manual comunidade luz

38
1 Sejam Comu Luz acampamento 19~22.fev.2012 Nome: ____________________________________________ IGREJA PRESBITERIANA COREANA HAN IN

description

manual comunidade luz

Transcript of manual comunidade luz

1

Sejam

Comu-

Luzacampamento 19~22.fev.2012

Nome: ____________________________________________

IGREJA PRESBITERIANA COREANA HAN IN

2

3

ÍNDICE

Luz .................................................................................................. p. 04

Rocha ............................................................................................ p. 08

Estrutura da Comu.Luz .............................................................. p. 15

Fontes ............................................................................................. p. 18

Calendário .................................................................................... p. 26

Manual dos Departamentos ..................................................... p. 28

4

O X da questão

0. O que você enxerga?

Muitos podem enxergar um simples “x”, mas se você faz parte da Co-munidade Luz deve enxergar muito mais do que isso. Pois nessa simples ima-gem estão inseridas as principais mensagens bíblicas que regem o propósito e a missão da Comunidade Luz. Lembre-se, esta imagem é apenas uma ilustração, ou seja, você precisa viver o significado do “x” da questão para que aqueles que ouvem seu testemunho e enxergam sua vivência possam captar de forma clara o Evangelho de Cristo proclamado pela CLuz.

Os dois “L”s significam luz. Do lado esquerdo é a 1ª Luz, e do lado direito a 2ª Luz. O “T” que está no meio do x significa Trevas. A imagem é uma ilustração da vida cristã que começa desde a criação até a eternidade: Criação, Queda, Salvação (de esquerda para direita). Agora vamos ver cada elemento apresentado na imagem para podermos entender melhor o propósito da Comu-nidade Luz. Esperamos que você possa, antes de ler próximos parágrafos, ore ao Senhor para que ilumine sua mente e seu coração.

1.A Primeira Luz (Gn 1:4 / Jo 1:4)

Em Gênesis 1:4 diz que Deus criou a luz no primeiro dia da Criação. Sendo boa aos olhos do Senhor, Deus separou a luz das trevas chamando a luz

5

de dia e as trevas de noite. Percebe-se que Deus quis marcar a Criação com um elemento de referência. No meio da escuridão mesmo uma luz muito pequena torna-se referência para as pessoas. Em João 1:4 Jesus é apresentado como “a luz dos homens”. Assim entendemos que Jesus é a referência da vida cristã e do estilo de vida proposto pela Comunidade Luz.

A segunda qualidade da luz é que ela é fonte de vida para todas as cria-ções de Deus. Ela aquece, alimenta e cuida todas as criaturas inclusive a huma-nidade. No mesmo versículo em João diz que em Jesus há vida. Assim como as criaturas não sobrevivem sem a luz do sol, nós não sobrevivemos sem a Luz de Deus, Jesus Cristo. Ele é a fonte de vida, a essência da CLuz.

Olhando para essas duas qualidades da primeira Luz entendemos cada vez mais da limitação humana. Pois de dia uma pessoa está acordada enquanto à noite ela adormece. Essa natureza humana revela que um dia todos morrerão. Na mesma maneira que um dia passa rápido, a vida inteira de alguém passa no entardecer do triste destino da humanidade, a morte. Por isso, somos mais de-pendentes no Senhor, pois a nossa limitação deve ser o ponto de partida para a confiança no poder de Deus.

6

2. Trevas (Jr 2:13)

A Queda foi um evento que marcou a humanidade para sempre. Pois o acontecimento fez com que o homem fosse separado de Deus. Assim com a luz foi separada das trevas, pois as duas não podem coexistir no mesmo ambiente, o homem foi destituído da luz da glória de Deus para ser lançado às trevas do pecado. O pecado cega todas as pessoas com a escuridão, sem exceções. Antes vimos que as duas qualidades da Luz, referência e fonte de vida, apontam dire-tamente a Deus. Mas com o pecado que obstina o coração, o homem começou a se orgulhar chegando ao ponto de trocar Deus (a fonte de água viva) pelas coisas vãs do pecado (as cisternas vazias e secas).

Antes o homem tinha Deus como referência do propósito de vida. Ago-ra, com as Trevas no seu coração afastou-se de Deus para procurar por outras re-ferências que deem para manusear, satisfazendo a si mesmo do jeito que deseja. A fonte de água viva foi trocada por cisternas rachadas do deserto que não retêm água. Pois, assim que comeu do fruto do conhecimento do bem e do mal, acredi-tando poder superar a Deus, uma sede que nunca poderia ser saciada instalou-se no estômago da alma humana. Essa sede baseia-se na ausência da luz da vida, Deus. Agora em diante as pessoas precisam viver 24 horas por dia, 365 dias ao ano com medo da morte. Veja novamente a imagem apresentado anteriormente:

Se olhar com atenção no ponto central onde está o “T”, perceberá que parece, além de “x”, como um corredor sem fim. Consegue notar que é um corredor da morte? Pois aponta para as eternas trevas que só conseguem oferecer nada mais do que a morte. O único caminho de salvação é retornar para a Luz.

7

3. A Segunda Luz (Jo 1:3-4 / Jo 3:16 / Mt 5:14-16)

Mesmo que o homem tenha abandonado a Deus, o Senhor nunca de-sistiu dele. Você pode pensar se Jesus é realmente o único meio de salvação. Pois existem inúmeras religiões; e o que pode provar de que a religião cristã é a verdadeira? Jesus nunca veio ao mundo para fundar uma nova religião. A religião (palavra que nasceu na Idade Média, religare – trad: religar) tem o pres-suposto de que o homem depravado em pecado pode chegar à vida eterna que há em Deus por conta própria. O Evangelho de Cristo não é uma mensagem de uma religião qualquer. É o meio pelo qual obtemos a fé em Jesus (a dádiva que somente Deus pode dar) que nos resgata das trevas e leva-nos para a luz.

O primeiro passo está no reconhecimento. Reconhecer de que você está em trevas e que até agora esteve procurando pela água viva nas cisternas ra-chadas. Segundo passo é nascer de novo. Em português existe a maravilhosa expressão “dar à luz”, e ao aplicarmos ao Evangelho entendemos que Deus nos comprou com o sangue do Cordeiro e deu à luz como novas criaturas. E isso só é possível se nascermos de cima, de Deus. Jesus disse ao Nicodemos que se não nascer de novo não há como entrar no Reino de Deus.

Quando Jesus derramou seu sangue precioso por nós, fomos libertos das trevas para vivermos a vida abundante na luz plena. Mas infelizmente mui-tos dos cristãos não têm certeza se estão nas trevas ou na luz. Parece muito difícil distinguir aqueles que estão na luz dos que não estão. Entretanto, em 1 João 1:5-9 diz que aquele que afirma estar na luz mas não se encontra o amor de Deus nele, a sua afirmação é falsa e ele é um mentiroso. A maior evidência da vida nova na luz é o amor de Deus. Jesus disse para discernir as árvores pelos seus frutos. Se na vivência de um cristão não se encontram os frutos do Espírito Santo, principalmente o amor, ele será nada mais do que sinos rachados que gera barulhos irritantes da mentira.

Quem está na luz de Deus é evidente. Assim como a cidade sobre o monte e a candeia que carrega o fogo não há como esconder a nós mesmos do mundo. No momento que carregarmos em nós a luz de Jesus Cristo, devemos assumir nossos lugares apropriados para “refletir e propagar a essência que é Jesus sendo exemplos de atitude e fé para a expansão do Reino de Deus”.

8

Tema do 2º. Dia: A Rocha

Jesus a 1ª Rocha

1ª. E a 2ª. Aliança

Texto: Êxodo 19:1-6; êxodo 20 e Mateus 22:38-40

O logo da Comunidade Luz é simbolizada pela rocha, através desse primeiro sermão gostaria de explicar mais profundamente o por que que Jesus é a nossa primeira rocha.

A formação do povo Israel foi mediante a promessa que Deus tinha feito com Abraão. A partir dele a sua família conhecia Deus como: “Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó.” Porém, 430 anos se passaram desde que 75 membros da família de Jacó, agora eles tinham pelo menos 600 mil homens sem contar as mulheres e crianças (Ex.12:37-40) só que essa geração não conhecia Deus.

Deus se revela a Moisés no monte Horebe através a sarça ardente para tirar o julgo e a escravidão dos israelitas na terra de Egito. Deus manifestou todo o seu poder contra os Egípcios e foi a maneira que os Israelitas experi-mentaram pela primeira vez quem era Yahew o Deus de Israel. Deus não só libertou o seu povo, mas através da 1ª. Aliança no monte Sinai. Ele deu ao seu povo as leis e os 10 mandamentos numa tábua de pedra.

“Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é minha. E vós me sereis um reino sacerdotal e o povo santo. Estas são as palavras que falarás aos filhos de Israel.” Êxodo 19:5-6

A maior revelação de Deus é a pessoa de Jesus Cristo, não houve e nem haverá profeta, sacerdote e sacrifício maior do que a de Jesus. Portanto,

9

Jesus veio a ser a 2ª. Aliança não apenas com o Israel, mas com toda humani-dade. E a 2ª. Aliança foi um resumo da 1ª.

“E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, seme-lhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.” Mateus 22:37-40.

A Comunidade Luz deve ter o entendimento da 1ª. E da 2ª. Aliança porque é através dessa Aliança ou Promessa que nós nos tornaremos o povo de Deus e consequentemente abençoados.

Rocha da Desobediência

Pedra de Tropeço e os 2 Fundamentos

Texto: Mateus 21:33-46; Daniel 2:31-45; Isaías 8:9-22; Lucas 6:46-49

A rocha de tropeço aqui não é uma pessoa que faz outra pessoa cair, mas a pedra aqui é o próprio Deus que vai fazer as pessoas caírem por não ter seguido os seus mandamentos.

Em primeiro lugar Deus será pedra de tropeço para aquele que a refe-rencia de vida não está em Cristo, mas no negócio, no sucesso, na saúde, nos relacionamentos, etc.

“Não chamem conspiração tudo o que esse povo chama conspiração; não temam aquilo que eles temem, nem se apavorem. Ao Senhor dos Exércitos é que vocês devem conside-rar santo, a ele é que vocês devem temer, dele é que vocês devem ter pavor.” Isaías 8:12-13

10

Muitos cristãos estão cegos para terem sucesso e para vencer na vida estão dispostos a fazer tudo até buscar cartomantes, subornos e formação de quadrilhas.

“Quando disserem a vocês: “Consultem médiuns e espíritas que murmuram encanta-mentos, pois todos procuram seus deuses e os mortos em favor dos vivos”. Respondam: “À lei e aos mandamentos! “ Se eles não falarem conforme esta palavra, vocês jamais verão a luz!” Isaías 8:19-20

Deus é a rocha que destrói grandes impérios para que apenas um reino possa prevalecer e esse reino é de Deus. Porém, o reino de Deus não é conquis-tado pela força e poder, mas através da obediência da Aliança e dependência dele em nossas vidas. E o mais importante esse reino durará para sempre.

“Na época desses reis, o Deus dos céus estabelecerá um reino que jamais será destruí-do e que nunca será dominado por nenhum outro povo. Destruirá todos esses reinos e os exter-minará, mas esse reino durará para sempre. Esse é o significado da visão da pedra que se soltou de uma montanha, sem auxílio de mãos, pedra que esmigalhou o ferro, o bronze, o barro, a prata e o ouro. “O Deus poderoso mostrou ao rei o que acontecerá no futuro. O sonho é verdadeiro, e a interpretação é fiel”. Daniel 2:44-45.

A questão é essa, você está obedecendo Deus e dependendo dele nos relacionamentos, negócios, estudos e no futuro? Porque, senão, a casa vai cair quando vier uma situação difícil ou uma crise séria na qual a solução está aci-ma de seu poder, entendimento e forças. A nossa fé não é uma fórmula para o sucesso, mas a chave de como lidar com os problemas.

“E por que me chamais, Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu digo? Qualquer que vem a mim e ouve as minhas palavras, e as ob-serva, eu vos mostrarei a quem é semelhante: É seme-lhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo, e pôs os alicerces sobre a rocha; e, vindo a enchente, bateu com ímpeto a corrente naquela casa, e não a pôde abalar, porque estava fundada sobre a rocha. Mas o que ouve e não pratica é semelhante ao homem que edificou uma casa sobre terra, sem alicerces, na qual bateu com ímpeto a corrente, e logo caiu; e foi grande a ruína daquela casa.” Lucas 6:46-49

Declaração de Fé a 2ª. Rocha

Confissão de Pedro e o Templo do Espírito Santo

Texto: Mateus 16:13-19; 2 Coríntios 3:1-18; 1 Coríntios: 3:9-17

11

A Comunidade Luz deverá saber responder essas questões: Quem é Je-sus? Qual é a evidência de Jesus em sua vida ou no seu templo? O que impede de você falar desse Jesus? Se você não fala de Jesus significa que as portas do inferno foram mais fortes do que a sua fé?

A segunda rocha foi fundamentada na confissão de Pedro(pedra) e é impossível ao homem declarar que Jesus é o Senhor e Salvador sem o auxilio do Espirito Santo. Entretanto, é possível ao homem se enganar que está salvo por uma declaração de carne, ou seja, de boca pra fora ou baseado no senti-mento ou no clima do momento.

“Simão Pedro respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. Respondeu Jesus: “Fe-liz é você, Simão, filho de Jonas! Porque isto não lhe foi revelado por carne ou sangue, mas por meu Pai que está nos céus.” Mateus 16:16-17

Uma boa noticia é que Deus não vai deixar você na dúvida. Ele irá au-torizar o inferno para provar a sua fé. Se as portas do inferno não prevalecerem contra você e sua fé, então, pode ficar tranquilo. Você passou da provação.

“Porque ninguém pode colocar outro alicerce além do que já está posto, que é Jesus Cristo. Se alguém constrói sobre esse alicerce, usando ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno ou palha, sua obra será mostrada, porque o Dia a trará à luz; pois será revelada pelo fogo, que provará a qualidade da obra de cada um. Se o que alguém construiu permanecer, esse re-ceberá recompensa. Se o que alguém construiu se queimar, esse sofrerá prejuízo; contudo, será salvo como alguém que escapa através do fogo.” 1 Coríntios 3:11-15

Passado essa prova então você terá certeza de que Jesus habita em você, logo você se tornou a morada do espirito santo.

“Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vo-cês? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; pois o santuário de Deus, que são vocês, é sagrado.” 1 Coríntios 3:16-17

12

Só quem nasceu do Espírito é capaz de fazer a obra ou o ministério de Jesus isso responde a pergunta do porque não ter evidências de Deus em nos-sas vidas e portanto de não poder falar dessas evidências para outras pessoas. Não podemos dar o que não conhecemos ou o que não experimentamos.

“Tal é a confiança que temos diante de Deus, por meio de Cristo. Não que possamos reivindicar qualquer coisa com base em nossos próprios méritos, mas a nossa capacidade vem de Deus. Ele nos capacitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do Espírito; pois a letra mata, mas o Espírito vivifica.” 2 Coríntios 3:4-6

Rocha Viva a 3ª. Rocha

Pedra Viva, Fé Viva

Texto: 1Pedro 2:1-25

A terceira rocha significa Cristo vivo em nós. Agora somos veículo ou canal de propagação do verdadeiro modo de viver, isto é, caso você tenha nas-cido no espírito e não da carne, ou seja regenerado. O livro de Pedro mostra quais são as atitudes de uma pedra viva ou de uma fé viva de modo que a Co-munidade Luz deve seguir e obedecer.

1. Se livrar das coisas que não agradam ao Senhor e consequentemente quebram o nosso relacionamento com Deus. “Livrem-se, pois, de toda mal-dade e de todo engano, hipocrisia, inveja e toda espécie de maledicência.” 1 Pedro 2:1 “Amados, insisto em que, como estrangeiros e peregrinos no mundo, vocês se abstenham dos desejos carnais que guerreiam contra a alma.” 1 Pedro 2:11

13

Só quem nasceu do Espírito é capaz de fazer a obra ou o ministério de Jesus isso responde a pergunta do porque não ter evidências de Deus em nos-sas vidas e portanto de não poder falar dessas evidências para outras pessoas. Não podemos dar o que não conhecemos ou o que não experimentamos.

“Tal é a confiança que temos diante de Deus, por meio de Cristo. Não que possamos reivindicar qualquer coisa com base em nossos próprios méritos, mas a nossa capacidade vem de Deus. Ele nos capacitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do Espírito; pois a letra mata, mas o Espírito vivifica.” 2 Coríntios 3:4-6

Rocha Viva a 3ª. Rocha

Pedra Viva, Fé Viva

Texto: 1Pedro 2:1-25

A terceira rocha significa Cristo vivo em nós. Agora somos veículo ou canal de propagação do verdadeiro modo de viver, isto é, caso você tenha nas-cido no espírito e não da carne, ou seja regenerado. O livro de Pedro mostra quais são as atitudes de uma pedra viva ou de uma fé viva de modo que a Co-munidade Luz deve seguir e obedecer.

1. Se livrar das coisas que não agradam ao Senhor e consequentemente quebram o nosso relacionamento com Deus. “Livrem-se, pois, de toda mal-dade e de todo engano, hipocrisia, inveja e toda espécie de maledicência.” 1 Pedro 2:1 “Amados, insisto em que, como estrangeiros e peregrinos no mundo, vocês se abstenham dos desejos carnais que guerreiam contra a alma.” 1 Pedro 2:11

2. Você desejará buscar a Cristo para o crescimento da fé. Porque seguir e fazer a sua vontade é bom.

“Como crianças recém-nascidas, desejem de coração o leite espiritual puro, para que por meio dele cresçam para a salvação, agora que provaram que o Senhor é bom.” 1 Pedro 2:2-3

3. Quanto mais você se aproxima de Jesus (pedra viva), você está sendo utilizado para a construção da casa espiritual. Na qual somos sacerdo-tes, ou, intermediadores de Deus, (temos as chaves do céu) vivendo uma vida digna de aceitação no dia-a-dia. Agora podemos obedecer a Deus por meio de Jesus e a obediência a palavra abrirá os mistérios dos céus. “Eu lhe darei as chaves do Reino dos céus; o que você ligar na terra terá sido ligado nos céus, e o que você desligar na terra terá sido desligado nos céus”. Mateus 16:19 “À medida que se aproximam dele, a pedra viva — rejeitada pelos homens, mas escolhida por Deus e preciosa para ele —vocês também estão sendo uti-lizados como pedras vivas na edificação de uma casa espiritual para serem sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo.” 1 Pedro 2:4-5

4. Viver de maneira exemplar. Jesus quer que eu e você sejamos modelos de fé não apenas dentro da igreja mas, principalmente fora da igreja. Precisamos deixar a vida dupla que muitos dos adultos vivem nas igre-jas. Deus já está farto desses cristãos hipócritas, mas vocês são uma geração nova. Não a geração desobediente, mas a geração que entrou na terra prometida. Mais uma vez isso só é possível se você nasceu do espírito e não na carne. “Vivam entre os pagãos de maneira exemplar para que, naquilo em que eles os acusam de praticarem o mal, observem as boas obras que vo-cês praticam e glorifiquem a Deus no dia da sua intervenção.” 1 Pedro 2:12 Agora somos capazes de obedecer e fazer a vontade de Deus com nosso livre--arbítrio. “Vivam como pessoas livres, mas não usem a liberdade como desculpa para fazer o mal; vivam como servos de Deus.” 1 Pedro 2:16

5. A atitude de uma fé viva busca a vontade de Deus. Qual é a vontade de Deus? “Pois é da vontade de Deus que, praticando o bem, vocês silenciem a ig-norância dos insensatos.” 1 Pedro 2:15 “Porque é louvável que, por motivo de sua consciência para com Deus, alguém suporte aflições sofrendo injustamente. Pois que vantagem há em suportar açoites recebidos por terem cometido o mal? Mas se vocês suportam o sofrimento por terem feito o bem, isso é louvável diante de Deus. Para isso vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando-lhes exemplo, para que sigam os seus passos.” 1 Pedro 2:19-21.

14

Resumo

15

ESTRUTURA DA IGREJA

HAN

IN

COREANO

EDUCAÇÃO

LUZ

LIBERDADE

FAIXA ETÁRIALinguagem

40 - 100 anos100% Kor

0 – 18 anos75%Port/ 25%Kor

19 – 50 anos100% Port

0 – 100 anos100% Brasileiro

16

Comunidade Luz

Planejamento

Logos Komunike

Espiritual

Andragógico Levitas

Social

Diakonia Fontes

Organograma

O QUE VOCÊ ENXERGA?

17

1) Jesus – rocha angular2) Igreja – luz do mundo3) Espiritualidade em Ação – pra que

todos vejam- Desejar e aproximar de Jesus;- Provar que é bom;- Intercessor santo;- Dar ofertas aceitáveis;- Valorizar o irmão(a);- Obediente a Palavra;- Praticar o bem;- Glorificar a Deus.

LOGO

MISSÃO

A Comunidade Luz existe para refletir e propagar a essência que é Jesus sendo exemplo de atitude é fé para a expansão do Reino de Deus.

Explicação:

1. Refletir o que? A imagem de Deus sendo seus imitadores;

2. Propagar o que? A essência que é Jesus através da obediência a sua palavra;

3. Como expandir o Reino de Deus? Através da humildade que seria a nossa dependência e necessidade de Jesus em nossas vidas.

18

FONTES

Todos os departamentos da comunidade Luz terá um carácter de pequeno grupo (fontes):

1. Ter relacionamento como base de serviço;

2. Diminuir a burocracia;

3. Criar ministérios específicos e constantes;

19

RESPONSABILIDADE DOS LIDERES DA FONTE

♦ Manter o bom relacionamento entre os membros da fonte através das reuniões quinzenais. Lembre-se que a saúde da sua equipe depende dessas reuniões.

♦ Levar as informações necessárias para o Pedro/Alex para que ele possa elaborar as pautas das reuniões do planejamento.

♦ Criar e organizar 1 a 2 eventos anuais promovendo o seu departamento. Ex. a fonte levitas irá organizar uma reunião de oração de 2 meses de duração todo sábado a noite.

♦ Criar um manual do departamento para a próxima liderança até 31 de outubro de cada ano;

♦ Elaborar um planejamento do departamento com o orçamento de 2013 até 31 de outubro, pois novembro é mês de pedir verba pra a igreja mãe. Além de todo 15 de novembro será o mês de planejamento para o ano seguinte da Cluz.

3 ATITUDES BÁSICAS DO LÍDERLíder CDA

1) Constante

Fiéis aos compromissos e aos horários. Idéias por si próprio não muda a realidade mas o esforço e sacrifício de cada um.

2) Disponível

Predisposto em ajudar. Deus sempre usa pessoas disponíveis ou os que estão em prontidão.

3) Aprendiz

Humildade pra aprender. Deus nos ensina de várias maneiras, basta nós querer aprender.

20

SABEDORIA PARA DECIDIR

Qualquer pedido ou palavra que você vai dirigir leve-se em conta estes 4 passos:

1. O que eu acho ou quero;

2. O que vocês acham ou querem;

3. O que o inimigo quer;

4. O que Deus acha sobre isso;

Esses 4 passos evitará do líder de ferir o seu próximo ou gastar o dinheiro da igreja de forma displicente.

“A igreja sobre tudo é de Jesus, não se atende apenas no cisco do próximo, todos os membros precisam se ajustar para a glorificar o nome de Deus e não do departamento. A boca do líder tem poder de destruir ou construir. Por isso, não use-a com sabedoria e discernimento.”

IcTuS (planejamento)

LeViTaS (culto)

LoGos (logistica)

DiaKoNia (RH)

KoMuNike (redes sociais, boletim e avisos de evento)

AnDraGoGiCo(treinamento)

FONTES

21

COMUNIDADE FORTE NAS 3 ÁREAS

Espiritual (coração)

Social(força)

Planejamento (mente)

FONTES ICTUS

Planejamento Liderança

administrativa

EspiritualLiderança

discipuladora

SocialLiderança

transformadora

22

OFÍCIO DA ÁREA DO PLANEJAMENTO

Mente

Zelar pelo bom funcionamento da parte administrativa da Cluz

Presidir e coordenar as pautas das reuniões do IcTuS plan.

Executar as metas e os planos da Cluz.

Formalizar as atas e decisões feitas.

Na medida do possível fazer ponte com a igreja mãe.

Definição da agenda do planejamento/orçamento de 2013 até outubro.

planejar eleição e acampamento de treinamento em novembro;

Outras atividades serão acrescentadas levando-se em conta a realidade da Cluz

OFÍCIO DA ÁREA SOCIAL

Força

Zelar pela harmonia e relacionamento da Cluz.

Responsável pela gestão das fontes. (recrutamento de líderes, manutenção das fontes, etc.)

Presidir e coordenar as pautas das reuniões do IcTuS social;

Planejar e criar metas sociais como: evangelização, viagem missionária, mutirão, entretenimento, ajuda social, doação, bolsa de estudo, etc.

Definição da agenda social/orçamento de 2013 até outubro.

Outras atividades serão acrescentadas levando-se em conta a realidade da Cluz.

23

OFÍCIO DA ÁREA ESPIRITUAL

Coração

Zelar pelo crescimento espiritual da Cluz;

Definir o direcionamento espiritual da Cluz;

Responsável em manter a ponte entre a 1ª e a 2ª geração;

Responsável em iniciar conversas com outras igrejas e líderes espirituais;

Outras atividades serão acrescentadas levando-se em conta a realidade da Cluz.

Levitas

Responsável pela organização e planejamento dos cultos.Líder: Sarah auxiliadores: Kathleen, Andre, equipe de louvorTarefas- Cultos dominicais: ajudar na execução dos temas mensais, criar e organizar uma

ordem do culto, checar se as pessoas que estão envolvidos no culto irão cumprir as tarefas (projetor, louvor, oração, sermão, avisos) monitorar o horário e a cadência do culto... Recolher e registrar as ofertas.

- Cultos especiais: ajudar na organização dos cultos especiais como: junto com os adultos, com outras igrejas, acampamento, passeio, pregador visitante...

- Ceia: ajudar na preparação da ceia e possivelmente de batismo...

24

Responsável pela organização e planejamento dos eventos e de finanças.Líder: Eduardo/Alex auxiliadores: Sofia, Sonia

Tarefas- Culto: preparar os materiais necessários para os cultos (envelope, gazofilácio,

água, lanche, lâmpada, cesta de lixo, tinta, microfone, pilhas...)- Eventos: administrar as finanças, reserva do local de acampamento, ônibus, avião,

planejar os eventos conforme os temas lançados (lista de participantes, compra de mantimentos, etc.)

- Infraestrutura: responsável pela comprar e manutenção de equipamento e material de escritório (almoxarifado), etc.

- Relatório: criar mecanismo de pedido de fundos como manutenção da mesma. Fazer relatório mensal dos gastos e de reserva para a reunião de planejamento;

- Avaliação: dos eventos e geral (semestral)

Logos

Responsável pela organização e planejamento da membresia.

Líder: Pedro auxiliadores: Minu, Moises

Tarefas

- Culto: Recepção (boas-vindas aos visitantes), criar lista dos membros, checar o ambiente para o inicio do culto, comunhão, orar pelo culto...

- Manutenção espiritual: ligar pras as pessoas que faltaram, dar palavra de encorajamento às pessoas em dificuldade, e checar os novos membros, alertar a liderança em caso de emergências...

- Manutenção Social: atualizar lista de contatos (e-mail, cel...), fazer quiz ou pesquisa para saber o perfil dos membros... Aniversários, serenata de Natal

Diakonia

25

Responsável pela organização e planejamento da comunicação interna e externa da comunidadeLíder: Alice auxiliadores: Debora, Aron,

Tarefas- Culto: avisos via PowerPoint/flash. Decoração do local de acordo com os temas,

criar boletins informativos, convites, cartazes, outros anúncios de forma criativa.- Multimídia: será responsável por tudo que envolve som, imagem, arte e

tecnologia (fotos, vídeos, clipes, internet. PowerPoint, homepage)- Comunicação: manter e criar as redes sociais. (facebook, e-mail...)- Centro oficial de comunicação ou imprensa oficial.

Komunike

Responsável pela organização e planejamento do treinamento espiritual comunidadeLíder: pastor David auxiliadores: Moises jdsn

Tarefas- Pesquisa, seleção, comprar e avaliação de material de estudo bíblico.- Aconselhamentos: casais, individuais, grupos, etc.- Pesquisa, desenvolvimento e produção de conteúdo espiritual e de ensino-

aprendizagem;- Preparação e acompanhamento de palestras, sermões, estudos, pequenos

grupos, fontes, acampamentos...- Definição de temas e abordagens de crescimento espiritual da comunidade

Andragógico

26

27

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES 2012 *sujeito a alterações

Janeiro8 Ictus Soc15 Ictus Plan25 Boas vindas29 Ictus Soc

Fevereiro4 – Ictus Plan6 - Inicio fonte etapa 319~22 - Acampamento25 – Ictus Plan26 – Ictus Soc

Março3 – Big Fonte 418 – Ictus Soc31 – Big fonte 5

Abril1 – Ictus Plan8 – culto de páscoa/ba-tismo15 - Ictus Soc20~21 - Acampamento28 – final da 3ª. Etapa/big fonte 629 - Ictus Plan

Maio6 – visita ao asilo13 – dia das mães

13 – Ictus Soc20 – Ictus Plan25 – Ictus Soc26 – big fonte 7

Junho6~7 - Acampamento IcTuS avaliação11 – inicio fonte etapa 417 – Ictus Soc24 – Ictus Plan30 – Big Fonte 8

Julho8 – Ictus Soc15 – Ictus Plan28 – Big Fonte 929 – Ictus SocViagem Visionaria

Agosto12 dia dos pais19 – Ictus Soc25 – final da etapa 4/ big fonte 1026 – Ictus Plan

Setembro7 - passeio9 - Ictus Soc16 - Ictus Plan23 - Ictus Soc30 - visita ao orfanato

Outubro1 - inicio fonte etapa 57 - Ictus Plan14 - Ictus Soc27 - big fonte 1128 - Ictus Plan

Novembro4 - Ictus Soc11 - Ictus Plan14-15 – Acampamento Ictus 24 – big fonte 1225 – Ictus Soc

Dezembro2 – Ictus Plan9 – Ictus Soc22 – final da etapa 5/ big fonte 13

28

Manual dos Departamentos

29

Manual da Fonte Levitas Nós não estamos somente reunidos para debater sobre as responsabilidades dentro da igreja, mas também somos uma fonte aonde compartilhamos a nossa caminhada cristã para melhor efetivação do serviço a Cristo.

Missão A nossa missão é conduzir as pessoas a louvarem e a adorarem o nome de Deus, sendo esta, uma adoração e um louvor sincero (entregue de coração). Adorar é falar quem Deus é. Louvar é falar o que Deus fez em sua vida.

Nossas tarefas são:• Confirmar a presença dos líderes no culto;• Arrumar o local de culto (cadeiras, instrumentos);• Preparar os slides;• Checar constantemente o ambiente e o fluir do culto;• Preparar e conduzir o louvor.

Eventos• Oração de Madrugada- Quando? Todo ultimo sábado do mês as 6hrs no templo da Comunidade Luz.

- Para qual finalidade?Cansado da rotina? Nós também! Esse momento foi proposto para uma quebra de rotina e um momento a mais com nosso Deus Pai. Nada melhor do que começar o dia com o nosso Pai e a comunhão com nossos irmãos em oração.

• “Shamma” - Quando? Dia 8 de abril de 2012, às 17h30min, no templo da Comunidade Luz.- O que é?Será uma noite de adoração, oração e intercessão.- O que significa?♦ Ouvir

30

♦ Acender (chama, fogo)♦ ChamarVocê ouve, isso acende um fogo dentro do seu ser e você chama (convida) as outras pes-soas a participarem.

• Maratona Bíblica

- Qual será a leitura? Os 4 primeiros evangelhos do Novo Testamento (Mateus, Marcos, Lucas, João).

- Observações:♦ O objetivo da maratona é fazer as pessoas lerem a bíblia, "caminhando" até o fim juntos.♦Não haverá posições, ou seja, nem primeiro nem último lugar.

- Compartilhamento:Uma vez por mês.

- Quando começa?No acampamento, dia 19 de fevereiro de 2012.

- Prêmios:♦ Haverá um sorteio de bem(ns) material(is) para uma ou mais pessoas participantes que conseguirem correr até o fim;♦ Esse sorteio será divulgado para todas as pessoas da maratona.

- Quem pode participar?Qualquer um que quiser ler a Bíblia.

31

Manual da Fonte Logos

1 Definição

Na teologia cristã o conceito filosófico do Logos viria a ser adaptado no Evangelho de João, o evangelista se refere a Jesus Cristo como o Logos, isto é, a Palavra: "No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com o Deus, e a Palavra era Deus". João 1:1

2 Missão

Ser responsável pela capitação e utilização de capital da Comunidade Luz, gerenciando-o de forma consciente e transparente para o Reino de Deus. Fazer o planejamento da C.Luz, no que diz respeito à orçamento.

3 EncontrosOs encontros da fonte Logos acontecerão quinzenalmente. Os encontros visam discutir sobre a situação atual do capital da C.Luz, fazer planejamentos periódicos e de longo prazo, se necessário. Os encontros, também, têm a finalidade de gerar maior comunhão entre os integrantes da fonte. 4 Função

Administrar o dinheiro proveniente da oferta e da igreja mãe.Planejar e prever eventos, compra de materiais etc para planejamento do orçamento.Responsável pela liberação de dinheiro para outras fontes

5 Atividades

As atividades são para que os membros da C.Luz possam ter momentos de comunhão. Desta forma, a fonte Logos planejou 2 atividades:

1) 14/07/2012 - Concurso de fotografia (local a ser definido)2) DD/MM/2012 – Atividade a ser definida

32

Manual da Fonte DiaKonia

1 Definição:É uma fonte de pessoas comprometidas a ajudar, interceder e servir os membros da Comunidade Luz para o crescimento da comunidade.2 Missão:Cuidar com zelo, servir com disponibilidade e interceder em oração.3 Relacionamento VS TrabalhoÉ mais do que triste ver igrejas que se esgotam em força e ânimo por deixarem que o trabalho tome o lugar prioritário. Cristo nos ensinou que a vontade do Pai é que todos O conheçam plenamente, e isso só é possível num relacionamento verdadeiro com Deus. E essa dinâmica reflete para a igreja, o corpo de Cristo. A fonte Diakonia entende-se que o relacionamento vem em primeiro lugar e não o trabalho. Pois, quanto melhor o relaciona-mento, melhor o trabalho.4 EncontrosOs encontros da fonte Diakonia acontecerão uma a cada duas semanas. Esses encontros, como foi esclarecido, não são para trabalho (apenas). Mas para o relacionamento dos membros da fonte. Se um assunto demandar mais encontros, eles poderão ser agendados segundo a disponibilidade dos membros.5 Atuação

5.1 Recepção de membros novos- A Diakonia está encarregada em receber os membros novos ou visitantes para que estes se sintam que estão adentrando num ambiente de amor e cuidado.- Para o registro, a fonte Diakonia deixará sempre disponível a ficha de registro para todos os que vierem visitar ou que tenham desejo de fazer parte da Comunidade Luz.- Para evitar situações embaraçosas, a Diakonia seguirá os seguintes protocolos:a) O visitante não é apresentado já na primeira visita. Em vez disso, avisará a nova visita ao pastor responsável para que este dê as primeiras boas vindas junto com a Diakonia.b) Quando o mesmo visitante ter marcado no mínimo 3 presenças, as suas informações pessoais serão registradas na ficha de registro.c) Só então a fonte Diakonia irá oferecer o convite ao visitante de se tornar membro da Comunidade Luz. *Todos os passos dados deverão ser reportados ao pastor responsável.5.2 Zelo- A Diakonia é a fonte que poderá ter acesso mais abrangente com os membros da CLuz,

33

pois suas informações estão nos dados da fonte. Portanto, a Diakonia também irá entrar em contato com os membros que faltaram num culto de domingo, ou que estão doentes, ou em outras situações que demandem cuidado e atenção.- O contato com os membros nas situações apresentadas anteriormente deverá sempre ser reportado ao pastor responsável.

5.3 Árvore da oração- A fonte Diakonia deixará disponível figura de uma árvore, a qual somente o tronco estará estabelecido. As folhas serão pequenos post-its (cor verde) para que os membros es-crevam suas orações e colem nos galhos para formar as folhas verdejantes da oração. Quando uma oração for respondida pela graça do Senhor, a pessoa poderá substituir o post-it verde por um vermelho para simbolizar o fruto, onde estará escrito o processo da resposta de Deus. Esperamos que a árvore da oração esteja cheia dos frutos, assim como nossas vidas em Cristo.

5.4 Atividades- As atividades são para que os membros da CLuz possam ter momentos de comunhão. E para isso a Diakonia preparará eventos para todo último domingo de um mês. Além desses, a fonte será responsável em elaborar atividades para acampamentos, pequenas reuniões externas, etc.- As atividades mensais são as seguintes:Março: Andar de bicicleta no parque (Vila Lobos ou Ibirapuera)Abril: Jogar bolicheMaio: Picnic (piquenique) no parque Vila LobosJunho: Noite Chinês (jantar num restaurante da culinária chinesa)Julho: Festa à fantasia (personagens da Bíblia)Agosto: Visitar e servir a Missão MiralSetembro: File na Igreja Han-InOutubro: Churrascão

34

Manual da Fonte Komunike

1 DefiniçãoResponsável pela organização e planejamento da comunicação interna e externa da comu-nidade

2 MissãoSer responsável pela comunicação visual e midias sociais: boletim informativo, avisos (PowerPoint/flash), fotos, videos, facebook, email, cartazes, etc.. Disseminar as infor-mações fornecidas pelas outras fontes e obter dados úteis para os lideres. Seriamos como a veia; levando e recolhendo informações para o crescimento e edificação do corpo de Cristo.

3 EncontrosOs encontros da fonte Komunike acontecerão quinzenalmente ou de acordo com a necessi-dade. Os encontros visam discutir as necessidades da Comunidade Luz quanto a divulgação de interesses e a resolução das mesmas. Os encontros, também, têm a finalidade de gerar maior comunhão entre os integrantes da fonte.

4 FunçãoCulto: avisos via PowerPoint/flash. Decoração do local de acordo com os temas, criar boletins informativos, convites, cartazes, outros anúncios de forma criativa.Multimídia: será responsável por tudo que envolve imagem, arte e tecnologia (fotos, vídeos, clipes, internet. PowerPoint)Comunicação: manter e criar as redes sociais. (facebook, e-mail...)Centro oficial de comunicação ou imprensa oficial.

5 Atividades

As atividades são para que os membros da C.Luz possam ter momentos de comunhão. Desta forma, a fonte Komunike planejou 2 atividades:

1) filme a ser gravado com a participação de todos ao longo do ano, divulgação do mesmo no final do ano como apresentação à igreja mãe.2) DD/MM/2012 – Atividade a ser definida

35

Manual da fonte Andragógico

Definição: é o departamento que é responsável pela organização e planejamento dos treina-mento espiritual como também crescimento na fé da Comunidade Luz.

Missão: ajudar a comunidade a refletir e propagar a essência que é Jesus.Quem pode participar: qualquer pessoa que tem paixão pela palavra e quer discipular os membros da CLUz.

Responsáveis: Pastor David Yang e Moises jondosanim

Atuação:- Pesquisa, seleção, comprar e avaliação de material de estudo bíblico, discipulado e treinamentos.- Aconselhamentos: casais, individuais, grupos, etc.- Pesquisa, desenvolvimento e produção de conteúdo espiritual e de ensino-aprendizagem;- Preparação e acompanhamento de palestras, sermões, estudos, pequenos gru-pos, fontes, acampamentos...- Definição de temas e abordagens de crescimento espiritual da comunidade

Agenda 2012

Reunião bimestral de oraçãoFase1 janeiro-fevereiroFase2 abril-maioFase3 julho-agostoFase4 outubro-novembro

ESTUDO BÍBLICO Etapa Alfa 1Tema: Sinais Confiáveis da Salvação duração: 10 semanas início: 14/01/12 a 31/03/12

36

local: templo da CLuz dia/horário: sábado 17 as 18.30 inscrição: pastor David/ Moisés jdsn taxa: R$20,00 (livro) livro: O Deus Visível. Gerald R. Mcdermot

Etapa Alfa 2Tema: O Caminho do Crescimento EspiritualDuração: 14 semanasInicio: 05/05/12 a 28/07/12Livro: Celebração da Disciplina, Richard FosterTaxa: R$15,00 (livro)

DISCIPULADO

Etapa Alfa 3Tema: Sejam como LuzDuração: 10 semanasInicio: 19/02/12 a 22/02/12Local: Porto Feliz (Acampamento)Taxa: R$100,00

Etapa Alfa 4Tema: discipulado 1 a 1Duração: 11 semanasInicio: 08/09/12 a 17/10/12Livro: discipulado 1 a 1, 2 SMTaxa: R$15,00

37

Manual das Fontes

Definição:É um grupo de pessoas que se reúnem uma vez por semana para compartilhar a vivencia com Jesus e sua rotina.

Objetivo:Oferecer um momento agradável de comunhão entre irmãos onde cada irmão interceda pelo outro, e possa compartilhar suas experiências com Jesus e pessoais.

EncontrosOs encontros entre os membros serão semanais sendo que os lideres terão a autonomia de escolher o horário, a duração da reunião e qual dia da semana é mais conveniente para cada um.A duração desses encontros será debatida com os lideres e o pastor responsável. Os encontros com os lideres de cada fonte ocorrera a cada duas semanas. Nesses encon-tros terá como propósito o compartilhado duvidas e questões relevantes de cada fonte.Ao termino de um período de reuniões ocorrera um evento onde reunira todas as fontes para um momento de compartilhamento de experiências e descontração.

Lideres O líder de cada fonte terá o compromisso: - De reunir toda semana com seus membros caso não consiga estar avisando os mem-bros.

38

19 20 21 22

07:00

08:00

09:00 Jogo de Luzes 1ª e 2ª Aliança

10:00 1ª LuzPedra de Tropeço/ 2

Fundamentos

11:00 Workshop 1 Workshop 2 Encerramento

12:00

13:00 Oscar highlights

14:00

15:00 partir voltar

16:00

17:00 Quebra-Gelo

18:00 Abertura

19:00 Jantar TrevasConfissão de Pedro/

Templo do ES

20:00 2ª Luz Pedra Viva

21:00

22:00 Oração Tabernáculo Oração de Cura Oração Temático

23:00 Leitura dos Evangelhos

Acordar

Café da Manhã

free

fun 4 all

free

Jantar

Almoço

Horário