MA_06_Natureza e tipos de organização1 DISCIPLINA: Macroanálise das Organizações FONTE: HALL,...

16
MA_06_Natureza e tipos de organização 1 MA_06_Natureza e MA_06_Natureza e tipos de organização tipos de organização DISCIPLINA DISCIPLINA : Macroanálise das : Macroanálise das Organizações Organizações FONTE FONTE : HALL, Richard H. : HALL, Richard H. Organizações. Estruturas, processos Organizações. Estruturas, processos e resultados. Prentice Hall. São e resultados. Prentice Hall. São Paulo, 2004 Paulo, 2004 www.boscotorres.com.b r Prof. Bosco Torres

Transcript of MA_06_Natureza e tipos de organização1 DISCIPLINA: Macroanálise das Organizações FONTE: HALL,...

Page 1: MA_06_Natureza e tipos de organização1 DISCIPLINA: Macroanálise das Organizações FONTE: HALL, Richard H. Organizações. Estruturas, processos e resultados.

MA_06_Natureza e tipos de organização 1

MA_06_Natureza e tipos de MA_06_Natureza e tipos de organizaçãoorganização

DISCIPLINADISCIPLINA: Macroanálise das Organizações: Macroanálise das Organizações

FONTEFONTE: HALL, Richard H. Organizações. : HALL, Richard H. Organizações. Estruturas, processos e resultados. Prentice Estruturas, processos e resultados. Prentice Hall. São Paulo, 2004Hall. São Paulo, 2004

www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres

Page 2: MA_06_Natureza e tipos de organização1 DISCIPLINA: Macroanálise das Organizações FONTE: HALL, Richard H. Organizações. Estruturas, processos e resultados.

Definições sobre ORGANIZAÇÕESDefinições sobre ORGANIZAÇÕES

MAX WEBER – “o grupo envolve uma relação MAX WEBER – “o grupo envolve uma relação social que é fechada ou limita a admissão social que é fechada ou limita a admissão de novos membros por meio de regras”.de novos membros por meio de regras”.

CHESTER BARNARD – “um sistema de CHESTER BARNARD – “um sistema de atividades ou forças coordenadas atividades ou forças coordenadas conscientemente, envolvendo duas ou mais conscientemente, envolvendo duas ou mais pessoas”.pessoas”.

www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres

MA_06_Natureza e tipos de organização 2

Page 3: MA_06_Natureza e tipos de organização1 DISCIPLINA: Macroanálise das Organizações FONTE: HALL, Richard H. Organizações. Estruturas, processos e resultados.

Definições sobre ORGANIZAÇÕESDefinições sobre ORGANIZAÇÕES

AMITAI ETZIONI – “Organizações são AMITAI ETZIONI – “Organizações são entidades sociais (ou agrupamentos entidades sociais (ou agrupamentos humanos) deliberadamente criadas e humanos) deliberadamente criadas e recriadas para atingir metas específicas”.recriadas para atingir metas específicas”.

RICHARD SCOTT – “organizações são RICHARD SCOTT – “organizações são definidas como coletividades que foram definidas como coletividades que foram estabelecidas para a concretização de estabelecidas para a concretização de objetivos relativamente específicos”. objetivos relativamente específicos”.

www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres

MA_06_Natureza e tipos de organização 3

Page 4: MA_06_Natureza e tipos de organização1 DISCIPLINA: Macroanálise das Organizações FONTE: HALL, Richard H. Organizações. Estruturas, processos e resultados.

Definições sobre ORGANIZAÇÕESDefinições sobre ORGANIZAÇÕES

RICHARD HALL – “Uma organização é uma RICHARD HALL – “Uma organização é uma coletividade com uma fronteira relativamente coletividade com uma fronteira relativamente identificável, uma ordem normativa (regras), níveis identificável, uma ordem normativa (regras), níveis de autoridade (hierarquia), sistemas de de autoridade (hierarquia), sistemas de comunicação e sistemas de coordenação dos comunicação e sistemas de coordenação dos membros (procedimentos); essa coletividade existe membros (procedimentos); essa coletividade existe em uma base relativamente contínua, está inserida em uma base relativamente contínua, está inserida em um ambiente e toma parte de atividades que em um ambiente e toma parte de atividades que normalmente se encontram relacionadas a um normalmente se encontram relacionadas a um conjunto de metas; as atividades acarretam conjunto de metas; as atividades acarretam consequências para os membros da organização, consequências para os membros da organização, para a própria organização e para a sociedade”. para a própria organização e para a sociedade”.

www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres

MA_06_Natureza e tipos de organização 4

Page 5: MA_06_Natureza e tipos de organização1 DISCIPLINA: Macroanálise das Organizações FONTE: HALL, Richard H. Organizações. Estruturas, processos e resultados.

Tipos de OrganizaçõesTipos de Organizações

CLASSIFICAÇÃO CLASSIFICAÇÃO TRADICIONALTRADICIONAL, ,

POPULAR OU BASEADA NO BOM POPULAR OU BASEADA NO BOM

SENSO (Warriner):SENSO (Warriner):

1 – organização orientada ao 1 – organização orientada ao lucrolucro

2 – organização 2 – organização semsem fim lucrativo fim lucrativo

www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres

MA_06_Natureza e tipos de organização 5

Page 6: MA_06_Natureza e tipos de organização1 DISCIPLINA: Macroanálise das Organizações FONTE: HALL, Richard H. Organizações. Estruturas, processos e resultados.

Tipos de OrganizaçõesTipos de Organizações

CLASSIFICAÇÃO SEGUNDO O CLASSIFICAÇÃO SEGUNDO O SETORSETOR DA DA

SOCIEDADE EM QUE ATUAM SOCIEDADE EM QUE ATUAM

(Warriner):(Warriner):

1 – 1 – educacionaleducacional

2 – 2 – agrícolaagrícola

3 – 3 – saúdesaúde

4 – 4 – medicinamedicina etc. etc.www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres

MA_06_Natureza e tipos de organização 6

Page 7: MA_06_Natureza e tipos de organização1 DISCIPLINA: Macroanálise das Organizações FONTE: HALL, Richard H. Organizações. Estruturas, processos e resultados.

Tipos de OrganizaçõesTipos de OrganizaçõesCLASSIFICAÇÃO BASEADA NO TIPO DE CLASSIFICAÇÃO BASEADA NO TIPO DE FUNÇÃOFUNÇÃO OU OU METAMETA

ESTABELECIDA PELA ORGANIZAÇÃO (Parsons):ESTABELECIDA PELA ORGANIZAÇÃO (Parsons):

1 – 1 – Organização de produçãoOrganização de produção, que fabrica os bens , que fabrica os bens consumidos pela sociedade.consumidos pela sociedade.

2 – 2 – Organização orientada para metas políticasOrganização orientada para metas políticas, procurando , procurando assegurar que a sociedade atinja as metas a que atribui assegurar que a sociedade atinja as metas a que atribui valor, gerando e distribuindo podervalor, gerando e distribuindo poder no âmbito da sociedade. no âmbito da sociedade.

3 – 3 – Organização integradoraOrganização integradora, cujos propósitos são resolver , cujos propósitos são resolver conflitos, direcionar as motivações para a concretização de conflitos, direcionar as motivações para a concretização de expectativas institucionalizadas e assegurar que as partes expectativas institucionalizadas e assegurar que as partes da sociedade operem juntas.da sociedade operem juntas.

4 – 4 – Organização de manutenção de padrõesOrganização de manutenção de padrões, a qual tenta , a qual tenta proporcionar a continuidade da sociedade por meio de proporcionar a continuidade da sociedade por meio de atividades educacionais, culturais e expressivas.atividades educacionais, culturais e expressivas.

www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres

MA_06_Natureza e tipos de organização 7

Page 8: MA_06_Natureza e tipos de organização1 DISCIPLINA: Macroanálise das Organizações FONTE: HALL, Richard H. Organizações. Estruturas, processos e resultados.

Tipos de OrganizaçõesTipos de Organizações

A classificação anterior é limitada, já A classificação anterior é limitada, já

que não enquadra as organizações que não enquadra as organizações

de serviços orientados aos seres de serviços orientados aos seres

humanos, tais como hospitais, humanos, tais como hospitais,

sindicatos, teatros etc.sindicatos, teatros etc.

www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres

MA_06_Natureza e tipos de organização 8

Page 9: MA_06_Natureza e tipos de organização1 DISCIPLINA: Macroanálise das Organizações FONTE: HALL, Richard H. Organizações. Estruturas, processos e resultados.

Tipos de OrganizaçõesTipos de Organizações

Etzioni usa a obediência como base de Etzioni usa a obediência como base de classificação das organizações.classificação das organizações.

OBEDIÊNCIA é o modo pelo qual os OBEDIÊNCIA é o modo pelo qual os participantes do escalão inferior de uma participantes do escalão inferior de uma organização respondem a seu sistema de organização respondem a seu sistema de autoridade. autoridade.

A OBEDIÊNCIA é expressa por meio da A OBEDIÊNCIA é expressa por meio da natureza do envolvimento dos participantes natureza do envolvimento dos participantes de nível mais baixo (lower participants) na de nível mais baixo (lower participants) na organização.organização.

www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres

MA_06_Natureza e tipos de organização 9

Page 10: MA_06_Natureza e tipos de organização1 DISCIPLINA: Macroanálise das Organizações FONTE: HALL, Richard H. Organizações. Estruturas, processos e resultados.

Classificação de EtzioniClassificação de Etzioni

De acordo com Etzioni, existem 3 tipos de De acordo com Etzioni, existem 3 tipos de AUTORIDADEAUTORIDADE: : coercitivacoercitiva, , remunerativaremunerativa e e normativanormativa..

Existem também 3 tipos de Existem também 3 tipos de OBEDIÊNCIAOBEDIÊNCIA: : alienatóriaalienatória, , instrumentalinstrumental

ou ou calculistacalculista e moral. e moral.

O resultado da combinação dos 3 tipos de O resultado da combinação dos 3 tipos de autoridadeautoridade com os 3 tipos de obediência é com os 3 tipos de obediência é um esquema classificatório com 9 tipos um esquema classificatório com 9 tipos possíveis de organização.possíveis de organização.

www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres

MA_06_Natureza e tipos de organização 10

Page 11: MA_06_Natureza e tipos de organização1 DISCIPLINA: Macroanálise das Organizações FONTE: HALL, Richard H. Organizações. Estruturas, processos e resultados.

Esquema classificatório de EtzioniEsquema classificatório de Etzioni

.

www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres

MA_06_Natureza e tipos de organização 11

OBEDI-OBEDI-ÊNCIAÊNCIA

AlienatóriaAlienatória CalculistaCalculista MoralMoral

AUTORI-AUTORI-DADEDADECoercitivaCoercitiva Coercitiva-Coercitiva-

alienatóriaalienatóriaCoercitiva-Coercitiva-calculistacalculista

Coercitiva-Coercitiva-moralmoral

RemunerativaRemunerativa RemuneratóriaRemuneratória-alienatória-alienatória

Remunerativa-Remunerativa-calculistacalculista

Remunerativa-Remunerativa-moralmoral

NormativaNormativa Normativa-Normativa-alienatóriaalienatória

Normativa-Normativa-calculistacalculista

Normativa-Normativa-moralmoral

Page 12: MA_06_Natureza e tipos de organização1 DISCIPLINA: Macroanálise das Organizações FONTE: HALL, Richard H. Organizações. Estruturas, processos e resultados.

Classificação de Blau e ScottClassificação de Blau e Scott

1 – 1 – Organizações de benefícios mútuosOrganizações de benefícios mútuos, nas , nas quais os PRÓPRIOS MEMBROS são os quais os PRÓPRIOS MEMBROS são os principais beneficiários;principais beneficiários;

2 – 2 – empresas privadasempresas privadas, cujos , cujos PROPRIETÁRIOS são os beneficiários;PROPRIETÁRIOS são os beneficiários;

3 – 3 – organizações prestadoras de serviçosorganizações prestadoras de serviços, , nas quais os CLIENTES são os nas quais os CLIENTES são os beneficiários;beneficiários;

4 – 4 – organizações comunitáriasorganizações comunitárias, nas quais o , nas quais o PÚBLICO em geral se beneficia.PÚBLICO em geral se beneficia.

www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres

MA_06_Natureza e tipos de organização 12

Page 13: MA_06_Natureza e tipos de organização1 DISCIPLINA: Macroanálise das Organizações FONTE: HALL, Richard H. Organizações. Estruturas, processos e resultados.

Classificação de Blau e ScottClassificação de Blau e Scott

1 – 1 – Estutura simplesEstutura simples – supervisão direta, – supervisão direta, organizações pequenas, funcionam em organizações pequenas, funcionam em ambientes dinâmicos e não têm tecnologias ambientes dinâmicos e não têm tecnologias sofisticadas.sofisticadas.

2 – 2 – Organização-máquinaOrganização-máquina – exemplificada por – exemplificada por uma indústria, uma empresa aérea ou uma uma indústria, uma empresa aérea ou uma prisão. Essas entidades partilham as prisão. Essas entidades partilham as características do trabalho padronizado, características do trabalho padronizado, tamanho grande, ambientes estáveis e tamanho grande, ambientes estáveis e controle por alguma instituição externa.controle por alguma instituição externa.

www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres

MA_06_Natureza e tipos de organização 13

Page 14: MA_06_Natureza e tipos de organização1 DISCIPLINA: Macroanálise das Organizações FONTE: HALL, Richard H. Organizações. Estruturas, processos e resultados.

Classificação de Blau e ScottClassificação de Blau e Scott3 – 3 – Burocracia profissionalBurocracia profissional – como uma – como uma

universidade, um escritório de advocacia, uma universidade, um escritório de advocacia, uma agência de benefícios sociais, um centro médico agência de benefícios sociais, um centro médico etc. etc.

O trabalho é padronizado por meio de treinamento O trabalho é padronizado por meio de treinamento profissional ou orientado às tarefas, o ambiente é profissional ou orientado às tarefas, o ambiente é estável, mas não tem controles externos à estável, mas não tem controles externos à organização. organização.

O fator básico é representado por aptidões e O fator básico é representado por aptidões e conhecimentos dos trabalhadores, que são conhecimentos dos trabalhadores, que são profissionais ou pessoas altamente qualificadas, profissionais ou pessoas altamente qualificadas, que conhecem o ofício.que conhecem o ofício.

www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres

MA_06_Natureza e tipos de organização 14

Page 15: MA_06_Natureza e tipos de organização1 DISCIPLINA: Macroanálise das Organizações FONTE: HALL, Richard H. Organizações. Estruturas, processos e resultados.

Classificação de Blau e ScottClassificação de Blau e Scott

4 – 4 – Organização diversificadaOrganização diversificada – do tipo de – do tipo de uma grande corporação, uma uma grande corporação, uma universidade com diversos campi etc. universidade com diversos campi etc.

Cada divisão possui sua própria Cada divisão possui sua própria estrutura, a qual pode assumir uma das estrutura, a qual pode assumir uma das outras formas já indicadas nessa outras formas já indicadas nessa tipologia.tipologia.

www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres

MA_06_Natureza e tipos de organização 15

Page 16: MA_06_Natureza e tipos de organização1 DISCIPLINA: Macroanálise das Organizações FONTE: HALL, Richard H. Organizações. Estruturas, processos e resultados.

Classificação de Blau e ScottClassificação de Blau e Scott

5 – 5 – AdhocraciaAdhocracia – forma complexa, sendo – forma complexa, sendo exemplificada por muitas empresas de exemplificada por muitas empresas de software, novas organizações artísticas e software, novas organizações artísticas e laboratórios de pesquisa e laboratórios de pesquisa e desenvolvimento nas fronteiras da ciência. desenvolvimento nas fronteiras da ciência.

Seu ambiente é dinâmico e desconhecido, e Seu ambiente é dinâmico e desconhecido, e sua estrutura pode mudar rapidamente, à sua estrutura pode mudar rapidamente, à medida que os eventos exigem ajuste.medida que os eventos exigem ajuste.

www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres

MA_06_Natureza e tipos de organização 16