Loja Socialcerciestremoz.pt/wp-content/uploads/2015/02/JornalCerciestremoz-2.pdf · CERCIESTREMOZ...

22
Director Jorge Canho Jorge Canho Jorge Canho Jorge Canho Jorge Canhoto Anual Ano I 27 Fevereiro 2015 Gratuit Gratuit Gratuit Gratuit Gratuito [email protected] Facebook, Siga-nos com a palavra-chave cerciestremoz cerciestremoz cerciestremoz cerciestremoz cerciestremoz Loja Social A CERCIESTREMOZ Cumpre com a sua responsabilidade Social 10 1.ª Gala do Pirilampo Mágico 6 Festa da Família 6 Dia do Formando Sardinhada 15 6 Sessão Motivacional 19 Os 5 Elementos 14

Transcript of Loja Socialcerciestremoz.pt/wp-content/uploads/2015/02/JornalCerciestremoz-2.pdf · CERCIESTREMOZ...

Page 1: Loja Socialcerciestremoz.pt/wp-content/uploads/2015/02/JornalCerciestremoz-2.pdf · CERCIESTREMOZ Jornal 2014 ... recebem, para sessão de hidroterapia os clientes do Centro de Atividades

Director Jorge CanhoJorge CanhoJorge CanhoJorge CanhoJorge Canhotttttooooo Anual Ano IIIII 27 Fevereiro 2015 GratuitGratuitGratuitGratuitGratuitooooo [email protected]

Facebook,

Siga-nos com

a palavra-chave

c e r c i e s t r e m o zc e r c i e s t r e m o zc e r c i e s t r e m o zc e r c i e s t r e m o zc e r c i e s t r e m o z

Loja SocialA CERCIESTREMOZ Cumpre com a sua responsabilidade Social

10

1.ª Gala do Pirilampo Mágico 6Festa da Família 6

Dia doFormando Sardinhada15 6

SessãoMotivacional 19

Os5 Elementos 14

Page 2: Loja Socialcerciestremoz.pt/wp-content/uploads/2015/02/JornalCerciestremoz-2.pdf · CERCIESTREMOZ Jornal 2014 ... recebem, para sessão de hidroterapia os clientes do Centro de Atividades

JORGE CANHOTOPRESIDENTE DA CERCIESTREMOZ

2

Memória

António Telmo

1927-2010

CERCIESTREMOZ Jornal 2014

Editorial

A CERCIESTREMOZ reinventa-se a cada diade forma a cumprir a sua missão: dignificar ocidadão com deficiência ou incapacidade,potenciando a autonomia, a qualidade de vidae a felicidade, construindo a ponte entre afamília e a comunidade.

Nessa reinvenção diária a CERCIESTREMOZpretende ser uma instituição sustentável ede prestação de serviços de qualidade,garantindo o respeito pela diferença eigualdade de oportunidades e privilegiandoas parcerias como forma de cumprir os seusobjetivos.

O modelo de intervenção adotado, que seconstitui como participativo, construindo

redes sociais de apoio e sinergias paracombater as problemáticas sociais e asdificuldades da instituição, continuamos acontribuir de forma positiva para acomunidade envolvente, essencialmentenaquilo que são as resposta aos nossos clientese famílias e à melhoria da sua qualidade devida e no apoio ao exercício da cidadania eo ano de 2014 foi mais um passo nocumprimento da missão, onde não enjeitamosa nossa responsabilidade social e temos desdejunho em funcionamento a Loja Social, comum forte impacto na comunidade. Também ofornecimento de alimentos quer através doFEAC quer no âmbito da parceria estabelecidacom o Pingo Doce, são outro passo naassunção da nossa responsabilidade perantea comunidade.

Na qualidade de Organização Social, e tendoem conta a realidade social onde está inseridae a perspetiva sistémica da nossaintervenção, que procura sempre o bem-estardo cliente, da sua família e do seu meioenvolvente, a CERCIESTREMOZ sentiu anecessidade de abraçar uma posturaresponsável em prol da sociedade, onde estáinserido e apesar de ter sido um ano difícil edas adversidade de condições externas àorganização, os resultados alcançados sãosignificativos, demonstrando estabilidade eenvolvimento efetivo das todas partesinteressadas, nomeadamente dos nossosparceiros, realizamos a Primeira Gala doPirilampo Mágico, a já tradicional sardinhadae o churrasco solidário, entre muitas outras.

A conjuntura económica difícil, comrepercussões acentuadas no trabalhodesenvolvido, assim como na grande maioriadas famílias, nomeadamente naquelas já desi excluídas ou no limiar da exclusão e a

necessidade de encontrar soluções ajustadasque vão de encontro às novas obrigaçõeslegais obrigam-nos a procurar soluçõesinovadoras em 2015. É com base nessesentimento, em comunhão com ocumprimento na nossa missão, aCERCIESTREMOZ continuará a consolidar umconjunto de práticas, decorrentes da suapolítica, visando o bem-estar de todosaqueles que se relacionam com a instituição.

O próximo ano não parece, à primeira vista,vir a ser muito diferente de 2014 eprocuraremos, tal como tem acontecido,assentar as nossas atividades no estreitorelacionamento com os nossos parceiros, semos quais muito do realizado seria impossível.

Novos projetos se perspetivam, algunsdecorrentes do novo enquadramento legardas IPSS’s, aproveitando as oportunidadesque o quadro comunitário que se estende até2020 possa vir a proporcionar, mas que acimade tudo possam contribuir para ocumprimento da missão da CERCIESTREMOZ.

Em 2015 continuaremos a apostar na melhoriados nossos serviços através de um eficienteSistema de Gestão da Qualidade,nomeadamente em tudo aquilo que serelaciona com a qualidade de vida dos nossosclientes e a eficiência das nossas práticas.Queremos ainda que o relacionamento comos parceiros e financiadores se intensifique,criando sinergias que permitam uma melhorqualidade das atividades que se realizamhabitualmente, sendo uma instituição cadavez mais aberta à participação dacomunidade.

Pelo tempo que passou até pode custar a crermas é verdade, o Centro de AtividadesOcupacionais (CAO) e a Formação Profissional(FP) comemoram em 2015 o seu 20.ºaniversário. Passaram 20 anos sobre o iníciodas suas atividades, um quinto de século semdarmos por isso. Vinte anos passados, muitacoisa mudou. As crianças e jovens fizeram-se homens e mulheres, alguns continuam nainstituição, outros participam na comunidade,em grande parte fruto do apoio e dascompetências aqui adquiridas. ACERCIESTREMOZ também mudou ao longodestes anos, também cresceu, ultrapassouproblemas e dificuldades e a estrutura deapoio, mantida com a generosidade demuitos, é hoje certificada.

As mudanças ao longo destes 20 anos foramgrandes, hoje as exigências são diferentes eos tempos mais complexos, mas o quefaremos para as superar, assim como paraultrapassar as cada vez menores fontes definanciamento, é reinventar todos os dias anossa forma de trabalhar contrapondo àsdificuldades a construção de oportunidades

com a nossa vontade e criatividade.

Page 3: Loja Socialcerciestremoz.pt/wp-content/uploads/2015/02/JornalCerciestremoz-2.pdf · CERCIESTREMOZ Jornal 2014 ... recebem, para sessão de hidroterapia os clientes do Centro de Atividades

CERCIESTREMOZ Jornal 2014

+3 Institucional

A CERCIESTREMOZ foi uma das entidades que dia 3 de fevereiro, noSalão Nobre da Câmara Municipal de Sousel, assinou um protocolo decooperação que visa o apoio a atividades da instituição, nomeada-mente do Centro de Atividades Ocupacionais e do Centro de Recur-sos para a Inclusão.

Este protocolo permite colmatar parte da gestão financeira daquelasduas respostas, e prestar um serviço de qualidade superior aosutilizadores de ambas.

CERCIESTREMOZ e Município de Sousel assinamprotocolo de cooperação

Diretora do Centro Distrital deÉvora do ISS visita a

CERCIESTREMOZ

Realizou-se dia 28 de novembro, numa articulação do CentroDistrital de Évora do Instituto da Segurança Social com as EntidadesCom Intervenção na Deficiência (ECID), um Seminário subordinadoà temática “Diagnósticos Duplos: Deficiência/Doença Mental &Deficiência/Envelhecimento”, que teve lugar no auditório daDireção Geral dos Estabelecimentos de Ensino. A iniciativa inseriu-se no âmbito de uma Agenda Comum, quedecorreu de 1 de novembro de 2014 a 2 de janeiro de 2015,período durante o qual se realizaram várias iniciativas, promovidaspor aquelas Entidades, do distrito de Évora, como forma deassinalar e sensibilizar a comunidade para as questão dadeficiência. No referido a CERCIESTREMOZ participou no painel “EnvelhecerVitória/Desafio Instituições” - Testemunhos de Instituições queprocuram ou procuraram respostas.

Dia 27 de Fevereiro, dia de aniversário da Cerciestremoz, tivemos oprazer de receber a Diretora do Centro Distrital de Évora do Institutoda Segurança Social, que durante o dia visitou as instalações e pôdeverificar as atividades desenvolvidas na instituição.

Durante a referida visita o presidente da CERCIESTREMOZ transmitiuà Senhora Diretora as preocupações que o número de possíveis clien-tes em lista de espera e a necessidade de alargamento de acordos.

Seminário “Diagnósticos Duplos”

Dia 3 de Dezembro, em Évora, aCERCIESTREMOZ foi uma das 4 entidades doDistrito de Évora que assinaram com a Políciade Segurança Pública o protocolo relativo aoPrograma Significativo Azul.

O Programa SIGNIFICATIVO AZUL visacontribuir para a segurança de pessoas comdeficiência intelectual ou multideficiência edos que com elas interagem através de umconjunto de objetivos, compromissos, dosquais destacamos:- Sensibilizar e formar os profissionais dasorganizações da área da deficiência ereabilitação para uma cultura de prevenção

de situações de violência e maus tratos contrapessoas com deficiência;- Sensibilizar os polícias para a problemáticada deficiência e para a necessidade de umaespecial proteção das pessoas comdeficiência;- Promover a cooperação interinstitucionalentre a PSP e a área da deficiência ereabilitação;- Melhorar o atendimento e encaminhamentodas pessoas com deficiência; e- Especializar a comunicação e informaçãopara a população com deficiência.

Um programa orientado para um grupoespecialmente vulnerável de cidadãos e que,na senda dos princípios estratégicos doPoliciamento de Proximidade, recorre àsparcerias institucionais para convergirsinergias de forma a atuar proactivamentena prevenção de crimes e no incremento dosentimento de segurança.

CERCIESTREMOZ assina com PSP “Significativo Azul”

Page 4: Loja Socialcerciestremoz.pt/wp-content/uploads/2015/02/JornalCerciestremoz-2.pdf · CERCIESTREMOZ Jornal 2014 ... recebem, para sessão de hidroterapia os clientes do Centro de Atividades

Estrada de acesso a um dos principais Centros Históricos do Concelho

4

CERCIESTREMOZ Jornal 2014

Desporto, Saúde e Atividade Física

Com o objetivo de diminuir o risco dedoenças cardiovasculares, combater aobesidade, sedentarismo e promover hábitosde vida saudáveis, dirigido aos clientes doCentro de Atividades Ocupacionais (CAO) foicriado o Projeto “Saúde e Bem Estar/Atividade Física”, que conta com o apoio doMunicípio de Estremoz, através do Programade Apoio ao Desenvolvimento Desportivo.

Todas as semanas, uma vez por semana, osclientes de CAO dirigem-se ao ginásio In Shapeonde podem praticar usufruir, na parte damanhã, de uma hora de exercício físico.

Ginásio, Piscina e Atividades deExpressão Física e Motora

Uma vez por semana as piscinas municipaisrecebem, para sessão de hidroterapia osclientes do Centro de AtividadesOcupacionais.

Também uma vez por semana, todas as sextas-feiras, um técnico do Município de Estremoz,durante cerca de 45 minutos dá uma aula deatividade física, nas instalações daCERCIESTREMOZ, trabalhando a mobilidade

e a parte do exercício físico.

Desporto para uma vida saudável

A Cerciestremoz organizou dia 10 dedezembro, na escola secundária Rainha SantaIsabel de Estremoz, e com o apoio desteestabelecimento de ensino, das 10:00 às 16:00a atividade, à qual foi dado o nome “Odesporto para uma vida saudável”.

Esta atividade foi planeada e implementadana formação de base, mais propriamente nodesenvolvimento de um trabalho de grupodos formandos dos cursos de carpintaria e deauxiliar de serviços gerais.

Para a concretização dos objetivos o Centrode Qualificação e Emprego contou com oapoio do Centro de Recursos para a Inclusão,juntando-se assim duas respostas socias daCerciestremoz. A atividade “O Desporto parauma Vida Saudável” teve como principalobjetivo incutir a importância parceria e doassociativismo na sociedade, assim como daprática desportiva na promoção de um estilode vida saudável.

Esta manifestação desportiva permitiu aindaque algumas escolas da área de abrangênciada Cerciestremoz, onde técnicos(as) doCentro de Recursos para a Inclusãodesenvolvem atividades, tambémparticipassem como foi os casos da EscolaSecundária Rainha Santa Isabel, EscolaSebastião da Gama, Escola de Sousel e Escolade Fronteira.

Os participantes desenvolveram atividades deprática desportiva de futsal e de atletismonos espaços desportivos existentes na escola

secundária, onde o vencedor foi o desporto.

Page 5: Loja Socialcerciestremoz.pt/wp-content/uploads/2015/02/JornalCerciestremoz-2.pdf · CERCIESTREMOZ Jornal 2014 ... recebem, para sessão de hidroterapia os clientes do Centro de Atividades

CERCIESTREMOZ Jornal 2014

+5Desporto, Saúde e Atividade FísicaCura Termal em Cabeço de Vide

Na planificação anual do Centro de Atividades Ocupacionais daCerciestremoz, temos desde 2011 prevista estadia na UnidadeTermal de Cabeço de Vide com um grupo de clientes, de formaa proporcionar-lhes uns dias diferentes com beneficios à suasaúde e bem-estar. As Termas de Cabeço de Vide, recentementefamosas pelo seu solo e água, foram alvo de estudos da NASA,em causa está a existência de uma bactéria nas águas sulfurosas,que é idêntica a uma existente em Marte.Os cientistas acreditammesmo que a Terra poderá ter começado nesta vila alentejana.

Com uma água com propriedades únicas no país aliada às maismodernas técnicas termais e uma estrutura turística de grandequalidade, fazem desta estância uma das mais frequentadas dopaís.

A água minero-medicinal de Cabeço de Vide é sulfúrea. Ébacteriologicamente pura. Estas características tornam-naindicada para doenças osteo-articulares e reumatismais crónicas,doenças crónicas e alérgicas das vias respiratórias (asma,bronquite, sinusite, rinite) e doenças crónicas da pele (eczemapsoríase entre outras).

Os sete clientes propostos para frequentarem a famosa Unidade,passaram obrigatoriamente pelos serviços médicos das Termasde forma a definir adequadamente a ficha de tratamentos.

A realização desta iniciativa só foi possível graças ao apoio daJunta de Freguesia de Cabeço de Vide que gentilmente cedeu atítulo gratuito a consulta médica, os tratamentos e o alojamento,ficando a Cerciestremoz responsável pelo acompanhamento,transporte e alimentação.

Contribuir para qualidade de vida dos nossos clientes, atuandona prevenção sempre que possível e melhoria do seu estado desaúde, foram os principais objetivos do programa termal realizado

desde 2011 até 2103. São este tipo de iniciativas que dão sentido aotrabalho junto da população com deficiência, pois além da vertente dasaúde, desenvolvemos a socialização, autonomia, lazer e bem estar.

Dia 9 de Maio a CERCIESTREMOZ juntou os seus clientes daformação profissional e do CAO, a que se juntaram várioscolaboradores e realizou uma caminhada até à fonte do Cerejale a 16 de maio, integrada na campanha do Pirilampo Mágico,com a concentração em frente da Câmara Municipal de Estremoze início pelas 21:00 horas, vários amigos realizaram a caminhadanoturna do Pirilampo “Faz Brilhar o teu Pirilampo! Juntos somosLUZ!”.

Caminhadas: “Faz Brilhar oteu Pirilampo” e “Cerejal”

Torneio de Futsal Adaptado emPonte de Sôr

Realizou-se a 1 de dezembro, em Ponte de Sôr, o Primeiro Torneio deFutsal Adaptado, da responsabilidade da Associação de Futebol dePortalegre, que teve também a participação da ComunidadeIntermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) e do Município de Ponte de Sôr.

A CERCIESTREMOZ, conjuntamente com mais 5 entidades, puderam par-ticipar numa manhã desportiva de alto nível, onde o que menos impor-tância teve foi o resultado final e onde foi possível ver a alegria detodos aqueles que por um amanhã puderam viver o sonho de serem osartistas dentro de campo.A representar a CERCIESTREMOZ estiveram o Eduardo, o João Nuno, oPaulo e o Sebastião.

Page 6: Loja Socialcerciestremoz.pt/wp-content/uploads/2015/02/JornalCerciestremoz-2.pdf · CERCIESTREMOZ Jornal 2014 ... recebem, para sessão de hidroterapia os clientes do Centro de Atividades

CERCIESTREMOZ Jornal 2014

Relação com a Comunidade

6

Primeira Gala do Pirilampo MágicoAconteceu sábado, dia 24 de maio, a Primeira Gala do Pirilampo Mágico. Ainiciativa realizou-se no âmbito das atividades da Campanha do Pirilampo Mágico2014 e aconteceu no Pavilhão B do Parque de Feiras e Exposições de Estremoz,com início pelas 20:30 horas, e além do jantar de gala, houve animação musical acargo do Grupo de Cantares da Academia Sénior de Estremoz “Vozes na Idade deOuro”, de “Os Justos” – Grupo de Cantares Alentejanos e pelos Fadistas Maritina,João Caldeira, João Rosado, Geninha e João Tiago, que foram acompanhadospor José de Sousa (Guitarra Portuguesa), José Geada (Viola de Fado) e JoaquimEspiga (Viola Baixo).

A tradicional e já habitualsardinhada daCerciestremoz aconteceuem 2014 a 4 de julho.Realizada na época defestejos dos santospopulares, na primeirasexta-feira do mês dejulho, na Quinta de SantoAntão, ao som da, tambémjá habitual animaçãomusical, em 2014 comfados e cantarestradicionais alentejanos,juntaram-se amigos econvidados para de formasolidária partilhar assardinhas e o frangoassado.

SardinhadaCERCIESTREMOZ

Também neste dia,durante a sardinhada,foram sorteados osprémios do concurso quedecorreu até aquele dia,somente com o custo de“uma sardinha”, e queforam gentilmenteoferecidos para o efeitopela Galeria de ArteCarmencita (1.º prémio) epelo fotografo JoaquimMurteira (2.º prémio) e umcabaz elaborado naCerciestremoz como (3.º

prémio).

Festa da Família em Dia de Aniversáriodo Sr. Antunes

Churrasco SolidárioO dia 8 de Novembro foi adata escolhida para ochurrasco solidário, onde osmuitos presentes, embora atarde de chuva fosseconvidativa a ficar em casa,puderam desfrutar de umexcelente churrasco deporco, castanhas assadas ede bom vinho da região.Além do já referidochurrasco a Cerciestremozpromoveu ainda uma vendasolidária de antiguidades evelharias, com materiais

doados e recuperados nainstituição.Nas palavras que dirigiu aospresentes, o presidente daCerciestremoz, JorgeCanhoto, agradeceu apresença de todos eessencialmente aos quetornaram possível arealização do churrasco,nomeadamente aoscolaboradores, formandos ea quem se quis associardoando à instituição osgéneros que permitiram a

atividade.O Sr. Antunes festejou oseu 60.º aniversário e nomesmo dia realizou-se noLar Residência a “Festa daFamília” e a pedido doaniversariante o RanchoFolclórico “AsMondadeiras”, de CasaBranca, atuou em frentedo Lar Residência da

Cerciestremoz, para todosaqueles que ali se quiseramdeslocar e participar nafesta.Já no interior dasinstalações, onde a festacontinuou, a voluntária dainstituição Albertina,deliciou todos os presentescom o seu fado.

Page 7: Loja Socialcerciestremoz.pt/wp-content/uploads/2015/02/JornalCerciestremoz-2.pdf · CERCIESTREMOZ Jornal 2014 ... recebem, para sessão de hidroterapia os clientes do Centro de Atividades

CERCIESTREMOZ Jornal 2014

+

Relação com a Comunidade7A Cerciestremoz realizou,com o apoio da CâmaraMunicipal de Estremoz, a“1.ª Edição Master Chef -Alimentos saudáveis abaixo custo”, quedecorreu na Casa deEstremoz, no dia 17 deJunho de 2014.A Iniciativa articuloucompetências dasrespostas sociais Centrode Qualificação e Emprego- Formação Profissional eIntervenção Precoce,contou com a presença danutricionista Dr.ª Ana Gato,Chef Pedro Mendes(Alentejo Marmoris Hotel &Spa), Chef Mariano Correia(Turismo Rural “Monte dosMarmeleiros”) e Chef VítorSantos (Cerciestremoz).Presidiram à sessão deabertura a Vereadora daCâmara Municipal deEstremoz Dr.ª MárciaOliveira e o Presidente daCerciestremoz Eng.º JorgeCanhoto.

Estiveram presentes 40pessoas entre formandosda Cerciestremoz, famíliasda Intervenção Precoce ecomunidade envolvente.

A iniciativa teve comoobjetivo fundamental,sensibilizar os clientes doCentro de Qualificação eEmprego- FormaçãoProfissional, pais de alunosacompanhados pelaIntervenção precoce e

toda a comunidade para aimportância de umaalimentação saudável.

Durante a manhã decorreuuma palestra ministradapela nutricionista Dr.ª AnaGato, que abordou atemática da alimentação,chamando à atenção paraa importância de umaalimentação saudável napromoção da saúde.

Foram vários os recursosutilizados pela Dr.ª AnaGato, no decorrer do seudiscurso. A nutricionistarecorreu a panfletos depromoções de diversossupermercados, no sentidosensibilizar osparticipantes para aimportância dos mesmos,na gestão da economiadoméstica. Bem frisada,ficou a questão dapossibilidade de confeçãode pratos saudáveis abaixo custo.

Enquanto decorria apalestra “alimentossaudáveis a baixo custo”,na casa de Estremoz, naQuinta de Santo Antão( C e r c i e s t r e m o z ) ,preparava-se a confeçãode alguns pratos saudáveisa baixo custo. Na cozinhado curso de Serviçosdomésticos encontravam-se 10 formandos, doisrepresentantes de cadacurso (serviços

domésticos, Carpintaria/Auxiliar de ServiçosGerais, operador Agrícola,Marroquinaria/Geriatria eCostura/Empregado deandares), todos elesempenhados, motivados ebastante concentrados naconfeção dos pratosselecionados (sopa deabóbora com agrião,rolinhos de pescada,acompanhada de salada,migas ou de esparregadode nabiças e frutacriativa).

Para que fossem atingidosos objetivos propostospara a atividade “1.ªedição Master Chef –alimentos saudáveis abaixo custo”, foinecessária uma preparaçãoprévia de cariz teórica eprático com os formandos.

Para que tudo resultasse naperfeição, considerou-sefundamental dirigir otrabalho no sentido defomentar a aquisição deconhecimentos diversos,acerca de alimentossaudáveis a baixo custo,assim como o estudo doseu quadro nutricional.Após esta aquisiçãoadquirida nas sessões deformação de base, osformandos experienciarampela primeira vez aconfeção dos alimentos ee m p r a t a m e n t o sescolhidos, uma semanaantes, na sala de formaçãodo curso de serviçosdomésticos.

Às 14h00 iniciou-se a 2.ªparte da atividade, na casade Estremoz e após aapresentação e relato dasexperiências na área dacozinha, dos chefesconvidados, PedroMendes, Vítor Santos eMariano Correia, passou-seà visualização de um filmefotográfico elaborado nodecorrer dessa manhã, deforma a demonstrar todoo processo de confeçãodos pratos.

E finalmente, por voltadas 15h00, os formandosrepresentantes de cadacurso da Cerciestremoz,tiveram a oportunidade dedar a provar aos chefesconvidados os seus pratos.

Master Chef “Alimentos saudáveis a baixo custo”

Os chefes votaram ecomentaram todos ospratos apresentados. Foiatribuída uma votação acada prato, saindovencedor o curso deServiços domésticos com27 pontos.

Para finalizar e comoforma de agradecimento atodos os participantes( f o r m a n d o sr e p r e s e n t a n t e s ,nutricionista e Chefes),foram oferecidas colheresde pau com a gravação”1.ªEdição master Chef 2014 –C e r c i e s t r e m o z ” ,gravações estas realizadaspelo curso de Carpintaria/Auxiliar de serviçosGerais.

Foram ainda, inquiridos osparticipantes para avaliaro seu grau de satisfaçãorelativamente à atividade,sendo que podemossalientar que no geral amesma foi bastantepositiva, tendo a maioriareferido em questãoaberta, a importância dacontinuação de iniciativassobre alimentaçãosaudável a baixo custo.

No final e já num ambientemais descontraído, foiservido um lanchesaudável, para todos os

participantes.

Page 8: Loja Socialcerciestremoz.pt/wp-content/uploads/2015/02/JornalCerciestremoz-2.pdf · CERCIESTREMOZ Jornal 2014 ... recebem, para sessão de hidroterapia os clientes do Centro de Atividades

*

CERCIESTREMOZ Jornal 2014

Relação com a Comunidade

8

Fiape e Festa da Vinha edo Vinho

Este ano a CERCIESTREMOZ também esteve presente,como vem sendo hábito, em dois eventos destinadosa mostrar o que de melhor a região tem, a FIAPE, emEstremoz e a Festa da Vinha e do Vinho em Borba.Ambas as mostras permitem à instituição mostrar ostrabalhos que os seus clientes produzem, dentrodaquilo que é a sua atividade diária, assim comofazer a recolha de alguns fundos com a venda departe desses materiais.

Turismo Solidário

O Centro de Ciência Vivade Estremoz (CCVE) con-vidou e a CERCIESTREMOZaceitou o desafio eparticipámos, conjunta-mente com os elementosda Academia Sénior de

Pelo segundo ano consecutivo, a CERCIESTREMOZ jun-tou-se à Câmara Municipal de Estremoz, para assinalaro Dia Mundial do turismo.

Para assinalar a data decorreu entre os dias 27 deOutubro e 28 de Novembro, uma pequena Feira “Turis-mo Solidário”, nas instalações da Casa de Estremoz,com venda de trabalhos realizados pelos clientes daCERCIESTREMOZ, que também estiveram a trabalharao vivo, a qual se revelou um sucesso.

Dia da Árvore foi assinalado na MataMunicipal de Estremoz

Estremoz, na atividade"Juntos, vamos viver o diada árvore!".

Durante a tarde daqueledia de Março podemos aju-dar na plantação de árvo-

res na Mata Municipal eparticipar nas atividadeslúdicas e científicas que oCCVE preparou para aque-le local e para que todospudessem ficar a conhecermelhor a natureza.

A Cerciestremoz teve pa-tente ao público duranteum mês, com início dia 26de maio, uma exposiçãofotográfica em vários par-ceiros do comércio localde Estremoz. As fotos ex-postas puderam ser vistasnos Estúdios Correia, Ga-leria de arte Carmencita,Modas Gina e João, Postode Turismo - Casa deEstremoz, FarmáciaGodinho, Versão de Luz-Óptica Lda, Posto da EDP-Sr. João de Deus Cóias Pi-res e na OrtopediaEstremonatura.

Exposição de fotografias em parceriacom o comércio local

Page 9: Loja Socialcerciestremoz.pt/wp-content/uploads/2015/02/JornalCerciestremoz-2.pdf · CERCIESTREMOZ Jornal 2014 ... recebem, para sessão de hidroterapia os clientes do Centro de Atividades

CERCIESTREMOZ Jornal 2014

Relação com a Comunidade9

Focus Week dedicado à alimentação em semana de luta contra apobreza

A Cerciestremoz realizoudia 20 de Outubro, com oapoio da Câmara Municipalde Estremoz, umWorkshop sobre“Economia Doméstica/Alimentar e poupar”, ondeaprofundou o temaalimentação saudável abaixo custo.

Este foi um desafiolançado pela EAPN Portugal/ Rede Europeia Anti-Pobreza - delegação deÉvora no âmbito de umaFocus Week distrital deLuta Contra a Pobreza eExclusão Social.

A iniciativa contou com apresença da diestista, Dr.ªAurora Leitão, dadelegação da CruzVermelha de Vila Viçosa eda Formadora JosefaCalhordas, do Centro de

Qualificação e Emprego daCerciestremoz.

Presidiram à sessão deabertura o Presidente daCerciestremoz, Eng.ºJorge Canhoto e aVereadora da CâmaraMunicipal de Estremoz Dr.ªMárcia Oliveira.

Estiveram presentes 60pessoas, entre formandosda Cerciestremoz,beneficiários doRendimento Social deInserção e alunos daAcademia Sénior. Ainiciativa teve comoobjetivo fundamental,sensibilizar toda acomunidade participantepara a importância de umaalimentação saudável abaixo custo.

A palestra ministrada peladietista Dr.ª Aurora Leitão,

abordou a temática daalimentação, chamando àatenção para a importânciade uma alimentaçãosaudável na promoção dasaúde.

Por volta das 11h00, foi avez da intervenção daFormadora JosefaCalhordas que, para alémde reforçar a ideia de umaalimentação saudável abaixo custo, relembroualguns hábitos de confeção

utilizados pelos nossosantepassados e aconselhouacerca de novas práticasculinárias noaproveitamento de sobras.Bem frisada, ficou aquestão de que é possível

alimentar bem e poupar.

ACERCIESTREMOZno âmbito daresposta socialCentro deEmprego eQualificação -F o r m a ç ã oProfissional, maispropriamente nodesenvolvimentoda formação debase, com umgrupo deformandos dos cursos deMarroquinaria e Geriatria,Iniciaram, numa parceriacom a Rádio Despertar, dia19 de junho, um projetodenominada “viver nadiferença”. O referidoprojeto pretendef u n d a m e n t a l m e n t e ,sensibilizar toda acomunidade para overdadeiro conhecimento

e aceitação da diferença.Pretendendo tambémdesta forma contribuirpara um novo olhar sobrea deficiência. Um olharlonge de preconceitos.A 7 de julho o animadorda referida rádio, ojornalista José Lameiras,esteve na Quinta de SantoAntão onde “animou” eesclareceu os formandos

Viver na Diferença

dos cursos deMarroquinaria e Auxiliar deGeriatria, sobre o que éum programa de rádio e oque é, em sentido lato, ojornalismo.O programa “viver nadiferença” tem transmissãoà sexta-feira, com início

às 10H45 em 94.5 FM.

Viver na Diferença Visita ao ATL de Glória

O Verão e o tempoquente permitem que serealizem atividades forade portas, o mesmo édizer, que se possa sairdo habitual local detrabalho, onde se passaa maior parte do tempo.

O ano de 2014 não fugiuà regra e das muitasatividades que foramdesenvolvidas pelosclientes do Centro deAtividades Ocupacionais(CAO), a visita ao ATL da

freguesia de Glória foiuma delas.Puderam ser trocadasexperiências e realizadasalgumas brincadeirasque deixaram todosfelizes, mas acima detudo, onde todosaprenderam com todos.

Também na Quinta deSanto Antão podemosreceber algumas visitascom quem foramdivididos saberes.

Page 10: Loja Socialcerciestremoz.pt/wp-content/uploads/2015/02/JornalCerciestremoz-2.pdf · CERCIESTREMOZ Jornal 2014 ... recebem, para sessão de hidroterapia os clientes do Centro de Atividades

CERCIESTREMOZ Jornal 2014

Responsabilidade Social

A CERCIESTREMOZinaugurou dia 6 de junho asua Loja Social. Este émais um projeto dainstituição, assumindotambém desta forma a suaresponsabilidade perante asociedade e perante osmais desfavorecidos.

Na sessão de inauguração,que contou com a derepresentantes de muitasinstituições, da CâmaraMunicipal de Estremoz, doInstituto da SegurançaSocial, de colaboradores,formandos daCERCIESTREMOZ e de

outras pessoas que sequiseram associar àiniciativa, o presidente dainstituição, JorgeCanhoto, referiu que “ aCERCIESTREMOZ, assumeassim a suaresponsabilidade social ealarga o leque deintervenção nacomunidade, sendo a LojaSocial apenas o primeiropasso daquilo quepretendemos fazer nestaárea”.

Depois dos discurso ospresentes puderam visitara instalações que foram

cedidas a titulo gratuitopela Câmara Municipal deEstremoz e tomar umpequeno lancheconfecionado pelosformandos do curso deServiços Domésticos.

Durante o caféquestionamos o presidenteda instituição sobre estanova envolvência nacomunidade ao que nosrespondeu “aCERCIESTREMOZ faz parteda comunidade e tem deassumir o seu papel,também enquanto IPSS,sabendo naturalmente que

precisa do apoio de muitagente para cumprir a suamissão. Aproveito aoportunidade paraagradecer a todos aquelesque nos têm doado bens egéneros alimentares paradistribuirmos pelos maisnecessitados”, continuoudizendo “sem a ajuda demuita gente e de algumasentidades este, comooutros projetos e serviçosque temos em mente eque ambicionamos levarpor diante, dificilmente serealizarão”.

E que projetos são esse?indagamos e a respostanão se fez esperar “Alémdaqueles que estão emcurso, outros dependentesda legislação que está a serpreparada para as IPSS eno aproveitamento dasverbas disponíveis no nonovo quadro de apoio,mas sempre tendo comoobjetivo o cumprimentoda missão daCERCIESTREMOZ e da suaresponsabilidade perante acomunidade”.

Page 11: Loja Socialcerciestremoz.pt/wp-content/uploads/2015/02/JornalCerciestremoz-2.pdf · CERCIESTREMOZ Jornal 2014 ... recebem, para sessão de hidroterapia os clientes do Centro de Atividades

CERCIESTREMOZ Jornal 2014

+

Responsabilidade Social

No âmbito da FeiraInternacional de Agro-pecuária de Estremoz -FIAPE, que se realizou de30 de Abril a 5 de Maio de2014, a Cerciestremozcom o objetivo de fazermarcar a presença daDELTA na feira, contactoudiretamente o senhorcomendador Rui Nabeiro,que viabilizou umaparceria com instituição e

Parceria com a DELTA naFIAPE

a encaminhou para odepartamento comercial.Foi então fornecido umstand com todos os bense materiais consumíveisda DELTA a favor dainstituição, tendo sidoservidos milhares de cafésdurante os dias em quedecorreu a feira, cujolucro angariado foiconvertido a favor daCerciestremoz.

Município de Sousel

O Município de Sousel,como acontece todos osanos, adquiriu umpirilampo para cada um dosseus funcionários.Durante a campanha algunsutentes daCERCIESTREMOZ fizeramquestão de ir pessoalmenteentregar ao Sr. Presidente

do Município de Sousel oconjunto de mais de duascentenas de pirilampos queeste fez questão deentregar naquele mesmodia, no Salão Nobre dosPaços do Concelho.

Este é um ato quesensibiliza os clientes da

CERCIESTREMOZ, quepercebem que o esforçoque fazem para manterema campanha viva e assimangariarem receitas temum eco muito forte naquelalocalidade, na edilidade eem todos os seusfuncionários e executivo.

Natal é Tempo de SolidariedadeAssociação de VeículosClássicos de Estremoz(AVCE) e o Clube 4LAlentejo dedicaram as suasfestas de Natal, para alémdo convívio entre os seusassociados, à angariaçãode alimentos para aCerciestremoz.

A noite de 13 de Dezem-bro (Jantar de Natal daAVCE) e a tarde de 14 (Al-moço do Clube 4L

Alentejo) foram dois mo-mentos extraordinários desolidariedade que aCERCIESTREMOZ agradecea todos os dirigentes decada uma desta associa-ções e a cada um dos par-ticipantes em cada um dosconvívios.

Posteriormente foi a vezde recebermos na Quintade Santo Antão os repre-sentantes da Spell One que

também quiseram partici-par neste momento de so-lidariedade e nos deixa-ram vários produtos ali-mentares.

Os produtos angariados fo-ram posteriormente distri-buídos pelas familías maiscarenciadas dos nossosutentes.

11 Adquir um Pirilampo para Oferecer a

Cada Funcionário

Page 12: Loja Socialcerciestremoz.pt/wp-content/uploads/2015/02/JornalCerciestremoz-2.pdf · CERCIESTREMOZ Jornal 2014 ... recebem, para sessão de hidroterapia os clientes do Centro de Atividades

CERCIESTREMOZ Jornal 2014

Testemunhos

12

Sou a Ana Raquel Gomes, resido em Borba e frequentoo curso de Marroquinaria.

A principal razão que me trouxe para a Cerciestremoz,foi encontrar-me desempregada.

Ao longo deste tempo que tenho estado nestainstituição, tive a oportunidade de conhecer pessoasfantásticas e de aprender coisas, que nunca antes tinhapensado que conseguiria fazer.

O que eu mais gostei de fazer ao longo deste tempo,foi de participar nos projetos “Artes e Culturasinclusivas” e “Viver na diferença”. Gosto muito de

estar na Cerciestremoz.

Ana Raquel

Olá eu sou a CarolinaMadeira, tenho 23 anos deidade, resido em Estremoze frequento o curso deEmpregado de Andares naCerciestremoz.

A razão pelo qual, escolhifrequentar um curso deformação profissional, foipelo fato de me encontrardesempregada.

Carolina MadeiraAntes de ingressar naCerciestremoz, já tinhaouvido falar sobre oscursos de formaçãoprofissional destainstituição. As pessoas queme falaram destes cursos,tinham sido ex-formandos,e transmitiram – me umaboa impressão de toda ainstituição.

No curso de empregado deandares já realizei diversastarefas, mas a que maisgostei foi de costurar umjogo de lençóis de banhopara crianças.

Espero aprender muito

mais neste curso.

Caros leitores, sou oDomingos Brazão, tenho45 anos e sou deEstremoz.

Domingos Brazão

Porque sonhar é preciso eos sonhos são guias do co-ração que nosdireccionam para novosprojectos de vida.

A Cátia realizou um dosseus sonhos, conhecer ojornalista José Lameiras daRádio despertar.

A Cátia é formanda do cur-so de Empregado de An-

Cátia Ferreiradares, do Centro de Qua-lificação e Emprego daCerciestremoz e concreti-zou assim o seu sonho ten-do ainda a oportunidadede fazer parte da equipado programa “Viver na di-ferença”, um espaço daCerciestremoz na rádiodespertar, todas as sextas-feiras às 10h45.

Para a Cátia “Esta era uma

ambição que tinha à mui-to tempo e graças àCERCIESTREMOZ pudeconcretizar este sonho eainda pude fazer rádio,através do programa “Vi-ver na Diferença”, conti-nuou “Estou a adorar a mi-nha experiência naCERCIESTREMOZ e gosta-va de poder concretizaroutros sonhos”.

Sou formando do curso deOperador agrícola, gostode tudo o que façorelacionado com aagricultura, embora nuncativesse trabalhado antesnesta área. Mas éprincipalmente, a colheitade géneros agrícolas, quemais prazer me dá.

Sinto-me bem naCerciestremoz, sou bemtratado e relaciono-me

bem com todos.

Page 13: Loja Socialcerciestremoz.pt/wp-content/uploads/2015/02/JornalCerciestremoz-2.pdf · CERCIESTREMOZ Jornal 2014 ... recebem, para sessão de hidroterapia os clientes do Centro de Atividades

CERCIESTREMOZ Jornal 2014

Cultura e Lazer13+

Decorreu, na manhã dodia 29 de janeiro, no au-ditório da Escola Secundá-ria Rainha Stª Isabel emEstremoz, a apresentaçãoà comunidade escolar dapeça Calendário Popularpelo grupo “CAOmoz” daCERCIESTREMOZ.

A peça centrou-se nos pro-vérbios populares e foidirigida às turmas de 7ºano, na disciplina de lín-gua Portuguesa, que seencontravam a desenvol-ver esta matéria na refe-rida disciplina.

“Calendário Popular” pelo CAOmoz

Corso de Carnaval

O carnaval é sempre umadas épocas do anopreferidas pelos clientesde Centro de AtividadesOcupacionais (CAO) e doLar Residência (LR) daCERCIESTREMOZ.

Todos os anos gostam dese mascarar e em 2014participaram no corso decarnaval que aconteceuem Estremoz.

Como o desfile não tinhatema obrigatória, aescolha que fizemos recaiusobre as profissões,nomeadamente algumasque no Alentejo têm,frutos da evoluçãotecnológica, desaparecidoe esta foi a forma dehomenagear muitoshomens e mulheres quedurante muitos anos deramcorpo a tudo aquilo quesomos hoje e que permitiu

aprendessemos muito comtodos eles.

Todos os clientes de CAOe do LR, assim como ascolaboradoras que osacompanharam sedivertiram contribuírampara uma maior e melhorfesta, onde todos sedivertiram muito

Nas férias de verão fomos até ao Évora Bowling paraum joguinho de Bowling, que é sempre uma atividadeesperada e desejada. Depois de nos termos divertidono jogo fomos deliciar-nos com uma bela pizza e ge-lado de sobremesa.

Um Dia de Bowling

Visita à Quinta doMarimbo

Os clientes da sala 1 do Centro de AtividadesOcupacionais fizeram, em julho, uma visita à QuintaPedagógica do Marimbo, onde são sempre bem rece-bidos quando ali se deslocam.

A Quinta Pedagógica do Marimbo está situada em Ervedal(Avis) e beneficia de uma paisagem envolvente do mon-tado típico Alentejano, onde várias espécies de ani-mais, árvores e plantas encontram um refúgio de bem-estar, que com o apoio de uma equipa dedicada cons-tituem um Parque onde pode em simultâneo Aprendere Interagir com a Natureza e o Mundo Animal.

Os visitantes puderam participar em diversas ativida-des lúdicas e pedagógicas.

Page 14: Loja Socialcerciestremoz.pt/wp-content/uploads/2015/02/JornalCerciestremoz-2.pdf · CERCIESTREMOZ Jornal 2014 ... recebem, para sessão de hidroterapia os clientes do Centro de Atividades

*

CERCIESTREMOZ Jornal 2014

Cultura e Lazer

14

Com o auditório do Cen-tro Cultural de Redondocheio, a CERCIESTREMOZlevou ao palco daquele es-paço, dia 5 de dezembro,a peça de teatro “Os 5 ele-mentos”.

Esta peça, levada à cenapelo grupo “O Chocalho”,da CERCIESTREMOZ, écomposta por clientes dasrespostas sociais Centrode AtividadesOcupacionais (CAO) eformandos do Centro deQualificação e Emprego(CQE), e foi um projetoexperimental de inclusão,com encenação do Dr.Paulo Alves Pereira, doDepartamento de ArtesCénicas da Universidade

Os 5 ElementosLevada à cena pelo “Chocalho”

de Évora, sendocofinanciado pelo Progra-ma de Financiamento aProjetos pelo INR,I.P.

O principal objetivo doprojeto foi o de promo-ver a inclusão de pessoascom deficiência, propor-cionando novas experiên-cias através de atividadesculturais, como o teatro amúsica ou a dança. De for-ma a promover este pro-jeto experimental foi cri-ado o grupo de teatro “OChocalho”, que incluiuutentes do CAO e do CQEe para que os objetivosfossem atingidos, foramministradas aulas de ex-pressão artística duas ve-zes por semana, tendo oresultado final sido de umaextraordinária beleza,presenciada por todosaqueles que puderam as-sistir à estreia.

Esta foi a primeira produ-ção deste grupo cujo prin-cípio está ancorado no res-peito e valorização da di-

d

versidade e para quem aheterogeneidade é algo“normal”. Esta é uma apos-ta na educação inclusivaque compete a toda a so-ciedade e que não deveficar apenas por slogans.

“Os 5 elementos é umapeça que nos fala da Hu-manidade, nos confrontacom o nosso crescimento

e nos sugere ainterculturalidade comoalgo de possível e neces-sário. A peça mostra o Ho-mem a desfrutar das dá-divas do planeta. Ao mes-mo tempo somos confron-tados com a sociedade deconsumo e com a explo-ração desenfreada dos re-cursos naturais, mostran-do-nos o nosso modus

vivendi como algo insus-tentável.

A peça é uma alegoria aosperigos da destruição donosso habitat natural e aomesmo tempo uma pará-bola de esperança - ape-nas na fraternidade, nacompreensão, na tolerân-cia e no amor se pode en-contrar uma saída para osmales que assolam a hu-manidade.

O argumento da peça, daautoria do Dr. Paulo AlvesPereira, foi enriquecidocom poemas de CecíliaMeireles e com algumasfrases extraídas da comu-nicação “ViverInterculturalmente a únicapostura ecológico-políticapossível para a nossa so-brevivência”, apresentadapor Manuela Morais e Pau-lo Alves Pereira, em maiode 2014, no XVI Encontroda Rede de EstudosAmbientais de Países deLíngua Portuguesa.

A continuação do projeto,pretende ser apresentadoem toda a área deabrangência daCERCIESTREMOZ e assimfuncionar também comoum instrumento desensibilização e para aintegração do cidadãoportador de deficiência.

Page 15: Loja Socialcerciestremoz.pt/wp-content/uploads/2015/02/JornalCerciestremoz-2.pdf · CERCIESTREMOZ Jornal 2014 ... recebem, para sessão de hidroterapia os clientes do Centro de Atividades

CERCIESTREMOZ Jornal 2014

Cultura e Lazer15 “Músicas do Mundo”

O projeto “Festival demúsicas do mundo”, quedecorreu em Sines, no mêsde julho, onde clientes doCentro de AtividadesOcupacionais e Formaçãoprofissional estiveram pre-sentes foi um ProjetoCofinanciado pelo Progra-ma de Financiamento aProjetos pelo INR, IP.

Com a execução desteprojeto pretendia-se esti-mular a pessoa com defi-ciência ou incapacidade,na sua forma de comuni-cação (verbal e não ver-bal) e expressão, contribu-

indo para o desenvolvi-mento da perceção, coor-denação e socialização. Desalientar a importânciadeste projeto, enquantoagente desafiador eincentivador para novasaprendizagens, a nívelmusical.

A nossa participação no“Festival de músicas domundo”, permitiu aos nos-sos clientes explorar, ex-perimentar e sonhar, con-tribuindo para o aumentoda sua auto estima e porconseguinte da sua felici-dade.

Dia do Formando 2014Como é habitual no dia 8de Julho tem vindo acomemorar-se o dia doformando naCerciestremoz. Este ano ainiciativa decorreu numaanimada saída de campoaté à Albufeira do Roque,com o apoio da Associaçãode Caçadores e Pescadoresde Rio de Moinhos quecedeu o espaço físico parao almoço e estadia na zonaenvolvente.

Viveram-se momentos dediversão e boa disposiçãoque fortaleceram os laçosquer entre formandos,formadores e outroscolaboradores.

Decorreram váriasatividades como jogostradicionais e informais defutebol. Realizaram-seainda outras, como opasseio de bicicleta ecanoagem pela barragem.

Para a concretização dasatividades contámos como apoio com o apoio dosenhor Rui Monteiro, daFENACERCI que,gentilmente cedeu osequipamentos e queacompanhou os formandose formadores narealização de exercíciofísico, fundamentais para

a promoção da saúde.

Passeio a Alqueva

No feriado municipal, quin-ta-feira de Ascensão,os cli-entes do Lar Residênciaforam até Alqueva. Foi umdia divertido e onde, alémdo lanche no campo, pu-deram fazer um cruzeiro

na albufeira de Alqueva.

Este foi uma das ativida-des pedidas pelos clientes, assim como a ida a Fáti-ma.

Festas de Verão de CasaBranca e São Bento do

Ameixial

Os meses de verão são sempre de muitas festaspopulares, sendo que na área de abrangência daCerciestremoz não é diferente, por isso, nóspassamos por algumas. Também pode ficar assim:Os meses de verão são sempre de muitas festaspopulares, e na zona de abrangência daCERCIESTREMOZ, e todos os anos, nós passamospor algumas. Este ano fomos a São Bento do Ameixiale à Casa Branca, onde o Marco Festas, colaboradorda CERCIESTREMOZ, e Presidente da JuventudeDesportiva de São Bento do Ameixial e a Presidenteda Junta de Freguesia de Casa Branca, FernandaCapela, nos presentearam com um delicioso jantare um excelente convívio e um animado baile.

Page 16: Loja Socialcerciestremoz.pt/wp-content/uploads/2015/02/JornalCerciestremoz-2.pdf · CERCIESTREMOZ Jornal 2014 ... recebem, para sessão de hidroterapia os clientes do Centro de Atividades

Em julho realizamos um intercâmbio coma CERCIPORTALEGRE e começamos por iràquela bonita cidade do Alto Alentejoonde apresentamos as nossas marchas eassistimos às deles. Depois ensinámos oque sabíamos e aprendemos com eles!Ainda houve tempo para umas partidasde “matrecos” e Karaoke.

Foi muito interessante podermos olharpara a bonita Serra de São Mamede e alià sua beira realizar muitas atividades comos nossos amigos de Portalegre.

Na receção que lhes fizemos, começa-mos a manhã com uma caminhada até àAlbufeira do Roque, onde passamos o diaentre os jogos de futebol e os jogos tra-

O projeto “Integrar para Qualificar”, foi proposto pelaCERCIESTREMOZ e financiado pelo Instituto Nacionalde Reabilitação – INR e decorreu no dia 27 de junho,no Campo Pequeno, com a auscultação e visualizaçãodo melhor tribute do mundo aos Queen.

Este projeto foi um agente desafiador e incentivadorpara novas aprendizagens em contexto de formação ea possibilidade de participação num iniciativa destanatureza, levou os formandos a esforçar-se mais emelhor nesta sua etapa de aprendizagem.

CERCIESTREMOZ Jornal 2014

Cultura e Lazer

16

Integrar para Qualificar

Convívio com a CERCIPORTALEGREdicionais, fomos apanhar amoras ealmoçámos em estilo piquenique.

Em ambos os encontros reinou a boadisposição e momentos como estes dei-xam-nos sempre com vontade de mais,sendo que temos de agradecer à Asso-ciação de Caçadores e Pescadores deRio de Moinhos por nos terem cedido oseu espaço e o seu tempo, para nosacompanharem.

É sempre muito importante este tipode atividades que levam aaprendizagens de extrema importância,permitindo a troca de saberes e deaprendizagens entre cidadãos ansiosos

por adquirem outros conhecimentos.

A convite da turma de Turismo Ambiental e Rural, queorganizou a Primeira Feira Medieval de Estremoz, es-tivemos presentes em maio no Largo D. Dinis e parti-cipamos na referida feira.

O evento originou "uma viagem no tempo", com osfigurantes a dar vida a personagens daquele período,no ambiente de um mercado da Idade Média.

Feira Medieval

Page 17: Loja Socialcerciestremoz.pt/wp-content/uploads/2015/02/JornalCerciestremoz-2.pdf · CERCIESTREMOZ Jornal 2014 ... recebem, para sessão de hidroterapia os clientes do Centro de Atividades

CERCIESTREMOZ Jornal 2014

Cultura e Lazer17

As já tradicionais marchas populares de SãoJoão, em Sousel, voltaram a sair à rua en-chendo o Largo da Nossa senhora da Orada.

Foram oito as Marchas que desfilaram, “Mo-vimento Gente Grande em Grande,CERCIESTREMOZ, Associação Cultural e

Fomos a Banhos

Marchas Populares em SouselDesportiva de Cano, Associação Estreia deTalentos de Cano, Grupo Musical Artístico eDesportivo de Casa Branca, Grupo de Canta-res de Sousel, Grupo de Ginástica Sénior eGrupo de Funcionários da Câmara Municipalde Sousel.

Na sequência das excelentes relações entrea CERCIESTREMOZ e algumas instituições lo-cais e regionais, surgiu o convite para visitaro Museu Militar de Elvas. A referida visitarealizou-se conjuntamente com a AcademiaSénior de Estremoz no dia 9 de janeiro e foiexcelentemente bem conduzida pelo 2.º Co-mandante do Museu Militar, tendo incididosobre o rico espólio do Museu Militar de Elvas,que leva os visitantes a uma viagem aosprimórdios do equipamento usado pelo exér-cito até aos nossos dias, a que se seguiu oassistir a uma aula de equitação no picadeirodo Complexo de Animação e FormaçãoEquestre de Elvas e, por último, uma visitaao Centro Interpretativo de Elvas.Nas palavras de agradecimento que dirigiu

Visita ao Museu Militar de Elvas

ao Comandante do Museu Militar de Elvas,Coronel Varandas, o Eng.º Jorge Canhoto,Presidente da Cerciestremoz, agradeceu adisponibilidade para os receberem e acom-panharem, tendo ainda agradecido aos Sar-gentos Fernando e Claro pela disponibilida-de que sempre tiveram com a instituição, ea forma como a Academia Sénior de Estremoztem colaborado para integração dos clientesdaquela instituição. Terminou dizendo queera para ele um duplo prazer estar ali, jáque é também um dos filhos da casa, masque acima de tudo o que mais felicidade lhetrazia era a abertura das instituições à cola-boração com a Cerciestremoz na integraçãode pessoas com necessidades diferentes, masacima de tudo com direitos iguais.

Entre 23 e 28 de junho estivemos em VilaNova de Milfontes, onde fomos a banhos epara além da ida à praia, passeámos, anda-mos de comboio, fomos até à discoteca eainda reencontrámos os nossos amigos daAppacdm de Santarém!Este anos as férias foram muito divertidas esó temos pena que tenha passado tão de-pressa!

O Lar Residência da CERCIESTREMOZ rece-beu algumas das alunas da Academia Séniorde Estremoz, que quiseram proporcionar aoJosé Chinita uma festa inolvidável pelo seu54.º aniversário. Quiseram e conseguiram!Além da confeção do bolo de aniversário edo convívio, proporcionaram ainda ao ani-versariante e restantes clientes do Lar mo-mentos de boa disposição.

O Obrigado da Cerciestremoz às alunas e àAcademia Sénior de Estremoz pelos momen-tos de convívio e participação em ativida-des que nos permitem cumprir a nossa mis-são.

Visita da AcademiaSénior de Estremozao Lar Residência

Page 18: Loja Socialcerciestremoz.pt/wp-content/uploads/2015/02/JornalCerciestremoz-2.pdf · CERCIESTREMOZ Jornal 2014 ... recebem, para sessão de hidroterapia os clientes do Centro de Atividades

CERCIESTREMOZ Jornal 2014

Atividades na Quinta

No mês de abril de 2014 teve início naCERCIESTREMOZ o curso de formaçãoprofissional de Operador Agrícola. Este cursotem como objetivo o desenvolvimento deatividades de produção agrícola (hortícolas,frutícolas e aromáticas) em consideração como tipo de solo, clima, respeito pelo ambiente,segurança, higiene e saúde no trabalho. É um curso com 2900 horas, das quais 1900são de formação teórica e tecnológica, 200de formação de base e 800 horas emcontexto real trabalho no final do curso,dando aos formandos a oportunidade dereinserção no mercado de trabalho.

Numa época em que a agricultura volta aganhar dimensões de subsistência, face àausteridade em que o país mergulhou, estecurso é uma mais-valia, não só para o acessoa um emprego numa área em expansão, como

Operadores Agrícolas

pelas características terapêuticas que têm nocombate à ansiedade e depressão, ganhandoforça, sobretudo no que toca à formaçãoprofissional.

18

O primeiro curso integrou seis formandos quedesenvolveram ao longo do tempo, cada umcom as suas capacidades, diferentesatividades para procederem à preparação doterreno para sementeira e instalação devárias culturas (feijão verde, pepino,pimento, tomate, abóboras, melão,melancia, espinafres, nabiças, alface,coentros, salsa, cenouras e agriões) que estãoa ser acompanhadas com grande entusiamo.

Têm vindo a fazer a conservação e limpezados equipamentos e das ferramentas agrícolas,assim como a limpeza no que respeita amanutenção do espaço hortícola e do espaçoexterior aos edifícios da instituição.

Têm feito registos das colheitas, comobjetivo de controlar os resultados e aprodutividade das culturas até agoraefetuadas.

Foi com grande empenho que foram criadastrês zonas de culturas hortícolas,nomeadamente a horta com rega tradicionalnas traseiras do CAO, a horta lateral ao CAOe a horta das laranjeiras com sistema de regagota-a-gota. As produções hortícolas fruto dotrabalho dos formandos são utilizadas emparceria, na confeção de alimentos porformandos do curso de Serviços Domésticos,sendo um fator de incremento à motivaçãoe empenho dos mesmos.

Page 19: Loja Socialcerciestremoz.pt/wp-content/uploads/2015/02/JornalCerciestremoz-2.pdf · CERCIESTREMOZ Jornal 2014 ... recebem, para sessão de hidroterapia os clientes do Centro de Atividades

CERCIESTREMOZ Jornal 2014

+

Atividades na Quinta19Carnaval na Quinta

O Carnaval na Quinta de Santo Antão é vividocom uma imensa alegria e os clientesaproveitam para se mascararem de formasimples e darem um pezinho de dança.

O Fábio e a Ritinha organizaram um workshoppara ensinar os colegas a fazer pulseiras deelásticos. A atividade foi um momento quetodos adoraram e que querem voltar a repe-tir.

Workshop “Pulseirasde Elásticos

A CERCIESTREMOZ, recebeu no mês de ju-lho, nas suas instalações o jornalista JoséLameiras, da Rádio Despertar Voz deEstremoz, para uma sessão de esclarecimen-to aos formandos dos cursos de Marroquinariae Auxiliar de Geriatria, no âmbito do progra-

Workshop de Rádioma “Viver na diferença”, transmitido todasas sextas feiras às 10h45 em 94.5 FM.Foi uma sessão em que os formandos pude-ram contactar com toda a magia da rádio,em particular, e dos órgãos de comunicaçãosocial mais em geral.

Conscientes da importância da aparência paraa integração no mercado de trabalho e tam-bém como forma de auto-estima, aCERCIESTREMOZ, no âmbito da resposta so-cial Centro de Qualificação e Emprego, or-ganizou várias sessões de lavagem, corte esecagem de cabelos, dirigidos aos nossos cli-entes que no final se sentiram muito mais

Sessão de Motivação

motivados.

Este trabalho foi executado por colaborado-ras da CERCIESTREMOZ de forma voluntáriae com todo o empenho e capacidade e pu-deram no final ver, nos olhos e nas palavrasdos clientes, o agradecimento de tal inicia-tiva.

Page 20: Loja Socialcerciestremoz.pt/wp-content/uploads/2015/02/JornalCerciestremoz-2.pdf · CERCIESTREMOZ Jornal 2014 ... recebem, para sessão de hidroterapia os clientes do Centro de Atividades

CERCIESTREMOZ Jornal 2014

Atividades na Quinta

“Na natureza, nada se perde, nada se cria,tudo se transforma”-(Lavoisier).

A revolução industrial trouxe-nos sem dúvidanovas tecnologias, que vieram permitir aohomem uma maior qualidade de vida, maspor outro lado, trouxe-nos também algumasdificuldades.

A expansão das indústrias e o aumentopopulacional nas cidades, levaram a um cres-cimento rápido e excessivo de lixo, que sedeve ao poder de aquisição e consumismodas populações.

Reduzir a poluição, reutilizar e reciclar o lixo,obtendo novos objetos pode ser um desafiointeressante.

No âmbito da formação de base, em tornoda temática sensibilização ambiental, juntou-se um cheirinho de criatividade e transfor-maram-se pequenos objetos. Objetos queganharam uma nova vida.

Objetos Reciclados

No dia mundial para a igualdade, a 3 de de-zembro a CERCIESTREMOZ, com o apoio daCâmara Municipal de Estremoz, apresentouo filme, “Pela Igualdade”. Um filme quecentra a igualdade na pessoa com deficiên-cia ou incapacidade, reconhecendo a indivi-dualidade de cada ser humano, relembrandoo princípio da não descriminação, o direito

da igualdade perante a lei, a não exclusão dapessoa com deficiência ou incapacidade noexercício pleno da cidadania.

O referido filme pode ser visualizado no youtube, depois de ter passado no ecrã gigantedo Rossio Marquês de Pombal.

Desde 1998, que as Nações Unidas promo-vem a 3 de Dezembro o Dia Internacional daPessoa com Deficiência.

A Cerciestremoz, não poderia deixar de as-sinalar esta data tão especial. Foi com umbrilho no olhar demonstrativo de muito amore carinho que na Cerciestremoz demos ini-cio a mais um programa comemorativo dodia internacional da pessoa com deficiência.Um programa, que integrou áreas da cultura,como o teatro, pintura, musica, dança, pas-sando pelo desporto, na promoção deste para

uma vida saudável, culminando num desfilede moda inclusiva.

Envolvemo-nos colaboradores e clientes numambiente descontraído e divertido, ondepudemos “mimar” os nossos clientes, com adinamização de diversos workshops: Karaoke,Desenho e pintura, maquilhagem/ pintura deunhas e dança- kizomba.

A cada momento esperamos contribuir paraa felicidade de todos os nossos clientes…porque a vida é feita essencialmente de bonsmomentos…

Dia Mundial da Deficiência

20

Dia Mundial Pela Igualdade

Page 21: Loja Socialcerciestremoz.pt/wp-content/uploads/2015/02/JornalCerciestremoz-2.pdf · CERCIESTREMOZ Jornal 2014 ... recebem, para sessão de hidroterapia os clientes do Centro de Atividades

CERCIESTREMOZ Jornal 2014

+

Atividades na Quinta21

O mês de dezembro foi dedicado a ativida-des relacionadas com o Natal. Logo no iniciodo mês os clientes de CAO enfeitaram a salade convívio e refeitório com motivos natalí-cios e a árvore, sob a qual colocaram o pre-sépio.

A segunda metade, além das atividades, foidedicada a festas e aos tradicionais jantaresde Natal, momento sempre importante deencontro de clientes, colaboradores e famí-lias. A 13 realizou-se a festa de Natal, com aentrega de prendas e muita animação, quefinalizou com o lanche depois de muita dan-ça.

Esta é uma época sempre muito apreciadapelos clientes e pela forma como ela é enca-rada e tratada na CERCIESTREMOZ leva a to-dos paz, alegria e amor.

A 18 e 19 realizaram-se os jantares do LarResidência e dos colaboradores e famílias, emesmo antes de irmos festejar a quadra jun-to da família, a formação profissional orga-nizou o seu já tradicional almoço.

Melhorias no Lar Residência

A manutenção das instalações e do confortodos utentes da CERCIESTREMOZ é uma preo-cupação constante. Com a chegada do calorfoi a altura de pintar e arranjar janelas no

Lar Residência, depois de algumas melhoriasinteriores como a aquisição de 3 sofás no-vos.

O Natal é Sempre Época de Festa na CERCIESTREMOZ

A Cerciestremoz participou, no dia 15 demaio, na mostra de ofertas educativas eformativas do Agrupamento de Escolas PúbliaHortênsia de Castro de Vila Viçosa.

Ali podemos mostrar a nossa oferta em ter-mos de formação profissional, dar a conhe-cer os novos cursos assim como mostrar quala função do Centro de Recursos que na pósformação encaminha para estágio ou paraoferta de mercado de trabalho os nossosformandos.

Mostra de OfertasEducativas eFormativas

Page 22: Loja Socialcerciestremoz.pt/wp-content/uploads/2015/02/JornalCerciestremoz-2.pdf · CERCIESTREMOZ Jornal 2014 ... recebem, para sessão de hidroterapia os clientes do Centro de Atividades

CERCIESTREMOZ Jornal 2014

ÚltimasIntervenção Precoce

A equipa de Intervenção Precoce deEstremoz, assim como as restantes equipas anível nacional passaram, no início deste ano,a realizar avaliações para atribuição doSubsídio Especial de Educação, a crianças atéaos 6 anos. Apenas as crianças que sejamelegíveis para o serviço e não tenham vagapoderão receber este subsídio, conformeespecifica a cláusula segunda do Protocolode Colaboração entre o Instituto da SegurançaSocial e a Direção Geral dos EstabelecimentosEscolares, estabelecido a 22 de Outubro de2013.

Foi apresentado o Relatório do 1.º Trimestrede 2014, da Subcomissão Regional do Alentejoque caracteriza a população apoiada pelasequipas de Intervenção Precoce de todo oAlentejo (Alto, Baixo e Litoral). Este relatóriotem por base toda a informação que asequipas enviam mensalmente para aSubcomissão. Actualmente a equipa deEstremoz apoia 63 crianças, compredominância na faixa etária dos 3-6 anos.

No que concerne à Política da Qualidade, oCRI realizou atempadamente a avaliação daSatisfação de todos os seus colaboradores ,onde se verificou uma satisfação média de75,61%, sendo assim superada a metaproposta de 70%.

No final deste ano letivo foram entregues osinquéritos de satisfação aos clientes do CRI,com uma média final de 73.52%.

Ainda dentro da Política da Qualidade, e deforma a melhorar continuamente osprocessos, foram feitas várias sugestões demelhoria à plataforma informática,nomeadamente ao que concerne às listasdinâmicas e fichas de inscrição dos clientes.Foi também sugerida a alteração dosinquéritos de satisfação dos clientes, pois deacordo com a equipa, e como já foi referido,são desadequados à resposta.

Dentro da Política da Participação e com oobjetivo de facilitar a participação de todasas partes interessadas no planeamento eavaliação dos serviços prestados foramrealizadas reuniões de equipa mensais,

conforme planeado, tendo sido atingida ameta proposta.

Foram também realizadas reuniões com ospais ou pessoas significativas dos clientes daresposta, reuniões com professores (reuniõesde avaliação especializada, reuniões dedepartamento de ensino especial, reuniõescom professores de 1º Ciclo).

Foi realizada a avaliação da satisfação dascolaboradoras do CRI, com uma satisfaçãomédia de 75.61%, o que é consideradoelevado e que supera a meta proposta de70%.

De acordo com o objetivo de melhorar aqualificação profissional de colaboradores,as técnicas do CRI realizaram no ano letivo2013/2014, 144 horas de formação.

Verifica-se o grau de conformidade daspráticas, aferido através dos PlanosIndividuais e das reuniões de equipa.

Centro de Recursos para a Inclusão