Livro põe 100 escritores para fazer ficção com até 50 letras.

4
LIVRO PÕE 100 ESCRITORES PARA FAZER FICÇÃO COM ATÉ 50 LETRAS CASSIANO ELEK MACHADO, da Folha de S.Paulo

Transcript of Livro põe 100 escritores para fazer ficção com até 50 letras.

Page 1: Livro põe 100 escritores para fazer ficção com até 50 letras.

LIVRO PÕE 100 ESCRITORES PARA FAZER FICÇÃO COM ATÉ 50 LETRAS

CASSIANO ELEK MACHADO, da Folha de S.Paulo

Page 2: Livro põe 100 escritores para fazer ficção com até 50 letras.

Livro põe 100 escritores para fazer ficção com até 50 letras

Apenas com este mirrado conjunto de 50 letras usado até aqui (OK, pode parar e contar) é possível fazer uma história com começo, meio e fim -ou, ao menos, com algum dos três.

Um grupo de cem escritores brasileiros comprova. Alistados pelo escritor, agitador cultural e microcontista Marcelino Freire, autores de todas as regiões do país, iniciantes ou calejados, machos ou fêmeas, romancistas ou poetas seguiram os caminhos do guatemalteco Augusto Monterroso (1921-2003), autor do miniconto mais famoso do mundo: "Quando acordou, o dinossauro ainda estava lá“.

O resultado é "Os Cem Menores Contos Brasileiros do Século", que Freire lança pela Ateliê Editorial no dia 12 de abril, na livraria do Espaço Unibanco paulistano.

Page 3: Livro põe 100 escritores para fazer ficção com até 50 letras.

A regra é clara. Os requisitos eram: histórias inéditas, de até 50 letras, sem contar espaços, pontos e o título. Pândego como ele só, Millôr Fernandes aproveitou-se bem das brechas.

O título não conta? Então tascou um: "Emocionante relato do encontro de Teodoro Ramirez, comandante de um navio misto, de carga, passageiros e pesca, do Caribe, no momento em que descobriu que a bela turista inglesa era, na verdade, uma perigosa terrorista cubana, que tentava penetrar num porto do sul da Flórida para dinamitar a alfândega local, e procurou forçá-la a favores sexuais". O miniconto, propriamente dito, era o seguinte: “- Capitão, tem que me estuprar em 1/2 minuto; às 8h, seu navio explode".

"O título do conto do Millôr é um romance perto do resto do livro", brinca Marcelino Freire (é um "Ulisses", de James Joyce, perto do miniconto "Quatro Letras", de Raimundo Carrero, aqui reproduzido "na íntegra": "nada").

Page 4: Livro põe 100 escritores para fazer ficção com até 50 letras.

DESAFIO

PRODUZIR UMA HISTÓRIA EM ATÉ 50 LETRAS, SEM CONTAR ESPAÇO E PONTUAÇÃO.

TEMPO: 10 minutos!Escreva aqui o seu microconto: