Renascimento,maneirismo e barroco

45
Renascimento, Maneirismo e Barroco Donatello, Rafael e Baldassare David, Basílica S. Pedro e Basílica da Santa Maria da Saúde

Transcript of Renascimento,maneirismo e barroco

Renascimento, Maneirismo e Barroco

Donatello, Rafael e Baldassare

David, Basílica S. Pedro e Basílica da Santa Maria da Saúde

Renascimento

Maneirismo

Barroco

XV XVI XVII Final

Índice

Renascimento Base na Antiguidade Clássica;

Templos gregos e a Arquitectura Romana;

Geometria e a Aritmética; Anatomia e as Ciências Naturais;

Utilização do Corpo humano; Ordem Arquitectónica Renascentista;

Simetria; Regularidade; Alinhamento e Proporção.

Donatello

Donato di Niccolò di Betto Bardi; Nasceu em Florença a 1386 e faleceu

a 1466; A sua carreira divide-se em três

épocas; Até 1425; 1425-1443; 1443…

David

Bronze; 1,65mts de altura; 1430-1440; Figura Bíblica; Símbolo Religioso da República de

Florença; 1º Nu depois da queda do Império

Romano.

Chapéu

Espada

Cabeça de Golias

Renascimento

Maneirismo

Barroco

XV XVI XVII Final

Índice

Maneirismo

É maneira como cada Artista trabalha Oposição ao Renascimento Exagero nas Formas e detalhes Artificialismo Na Arquitectura apresentou-se como

atitude anticanónica – decoração mais cuidada e na deformação dos cânones clássicos

Rafaello Sanzio

Rafael Nasceu em Urbino a 6 de Abril de

1483 Faleceu em 6 de Abril de 1520 em

Roma Mestre da Pintura Renascentista Chamado a Roma por Papa Julio II

O casamento da Virgem

A bela Jardineira

Escola de Atenas

Transfiguração

Basilica de São Pedro Mais Visitada Igreja do Mundo Capacidade 60 mil pessoas ocupação

de 23000m2 Inicio da Construção 18 de Abril de

1506 Intervenção de Rafael entre 1514-

1520 Mudança de Cruz Grega para Cruz

latina

Plantas Cruz Grega/Cruz Latina

Barroco Na Itália, a pintura, escultura e arquitectura barrocas evoluíram a partir

do maneirismo. Esta evolução foi consequência do Concílio de Trento em 1563, que reclamava uma arte capaz de instruir e suscitar a piedade por meio da austeridade.

O grande períudo barroco, em que se produziram as obras arquitectónicas mais admiráveis, surgiu entre 1625 a 1675. Esse periudo foi dominado por três arquitectos. Pietro da Carona (1625-1675), Bernini (1598-1680) e por Borromini (1599-1667)

A actividade construtiva teve também relevância fora de Roma durante as primeiras décadas do século XVII. Francesco Maria Ricchino em Milão e Baldassare Longhena em Veneza, destacaram-se pelas suas igrejas de planta centralizada. A igreja de Santa Maria da Saúde, de Longhena, começada em 1631, é famosa por sua profusa decoração exterior e sua privilegiada situação na entrada do Grande Canal veneziano.

Especialmente singular e exótica é a obra turinesa de Guarino Guarani. Sua capela do Santo Sudário (1667-1694, destruída por um incêndio em 1997) apresentava uma elevada cúpula de complicadas formas geométricas, inspiradas nos edifícios islâmicos.

Baldassare Longhena Nasceu em Veneza, em 1598,e faleceu a 18 de Fevereiro de 1682 foi um arquitecto italiano do século XVII, trabalhando principalmente em Veneza, sendo um dos maiores expoentes do período Barroco.Seu trabalho mais conhecido foi a Basílica de Santa Maria da Saúde, iniciada em 1631, em agradecimento à Virgem pelo fim da praga, que assolou a cidade em 1630.

Esta igreja, com dois domos na península entre o Grande Canal e o Balsas, é um dos marcos da cidade. Sua entrada principal, concebida como um arco do triunfo romano ornado com colunas coríntias, foi depois copiada em várias outras igrejas.

Desenhou outras igrejas pela cidade, como a Chiesa dell Ospedaletto e Santa Maria de Scalzi. Um de seus maiores projectos foi a catedral de Chioggia, entre 1624 e 1647.

Como complemento a esta, elaborou dois elegantes palácios no Grande Canal, chamados Ca'Rezzonico e Ca'Pesaro, completados após sua morte.Baldassare Longhena tinha 33 anos quando em 1631, trabalhou no projeto intermitentemente para o descanso de sua vida mas morreu cinco anos antes da sua conclusão em 1687.

Basílica de Santa Maria da saúdeBasílica de Santa Maria da saúde

Basílica de Santa Maria da Saúde, Veneza

é um edifício vasto, octogonal construído em uma plataforma feita de 100.000 pilhas de madeira. É construído em tijolo coberto com a poeira de mármore. A igreja está cheia de Simbolismo de Maria - a abóbada grande representa a sua coroa, o interior cavernoso, o seu ventre, os oito lados, os oito pontos em sua estrela simbólica.O altar barroco, projectado por Longhena tem no alto uma senhora e uma criança Bizantina do século XII, ou XIII.

Esta igreja está cheia de simbolismos da santa Maria da saúde - a grande cúpula representa a sua coroa, o interior cavernoso o seu

ventre, e os oito lados os oito pontos da sua estrela simbólica.

Interior da basílica

No retábulo do altar barroco elevadas, as crianças concebidas por ele próprio, e uma bizantino Madonna Criança do Século XII ou XIII.

A basílica de Santa Maria da Saúde é um grande, octogonal edifício construído sobre uma plataforma de madeira feito de 100.000 hemorróidas. É construído de pedra e Istriana marmorino (tijolos cobertos de poeira de mármore).

A capela contem vários magníficos altares, entre quais a do alto do altar da capela-mor, também esta desenhado por Longhena, apresenta uma escultura da Madonna e Criança.

Uma estátua alegórica de Veneza que se ajoelha em oração pela salvação da peste, é retratado com uma bruxa velha e feia, posta em fuga por um querubim. Uma imagem da Virgem, uma vez pensamento de possuir poderes milagrosos, estiver incorporado dentro do altar. 

Longhena dado particular ênfase à criação de múltiplas camadas de luz e sombra. A principal fonte de luz é fornecida pela galeria janelas. Outras fontes incluem as altas janelas da cúpula durante o Presbitério mais pequenos, os vidros laterais, que iluminam o altar e as janelas da cúpula. tambor dos principais

O interior consiste num navio octogonal central, em que debaixo da abóbada principal, um arranjo similar, aquele que a Basílica romana de San Vitale em Ravena.

As paredes interiores são confrontados com pedra cinzenta ou branca gesso. O piso em mármore está decorado com um requintado espiral mosaico que representa as trinta e duas rosas da Virgem Maria do Rosário. 

Portal da basílica

O ingresso portal, concebida sob a forma de um arco triunfal, é abordado por quatro lances de escadas.

Os pilares que sustentam a cúpula A basilica de Santa Maria da Saúde é um grande, octogonal edifício construído sobre uma plataforma de madeira feito de 100.000 hemorróidas. É construído de pedra e Istriana marmorino (tijolos cobertos de poeira de mármore). parece que são meramente decorativas. A sua única finalidade é fornecer apoio para as inúmeras esculturas de santos. 

Longhena foi confrontado com o problema da subsidência combatida através de uma série de jangada, assim, distribuiu o baixo vigor e criou uma elasticidade que impediria a igreja de fissuração. Esses longos preparativos atrasou significativamente o edifício. Longhena também construíu o principal gessada cúpula em madeira, a fim de reduzir o seu peso.

O grande sacristia contém também várias obras de Titian incluindo o altar fotos de Veneza do padroeiro São Marcos, os santos Cosme e Damião e médicos a peste santos e Sebastian Roch, bem como o limite máximo representações de David e Golias, Abraão e Isaac, e Caim e Abel. 

Renascimento

Maneirismo

Barroco

XV XVI XVII Final

Índice

Bibliografia Janson.H.W. História da Arte, Fundação Calouste Gulbenkian (436-

523); Gonzalez. Martin. J. J. Historia de Arte, Gredos (0-197); Benevolo, Leonardo. Historia de la arquitectura del Renascimento/

la Arquitectura Clássica, Barcelona. Gustavo Gili. 1988; Pinto, Ana Lídia. Meireles Fernanda. Cambotas, Manuela Cernadas.

Cadernos de História da Arte. Edição revista. Porto Editora. (Volumes 6 e 7)

Enciclopédia Luso-Brasileira de cultura. Verbo. (volumes 3, 13 e 16) http://www.wga.hu/bio/d/donatell/biograph.html; http://employees.oneonta.edu/farberas/arth/arth213/donatello_davi

d.html;

http://daphne.palomar.edu/mhudelson/StudyGuides/DontlovsMichel_WA.html;

http://www.utopiasprings.com/david.htm; http://www.island-of-freedom.com/DONATELL.HTM; http://www.ansa.it/site/notizie/awnplus/english/news/2008-11-19_1

19291720.html;