Madeira: um corumbaense herói da 2.ª Guerra, que foi morto ... · da 2.ª Guerra, que foi morto...

20
C M A P Confira este caso real nas páginas 10 e 11. Madeira: um corumbaense herói Madeira: um corumbaense herói Madeira: um corumbaense herói Madeira: um corumbaense herói Madeira: um corumbaense herói da 2.ª Guerra, que foi morto em da 2.ª Guerra, que foi morto em da 2.ª Guerra, que foi morto em da 2.ª Guerra, que foi morto em da 2.ª Guerra, que foi morto em Corumbá por vingança! Corumbá por vingança! Corumbá por vingança! Corumbá por vingança! Corumbá por vingança! A morte do Madeira provocou grande comoção em Corumbá. Ele morreu com um tiro certeiro na nuca! O corumbaense herói da Segunda Guerra Mundial foi morto à queima roupa por um jovem de 18 anos. “Se você desfilar eu te mato, você não foi para a guerra”. “Sharap” (shut ap) dizia ele aos prisioneiros alemães. Neste local, nesta calçada, na Rua Frei Mariano próximo ao portão (central) de entrada do Jardim da Independência, o herói de guerra Madeira foi assassinado.

Transcript of Madeira: um corumbaense herói da 2.ª Guerra, que foi morto ... · da 2.ª Guerra, que foi morto...

Page 1: Madeira: um corumbaense herói da 2.ª Guerra, que foi morto ... · da 2.ª Guerra, que foi morto em Corumbá por vingança! A morte do Madeira provocou grande comoção em Corumbá.

C M A P

Confira este caso real nas páginas 10 e 11.

Madeira: um corumbaense heróiMadeira: um corumbaense heróiMadeira: um corumbaense heróiMadeira: um corumbaense heróiMadeira: um corumbaense herói

da 2.ª Guerra, que foi morto emda 2.ª Guerra, que foi morto emda 2.ª Guerra, que foi morto emda 2.ª Guerra, que foi morto emda 2.ª Guerra, que foi morto em

Corumbá por vingança!Corumbá por vingança!Corumbá por vingança!Corumbá por vingança!Corumbá por vingança! A morte do Madeira provocou grande comoção emCorumbá. Ele morreu com um tiro certeiro na nuca! Ocorumbaense herói da Segunda Guerra Mundial foimorto à queima roupa por um jovem de 18 anos. “Sevocê desfilar eu te mato, você não foi para a guerra”.“Sharap” (shut ap) dizia ele aos prisioneiros alemães.

Neste local, nesta calçada, na Rua Frei Mariano próximo

ao portão (central) de entrada do Jardim da

Independência, o herói de guerra Madeira foi assassinado.

Page 2: Madeira: um corumbaense herói da 2.ª Guerra, que foi morto ... · da 2.ª Guerra, que foi morto em Corumbá por vingança! A morte do Madeira provocou grande comoção em Corumbá.

* Rosildo Barcellos

EXPEDIENTE

*** A Redação não se responsabiliza por artigos assinados ou de origem definida.

Fundado em 03 /09/1960Vicente Bezerra Neto

Patrono do JornalCorreio de Corumbá

Razão Social: Farid Yunes Solominy CNPJ 50 724 863/0001 - 80Redação e Parque Gráfico: Rua 7 de Setembro, 249-1 Centro - Corumbá-MSTel: (67)3232-1835 - CEP 79330-030 e-mail: [email protected]

Diretor Responsável: Farid Yunes Solominy DRT-105/MSRepórter Fotográfico / Diagramação: Alle Yunes DRT-84MS

Colaboradores: Rosildo Barcellos, Eneo da Nobrega, Dílson Fonseca,Roberto Maciel e Alfredo de Sartory.

Fotografia/colaboração: Marcos Boaventura

Chefe do Parque Gráfico: Cleberson Calonga (Juninho)

Corumbá/MS, 04 a 10/06/2017 Pág.Pág.Pág.Pág.Pág.0202020202CORREIODECORUMBA.COM.BR

Porto Canuto: Ponto finalou início de uma história!

A vida não é uma mera sucessão defatos e acontecimentos. Rememorei a“Retirada da Laguna” e comparei comos nossos problemas atuais. A colunabrasileira, percorreu em dois anos, 2.112km a pé Atravessando o Pantanal,chegando a nossa histórica Miranda,saqueada e incendiada. Em Miranda,ainda, no primeiro do ano de 1867, oCoronel Carlos de Morais Camisão,assumiu o comando das tropas quemarchou até Nioaque, e de Nioaque atéa fazenda chamada Jardim, às margensdo rio Miranda. A fazenda era propriedade deFrancisco José Lopes, uma daspersonagens mais interessantes destecontexto, posto que, ele era um criadorde gado que na ocasião cuidava de terrasem nome do Imperador D. Pedro II, eque nutria grande aversão pelosparaguaios que tinha ceifado a vida doirmão e sequestrado o filho assim como acunhada, sua futura esposa. Lopespropôs guiar a tropa brasileira por aquelesertão, por ser conhecedor e ofereceuainda fornecer alimentação aos soldados.A tropa chegou a Bela Vista, às margensdo Apa, que então era território paraguaioe foi até a fazenda Laguna do ditadorparaguaio Solano López. Entretanto, levados pelo desgasteextremo, cercados pelos paraguaios, semvíveres, combalidos e com poucamunição, decidiram recuar. Osparaguaios usavam sua cavalaria contraos brasileiros que seguiam a pé. Sim,era uma guerra. Camisão morreu decólera no fim da retirada, já às margensdo Miranda, assim como Lopes e seufilho, onde hoje é a cidade de Jardim.

O marco simbólico do fim da retirada,antes de seguir para Cuiabá, episódioda Guerra da Tríplice Aliança, é umarocha de arenito, na fazendaTabapuan, aonde fixou-se uma placareproduzindo o último parágrafo doboletim militar (ordem do dia) referente a12 de junho, um dia após a chegada noPorto Canuto, escrito pelo TenenteEscragnolle (Alfredo Maria Adrianod’Escragnolle Taunay): “A retirada,soldados, que acabais de efetuar, fez-seem boa ordem, ainda que no meio dascircunstâncias as mais difíceis. Semcavalaria contra o inimigo audaz que apossuía formidável, em campos onde oincêndio da macega, continuamenteaceso, ameaçava devorar-vos e vosdisputava o ar respirável, extenuadopela fome, dizimados pela cólera que vosroubou em dois dias o vossocomandante, o seu substituto e ambos osvossos guias, todos estes males, todosestes desastres vós os suportastes numainversão de estações sem exemplo,debaixo de chuvas torrenciais, no meiode tormentas de imensas inundações, emtal desorganização da natureza queparecia contra vós conspirar. Soldados!honra à vossa constância, queconservou ao Império os nossos canhõese as nossas bandeiras!”. É momento derecolorir a nossa história incentivandoprojetos como o “Revivendo a nossaHistória “do escritor José Pedro Frazão(membro da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras) que cito como umexcelente exemplo, porque cultura é arte,cultura é vida e é inclusive fonte derecursos e de novas forças de trabalho,se bem encaminhado. *Articulista

Page 3: Madeira: um corumbaense herói da 2.ª Guerra, que foi morto ... · da 2.ª Guerra, que foi morto em Corumbá por vingança! A morte do Madeira provocou grande comoção em Corumbá.

Corumbá/MS, 04 a 10/06/2017 Pág.Pág.Pág.Pág.Pág.0303030303CORREIODECORUMBA.COM.BR

Renal MED: a Clínica que Salva Vidas!Renal MED: a Clínica que Salva Vidas!Renal MED: a Clínica que Salva Vidas!Renal MED: a Clínica que Salva Vidas!Renal MED: a Clínica que Salva Vidas!Durante 21 anos moradores da fronteira dos dois lados

buscavam condução para levá-los até Campo Grande, onde faziama Hemodiálise. Eram os renais crônicos.

Um médico corumbaense, especialista da Nefrologia, resolveuencarar o elevado investimento na aquisição dos equipamentos,encorajado pelo sentimento de ver os necessitados sacrificados pelasseguidas viagens, gastos com hospedagens na Capital e outrasdespesas. Estou me referindo ao Dr. Luis Ricardo Saab, ummédico dedicado e muito competente.

O Dr. Luis Ricardo e o Dr. Rodrigo, ambos nefrologistas,contam com 25 funcionários(as), inclusive dedicadas enfermeirasem cada um dos turnos de atendimento a dezenas de pacientes,valendo destacar a que ocupa a função de chefia: ROSA GIANE,muito atenciosa para com todos que fazem tratamento renal no setorque foi instalado no prédio da Santa Casa de Corumbá, já algunsanos pelo Dr. Luis Ricardo. Em prédio particular, os custos paraadaptação seriam elevadíssimos, sendo assim a direção daAssociação Beneficente de Corumbá(ABC) cedeu parte do hospitalpara o funcionamento da Renal MED, que começou dandoatendimento apenas para 4 pacientes e no decorrer dos anos, onúmero foi crescendo e atualmente já são quase 90 pacientes, sendoque mais nove estão aguardando vagas.

Vale citar que normalmente os turnos da manhã e da tardeduram uma média de quatro horas de “Diálise”.

Com o número cada vez maior de renais crônicos, viu-se anecessidade de se abrir um terceiro turno.

Programado pelo Ministério da Saúde para atender umdeterminado número de pacientes, a Clínica se vê em dificuldadespara dar assistência a mais doentes de toda nossa região, valendodizer que os custos já estão defasados há mais de três anos, tendo oGoverno congelado por quatro anos o aumento dos repasses,causando déficit na sua contabilidade, concedendo só 8% esse ano.

Contactando com altos funcionários do Ministério da Saúde,sabendo das dificuldades por que passa a Clínica Renal MED, quefaz os tratamentos de Hemodiálise em Corumbá, afirmaram quegeralmente quando a necessidade do terceiro turno, as clínicas têmprocurado as prefeituras para viabilizar essa necessidade atual deCorumbá e região.

Segundo informações, a prefeitura local já tem conhecimentodo problema e estaria realizando estudos para encontrar umasolução. O próprio prefeito Ruiter Cunha já estaria tentando contatocom o ministro da Saúde visando recursos para viabilizar mais umturno de atendimento.

Denúncia: Os menores e as drogas!Denúncia: Os menores e as drogas!Denúncia: Os menores e as drogas!Denúncia: Os menores e as drogas!Denúncia: Os menores e as drogas!CrCrCrCrCracolândia Mirim em Coracolândia Mirim em Coracolândia Mirim em Coracolândia Mirim em Coracolândia Mirim em Corumbá?umbá?umbá?umbá?umbá?

Esta semana recebemos várias denúncias de moradores dobairro Popular Nova, onde na praça principal, em pleno horáriode aulas, menores de onze, doze e treze anos estavam usandodrogas sem pudor, consumindo ostensivamente na frente de todos,sem medo de ninguém, com alguns garotos até portando armas.

O que se vê é algo que está crescendo assustadoramenteem vários pontos da cidade e o combate a essa situação é deresponsabilidade de todos, em especial da polícia, em que peseos menores serem protegidos por leis que várias vezes sãoinvocadas por eles mesmos, os menores.

Muitos alegam ser responsabilidade das próprias famíliasdos menores viciados, lembrando que inúmeras delas estãodesagregadas, com as crianças sendo criadas sem pai ou mãe emuitas vezes só por uma avó ou tia e até por falta de conhecimentopara educá-los, acabam jogando-os ao “Deus dará”. Uma dasatitudes desses casais é monitorar o controle familiar, evitandonova gravidez sem terem condições de educá-los, largando-osno mundo das drogas.

Outra ação seria os pais ou responsáveis pelas criançasviciadas procurarem apoio e orientação junto ao Conselho Tutelar,a Promotoria da Infância e Juventude, além do Juizado da infânciae Juventude.

Quando este colunista trabalhava nas emissoras de rádiode nossa cidade, um delegado de Polícia Civil confidenciou-meque um estudo indicava que em Corumbá existiam 500 Bocasde Fumo ou de Drogas. E passados 12 anos, o que se vê é oaumento das facilidades dos usuários encontrarem pasta base,crack, maconha e outros tipos de entorpecentes, em plena áreaurbana. Vide praça da Independência após às 21 horas.

Enfim, podemos afirmar que faltam lares consolidados paraoferecer estudos e religião aos seus filhos, netos e sobrinhos.

Infelizmente, assim caminha a humanidade...

A Band e o Bando...A Band e o Bando...A Band e o Bando...A Band e o Bando...A Band e o Bando...O que se vê hoje na mídia seria a inversão de valores.Durante toda a operação Lava Jato, a imprensa só ajudava

os delatores, elogiando o patriotismo deles(delatores) após a delaçãoda JBS, o que se percebe é a degradação deles, os delatores deMichel Temer. Somente eles são crucificados. Seria paradesmoralizar a fonte? Por que não fizeram com os delatoresanteriormente?

O que se mais vê na Band é propaganda do Governo Federale seu jornalismo tentando sempre desmoralizar a fonte da denúnciacontra o presidente Temer.

Da até para ver as respostas da BAND, talvez mandadaspela própria direção da rede de emissoras, para desmoralizar aempresa JBS(fonte).

Essa é a atitude de uma mídia direcionada que se diz ser umexemplo de ética e respeito...

Page 4: Madeira: um corumbaense herói da 2.ª Guerra, que foi morto ... · da 2.ª Guerra, que foi morto em Corumbá por vingança! A morte do Madeira provocou grande comoção em Corumbá.

IDEIAS,

SUGESTÕES

E RECLAMAÇÕESPor Eneo da Nóbrega

(Membro Efetivo da União Brasileira de Escritores)

Corumbá/MS, 04 a 10/06/2017 Pág.Pág.Pág.Pág.Pág.0404040404CORREIODECORUMBA.COM.BR

VÍCIOS É PARA QUEM PODE... Os famigerados vícios de tomar cerveja todos os dias, fumar carteiras emais carteiras de cigarros, também todos os dias, é para quem pode.Umapessoa conscientizada, esclarecida e politizada jamais terá estes famigeradosvícios que acabam com a saúde. Tem gente que tem curso superior mas nãoé conscientizada.Fumo e o excesso de bebida causa mal a saúde.Fuma iguala um desgraçado, incomoda quem está por perto, deixa a casa fedendo afamigerada, fumaça, enfim, os idiotas que fumam os cigarros que vem dafronteira deveriam pagar uma taxa na Secretaria do Meio Ambiente por poluiro meio ambiente. Também os fumantes dos diabos poderão ser chamados deassassinos da natureza! Tem gente tão mal educada que frequenta bares enão desconfia o imbecil que tem pessoas que não gostam do desgraçado docigarro. A fumaça incomoda até os espíritos...! Para deixar de beber ligue:0800-580-4567 - Arelo Farmas. Se algum canalha fumante ou alcoólatra quiserresponder esta matéria tem direito desde que assuma que éinconcientizado,que o fumo domina até o seu espírito o que dirá o corpo...Ejustifique porque é alcoólatra inveterado! Se o mentecapto quiser manter ocigarro todo dia, que vá fumar na beira do rio para não incomodar outraspessoas.Finalizando digo: quem é Inveterado no cigarro não incomodar nãoé esclarecido, são indivíduos, segundo Carl Rogere, na sua obra TORNA-SE PESCA. Quem tem espírito forte não se deixa dominar pelos malditosvícios.Para colaborar com estes dominados pelo vício é só telefonar para:0800-440-0000.Use a razão e mande buscar este remédio e deixe de ser UMDOS ASSASSINOS DA NATUREZA!!!

POSTO POLICIAL NO CONJUNTO“PADRE ERNESTO SASSIDA”

Tem gente que visita o conjunto Residencial “Padre Esnesto Sassida”está reclamando da falta de segurança, principalmente quando elas descemdo ônibus, são abordadas por elementos nocivos à sociedade,Com ainstalação do posto policial aquele conjunto será o grande beneficiado.Com a palavra a segurança pública municipal e o comando do 6º Batalhão dapolicia militar. Enquanto isso, os moradores devem se movimentar exigindoda diretoria de associação dos moradores para que entrem em contato comas autoridades do direito.Quem fica com isso deixa a banda passar em branco! Associação dos moradores é para defender os habitantes do local.

COM GENTE NA EDUCAÇÃO O Ministro da Educação Mendonça Bezerra Filho é um dos mais fracosnestes últimos dez anos. Em Corumbá professor Helinho e a professoraRoseana Limoeiro foram os melhores secretários municipal de Educação. Aprofessora Lígia também fez um bom trabalho juntamente com Julieta Obs:quem recebe benefício da previdência não pode cantar de galo...!!!

SUGESTÃO ENCAMINHADA AO SENADO FEDERAL Quando da reforma do ensino médio pelo congresso nacional, encaminheisugestão no sentido de sob forma de palestras,desde o 1º ano, sobre osseguintes assuntos:discutir os principais artigos da ConstituiçãoFederal,Estadual, ECA,Código Penal,Código de Trânsito Brasileiro, CódigoCivil, Lei de execução penal, Estatuto do idoso, código do consumidor,referimento interno da unidade escolar junto com o projeto pedagógico ,leido abuso do poder de 1965,lei eleitoral,lei Maria da Penha, DeclaraçãoUniversal dos direitos humanos, pacto de São José da Costa Rica, regimentointerno da câmara municipal onde o cidadão reside, atribuição dos vereadores,deputados estaduais, federais, senadores da república, governadores,presidente da república, ministro, atribuições do Supremo Tribunal Federal,do Superior Tribunal da Justiça,dos juízes que atuam nos estados,dosdelegados da polícia,enfim, o futuro cidadão brasileiro precisa ser crítico enão vassalos como a parlamentares que estão lá em Brasília...!!!

Page 5: Madeira: um corumbaense herói da 2.ª Guerra, que foi morto ... · da 2.ª Guerra, que foi morto em Corumbá por vingança! A morte do Madeira provocou grande comoção em Corumbá.

Corumbá/MS, 04 a 10/06/2017 Pág.Pág.Pág.Pág.Pág.0505050505CORREIODECORUMBA.COM.BR

Nos Trilhos da Vida

Por Dilson Fonseca (DRT-1583/MS)

Vamos falar sobre a Ferrovia, escrever sobre fatoshistóricos e curiosidades. Sou o Professor Dílson Antonio

Morais da Fonseca, Pós Graduado em GestãoEducacional, Formado em Geografia e professor há mais

de 18 anos, além disso, neto e filho de ferroviário.

Ferrovia na Bolívia

Administra uma rede de 1.244 Km de via férrea, al Este até a fronteiracom Brasil, até a fronteira com a Argentina e o Norte até a cidade deMontero. A área de influência da estrada ferroviária é de 30% dapopulação Boliviana, 43% do Produto Interno Bruto, 37% da produçãoagroindustrial e 40% da empresa comercial. A carga transportada pela Ferrovia Oriental representa um totaldas exportações bolivianas. Ferrovia Oriental S.A. conta com um parqueremocado que inclui 28 locomotoras e uma capacidade de transportede mais de 1.000 unidades, entre bodegas multiuso, toldas grane leras,vagões tanque, contendores refrigerados, toldas balastras, jaulasganadeiras e vagões plataforma. Os serviços de carga oferecem aos seus clientes, soluções segurase integrais de transporte e logística, com valores agregados que incluem

seguro de carga, cumprimento em tempos de entrega, formalidade emcontratos e solvência empresarial, sendo os principais produtostransportados Soja e derivados, Hidrocarbono, Material de construção,Minerais de exportação, Bananas de navios e carga diversa deimportação. Ferroviária Oriental S.A. transporta mais de 500.000 passageirosao ano nos serviços do Trem Regional, Expresso Oriental e Sua líneade ferrobús. De esta forma, a empresa promove o turismo receptivogerando economias locais as populações da Gran Chiquitânia, o PantanalBoliviano e o Chaco. Ferroviária Oriental S.A. define como uma desuas principais condutas públicas, o ser bem cuidadoso e bons Velinos,constituindo uma dose em um fator para a geração de desenvolvimentoe bem-estar nas comunidades por onde desenvolve operações, emharmonia e meio ambiente.

Page 6: Madeira: um corumbaense herói da 2.ª Guerra, que foi morto ... · da 2.ª Guerra, que foi morto em Corumbá por vingança! A morte do Madeira provocou grande comoção em Corumbá.

Corumbá/MS, 04 a 10/06/2017 Pág.Pág.Pág.Pág.Pág.0606060606CORREIODECORUMBA.COM.BR

É com profundo pesar que noticiamos o passamento de Antonio SampaioBrasil, aos 77 anos, ocorrido em Corumbá-Mato Grosso do Sul, no dia 19de maio de 2017, devido à enfermidade. Brasil como era conhecido, foi funcionário do IBGE-Instituto Brasileirode Geografia e Estatísticas, agência de Corumbá, desde o dia 04 de marçode 1974 até 03 de agosto de 2009, quando se aposentou com 35 anos deserviços prestados, inclusive tendo exercido o cargo de chefia da agêncialocal. O pranteado nasceu no dia 12 de outubro de 1939 e era irmão doinesquecível professor Djalma Sampaio Brasil, que deixou um legado deextensa folha de trabalhos executados no setor educacional de nossa região,se destacando como educador do tradicional Colégio Maria Leite, tendosido sempre um cidadão muito benquisto por todos, sendo homenageadocom seu nome num estabelecimento de ensino na chamada parte alta dacidade. Depois de aposentado, Brasil era sempre visto nos bares e lanchonetesda cidade, pois gostava de beber uma cervejinha junto com os amigos,inclusive sendo freguês do Bar do Pereira situado na Rua 7 de Setembro,quase esquina com a Rua 13 de Junho, no centro da Cidade Branca. A família enlutada nossas condolências e, a alma de Antonio SampaioBrasil, muita luz e paz na Pátria Espiritual. Da Redação

VENDE-SE Um terreno na Alameda Leonardo Gomes da Silva,lote 18 no Bairro Guanabara. Com 145,20 m2 com 7,26 metros de frente e 20,00de fundo. Telefone para contato: 99844-8823.

ATACADO COSTA

Rua Porto Carreiro, 798.

Distribuidor da Água MineralPiracema e Santa Inês

Disk - Água 3231 - 5656Disk - Água 3231 - 5656Disk - Água 3231 - 5656Disk - Água 3231 - 5656Disk - Água 3231 - 5656

FALECIMENTO

REGISTRO

Page 7: Madeira: um corumbaense herói da 2.ª Guerra, que foi morto ... · da 2.ª Guerra, que foi morto em Corumbá por vingança! A morte do Madeira provocou grande comoção em Corumbá.

Corumbá/MS, 04 a 10/06/2017 Pág.Pág.Pág.Pág.Pág.0707070707CORREIODECORUMBA.COM.BR

ALUGUEL/VENDA/ADMINISTRAÇÃO/AVALIAÇÃO JUDICIALRua Dom Aquino, 775 - Centro

CORRETORES AUTÔNOMOS, FAÇA PARTE DE NOSSA EQUIPE!

ALUGA

VENDA

Terreno 465 m²Próximo ao Cimento Itaú, medindo15 m 31 m, plano. totalizando 465m², R$ 80 mil.

Terreno 495 m²Terreno de esquina, Bairro DomBosco, medindo 30 m x 16,5 m,plano, R$ 90 mil.

Terreno 725 m²Terreno bem localizado, BairroAeroporto, próximo a grandescentros comerciais, murado, medindo29,9 m x 24,3 m. R$ 150 mil.

Casa 60% construída Casa em construção bem localizada, comterreno medindo 12,10 m x 24,20 m, aterrada,muro chapiscado e já com portão novíssimo!Rua asfaltada. Oportunidade! R$ 100 mil.

Terreno 718 m²Terreno em ótima localização,med indo 9 ,90 m x 72 ,60 m,totalizando 718 m², plano. Ótimaoportunidade! R$ 60 mil.

COMERCIAL CENTROExcelente casa no centro, plana, 2quartos, área de luz, banheiro, cozinha.Ponto excelente! R$ 1.000,00/MÊS.

CASA CENTROExcelente sobrado, recém reformado, área de lazercom churrasqueira, jardinagem e banheiro, vagade garagem, 3 quartos, sendo, banheiro, lavado,sala de teve, estar e jantar, cozinha. Excelente local!R$ 2.200,00/MÊS.

COMERCIAL CENTROSalão, localizado próximo a tradicional clube da cidade,com exuberante vista para o Rio. Amplo espaçointerno, com pé direito alto e bem arejado. Excelentepara fábricas e depósitos. R$ 1.000,00/ MÊS.

CASA CENTROExcelente casa térrea, com amplas salas, 3 quartos,sendo 1 suíte, lavabo, cozinha, área externa comchurrasqueira, quarto e banheiro. Casa bemarejada, ótima oportunidade! R$ 2.500,00/MÊS.

APARTAMENTO CENTROApartamento em excelente localização,na Ladeira José Bonifácio, com 2 quartos,2 banheiros, área de luz, cozinhaamericana, sala, lavanderia e despensa.Recém reformado! R$ 750,00/MÊS.

Vamos colaborar com osidosos do Asilo São José

Você sabia que nossas polpas de frutas são livres deconservantes e aromatizantes? Isso mesmo, por isso prefirasempre o que há de mais saudável quando o assunto é sucos. PPPPPolpaNorolpaNorolpaNorolpaNorolpaNorte 3231-8820 - Rte 3231-8820 - Rte 3231-8820 - Rte 3231-8820 - Rte 3231-8820 - Rua Dom ua Dom ua Dom ua Dom ua Dom AquinoAquinoAquinoAquinoAquino,,,,, 1431 1431 1431 1431 1431

No dia 14 de junho de 2017(uma quarta-feira), o Grupo AMO - Amor emMovimento, Rotaract e Interact, grupo de jovens e adolescentes do RotaryClube de Corumbá, estará promovendo um Arraial Beneficente em proldos velhinhos do Asilo São José. O jovem Gabriel dos Santos Morais (20anos), falou sobre esse evento filantrópico: ”Nós, jovens do Rotary nossentimos sensibilizados com a causa e decidimos que já que estamos emépoca de festa junina, que façamos a festa em prol de uma entidade. Nomomento precisamos de ajuda com ingredientes para fazer as comidas queserão vendidas nas barracas. A arrecadação dessas vendas também serárevertida ao asilo. A entrada no dia será um pacote de fralda geriátrica ouum quilo de alimento não perecível. Contamos com a colaboração de todos”.Quem quiser colaborar com esse “Arraiá” benemérito, basta ligar para oGabriel através do fone 67 - 9 9832-9442. Por outro lado, as dedicadasdiretoras do tradicional Asilo São José de Corumbá, situado na Rua Colombo,esquina com a Rua Antônio Maria Coelho, centro, continuam solicitandoaos corumbaenses, ladarenses e bolivianos, inclusive aos empresários,pecuaristas, profissionais liberais, entidades de classe, clubes de serviçoe homens públicos, para que façam doações de pacotes de Fralda Geriátrica,principalmente tamanho G, para atender aos mais de 80 velhinhos que lávivem. Outros produtos também serão sempre bem-vindos, como gênerosalimentícios, em especial, arroz, massas e óleo comestível. Aos quecolaborarem, antecipam agradecimentos. Adolfo Rondon

Page 8: Madeira: um corumbaense herói da 2.ª Guerra, que foi morto ... · da 2.ª Guerra, que foi morto em Corumbá por vingança! A morte do Madeira provocou grande comoção em Corumbá.

Cantinho do Betãonº162

Corumbá/MS, 04 a 10/06/2017 Pág.Pág.Pág.Pág.Pág.0808080808CORREIODECORUMBA.COM.BR

RECEITAS BOTEQUIANAS XVIII Há muito tempo que eu queria fazeresta receita. Já havia até preparado oprincipal ingrediente, um belo cupimmanteado que, com muito custo conseguisecar. Dias e semanas se passaram e, porum motivo ou por outro, eu acabava meesquecendo do dito prato. Foi então, quenum belo domingo, o pitéu desencantou.Deu trabalho mas, saiu.PAÇOCA DE CARNE SECA COMCASTANHA DE BOCAIÚVA – 28/5/017O que usei:- carne seca-bacon-castanha de bocaiúva moída-farinha de mandioca-cebola e alhoComo eu fiz: Na noite anterior deixei a carne secadesfiada, após tirar o excesso de sal comuma boa fervida por uns 15 minutinhos napressão. Cortei o bacon em cubos, a cebola emmeia rodela e o alho em fatias. Dei um frito rápido no bacon e na carnedesfiada, deixando numa cumbuca àparte. Acrescentei mais óleo na frigideira paradourar a cebola e o alho e, a seguir,acrescentei a castanha de bocaiúva e a

farinha de mandioca, fazendo uma espéciede farofa úmida.5-Aí veio a parte mais trabalhosa da receita,a grande característica da boa paçocapantaneira: socar toda a galera no pilão,para a incorporação geral dosingredientes.OBS: Não usei sal pois o do bacon e oresquício do que sobrou da carne foramsuficientes e como já era passada a horade assinar o ponto e eu já estava com agarganta seca, parti boteco e deixei aconsorte aloitando com a paçoca. Como desgraça pouca é bobage, queijoem francês é fromage e brincadeira de maugosto é sacanage, resolvi fazer outro pratoque há muito eu não fazia mas, para nãobanalizar, fugi do tradicional, substituindoo feijão branco por grão –de-bico.

DOBRADINHA COM GRÃO DE BICO – 30/5/017

Como não fui ao Mercadão para compraro principal ingrediente, tive que apelar parao COMPER da Carlota, pagando R$ 18,00no pacotinho do bucho “minhoquinha”.O que usei:-dobradinha em pequenas tiras-grão de bico-calabresa em rodelas-bacon em cubos

-batatinha em cubos-cenoura em rodelas-cebola, alho, tomate, pimentão, limão, sal-azeitonas-cheiro verdeComo eu fiz: Na noite anterior já taquei o bucho napressão, com água e bastante caldo delimão prá mode tirar a nhaca, já deixando-o temperado com sal e limão. Cortei o bacon e a calabresa, e iniciei oprocesso dando logo um frito em ambos.Os temperos: cebola, alho, tomate,pimentão, vieram em seguida, e, paraformar aquele molhinho, acrescentei umpouco da água do dessalgue da carneseca da receita anterior, deixando tudoferver em fogo lento, enquanto cortava acenoura e a batata. Acrescentei ao molho formado, acenoura e mais um pouco de água filtrada,até que o legume ficasse “ao dente”. A seguir, a batata veio fazer companhiana panela fervente. Depois de tudo no ponto, acrescentei obucho e dois sachês de grão-de-bico e,para o encerramento, veio o cheiro verde.OBS: Só acrescentei o bucho no finalporque o filho da mãe amoleceu muito napressão (barbeiragem minha. Afinal,ninguém é perfeito). x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.xNa semana passada, tivemos a noitedo caldão de puchero no BOTECO DOTITIO, como é chamado o Bar do Xará

e hoje, quarta-feira, 31 de maio, foi anoitada da dobradinha. Essacomilança toda, mais a Academia,estão me deixando com barriga de“tanquinho” (cheio de roupa). x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x

([email protected])

Roberto Maciel(Betão)

(Membro da União

Brasileira de Escritores)

O gostoso de serarticulista de um jornal é

ter a oportunidade demostrar aos leitores seus

dotes com a caneta.Procurando semprevariar o assunto,

dependendo do estado deespírito e da inspiração.

Page 9: Madeira: um corumbaense herói da 2.ª Guerra, que foi morto ... · da 2.ª Guerra, que foi morto em Corumbá por vingança! A morte do Madeira provocou grande comoção em Corumbá.

Corumbá/MS, 04 a 10/06/2017 Pág.Pág.Pág.Pág.Pág.0909090909CORREIODECORUMBA.COM.BR

Aberto cadastro habitacional para rendafamiliar entre R$ 1.8 mil e R$ 4 mil

A Prefeitura de Corumbá está comcadastro habitacional aberto até odia 09 de junho para a faixa de rendafamiliar entre R$ 1.800,00 e R$4.000,00. As inscriçõeshabitacionais devem ser feitas nasede da Gerência de Habitação eRegularização Fundiária, quefunciona no prédio do antigo HotelGalileo, situado na esquina da ruaFrei Mariano com avenida GeneralRondon, área central da cidade, nohorário das 07h30 às 13h30. Ocadastro não é garantia decontemplação com unidadeshabitacionais, mas é um passoimportante no processo de aquisiçãoda casa própria. O cadastro para essa faixa derenda foi aberto porque a SecretariaMunicipal de Infraestrutura eServiços Públicos percebeu acarência de habitação para essaparcela da população. O Municípiojá contempla faixa de renda familiarde até R$ 1.800,00 com programashabitacionais como o Casa Nova I eII, Pro Moradia, Corumbella II;Flamboyant I, II, e III, que jáassegurou o direito habitacional a2.304 famílias. Para se cadastrar, apessoa deve apresentar número doNIS, RG, CPF, além do comprovantede endereço e de renda. Por determinação do prefeitoRuiter Cunha de Oliveira, a SecretariaMunicipal de Infraestrutura eServiços Públicos trabalha emnovos programas habitacionais parao município, abrangendo a “faixa01”, com renda de zero a R$ 1.800,00(Um mil e oitocentos Reais) e agoraterão a oportunidade de concorrer auma unidade habitacional as famíliasdenominadas “faixa 1,5 e 2,0”, quesão as famílias com renda familiar deR$ 1.800,00 (um mil e oitocentosreais) a R$ 4.000,00 (quatro mil reais). O prefeito Ruiter determinou queo início das novas entregasaconteça a partir do segundo

semestre deste ano. “Casa Nova II”,localizado no bairro Jardim dosEstados, irá atender 200 famílias quevivem hoje em situação de riscoiminente e social. Está previstatambém a entrega de mais 224unidades (Corumbella II), e serãocontempladas 840 famílias com asunidades do Flamboyant I, II e II. Nessas unidades, os serviços deinfraestrutura estavam paralisados.Sem a conclusão deles não haviacomo efetuar essas entregas. Hoje,temos os serviços de infraestruturaem andamento e seguindo para afase de conclusão no Flamboyant1,2 e 3 e também no Casa Nova II,empreendimento este localizado nobairro Jardim dos Estados. Cadastro ficará aberto até o dia 9 de junho.

Prefeitura realiza pesquisa para conhecerexpectativa e realidade do empresário local

Antecipar-se às tendências domercado é uma necessidade nostempos atuais. Não somente, mastambém, ter capacidade de mensurara expectativa dos diversos agentesem relação ao atual momento e ao queele espera no curto prazo. Para tanto,existem técnicas para encontrar, deforma objetiva e subjetiva, osentimento de determinado setor dasociedade como, por exemplo, assondagens do consumidor e dosempresários. As sondagens de tendência sãolevantamentos estatísticos que geraminformações usadas nomonitoramento da situação correntee na antecipação de eventos futurosda economia. Por produziremsinalizações de tendência econômicacom muita rapidez, geralmente nopróprio mês da coleta de dados, sãoamplamente utilizadas mundialmentecomo indicadores antecedentes deatividade econômica, ferramentasindispensáveis a empresários,governos e entidades de classe na

análise de conjuntura e tomada dedecisões. Os empresários precisam estarsempre atentos a diferentestecnologias, variações do mercado eprincipalmente usar da criatividade. Jápara o poder público é de grandeimportância conhecer qual é osentimento dos empresários locaissobre os aspectos legais dos setoresda indústria e construção civil,serviços e comércio, no que pode seraprimorado e como estes empresáriosestão investindo para melhorar o seudesempenho comercial. Esta técnica torna-se ainda um meiopara o poder público conhecer aopinião dos empresários locais e, tãologo, possam ser delineadas asprincipais ações que deverão serrealizadas para promover odesenvolvimento dos setoressupracitados. Em Corumbá, conformedados da RAIS – 2015 - existem 1.833empresas ativas, sendo as micro epequenas empresas representandoaproximadamente 97% destas.

A partir disso, a Prefeitura deCorumbá, através da Secretaria deIndústria, Comércio e Produção Rural,desenvolve a pesquisa do Índice deConfiança do EmpresárioCorumbaense, cuja proposta é a derealizar a sondagem dos setoresindustrial e construção civil, deserviços e comercial em Corumbá. “Essa sondagem comercialcontribuirá para reforçar a leitura doambiente destes setores econômicosde Corumbá. Através da pesquisaprocuramos obter, pela ótica dosempresários, as percepções sobre oramo de atividade, sendo umaferramenta informativa, de direção comvistas a garantir maior eficácia dasações e sinergia dos setores. Vamosentrevistar 400 empresários por todaa cidade, desde o pequeno até ogrande e, com isso, queremosconhecer um pouco da expectativavivida pelo empresáriosistematicamente”, afirmou RenatoLima, Secretário Municipal deIndústria, Comércio e Produção Rural.

Page 10: Madeira: um corumbaense herói da 2.ª Guerra, que foi morto ... · da 2.ª Guerra, que foi morto em Corumbá por vingança! A morte do Madeira provocou grande comoção em Corumbá.

Corumbá/MS, 04 a 10/06/2017 Pág.Pág.Pág.Pág.Pág.1010101010CORREIODECORUMBA.COM.BR

Madeira: um corumbaense herói da 2.ª Guerra,Madeira: um corumbaense herói da 2.ª Guerra,Madeira: um corumbaense herói da 2.ª Guerra,Madeira: um corumbaense herói da 2.ª Guerra,Madeira: um corumbaense herói da 2.ª Guerra,

que foi morto em Corumbá por vingança!que foi morto em Corumbá por vingança!que foi morto em Corumbá por vingança!que foi morto em Corumbá por vingança!que foi morto em Corumbá por vingança! A morte do Madeira provocou grande comoção em Corumbá. Ele morreu com um tiro certeiro na nuca! Ocorumbaense herói da Segunda Guerra Mundial foi morto à queima roupa por um jovem de 18 anos. “Se vocêdesfilar eu te mato, você não foi para a guerra”. “Sharap” (shut ap) dizia ele aos prisioneiros alemães.

Encontrávamo-nos a uma mesade bar, conversando e deliciandouma boa cerveja, quando derepente Madeira me empurrougritando para baixar, poisestávamos na mira de uma patrulha,já era a neurose de guerra. O corumbaense Cabo HeitorSilva, mais conhecido comoMadeira, foi dos raros heróis querecebeu grandes honrarias pelosseus atos de bravura, na Itáliadurante a Segunda Guerra Mundial.Foi condecorado com a Estrela dePrata com a presença do 17°Batalhão de Caçadores sediado emCorumbá, quando foi l ida aseguinte citação: Quartel Generaldo 5° Exército. Itália – 4 deagosto de 1945 “pela galhardiaem combate no dia 9/11/1944, oCabo Silva mostrou habilidadequando avançando no territórioinimigo, descobriu um ninho demetralhadora. Sem pensar em si,avançou rapidamente debaixo depesado fogo inimigo, e entrou noponto fortif icado alemãocapturando alguns prisioneirosalemães. Ao retirar-se a patrulhafoi atacada por uma forçasuperior a ela. Lutandofuriosamente, o Cabo Silvaajudou a rechaçar as tentativasalemães de socorro, matandomuitos alemães e forçando o restoà fuga”. Ass. Tenente Gral.Truscott.

Quis o destino que em sua terranatal, a Cidade Branca situado nooeste brasileiro, numa tardeensolarada, Madeira fosse mortode maneira violenta, e issoaconteceu, por vingança, na RuaFrei Mariano, quando sentado namureta da Praça daIndependência, o principal JardimPúblico de Corumbá, lia um jornal.Fonte: Livro “História e Crônicasda Cidade Branca”, de AzzisIunes.

Reafirmamos: a morte de Madeiracausou enorme comoção na CidadeBranca, ele era muito popular. Nodia 14 de junho de 1966, às 16h20,na Rua Frei Mariano, entre as ruas13 de Junho e Dom Aquino Corrêa,bem no centrão de Corumbá, elemorreu com um tiro certeiro aqueima roupa, que lhe atingiu anuca e mais dois no rosto,segurando a pistola sem terconseguido tirá-la do coldre em suacintura. Por que mataramMadeira? O herói de guerra mortopor um jovem. Heitor da Silva mais conhecidocom “Madeira”, corumbaense,morava em uma pequena casa queficava ao lado do Grande HotelCorumbá (hoje abandonado), numterreno em que anos depois foiconstruído um prédio onde ficavaMitiko Cabeleireira. Magro alto,moreno, sempre vestia camisa ecalça branca e o bigode era uma desuas marcas e quem o conheceupessoalmente comenta que ele erade personalidade forte, arrogante eencrenqueira, ele não era bravo, eleera amistoso para conversar, de vidaboêmia, tendo sido um assíduofrequentador de bares. Madeira ganhou maisvisibilidade em Corumbá apósretornar da 2.ª Guerra Mundial,ostentando várias condecorações deheroísmo em batalhas lá em MonteCastelo na Itália. O Brasil enviou5.334 militares para o campo debatalha na Europa onde morreram

“Aqui jaz um“Aqui jaz um“Aqui jaz um“Aqui jaz um“Aqui jaz um

heróri deheróri deheróri deheróri deheróri de

geurra!”geurra!”geurra!”geurra!”geurra!”

467 pracinhas. Participando devárias missões, as tropasbrasileiras capturaram mais de 20mil soldados inimigos. Madeira e o tambémcorumbaense Jamil Amidem, eramamigos inseparáveis durante aSegunda Grande Guerra. Jamil erairmão do contador Amim Amidem,falecido pouco tempo atrás aqui emCorumbá. Após seu retorno daGuerra ele foi eleito DeputadoFederal pelo Rio de Janeiro epresidente da Associação dos Ex-Combatentes em todo o Brasil. O Jornal Correio de Corumbáentrevistou Amim Amidem, irmãodo falecido deputado Jamil Amidem,quando disse a nossa reportagemque enquanto vivo Jamil semprecontava para ele as histórias daguerra e de seus dias nos camposde batalha na Itália, ao lado de seuamigo Madeira, ambos jovens comapenas 22 anos. “Madeira era cabo da patrulha doJamil Amidem e sempre estavamjuntos, quando pediam voluntáriospara a patrulha em Monte Castelona Itália, ele sempre era o primeiro,uma vez prenderam vários alemãese ele apontava o revólver na carados prisioneiros e dizia: “sharap”(shut up), e Jamil me falou que eleera de uma bravura até imprudente,levava tudo na brincadeira”. Retornou a sua cidade comstatus de herói de guerra. Certa vezMadeira ameaçou de morte umpersonagem corumbaense que diziater ido ao front de batalha, porémnão havia ido por ter ficado doente,permanecendo internado em umhospital no Rio de Janeiro, quandoeste personagem se propunha adesfilar nas festividades cívicasjunto aos Ex-Combatentes, Madeiranão deixava dizendo: “Se vocêdesfilar eu te mato, você não foipara a guerra”. Como profissão pós-guerraMadeira trabalhou como fiscal deconsumo aduaneiro, ele eraapontado como amante de MariaMulata, renomada dona de bordelcom o mesmo nome localizado naRua Tiradentes com Porto

Carreiro. Envolvera-se em umabriga com um jovem identificadocomo José Rodrigues que tambémera amante de Maria Mulata, e nãoera corumbaense, um rapaz novo,sobrinho do fazendeiro NenoRodrigues, conforme relatospopulares a briga e o assassinatocometido por Madeira foi por umacausa fútil e estupida contra ojovem rapaz. Após o assassinato, Madeiramudou-se para uma casa localizadano lado direito na rodovia RamonGomez próximo à fronteira com aBolívia, em frente do atual Clubedos Subtenentes e Sargentos dasForças Armadas. As casas daquelaépoca resistiram ao tempo econtinuam intactas com estahistória de vida de um de seusocupantes. Madeira ficou escondido nafronteira por quase dois anos atéque as coisas acalmaram-se. AmimAmidem em suas conversas comMadeira lhe dizia: “Madeira tem um

Por : Carlos Corrêa daCosta/Farid Yunes/Luiz

Fernando Licetti

Page 11: Madeira: um corumbaense herói da 2.ª Guerra, que foi morto ... · da 2.ª Guerra, que foi morto em Corumbá por vingança! A morte do Madeira provocou grande comoção em Corumbá.

Corumbá/MS, 04 a 10/06/2017 Pág.Pág.Pág.Pág.Pág. 11 11 11 11 11CORREIODECORUMBA.COM.BR

povo ai te procurando, os caras vãoai atrás de você rapaz e vão tematar”. Ele não saia desarmado edizia: “Podem vir, pois já estoudando tiro de olho fechado, tôatirando igual a Tom Mix” (TomMix introduziu o espetáculoao Western, levando para a vidareal o cowboy que interpretava nastelas, de tal forma que criou para siuma biografia aventurosa).

O Crime Heitor da Silva, o Madeira,estava lendo o jornal do dia,sentado na mureta da Praça daIndependência, ao lado do portãocentral que fica na Rua FreiMariano , em frente onde está hojea Loja Gazin e a filial do Banco Itaú.De acordo com relatos, o matadorse aproximou de mansinho dafutura vítima, pelo interior doJardim Público, inclusive pisandona grama, o chamou pelo nome,posicionou o revólver em sua nuca,foi quando Madeira virou, tentoupegar o revólver que sempre levavaconsigo na cintura, porém não deutempo. O matador de descendênciaparaguaia, que veio para o acertode contas, há dias já vinha seguindoele, observando seus hábitos,inclusive os horários em que saiade casa. Quem matou o Madeira foium rapaz identificado pela políciacomo Acilio Rodrigues Leite e comum tiro na nuca e dois na facederrubou o herói de guerra, omatador correu após o término dohomicídio e virou a esquina da Rua13 de Junho, entrou em um carroque já o esperava e que o levou aoaeroporto. Embarcou em um aviãoteco-teco e até hoje nada se sabe deseu paradeiro.

Extraído da edição nº 2656do Correio de Corumbá, quecirculou com data de 14 a 20

de dezembro de 2013.

Motivo do Homicídio Segundo o nosso leitor PAPALIMA , que residia nas proximidadesdo local onde ocorreu o crime de

grande repercussão até fora doentão estado de Mato Grossointegrado, “Em agosto de 1963,Madeira chegou ao principal bordelde Corumbá e abraçou pelas costassua proprietária Maria do CarmoRodrigues, a famosa “MariaMulata ”, que ocasionou a queda nochão de uma taça de vinho que elaestava servindo na bandeja”. Atocontínuo o cidadão José Ricardo,esposo de Maria Mulata disse:“Madeira, eu já casei com ela(Maria Mulata)”. O herói da 2ªGuerra disparou dois tiros certeiros:José Ricardo, natural deAquidauana-MS, morreu quatrodias após no Hospital da SantaCasa de Corumbá. Ele era fiscal daReceita Federal. Madeira foi presona mesma data do atentado queacabou por ocasionar a morte docidadão acima mencionado. Em dezembro de 1965 o cabo daSegunda Guerra Heitor Silva, oMadeira, foi libertado. No dia 14de Junho de 1966 ele foiassassinado, conforme já narradoacima. O mandante desse crimeteria sido o pecuarista NenoRodrigues, tio de Jose Ricardo edo pistoleiro Bigode de Ouro deBela Vista-MS, município que fazfr onteira com o Paraguai. Antesdo crime, Bigode de Ouro ficouhospedado por 10 dias no GrandeHotel, situado na Frei Mariano,esquina com a Dom Aquino, nocentro da cidade, ao lado da casade madeira da família do Madeira,sondando os passos da vítima. Dia14 de junho de 1966, às 16 horas,o Acilio Rodrigues Leite conseguiumatar Madeira, quando oencontrou lendo um jornal sentadono muro do Jardim(Praça daIndependência), desferindo um tirona nuca e mais dois tiros no rostodo herói de Monte Castelo na Itália.Era então o fim de um herói deguerra. Ainda conforme a versão dePapa Lima, quem o ajudou na fugafoi um chofer de praça, como eramchamados os taxistas da época, denome Orlando, que f icouesperando o pistoleiro na Dom

Manchetes dos jornais da épocado assassinato de Madeira

Aquino em frente da antigaTELEMAT, depois TELEMS e daílevado até a fazenda Canaã, ondeembarcou em um avião e nuncamais foi visto. Tudo indica que foipousar no Paraguai. Bigode deOuro tinha 23 anos e não 18conforme a outra versão. Portanto, aí está registradomais um rumoroso crime queABALOU Corumbá em 14 dejunho de 1966.Atualizado por Adolfo Rondon.

Page 12: Madeira: um corumbaense herói da 2.ª Guerra, que foi morto ... · da 2.ª Guerra, que foi morto em Corumbá por vingança! A morte do Madeira provocou grande comoção em Corumbá.

Corumbá/MS, 04 a 10/06/2017 Pág.Pág.Pág.Pág.Pág.1212121212CORREIODECORUMBA.COM.BR

Vereador Rufo Vinagre solicita limpeza e

manutenção da antiga Clínica São José Preocupado com o estado da antigaClínica São José, o vereador e primeirosecretário Rufo Vinagre (PR) solicitouao prefeito Ruiter Cunha de Oliveira, queseja feita a limpeza e manutenção doprédio. “Recebi fotos do prédio e é muito tristever como ele se encontra. Foi tomado pormoradores de ruas que estão destruindo olocal. Os vidros das janelas já estão todosquebrados, fora os pombos que já tomaramconta do local e isso pode transmitir muitasdoenças”, explicou o vereador. O prédio da antiga Clínica São Joséestá localizado na Rua Cabral, 1263 entreas Rua 7 de Setembro e XV deNovembro.

Pavimentação de ruas e

alamedas do Jardim

dos Estados Em atendimento a uma solicitação demoradores do Jardim dos Estados, overeador e primeiro secretário daCâmara, Rufo Vinagre (PR), estáreivindicando à Prefeitura Municipal, aexecução de obras de pavimentaçãoasfáltica e lajotamento de ruas ealamedas existentes naquele bairro. A solicitação, endereçada aosecretário de Infraestrutura e ServiçosPúblicos, Ricardo Ametlla, foi feita pormeio de requerimento, após o vereadorter sido procurado por moradores dobairro que lhe entregaram um abaixo-

assinado reivindicando essa benfeitoria. De acordo com o vereador RufoVinagre, as reclamações dos moradoresdaquela região têm sido constante, “porisso resolvi atender à solicitação dacomunidade onde 300 moradoresesperam por essa melhora há muitotempo”, disse. No requerimento o vereador solicitapavimentação asfáltica das ruas EduRocha, entre Paraná e Pará, e da SantaCatarina, entre Cyríaco de Toledo e 21de Setembro, além de lajotamento daAlameda Ana Munis, entre as ruasCyríaco de Toledo e 21 de Setembro, ede um trecho da Rua Pará, entre a EduRocha e 21 de Setembro.

2ª Semana de Junho 12 a 17

"Atenção Moradores para a coleta deGalhos setorizada esta semana nas ruas!"

2ª SEMANA – UNIVERSITÁRIO –SENTIDO NORTE/ SUL

-RUA ALBUQUERQUE ENTRE RUAMATO GROSSO E AVENIDA GENERALDUTRA.-RUA ARABUTAM ENTRE RUA MATOGROSSO E RUA SILVA JARDIM.-ALAMEDA IDALINA ENTRE AVENIDARIO BRANCO E RUA AFONSO PENA.-ALAMEDA NELSON ENTRE RUAAFONSO PENA E RUA SILVA JARDIM.-RUA COMANDANTE WANDERLEYENTRE RUA MATO GROSSO E AVENIDAGENERAL DUTRA.-ALAMEDA SÃO CRISTóVÃO ENTREAVENIDA RIO BRANCO E RUA SILVA JARDIM.-RUA EUGÊNIO CUNHA ENTRE RUAMATO GROSSO E AVENIDA GENERAL DUTRA.-ALAMEDA IDALINA ENTRE AVENIDARIO BRANCO E RUA SILVA JARDIM.-ALAMEDA JOSÉ EDUARDO ENTRERUA SILVA JARDIM E RUA BATISTA DASNEVES.-RUA MANOEL R. DA SILVA ENTRE RUAMATO GROSSO E AVENIDA GENERAL DUTRA.-TRAVESSA COCKRANE ENTRE RUAAFONSO PENA E RUA SILVA JARDIM.-RUA RECREIO ENTRE RUA SILVA

JARDIM E RUA BATISTA DAS NEVES.-RUA KONDORS ENTRE ALAMEDASANTA CLARA E RUA BATISTA DASNEVES.-RUA POCONÉ ENTRE RUA MATOGROSSO E AVENIDA GENERALDUTRA.-RUA SERAFIM ENTRE AVENIDA RIOBRANCO E RUA AFONSO PENA.-ALAMEDA JOSE MIGUEL ENTRE RUAAFONSO PENA E RUA SILVA JARDIM.-ALAMEDA SONIA ENTRE RUA SILVAJARDIM E AVENIDA GENERAL DUTRA.-RUA AQUIDAUANA ENTRE RUA MATOGROSSO E AVENIDA GENERALDUTRA.-ALAMEDA SANTO ANTÔNIO ENTRERUA SILVA JARDIM E AVENIDAGENERAL DUTRA.-AVENIDA NOSSA SENHORA DACANDELARIA ENTRE AVENIDA RIOBRANCO E AVENIDA GENERAL DUTRA.

2ª SEMANA – UNIVERSITÁRIO -SENTIDO LESTE/OESTE

-RUA MATO GROSSO ENTRE RUAALBUQUERQUE E RUA AQUIDAUANA.-AVENIDA RIO BRANCO ENTRE RUAALBUQUERQUE E DIVISA DELADÁRIO.-RUA AFONSO PENA ENTRE RUA

ALBUQUERQUE E AVENIDA NOSSA DACANDELÁRIA.-ALAMEDA VERA CRUZ ENTRE RUAAQUIDAUANA E AVENIDA NOSSA DA

CANDELÁRIA.-RUA SILVA JARDIM ENTRE RUAALBUQUERQUE E AVENIDA NOSSA DACANDELÁRIA.-ALAMEDA SANTA CLARA ENTRE RUARECREIO E ALAMEDA KONDORS.-TRAVESSA JOSE ANCHIETA ENTRERUA COMANDANTE WANDERLEY ERUA EUGENIO CUNHA.-AVENIDA GENERAL DUTRA ENTRERUA ALBUQUERQUE E AVENIDANOSSA DA CANDELARIA.

2ª SEMANA - (MARIA LEITE) -SENTIDO NORTE/SUL

-RUA BARÃO DO MELGAÇO ENTREAVENIDA GENERAL DUTRA E AVENIDAGATURAMA.-RUA SANTA ROSA ENTRE AVENIDAGENERAL DUTRA E AVENIDAGATURAMA.-RUA ALBUQUERQUE ENTRE AVENIDAGENERAL DUTRA E AVENIDAGATURAMA.-RUA EUGÊNIO CUNHA ENTREAVENIDA GENERAL DUTRA E AVENIDAGATURAMA.-RUA SÃO JUDAS TADEU ENTREAVENIDA GENERAL DUTRA E AVENIDAGATURAMA.-NOSSA SENHORA DO CARMOENTRE AVENIDA GENERAL DUTRA EAVENIDA GATURAMA.-RUA SÃO PEDRO ENTRE AVENIDAGENERAL DUTRA E AVENIDA NOSSADA CANDELARIA.-RUA SANTO ANTONIO ENTREAVENIDA GENERAL DUTRA E RUANOSSA DE FATIMA.-AVENIDA NOSSA SENHORA DACANDELARIA ENTRE AVENIDA

GENERAL DUTRA E AVENIDAGATURAMA.-ALAMEDA TRÊS MARIAS ENTRE RUASÃO JOSE E RUA SÃO NICOLAS.-RUA N° 1 ENTRE RUA SÃO JOSE EAVENIDA GATURAMA.-RUA N°3 ENTRE RUA SÃO JOSE EAVENIDA GATURAMA.

2ª SEMANA - (MARIA LEITE) -SENTIDO LESTE-OESTE

-RUA GENERAL DUTRA ENTRE RUAGERALDINO M. DE BARROS E AVENIDANOSSA DA CANDELARIA.-RUA SÃO JOÃO ENTRE RUAEUGÊNIO CUNHA E RUA SANTOANTONIO.-RUA SARGENTO AQUINO ENTREAVENIDA GATURAMA E AVENIDANOSSA DA CANDELARIA.-RUA NOSSA SENHORA DE FÁTIMAENTRE RUA ALBUQUERQUE EAVENIDA NOSSA DA CANDELARIA.-RUA SÃO FRANCISCO ENTRE RUAEUGÊNIO CUNHA E RUASÃO PEDRO.-RUA DOM BOSCO ENTRE AVENIDAGATURAMA E AVENIDA NOSSA DACANDELARIA.-RUA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃOENTRE AVENIDA GATURAMA E AVENIDANOSSA DA CANDELARIA.-RUA SÃO CARLOS ENTRE AVENIDAGATURAMA E AVENIDA NOSSA DACANDELARIA.-RUA SANTA MARIA ENTRE AVENIDAGATURAMA E AVENIDA NOSSA DACANDELARIA.-RUA SANTA TEREZINHA ENTREAVENIDA GATURAMA E AVENIDANOSSA DA CANDELARIA.-RUA SÃO JOSE ENTRE AVENIDANOSSA DA CANDELARIA E ENTRADAITAÚ.-RUA SÃO NICOLAS ENTRE AVENIDANOSSA DA CANDELARIA E ENTRADADO ITAÚ.

Page 13: Madeira: um corumbaense herói da 2.ª Guerra, que foi morto ... · da 2.ª Guerra, que foi morto em Corumbá por vingança! A morte do Madeira provocou grande comoção em Corumbá.

Corumbá/MS, 04 a 10/06/2017 Pág.Pág.Pág.Pág.Pág.1313131313CORREIODECORUMBA.COM.BR

PRODUTOS ORTOPÉDICOS EM GERAL.

Presidente do Legislativo Evander Vendramini sugereimplantação de terminal de ônibus na parte alta da cidade Em virtude do crescimento daregião sul da área urbana deCorumbá, o vereador e presidenteda Câmara, Evander Vendramini (PP),sugeriu à Prefeitura Municipal e àViação Cidade de Corumbá, estudosno sentido de se implantar umterminal de ônibus na parte alta dacidade, para resolver um graveproblema que vem ocorrendo nosdias atuais, principalmente noshorários de picos. “A cidade está crescendoprincipalmente na parte alta. Istoimplica no aumento da população e,hoje, só temos a EstaçãoTransbordo do centro. Precisamoster um novo terminal na parte altapara atender a demanda”, explicouEvander. Segundo ele, um dos maioresproblemas ocorre durante horáriosde picos, que acaba ocasionandoatrasos e até mesmo más condiçõesde higiene dos veículos, justamentepelo tempo de viagem, já que existeapenas um terminal, o da Estação deTransbordo, onde ocorre umaparada, tempo para limpeza rápida. “Nosso objetivo é fazer com queos usuários tenham um atendimentode qualidade, com agilidade eredução de tempo de espera”, disse.A ideia do vereador é que esteterminal esteja também interligado àEstação Rodoviária Intermunicipalno sentido de atender aquelaspessoas que chegam de viagem deoutras cidades, residem na parte altae precisam de ônibus para chegarem casa. “Hoje, quem chega de viagem,pega ônibus urbano para ir paracasa, acaba tendo que vir até otransbordo. Com o terminal na partealta, já segue direto para a regiãoonde mora, sem necessidade de vir

ao centro. Vai diminuir o tempo deviagem destas pessoas que jáchegam cansadas e querem chegarlogo em suas residências”, explicou.Duas regiões foram citadas durantesessão na Câmara para implantaçãodo novo terminal, Popular Nova eGuató, bairro que tem crescimentoultimamente, com a construção deunidades habitacionais e que aindaconta com o segundo ProntoSocorro da cidade, a UPA – 24 horas(Unidade de Pronto Atendimento 24Horas).

Banheiros químicos O vereador solicitou ainda aoMunicípio, por meio da Fundaçãode Meio Ambiente do Pantanal,fiscalização em relação à coleta dosbanheiros químicos instalados nasfeiras-livres. “Moradores afirmamque o tratamento e o descarte estãoocorrendo de maneira irregular, sema utilização de bombas de sucção,causando sujeira nas ruas e forteodor. Além disso, o descarte estariaocorrendo em local impróprio.

Ideia é que o terminal seja construído próximo à UPA, no Guató

Para o coordenador regional deEducação, da Secretaria Estadual deEducação, Pedro Rodrigues deMiranda, Evander solicitou que sejaprovidenciada a limpeza das escolasestaduais. Conforme ele, os paisestão questionando a sujeira e mato

alto que acabam provocandosurgimento de animais peçonhentos,como cobras, aranhas, escorpiões,entre outros, isto sem contar queacabam se tornando focos domosquito Aedes aegpti, transmissorda dengue, zika e chikungunya.

Page 14: Madeira: um corumbaense herói da 2.ª Guerra, que foi morto ... · da 2.ª Guerra, que foi morto em Corumbá por vingança! A morte do Madeira provocou grande comoção em Corumbá.

Corumbá/MS, 04 a 10/06/2017 Pág.Pág.Pág.Pág.Pág.1414141414CORREIODECORUMBA.COM.BR

Câmara homenageia equipe da Oncologia

pelos serviços prestados na cidade A Câmara Municipal de Corumbáprestou na quinta-feira, dia 1.º dejunho de 2017, uma homenagem àequipe do Centro de Oncologia deCorumbá “Dr . Hugo Costa”, pelosrelevantes serviços prestados àsociedade corumbaense,especialmente aos pacientes efamiliares da unidade, ligada à SantaCasa. A homenagem foi uma iniciativado vereador Tadeu Vieira (PDT),que destacou o trabalhodesenvolvido por todos daOncologia, “com muita dedicação,amor, carinho, calor humano eespírito de solidariedade aospacientes da instituição”, disse.“Esta é uma forma que encontramospara agradecer por tudo que aequipe tem feito em benefício dessaspessoas”, completou. A homenagem foi prestada emato ocorrido na própria instalaçãodo Centro de Oncologia e contoucom as presenças de integrantes daequipe da Unacom; do vereadorTadeu Vieira, acompanhado daesposa Sônia Vasconcelos;pacientes da unidade hospitalar, eparentes, casos José Alves da Silva,que tem uma irmã em tratamento, edo filho Dorival Junior. Na oportunidade foramagraciados com Moção deCongratulação o cirurgião

oncológico Willer Fontanelli daSilveira; o oncologista clínicoAntônio Carlos Cavalcante Godoy;o radiologista Daniel Marques; amédica da família e voluntáriaThatiane Perini; a farmacêuticaFernanda Egreen Oliveira; aassistente social Renata LuciaMigueis; o fisioterapeuta ConradoRibeiro de Abr eu; Ramona CoelhoSilva, higienização; asnutricionistas Barbara VieiraPinto de Miranda e LarissaAparecida Leão de Almeida; apsicóloga Rosa Balbina; aenfermeira Kelly Cristina de

Andrade; as técnicas deenfermagem Joyce Aparecida AlvesMagalhães e Elissandra de Morais;Nathalie Camacho Varanis, dofaturamento, e Suellen MendesGoes, secretária. O médico Dr. Antônio CarlosGodoy e o Dr. Willer Fontanelliagradeceram a homenagem,juntamente com outros integrantesda equipe, destacando serimportante o reconhecimentopúblico e que isto faz com que todaa equipe se dedique cada vez maispelo próximo. José Alves tambémenalteceu todo o grupo e que, como

a Câmara, a Maçonaria tambémreconhece o trabalho da equipe. Conforme levantamento referentea abril, 152 pessoas passaram porconsulta ambulatorial oncologia naUnacon; 11 por triagem oncológica;60 consultas ambulatorial comcirurgião oncológico; 39 emtratamento com quimioterapia (10casos novos); 131 hormonioterapia;14 procedimentos cirúrgicos; 29pacientes internados sob oscuidados da oncologia, e 09 visitasdomiciliares, um procedimentoiniciado este ano pela equipe. Assessoria de Imprensa do Vereador

Tadeu Vieira cobra empenho da Agetrat paradisciplinar estacionamento nas feiras

Estacionamento para atender apopulação corumbaense nas viaspúblicas localizadas nas imediaçõesdas feiras livres na cidade, foicobrado na noite de segunda-feira,29, pelo vereador Tadeu Vieira(PDT), durante sessão ordinária daCâmara. Ele cobrou, por meio de umrequerimento de urgência especial,um posicionamento da AgênciaMunicipal de Trânsito e Transporte(Agetrat) em relação aoestacionamento nas viaslocalizadas nas proximidades dasfeiras. “Hoje, o que observamos, é quea grande maioria dos veículosestacionados nas vias localizadasno entorno das feiras l ivres,

pertence a feirantes, principalmentede bolivianos que trabalham nasfeiras. Eles ocupam todos osespaços próximos, em detrimentodaquelas pessoas que vão à feirapara fazer compras e são obrigadasa estacionar longe, por falta deespaço nas proximidades”,comentou. Um exemplo citado por Tadeufoi a feira livre de domingo queocorre na 13 de Junho e Ladário.“Os feirantes, maior partebolivianos, chegam por volta das04 horas, descarregam seusprodutos e estacionam seusveículos na Delamare, 13 de Junho,Tiradentes e Ladário. Ocupamtodos os espaços e quem chegapara fazer compra, não consegue

estacionar”, reforçou. “Atépessoas idosas têm que estacionarda Dom Aquino para cima, epercorrem longas distâncias parachegar à feira”, continuou. Em virtude disso, o vereadorpedetista solicitou ao prefeitoRuiter Cunha, aos secretáriosInfraestrutura e Serviços Públicose de Governo, bem como aosdiretores da Fundação de Cultura,da Agetrat e da Agência deSegurança Pública, providênciasno sentido de solucionar esteproblema, com os feirantesocupando um espaço mais distantepara estacionar seus veículos,liberando as vias próximas para apopulação e até mesmo turistas quevisitam a cidade.

Page 15: Madeira: um corumbaense herói da 2.ª Guerra, que foi morto ... · da 2.ª Guerra, que foi morto em Corumbá por vingança! A morte do Madeira provocou grande comoção em Corumbá.

Corumbá/MS, 04 a 10/06/2017 Pág.Pág.Pág.Pág.Pág.1515151515CORREIODECORUMBA.COM.BR

Vereador Gabriel Alves de Oliveira cobra presençada Marinha do Brasil na ação Povo das Águas

A continuidade da parceria entrea Prefeitura de Corumbá e a Marinhado Brasil nas ações do programasocial Povo das Águas, foi cobradapelo vereador Gabriel Alves deOliveira (PMDB), na sessãoordinária da Câmara Municipal deVereadores realizada, segunda-feira,29. Ele questionou o processoaberto pelo Poder Executivo visandocontratação de empresaespecializada em transporte fluvialpara atender as famílias ribeirinhas. Por meio de requerimento deurgência, aprovado pelos demaisvereadores, Gabriel solicitou aoprefeito Ruiter Cunha, comprovidências ao secretário deFinanças e Gestão, Alberto SaburoKanayama, que seja encaminhadacópia da formalização do processonº 12555/2017, assim como apublicação do edital no Portal daTransparência, referente àcontratação da empresa. Pediu ainda informações parasaber se a Marinha do Brasil, pormeio do 6º Distrito Naval, foiconvidada para participar doprograma, já que desenvolve açõescívicos-sociais, conhecida comoACISO, em todo o Brasil, e que acontinuidade da parceria com aPrefeitura trará benefícios para apopulação ribeirinha, além deeconomia aos cofres públicos. “Trata-se de um programa deextrema importância para os nossosribeirinhos e que, pelas informações,terá um valor econômicoextremamente elevado”, disseGabriel ao tomar conhecimento doprocesso licitatório publicado noDiário Oficial de Corumbá na ediçãonº 1189, do dia 18 de Maio de 2017.Ele explicou ainda que ficou cienteda parceria estabelecida no anopassado com a Marinha do Brasilpelo site da própria instituiçãomilitar. “Foram nove edições com aparticipação da Marinha que

disponibilizou ainda profissionais eparte operacional. O valor doconvênio foi da ordem de R$ 300 mil.Na atual crise econômica, será quenão poderíamos buscar manter oumelhorar essa parceria com aMarinha do Brasil? A Marinha doBrasil foi convidada ou recursou amanter esses serviços?”,questionou. “Não somos contra o programa.Somo a favor que se faça muito maispela população com muito menosgasto de dinheiro público”, reforçou.Disse ainda que a Câmara vaiacompanhar o processo licitatório“para que se beneficie a saúdefinanceira da Prefeitura e a saúde dapopulação. Caso a Marinha nãotenha sido convidada, temos queconvidar para participar dasedições”, continuou. Gabriel cita ainda que a Marinhado Brasil conta com umaembarcação especial para açõesribeirinhas, o Navio de AssistênciaHospitalar “Tenente Maximiano”(Nash), dotado de enfermaria efarmácia, onde são realizados ofornecimento de remédios àscomunidades; consultórios médicoe odontológico, além dedisponibilizar três lanchas paraatendimentos em locais de difícilacesso.

Outro processo O vereador teve também umsegundo requerimento de urgênciaespecial aprovado, solicitando aoprefeito e ao secretário de Finançase Gestão, cópia da formalização doprocesso nº 12249?2017 e edital,assim como a publicação no Portalda Transparência, referente aaquisição de benefíciossocioassistenciais (sacolão dealimentos e lonas plásticas),também para o programa Povo dasÁguas.

Vereadores solicitam cirurgião dentistapara acompanhar pacientes no CTI

Um cirurgião dentista para tratamento e acompanhamento dos pacientesinternados no Centro de Tratamento Intensivo da Santa Casa de Corumbáfoi solicitado pelos vereadores Gabriel Alves de Oliveira (PMDB) e DomingosAlbaneze Neto (PV), durante sessão esta semana, da Câmara Municipal. O pedido foi feito por meio de requerimento endereçado ao prefeito RuiterCunha, bem como ao secretário de Saúde, Rogério dos Santos Leite, e aogerente de Saúde Bucal, Alexandre Cunha de Oliveira. Gabriel justificou que a presença de um cirurgião dentista no CTI visamanter a higiene bucal e a saúde do paciente durante a sua internação.“Isso permite controlar doenças periodontais, cáries e outros problemasbucais, além de prevenir e reduzir infecções hospitalares, principalmente asrespiratórias”, observou, citando que este benefício diminui o tempo deinternação, gastos com antibióticos e exames. Gabriel e Domingos lembram que, recentemente, o prefeito determinou oretorno do plantão odontológico no Pronto Socorro, além de estender oshorários de atendimentos em algumas unidades de saúde da cidade.Sugeriram ainda estudos de viabilidade de gratificação do próprio plantonistado Pronto Socorro para não onerar muito as finanças.

Page 16: Madeira: um corumbaense herói da 2.ª Guerra, que foi morto ... · da 2.ª Guerra, que foi morto em Corumbá por vingança! A morte do Madeira provocou grande comoção em Corumbá.

Corumbá/MS, 04 a 10/06/2017 Pág.Pág.Pág.Pág.Pág.1616161616CORREIODECORUMBA.COM.BR

Parabéns, João Pedro!

Cópias em um minuto, AberturasResidenciais, Comerciais,

Automóveis e Cofre.

Confeccionamos carimbosem madeira e automáticos.

Entregamos em 24 horas.Rua 7 de Setembro, 342 -

Centro - Corumbá/MS

CHACHACHACHACHAVEIRVEIRVEIRVEIRVEIRO SETE CHAO SETE CHAO SETE CHAO SETE CHAO SETE CHAVESVESVESVESVES

Atendimento de Urgência 24hs

3232 - 47979.9953 - 6789

REINALDOREINALDOREINALDOREINALDOREINALDO

PRATIQUE A PALAVRA DE DEUS “Por isso é que lhes digo: vivam segundo o Espírito, e assimnão farão mais o que os instintos egoístas desejam...as obrasdos instintos egoístas são bem conhecidas: fornicação,impureza, libertinagem, idolatria, feitiçaria, ódio, discórdia,ciúme, ira, rivalidade, divisão, sectarismo, inveja, bebedeira,orgias e outras coisas semelhantes. Repito o que já disse: osque fazem tais coisas não herdarão o Reino de Deus. Mas ofruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, bondade,benevolência, fé, mansidão e domínio de si. Contra essascoisas não existe lei.” (Gálatas 5:16-23)

Na última sexta-feira, dia 02 dejunho de 2017, comemorou 17anos o ator galã João PedroCarvalho, que está sendofelicitado pelos seus avós quemoram em Corumbá, no BairroArthur Marinho: Dona MimaLeal(Noemi) e Sr. Leopoldo deCarvalho, bem como por todosos membros da família. João Pedro Carvalho agoratambém é cantor, já participandode shows e eventos diversos. Émúsico, tocando violão.

Lembrando que desde garotoé ator, tendo sido o “Menino daPorteira ” ao lado do cantorDaniel, na segunda versão dessesucesso de bilheteria. Participouda novela Avenida Brasil da RedeGlobo, fez uma ponta no CQC daBand e no seriado do SBTChiquititas é o Janjão. Uma longa e feliz existênciaé o que desejamos ao jovem ator,que já possui um imenso currículocomo ator e agora cantor, quequando está de folga vem aCorumbá visitar seus avós eamigos. Da Redação

Page 17: Madeira: um corumbaense herói da 2.ª Guerra, que foi morto ... · da 2.ª Guerra, que foi morto em Corumbá por vingança! A morte do Madeira provocou grande comoção em Corumbá.

Corumbá/MS, 04 a 10/06/2017 Pág.Pág.Pág.Pág.Pág.1717171717CORREIODECORUMBA.COM.BR

984749847498474984749847499259925992599259925

Sancionada lei que simplifica exigências na autenticação dedocumentos e que tem como autor o Vereador Dr. Domingos! O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira(PSDB) sancionou no dia 19de maio de 2017, a Lei nº 2.564, de autoria do vereador DomingosAlbaneze Neto(PV), que simplifica exigências na autenticação dedocumentos, beneficiando os servidores municipais. A Lei foi publicada na edição nº 1192 do Diário Oficial de Corumbá,do dia 23 de maio de 2017. Para o vereador do Partido Verde foiuma conquista, principalmente pelo fato de que, no caso de professorque dá aula em três períodos e em três escolas diferentes, por exemplo,teria que apresentar três atestados médicos. “Agora foi simplificado,bastando entregar cópia autenticada”. Pela Lei sancionada, a juntada de documento, quando decorrentede dispositivo legal expresso, poderá ser feita por cópia autenticada,dispensada nova conferência com o documento original. A autenticação poderá ser feita, mediante conferência da cópia como original, pelo próprio servidor a quem o documento deva serapresentado, se não houver sido anteriormente feita por tabelião.

Infraestrutura Por outro lado, o vereador Doutor Domingos teve requerimentode urgência especial aprovado esta semana, solicitando obras depavimentação asfáltica na Rua Paraná, entre as ruas Cáceres eGeraldino Mar tins de Barros, no Bairro Cristo Redentor. Essa reivindicação foi efetuada diretamente ao prefeito Ruiter Cunha,com cópia ao secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Eng.ºRicardo Ametlla. O parlamentar Domingos afirmou que o asfaltamentodessa via pública é de extrema importância e atende a comunidadelocal, especialmente o Centro de Educação Infantil Eunice Ajala. Fonte: Assessoria de Imprensa do Vereador

Page 18: Madeira: um corumbaense herói da 2.ª Guerra, que foi morto ... · da 2.ª Guerra, que foi morto em Corumbá por vingança! A morte do Madeira provocou grande comoção em Corumbá.

Corumbá/MS, 04 a 10/06/2017 Pág.Pág.Pág.Pág.Pág.1818181818CORREIODECORUMBA.COM.BR

Aniversar iantes

da Semana

“Algumas pessoas nunca repetem os mesmo erros. Descobrem novos erros para cometer”. (Mark Twain)* * * SOAMAR - A Soamar LadárioCorumbá realizou no sábado, dia 27, eleiçãopara o biênio 2017/2019 da DiretoriaExecutiva da Soamar. Na oportunidade aprofessora e soamarina Terezinha Baruki foireconduzida ao cargo após eleição em chapaúnica. Aproximadamente trinta e umsoamarinos compareceram para exercer oseu direito ao voto. A chapa vencedora foi amesma que já atuava a frente da Somar,apenas uma alteração foi feita, na tesourariaque passa a contar agora, com o soamarinoClóvis Coelho como primeiro tesoureiro,tendo o soamarino Moysés Fonseca da Silvacomo 2º tesoureiro. Os demais cargoscontinuam com os mesmos ocupantes. Aeleição contou ainda com a presença do C.Alte. Luiz Octavio Barros Coutinho,comandante do 6º DN e presidente doConselho Superior da Soamar LadárioCorumbá. À diretoria reeleita, os nossos votosde uma profícua e dinâmica gestão. Parabénse sucesso!

* * * LUGARES - Na sexta-feira, dia 26estivemos como sempre com a nossa tournéepelos bares e lugares da city. Iniciamos anossa caminhada com o nosso encontrosemanal dos amigos de Lions que acontecetodas as sextas em um restaurante da city.Por lá: Celso Rojas e Edina; MoysesFonseca e Marilda; Walter Adorno e Eliane;Darci Nogueira e Miriam; Clovis Coelho eBeth; Cleodomiro Pimenta e Lucia Helena;Bibi Galharte; Erodante Ribeiro e Juracy eHelô Maisatto. Por lá também encontrei comas irmãs Lenir Cuellar e Lucia Barros reunidasem um jantar em família. Também estivemos

a bordo do Avalom Bistrô, para encerrarmosà noite com um delicioso bate-papo. Nosábado, dia 28, pela manhã estivemos nasede social do Lions Corumbá, ondeaconteceu a triagem das roupas e agasalhosarrecadados na Campanha Aquece MS.Escolas Públicas e Privadas, entidades declasse, clubes de serviços e empresasparticiparam da campanha que este ano tevenovidades, que foi a gincana para ver quemmais arrecadava. O bairro vencedor foi oGuató que organizou uma gincana entre osmoradores para atingirem a meta. Muito bom!

* * * LUGARES - No sábado, dia 27de maio estivemos a bordo do Avalom Bistrô,onde nos encontramos com o casal PedroPaulo Costa e Helena; Tadeu CoimbraMarinho e Maria Cláudia; Tom Vinagre eJane; Marcelo Dantas e Tânia; Luiz Vieirade Matos e Letícia. Por lá também Emílio CésarMiranda de Barros, comandando animadamesa, com familiares e amigos. O amigo JoãoFrancisco também esteve por lá para umjantar em família. A noite esteve animadíssima.Já no domingo, dia 28 estivemos no RecantoVale do Sol a convite do casal Lídia e CarlosLeite para prestigiarmos a 19ª Feijoada doVale, lá estivemos em companhia do casalEdina e Celso Rojas e Dª. Léo. O clima estavamaravilhoso, propício para saborear adeliciosa Feijoada, ou mesmo para degustaro caldinho de feijão, a caipirinha, o amendoim,enfim, tudo perfeito. A animação ficou a cargodos experts Robson e Gilson . Lídia e Carloscomo sempre recebiam a todos com carinhoe simpatia. Na portaria, o presidente doSindicato Rural local, Luciano Leite dava as

boas vindas ao público que lotou asdependências do balneário. Aproveitando aboa música, o casal Silvana Auxiliadora eHeitor Batista não se intimidaram e caíram nosalão para o que mais gostam de fazer:dançar. Wonderful!

* * * PARCERIA - O executivo local, emparceria com a Defensoria Pública de MS,irá levar atendimento jurídico às mulheresvítimas de violência. The happening teveinício, dia 26 e se estenderá até o mês dedezembro e é prestado mensalmente na sededo Centro de Referência de Atendimento àMulher em Situação de Violência - CRAM.Essa parceria foi viabilizada por conta dotrabalho da Secretária Especial de Cidadaniae Direitos Humanos, que tem a frente BeatrizCavassa de Oliveira, a qual o CRAM estávinculado e tem como objetivos oferecer àmulher condições para que ela sejaprotagonista do seu processo de ruptura coma violência sofrida e permitir que reconstruasua cidadania, além de garantir os direitoscivis por meio de ações judiciais.Chiquetésimo!

* * * HOMENAGENS - A Casa do Barãode Vila Maria realizou no último dia 30 demaio, após a sessão ordinária que aconteceas segundas e terças no plenário daquelaCasa de Leis, sessão solene de outorga deMoção de Congratulação aos ArtistasPlásticos aqui da city. The happening fezparte das celebrações do Dia do ArtistaPlástico. A solicitação ds homenagens foi deautoria do presidente do LegislativoPantaneiro, vereador Evander Vendramini,

aprovado por unanimidade pelos demaispares, que lá estiveram para às homenagensaos artistas que lutam para manter a nossacultura e a nossa literatura vivas em nossamemória. Dentre homenageados: JamilCanavarros, Helker Hernany, Leo Giordano,Rudney Oliveira, Vera Jane, Luís Gabriel,Celia Cestari, Marlene Mourão, TâniaAlmeida, Edson Castro, Vera Lucia Bueno,Junior Silva, Ricardo Vilalva, dentre outros.A homenagem fez parte das celebrações doDia do Artista Plástico Brasileiro, oficializadono dia 08 de maio de 1950, em homenagemao pintor José Ferraz de Almeida Júnior, umdos artistas brasileiros mais importantes doséculo XIX. Muito bom!

* * * DATA MAGNA - O Comando do6º Distrito Naval aqui em nossa região a milpor hora, por conta da extensa programaçãopara comemorar o 152º aniversário daBatalha Naval do Riachuelo - Data Magnada Marinha, celebrado em 11 de junho. Já

Arnaldo Lima Ohara - 04/06

Gabriel Alves de Oliveira - 04/06

Zilá de Araújo Philbois - 04/06

Domingas do Espírito Santo - 04/06

Pedro Henrique Miguéis Garcia - 04/06

Gabriela Gattass Fabi Toledo Jorge - 04/06

Lilia Francisca de Queiróz da Silva - 04/06

Fadel Tajher Iunes - 04/06

Alfredo Fernandes - 05/06

Luanara Auxiliadora de Almeida Bueno - 05/06

Antônio Arruda Jr. - 05/06

Abmael Barbosa Pereira - 06/06

Paulina Toledo Ibarra - 06/06

Dinorá Cestari de Lima - 06/06

Vilmar Garcia - 06/06

Ary Siqueira - 06/06

Sabina Acosta da Costa - 06/06

Suzianny da Silva M. Ebeling - 07/06

Ricardo da Fonseca Chauvet - 07/06

Ester da Silva Souza - 07/06

Edmilson Gonçalves - 07/06

Roberta Malhorquim Santana - 07/06

Emmanoel Figueiredo Sonchini - 08/06

Jussara Fátima Assef Vieira - 08/06

Maria Heloísa Lima do Nascimento - 08/06

Glauce Cunha de Oliveira - 08/06

Renato Feitosa de Camargo - 08/06

Marco Antônio C. Calábria - 09/06

Isabelle Bueno - 09/06

Wilma Táceo - 09/06

Fermiano Yarzon - 10/06

Name Antônio Faria de Carvalho - 10/06

O Lions Clube Corumbá participando ativamente do Aquece MS.

Page 19: Madeira: um corumbaense herói da 2.ª Guerra, que foi morto ... · da 2.ª Guerra, que foi morto em Corumbá por vingança! A morte do Madeira provocou grande comoção em Corumbá.

Corumbá/MS, 04 a 10/06/2017 Pág.Pág.Pág.Pág.Pág.1919191919CORREIODECORUMBA.COM.BR

* * * Entre em contato com a colunapelos e-mails:[email protected] -

[email protected] [email protected] [email protected] -

[email protected] ou aindapelos fones (67) 3231-8360 e (67) 9248-8999, endereço para correspondência:

Rua Major Gama, 761- A, Centro –Corumbá-MS, CEP: 79331-010. A colunatambém pode ser visualizada nos sites:

www.correiodecorumba.com.br

www.bysartory.com.br

no sábado, dia 03, aconteceu na Pérola doPantanal, uma ação de prevenção epromoção de saúde na Associação dosMilitares da Reserva da Marinha, , das 09:00às 12:00 horas, com teste de glicemia, aferiçãode pressão arterial, atendimento odontológico,aplicação de flúor e corte de cabelo. Já às18:00 horas, teve uma apresentação daBanda de Música dos Fuzileiros Navais, emfrente ao Pórtico do Comando Naval. Aquiem nossa urbe a programação aconteceu,sábado, dia 02 e hoje, dia 04, no PortoGeral. Na oportunidade haverá visitaçãopública aos Navios da Flotilha de MT, açõesde promoção de saúde e exposição demateriais da Marinha. Na noite do dia 04, às18:00 horas haverá uma apresentaçãocultural da Banda de Música dos FuzileirosNavais e da Banda Municipal ManoelFlorêncio. A tradicional Cerimônia Cívico-Militar alusiva à data, será realizada no dia09, às 09:00 horas, em frente ao Pórtico.Show de bola!

* * * Y LOVE YOU - Como é bomcelebrar o dia 12 de Junho ao lado de quemamamos, não é mesmo? Agora, imaginecelebrar esse dia em um jantar superromântico ao som da banda Bee Gees Alive.Isso mesmo, the happening terá lugar no dia12 deste mês, a partir das 21:30 horas, noCarijó da Avenida. Tudo isso está sendopreparado com muito carinho e esmero peloamigo Almeida, do Bar Vip Tender. O jantarinclui água e refrigerantes, mas, você aindapode levar o seu vinho favorito, o seu whisky,pagando é claro, uma pequena “rolha”. Alémda Bee Gees Alive que aterrissa em nossaurbe após show no dia 10 em Minas, DJGuto Loureiro estará no comando das puck-ups mostrando porque é considerado o

“cara” quando o assunto é música. Então,corram e garantam o seu lugarzinho nessedia especial. As mesas custam R$ 450, 00,para 06 pessoas, incluindo o jantar, bebidasa parte. Informações: (67) 9 9890-0947,com Almeida. Imperdível!

* * * TRABALHOS - O amigo, vereadorUbiratan Campos Filho sempre atento aosanseios da população pantaneira vêmapresentando requerimentos e projetos quevão de encontro às necessidades dosmunícipes. Por conta disso, o edil estevemarcando presença, no lançamento doPrograma Identidade Jovem O ID Jovempossibilita uma série de benefícios para jovensde 15 a 29 anos, de baixa renda, dentre asquais destacamos meia entrada em eventosesportivos e culturais, vagas em transportesinterestaduais e isenção taxa ENEM, umprograma importantíssimo do GovernoFederal que já está à disposição dos jovensde baixa renda aqui da nossa urbe, graçasao empenho da Secretária Especial decidadania e direitos humanos, BeatrizCavassa de Oliveira.Com a IdentidadeJovem, os jovens de baixa renda terão direitoa meia entrada em eventos esportivos,culturais e de lazer, além de possibilitarrealizar viagens interestaduais de formagratuita. Show de bola!

O casal Mara Maria e Roberto Lins. Ele, presidente da OAB local, feliz da

vida com o sucesso do Arraiá do Advogado realizado ontem, dia 03.

Ainda celebrando o sucesso da Feijoada do Vale do Sol,

os anfitriões Lídia e Carlos Leite.

O casal Mabel Sahib e Emílio Velásquez, na Feijoada do Vale do Sol.

Na Feijoada do Vale do Sol, o amigo, médico Emerson Moreira, com a esposa

Hayesa Nayara e o casal amigo, Silvana Auxiliadora e Heitor Batista.

O casal amigo, Celso Rojas e Edina também marcou presença da Feijoada do Vale

Page 20: Madeira: um corumbaense herói da 2.ª Guerra, que foi morto ... · da 2.ª Guerra, que foi morto em Corumbá por vingança! A morte do Madeira provocou grande comoção em Corumbá.

C M A P

Corumbá/MS, 04 a 10/06/2017 Pág.Pág.Pág.Pág.Pág.2020202020CORREIODECORUMBA.COM.BR

SINDICATO RURALDE CORUMBÁ

Valorizando a classe! Mantendo as tradições! Pecuarista de nossa região:

A união faz a força. Torne-se um filiado.Avenida General Rondon, entre as ruas

Frei Mariano e 15 de Novembro.Fones: (67) 3231-6988 – 3231-9798.