Lixo na represa Guarapiranga

9
Lixo na Represa Guarapiranga A Represa Guarapiranga, que é abastecida por 16 riachos, encontra-se numa área de ocupação humana, desta forma ela sofre com a degradação ambiental, causada pelo descuido humano. Um problema que sempre vem sendo trabalho, tanto na questão da limpeza das barreiras quanto na conscientização da populaçao

Transcript of Lixo na represa Guarapiranga

Page 1: Lixo na represa Guarapiranga

Lixo na Represa Guarapiranga

A Represa Guarapiranga, que é abastecida por 16 riachos, encontra-se numa área de ocupação

humana, desta forma ela sofre com a degradação ambiental, causada pelo descuido humano. Um

problema que sempre vem sendo trabalho, tanto na questão da limpeza das barreiras quanto na

conscientização da populaçao

Page 2: Lixo na represa Guarapiranga

Lixo da Represa

Page 3: Lixo na represa Guarapiranga

A GUARAPIRANGA

• A Guarapiranga é um dos principais mananciais da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). Abastece quatro milhões de pessoas residentes na zona sudoeste da capital paulista, incluindo as regiões de Santo Amaro, Morumbi, Pinheiros e Butantã, e parte da população de Taboão da Serra.

Page 4: Lixo na represa Guarapiranga

• É o mais ameaçado dos mananciais que abastecem a cidade. Segundo dados do Diagnóstico Guarapiranga 2005, do Instituto Socioambiental, a população que vive ao redor da represa aumentou em quase 40% entre 1991 e 2000 e é estimada em aproximadamente 800 mil pessoas. A qualidade das águas dos rios e da represa piora ano a ano, a vegetação, indispensável para que a região possa produzir água, está cada dia mais escassa e a maior parte do esgoto coletado continua sendo despejada na represa, uma vez que não existem redes de exportação e transporte para fora da bacia.

Page 5: Lixo na represa Guarapiranga

• Entre 1989 e 2003, as áreas urbanas aumentaram em 19% e mais da metade deste crescimento se deu sobre áreas com severas restrições à ocupação. Nesse mesmo período, a área ocupada pelo espelho d’água do reservatório diminuiu em 20% e a represa reduziu sua capacidade de armazenamento de água em 50%. As conseqüências foram a piora da qualidade da água, com a concentração da poluição; o aumento da quantidade de algas e plantas aquáticas e da mortandade de peixes, o encarecimento do tratamento da água; a dificuldade de eliminar o gosto e o cheiro da água tratada e enormes prejuízos para os clubes e marinas, devido à falta de freqüentadores.

Page 6: Lixo na represa Guarapiranga

Desmatamento.

Page 7: Lixo na represa Guarapiranga

Decomposição do Lixo

Page 8: Lixo na represa Guarapiranga

Soluções

Page 9: Lixo na represa Guarapiranga

Parques Recicláveis