Livro de Receitas de Comércio Justo

17
receitas de comércio justo anaua a outra margem do comércio justo

description

Livro de Receitas de Comércio Justo

Transcript of Livro de Receitas de Comércio Justo

receitasde comércio justo

anauaa outra margem do comércio justo

Todos os produtos do Comércio Justo aqui mencionados podem ser adquiridos na Cooperativa Mó de Vida

Sugerimos que os ingredientes não disponíveis no circuito do Comércio Justo sejam adquiridos nestes espaços:

Biorege, CRL Cooperativa especializada em produtos biológicos Av. Cristo Rei, 23 - A – 2800-056 Almada www.biorege.weblog.com.ptLoja COOP mais próxima Cooperativas de Consumidores que cumprem critérios sociais www.consumo-pt.coop

Ficha Técnica

Título: Anauá – Receitas de Comércio Justo | Autores: IMVF e Mó de Vida | Concepção e execução gráfica: Diogo Lencastre | Fotografia: Jarbas Teixeira | Food Stylist: Cooking Dreams, Lda. | Impressão: Gráfica Europam | Edição: IMVF e Mó de Vida | Tiragem: 1.000 exemplares | ISBN: 978-989-20-0972-8 | Co-financiamento: Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento

Agradecimentos: Xarxa de Consum Solidari, organização de Comércio Justo, pela cedência das receitas “salada de soja, quinoa e milho” e “creme de feijões”.

As reproduções são permitidas desde que citada a fonte.

anauá: a outra margem do comércio justo

CATÁLOGO DE RECEITAS

Este catálogo foi concebido no âmbito do projecto “Anauá: a outra Mar-gem do Comércio Justo”, da responsabilidade do Instituto Marquês de Valle Flôr e da Cooperativa Mó de Vida, com o apoio do IPAD - Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento.

As receitas apresentadas sugerem a utilização criativa dos produtos do Comércio Justo, cujos critérios sociais e ambientais estão contemplados em toda a cadeia – produção, transformação, distribuição e comercialização – pelas organizações parceiras, nos países do Sul e Norte do globo.

Os produtos biológicos são apresentados como alternativa à produção dos OGMs, à intensa utilização de químicos e à ausência dos critérios de preservação ambiental.

Com esta iniciativa chamamos a atenção para o tema da Soberania Alimentar (SA), conceito criado pela organização Via Campesina. Signi-fica o direito dos povos e países a definirem as suas políticas agrícolas e alimentares, promovendo um modelo de agricultura familiar com base na produção e consumo organizados de acordo com os recursos naturais existentes e as necessidades das comunidades - com prioridade para o consumo local e os mercados de proximidade.

A SA contempla o acesso à terra, água, sementes, recursos produtivos e serviços públicos para os trabalhadores rurais. Pretende a regulação e protecção da produção nacional agrícola, pecuária e do mercado interno dos excedentes dos produtos importados com baixos preços, subsidiados pelos países mais ricos.

Este modelo contraria o actual, controlado pelas transnacionais do agrone-gócio, que centralizam as actividades agrícolas, económicas e o poder po-lítico, excluindo os produtores rurais de todo o processo. Assinala-se, ainda: a perda da biodiversidade agrícola condicionada pelos monoculti vos e pela opção por produtos mais resistentes aos transportes de longa distân-cia e armazenamento; a utilização abusiva de químicos; o esgota mento dos solos devido à produção intensiva e os processos de transfor mação a que são submetidos os alimentos, com a adição de aromas, sabores, cores e texturas para criar a impressão de uma variedade de produtos disponíveis, conduzindo a uma redução da diversidade e da qualidade da alimentação, para além da desagregação social e territorial.

A solidariedade com estas propostas é uma oportunidade para a socie-dade civil participar neste debate, contribuir para a revitalização do mundo rural e reivindicar o seu direito de acesso a uma alimentação socialmente justa e ambientalmente responsável.

Pequeno-almoço completo

PEQUENO-ALMOÇO

1 garrafa de 200 ml de sumo de manga do Comércio Justo ou de outros sabores à escolha: laranja; ananás; tropical ou ainda misturas de diversas frutas (maçã, laranja, cenoura e lima ou ananás com guaraná)

1 chávena almoçadeira com leite gordo ou meio-gordo (de vaca, soja, arroz ou aveia)

3 colheres de sopa de Muesli Cruncho do Comércio Justo (com flocos de aveia, trigo, cevada, açúcar mascavado de cana, sultanas, manga, sésamo e caju)

Bolachas Cracker natural do Comércio Justo

Compota de mirtilo do Comércio Justo ou de outras frutas à escolha: laranja e banana, manga, melancia, graviola e calamansi...

Queijo bio

Café Tatawelo do Comércio Justo - arábica/Chiapas ou arábica e robusta/Chiapas e Tanzânia (ou outros)

Opcional: 2 colheres de sobremesa de açúcar mascavado do Comércio Justo

anaua

Começar o dia com uma re fei ção saudável e económica, a beber um sumo de manga, sem corantes ou conservantes, do Comércio Justo.

Em seguida, numa chávena almoçadeira, juntar as 3 colheres de sopa de Muesli ao leite fresco ou morno. Se desejar, adoçar com 2 colheres de sobremesa de açúcar mascavado.

Barrar as bolachas Cracker com a compota de mirtilo e provar alternadamente com o queijo biológico.

Experimentar ainda a 1ª chá vena de café justo do dia.

Colocar de molho, em água fria, a quantida -de de sopa camponesa desejada duran te 1 hora. Em seguida, cozer em água com sal numa panela normal durante 45 minutos.

Quando a cozedura estiver a meio, adicio-nar os cogumelos cortados. No fim, juntar um pouco de gengibre e temperar com um fio de azeite.

Sopa camponesa com cereais e legumes

5-6 pessoas

1 pacote de sopa camponesa com cereais e legumes do Comércio Justo (com cevada descascada, lentilhas negras e ervilhas cortadas)

Cogumelos frescos ou secos

Gengibre moído ou inteiro do Comércio Justo (a gosto)

Azeite bio

Água

Sal marinho a gosto

anaua

ENTRADA

ENTRADA

Deixar os feijões de molho durante a noite.

Descascar a cenoura e triturá-la. Descascar o pimento, retirar as sementes e picá-lo.

Colocar os feijões, os legumes e os alhos numa caçarola cobrindo-os com água e cozê-los em fogo brando, até que os feijões estejam macios (cerca de 1 hora e meia). Coá-los e passá-los pelo passevite.

Limpar as gambas e fritá-las em azeite. Servir o creme e as gambas com um pouco de azeite.

Creme de feijões com gambas

6-8 pessoas

2 chávenas e meia de feijões vermelhos do Comércio Justo

1 cenoura

1 pimento vermelho

2 dentes de alho

1 talo de aipo picado

250 gr de gambas

2 colheres de sopa de azeite bio

Sal marinho e pimenta do Comércio Justo a gosto

anaua

ENTRADA

Lavar muito bem os grãos de soja. Para cada chávena, colocar 5 vezes uma porção de água e deixá-los de molho durante pelo menos 12 horas, mudando 2 vezes a água. Após esta fase, adicionar água a ferver e deixá-los de molho durante 10 minutos.

Mudar a água da soja e cozer os grãos em lume forte durante 1 hora, depois de levantar fervura. Posteriormente, cozer du-rante mais 2 horas em lume brando. Desta forma, serão eliminados os efeitos de algu-mas substâncias que impedem o bom apro-veitamento da soja pelo organismo.

Num recipiente juntar o sumo de limão, o azeite, os coentros, o sal e reservar este molho.

Numa panela com água adicionar a quinoa e o cominho. Ferver a quinoa tapada du-rante 15 minutos. Escorrer e aguardar que arrefeça.

Numa terrina grande misturar os grãos de soja, a quinoa, o milho, o tomate e a cebola e temperar com o molho preparado ante-riormente.

Salada de soja, quinoa e milho

4 pessoas

½ chávena de grãos de soja do Comércio Justo

¼ de chávena de quinoa do Comércio Justo

1 chávena de grãos de milho cozidos

1 tomate pelado e cortado em pequenos cubos

½ cebola média cortada bem fina

2 colheres de sopa de sumo de limão

2 colheres de coentros frescos, picados bem finos

¼ de chávena de azeite bio

Uma pitada de cominho do Comércio Justo

Sal marinho qb

anaua

ENTRADA

Cortar os legumes e triturá-los no liquidifi-cador com os restantes ingredientes. Bater até obter uma mistura homogénea. Levar a mistura a lume brando até engrossar.

Servir frio com os grissini ou snackers do Comér cio Justo.

Grissini ou snackers do Comércio Justo com paté de legumes

6-8 pessoas

4 tomates sem pele e sem sementes

1 pimento vermelho

1 cenoura grande

1 ½ cebola

6 azeitonas pretas sem caroço

½ copo de azeite bio

1 ovo

1 colher de sopa de farinha de trigo

Sal marinho e salsa a gosto

Grissini (rosmaninho, sésamo ou Kamut) ou snackers (picante, pizzaiola e natural) do Comércio Justo

anaua

Lombo: Espalhar o sal sobre o lombo. Colo-cá-lo numa panela, juntar a cebola e cobri-lo com o leite. Deixar cozinhar durante aproximadamente 1 hora ou até o lombo ficar macio. Se necessário, acrescentar mais leite durante a cozedura.

Retirar o lombo da panela e deixar ao lume até o molho ganhar uma cor de cara-melo. Despe jar sobre o lombo.

Arroz: Cozer duas chávenas de arroz com cogumelos secos , com quatro chávenas de água temperada com sal durante 25 a 30 minutos.

Servir o lombo com o arroz.

Lombo com leite e arroz de cogumelos

5-6 pessoas

1kg de lombo de porco preto

1 ½ litro de leite bio

1 cebola inteira

1 colher de sopa de sal marinho

Arroz Indica com cogumelos secos do Comércio Justo

anaua

CARNE

VEGETARIANO

Picar a cebola e o alho. Cortar as cenouras e o alho-porro em fatias de aproximada-mente 5 mm, a couve e o pimento em tiras.

Ferver o leite de coco com a cebola, o alho e as especiarias e deixá-los cozer em lume brando durante 5 minutos.

Juntar os legumes e cozinhar em lume bran-do por mais 15 minutos. Temperar com sal, pimenta e a raspa do limão e juntar a salsa.

Servir com arroz de cogumelos ou com quinoa do Comércio Justo.

Caril de legumes da Tailândia em leite de coco

4-5 pessoas

½ litro de leite de coco

1 colher de café de chili moído do Comércio Justo

1 cebola

2 dentes de alho

1 colher de chá de açafrão das Índias do Comércio Justo

2 sementes de cardamomo do Comércio Justo

½ colher de chá de sementes de coentro do Comércio Justo

Raspa da casca de ½ limão

200 gr de cenoura

2 alho-porros (200g)

100 gr de couve coração ou lombardo

1 pimento vermelho

200 gr de couve-flôr ou de brócolos

Sal marinho

Pimenta do Comércio Justo

Salsa picada

Opcional: Arroz Indica com cogumelos secos ou quinoa (ambos do Comércio Justo)

anaua

PASTA

Cozer a vitela em 1 litro de água tempe-rada com sal. Juntar as cebolinhas inteiras e as cenouras finamente cortadas. Deixar cozer cerca de 15 minutos. Retirar 2 cháve-nas do molho e reservar.

Derreter a gordura num tachinho e misturar a farinha e o caril, deixando cozer em lume brando durante 3 minutos. Acrescentar, de forma gradual, o molho retirado anterior-mente, mexendo até engrossar.

À parte, misturar o limão com as gemas, até formar um molho, que não deverá ferver.

Cozer o tagliatelle. Juntar os molhos à vite-la e aquecer, sem deixar ferver, cobrindo, de seguida, a massa. Enfeitar com salsa e servir de imediato.

Tagliatelle de vitela com caril

5-6 pessoas

680 gr de lombo de vitela, cortado em cubos

1 litro de água

Sal marinho q.b.

20 cebolinhas

4 cenouras

2 colheres de sopa de manteiga de azeite ou óleo de palma

2 colheres de sopa de farinha de trigo

2 colheres de sopa de caril em pó do Comércio Justo

2 colheres de sopa de sumo de limão

2 gemas

450 gr de massa tagliatelle artesanal do Comércio Justo

Salsa picada

anaua

PASTA

Arranjar a couve-flôr, eliminando as folhas duras e os talos, cortá-la em pedaços e levá-la a cozer durante 20 minutos, em água a ferver com alho e sal.

Escorrê-la e passá-la pelo passevite. Trans-ferir o puré da couve-flôr para uma terrina, juntando as natas, o azeite e um pouco de sal. Mexer, misturando bem os ingredientes. Servir o preparado sobre o fusilli, previa-mente cozido em água temperada com alho e sal, a acompanhar com os filetes de anchovas.

Fusilli com couve-flôr e anchovas

4 pessoas

350 gr de massa fusilli do Comércio Justo

1 couve-flôr pequena (cerca de 500 gr)

4 filetes de anchovas em óleo

3 colheres de natas (de soja ou aveia)

4 colheres de azeite

1 dente de alho

Sal marinho

anaua

4-5 pessoas

3 colheres de sopa de carcadé (Flor de Hibisco) do Comércio Justo

1 litro de água

Opcional: açúcar mascavado do Comércio Justo

Refresco de carcadé

Juntar as folhas do carcadé à água natu-ral ou fria. Deixar no frigorífico até que a água obtenha uma cor avermelhada.

Servir frio.

anaua

BEBIDA

BEBIDA

Numa caçarola dissolver o preparado de uma saqueta em 150 ml de leite. Levar a lume brando, mexendo até ferver. A densi-dade do chocolate obtém-se dependendo da quantidade de leite e do tempo de fervura.

Chocolate quente com picante ou canela

1 pessoa

1 caixa 100 gr de chocolate Ciokaribi picante ou Ciokaribi com canela do Comércio Justo

150 ml de leite bio

anaua

4 pessoas

1 saqueta do preparado para pudim Karibi com cacau e avelãs do Comércio Justo

½ litro de leite bio

1 colher de sopa de açúcar mascavado do Comércio Justo

Opcional: rum mel do Comércio Justo

Pudim de cacau com avelãs

Verter o conteúdo da embalagem numa panela com um pouco de leite e uma colher de sopa de açúcar mascavado de cana. Depois de bem misturado, juntar o resto do leite e aquecer em lume brando, mexendo sempre.

Após levantar fervura, deixar cozer mais 5 minutos. Verter numa forma de pudim pre-viamente molhada com água ou rum mel.

Levar ao frio, pelo menos, 2 horas antes de servir. Também pode ser preparado com leite de arroz ou soja.

anaua

SOBREMESA

SOBREMESA

Deitar a água quente sobre os pedaços de manga e deixar de molho durante, pelo menos, 5 horas.

Picar a fruta e fazer um puré de manga e requeijão. Bater as natas e juntar a este preparado. Adicionar o gengibre e levar ao frigorífico durante algumas horas.

Colocar em taças individuais e decorar com hortelã-pimenta e natas batidas. Juntar o xarope de laranja ou de ginja.

Mousse de manga

4-5 pessoas

150 gr de manga liofilizada do Comércio Justo

300 ml de água quente

300 gr de requeijão

180 gr de natas para bater

1 pitada de gengibre em pó do Comércio Justo

Hortelã-pimenta para decorar

Opcional: uma colher de café de xarope de laranja ou de ginja do Comércio Justo

anaua

SOBREMESA

Colocar parte do azeite numa tigela, reservando 2 colheres de sobremesa para untar a forma. Adicionar os ovos, o leite e o açúcar. Bater tudo durante 5 minutos, até ficar cremoso e reservar.

À parte, misturar a farinha e o fermento e, posteriormente, introduzir aos poucos na massa inicial.

Partir as castanhas aos bocadinhos, juntar-lhes um pouco de canela e envolver na massa.

Untar a forma com as 2 colheres de azeite reservadas e polvilhar com farinha.

Levar ao forno por 30 minutos. Desenfor-mar e polvilhar com canela (a gosto).

Bolo de castanhas da Amazónia

6-8 pessoas

½ chávena de azeite

2 ovos

1 chávena de açúcar mascavado do Comércio Justo

3 chávenas de farinha

1 colher de chá de fermento

½ chávena de castanhas da Amazónia do Comércio Justo

1 chávena de leite

Canela do Comércio Justo q.b.

anaua

SOBREMESA

Cozer a quinoa no leite durante meia hora. Juntar o mel. Quando o creme estiver espesso, adicionar o sumo e a raspa do limão.

Retirar do lume e bater até ficar cremoso. Guarnecer com as fatias de banana.

Variação: Juntar 1 banana directamente ao creme.

Creme de quinoa e banana

3-4 pessoas

1 chávena de quinoa do Comércio Justo

2 chávenas de leite

Sumo de 2 limões

2 colheres de mel

2 bananas

Raspa de casca de limão

anaua