Lucia Maria Branco de Freitas Maia Coordenadora de Sanidade Agropecuária e Inocuidade dos...

23
V Encontro Nacional de Vigilância Sanitária em Alimentos Lucia Maria Branco de Freitas Maia Coordenadora de Sanidade Agropecuária e Inocuidade dos Alimentos. Globalização e a Segurança dos Alimentos

Transcript of Lucia Maria Branco de Freitas Maia Coordenadora de Sanidade Agropecuária e Inocuidade dos...

Page 1: Lucia Maria Branco de Freitas Maia Coordenadora de Sanidade Agropecuária e Inocuidade dos Alimentos. Globalização e a Segurança dos Alimentos.

V Encontro Nacional de Vigilância Sanitária em Alimentos

Lucia Maria Branco de Freitas MaiaCoordenadora de Sanidade Agropecuária e Inocuidade dos Alimentos.

Globalização e a Segurança dos Alimentos

Page 2: Lucia Maria Branco de Freitas Maia Coordenadora de Sanidade Agropecuária e Inocuidade dos Alimentos. Globalização e a Segurança dos Alimentos.

Declaração da Cumbre Mundial sobre a Alimentação. 1996

A inocuidade e a qualidade dos alimentos são imprescindíveis para a segurança

alimentar, a saúde pública e desenvolvimento econômico.

A melhora da inocuidade dos alimentos e’ condição necessária para aumentar a segurança alimentar

Page 3: Lucia Maria Branco de Freitas Maia Coordenadora de Sanidade Agropecuária e Inocuidade dos Alimentos. Globalização e a Segurança dos Alimentos.

Segurança alimentar

Engloba as relações entre o alimento e a saúde humana

Concretiza-se quando se expressa em melhoria da saúde e da qualidade de

vida do ser humano.

Page 4: Lucia Maria Branco de Freitas Maia Coordenadora de Sanidade Agropecuária e Inocuidade dos Alimentos. Globalização e a Segurança dos Alimentos.

Segurança alimentar

• Vai além da garantia de quantidade• diária de alimentos para todos,

• estende-se a garantia de acesso a • alimento seguro com qualidade • nutricional e higiênico - sanitária

Page 6: Lucia Maria Branco de Freitas Maia Coordenadora de Sanidade Agropecuária e Inocuidade dos Alimentos. Globalização e a Segurança dos Alimentos.

Globalização e a Segurança dos Alimentos

A facilidade de deslocar fisicamente um produto de um ponto do planeta a outro e de levar as informações eletronicamente, em tempo real, incrementou tanto o comércio global como o dos alimentos. No período de 1997 a 2006, o comércio mundial de produtos do agronegócio cresceu de US$388,6 bilhões para US$609,8 bilhões, o que significa um incremento de 56,9%1.

Page 7: Lucia Maria Branco de Freitas Maia Coordenadora de Sanidade Agropecuária e Inocuidade dos Alimentos. Globalização e a Segurança dos Alimentos.

                                                              

Page 8: Lucia Maria Branco de Freitas Maia Coordenadora de Sanidade Agropecuária e Inocuidade dos Alimentos. Globalização e a Segurança dos Alimentos.

Globalização e a Segurança dos Alimentos

Por outro lado, este processo de globalização refletiu-se também na abrangência e dimensão das crises

alimentares devido a problemas sanitários e doenças em animais, como o BSE (Bovine spongiform

encephalopathy) ocorrido nos anos 90 e, posteriormente, a disseminação

da gripe aviária.

Page 9: Lucia Maria Branco de Freitas Maia Coordenadora de Sanidade Agropecuária e Inocuidade dos Alimentos. Globalização e a Segurança dos Alimentos.

Com as inovações tecnológicas aplicadas no setor agrícola, as produtividades vegetal e animal aumentaram significativamente. Os impactos sobre a qualidade de produto agro alimentar, porém, passaram a ser questionados.

Globalização e a Segurança dos Alimentos

Page 10: Lucia Maria Branco de Freitas Maia Coordenadora de Sanidade Agropecuária e Inocuidade dos Alimentos. Globalização e a Segurança dos Alimentos.

A qualidade do alimento não mais se limita a uma boa visualização, mas diz respeito também a sua qualidade nutricional e a seus efeitos sobre a saúde. Alimentos sem resíduos de agrotóxicos, sem presença de antibióticos, sem estimuladores de crescimentos e com certificados são considerados diferenciados e com agregação de valor.

Globalização e a Segurança

dos Alimentos

Page 11: Lucia Maria Branco de Freitas Maia Coordenadora de Sanidade Agropecuária e Inocuidade dos Alimentos. Globalização e a Segurança dos Alimentos.

Nesse contexto, o comércio e a distribuição de alimentos estão passando por mudanças de exigências, com crescentes regulações qualitativas que podem construir barreiras não-tarifárias à entrada de produtos de um país para outro. Dessa forma, os produtores rurais estão, juntamente com o governo de seus países, procurando formas de valorizar seus produtos para adequá-los a esta nova configuração do perfil da demanda. Esses produtores buscam construir a institucionalidade desses mercados regulados pela qualidade. E os instrumentos presentes no mercado são a denominação de origem, as certificações e a indicação geográfica.

Globalização e a Segurança dos Alimentos

Page 12: Lucia Maria Branco de Freitas Maia Coordenadora de Sanidade Agropecuária e Inocuidade dos Alimentos. Globalização e a Segurança dos Alimentos.

E cada vez maior o numero de países que importam e exportam alimentos e a expansão e a diversidade deste comercio pode ser atribuída: inovação das técnicas de armazenamento, conservação e embalagem, fazendo com que os alimentos estejam adequados ao consumo

Processamento

Armazenamento

Distribuição

Agricultura

Pecuária

Pesca

Page 13: Lucia Maria Branco de Freitas Maia Coordenadora de Sanidade Agropecuária e Inocuidade dos Alimentos. Globalização e a Segurança dos Alimentos.

Emissões de veículos

Práticas da Agricultura

Esgoto

Efluentes Industrias

A liberalização do comercio impõe desafios: manutenção da segurança relativa a inocuidade e

qualidade dos alimentos comercializados;Crescente exigência por parte dos consumidores por

produtos seguros

Obriga aos Governos a implementarem um sistema rígido e eficiente de controle sanitário e fitossanitário de produtos alimentícios importados.

Aumenta a regulamentação buscando a segurança alimentar, Crescem as dificuldades de adaptação em função de conceitos distintos entre os países de risco a saúde.O que afeta também a economia dos países.

Page 14: Lucia Maria Branco de Freitas Maia Coordenadora de Sanidade Agropecuária e Inocuidade dos Alimentos. Globalização e a Segurança dos Alimentos.

• Alimentos contaminados possuem o condão de destruir a credibilidade

comercial dos países fornecedores, ocasionando perdas de receitas,

desempregos e litígios.

Globalização e a Segurança dos Alimentos

Page 15: Lucia Maria Branco de Freitas Maia Coordenadora de Sanidade Agropecuária e Inocuidade dos Alimentos. Globalização e a Segurança dos Alimentos.

• A principal forma de afastar tais custos sociais e econômicos decorre da aplicação das medidas sanitárias e fitossanitárias as quais podem se

materializar por meio de varias formas legais: lei, decreto, regulamento,

requerimento sobre procedimento, etc.

Globalização e a Segurança dos Alimentos

Page 16: Lucia Maria Branco de Freitas Maia Coordenadora de Sanidade Agropecuária e Inocuidade dos Alimentos. Globalização e a Segurança dos Alimentos.

Globalização e a Segurança dos Alimentos

• Estas formas legais podem regular as etapas pelas quais um alimento e’ produzido:

• Produção;• Processamento;• Armazenamento;• Embalagem

Page 17: Lucia Maria Branco de Freitas Maia Coordenadora de Sanidade Agropecuária e Inocuidade dos Alimentos. Globalização e a Segurança dos Alimentos.

Globalização e a Segurança dos Alimentos

• Ou traduzirem-se em testes, inspeções, forma de quarentena, métodos de analise de riscos, tolerância a níveis estabelecidos de pesticidas, limitação ao uso de aditivos, dentre outros.

• A resposta governamental, quanto ao não atendimento de suas normas sanitárias, compreende desde uma medida mais radical (banimento total ou parcial = proibição completa ou parcial.

Page 18: Lucia Maria Branco de Freitas Maia Coordenadora de Sanidade Agropecuária e Inocuidade dos Alimentos. Globalização e a Segurança dos Alimentos.

Acordo de Medidas Sanitárias e Fitossanitárias

(SPS) – OMC - 1995 • O acordo SPS estabelece as regras básicas que visam garantir a segurança alimentar e a sanidade dos animais e das plantas

• Medidas SPS:Disposição ou procedimento legal,

regulamentar, administrativo e técnico aplicado para proteger a vida e a saúde das

pessoas, animais e plantas, num país ou região, dos riscos resultantes do ingresso e

propagação de agentes patógenos e contaminantes.

Page 19: Lucia Maria Branco de Freitas Maia Coordenadora de Sanidade Agropecuária e Inocuidade dos Alimentos. Globalização e a Segurança dos Alimentos.

Princípio do Acordo

“ Os países têm o direito de aplicar medidas sanitárias e fitossanitárias, desde que estas não se constituam em meio de discriminação arbitrária entre países de mesmas condições ou numa restrição encoberta ao comércio internacional.”

Page 20: Lucia Maria Branco de Freitas Maia Coordenadora de Sanidade Agropecuária e Inocuidade dos Alimentos. Globalização e a Segurança dos Alimentos.

Organismos Internacionais

OMC

FAOCODEX

ALIMENTARIUS

O I E

Transparência Confiança

Page 21: Lucia Maria Branco de Freitas Maia Coordenadora de Sanidade Agropecuária e Inocuidade dos Alimentos. Globalização e a Segurança dos Alimentos.
Page 22: Lucia Maria Branco de Freitas Maia Coordenadora de Sanidade Agropecuária e Inocuidade dos Alimentos. Globalização e a Segurança dos Alimentos.

Muito obrigado (a)

Page 23: Lucia Maria Branco de Freitas Maia Coordenadora de Sanidade Agropecuária e Inocuidade dos Alimentos. Globalização e a Segurança dos Alimentos.

V Encontro Nacional de Vigilância Sanitária em Alimentos

Lucia Maria Branco de Freitas MaiaCoordenadora de Sanidade Agropecuária e Inocuidade dos Alimentos.

Globalização e a Segurança dos Alimentos