MALTRATAR ANIMAIS É CRIME - LEI 9.605/98. - sjc.sp.gov.br · Quando você leva pra casa um cão ou...

2
ATITUDE DE QUEM É GENTE. Caso você tenha um cavalo, ofereça a ele descanso durante a jornada de trabalho, proteção emborrachada nas ferraduras e nunca o faça suportar carga acima de 150 kg por viagem. E lembre-se: lugar de cavalo é em área rural. Os cavalos também devem ser bem tratados. GUARDA RESPONSÁVEL DE ANIMAIS. MALTRATAR ANIMAIS É CRIME - LEI 9.605/98. Esta campanha foi desenvolvida pela Prefeitura a partir de pesquisa sobre conscientização realizada junto à população.

Transcript of MALTRATAR ANIMAIS É CRIME - LEI 9.605/98. - sjc.sp.gov.br · Quando você leva pra casa um cão ou...

ATITUDE DE QUEM É GENTE.

Caso você tenha um cavalo, ofereça a ele descanso durante a jornada de trabalho, proteção emborrachada nas ferraduras e nunca o faça suportar carga acima de 150 kg por viagem. E lembre-se: lugar de cavalo é em área rural.

Os cavalos também devem ser bem tratados.

GUARDA RESPONSÁVEL DE ANIMAIS.

MALTRATAR ANIMAIS É CRIME - LEI 9.605/98.

Esta campanha foi desenvolvida pela Prefeitura a partir de pesquisa sobre conscientização realizada junto à população.

Quando você leva pra casa um cão ou um gato, passa a ter responsabilidade sobre uma vida.Uma vida que deve ser tão respeitada quanto a sua, não merecendo passar fome ou sentir dor. E que precisa de atenção, carinho e proteção.Ter um bicho de estimação é isso: cuidar bem e nunca maltratar ou abandonar.Senão, ele vai sofrer. Por sua culpa.

Antes:• Adotar um animal é um ato de amor, que faz com que ele fique livre do abandono e dasolidão. Por isso, ao invés de comprar, procure o Centro de Controle de Zoonoses ou uma Feira de Adoção da cidade. Nestes lugares, é possível encontrar um cão ou um gato com as características que você deseja.• Reflita bastante antes de adotar um animal: procure conhecer o temperamento do animal que você está adotando, bem como as despesas que terá com ele, fazendo as contas para saber se poderá assumi-las. Além disso, saiba que os animais geralmente têm vida longa e, na velhice, precisam ainda mais dos donos. Enfim, para ter um animal é preciso espaço, tempo e recursos financeiros.• Converse com todos os membros da família para saber se concordam com a vinda de um animal e se estão dispostos a tratá-lo bem.• Atenção: animal não é brinquedo. Em outras palavras, não é um divertimento passageiro, nem um objeto a ser dado de presente a outras pessoas.

O QUE VOCÊ DEVE SABER ANTES E DEPOIS DE SE TORNAR RESPONSÁVEL POR UM ANIMAL:

Pense nisso.Depois: • Mantenha a vacinação de seu animal sempre em dia. Isso evita que ele sofra com diversas doenças, como a cinomose, parvovirose e raiva, entre outras que podem até matar.• Castre seu animal. Segundo os veterinários, isso evita uma série de doenças (como alguns tipos de câncer), e ainda controla o aumento indesejado da população de animais em nossa cidade.• Jamais acorrente seu animal.• Mantenha o animal limpo, bem alimentado e saudável.• Faça com que o animal tenha sempre água fresca à disposição.• A única maneira de seu animal ficar seguro é mantê-lo em casa. Não permita que ele saia sem você para a rua. Quando levá-lo para passear use coleira e, dependendo da raça, também focinheira. Além disso, recolha e jogue em local adequado os dejetos do animal.• Faça o controle das pulgas, carrapatos e piolhos.• Planeje o bem-estar do animal durante sua ausência. Quando for viajar, por exemplo, peça a um responsável que cuide dele, fornecendo comida, água, abrigo e carinho. Deixar apenas água e ração à disposição do animal não é cuidar bem dele.• Providencie uma placa de identificação do animal com o nome e uma forma de contato com o dono, colocando-a em sua coleira. Assim, mesmo que o animal fuja, será bem mais fácil localizá-lo.• Nunca abandone seu animal se for mudar de casa, viajar ou porque ele ficou velho e doente. Animal é para a vida toda.