Livro 21 depois de 21

3
1 Em comemoração aos 21 anos da conquista pelo Botafogo do Campeonato Carioca de 1989, editora LivrosdeFutebol.Com lança “21 depois de 21” Livro reúne botafoguenses ilustres e anônimos para resgatar histórias do título épico de 1989 Agora no dia 21 de junho, completam-se exatos 21 anos que o Botafogo saiu de uma incômoda “fila” de quase 21 anos sem títulos. Naquela noite mágica, nada fugiu à perfeição. Para um título tão emblemático, a con- quista só poderia vir de forma invicta. E o time do Botafogo, em 1989, não saiu de campo derrotado uma vez sequer em 24 jogos disputados. Para completar a apoteose, o adversário final não poderia ser outro que não o arquirrival Flamengo, com Zico e outros nove jogadores que passaram pela Seleção Brasileira. Para presentear os botafoguenses de todo o país nesta data tão especial – para a tor- cida e para o Clube –, LivrosdeFutebol.Com apresenta 21 depois de 21. Assinada pelos jornalistas botafoguenses Rafael Casé (autor de “100 Anos Gloriosos” e “O artilheiro que não sorria”) e Paulo Marcelo Sampaio (autor de “Os dez mais do Botafogo”), a obra conta, por outra ótica, os bastidores e muitas histórias inéditas sobre o título estadual de 1989. O livro reúne uma grande quantidade de informações inéditas sobre a memorável noi- te da conquista. Para isso, os autores reviraram o baú da imprensa, conseguiram inú- meros documentos e entrevistaram quase todos os jogadores do time campeão – na verdade, só um se recusou a falar. Além disso, reuniram depoimentos de alguns dos milhares de botafoguenses presentes no Maracanã naquela emocionante final. Os nomes de 2 mil 121 (21 depois de 21...) torcedores – que se cadastraram pela internet – formarão um anexo especial na obra. Dos milhares de e-mails que receberam, os autores selecionaram os 89 melhores “cau- sos”, que serão contados no livro, juntando relatos de botafoguenses anônimos com os de notáveis. Os famosos presentes em 21 Depois de 21, formam um timaço: Ar- mando Nogueira, Paulo Mendes Campos, Roberto Porto, José Inácio Werneck, Sérgio Cabral, João Saldanha, Sandro Moreyra, Juca Kfouri, João Moreira Salles, Arthur Dapie- ve e Helio de la Peña. O prefácio é de autoria de uma das principais estrelas do time campeão: Paulinho Criciúma, artilheiro da equipe na competição com 11 gols. A obra é um deleite, tanto para os botafoguenses mais saudosistas, quanto para os jovens torcedores ávidos por conhecer mais a história do Glorioso. Ou seja, uma ode ao Botafogo.

description

21 depois de 21 Livro reúne botafoguenses ilustres e anônimos para resgatar histórias do título épico de 1989 No dia 21 de junho de 2010, completam-se exatos 21 anos que o Botafogo saiu de uma incômoda fila de quase 21 anos sem títulos.

Transcript of Livro 21 depois de 21

Page 1: Livro 21 depois de 21

1

Em comemoração aos 21 anos da conquista pelo Botafogo do Campeonato Carioca de 1989, editora LivrosdeFutebol.Com lança

“21 depois de 21”

Livro reúne botafoguenses ilustres e anônimos para resgatar histórias do título épico de 1989

Agora no dia 21 de junho, completam-se exatos 21 anos que o Botafogo saiu de uma incômoda “fila” de quase 21 anos sem títulos.

Naquela noite mágica, nada fugiu à perfeição. Para um título tão emblemático, a con-quista só poderia vir de forma invicta. E o time do Botafogo, em 1989, não saiu de campo derrotado uma vez sequer em 24 jogos disputados. Para completar a apoteose, o adversário final não poderia ser outro que não o arquirrival Flamengo, com Zico e outros nove jogadores que passaram pela Seleção Brasileira.

Para presentear os botafoguenses de todo o país nesta data tão especial – para a tor-cida e para o Clube –, LivrosdeFutebol.Com apresenta 21 depois de 21. Assinada pelos jornalistas botafoguenses Rafael Casé (autor de “100 Anos Gloriosos” e “O artilheiro que não sorria”) e Paulo Marcelo Sampaio (autor de “Os dez mais do Botafogo”), a obra conta, por outra ótica, os bastidores e muitas histórias inéditas sobre o título estadual de 1989.

O livro reúne uma grande quantidade de informações inéditas sobre a memorável noi-te da conquista. Para isso, os autores reviraram o baú da imprensa, conseguiram inú-meros documentos e entrevistaram quase todos os jogadores do time campeão – na verdade, só um se recusou a falar. Além disso, reuniram depoimentos de alguns dos milhares de botafoguenses presentes no Maracanã naquela emocionante final. Os nomes de 2 mil 121 (21 depois de 21...) torcedores – que se cadastraram pela internet – formarão um anexo especial na obra.

Dos milhares de e-mails que receberam, os autores selecionaram os 89 melhores “cau-sos”, que serão contados no livro, juntando relatos de botafoguenses anônimos com os de notáveis. Os famosos presentes em 21 Depois de 21, formam um timaço: Ar-mando Nogueira, Paulo Mendes Campos, Roberto Porto, José Inácio Werneck, Sérgio Cabral, João Saldanha, Sandro Moreyra, Juca Kfouri, João Moreira Salles, Arthur Dapie-ve e Helio de la Peña. O prefácio é de autoria de uma das principais estrelas do time campeão: Paulinho Criciúma, artilheiro da equipe na competição com 11 gols.

A obra é um deleite, tanto para os botafoguenses mais saudosistas, quanto para os jovens torcedores ávidos por conhecer mais a história do Glorioso. Ou seja, uma ode ao Botafogo.

Page 2: Livro 21 depois de 21

2

Sobre a Editora

LivrosdeFutebol.Com nasceu como um site de comércio eletrônico de livros de fute-bol, mas o desejo de passar a editar livros dedicados exclusivamente à maior paixão esportiva do Brasil. O projeto é de autoria do publicitário Cesar Oliveira, que atua no ramo literário desde 1980. A editora é apenas a segunda iniciativa brasileira neste segmento. No final dos anos 1960, Milton Pedrosa lançou ótimos livros pela sua Edi-tora Gol, mas infelizmente a iniciativa não vingou.

Cesar Oliveira tem idéias para desenvolver em sua jovem editora. Uma delas diz res-peito ao que ele chama de “efeito tostines” do mercado editorial brasileiro: brasileiro lê pouco porque o livro é caro, ou o livro é caro porque brasileiro lê pouco?

O editor da LivrosdeFutebol.Com desconfia dessa história. Apesar de deplorar os re-sultados da pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil” (Instituto Pró-Livro, 2007), ele acredita que há meios de fazer e ampliar o mercado editorial sobre a maior paixão esportiva do país. “E um dos maiores segmentos econômicos do mundo, envolvendo bilhões de dólares e milhões de pessoas, em empregos diretos e indiretos” – com-plementa.

A outra diz respeito ao preço do livro ao consumidor. “O livro brasileiro é desneces-sariamente caro. Está certo que 60% do preço de capa fica com as livrarias e os dis-tribuidores. Mas punir o consumidor com um preço alto é um tiro no pé”.

– É preciso apostar na qualidade a preço baixo, para formar um público leitor. O tor-cedor, que compra ingresso para um jogo no final de semana não é necessariamente um leitor. Mas pode ser, depende também da gente.

Page 3: Livro 21 depois de 21

3

Ficha completa da final (2º jogo)

Data: 21 de junho de 1989 Local: Estádio Mário Filho (Maracanã) Árbitro: Walter Senra Botafogo 1 x 0 Flamengo Gol: Maurício, aos 12 minutos do 2º tempo Renda: NCz$ 302.592,00 Público: 56 mil 412 pagantes (68 mil 671 presentes)

BOTAFOGO: Ricardo Cruz, Josimar, Wilson Gottardo, Mauro Galvão e Marquinhos. Ví-tor, Carlos Alberto Santos e Luisinho; Maurício, Paulinho Criciúma e Gustavo (Mazoli-nha). Técnico: Valdir Espinosa.

FLAMENGO: Zé Carlos, Jorginho, Aldair, Zé Carlos Nascimento e Leonardo. Aílton, Re-nato e Zico (Marquinhos); Alcindo (Sérgio Araújo), Bebeto e Zinho. Técnico: Telê San-tana.

Sobre o livro

Formato: 16 x 23 cm Páginas: aprox. 352 Prefácio: Paulinho Criciúma Preço sugerido: R$55 Lançamento: 21 de junho, às 19h00 (seria tarde começar às 21 horas) Local: Botafogo F.R. (Salão Nobre) com a presença do time campeão

Serviço Editora Livros de Futebol.com www.livrosdefutebol.com http://twitter.com/livrosdefutebol

Assessoria de Imprensa Plural Comunicação Tel.: (21)3592-5711 Felipe Murta Cel.: (21)7858-5370 [email protected]