Livro dos espiritos q262 ESE cap 20

12
Dubai, 07/09/2014 Estudo de O Livro dos Espíritos e do Evangelho Segundo o Espiritismo L.E. – Parte 2ª. Cap. VI - DA VIDA ESPÍRITA - Questão 262 ESE –Cap. XX OS TRABALHADORES DA ÚLTIMA HORA

description

Reuniao Publica GECD - Dubai

Transcript of Livro dos espiritos q262 ESE cap 20

Page 1: Livro dos espiritos q262 ESE cap 20

Dubai, 07/09/2014

Estudo de O Livro dos Espíritos e do Evangelho Segundo o Espiritismo

L.E. – Parte 2ª. Cap. VI - DA VIDA ESPÍRITA - Questão 262

ESE –Cap. XX OS TRABALHADORES DA ÚLTIMA HORA

Page 2: Livro dos espiritos q262 ESE cap 20

Parte 2ª. - Cap. VI - DA VIDA ESPÍRITAEscolha das provas

262. Como pode o Espírito que, em sua origem, é simples, ignorante e carecido de experiência, escolher uma existência com conhecimento de causa e ser responsável por essa escolha?

“Deus lhe supre a inexperiência, traçando-lhe o caminho que deve seguir, como fazeis com a criancinha. Deixa-o, porém, pouco a pouco, à medida que o seu livre-arbítrio se desenvolve, senhor de proceder à escolha e só então é que muitas vezes lhe aconteceextraviar-se, tomando o mau caminho, por desatender os conselhos dos bons Espíritos. A isso é que se pode chamar a queda do homem.”

Page 3: Livro dos espiritos q262 ESE cap 20

Parte 2ª. - Cap. VI - DA VIDA ESPÍRITAEscolha das provas

248 – Como se verifica a queda do Espírito?

249 – A queda do Espírito somente se verifica na Terra?

Gênesis 3 - A queda do homem

Nas religiões Abraâmicas, a Queda do Homem (ou simplesmente a Queda) refere-se à primeira transição humana de um estado de inocência e obediência a Deus, para um estado de culpa e desobediência a Deus.

Page 4: Livro dos espiritos q262 ESE cap 20

Parte 2ª. - Cap. VI - DA VIDA ESPÍRITAEscolha das provas

a) - Quando o Espírito goza do livre-arbítrio, a escolha da existência corporal dependerá sempre exclusivamente de sua vontade, ou essa existência lhe pode ser imposta, como expiação, pela vontade de Deus?

“Deus sabe esperar, não apressa a expiação. Todavia, pode impor certa existência a um Espírito, quando este, pela sua inferioridade ou má-vontade, não se mostra apto a compreender o que lhe seria mais útil, e quando vê que tal existência servirá para a purificação e o progresso do Espírito, ao mesmo tempo que lhe sirva de expiação.”

Page 5: Livro dos espiritos q262 ESE cap 20

Parte 2ª. - Cap. VI - DA VIDA ESPÍRITAEscolha das provas

Todo livre-arbítrio é inspirado nas leis universais. Daí, se pode deduzir que somente Deus comanda tudo, desde a matéria primitiva na candura da sua origem, até à Sua corte celestial.

A liberdade que cresce com o crescimento espiritual somente não sofre interferência quando tudo se encontra na harmonia, que corresponde às nossas necessidades.

O Espírito foi feito simples e ignorante, mas, por dentro, carrega consigo, como tesouro divino, a vontade de Deus. Pelo Espírito Miramez

Page 6: Livro dos espiritos q262 ESE cap 20

Dubai, 05/02/2013

O Evangelho Segundo o Espiritismo

Cap. XX OS TRABALHADORES DA ÚLTIMA HORA

Page 7: Livro dos espiritos q262 ESE cap 20

Cap. XX OS TRABALHADORES DA ÚLTIMA HORA

1. O reino dos céus é semelhante a um pai de família que saiu de madrugada, a fim de assalariar trabalhadores para a sua vinha. - Tendo convencionado com os trabalhadores que pagaria um denário a cada um por dia, mandou-os para a vinha. - Saiu de novo à terceira hora do dia e, vendo

S. MATEUS, cap. XX, vv. 1 a 16

outros que se conservavam na praça sem fazer coisa alguma, - disse-lhes: Ide também vós outros para a minha vinha e vos pagarei o que for razoável. Eles foram. - Saiu novamente à hora sexta e à hora nona do dia e fez o mesmo. - Saindo mais uma vez à hora undécima, encontrou ainda outros que estavam desocupados, aos quais disse: Por que permaneceis aí o dia inteiro sem trabalhar? - É, disseram eles, que ninguém nos assalariou. Ele então lhes disse: Ide vós também para a minha vinha.

Page 8: Livro dos espiritos q262 ESE cap 20

Cap. XX OS TRABALHADORES DA ÚLTIMA HORA

Ao cair da tarde disse o dono da vinha àquele que cuidava dos seus negócios:_Chama os trabalhadores e paga-lhes, começando pelos últimos e indo até aos primeiros.Aproximando-se então os que só à undécima hora haviam chegado, receberam um denário cada um. - Vindo a seu turno os que tinham sido encontrados em primeiro lugar, julgaram que iam receber mais; porém, receberam apenas um denário cada um. - Recebendo-o, queixaram-se ao pai de família, - dizendo: _Estes últimos trabalharam apenas uma hora e lhes dás tanto quanto a nós que suportamos o peso do dia e do calor.

Page 9: Livro dos espiritos q262 ESE cap 20

Cap. XX OS TRABALHADORES DA ÚLTIMA HORA

Mas, respondendo, disse o dono da vinha a um deles: _Meu amigo, não te causo dano algum; não convencionaste comigo receber um denário pelo teu dia? Toma o que te pertence e vai-te; apraz-me a mim dar a este último tanto quanto a ti. - Não me éentão lícito fazer o que quero? Tens mau olho, porque sou bom?Assim, os últimos serão os primeiros e os primeiros serão os últimos, porque muitos são os chamados e poucos os escolhidos. (S. MATEUS, cap. XX, vv. 1 a 16. Ver também: “Parábola do festim das bodas”, cap. XVIII, nº 1.)

Page 10: Livro dos espiritos q262 ESE cap 20

EFEOM 20144o. ENCONTRO DE FILOSOFIA ESPÍRITA DO ORIENTE MÉDIO

Page 11: Livro dos espiritos q262 ESE cap 20

EFEOM 2014 4o. ENCONTRO DE FILOSOFIA ESPÍRITA DO ORIENTE MÉDIO

Doenças e Curas na Visão Espírita

1a. parte - Autoamor e outras potências da alma2a. parte - Síndrome do pânico e fobias - visão médico-espírita

Sábado - 13/09 - 4pm ás 7pmLocal: Hotel Grand Belle Vue, Tecom Al Barsha

Inscreva-se!

Page 12: Livro dos espiritos q262 ESE cap 20

EFEOM 2014 4o. ENCONTRO DE FILOSOFIA ESPÍRITA DO ORIENTE MÉDIO

SABADO, 13 de Setembro de 4pm ás 7pmLocal: Hotel Grand Belle Vue - Tecom - Al BarshaTema: 1a parte- Autoamor e outras potências da Alma 2a parte: Síndrome do pânico e fobias - visão médico-espírita DOMINGO, 14 de Setembro ás 9:30amLocal: GECL - Silicon OasisTema: Sexualidade, afetividade e evolução DOMINGO, 14 de Setembro 8:30pm Local: GECD - SpringsTema: Bate-papo com Leida Lúcia de Oliveira autora do Livro Cirurgias Espirituais de José Arigó. TERÇA, 16 de Setembro ás 9:30am Local: GECD - SpringsTema: "A pratica da caridade como ação terapêutica”