Livro 144

70
De 1937 a 2012 O Sagrado cresce junto com a cidade de São Paulo Turma 144 / 2012

description

Acervo de Fotos 144

Transcript of Livro 144

Page 1: Livro 144

De 1937 a 2012 O Sagrado cresce junto com a cidade de São Paulo

Turma 144 / 2012

Page 2: Livro 144

Introdução

No ano de 2012, as turmas do Infantil I ao 5º ano tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a história do Colégio, trabalhando com o tema: 75 Sagrados anos – muitas memórias, marcando vidas, fazendo história.

Com isso, os alunos do 4º ano, trabalharam com o subtema: De 1937 a 2012 - O Sagrado cresce junto com a cidade de São Paulo, e tiveram a ideia de construir um acervo de fotos do Colégio Sagrado Coração de Jesus, e da cidade de São Paulo com o objetivo de mostrar para a comunidade as mudanças ocorridas nesses ambientes.

Para esse trabalho foram utilizadas fotos e legendas que os alunos pesquisaram com as suas famílias e apresentaram em sala de aula; passaram para um rascunho e na aula de Informática digitaram no computador. As fotos foram digitalizadas para montar o acervo, junto com as legendas, organizadas em uma linha do tempo.

Page 3: Livro 144

Nesse acervo você encontrará fotos de várias épocas e lugares importantes de São Paulo, como Vale do Anhangabaú, Ponte Estaiada, Edifício Copan, Museu da Língua Portuguesa, Carandiru, Elevado Costa e Silva, Avenida Paulista, o bairro da Pompeia, Viaduto do Chá, Via Anchieta, e observar a evolução do colégio e da cidade.

Alunos da Turma 144

Page 4: Livro 144

Quem mora ou passeia pela cidade de São Paulo não pode deixar de conhecer o Vale do Anhagabaú. Além de ser um ótimo ponto turístico, localizado no centro, liga a zona sul à zona norte e vice-versa. O nome Anhangabaú, é indígena, e em tupi significa rio do mau espírito. Foto tirada em 1940.

Giulia Neves Fernandes

Page 5: Livro 144

A via Anchieta sendo inaugurada, no ano de 1947. Há nessa foto muitos carros, pessoas caminhando e algumas áreas verdes. Essa foto representa um marco para a economia de São Paulo, pois foi essa estrada a primeira ligação ao porto de Santos, porta de saída dos produtos para o mundo.

Gabriela Roque Oliveira Nomura

Page 6: Livro 144

Essa foto é do ano de 1947, mostra a construção da Catedral da Sé, na Praça da Sé, com muitos carros, um bonde e muitas pessoas.

Estela Ferreira Picolo

Page 7: Livro 144

A foto é do ano de 1947, na antiga rede de lojas

Mappin, que faliu. Essa loja tinha sempre uma fila enorme para entrar.

Estela Ferreira Picolo

Page 8: Livro 144

Este é um Bonde, que foi utilizado antes de 1947 a

1957, mais outros anos a frente. O Bonde estava lotado, as pessoas, neste transporte, iam trabalhar, passear e outras finalidades. Em uma das avenidas que o Bonde transitava era a Avenida Angélica, eram trilhos como de trem ou metrô, com cabos conectados a via elétrica. Quem conduzia eram os motorneiros. Quando ficava lotado, as mulheres ficavam sempre dentro do Bonde e os homens no estribo.

Alice Santos Viegas Muniz

Page 9: Livro 144

Aniversário de São Paulo, em 1951, e como fundo o Teatro Municipal de São Paulo, com suas palmeiras Imperiais e desfile de tropas do exército nas ruas do centro de São Paulo.

Enzo Vicinelli

Page 10: Livro 144

Festa do IV centenário de São Paulo, no vale do Anhangabaú, ano de 1954.

Desfile de tropas da marinha em comemoração a data.

Enzo Vicinelli

Page 11: Livro 144

Iniciada em 1913 a construção da Catedral da Sé, como é conhecida atualmente, elaborada pelo alemão Maximilian Emil, professor de arquitetura da Escola Politécnica. A catedral teve a sua inauguração no dia 25 de janeiro de 1954 nas comemorações do Quarto Centenário da cidade de São Paulo, sem ainda possuir suas duas torres principais.

Em frente à Catedral da Sé há o Marco Zero da cidade de São Paulo, onde foi instalado um pequeno monumento de mármore em forma hexagonal que traz um mapa das estradas que liga São Paulo a outros estados.

Amanda Sandri Pompeu

Page 12: Livro 144

Foto do bairro Perdizes. Era uma época linda e divertida para passear na cidade de São Paulo... sem a violência de hoje, quase não tinha mendigos, a cidade era bem limpa.

Na época de 1960, 3,7 milhões de pessoas moravam na cidade.

Giovanna Amanda Barboza de Souza

Page 13: Livro 144

Esta foto foi tirada em 1963, no importante Viaduto do Chá. Nela estão meus avós paternos, meus tios e um casal amigos. Todos estavam fazendo uma visita para um parente deles.

Victória Santos Dias

Page 14: Livro 144

Amolador de faca percorre ruas com o mesmo carrinho desde 1970. Para Manuel Antônio Pedroso, de 69 anos, que conserta panelas e fogões há 50 anos, a profissão está longe de acabar. “Não falta serviço. O que está faltando, principalmente, é qualificação. Está acabando sapateiro, artesão de panela”.

Mariana de Jesus Torres

Page 15: Livro 144

Este casarão fica na Avenida Paulista e se chama Casa das Rosas. Era casa de Ernesto Dias de Castro e também foi projeto do escritor Ramos de Azevedo. A construção data de 1930 e está foto é da década de 1970.

Mariana de Jesus Torres

Page 16: Livro 144

A foto está representando o Elevado Costa e Silva, mais conhecido como Minhocão, que foi fundado em 1970, em São Paulo. Ele faz a ligação do centro da cidade de São Paulo com a Zona Oeste e possui cerca de 3, 4 km de extensão. Foi construído com o objetivo de reduzir o trânsito da Avenida General Olímpio e da rua Amaral Gurgel. Aos domingos e feriados é fechado para as pessoas andarem de bicicleta ou a pé. Algumas pessoas querem destruí-lo porque acham que ele é muito feio.

Tiago de Camargo Osório Rodrigues

Page 17: Livro 144

Esta foto foi tirada em 1970, na avenida Pompeia, quando ainda era bem tranquilo e a rua era de paralelepípedos que deu lugar ao asfalto e havia poucos prédios.

Matheus Siqueira Rocha

Page 18: Livro 144

Como destaque do período de 1977 a 1987, uma foto do Museu do Masp em 1985 comparada com uma foto em 2003. Este museu tem grande importância para a cidade de São Paulo, que reúne um acervo de artes de grande destaque para nossa cultura.

Luiz Fernando de Jesus Garcia Peres

Page 19: Livro 144

Uma foto do Presídio do Carandiru, em 1985, atualmente implodido, dando lugar ao Parque da Juventude, onde muitas famílias praticam ginástica e outros esportes.

Luiz Fernando de Jesus Garcia Peres

Page 20: Livro 144

A foto mostra um outdoor, marcando o início das obras da Linha 2-Verde em 1987. A obra passa por baixo das principais artérias da cidade, a Avenida Paulista. Opta-se por reduzir o trânsito ao mínimo e os impactos à superfície, evitando a desapropriação de imóveis e as interferências acentuadas no trânsito de carros e pedestres. As estações são quase totalmente subterrâneas, túneis são construídos com o tatuzão.

O metrô de São Paulo é o terceiro mais movimentado do mundo e tem impacto positivo na vida das pessoas. Ele reduz o trânsito, valoriza a região, facilita o acesso aos principais pontos da cidade e reduz o tempo de viagem de seus usuários.

João Victor Zalkauskas Della Mônica Silva

Page 21: Livro 144

A foto do centro de lazer Fábrica da Pompeia, hoje conhecido como SESC-Pompeia, foi tirada em 1986 e mostra duas torres de concreto, uma com “buracos de caverna” e outra com janelas quadradas, aleatoriamente pelas fachadas, ao lado de uma terceira torre cilíndrica de 70 metros de altura, também em concreto aparente.

Ligando as duas torres, entre os vestiários e as quadras, 8 passarelas de concreto e sob tais passarelas, passa um córrego canalizado o Córrego das Águas Pretas.

Na rua interna, as pessoas realizavam atividades a céu aberto no deck de madeira e no verão se transformava na “praia do paulistano”.

Ao fundo da foto podia-se ver o céu, hoje encoberto pela construção do Shopping Bourbon.

Maria Fernanda Santana Urresti

Page 22: Livro 144

Em 1988, a Rua da Assembleia era ocupada por antigos casebres. No mesmo ano, na administração do prefeito Jânio Quadros, foram derrubados os cortiços e revelou-se um muro de arcos que, ao que tudo indica, foi construído no século XIX.

Isabelle Sabatini

Page 23: Livro 144

O Mappin foi uma loja de departamento tradicional do Brasil com sede na cidade de São Paulo. O prédio da foto ficava na Praça dos Ramos, próxima da estação de metrô.

Por esse prédio passavam milhares de pessoas por dia, atraídas pela iluminação. Em cada andar havia um tipo de produto diferente. O relógio do Mappin era muito famoso. Hoje ela não existe mais porque a loja faliu em 1999.

Isabella Soares Rozetti

Page 24: Livro 144

Esta foto é do edifício Copan, localizado no centro da cidade em 1997.

Símbolo da arquitetura moderna brasileira, seu projeto foi concebido pelo líder do movimento, o arquiteto Oscar Niemeyer , em 1954, na ocasião do IV centenário de São Paulo.

Sua arquitetura em forma de “S” está sempre evidente no horizonte de quem passa pelas principais vias da cidade.

Isabela de Almeida Sa Lima Baptista

Page 25: Livro 144

A Avenida Paulista é o cartão postal da cidade de são Paulo, é a sede de grandes empresas e oferece grandes diversidades de programas culturais.

Giovana Cardoso Zanin

Page 26: Livro 144

O Viaduto do Chá foi construído em 1887, mas foi inaugurado em1892. Foi o primeiro viaduto construído na cidade de São Paulo. Em 1999 foi construído o Shopping Light, na antiga instalação da light.

Giovana Cardoso Zanin

Page 27: Livro 144

O Parque do Ibirapuera é o mais importante da cidade de São Paulo. Foi inaugurado em 1954 para comemorar o 4° centenário. Essa foto é de 2001.

Giovana Cardoso Zanin

Page 28: Livro 144

O Museu do Ipiranga é o mais importante e visitado da capital paulista. Tem um grande acervo de objetos mobiliários e obras de arte da história do Brasil (2006).

Giovana Cardoso Zanin

Page 29: Livro 144

O museu da Língua Portuguesa foi inaugurado em 20 de março de 2006. Esse museu é um patrimônio histórico do século XIX, a área dele é de 4.333,62 metros quadrados, distribuído em três andares. Esse projeto foi avaliado em 37 milhões de reais.

Gabriel de Paula Vallilo

Page 30: Livro 144

O nome dessa ponte estaiada, segurada por cabos flexíveis de aço, é Octávio Frias de Oliveira. Localiza-se na Marginal Pinheiros, entre as pontes do Morumbi e Engenheiro Ari Torres, na zona Sul, no Broklin. No total, cada sentido da ponte tem 290 metros de comprimento. É a primeira do mundo que une duas pistas curvadas na mesma torre e a única que o mastro principal é em formato de “X”.

Foi inaugurada em 10 de maio de 2008, após três anos de construção, e hoje é um dos mais famosos cartões postais da cidade de São Paulo.

Giovani Luiz Rossi Damiani e Guilherme Leite Alves

Page 31: Livro 144

Esta foto foi tirada na rua Bartira, antes de atravessar a Avenida Sumaré, no sentido Lapa, em 2011. Tem o desenho de um lagarto no meio da rua, que ocupa quase a quadra inteira. São Paulo vive com muitas curiosidades artísticas!

Bruno Jorge de Arruda Castejón da Costa

Page 32: Livro 144

Antigamente, no Sagrado, estudavam somente meninas; os

meninos ficavam do lado de fora, na tranquila rua Caraibas esperando a saída das meninas. Eram dois uniformes, um para festas e outro para o dia a dia, que tinham que estar sempre limpos e passados, a saia tinha que estar para baixo dos joelhos e tênis era permitido somente nos dias de Educação Física.

O colégio ficava em um quarteirão cheio de casas, com jardins e muros baixos, onde as alunas sentavam com os meninos, conversavam e comiam uma deliciosa pipoca, preparada pelo doce pipoqueiro, que nunca deixava de estar na porta da escola com um sorriso nos lábios e muitas histórias na ponta da língua para contar e divertir a todos.

São Paulo era uma cidade tranquila, que dava aos jovens a oportunidade de diversão em suas ruas, fazendo das saídas das escolas grandes pontos de encontro.

Bruno Jorge de Arruda Castejón da Costa

Page 33: Livro 144

Esta foto é da esquina da Avenida Professor Afonso Bovero, que mostra o colégio ao fundo, em 1950, e alunas na frente do mercadinho “Secos

e Molhados”, onde atualmente é uma casa Lotérica.

Matheus Siqueira Rocha

2012

Montagem

Page 34: Livro 144

Esquina da rua Caraíbas com a Cel. Melo de Oliveira. Mostra como era o colégio em 1960. Ainda existiam muros sem grades, não tinha

asfalto, nem semáforo e havia poucas pessoas na rua.

Matheus Siqueira Rocha

Page 35: Livro 144

Foto coletiva do Jardim II, da professora Ednéia, em 1980. Esse foi o

primeiro ano da Deborah, minha mãe, na escola.

Gabriel de Paula Vallilo

Page 36: Livro 144

Formatura do Pré II da minha mãe, Deborah, em 1981. Este era o

antigo auditório do colégio.

Gabriel de Paula Vallilo

Page 37: Livro 144

Essa foto foi tirada no ano de 1982. Nela, está a minha mãe (Fátima Helena) na formatura da 8ª série. Esse evento aconteceu na capela, onde havia uma missa com entrega de certificado de conclusão do

Ensino Fundamental II.

Giovani Luiz Rossi Damiani

Page 38: Livro 144

Nesta foto mostra cinco alunas do Sagrado com uma das professoras, no Cristo, que se localizava na antiga secretaria do colégio, em 1982. Os uniformes eram uma blusa branca, saia listrada, meia comprida e

sapato preto, e a professora usava uma blusa branca.

Isabella Soares Rozetti

Page 39: Livro 144

A foto foi tirada no ano de1982, as alunas foram recepcionistas do espetáculo em inglês “American Show”, coordenado pela professora de

inglês Sister Eugênia. Elas estão no palco do antigo teatro do Colégio Sagrado.

Maria Fernanda Santana Urresti

Page 40: Livro 144

As duas fotos são do parquinho, o qual se localizava na rua Caraíbas, onde, atualmente, é a sala de música. As alunas estavam se formando

para serem professoras, cursando o magistério, no ano de 1986.

Giovanna Amanda Barboza de Souza

Page 41: Livro 144

Essa foto mostra a sala de aula, em 1986, na rua Coronel Melo de Oliveira onde, atualmente é o Ensino Médio.

Giovanna Amanda Barboza de Souza

Page 42: Livro 144

Piscina, em 1986, na rua Tucuna, onde, atualmente, é o estacionamento dos funcionários.

Giovanna Amanda Barboza de Souza

Page 43: Livro 144

A foto é do ano de 1991. Nela mostra o juramento a bandeira.

João Victor Zalkauskas Della Mônica Silva

Page 44: Livro 144

A foto é de uma turma 3º ano de 1991, em frente ao jardim da capela. Nessa época, apenas as meninas podiam estudar no Colégio Sagrado Coração de Jesus. As professoras desta turma foram Deolinda e Terre.

Isabelle Sabatini

Page 45: Livro 144

Portão de entrada, em 1992, aluna Gabriela Montovani, Pré Escola, primeira turma de meninos.

Guilherme Leite Alves

Page 46: Livro 144

Pátio, em 1992, formatura da Pré Escola, aluna Gabriela Montovani.

Guilherme Leite Alves

Page 47: Livro 144

Deborah, minha mãe, com sua melhor amiga, Marcela, no pátio da escola, em 1992 ou 1993.

Gabriel de Paula Vallilo

Page 48: Livro 144

Festa Junina do colégio, em 1992, realizada no pátio, onde atualmente é o Coreto.

Gabriel de Paula Vallilo

Page 49: Livro 144

Apresentação em homenagem ao Dia das Mães, em 1993.

João Victor Zalkauskas Della Mônica Silva

Page 50: Livro 144

Ginásio, em 1995. Festa junina, apresentação de frevo.

Guilherme Leite Alves

Page 51: Livro 144

Pátio, em 1996, turma da 4ª série.

Guilherme Leite Alves

Page 52: Livro 144

Jogos das Olimpíadas Esportivas, em 2003. Amanda, minha

prima, estava esperando, com a turma de 3º ano, começar o jogo.

Victoria Santos Dias

Page 53: Livro 144

Está foto foi tirada no pátio, em frente ao Anjinho, com o presépio em comemoração ao Natal. Matheus estava no Maternal, com três anos de

idade. Com a roupa da bandinha, pois fez uma apresentação no auditório, em 2004.

Mariana de Jesus Torres

Page 54: Livro 144

As alunas estavam preparando um cartaz para o feriado de Corpos Christi. O desenho representa “o corpo e o sangue de Jesus Cristo”.

Victoria Santos Dias

Page 55: Livro 144

A aluna Catarina, em 29 de outubro de 2005, com sua turma de classe dentro da sala de aula.

Luiz Fernando de Jesus Garcia Peres

Page 56: Livro 144

Nessa foto estamos eu e minha amiga, Giovana Moreira, no “Brinquedão” do parquinho, no meu primeiro dia de aula, 31 de janeiro de 2006. Mostra também que a saia do colégio é a antiga.

Isabela de Almeida Sa lima Baptista

Page 57: Livro 144

Nesta foto aparece minha mãe, Adriane, e eu, na sala de aula, no primeiro dia do Maternal em 2006.

Isabela de Almeida Sa Lima Baptista

Page 58: Livro 144

Minha primeira sala de aula, em 2006.

Gabriel de Paula Vallilo

Page 59: Livro 144

Minha primeira Festa Junina, em 2006.

Gabriel de Paula Vallilo

Page 60: Livro 144

Ginásio, em 2008. Festa Junina, aluno Guilherme Leite Alves, turma da professora Camila, Infantil IV, e seus colegas: João Victor Della

Monica Silva, Antoni Consul Benetti, Mariana de Jesus Torres, Giovana Bitencourti, Giovana Moreira, Maria Fernanda Urresti e

Guilherme D`Ângelo.

Guilherme Leite Alves

Page 61: Livro 144

Essa foto foi tirada no Coreto, em 2009. A turma 164 era a classe de minha irmã, Thaís Santos Botejara.

Alice Santos Viegas Muniz

Page 62: Livro 144

Esta foto é da apresentação da Festa Junina do Sagrado, em 2009.

Nela, está a minha melhor amiga, Catarina, a professora do 1º ano, Cecília, e eu.

Estamos na quadra principal, tirando foto e nos preparando para iniciar a dança. Foi um momento divertido e importante.

Amanda Sandri Pompeu

Page 63: Livro 144

A foto representa a amizade de duas amigas, eu e Isabelle, saindo da

sala de aula em frente à sala de vida prática, no ano de 2010.

Giulia Neves Fernandes

Page 64: Livro 144

A foto é do ano de 2011, onde aparecemos eu e meu irmão, André, na praça do colégio após o término das aulas.

João Victor Zalkauskas Della Mônica Silva

Page 65: Livro 144

Essa foto foi tirada em 2011, na Festa Junina do Sagrado. A pessoa que está ao meu lado é a professora Érica Castilho, do 3º ano. Representa um momento que vivi com muita alegria e queria que acontecesse de

novo.

Gabriela Roque Oliveira Nomura

Page 66: Livro 144

Festa Junina, em 2011, no ginásio do colégio, com meus amigos de sala: Guilherme, Julia, Gabriela, Marina, João e Gabriel.

Enzo Vicinelli

Page 67: Livro 144

A foto representada foi tirada em 2011. Eu estava fazendo um trabalho para as pessoas pobres aprenderem a ler e foi muito legal.

Nós também estávamos apresentando uma história para os pais assistirem.

Tiago de Camargo Osório Rodrigues

Page 68: Livro 144

A foto é do ano de 2012, onde estão André e Yasmin do Infantil II, durante a aula de natação.

João Victor Zalkauskas Della Mônica Silva

Page 69: Livro 144

Esta foto é de um jogo de basquete, no ginásio do colégio, em que estão as turmas 164 e 161, nas Olimpíadas Esportivas. A turma 164 venceu esse jogo, realizado em 2012. A turma 164 representa a cor azul e a

turma 161 a cor vermelha.

Estela Ferreira Picolo

Page 70: Livro 144

A foto foi tirada em 12 de setembro de 2012, destacando a Catarina com sua turma de 2012, perto do mural de Jesus Cristo, no pátio da

escola.

Luiz Fernando de Jesus Garcia Peres