MANUAL DE DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES

20
MANUAL DE DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES

Transcript of MANUAL DE DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES

Page 1: MANUAL DE DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES

MANUAL DE DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES

Page 2: MANUAL DE DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES

1 MeNsAgeM Ao forNecedor

A palavra “parceria” tem como uma das suas definições: reunião de indivíduos para certo fim com um objetivo em comum. Nesse contexto, a POSIGRAF considera que seus fornecedores e parceiros são par-te integrante de seu sucesso e crescimen-to ao longo do tempo.

Com o apoio da cadeia de suprimentos, conseguimos obter agilidade e flexibilida-de em nossos serviços, oferecendo pro-dutos de qualidade para nossos clientes, cada vez mais exigentes.

Como grandes parceiros, os fornecedores necessitam de procedimentos e políticas formais para manter sua relação comercial transparente e fazer com que suas ações gerem resultados mensuráveis.

Qualidade no produto e no serviço entregues;

Custo competitivo;

Eficiência logística;

Disponibilidade e agilidade para desenvolvimento de novos produtos;

Atendimento às legislações ambientais e de saúde e segurança ocupacional;

Responsabilidade social.

Para que possamos ter uma cadeia de suprimentos competitiva, a POSIGRAF espera de seus fornecedores:

Page 3: MANUAL DE DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES

2 objetivo

O Manual de Desenvolvimento de Forne-cedores tem como objetivo regulamentar e aprimorar as relações da POSIGRAF com seus fornecedores no que se refere à qua-lidade, ao custo e à entrega dos produtos fornecidos, visando:

A qualidade e o preço de nossos produtos são fundamentais para sermos competiti-

funcionários da POSIGRAF e de seus par-ceiros, o manual deve ser divulgado pelos fornecedores às suas áreas internas direta e indiretamente ligadas à nossa produção.

Sistematizar o desenvolvimento de fornecedores;

A melhoria contínua da qualidade e competitividade dos nossos pro-dutos e serviços;

Monitoramento do desempenho nos fornecimentos.

vos no mercado nacional e internacional, bem como assegurar a continuidade de nosso crescimento. Sendo assim, conside-ramos nossos fornecedores parceiros es-tratégicos. Acreditamos que o Manual de Desenvolvimento de Fornecedores é uma ferramenta fundamental para estabelecer níveis de qualidade que tornarão nossos produtos e serviços mais competitivos.

Este manual estabelece as diretrizes do Processo de Qualificação de Fornecedo-res, Desenvolvimento de Produtos e Mo-nitoramento de Desempenho.

Aplicado a fornecedores de matérias-pri-mas, produtos, serviços e insumos utili-zados em nossos processos e que afetam diretamente a qualidade do produto final, o meio ambiente, a saúde e segurança dos

Page 4: MANUAL DE DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES

3 reLAcioNAMeNto coM forNecedores

As relações da POSIGRAF com seus fornecedores são caracte-rizadas pelo atendimento dos requisitos legais, integridade e transparência.

Nenhum oferecimento de recompensas ou benefícios, visando vantagens para o negócio, será permitido no relacionamento mantido com fornecedores.

Embora a oferta de presentes seja uma prática aceitável em al-gumas organizações, a POSIGRAF solicita que seus fornecedores respeitem a política de não aceitação de presentes.

A POSIGRAF espera receber de seus fornecedores o mesmo cui-dado que tem com seus clientes, por isso, confiamos que se dedi-quem em cumprir os acordos firmados.

Page 5: MANUAL DE DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES

4 coNfideNciALidAde

Os fornecedores e os prestadores de serviços são corresponsáveis pelo sigilo de informações da POSIGRAF e de seus clientes. Esse sigilo é um dos componentes mais importantes da prestação de serviço da nossa empresa com o cliente final, sendo assim, devem ser tomados os seguintes cuidados com a confidencialidade da informação:

Durante a vigência do contrato, ne-gociação, venda ou após o término do mesmo, o fornecedor ou o presta-dor de serviço não deverá transmitir ou revelar a terceiros, ainda dentro da empresa, as informações que venha a ter acesso em decorrência da sua relação com a POSIGRAF. Fazem parte ainda das informações que não devem ser divulgadas as invenções, descobertas e melhorias (patenteáveis ou não) de projeto, produtos e serviços POSIGRAF;

Não devem ser usados, sem con-sentimento da POSIGRAF, quaisquer informações, equipamentos, conhe-cimentos, documentações técnicas, arquivos gráficos, dados arquivados eletronicamente ou transmitidos por escrito ou verbalmente ou, ainda, enviados por meio eletrônico;

Não devem ser retirados, do in-terior da empresa, sem autoriza-ção prévia, quaisquer exemplos de materiais gráficos (catálogos pro-mocionais, apostilas, livros, fôlde-res, entre outros) impressos pela POSIGRAF. Os produtos da empre-sa são de direito de uso exclusivo de seus clientes.

Page 6: MANUAL DE DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES

5 reQUisitos de QUALidAde, Meio AMbieNte, sAÚde e segUrANÇA do trAbALHo e resPoNsAbiLidAde sociAL

5.1 requisitos de qualidade

A POSIGRAF incentiva seus fornecedo-res a possuírem um Sistema de Gestão Integrado (Qualidade, Meio Ambiente e Saúde e Segurança) estruturado e imple-mentado.

O principal objetivo é garantir o forneci-mento dos nossos produtos ou serviços de acordo com as necessidades e os re-quisitos da POSIGRAF.

Espera-se a garantia da qualidade dos produtos e serviços prestados, assegu-rando que os mesmos atendam as espe-cificações definidas. Com o objetivo de aumentar a satisfação dos clientes e aperfeiçoar os seus proces-sos, a POSIGRAF eleva a visão estratégi-

ca dos seus fornecedores, influenciando--os a desenvolverem práticas de melhoria contínua.

A POSIGRAF reforça a importância do compromisso dos seus fornecedores, tan-to para a garantia da qualidade no forne-cimento quanto eventuais custos decor-rentes da falta de qualidade, quando não forem atendidos os requisitos acordados. Todos os eventos que gerarem custos à nossa empresa por motivos de falta de qualidade dos produtos ou serviços oriun-dos de nossos fornecedores deverão ser ressarcidos. O trâmite deverá ser feito por meio das Notas de Débito ou abatimento em faturas, conforme contrato de forne-cimento e/ou acordo comercial.Qualquer retrabalho ou seleção realizada nas instalações da POSIGRAF por falta

de qualidade deverá ser realizado pelo próprio fornecedor ou por uma empresa terceirizada, previamente aprovada. Em alguns casos, a POSIGRAF poderá indicar a empresa terceirizada.

Page 7: MANUAL DE DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES

5.2 requisitos do meio ambiente 5.3 requisitos de saúde e segurança do trabalhoA POSIGRAF incentiva os seus fornecedores

a conhecerem os seus aspectos e impactos ambientais com o objetivo de determinar medidas de controle e mitigação para reduzir os impactos associados aos seus processos.

Os fornecedores que prestam serviço den-tro das instalações da POSIGRAF devem seguir os seguintes regulamentos:

Os fornecedores que prestarão serviços operacionais que envolvam riscos dentro das instalações da POSIGRAF deverão agendar a integração de Saúde e Seguran-ça do Trabalho nos seguintes horários:

Segundas, quartas e sextas-feiras das 08h00 às 9h30.

Respeitar as regras de coleta sele-tiva, segregando, acondicionando e armazenando os resíduos de manei-ra correta, conforme dispõe os pro-cedimentos internos da POSIGRAF;

Planejar antecipadamente as ati-vidades que tenham potencial de impactar no meio ambiente, com o objetivo de controlá-las para que não causem danos ambientais;

Seguir os procedimentos internos de Contenção e Monitoramento de Vazamentos e Derramamentos, acionando a Brigada de Emergência em situações de risco ambiental;

Conhecer e atender a todas as legis-lações ambientais que se aplicam aos seus processos e atividades.

5 reQUisitos de QUALidAde, Meio AMbieNte, sAÚde e segUrANÇA do trAbALHo e resPoNsAbiLidAde sociAL

Page 8: MANUAL DE DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES

5 reQUisitos de QUALidAde, Meio AMbieNte, sAÚde e segUrANÇA do trAbALHo e resPoNsAbiLidAde sociAL

DOCUMENTAÇÃO ESPECÍFICA A APRESENTAR NA INTEGRAÇÃO

Serviços Específicos Certificado de habilitação profissional EPI’s exigidos para realização do trabalho

Trabalho em AlturaCurso Trabalho em Altura com no mínimo de 8h/aula

Capacete com jugular (Classe A), sapato de segurança (tipo paraquedista) com talabarte duplo, luva de segurança e óculos de segurança

Operador de MáquinasCurso de Operador de Empilhadeira e cópia da Carteira de Habilitação (mínima B)

Capacete com jugular (Classe A), protetor auricular, sapato de segurança e óculos de segurança

EletricidadeCertificado de participação e aprovação dos empregados autorizados nos cursos constantes no anexo II da NR 10

Roupagem contra arco elétrico, sapato de segurança para eletricista, capacetes com jugular (Classes A e B), viseira de segurança e óculos (contra arco elétrico), luva contra choques elétricos e luva de vaqueta e óculos.

Operador de MáquinasCurso de Operador de Munck e Guindaste e cópia da Carteira de Habilitação (mínima C)

Capacete com jugular (Classe A), protetor auricular, sapato de segurança, luva de vaqueta e óculos de segurança.

Espaço ConfinadoCurso de Vigia e Supervisor espaço confinado com 16 e 40 horas respectivamente

Sapato de segurança, luva de segurança, respiradores (conforme atividade), ócu-los de segurança, capacetes com jugular (Classe A) e cinto de segurança (tipo paraquedista).

Page 9: MANUAL DE DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES

Para atividades administrativas que não apresentem perigos aos prestadores de serviços (laudos, manutenção em computadores, visitas comerciais, consultoria, campanhas promocionais), não será necessária a apresentação da documentação e a integração de Saúde e Segurança do Trabalho.

A classificação dessas atividades (operacional ou administrativa) deverá ser feita por consulta do contratante ao setor de Saúde e Segurança do Trabalho.

DOCUMENTAÇÃO ESPECÍFICA A APRESENTAR NA INTEGRAÇÃO

ServiçosEspecíficos

Eletrocardio-grama

Eletroencefalo-grama

Atestado SanidadeFísica e Mental

Trabalho em Altura

Operador de Máquinas

Eletricidade

Operador de Máquinas

Após a abertura da Permissão de Trabalho, os prestadores de ser-viço de qualquer espécie ainda deverão seguir as seguintes regras:

Sempre utilizar os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) corretamente, de acordo com o serviço que será prestado;

Respeitar e cumprir as regulamentações legais e as normas internas que tratam da saúde e segurança no trabalho;

Observar as medidas que visam diminuir os riscos de acidentes no trabalho e prevenir a ocorrência de doenças e lesões ocupacionais;

Retirar anéis, correntes, relógios de pulso, piercings e braceletes antes de iniciar o trabalho nas máquinas, pois podem ocasionar lesões graves na operação;

Cabelos compridos devem estar sempre presos para evitar que se enrolem nas partes móveis das máquinas;

Não fumar nas dependências da empresa, somente em locais sinalizados;

Em casos de emergência, seguir a orientação da Brigada de Emergência da POSIGRAF.

5 reQUisitos de QUALidAde, Meio AMbieNte, sAÚde e segUrANÇA do trAbALHo e resPoNsAbiLidAde sociAL

Page 10: MANUAL DE DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES

6 resPoNsAbiLidAde sociAL

A POSIGRAF não adota nem apoia o uso de mão de obra infantil, bem como o trabalho forçado involuntário ou compulsório. Por isso, preza por não adquirir materiais ou ser-viço de fornecedores que usem mão de obra escrava ou involuntária. O mesmo cuidado se aplica na escolha de seus fornecedores, que também devem cumprir as leis locais em vi-gor referente à mão de obra infantil, empre-gando somente os trabalhadores que tenham idade legal e mínima para trabalhar.

Page 11: MANUAL DE DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES

7 reQUisitos PArA QUALificAÇÃo de forNecedores

A POSIGRAF deseja que seus fornecedo-res possam sistematicamente apresentar produtos com qualidade superior a de seus concorrentes, com evidência de proativi-dade na busca de inovações que resultem na melhoria contínua dos itens que forne-ce e/ou serviços prestados.

Os fornecedores da POSIGRAF serão sub-metidos à Autoavaliação de Fornecedores. Essa avaliação é utilizada para a definição dos fornecedores com melhor potencial para o desenvolvimento de nossos produtos, de-vendo atender aos seguintes requisitos:

O fornecedor deve estar estruturado ade-quadamente para atender plenamente às necessidades de desenvolvimento dos itens da POSIGRAF, tais como:

Esses requisitos estão no Questionário de Autoavaliação de Fornecedores (FOR 3.4.01.01), que deverá ser respondido du-rante o processo de qualificação. As res-postas serão validadas por um represen-tante da POSIGRAF.

A POSIGRAF solicita que seus fornecedo-res não possuam pendências econômicas

7.1 requisitos tecnológicos 7.2 requisitos de gestão econômica financeira

Instalações e infraestrutura;

Máquinas e equipamentos;

Equipe técnica qualificada;

Dispositivos de medição e ensaios.

Alvará de funcionamento;

Certidão negativa de impostos;

Licenças ambientais;

Licenças especiais, quando aplicáveis.

e fiscais que comprometam a relação de fornecimento e possam demonstrar isso por meio de:

Page 12: MANUAL DE DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES

Tipos de documentos por tipo de fornecedor:

8 Processos de QUALificAÇÃo de forNecedores

LISTA DE DOCUMENTOS DE FORNECEDORES

Categoria

Alv

ará

de F

unci

onam

ento

Lice

nça

Am

bien

tal

Lice

nça

Am

bien

tal T

rans

port

e

Car

tão

CN

PJ

Cóp

ia C

ontr

ato

Soci

al

Cer

tidõ

es d

e D

ébit

os F

isca

isM

unic

ipal

/Fed

eral

/ E

stad

ual

Cóp

ias

dos

Cer

tific

ados

de

Ges

tão

Qua

lidad

e (N

ão o

brig

atór

io)

Cóp

ias

dos

Cer

tific

ados

de

Ges

tão

Am

bien

tal

(Não

obr

igat

ório

)

Cóp

ias

dos

Cer

tific

ados

de

Ges

tão

Saúd

e Se

gura

nça

(Não

obr

igat

ório

)

Cer

tific

ado

de C

adei

ra d

e C

ustó

dia

PE

FC/C

erflo

r/FS

C

Serfl

or

Laud

o de

Opa

cida

de

Dec

lara

ção

de A

tend

imen

toa

Req

uisi

tos

Lega

is (

Tran

spor

te

Terr

estr

e) -

Per

igos

os

Dec

lara

ção

de A

tend

imen

to a

R

equi

sito

s Le

gais

(N

aveg

ação

)

Term

o de

Mat

eria

is

Cer

tific

ados

Papel

Insumos Químicos

Insumos Produtivos

Insumos de Madeira

Serviço de Acabamento

Calibração

Destinadores de Resíduos

Transportadores de Resíduos

Transportes

Serviços

Page 13: MANUAL DE DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES

8 Processos de QUALificAÇÃo de forNecedores

Após a avaliação preliminar de viabilidade dos requisitos míni-mos para fornecimento, o potencial fornecedor será recomenda-do para qualificação. Este será considerado apto após completar com sucesso as etapas descritas abaixo:

O desenvolvimento de novos produtos somente será realizado com fornecedores que obtiverem o status APROVADO no proces-so de Avaliação e Qualificação de Fornecedores.

A POSIGRAF reserva-se o direito de optar pela realização de audi-torias nas instalações do fornecedor, caso julgue essenciais.

Quando necessária, a auditoria específica em determinados pro-cessos ou produtos é agendada com os fornecedores que apre-sentam não conformidade e/ou não obtiveram um desempenho satisfatório durante um determinado período.

Nessas auditorias serão avaliadas também questões de Qualida-de, Meio Ambiente e Saúde e Segurança. O seu objetivo é alavan-car o processo de melhoria contínua no fornecedor e reduzir ou eliminar problemas quanto às especificações.

8.1 Auditoria de processoAutoavaliação ou envio de certificados;

Auditoria ambiental (destinadores e transportadores de resíduos);

Análise do Questionário de Autoavaliação pela POSIGRAF e definição da necessidade de avaliação em campo;

Entrega dos documentos solicitados;

Consolidação dos resultados;

Notificação do resultado ao fornecedor;

Cadastro do fornecedor no sistema SIP (Sistema Interno Posigraf), caso aprovado.

Page 14: MANUAL DE DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES

Os fornecedores serão classificados de acordo com seu desempe-nho no Processo de Qualificação, conforme tabela a seguir:

O fornecedor deve manter a POSIGRAF atualizada quanto ao seu Sistema de Gestão, bem como certificados emitidos por órgãos externos de certificação ou similares. Após a conclusão de todas as etapas do Processo de Qualificação de Fornecedores, a POSI-GRAF emitirá o resultado final, a classificação do fornecedor e o prazo de validade.

8.2 classificação Atendimento Interpretação Classificação

81 a 100%O fornecedor é considerado APROVADO e apresenta um excelente potencial de fornecimento.

Aprovado sem restrições

51 a 80%

O fornecedor é considerado APROVADO e apresenta potencial de fornecimento razoa-velmente adequado. Deve estabelecer plano de ação para adequação do fornecimento.

Aprovado com restrições

< 50%

O fornecedor é considerado NÃO APROVA-DO, conforme os padrões mínimos e deve estabelecer plano de melhoria para adequa-ção do potencial de fornecimento, antes de ser novamente avaliado.

Não aprovado

8 Processos de QUALificAÇÃo de forNecedores

Page 15: MANUAL DE DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES

A POSIGRAF possui etapas de desenvolvi-mento de novos produtos (matéria-prima e insumo) que precisam ser cumpridas, assegurando que o produto produzido por seus fornecedores venha a satisfazer os requisitos de qualidade e performance da nossa empresa. A aplicação desse proces-so oferece diretrizes para assegurar que o planejamento da qualidade seja emprega-do, antecipando a necessidade de altera-ções e futuras falhas.

O processo de desenvolvimento de produ-tos da POSIGRAF compreende as seguin-tes etapas de planejamento, desenvolvi-mento e validação:

9.1 Processos de desenvolvi-mento de produtos

9 deseNvoLviMeNto de ProdUtos

PLANejAMeNto

deseNvoLviMeNto

vALidAÇÃo

Apresentação da documentação para desen-volvimento do produto ou serviço;

Desenhos e especificações dos produtos e testes;

Lista de características críticas (se aplicável);

FISPQ (se aplicável);

Normas e legislações (aplicáveis);

Laudos de análise (se aplicáveis).

Análise das características;

Plano de controle;

Validação dos documentos que dizem res-peito aos impactos ambientais associadose às legislações trabalhistas.

Confecção de amostras iniciais;

Realização de testes;

Medição e ensaios requeridos realizados pelo fornecedor;

Avaliação das amostras iniciais pela POSIGRAF – Homologação do Produto;

Treinamento do pessoal envolvido;

Validação do processo.

Page 16: MANUAL DE DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES

10 MoNitorAMeNto de PerforMANce dos forNecedores

10.1 Índice de performance do fornecedor (iPf)

Os itens de Monitoramento de Performan-ce foram desenvolvidos para medir o de-sempenho dos fornecedores e providenciar dados de referência para a implantação de planos de melhoria. A performance de cada fornecedor é monitorada mensalmente.

O IPF é composto de dois componentes:

CÁLCULO DE IPF PARA TODOS OS INSUMOS

CRITÉRIOS

EMBALAGEM ∑ Entregas - ∑ Entregas Ruins

∑ Entregas= 100%

ESPECIFICAÇÃO ∑ Vol. Recebido - ∑ Vol. Fora de Especificação

∑ Vol. Recebido= 100%

PRAZO ∑ Entregas - ∑ Entregas Fora do Prazo

∑ Entregas= 100%

VOLUME {∑ Vol. Entregue - (∑ Vol. Avariado + ∑ Ocorrências)}

∑ Entregas= 100%

IPF

100% x 100% x 100% x 100% EMBALAGEM x ESPECIFICAÇÃO x PRAZO x VOLUME

= 100%

Nota: não havendo desvios (RNC) no período CQ = 100%.Ação Imediata da Não Conformidade e resposta para a POSIGRAF em 48h.Ação Corretiva da Não Conformidade e resposta para a POSIGRAF em 10 dias.

Page 17: MANUAL DE DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES

10 MoNitorAMeNto de PerforMANce dos forNecedores

CLASSIFICAÇÃO DA PERFORMANCE DO FORNECEDOR

Atendimento Interpretação Classificação

91 a 100%O fornecedor apresenta performance de fornecimento excelente.

A

61 a 90%

O fornecedor apresenta performance de fornecimento conforme os padrões aceitá-veis. Deve estabelecer plano de melhorias.

B

< 60%O fornecedor apresenta perfor-mance de fornecimento abaixo dos padrões aceitáveis.

C

Page 18: MANUAL DE DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES

10.2 comunicação de não conformidade 10.3 reavaliação dos fornecedores

A Comunicação de Não Conformidade é utilizada para que os for-necedores programem um plano de contenção e ações corretivas imediatamente, a fim de evitar a reincidência do mesmo proble-ma. O Relatório de Não Conformidade (RNC) será enviado pelo comprador responsável.

Após a Comunicação da Não Conformidade, são de respon-sabilidade do fornecedor a execução das ações corretivas e o preenchimento do RNC, dentro do prazo determinado, e en-viado à POSIGRAF.

O prazo para resposta de ações de contenções é de 48 horas e a análise da causa juntamente com as ações corretivas/preventivas é de 10 dias.

Anualmente, os fornecedores são reavaliados com base nos cri-térios de Classificação da Performance do Fornecedor. Os for-necedores com classificação B e C devem estabelecer plano de melhoria. Caso mantenham a performance nesse nível por mais de seis meses, será vetada a sua participação em novos desenvol-vimentos, e, em casos críticos, recomendada a descontinuidade de negócio com a companhia.

10 MoNitorAMeNto de PerforMANce dos forNecedores

Page 19: MANUAL DE DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES
Page 20: MANUAL DE DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES

UMA EMPRESA DO GRUPO POSITIVO

www.posigraf.com.br 0800 722 5451