Luiz puntel

7
Professor(a) Regente: Professor(a) STE: Disciplina: Alunos: Ano: Turma: Campo Grande, GISLAINE MARTIN

Transcript of Luiz puntel

Page 1: Luiz puntel

Professor(a) Regente:

Professor(a) STE:

Disciplina:

Alunos:

Ano: Turma:

Campo Grande,

GISLAINE MARTIN

15 de setembro

Vera Regina

Língua Portuguesa

Daniele Rodrigues e Juliana

9° A

Page 2: Luiz puntel

LUIZ PUNTEL

Luiz Puntel nasceu em Minas Gerais. Ainda criança, mudou-se para São José do Rio Pardo, no estado de São Paulo. Na adolescência foi para Ribeirão Preto, ainda no mesmo estado.

Decidiu ser um padre, chegando até a entrar no seminário. Depois desistiu e começou a exercer várias profissões, entre elas a de professor de redação e português. Ele é diretor da Oficina Literária Puntel.Formado em letras,com especialização em frânces.

Atualmente, Puntel é um escritor muito conhecido, que escreve principalmente para jovens, e ainda reside em Ribeirão Preto.

Page 3: Luiz puntel
Page 4: Luiz puntel

O leitor já teve a oportunidade de outros encontros com o escritor Luiz Puntel, através dos livros "Deus me livre!" e do recente "Açúcar amargo". Como há sempre muita curiosidade em torno da vida de um escritor, selecionamos alguns trechos da biografia de Luiz Puntel, escrita de próprio punho, num estilo muito singular de falar sobre a vida. Sobre o nascimento ele declara: "Ora, como todo mundo, nasci berrando de fome. Isso aconteceu na cidade mineira de Guaxapé, aí pelos idos e vividos de antigamente, num dois de abril."

Da infância, passada em São José do Rio Pardo, lembra-se com saudade da rua Epitácio Pessoa, da ponte Pêncil e do Cristo Redentor. Da adolescência passada em Ribeirão Preto, onde mora ainda hoje, recorda-se com gosto dos "rachas de bola" com os amigos

Page 5: Luiz puntel
Page 6: Luiz puntel

Conhecido principalmente por seus livros juvenis da série Vaga-Lume, esteve hoje pela manhã em Caxias do Sul, conversando com alunos do Colégio Mutirão Objetivo.

Acostumado a conviver com a gurizada destaca que o contato escritor-leitor é importantíssimo para incentivar a leitura. Puntel fala dos livros Tráfico de Anjos, Meninos sem Pátria e O grito do Hip Hop. Todos tratam de temas sociais.

E a escola o recebeu com uma surpresa: uma das paredes da cantina foi grafitada especialmente para a ocasião, em referência ao tema do último livro. Descontraído, ele posou para o Pioneiro em frente ao grafite.

Page 7: Luiz puntel