATURA INFANTOJUVENIL CATÁLOGO 2018 - … · Escritor e ilustrador, nasceu em Minas Gerais e desde criança sabia que queria ser ilustrador. Formou-se em Programação Visual

Livr os dão alma ao universo, asas para a mente, voo para a imaginação, e vida a tudo.

Page 3: LITERATURA INFANTOJUVENIL CATÁLOGO 2018 - … · Escritor e ilustrador, nasceu em Minas Gerais e desde criança sabia que queria ser ilustrador. Formou-se em Programação Visual

TRIOLECA CASA EDITORIALSomos uma casa de leitores,

fazedores e contadores de histórias.

A Trioleca Casa Editorial publica livros para despertar

o gosto pela leitura, narrativas que estimulem a viagem

pelo mundo das letras, da imaginação, da fantasia,

do mistério e do conhecimento.

Livros bonitos e com boas histórias. Livros para

crianças e jovens. Para leitores de todas as idades.

Livros para encantar, fazer voar e ir além...

Page 4: LITERATURA INFANTOJUVENIL CATÁLOGO 2018 - … · Escritor e ilustrador, nasceu em Minas Gerais e desde criança sabia que queria ser ilustrador. Formou-se em Programação Visual

A MENINA FURACÃO E O MENINO ESPONJAIlan Brenman (texto) / Lucía Serrano (ilustração)

Formato: 23,5 x 25,5 cm36 páginasIndicado para leitores iniciantes, a partir dos 6 anosTemas: Amizade, convivência, empatia, sentimentos, emoções, comportamento.

SinopseUma história cheia de humor promove o encontro entre personagens de

temperamentos opostos: um, autoconfi ante, expansivo, otimista; outro, tímido e desconfi ado, muito observador, e cheio de receios (de errar, de se sujar, de se envolver em acidentes). Inteligentes os dois, ela se atira, ele presta atenção; ela vira a casa de ponta-cabeça, ele gosta das coisas bem arrumadas; ela deixa a professora exausta, ele é considerado “bonzinho”. Ambos têm animais de estimação que re�letem o comportamento dos donos: ela, um cachorro serelepe; ele, uma tartaruga ensimesmada. Dois temperamentos, dois estilos, que o autor apresenta em paralelo e aproxima de modo surpreendente.

Felizmente, no caso desta história, as crianças encontram acolhida, tanto em casa quanto na escola. Graças a isso, elas também conseguem se encontrar. Amigos na diferença, eles aprendem um com o outro e se transformam. Dando livre expressão ao seu modo particular de ser e sentir, sem pressão para “entrar na linha” nem se adequar aos padrões de comportamento dominantes, eles enriquecem este mundo onde nada do que é humano deveria nos parecer estranho.

Acesse gratuitamente os materiais de apoio no site www.trioleca.com.br • Guia de Leitura, em formato digital ou para download em PDF. • Vídeo do escritor.

GUIA DELEITURA

Page 5: LITERATURA INFANTOJUVENIL CATÁLOGO 2018 - … · Escritor e ilustrador, nasceu em Minas Gerais e desde criança sabia que queria ser ilustrador. Formou-se em Programação Visual

QUEM É QUEM...

O texto de Ilan Brenman, repleto de imagens sugestivas desde o título, conta com a força das ilustrações de Lucía Serrano, que não se limitam a simplesmente acompanhar o que está escrito, mas, antes, acrescentam, por meio do traço leve e bem-humorado, outros elementos e informações à história.

Fabio Weintraub, poeta e doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Faculdade de Filosofi a, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP).

Ilan BrenmanEscritor, nascido em Israel, veio para o Brasil ainda pequeno. É um dos mais importantes escritores

brasileiros de livros para crianças, com mais de 70 títulos publicados. Muitos de seus livros já foram traduzidos e editados em países como Alemanha, Espanha, França, Itália, Polônia e Suécia. Graduou-se em Psicologia pela PUC-SP e fez mestrado e doutorado em Educação pela USP, instituições onde realizou pesquisas orientadas pela visão da literatura infantil e juvenil como um espaço de liberdade criativa e respeito à inteligência e à sensibilidade do leitor. 

Lucía SerranoIlustradora, nasceu em Madri, estudou Belas-Artes na Universidad Complutense de Madrid e,

posteriormente, Ilustração Infantil na Escola de la Dona e na Escola Eina, ambas em Barcelona, cidade onde reside atualmente. Seu primeiro álbum ilustrado foi El día que olvidé cerrar el grifo, pelo qual conquistou o Prêmio Princesa de Éboli em 2008. Em 2009, ganhou a XIII edição do Concurso A la Orilla del Viento A menina furacão e o menino esponja é o primeiro livro que ilustra para o Brasil.

Page 6: LITERATURA INFANTOJUVENIL CATÁLOGO 2018 - … · Escritor e ilustrador, nasceu em Minas Gerais e desde criança sabia que queria ser ilustrador. Formou-se em Programação Visual

Formato: 20,5 x 27,5 cm32 páginasIndicado para leitores iniciantes, a partir dos 6 anosTemas: Meio ambiente, cidadania, comportamentos e atitudes, cooperação.

MEU REINO POR UM CHOCOLATEBruno Nunes (texto e ilustração)

SinopseNo Reino imaginado pelo escritor, o personagem central é um rei

mimado, cuja principal atividade é devorar chocolates, de todos os tipos, o tempo todo. Mas, um belo dia, os chocolates acabam, e o Rei viciado se desespera: “Meu Reino por um chocolate!”. O drama criado pelo reizinho temperamental não corresponde, aparentemente, à gravidade da situação. Mas os súditos entram em pânico, porque sua função é satisfazer as ordens e vontades de seu Soberano – mesmo que sejam desejos infantis. Contudo, por trás da falta de chocolates, estão problemas de fato graves. A falta de água e o solo cada vez mais aquecido fazem com que nasçam cada vez menos cacaus e que cada vez menos as vacas tenham bom pasto para darem o seu bom leite. Assim, a história não é apenas sobre os caprichos do soberano de um reino inventado, mas também sobre o desequilíbrio do ambiente, uma questão importante e atualíssima.

As imagens vibrantes e expressivas que acompanham a história sublinham o aspecto cômico da narrativa, valorizando a articulação cuidadosa entre texto e imagem.

Um rei mimado, viciado em chocolate, importuna a todos no Reino para conseguir sua guloseima preferida.

Ocorre que, em tempos difíceis, a falta de água e o solo cada vez mais aquecido alteram o ambiente natural: como

conseguir cacau e bom pasto para as vacas produzirem o leite?Nem sempre é possível ter tudo o que se deseja… Mas, na cabeça coroada de um pequeno mandão,

o que a água tem a ver com seu desejo?

9 788594 206039

ISBN 978-85-94206-03-9

capa_final.indd 2 11/28/17 11:14

Acesse gratuitamente os materiais de apoio no site www.trioleca.com.br • Guia de Leitura, em formato digital ou para download em PDF. • Vídeo do escritor.

GUIA DELEITURA

Page 7: LITERATURA INFANTOJUVENIL CATÁLOGO 2018 - … · Escritor e ilustrador, nasceu em Minas Gerais e desde criança sabia que queria ser ilustrador. Formou-se em Programação Visual

QUEM É QUEM...

Em sua estreia como escritor, o já tarimbado ilustrador Bruno Nunes realiza um livro atraente não apenas pelas imagens vibrantes e expressivas, mas por uma articulação muito cuidadosa dessas ilustrações com o texto. O leitor que abrir Meu Reino por um chocolate levado pela curiosa e enigmática imagem da capa será conduzido por uma narrativa em que diversos temas instigantes e atuais vão aparecendo, desde a capacidade de empatia nas relações sociais (tema sempre presente no âmbito escolar) até os graves problemas ambientais que a humanidade vem enfrentando. Tudo isso através do humor inteligente, do colorido das imagens e da própria linguagem, cujos recursos expressivos são muito bem explorados pelo autor, capturando a atenção do pequeno leitor.

Chantal Castelli, escritora, tradutora e doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Faculdade de Filosofi a, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP).

Bruno NunesEscritor e ilustrador, nasceu em Minas Gerais e desde criança sabia que queria

ser ilustrador. Formou-se em Programação Visual pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e rapidamente transformou o gosto de criança pela profi ssão de adulto, que combina ainda com outro prazer: o da música. 

Ilustrou diversos livros de autores importantes, como Ana Maria Machado, Joel Rufi no dos Santos, Silvana Salerno e Índigo, entre outros. Por sua obra, ganhou o If Design Award (Alemanha, 2015), o Prêmio Lusos (Portugal, 2014), o Moscow Global Bienalle of Graphic Design Golden Bee (Rússia, 2014) e o Prêmio ABRE (Brasil, 2014).

Page 8: LITERATURA INFANTOJUVENIL CATÁLOGO 2018 - … · Escritor e ilustrador, nasceu em Minas Gerais e desde criança sabia que queria ser ilustrador. Formou-se em Programação Visual

O CAMINHO DE MARWANPatricia de Arias (texto) / Laura Borràs (ilustração)

Roseana Murray (tradução)

Formato: 21 x 25 cm32 páginasIndicado para leitores a partir dos 9 anosTemas: Autoconhecimento, sentimentos, emoções, diferenças culturais, refugiados.

SinopseO caminho de Marwan é feito de coragem e memória. Narra a história de Marwan,

um pequeno menino refugiado que, como outros milhões de seres humanos, atravessou mares e desertos, fugindo da guerra e da fome, em busca de um lugar de pertencimento. Passo após passo, até a próxima fronteira, Marwan se lembra da voz materna e de suas lembranças felizes. E assim caminha, com ternura e curiosidade, levando os leitores pelas mãos rumo à liberdade.

O texto poético é trazido à vida pela sensíveis ilustrações em aquarela. O deserto marrom do presente do menino contrastam com as imagens coloridas de seu passado. Ao fi nal, tendo atingido a segurança, Marwan sonha em voltar para casa, um lugar repleto de esplêndidos raios de luz solar e onde “a noite nunca, nunca mais será escura”.

• Menção Honrosa na Categoria New Horizons, na Feira do Livro Infantil de Bolonha 2017.

• Obra Altamente Recomendável FNLJ 2018 na categoria Tradução Adaptação Criança.

• Obra incluída na seleção dos 30 Melhores Livros de 2017 da Revista Crescer e nos desta-ques de 2017 da Revista Emília.

O caminho de MarwanPatricia de Arias

Ilustrações de Laura Borràs

Tradução de Roseana Murray

“O caminho de Marwan é feito decoragem e memória. Muito distante, em sua terra,

vivem suas recordações. Marwan é um meninoque, como outros milhões de seres humanos,

atravessa mares e desertos, fugindo daguerra e da fome, em busca de outro lugar.

Um passo e outro passo, uma fronteira, a voz materna.Assim caminha Marwan, levando o leitor

pela mão, rumo à liberdade.”

Roseana Murray

9 78-85-94 206-00-8

ISBN 978-85-94 206-00-8

El camino de Marwan_SEM LOMBADA.indd 1 10/10/17 16:56

Acesse gratuitamente os materiais de apoio no site www.trioleca.com.br • Guia de Leitura, em formato digital ou para download em PDF. • Vídeo da escritora e da ilustradora. • Artigo de imprensa sobre o tema.

GUIA DELEITURA

Page 9: LITERATURA INFANTOJUVENIL CATÁLOGO 2018 - … · Escritor e ilustrador, nasceu em Minas Gerais e desde criança sabia que queria ser ilustrador. Formou-se em Programação Visual

QUEM É QUEM...

Patricia de AriasEscritora e poeta, nasceu em Granada, na Espanha, mesma cidade do grande poeta Federico Garcia

Lorca. Formada pela Escola de Teatro de Granada, vive desde 2012 no Brasil. Seu primeiro livro, Fio de lua & Raio de sol, em parceria com Roseana Murray, foi publicado em 2013 e tornou-se um grande sucesso em diversos teatros e feiras literárias do Brasil. Os outros livros de Patricia são Fica comigo e Uma ideia no bolso, ambos incluídos no Acervo Básico da FNLIJ em 2015. O caminho de Marwan é seu livro mais recente.

Laura BorràsIlustradora de uma sensibilidade ímpar, Laura vive em Barcelona, cidade catalã onde nasceu.

Ilustradora formada pela escola catalã, que inclui nomes de destaque internacional, também estudou na Faculdade de Belas Artes de Macerata e na Escola Internacional de Ilustração de Sàrmede, ambas na Itália. Expôs seus trabalhos em várias cidades espanholas e italianas. É autora de álbuns ilustrados para crianças, muitos deles premiados. O caminho de Marwan é seu primeiro trabalho publicado no Brasil.

O belíssimo livro O Caminho de Marwan ganhou Menção Honrosa no Prêmio de Bolonha em  2017. São apenas duas menções honrosas para livros de todos os países, de todas as línguas. Traduzi esse belíssimo livro que fala com extrema delicadeza sobre a tragédia dos deslocados, de um menino que atravessa sozinho terras e desertos. É um livro muito necessário. Toca o coração de qualquer um.

Roseana Murray é poeta e autora premiada, com mais de 80 livros publicados para jovens e crianças. Sua tradução de O Caminho de Marwan recebeu o selo Altamente Recomendável da Fundação Nacional

do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) em 2018, na categoria Tradução Adaptação Criança.

Page 10: LITERATURA INFANTOJUVENIL CATÁLOGO 2018 - … · Escritor e ilustrador, nasceu em Minas Gerais e desde criança sabia que queria ser ilustrador. Formou-se em Programação Visual

A GRANDE ASSEMBLEIA DOS BICHOS PESTILENTOS E PEÇONHENTOSIvan Jaf (texto) / Rafa Antón (Ilustração)

Formato: 17 x 24 cm96 páginasIndicado para leitores críticos, a partir dos 13 anosTemas: Fábula, narrativa histórica, sociedade, política e cidadania, sanitarismo, vacinas.

A gr

ande

ass

embl

eia

dos b

icho

s pes

tile

ntos

e p

eçon

hent

os

Iva

n Ja

f

“Dar um basta no trabalho dos sanitaristas! Revidar a campanha de extermínio que estamos sofrendo. Acabar com a microbiologia! Impedir a fabricação de soros

e vacinas! Resgatar a dignidade e o respeito dos bichospestilentos e peçonhentos! Destruir a humanidade!”

Foi assim, em meio à Revolta da Vacina, que a famigerada Pernilonga fez um convite à Traça-dos-livros para presidir

A Grande Assembleia dos Bichos Pestilentos e Peçonhentos que se reuniu para contra-atacar Oswaldo Cruz e Vital Brazil.

Com rigorosa pesquisa histórica e científica, Ivan Jaf nos brinda com uma narrativa cheia de humor e nos aproxima de um cenário que se mantém atual ainda em nossos dias.

Rio de Janeiro, início do século XX: a cidade está sob um ataque de “pestes”. Febre amarela, dengue, varíola e tantas outras... Brasil, início do século XXI: febre amarela in-vade as grandes metrópoles. Dengue nos afeta há décadas. Novidades, como zika e chikungunya, vêm do Oriente para nos assustar. Os séculos mudam, mas algumas coisas não.

Em A Grande Assembleia dos Bichos Pestilentos e Peço-nhentos, o escritor Ivan Jaf nos traz uma rica e bem-hu-morada visão de um dos mais importantes momentos da história do sanitarismo, da Medicina e, por que não, da República: a Revolta da Vacina e a obtusa reação da população e das autoridades ao movimento sanitarista que tem Oswaldo Cruz como seu grande líder.

No ambiente ficcional de Ivan, uma grande Assem-bleia de bichos pestilentos e peçonhentos se forma, sob a presidência da impagável Traça-dos-livros, para lutar contra as reformas sanitárias de Oswaldo Cruz, Adolfo Lutz e outros. Representando suas espécies, a Aranha, a Cobra, o Rato, o Escorpião e a famigerada Pernilonga se revoltam e traçam estratégias para que os bichos pesti-lentos e peçonhentos continuem “progredindo”.

A Pernilonga do livro tem uma memória prodigiosa. Lembrou-se de que, em 1895, seus parentes “assassinaram” 234 tripulantes do navio Lombardia com febre amarela. Não é muito diferente do mundo de hoje. A mesma fe-bre amarela matou quase igual quantidade de pessoas em Minas Gerais entre o começo de 2017 e o começo de 2018.

No século XXI, os movimentos antivacinas, as redes so-ciais e suas teorias conspiratórias e, principalmente, nossas autoridades políticas devem estar também em Assembleia permanente para que nos esqueçamos de tudo o que aprendemos nestes últimos 150 anos e voltemos ao perío-do pré-Pasteur, no qual os responsáveis por nossas pestes eram apenas os “miasmas” gerados pela pobreza e pela sujeira. A mesma Pernilonga já dizia: “Morte aos sanitaris-tas! Não à higiene! Abaixo o sistema imunológico!”. Nossas autoridades e nossas mídias conspiratórias já nos mata-ram (me considero um sanitarista em estágio terminal) em nome da austeridade e liberdade.

Nesse ambiente em que vivemos, não posso deixar de parabenizar o autor e a editora por um livro tão interessante. Discutir uma fase assim conturbada da história do país com tanta clareza, num texto agradável e acurado, merece nosso respeito. Gostaria de ressaltar também as ilustrações do livro, sejam os desenhos ou as reproduções. Formam um contexto perfeito.

O Brasil vive a segunda década do século XXI se debatendo contra alguns dos mesmos vilões do século XX. As doenças são as mesmas que encontrávamos lá. Os conhecimentos de Oswaldo Cruz e todas as gerações de sanitaristas brasileiros continuam necessários. Quem será que anda reunido em Assembleia para que tais doenças continuem a nos atingir?

Prof. Dr. Maurício Lacerda Nogueira

Presidente da Sociedade Brasileira de Virologia no biênio 2017-2019 e professor adjunto do Laboratório de Pesquisas em Virologia do Departamento de Doenças Dermatológicas, Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.

Ivan Jaf nasceu no Rio de

Janeiro, em 1957. É autor de

mais de 60 livros de ficção para

o público infantil e juvenil, com

mais de 2 milhões de exemplares

vendidos. Premiado pela União

Brasileira dos Escritores (UBE),

Fundação Nacional do Livro

Infantil e Juvenil (FNLIJ) e

duas vezes finalista do Jabuti.

É roteirista de histórias em

quadrinhos, com diversos

trabalhos publicados em livros

e em revistas brasileiras e italianas, em parcerias com

renomados ilustradores, como Solano López, Eloar Guazzelli,

Gustavo Rosa e Luiz Gê, tendo sido diversas vezes finalista do

prêmio HQMIX. Escreve roteiros para cinema, acumulando

prêmios como: Sundance Institute (USA/98), Melhor Curta-

Metragem (Festival Cinema Brasil in Tokyo 2007), Melhor

Curta-Metragem Brasileiro (70 Festival de Cinema Brasileiro

de Paris) e Melhor Animação Brasileira RJ/SP (Anima Mundi

2003). Como dramaturgo, tem diversas peças encenadas, com

direção de Nelson Xavier, Amir Haddad, entre outros, e texto

premiado e publicado pela Funarte (2005).

ACE

RVO

PES

SOA

L

9 788594 206015

ISBN 978-85-94206-01-5

Capa_Assembleia.indd 1 7/6/18 11:57 AM

Acesse gratuitamente os materiais de apoio no site www.trioleca.com.br • Guia de Leitura, em formato digital ou para download em PDF. • Vídeo do escritor.

GUIA DELEITURA

SinopseNum dia qualquer em agosto de 1904, a vida tranquila de uma sábia (e vaidosa) Traça-

-dos-livros é perturbada pela visita de uma pernilonga, que lhe faz uma proposta desafi adora porém irrecusável: mediar a primeira reunião dos bichos pestilentos e peçonhentos do Brasil. Assim como os outros bichos que ainda aparecerão na história, a pernilonga tem um papel importante na transmissão de doenças, numa época em que os médicos sanitaristas começam uma verdadeira guerra contra eles para eliminar as enfermidades que a�ligem a população. A  Assembleia é justamente a tentativa dos bichos de defender-se dos humanos.

A mente prodigiosa de Ivan Jaf, um dos mais importantes escritores da literatura juvenil brasileira, constrói uma narrativa ao mesmo tempo divertida e com rigorosa pesquisa história e científi ca. Com originalidade, o livro traz uma história que, ainda em nossos dias, enfrenta com acalorada polêmica a opinião pública sobre as vacinas e a relação entre interesses individuais em detrimento do bem-estar coletivo.

Page 11: LITERATURA INFANTOJUVENIL CATÁLOGO 2018 - … · Escritor e ilustrador, nasceu em Minas Gerais e desde criança sabia que queria ser ilustrador. Formou-se em Programação Visual

QUEM É QUEM...

Ivan JafEscritor, nasceu no Rio de Janeiro, em 1957. É autor de mais de 60 livros de fi cção para o público

infantil e juvenil, com mais de 2 milhões de exemplares vendidos. Premiado pela União Brasileira dos Escritores (UBE), Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) e duas vezes fi nalista do Jabuti.

É roteirista de histórias em quadrinhos, com diversos trabalhos publicados em livros e em revistas brasileiras e italianas, em parcerias com renomados ilustradores. Escreve roteiros para cinema, acumulando prêmios como: Sundance Institute (USA/98), Melhor Curta-Metragem (Festival Cinema Brasil in Tokyo 2007), Melhor Curta-Metragem Brasileiro (7o Festival de Cinema Brasileiro de Paris) e Melhor Animação Brasileira RJ/SP (Anima Mundi 2003).

Rafa AntònNasceu em Vigo, na Espanha, e vive em São Paulo. Desenhista autodidata, o desenho sempre

fez parte da sua vida: começou desenhando storyboards para produtoras de cinema e publicidade, concebendo cenários e personagens, e hoje é uma referência para a literatura infantojuvenil. Seu olhar traz referências fortes, que passam pela literatura fantástica de Gabriel García Márquez, as animações de Tim Burton até o surrealismo do cineasta espanhol Luis Buñuel. No Brasil, possui dezenas de títulos já consagrados e premiados.

Nesse ambiente em que vivemos, não posso deixar de parabenizar o autor e a editora por um livro tão interessante. Discutir uma fase assim conturbada da história do país com tanta clareza, num texto agradável e acurado, merece nosso respeito.

Prof. Dr. Maurício Lacerda Nogueira, Presidente da Sociedade Brasileira de Virologia e professor adjunto do Laboratório de Pesquisas em Virologia do Departamento de Doenças Dermatológicas,

Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.adjunto do Laboratório de Pesquisas em Virologia do Departamento de Doenças Dermatológicas,

Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.

Page 12: LITERATURA INFANTOJUVENIL CATÁLOGO 2018 - … · Escritor e ilustrador, nasceu em Minas Gerais e desde criança sabia que queria ser ilustrador. Formou-se em Programação Visual

Histórias para voar e ir além…Acompanhe no site nossos lançamentos para 2019

www.trioleca.com.br