Língua portuguesa -...

5

Click here to load reader

Transcript of Língua portuguesa -...

Page 1: Língua portuguesa - d2f2yo9e8spo0m.cloudfront.netd2f2yo9e8spo0m.cloudfront.net/vestibulares/fuvest/2011/resolucoes/... · que,tantodopontode vista da estrutura quanto ... J. Mattoso

1CPV fuv112fjan

FUVEST 2a Fase – 9/janeiro/2011

Seu pé direito nas melhores faculdades

Língua portuguesa

01. Examine esta propaganda de uma empresa de certificaçãodigital (mecanismo de segurança que garante autenticidade,confidenciabilidadeeintegridadeàsinformaçõeseletrônicas).

a) Apontearelaçãodesentidoqueexisteentreamensagemverbaleaimagem.

b) Formeumafrasecorretaecoerentecombaseemumverboderivadodapalavra“burocracia”.

c) “Estarcomosdiascontados”éumadasdezenasdelocuçõesformadasapartirdosubstantivo“dia”.Crieumafraseemque apareça umadessas locuções (sem repetir, é claro, alocuçãoutilizadanapropagandaacima).

Resolução:

a) Namensagemverbal,temosaafirmaçãodequeaburocraciaestáacabando,oqueéreforçadopelotextonãoverbal(imagem).Neste,ocarimbo,representaçãosimbólicadaburocracia,é“excluído”pelatecla“delete”,representaçãodainformatizaçãodossistemasburocráticos. A imagem acrescenta ao texto a informação dequeocomputadoragilizouosistemaburocrático,eliminandoanecessidadedeinúmerospapéisaseremcarimbados.

b) Existemváriaspossibilidades,umaseria:“Éprecisodesburocratizaroprocessodecontrataçãodefuncionários.”

c) Conformeafirmadonoenunciado,háváriaslocuçõesformadasapartirdosubstantivo“dia”.Algumasdelassão:diaadia,diaD,estaremdia,dodiaparaanoite,hojeemdia,diaútil,pôremdia...

“Os assinantes da revista devem estar em dia com o pagamento dasmensalidades.”

02. Leiaoseguintetextoerespondaaoquesepede.

Em boca fechada bem-te-vi não faz ninho

Campos de Melo passou todos os anos de sua vereança sem dar uma palavra. Era o boca de siri da câmara municipal de Cuité. Até que, uma tarde, ergueu o busto, como quem ia falar. O presidente da Mesa, mais do que depressa, disse:— Tem a palavra o nobre vereador.Então, em meio do grande silêncio, o grande mudo falou.— Peço licença para fechar a janela, pois estou constipado.

JoséCândidodeCarvalho,Se eu morrer, telefone para o céu.

a) Tendoemvistaocontexto,écorretoafirmarque,tantodopontodevistadaestruturaquantodamensagem,otítulodotextoconstituiumprovérbio?

b) Quefrasedotextocontribuidemaneiramaisdecisivaparadarumcaráteranedóticoaessabrevenarrativa?Justifiquesuaescolha.

Resolução:

a) Sim. Por apresentar caráter de brevidade esimplicidade, além da linguagem figurada, deuso popular e do uso do presente gnômico (ouatemporal),pode-seafirmarqueotítulodotextoconstituiumprovérbio.

b) Afrasequecontribuiparaocaráteranedóticodotextoé“-Peçolicençaparafecharajanela,poisestouconstipado”.Nessemomento,quebra-seaexpectativa do leitor, gerando o efeito cômicopretendido no texto.

Page 2: Língua portuguesa - d2f2yo9e8spo0m.cloudfront.netd2f2yo9e8spo0m.cloudfront.net/vestibulares/fuvest/2011/resolucoes/... · que,tantodopontode vista da estrutura quanto ... J. Mattoso

FUVEST – 09/01/2011 Seu pé direito nas melhores Faculdades

CPV fuv112fjan

2

03. Écorretoafirmarqueostextos“a”e“b”,aseguir,podemserentendidosdemaneiradiferentedaquepretendiamseus redatores? Justifique sua resposta separadamentepara cada um dos textos.

Texto a: Alguns sonhos não mudam. Quer dizer, só de tamanho.(Propagandadeumainstituiçãobancária)

Texto b: A chuva tirou tudo o que eles tinham. Agora

vamos dar o mínimo que eles precisam. (Campanhafeitaporestabelecimentoscomerciaisemproldevítimasdeenchente)

Resolução:

NotextoA,pode-seperceberqueaintençãodoredatoreradizerqueossonhosmudamapenasdetamanho,semteralteradasuaessência.Entretanto, o zeugma (omissãodoverbo já citadoanteriormente) criado permite retomar também o advérbio“não”,levandoàleituradequeossonhossomentenãomudamdetamanho.

NotextoB,percebe-seaintençãodeafirmarqueacampanha

visaaarrecadaràsvítimasdaenchentepelo menosomínimode que eles precisam para se reestruturar. Porém, pode-seentenderquelhesserádadoapenasomínimonecessário.

04. Leia os seguintes versos de “Alegria, Alegria”,deCaetanoVeloso,e,emseguida,osdoiscomentáriosemqueosautores explicam por que essa canção é uma de suasprediletas.

Caminhando contra o vento Sem lenço e sem documento No sol de quase dezembro Eu vou

O sol se reparte em crimes Espaçonaves, guerrilhas Em cardinales bonitas Eu vou

Em caras de presidentes Em grandes beijos de amor Em dentes, pernas, bandeiras Bomba e Brigitte Bardot (...)

Ela pensa em casamento E eu nunca mais fui à escola Sem lenço e sem documento Eu vou

Eu tomo uma coca-cola Ela pensa em casamento E uma canção me consola Eu vou

Por entre fotos e nomes Sem livros e sem fuzil Sem fome, sem telefone No coração do Brasil (...)

http://www.caetanoveloso.com.br

I. “Alinguagemeranova,cheiadereferênciasvisuais,etudoestavaali,combinandotemasquenemsemprepareciamcombinar:despreocupação,engajamento político, tecnologia,lirismo....”

LauradeMelloeSouza.Adaptado.

a) Transcreva um verso* que ilustre, de modo maisexpressivo,oqueestásublinhadonessecomentário.Justifiquesuaescolha.

*(verso=umalinha.) II. “Acançãoeraimportantepelaforçamágicadeafirmar

apotênciacriativadavidaemmeioàfragmentação do mundo.” JurandirFreireCosta.Adaptado.

b) Transcrevaumversoqueexemplifique,demodomaisevidente,oqueestásublinhadonessecomentário.Justifiquesuaescolha.

Resolução:

a) Em “Espaçonaves, guerrilhas”, mostram-se o avançotecnológico(em“espaçonaves”)eoengajamentopolítico,na referênciaàsguerrilhasocorridasduranteoperíodomilitar.

b) Noverso“Emdentes,pernas,bandeiras”,tem-seaideiadefragmentaçãodomundonarepresentaçãodaspartescompondootodo(“dentes”e“pernas”,compondoaimagemdaspessoas,e“bandeiras”representandoasideologias).

Page 3: Língua portuguesa - d2f2yo9e8spo0m.cloudfront.netd2f2yo9e8spo0m.cloudfront.net/vestibulares/fuvest/2011/resolucoes/... · que,tantodopontode vista da estrutura quanto ... J. Mattoso

Seu pé direito nas melhores Faculdades FUVEST – 09/01/2011 3

fuv112fjan CPV

05. Leiaotextoaseguirerespondaaoquesepede.

Tem-se discutido muito sobre as funções essenciais da linguagem humana e a hierarquia natural que há entre elas. É fácil observar, por exemplo, que é pela posse e pelo uso da linguagem, falando oralmente ao próximo ou mentalmente a nós mesmos, que conseguimos organizar o nosso pensamento e torná-lo articulado, concatenado e nítido; é assim que, nas crianças, a partir do momento em que, rigorosamente, adquirem o manejo da língua dos adultos e deixam para trás o balbucio e a expressão fragmentada e difusa, surge um novo e repentino vigor de raciocínio, que não só decorre do desenvolvimento do cérebro, mas também da circunstância de que o indivíduo dispõe agora da língua materna, a serviço de todo o seu trabalho de atividade mental. Se se inicia e desenvolve o estudo metódico dos caracteres e aplicações desse novo e preciso instrumento, vai, concomitantemente, aperfeiçoando-se a capacidade de pensar, da mesma sorte que se aperfeiçoa o operário com o domínio e o conhecimento seguro das ferramentas da sua profissão. E é este, e não outro, antes de tudo, o essencial proveito de tal ensino.

J.MattosoCâmaraJr.,Manual de expressão oral e escrita.Adaptado.

a) Transcrevaotrechoemqueoautortratadarelaçãoda linguagem com o pensamento.

b) Transcrevaotrechoemqueoautortratadarelaçãodalinguagemcomafisiologia.

c) Segundoo autor, qual éo “essencial proveito”doensinodalíngua?

Resolução:

a) “...épelaposseepelousodalinguagem(...)queconseguimosorganizar o nosso pensamento e torná-lo articulado,concatenadoenítido.”

b) “...nascrianças,apartirdomomentoemque,rigorosamenteadquiremomanejodalínguadosadultosedeixamparatrásobalbucio.”

c) DeacordocomMattosoCâmara Jr., apartir doestudodalinguagem,aperfeiçoa-seacapacidadedepensar,“damesmasortequeseaperfeiçoaooperáriocomodomínioeoconhecimentosegurodasferramentasdesuaprofissão”.

06. Leia o seguinte texto.

Flagrado na Ilha de Caras, Fernando Pessoa disse que está bem mais leve depois que passou a ser um só.

LISBOA – Em pronunciamento que pegou de surpresa o mercado editorial, o poeta e investidor Fernando Pessoa anunciou ontem a fusão dos seus heterônimos. Com o enxugamento, as marcas Álvaro de Campos, Ricardo Reis e Alberto Caeiro passam a fazer parte da holding* Fernando Pessoa S.A. “É uma reengenharia”, explicou o assessor e empresário Mário Sá Carneiro. Pessoa confessou que a decisão foi tomada “de coração pesado”: “Drummond sempre foi um só. A operação dele é enxutinha. Como competir?”, indagou. O poeta chegou a pensar em terceirizar os heterônimos através de um call-center** em Goa, mas questões de gramática e semântica acabaram inviabilizando as negociações. “Eles não usam mesóclise”, explicou Pessoa.

http://www.revistapiaui.com.br.Adaptado.

*Holding[holdingcompany]:empresacriadaparacontrolaroutras empresas.**Call-center:centraldeatendimentotelefônico.

a) Esse texto tem apenas finalidade humorística oucomportatambémfinalidadecrítica?Justifiquesuaresposta.

b) Porqueo“call-center”mencionadonotextoserialocalizadoespecificamenteemGoa?

Resolução:

a) Alémdafortecaracterísticahumorística,há,notexto,umacríticaaocomplexoestilodeFernandoPessoa.Criticam-se,porexemplo,acriaçãodosheterônimos,em“’Drummondsempre foiumsó.Aoperaçãodele é enxutinha.Comocompetir?’”ealinguagemdoautorem“’Elesnãousammesóclise’”.

b) Goa, localizada na Índia, foi, em 1510, dominada porportugueses(fatocitadonaepopeiamodernaMensagem,de Fernando Pessoa). Sendo assim, apesar de a línguaoficialdoestadoseroconcani,oportuguêsaindaémuitofaladonessaregião.Alémdisso,porpossuirmãodeobrabarata,Goacomporta algumasdasmaiores centrais decall-centerdomundo, terceirizandoseusserviçosparadiversosoutrospaíses.

Page 4: Língua portuguesa - d2f2yo9e8spo0m.cloudfront.netd2f2yo9e8spo0m.cloudfront.net/vestibulares/fuvest/2011/resolucoes/... · que,tantodopontode vista da estrutura quanto ... J. Mattoso

FUVEST – 09/01/2011 Seu pé direito nas melhores Faculdades

CPV fuv112fjan

4

07. Considere o seguinte excerto de , deAluísioAzevedo,erespondaaoquesepede.

(...) desde que Jerônimo propendeu para ela, fascinando-a com a sua tranquila seriedade de animal bom e forte, o sangue da mestiça reclamou os seus direitos de apuração, e Rita preferiu no europeu o macho de raça superior. O cavouqueiro, pelo seu lado, cedendo às imposições mesológicas, enfarava a esposa, sua congênere, e queria a mulata, porque a mulata era o prazer, a volúpia, era o fruto dourado e acre destes sertões americanos, onde a alma de Jerônimo aprendeu lascívias de macaco e onde seu corpo porejou o cheiro sensual dos bodes. Tendo em vista as orientações doutrinárias

que predominam na composição de O cortiço,identifiqueeexpliqueaquelaquesemanifestanotrechoaeaquesemanifestanotrechob,aseguir:

a) “osanguedamestiçareclamouosseusdireitosdeapuração”.

b) “cedendoàsimposiçõesmesológicas”.

Resolução:

OromanceOcortiçoestáinseridonaproduçãonaturalistabrasileirae,comotal,recebeorientaçãodoutrináriadoDeterninismo de Taine, segundo o qualmeio, raça emomentohistóricodeterminamasaçõeshumanas.

a) Notrecho“osanguedamestiçareclamouosseusdireitosdeapuração”, referindo-seàpersonagemRitaBaiana,estápresenteodeterminismoderaça.Amulatabrasileirasente-sefisicamentemaisatraídapeloeuropeuporqueesterepresentaaraçasuperiorqueserviriaparaapuraroseusanguemestiço.

b) O trecho “cedendo às imposições mesológicas”indica a influência do meio sobre o indivíduo.Mesologiaéaciênciadasrelaçõesentreoambienteeosseresquenelevivem,estabelecendo,portanto,a ligação entreohomem (RitaBaiana) eomeioambiente(oprópriocortiço).ODeterminismodomeioérecorrenteemtodooromanceOcortiçoenãoapenasnotrechomencionado.

08. Leia o excerto de A cidade e as serras,deEçadeQueirós,erespondaaoquesepede.

Era um domingo silencioso, enevoado e macio, convidando às voluptuosidades da melancolia. E eu (no interesse da minha alma) sugeri a Jacinto que subíssemos à basílica do Sacré-Coeur, em construção nos altos de Montmartre. (...) Mas a basílica em cima não nos interessou, abafada em tapumes e andaimes, toda branca e seca, de pedra muito nova, ainda sem alma. E Jacinto, por um impulso bem jacíntico, caminhou gulosamente para a borda do terraço, a contemplar Paris. Sob o céu cinzento, na planície cinzenta, a cidade jazia, toda cinzenta, como uma vasta e grossa camada de caliça* e telha. E, na sua imobilidade e na sua mudez, algum rolo de fumo**, mais tênue e ralo que o fumear de um escombro mal apagado, era todo o vestígio visível de sua vida magnífica.

*Caliça:póoufragmentosdeargamassaressequida,quesobramdeumaconstruçãoouresultamdademoliçãodeumaobradealvenaria.**Fumo:fumaça.

a) Emmuitasnarrativas,lugareselevadostornam-selocaisemquesedãopercepçõesextraordináriasourevelações.Nocontextodaobra,éissoqueiráacontecernos“altosdeMontmartre”,referidosnotrecho?Justifiquesuaresposta.

b) Tendoemvistaocontextohistóricodaobra,porqueéParisacidadeescolhidapararepresentaravidaurbana?Expliquesucintamente.

c) Sintetizando-se os termos comque, no excerto, Paris édescrita, que imagem da cidade finalmente se obtém?Expliquesucintamente.

Resolução:

a) OsaltosdeMontmartretrazemaJacintoumarevelaçãodequeaurbanizaçãodesordenadaeocrescimentoindustrialnãotrazemaalmejadafelicidade,masacertezadamisériahumanadiantedaexploraçãodotrabalho.Aalmejadaascesepeloprogressoepelatecnologiaacumuladanumgrandecentrourbanonãoserealiza,jáqueJacintoconcordoucomZéFernandesqueaquelagrandezadecivilizaçãoeraapenasilusão.OdiscursodeZéFernandes,quesesegueaessemomento,nãopassoudeoportunismodonarradoraoaproveitar-sedoinstantedefraquezadeJacinto,massemacreditarnanecessidadedetransformaçãomoralousocial.

b) Pariséescolhidacomoespaçoinicialdoromanceporsuapujançatecnológica e industrial e por representar a força capitalistanaproduçãodebens.Paris éocentrodaSegundaRevoluçãoIndustrial(séc.XIX)e,portanto,odesenvolvimentoindustrialgerou progresso e o consequente enriquecimento da grandemetrópole.

c) Aimagemresultanteénegativa,poiséapresentadoumdefeitocomumaumgrandecentrourbano,apoluição:“acidadejazia,toda cinzenta, comoumavasta e grossa camadade caliça* etelha”.

Page 5: Língua portuguesa - d2f2yo9e8spo0m.cloudfront.netd2f2yo9e8spo0m.cloudfront.net/vestibulares/fuvest/2011/resolucoes/... · que,tantodopontode vista da estrutura quanto ... J. Mattoso

Seu pé direito nas melhores Faculdades FUVEST – 09/01/2011 5

fuv112fjan CPV

09. Entreasvariedadesdepreconceitoenumeradasaseguir,aponte aquelas que o grupo dos “capitães da areia”(doromancehomônimo)rejeitaeaquelasqueacataereforça:preconceitoderaçaecor;dereligião;degênero(homememulher);deorientaçãosexual.Justifiquesuasrespostas.

Resolução:

Osmembrosdoscapitãesdaareiarejeitamopreconceitoderaça,decoredereligião.Entreosmeninosabandonadoshábrancos,negrosemestiços.AliberdadereligiosaestápresentenofatodeapenasoPadreJoséPedroeamãedesantoDon'Anninhaconheceremseuesconderijonoareal.Oscapitãessãopreconceituososcomrelaçãoà presença feminina entre eles.Dora foi rejeitada e ameaçadasexualmentequandochegouaotrapicheondeviviamosmeninos.SemaintervençãodePedroBala,teriasidoestupradaporalgunsdosgarotos.Hápreconceitoquantoàorientaçãosexual.Entreosmembrosdoscapitãesdaareiaeraproibidoohomossexualismo.Entretanto, havia relacionamentoshomossexuais, comoo casoentreBarandãoeAlmiro.

10. Examineoseguintetextopararesponderaoquesepede.

Poética

De manhã escureço De dia tardo De tarde anoiteço De noite ardo

A oeste a morte Contra quem vivo Do sul cativo O este é meu norte.

Outros que contem Passo por passo: Eu morro ontem

Nasço amanhã Ando onde há espaço — Meu tempo é quando.

ViniciusdeMoraes,Antologia poética.

a) Do ponto de vista da organização formal dada aoconjunto do poema, o poeta mostra-se vinculado àtradição literária. Essa afirmação tem fundamento?Justifiquesuaresposta.

b) Dopontodevistadamensagemconfiguradanopoema,opoetaexpressasuaoposiçãoatémesmoacoordenadasfundamentaisdaexperiência.Vocêconcordacomessaafirmação?Justifiquesuaresposta.

Resolução: a) Aorganizaçãoformaldopoemamostravinculaçãocom

atradiçãoliterária,poissetratadeumsonetoemversostetrassílabosrimados.Entretanto,oesquemaderimasnãoéfixo,oquedenotapoucorigornessequesito.

b) Sim,opoetaafasta-sedolugarcomumdasexperiênciasparatrabalharumavisãoantitéticadomundoedesimesmo. O emprego de figuras de construção, comoasantíteseseosparadoxospresentesnosversos“Demanhãescureço/Dediatardo/Detardeanoiteço”e”Eumorroontem/Nasçoamanhã”,indicaqueopoetarejeitaumavisãocorriqueira.

CoMentÁrIo Do CpV

Aprovade línguaportuguesa (questõesde1 a6) podeser considerada umaprova, prioritariamente, de análisetextual.Seguindoomodelodosanosanteriores,foicobradooentendimentodetextosverbaisesincréticos(imagemetexto), e foram apresentados ao aluno gêneros variados(propaganda, música, textos técnicos e jornalísticos)interessantesedefácilcompreensão.

Noentanto, a bancanão aproveitou aboa seleção feita,elaborandoquestõesporvezesconfusasedesnecessárias,nãocobrandoconhecimentosespecíficosdosmecanismosda linguagem.

A prova da segunda fase da Fuvest 2011 de literatura(questõesde7a10)ficoudentrodos limitesesperados.Como sempre, privilegiou algumas obras, deixando delado outras que sequer forampedidas na primeira fase.Nasquatroquestões,deumaioratençãoàsobrasdeteorsocial,comoCapitães da areia, A cidade e as serras e O cortiço,comoocorreunaprimeirafase.ViníciusdeMoraestambémcompareceucomoesperado“Poética”,textocurto,ebastanterepresentativodesuapoética.

O nível de aprofundamento nas obras literárias nãoultrapassouoqueseesperava,masexigiuatençãoredobradados candidatos, que precisavam realmente conhecer oconteúdodasobrasdalistaobrigatória.