Maneirismo

16
Técnico de Design Disciplina História das artes Tema: Maneirismo

description

História das Artes

Transcript of Maneirismo

Page 1: Maneirismo

Técnico de DesignDisciplina História das artes

Tema: Maneirismo

Page 2: Maneirismo

Foi um estilo e um movimento artístico que se desenvolveu na Europaaproximadamente entre 1515 e 1600 como uma revisão dos valoresclássicos e naturalistas prestigiados pelo Renascimento. O Maneirismo émais estudado em suas manifestações na pintura, escultura earquitectura da Itália, onde se originou, mas teve impacto tambémsobre as outras artes e influenciou a cultura de praticamente todas asnações europeias, deixando traços até nas suas colónias da América eno Oriente. Tem um perfil de difícil definição, mas em linhas geraiscaracterizou-se pela deliberada sofisticação intelectualista, pelavalorização da originalidade e das interpretações individuais, pelodinamismo e complexidade de suas formas É marcado pela contradiçãoe o conflito e assumiu na vasta área em que se manifestou variadasfeições.

Maneirismo

Page 3: Maneirismo

Com prioridade á construção de igrejas de plano longitudinal, com espaços mais longos do que largos, com a cúpula principal sobre o transepto, deixando de lado as de plano centralizado, típicas do renascimento clássico. Mas podemos dizer que as verdadeiras mudanças não estão somente na construção, mas na iluminação e decoração.

.

Arquitetura:

Page 4: Maneirismo

Nas igrejas: Naves escuras, coros com escadas em espiral, guirlandas defrutas e flores, balaustradas povoadas de figuras, caracóis, conchas evolutas cobrem muros e altares, lembrando uma exuberante selva depedra.

Nos ricos palácios e casas: Formas convexas que permitem o contrasteentre luz e sombras, a decoração de interiores ricamente adornada e osafrescos das abóbadas coroam esse caprichoso e refinado estilo

Principais características:

Page 5: Maneirismo

Maneirismo

Page 6: Maneirismo
Page 7: Maneirismo

A Transfiguração é a última e uma das mais

importantes obras de Rafael Sánzio (1483-

1520), baseada na Transfiguração de Cristo. Foi

encomendada em 1517, pelo Cardeal Giulio de

Medici, posteriormente Papa Clemente VII. A obra

desvia de seu estilo sereno e apresenta uma nova

sensibilidade de um mundo turbulento e dinâmico

Rafael –A Transfiguração (1516-20)

Page 8: Maneirismo
Page 9: Maneirismo

É na pintura que o Maneirismo se manifesta. São os pintores da 2ª década do século XV que, afastados dos renascentistas criam esse novo estilo, procurando deformar uma realidade e principalmente inovar.

Principais características:

Uma multidão de figuras se comprime em espaços arquitetônicos reduzidos. Resultando em planos paralelos, completamente irreais. No corpo, as formas alongadas substituem os membros bem-torneados do renascimento.

Os músculos agora contorções impróprias para o ser humano. Rostos melancólicos e misteriosos surgem entre as vestes e cores brilhantes.

Pintura

Page 10: Maneirismo

• esta primeira fase do Maneirismo seguiu-se outra menos emotiva mas distante do mundo racional e estático do Renascimento. Os principais pintores italianos desta época foram Parmigianino -1503-1540-e Agnolo Bronzino- 1503-1572.Profundamente influenciado por Rafael, Parmigianino afastou-se do conceito de beleza da realidade observável e natural. Criou obras de uma beleza artificial como A Senhora do Pescoço Longo de 1534-1540.

Pintura maneirista

Page 11: Maneirismo

Pintura maneirista

Page 12: Maneirismo

Pintura maneirista

Page 13: Maneirismo

• Rosso Fiorentino ("Ruivo Florentino", em italiano), ousimplesmente Il Rosso ("O Ruivo"), nascido GiovanBattista di Jacopo (Florença, 1494 -Fontainebleau, 1540), foi um pintor italiano, um dosprincipais expoentes do maneirismo na pintura.

• Nascido em Florença, ruivo (a origem de seuapelido), Rosso foi aprendiz de Andrea del Sarto, juntocom Pontormo. Depois de 1527, foi para França.Permaneceu lá até sua morte. Junto com FrancescoPrimaticcio, era um dos principais mestres da Escola deFontainebleau, no Castelo de Fontainebleau. A reputaçãode Rosso era desfavorável em relação a seuscontemporâneos, que seguiam uma arte mais graciosa enaturalista. Mas sua arte tem sido revisitada nos séculosseguintes.

• Sua obra-prima é considerada a Descida da Cruz, emVolterra, Itália.

Rosso Fiorentino

Page 14: Maneirismo

Repetem-se as características da arquitetura e da pintura. Não faltam as formas caprichosas as proporções estranhas e principalmente o exagero nos detalhes.

Principais características:

Um grupo de figuras dispostas umas sobre as outras, num equilíbrio aparentemente frágil e exagerado alongamento de músculos. Atribui às figuras uma infinidade de posturas impossíveis possibilitando reduzir à base e dar uma maior graciosidade a peça.

Principais artistas: Bartolomeu Ammanati; Giorgio Vasari; Palladio.

Escultura

Page 15: Maneirismo

Maneirismo

Page 16: Maneirismo

Maneirismo