Livro de Daniel.

17
Livro de Daniel capítulo 02 parte 01 Ler Daniel 02

Transcript of Livro de Daniel.

Page 2: Livro de Daniel.

Estamos no século VI a.C. Como castigo os judeus foram levadospara a Babilônia. Deus já havia os avisado que istoocorreria, mas eles não deram ouvidos ao Profeta e a Deus. Masem meio à nação apóstata, havia 4 jovens que não se curvaramdiante dos deuses e deusas que os israelitas estavam adorando.Estes 4 jovens são os principais personagens deste maravilhosolivro da Bíblia. Parecia que apenas um pequeno e reduzidíssimogrupo se apegava a fé verdadeira no Deus verdadeiro. Estegrupo pequeno são chamados em toda a Bíblia como“remanescentes”. Deus cuida deste pequeno grupo de formaespecial e Ele governa a história para proveito deles. Isso é oque veremos a seguir!

Page 3: Livro de Daniel.

O sonho do rei Nabucodonozor

Os primeiros 13 versículos do capítulo 02 nos contam 3 coisas queo rei viu. A primeira foi um sonho. O rei havia se deitado parapensar no futuro e adormeceu. Como sabemos, muitasvezes, muitas coisas passam por nossas mentes, especialmentequando colocamos a cabeça no travesseiro antes de dormir. O reificou muito pensativo e acabou dormindo. Naquela noite ele teveum sonho incomum. Foi dado por Deus aquele sonho. O rei queestava sempre bem humorado, acordou assustado. Na verdade amelhor é: apavorado.Nabucodonozor ficou agitado em seuespírito, acordou mas não conseguiu esquecer o sonho que tivera.Algo real estava para acontecer!

Page 4: Livro de Daniel.

Imediatamente o rei convocou pessoas que ele acreditava seremcapazes de interpretar seu sonho. Ele possuía todo o tipo deadivinhos da época, feiticeiros e magos. Era um grupo especial decaudeus. Quando o rei narrou-lhes o sonho e que seu maior desejoera receber a interpretação do sentido real que aquilo traria sobresua vida e reino, no verso 04 a Bíblia registra a resposta que aqueleshomens deram ao rei – “descreva para nós o que vistes em teusonho”. Era uma solicitação aparentemente razoável, pois elesganhavam para isso. A função deles era interpretar sinais e sonhos.Atender ao rei significava prestígio e honra. Mas Nabucodonosorviu apenas homens tentando ganhar tempo – vs. 07-11. A respostado rei é áspera, e acusa aqueles homens de tentar enganá-lo.

Page 5: Livro de Daniel.

De fato foi o que aconteceu. Aqueles homens não tinham a menorideia do que o rei havia sonhado e muito menos como interpretaralgo que não conheciam. Nabucodonozor pensou: se não podemsequer me dizer o que sonhei como irão interpretá-lo? Seria umaperda de tempo confiar nestes homens. Mas... gaguejam aqueleshomens... O que pedes de nós está acima da capacidade humana!Ninguém em toda a história jamais pediu tal coisa! Desta vez alémde interpretar pedes que contemos o sonho... Diziam apavorados!O rei se enfureceu – vs. 12. deve ter sido uma cena apavorante. Ohomem mais poderoso do mundo com acessos de raiva e ódio. IOrei pensou: se não podiam contar o que havia sonhado, tambémnão teriam condições de interpretá-lo. Matem todos – gritou o reicheio de rancor. A ordem incluía Daniel e seus amigos. Eles nãoeram adivinhos, mas foram criados como sábios na Babilônia.

Page 6: Livro de Daniel.

O decreto do rei impaciente significaria o fim do remanescente deIsrael. O verdadeiro Israel de Deus morreria na Babilônia. Comopoderiam sobreviver a tal ordem? Como escapar da ordem cheia deódio de um rei enfurecido?

O que Daniel viu?

Esta pergunta está respondida no verso 14 ao final do capítulo.Daniel percebeu 03 coisas:

Em 1º lugar: Ele viu quem é Deus (14-23). Falou com o oficial e asexecuções foram adiadas.

Page 7: Livro de Daniel.

Depois Daniel foi conversar com o rei. Conseguiu uma audiênciareal – vs. 16. “Dá-me tempo” – pediu ao furioso rei – “e satisfarei oteu pedido e revelarei o significado do sonho”. Evidentemente o reiacatou o pedido de Daniel, pois o terceiro passo revela isso.

3º lugar: Daniel voltou aos amigos e os quatro jovens oraram aDeus. Não oraram por reputação ereconhecimento, mas, desejavam que as misericórdias de Deuspara que Seu nome fosse exaltado em toda a Babilônia e confins daTerra. Os quatro oraram como fazem os homens e mulheres deDeus e começaram a rogar: “Senhor tem misericórdia de nóspois, somos o remanescente de Israel nesta terra estranha”. Se odecreto for cumprido, Teu remanescente desaparecerá e Teu povoserá extinto.

Page 8: Livro de Daniel.

Já vimos co cap. 01 – vs. 17 que Daniel tinha “sabedoria sobresonhos e visões”. Era um dom especial de Deus na vida do profeta.Naquela noite a oração daqueles jovens foi respondida e Daniel viutudo o que o rei sonhara e o que tudo aquilo significava – vs. 19. Otexto bíblico não nos fala o que era, mas nos mostra a reação queDaniel teve ao receber de Deus a interpretação – Ele explodiu emlouvores a Deus! Ele havia recebido a resposta que tanto precisava.Com isso podemos ver claramente os propósitos de Deus e como oSenhor Gracioso, Sábio e Poderoso!

Page 9: Livro de Daniel.

Este é o Deus que controla toda a história – vs. 21. Não é anatureza, não são os “deuses”, mas O Deus de Israel controla tudo!Ele exerce Seu poder tanto nos céus como na Terra. Não podemosdizer que cremos em Deus sem crer nesta verdade absoluta. Danielpercebeu quem é Deus. Temos aqui como é o coração de umhomem que confia em Deus. Tal pessoa esta ciente que tudo o quepossui não tem valor algum, pois, somente a Deus devemos dirigirnossas palavras, pensamentos e adoração.

Daniel viu o sonho do rei – Deus o revelou a Seu servo

Page 10: Livro de Daniel.

Os versos 24 e 25 nos mostram que Deus mostro o que o rei haviasonhado a Daniel. Depois da visão o profeta é introduzido napresença do rei por Arioque. Este leva todo o crédito para si porhaver “descoberto” um homem que podia interpretar o sonho dorei. “Podes?” – perguntou o rei. A resposta de Daniel é maravilhosa:“Nenhum sábio, nenhum encantador, mago ou adivinho é capaz derevelar ao rei o mistério... mas há existe um Deus nos céus querevela os mistérios.” – Vs. 27-28. O verso 28 vai um pouco além: “...oque acontecerá nos últimos dias”. Ao ouvirmos a expressão “últimosdias” nossos corações ficam alertas. A Bíblia usa frequentementeesta expressão para se referir ao período entre o nascimento deCristo e o fim de todas as coisas. Não é usada para se referir aosúltimos dias de Cristo na Terra, mas aos últimos dias da Humanidadena Terra. O sonho revela um período da história em que estamosvivendo hoje!

Page 11: Livro de Daniel.

A interpretação do sonho

É importante ressaltar que na interpretação do sonho Daniel exaltaa Deus e não a si mesmo. Ele não chama a atenção para si, mas diza respeito de um Deus que age na história da Humanidade. Porintermédio deste sonho Deus revela o futuro da história e mostraque tudo está em Suas mãos.

Daniel descreve o sonho da estátua como um contraste entrereinos do mundo e Reino de Cristo – vs. 31-36. A estátua tinhaquatro destaques:

Page 12: Livro de Daniel.

Em 1º lugar: ela mostra uma cabeça de ouro. Nabucodonozor foichamado de rei dos reis. Ele era a cabeça de ouro. Ele representaum vasto e rico império. Sua palavra era a lei. Era o maior impériodo mundo, mas sua riqueza e glória foram dadas por Deus – vs.37-38.

Page 13: Livro de Daniel.

Em 2º lugar: Daniel interpreta que o peito e os braços de pratasimbolizam um controle do império medo-persa (rei Dario). Comoa figura indica, os dois braços ligados ao peito representam umadivisão de poderes dentro do império Babilônico, mas interligadosentre si. Dois povos: medos e persas. Neste reino o rei não estavaacima da lei, mas sob ela. A lei era maior que o rei (edito de Dariopor exemplo). O rei tinha menos autoridade. Este impérioaperfeiçoou o Sistema tributário como conhecemos até hoje.

Page 14: Livro de Daniel.

3º lugar: Daniel fala do ventre e quadris de bronze. Este sãorepresentados pelo império grego estabelecido depois do medo-persa pelo poderoso rei Alexandre o Grande. Mas Alexandre ficouapenas 10 anos no poder e depois disto seu vasto impériodesintegrou-se. Com os gregos o mundo conheceu a Filosofia e osJogos Olímpicos como até hoje conhecemos.

Page 15: Livro de Daniel.

Em 4º lugar: Daniel interpreta o significado das pernas e dos pés deferro e barro. Esse império é bem detalhado. Trata-se do famosoimpério Romano. Era o mais forte dos quatro, mas seu valor erainferior aos demais. Era forte domo ferro mas frágil como barro –seu exército era poderoso, mas eram débeis como o barro porcausa do baixo nível moral que tinham. O império Romano deu aomundo o sistema de Legislação como conhecemos até hoje.

Page 16: Livro de Daniel.

Mas há algo muito importante.

Daniel explica o significado da pedra que destrói a estátua. Qual osignificado desta pedra?

Sem dúvida alguma esta pedra é JESUS CRISTO que vem e destróitodos os reinos e enche a Terra de Sua Glória. Esta pedra derrubatodos os reinos para que se estabeleça agora um Novo Reino – OReino de Cristo! Este Reino foi inaugurado em Cristo. Este Reinojamais acabará. Quando Cristo voltar para buscar Sua Igreja todojoelho se dobrará. Cristo colocará todos os Seus inimigos debaixo deSeus pés. Aleluia! Todos os reinos deste mundo não são poderosos osuficiente para se igualar ao Reino de Deus. Todos foram destruídose falta apenas um que já tem data e hora para ser banido parasempre: o reino das trevas comandado por Satanás.