Livro de Daniel - Cap. 08

15
Daniel cap. 08 Ascenção e queda dos reinos deste mundo

description

 

Transcript of Livro de Daniel - Cap. 08

Page 1: Livro de Daniel - Cap. 08

Daniel cap. 08

Ascenção e queda dos reinos deste mundo

Page 2: Livro de Daniel - Cap. 08

O capítulo 8 é um paralelo entre os capítulos 02 e 07. A diferença é que agora o profeta tem uma visão e não mais um sonho. Daniel foi transportado em espírito até Suzã. Isto se deu não corporeamente, mas, Deus levou Daniel em espírito, ou seja, tudo desapareceu ao seu redor e sua mente ficou tomada pela visão que Deus estava lhe dando.

Suzã era uma grande e importante cidade. Deus leva Daniel até lá para lhe mostrar o fim dos tempos (vs.17). A visão é profética e fala do surgimento de um rei que é o protótipo do anticristo (o chifre pequeno que se torna grande). Daniel ficou prostrado diante do anjo, o agente de Deus que lhe revelou esta visão. Daniel ficou fraco e enfermo diante do que viu. Essa visão prova mais uma vez que é Deus quem dirige a história da humanidade.

Page 3: Livro de Daniel - Cap. 08

A visão do carneiro – 03,04 e 20.

Daniel descreve este animal com dois chifres. Essa é a descrição do império medo-persa. O chifre mais alto é Dario que reinou neste período derrotando os babilônicos. Depois Daniel diz que tal carneiro é irresistível. A união entre persas e medos criou um exército poderoso que conquistou muitos territórios. Em terceiro lugar Daniel diz que o carneiro engrandeceu-se (04). Isto aconteceu – o império medo-persa se tornou orgulhoso e soberbo, ainda mais que o de Nabucodonosor. Por isso caiu desastrosamente diante de Alexandre Magno ou Alexandre – o grande.

Page 4: Livro de Daniel - Cap. 08

A visão do bode – 05-08 e 21.

O bode é com certeza uma referência ao império Grego que tinha como monarca o rei Alexandre. Daniel fala de 4 fatos a seu respeito:

1º lugar: rapidez em suas conquistas (05,21)2º lugar: o poder deste líder (05) – um chifre notável. 3º lugar: os triunfos deste reino (06,07) – fere, quebra, derruba e pisoteia.4º lugar: engrandecimento e queda (08) – este vs. profetiza a morte inesperada e rápida de Alexandre. Após sua morte o grande império desintegrou-se.

Page 5: Livro de Daniel - Cap. 08

O anticristo

Muitos homens possuíram semelhanças com o anticristo descrito no livro de Daniel. São pessoas sinistras que surgiram para perseguir e atormentar a humanidade e em especial a Igreja de Cristo. São figuras que antecipam o anticristo final (666). Foram pessoas possuídas pelo espírito do anticristo (1ª João 04:03). Essas pessoas são declaradamente inimigas de Deus e estão presentes neste mundo desde a criação. Vejamos alguns exemplos:

Page 6: Livro de Daniel - Cap. 08

CAIM - I João 03:12

É lembrado como alguém que pertencia ao Maligno. Caim simboliza a hipocrisia religiosa, pois ele se passa por adorador, mas seu coração está vazio e isto se torna evidente muito rapidamente. No Evangelho de João (08:44) ódio e falta de amor são sinais evidentes da figura do anticristo. Também desprezo, desrespeito e indiferença marcaram a vida de Caim . A morte de Abel é um prenuncio do martírio que os santos sofrerão – Mateus 23;35 e 36. Além disso Caim tentou enganar a Deus como se isso fosse possível, mas ele tentou, pois disse que não era tutor de Abel. A mentira é outra marca muito latente do anticristo. Satanás é chamado de “pai da mentira’, portanto o anticristo sempre será um mentiroso.

Page 7: Livro de Daniel - Cap. 08

LAMEQUE – Gen. 04

A figura bíblica de Lameque é a de um homem perverso. Ele é lembrado na Bíblia como o primeiro homem a ter mais de uma esposa (19). Lameque foi o primeiro a mudar o padrão de Deus para a família. Além disso era um homem assassino, cheio de orgulho, que se vangloriava ironicamente e irreverentemente em seus feitos (23,24). O anticristo sempre será irreverente, insolente e tentará a todo custo mudar os padrões de Deus, tanto na família, como na Sociedade.

Page 8: Livro de Daniel - Cap. 08

FARAÓ

O rei do Egito chamado meramente no Êxodo de faraó foi um perseguidor sem misericórdia dos Hebreus e mandou matar as crianças recém nascidas. Existem muitos paralelos entre faraó e o anticristo. Por isso ele é um ótimo exemplo do anticristo. Ele tem recursos mágicos à sua disposição, desafia o povo de Deus descaradamente e é extremamente arrogante. Ele foi derrotado quando Israel partiu para a terra prometida, assim será o anticristo será destruído quando Jesus vier buscar a Igreja em direção à Glória eterna.

Page 9: Livro de Daniel - Cap. 08

SAUL

Saul foi um rei arrogante. Sua descrição na Bíblia o torna um tipo de anticristo. Ele foi rebelde contra Deus (I Sam. 15:11), ele odiou Davi (o escolhido de Deus), que pela Bíblia é uma característica do anticristo. Ele matou os servos de Deus (I Sam. 22, 17-18) e comunicou-se com os poderes do mal através da necromancia (I Sam. 29). Seu comportamento foi inaceitável e foi exemplo de uma pessoa muito rebelde. Este modelo se encaixa muito bem na figura do anticristo final.

Page 10: Livro de Daniel - Cap. 08

GOLIAS

Outra figura sinistra do Antigo Testamento. O nome Golias significa “vaticinador” = adivinhador ou vidente. Golias, o inimigo do Deus de Israel, do povo e de Davi era muito ligado à feitiçarias e bruxarias. Sua estatura era gigantesca, isto o tornou poderoso e respeitado entre todos os filisteus. Isto o levou ao egocentrismo e desafiou claramente ao Deus vivo diante de todos. Esta é outra marca importante do anticristo – ele será zombeteiro e desafiará não só Deus mas toda a Igreja de Cristo. Interessante é que foi derrotado por uma pedra lançada por Davi e o anticristo será destruído pelo sopro da boca de Cristo.

Page 11: Livro de Daniel - Cap. 08

OS IMPERADORES DE ROMA

Terríveis e cheios de arrogância maltrataram o povo, em especial os cristãos. Eram idólatras de si mesmos e governaram com Mão de ferro matando e destruindo seus inimigos. Formaram um governo corrupto, carregado de sangue e imoral. Estas são características importantes do anticristo. Governará com as mãos cheias de sangue dos mártires cristãos e levará o mundo à uma imoralidade insuportável. A Igreja sofrerá e será perseguida por todos os lados, como fizeram os romanos.

Page 12: Livro de Daniel - Cap. 08

JUDAS ISCARIOTES

Ele está associado ao roubo e foi possuído por um demônio (Lucas 22:03). Ele é tratado como um “filho da perdição” (João 17:12). Foi um grande traidor da causa de Cristo. Entregou Jesus aos sacerdotes do templo com um beijo hipócrita. Não amava a Cristo de todo coração e vendeu o Senhor para obter lucro. O anticristo também se assemelha muito a Judas. Traidor, interesseiro, materialista, mentiroso e hipócrita. Ele se levantará contra o Reino de Deus com palavras mentirosas e interesseiras. Por dinheiro trocará a paz pela guerra e fará com que muitos sejam perseguidos e mortos como Cristo. Ele trairá muitos mas sem final será terrível como foi com Judas.

Page 13: Livro de Daniel - Cap. 08

ANTICRISTOS NA HISTÓRIA

Podemos olhar para a história da Humanidade e verificar que muitos anticristos não aparecem na Bíblia, mas, são historicamente inimigos de Deus e de Seu Povo:

Maomé (islamismo), Buda (Budismo), Adolf Hitler (Alemanha), Mussolini (Itália), Saldam Hussein (Iraque), Aiatolá Khomeini (Irã), Mahmoud Ahmadinejad (presidente atual do Irã), Kim Yong-nam (presidente atual da Coréia do Norte), KU KLUX KLAN (movimento racista norte americano), KARL Max (Rússia), Charles Taze Russell, (fundador da seita “testemunhas de Jeová”), os Papas, Joseph Smith Jr (fundador dos mórmons), Richard Dawkins (escritor inglês), Stephen Hawking (físico), o movimento homossexual, os hippies, Cientologia, os Beatles, XUXA, Paulo Coelho, Etc.

Page 14: Livro de Daniel - Cap. 08

Todos estes personagens de um modo ou de outro contribuem para caracterizarmos como será o anticristo. Desde os exemplos bíblicos até os exemplos da história, todos eles são aparições de pessoas que se opuseram ou que estão se opondo a Deus neste exato momento. Há anticristos até dentro da própria Igreja no Brasil e no mundo. Estes são apenas um exemplo do que virá. Será um chifre pequeno (todos os citados até aqui) mas este chifre crescerá e surgirá o mais terrível de todos os anticristos – a Bíblia o chama de besta, de 666 de terrível abominação. Por isso Daniel não ficou indiferente à revelação e ficou doente de tão triste, porque viu dias que a terra será assolada pelo mal até que venha o Rei Jesus!

Page 15: Livro de Daniel - Cap. 08